07 abril, 2008

MULTIUSOS...afinal em que ficamos?????

João, como é um assunto de grande importância para a nossa terra, e sabendo que és um homem que buscas as verdades dos factos, gostaria que desses a este tema o ênfase que merece.

Abraço.

Mas em que ficamos?

De A Máscara a 3 de Abril de 2008 às 11:21 (Blog AmigoPiri)

Cá para mim era um quilo e meio de multiusos em cada freguesia…!Em Almeida não se construiu primeiro um multiusos porque a Junta de Freguesia da altura não foi capaz de encontrar um terreno para o efeito! Porque Almeida não tem um multiusos?! Uma pergunta simples. Dá pena que anos após ano, teimosamente, se celebre a Feira do Fumeiro naquela data e naquele lugar! Eu sei que a teimosia tem um objectivo. Espera-se que os festejos de Pinhel acabem e os Carnavais de cidade Rodrigo mudem a data!!!!!!!!!!!! Quanto ao Picadeiro, quando o Piri fizer uma montagem de uma cobertura para aquele espaço, a responsável do mesmo, fará a obra! Lindo!
Abraço.

O blog do Castelo responde a uma critica efectuada pelo comentador "A MÁSCARA", referente a construção de um multiusos em Almeida.

Sexta-feira, 4 de Abril de 2008.

Prémio do comentário politicamente mais desonesto:
«Em Almeida não se construiu primeiro um multiusos porque a Junta de Freguesia da altura não foi capaz de encontrar um terreno para o efeito! »
Autor desta preciosidade: Máscara

Comentário do Blog do Castelo:
Este é o excerto de um comentário da autoria do Máscara a um dos posts do blogue Amigopiri .
É certo que os blogues acolhem tudo, a verdade e a mentira, o elevado e o soez, a ideia clara e o objectivo escuso, as boas intenções e a as segundas intenções, a postura digna e o oportunismo rasca. Talvez esteja aí, nessa potencial dualidade, a força da blogosfera democrática, apesar do descrédito que alguns insistem em lhe instilar.
Esta frase do Máscara cuja classificação deixo ao vosso alvedrio aqui fica, sem mais comentários da minha parte.

A MÁSCARA Responde:

De a máscara a 6 de Abril de 2008 às 23:18 (Blog do Castelo)

...Ti, só agora tive possibilidade de ver o teu comentário de sexta-feira, 4 de Abril e não podia deixar de responder.Reparei que o meu comentário provocou-te alguma emotividade! Parece que ficaste um pouco chateado?!
Até posso compreender tal atitude.
Será que foi uma reacção à consciência que te assalta, sempre que se fala em multiusos, e ela te diz que nem tudo foi feito para que Almeida tivesse um?!
Ti, podes pintar as coisas com as aguarelas literárias e com as ironias que tiveres (e tens muito), que não mudam a realidade e a verdade dos factos.
Eu estava presente nessa Assembleia Geral em que o Presidente da Câmara da altura, agora Presidente da Assembleia (Costa Reis), disse mais ou menos o seguinte, dirigindo-se a ti: “Senhor Presidente da Junta, arranje-me um terreno hoje que eu faço-lhe o pavilhão multiusos amanhã.”
Passado todo este tempo muitas interrogações podem ser feitas!O desafio teve apenas como motivo a luta partidária?!A Junta não conseguiu arranjar o terreno?!Depois de responder a estas duas perguntas muitas outras se podiam fazer.
Mas uma coisa é certa, Almeida não tem, nem é prioridade do actual Presidente da Câmara, um pavilhão multiusos e continua a fazer actividades à chuva!
Considero que foi um fracasso político da Junta, como outros, por não ter aproveitado o momento.
Mas já por várias vezes dei comigo a pensar se esta obra, para mim fundamental, como tive oportunidade de o dizer na última campanha política, não será para Vós uma obra secundária!
É que nunca vi nenhuma acção, com força capaz, de a reivindicar!
Para terminar agradeço a imagem do personagem triste, ingénuo e sonhador… Uma imagem que deveras me assenta bem! Ingénuo enquanto inocente, mas puro!

Abraço

P.S. - Este artigo foi-nos enviado por um Anónimo. Porque consideramos que é assunto de interesse primordial para a Freguesia de Almeida, e porque transcreve realmente os escritos nos dois Blogs citados, aqui o publicamos.

19 comentários:

  1. Caro Sr. João Neves, se calhar também era bom que o sr. Máscara esclarecesse o que é dito no comentário inserido no Blogue do Castelo:
    "De Anónimo a 6 de Abril de 2008 às 21:00
    Bonita frase a do Máscara!!!!!!!....mas claro totalmente errada. Se o Máscara se lembra, na altura a que ele se refere, a Junta de Almeida era liderada pelo seu partido, o Partido Socialista. E depois, ou na altura andava mal informado, ou os seus correlegionários políticos não o informavam do que se passava na Assembleia Municipal, onde o Professor Zé Vaz indicou ao Presidente Costa Reis (eu ouvi) alternativas para a construção do Multiusos, assim ele quizesse.... Mas ele (Costa Reis) não queria e pronto.
    Mas claro que isso da pouca informação ao sr. Máscara nem era novidade nas fileiras do PS!!! Veja-se o exemplo do Vereador na altura, o Professor Armindo, que de nada sabia do que se passava no partido pelo qual ele deu a cara, sem (penso eu) nunca ter sido militante do mesmo. Incongruências do PS....
    Mas continua..... o actual vereador do PS Dr. Carlos Pereira escreveu no Praça Alta do mês passado algumas inverdades que o sr. Máscara, como membro da Assembleia de Freguesia já o devia ter elucidado. Enfim.... continuam entupidos os canais de comunicação para os lados do PS. Só faço votos que a actual Junta esclareça algumas das "asneiradas" que o Dr. Carlos (que muito respeito como pessoa e profissional) deixou no último Praça Alta. Aguardemos...."

    ResponderExcluir
  2. Deve haver aqui um engano qualquer.
    Eu lembro-me de ver em diversos locais propaganda politica anunciando a construção de um pavilhão Multiusos. E foi a primeira vez que ouvi falar num Pavilhão Multiusos para Almeida. E foi a lista que se candidatou à Junta de Freguesia de Almeida pelo PSD que prometeu. Foi a primeira vez que ouvi falar no Pavilhão Multiusos. Nunca ninguém tinha falado antes e mostraram desenhos do projecto. Quem ganhou essas eleições para a Junta foi a CDU. Quem fazia parte dessa lista do PSD era a Dra. Teresa Delfina, o João Neves, o Mota, o Carlos Carvalho, o Francisco Loureiro, o Sr. Bispo e outros mais.
    Acho que há para aí muitos enganos.
    É feio falar mal dos outros e mentir. E o Dr. Carlos Pereira é para aqui chamado porquê? Não gostam dele porquê? Pois é, não se pode ser sério e honesto em Almeida.

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos, que na minha terra "ALMEIDA" não se queira ver o que é puro como a água já se sabe à muito tempo mas se têm dúvidas vejam no blog do amigopiri no post televisão e no blog do castelo no post Instantâneos da Feira Medieval de Castelo Mendo. Tirem as vossas elacções.

    ResponderExcluir
  4. Afinal em que ficamos, pergunto eu.
    Que o Sr. Aristides pouca ou nenhuma força exerceu para que o dito multiusos fosse construido em Almeida, sei que é verdade, está à vista de todos os residentes em Almeida É um facto. Não fez nada ou também não quer muito trabalho. A propósito Sr. Aristides, já que foi a Castelo Mendo, pergunto: foi desta vez que aprendeu como se faz uma Feira? Espero que sim.

    Quanto ao Sr. Victor Almeida, que agora assina como O Máscara, tipo Zorro, também não é claro. É uma brincadeira pegada. Isso é que é preciso. Se o Victor Almeida, vulgo Zorro ou Máscara, constatou que o Aristides não trabalha, que o diga de maneira simples e clara, para que toda a gente entenda. Foi para isso que o povo votou nele, ou não? Está com a consciência tranquila com o trabalho que tem prestado como oposição à Junta de Freguesia de Almeida? Também pouco lhe importa não é? O que é preciso é festa pá. E já agora pergunto: o que é que o Sr. Victor já fez de forma a pressionar a Câmara a construir o dito Multiusos?

    Pelo andar da carruagem tenho que concluir que a população de Almeida nas próximas eleições, só tem uma actitude correcta e lógica no que se refere à Freguesia de Almeida: abster-se. Meus senhores: com esta gente só nos resta a abestenção.
    Entre um e outro que venha o diabo e escolha. Se um só gosta de estar em repouso e a fazer os seus escritos entretendo-se a criticar o Bush e os americanos, o outro anda mais preocupado em dar trambolhões nas motas e motoretas.
    A quem o nosso povo entregou a Freguesia.
    Bom mas pelo menos farra e copos não faltam. E viva a folia, que é o que nos vai valendo, não é?
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  5. Se é verdade que o Sr. Costa Reis disse que não havia terreno para construir um pavilhão em Almeida, essa é de rir.
    De rir não, é revoltante que os almeidenses se deixem gozar desta forma.
    Francamente.

    ResponderExcluir
  6. A Máscara, Vítor Almeida

    O Sr. anónimo que me pede esclarecimentos sobre um comentário, provavelmente seu, publicado no blogue do Piri, tem que se informar mais um pouco, sobre este assunto. O tempo a que ele se refere é anterior. Mas esse facto só vem dar mais razão ao meu comentário. A questão do multiusos já tem barbas, vamos ver se não dura tanto tempo a construir como o Quartel dos Bombeiros.

    ResponderExcluir
  7. Ao Anónimo de 8 de Abril de 2008 às 09:59.

    Bonito comentário!
    Não sei se fará sentido dizer mais alguma coisa!
    Quando não temos a coragem de dar a cara, nem que seja para cair…, o que poderemos dizer?! Eu entendo o sentido do comentário, para encher alguma coisa é necessário primeiro esvaziar! Eu entendo que após criar a consciência da “abstenção, como refere, virá, não o Zorro mas o Robin dos aflitos, socorrer a freguesia! Que assim seja, dê a cara, não se acobarde, não se esconda, apareça. Eu sempre me preocupei com a vida cívica e associativa da minha Terra, tenho gosto e orgulho em tudo que fiz, porque foi sempre ao encontro da minha maneira de ser.
    A oposição que faço, no seguimento da manifestada vontade do povo, faço-a no local apropriado, leia as actas do referido órgão.
    Sobre a pressão que faço na Câmara Municipal pode ver-se, como consequência da minha intervenção, a limpeza das muralhas, assista às sessões. Ainda, poderá ver-se, a seu tempo, a minha contribuição, nos bastidores e não de forma carnavalesca, sobre a construção do Quartel dos Bombeiros.
    Enfim, para além de dar uns tombos de mota e outras coisas, com os amigos que muito estimo, e é motivo de muita inveja, infelizmente para esses, dou o meu contributo para melhorar a minha Terra.
    Percebi a estratégia, destruir à esquerda para preparar a candidatura, só não percebi porque, nesta estratégia não critica a direita! Ops.
    Abraço
    A Máscara Vítor Almeida

    ResponderExcluir
  8. "Percebi a estratégia, destruir à esquerda para preparar a candidatura, só não percebi porque, nesta estratégia não critica a direita!" Victor a direita não aparece nestes comentários, porque os mesmos foram feitos por ti e pelo teu amigalhaço Arestides. Vocês é que têm que se manifestar pois a guerra é entre os dois e já agora o "zé povinho" também quer saber, temos esse direito ou não? Não me digas que não te aguentas à bronca e precisas de ajuda? Vê lá pá pela boca morre o peixe. Olha que o teu amigo Arestides nem se manifesta está mais interessado na "estátua para o Alberto João", "no homem que tinha um sonho", "nas suspeitas do marcelo". E depois admiram-se que a nossa freguesia deixe passar projectos importantes para o seu próprio desenvolvimento. É como o piruças e o seu blog, parece que a moda do "publica lá o meu" ou "critica isto ou aquilo" ou até mesmo "desvia lá as atenções desta maneira ou daquela", já não estão a resultar muito, basta ser um pouco mais atento e verificamos que a maior parte dos comentários são feitos pelo próprio ou seja quando a polémica do post publicado não resulta, ora toma lá meu um comentário ardente com identificação Anonima para ver se isto resulta.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Victor Almeida.
    Afinal o Senhor é que está a ficar chateado e enervado e não o nosso amigo Dr.Aristides. De que será? Será que o Dr. Aristides terá razão?
    Qual esquerda qual direita? Olhe que sou capaz de ter votado mais vezes no PS que o Senhor. E pode crer que não é mais de esquerda que eu.
    O que eu pretendia não era discutir essa questão de direita e esquerda. Se com isso quer lançar já a sua candidatura, tem todo o direito.
    Só não terá o meu voto como já viu.
    Mas, olhe lá, será que ainda não viu que a CDU vai ganhar outra vez? Será que ainda não viu que, pelo panorama politico actual, sem PS e sem PSD, o Dr. Aristides ganha outra vez?
    Já vi que não tem mesmo vida para isto.
    Também não quero saber o seu curriculum. Em Almeida toda a gente o conhece, Sr. Victor.
    Não vale a pena “pintar a manta com aguarelas” também.Sr. Victor, cada um sabe de si, não é?
    Mas, já que foi pelo seu esforço e dedicação que as muralhas de Almeida estão a ser limpas ou se o Quartel do Bombeiros vai finalmente ser construído graças ao seu esforço, ó Sr. Victor faça lá mais um esforço e lute pelo pavilhão Multiusos, pela denuncia das autenticas agressões que estão a praticar no nosso Património, estou a falar nomeadamente no caixote ou mamarracho, nas pirâmides ou nas entradas ou saídas para os balneários. Lembre-se lá disso tudo, Sr. Victor. Se tem essas influências todas, meta lá mais umas cunhas para que o nosso património não seja mais maltratado, ou isso não tem interesse?
    Olhe, eu também já vi onde quer chegar. Não quer esclarecer.
    Continue a dar os seus passeios de mota que faz muito bem. Mas,olhe que eu não tenho inveja dos seus tombos. Sem ironias.
    E não se esqueça das cunhas, para bem de Almeida.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia.

    Mais um multiusos?
    Duplicar serviços? - Outra vez?
    ...haja de uma vez por todas, coragem
    para optar pelo local certo para o investimento certo e melhor rentabilizavel.
    que o exemplo "Castelo Mendo" sirva para o futuro.... sim, porque não foi realizado nem no Multiusos de vilar Formoso, nem no picadeiro de Almeida e, a afluência de gente, se calhar, foi superior a todas as expectativas e a muitos eventos, passados como superiores, realizados nos principais centros do concelho.
    O principal, na minha modesta opinião, é de uma vez por todas definir estratégias de futuro, não apenas até outubro do próximo ano e, apostar definitivamente, em algo que nos diferencie dos outros... deixemo-nos de imitações, baratas (ou nem tanto) e sem sucesso. Ponham-se os técnicos a pensar e trabalhar. Por certo os politicos não se irão importar com o sucesso (secundário) destes.
    Ah, e já era altura de discutir ideias e deixar de uma vez por todas as pessoas para segundo plano, porque se Deus quisesse, já cá estava a morar há muito tempo...

    F. Afonso (elxiko)

    ResponderExcluir
  11. Vamos lá tentar por alguma verdade dos factos nesta questão do Pavilhão Multiusos, de forma que todos saibam, com verdade, incluindo o meu Amigo Francisco, o que realmente se passou.

    1 - Decorria o ano de 2001, a convite do Dr. Costa Reis, fui convidado a encabeçar a lista do PPD/PSD às Eleições autárquicas desse ano, acabando por não a liderar mas integrei a mesma ocupando o lugar de 3º da lista.
    2 – Fui eu o autor do programa da Equipa candidata às eleições autárquicas para a Freguesia de Almeida, incluindo no mesmo como principal pretensão a CONSTRUÇÃO DE UM PAVILHÃO MULTIUSOS EM ALMEIDA, precisamente no local onde está o polidesportivo do Arrabalde de S. Francisco, junto às antigas escolas primárias. Naquele local porquê? Precisamente de forma a aproveitarmos o piso e os balneários que já existiam, de forma a reduzir custos. De referir que o muro das escolas seriam também “cortados” até cerca de 2,0 m dos edifícios das escolas.
    3 – Depois de aprovado por todos os membros da então lista candidata, tivemos uma reunião com o Dr. Costa Reis de forma a aprovar ou não o nosso programa, para que falássemos ao povo perfeitamente em sintonia com o então candidato a Presidente da Câmara. Perguntou-me o Dr. Costa Reis se tínhamos uma estimativa de custos do pavilhão multiusos tendo-lhe sido informado que estava calculado em 30.000 contos em moeda antiga.
    4 – O Dr. Costa Reis de pronto e para alegria nossa, afirmou taxativamente que podíamos avançar e prometer essa obra.
    5 – Foi elaborado um anteprojecto por um Engenheiro Civil, formado no Instituto Superior Técnico, depois de nos termos deslocado ao local a tirar as medidas necessárias e para uma melhor identificação com a implantação do dito pavilhão.
    6 - Esse anteprojecto esteve em exposição em diversos locais da Vila de Almeida, comprometendo a então equipe candidata às eleições para a Assembleia de Freguesia de Almeida pelo PPD/PSD e, também, como será lógico o próprio Candidato à Câmara Municipal, Dr. Costa Reis.
    7 - Em plena campanha eleitoral para as eleições de 2001, no Auditório de Almeida, no comício que ali o PPD/PSD realizou, eu próprio, disse aos presentes que enchiam a sala que nós prometíamos o Pavilhão Multiusos para Almeida.
    8 – Nesse mesmo comício, no discurso que efectuou, o Dr. Costa Reis afirmou: “… Quanto ao Pavilhão Multiusos que consta do programa da nossa lista candidata à Freguesia de Almeida eu quero aqui afirmar que podem contar com ele…”. Portanto, foi uma promessa também do Dr. Costa Reis ao Povo de Almeida.
    9 – Que fique bem claro: os primeiros a pronunciarem a palavra multiusos fomos nós, ou seja a já referida equipe candidata à eleições para a Assembleia de Freguesia de Almeida.
    10 – Para que conste, no Plano de Actividades para o ano de 2002, para minha satisfação, o Dr. Costa Reis incluiu já a construção de um Pavilhão Multiusos para Almeida. No mesmo Plano de Actividades para 2003 já incluiu então 2 Pavilhões Multiusos, um para Almeida e outro para Vilar Formoso (afinal quem é que quer duplicar as infra-estruturas no concelho?). Nos planos de Actividades de 2004 e 2005, já constavam 2 ÁREAS Multiusos para as duas Vilas do Concelho.
    11 – Entretanto foi-me pedido, pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal, o ante-projecto já referido no ponto 5, que eu entreguei de pronto.
    12 – Para tristeza e espanto meu, um belo mas triste dia, ao ler o Diário da Republica deparo com a abertura do concurso para a construção de uma Área Multiusos para Vilar Formoso.
    Triste mas muito revoltado pedi uma reunião urgente com o Dr. Costa Reis, então já Presidente da Câmara de Almeida, que aceitou de imediato e amavelmente, aliás como era seu timbre, tendo-me deslocado, também de imediato à Câmara Municipal para a dita reunião. Ali demonstrei ao Dr. Costa Reis, a quem dediquei toda minha lealdade e prontidão de serviços como ele com toda a certeza concordará, toda a minha revolta e tristeza pelos factos atrás referidos. O Dr. Costa Reis afirmou-me que a Área Multiusos para Almeida que estava projectada não cabia no chamado “Enchido”, que não seria um pavilhão multiusos mas sim uma área multiusos e que logo que se estipulasse o programa financeiro que iria suportar a obra se avançaria também com o Multiusos de Almeida. Eu referi então que:
    - Almeida não necessitava de uma área multiusos, uma vez que já existia o Auditório Municipal, não se justificava um a construção de uma área multiusos. Almeida necessitava, como pão para a boca, simplesmente de um Pavilhão multiusos, pois esta vila não possuía nenhuma infra-estrutura deste género, nem tão pouco um simples salão de festas.
    - Convidei o Dr. Costa Reis a deslocarmo-nos os dois, ali às muralhas e veríamos que no nosso “Enchido” cabiam não um Pavilhão Multiusos mas meia dúzia de pavilhões.
    - Insisti também da importância e urgência do Pavilhão Multiusos em Almeida, uma vez que nesta Vila não se podia realizar uma qualquer Feira temática, seja de fumeiro ou não, ou outra qualquer actividade que reunisse algumas centenas de pessoas, de uma forma condigna, não existia (e não existe) o que para uma Vila que se pretende essencialmente turística é uma infra-estrutura base.
    - Chamei a atenção do Sr. Presidente Costa Reis da prioridade que devia existir na construção destas infra-estruturas pois em Vilar Formoso já existiam dois espaços com piso multiuso, onde inclusivamente já se tinham realizado feiras temáticas, algumas delas organizadas pela própria Câmara Municipal: estou a referir-me ao Pavilhão que existe junto à fronteira com Espanha, em frente ao Estádio de Futebol, e ao Pavilhão do Sporting cujo piso já estava a ser utilizado por outras actividades para além das desportivas. Portanto, pensava que em termos de prioridades, teria mais sentido a construção do pavilhão multiusos primeiro em Almeida. Considero no entanto que a Área Multiusos de Vilar Formoso é uma mais valia para a Vila, sem qualquer tipo de dúvida.
    13 – Também é verdade que o meu amigo Dr. Aristides insistiu, por diversas vezes mesmo em várias Assembleias Municipais (nunca faltei a uma Assembleia Municipal enquanto Deputado daquele Órgão Autárquico), à construção do Pavilhão Multiusos em Almeida.
    14 – Que o Dr. Aristides podia fazer uma “pressão mais significativa” junto do executivo também considero que sim. Penso mesmo que a construção de um pavilhão com esta valência, em Almeida é uma prioridade, se quisermos realizar uma gestão TURÍSTICA, CULTURAL E DE LAZER até, com qualidade e com proveitos a curto médio prazo, temos que fazer desta obra uma pretensão prioritária. E a nossa Junta de Freguesia sabe que isto é verdade porque sente “na carne” esta carência à alguns anos a esta parte.
    15 – A bem da verdade também devo confirmar que o então Presidente da Câmara Municipal, Dr. Costa Reis, em plena Assembleia Municipal, e dirigindo-se ao Dr. Aristides, Presidente da Junta de Freguesia de Almeida, e mais uma vez respondendo a uma questão posta sobre o dito pavilhão multiusos, solicitou que lhe apresentasse um espaço e que ele, Dr. Costa Reis, iniciaria as obras de imediato. Aliás, em sessão de Assembleia de Freguesia foi este aspecto salientado por mim, como membro da mesma.

    Esta é a verdade.
    De quem será a culpa para que esta obra, repito para mim é absolutamente prioritária, não estar pronta? Os leitores tirem as devidas ilações.

    Para terminar, e respondendo ao comentário do meu amigo Xico e até a outros “comentaristas” anónimos, Almeida necessita com a toda a prioridade possível de um pavilhão multiusos.E não está em causa rivalidades entre vilas, ou por outra questão qualquer que queiram inventar. É porque se trata de uma infra-estrutura absolutamente necessária para Almeida e por uma questão de prioridades, mais nada! Xico se quiseres realizar um espectáculo com um grupo famoso de nível nacional, não tens espaço.
    Se quiseres realizar um baile de finalistas, não tens espaço. Se quiseres realizar uma feira, iguais àquelas que se realizam em Pinhel, não tens espaço. Se quiseres realizar um desporto qualquer cuja prática o piso do Pavilhão da Escola C+S (ou Municipal) não o permita, não tens espaço. Xico, não tens um salão de festas condigno. Ponto.
    E, deixem-me repetir, Almeida como Vila turística que é não pode dar o salto sem esta infra-estrutura.
    Mas não me venham agora dizer que é por falta de espaço que não se constrói um pavilhão em Almeida. HÁ ESPAÇO mais que suficiente, e está provado, para se começarem as obras já amanhã se fosse necessário. Aliás, penso que nenhum habitante de Almeida terá dúvidas neste aspecto.

    Eu continuarei a lutar por este anseio, não tenham dúvidas nenhumas. Pondo o assunto em termos politicos: quem se propuser a construir de imediato um Pavilhão Multiusos em Almeida,terá o meu voto.

    Um abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia,


    Caro João, permite-me que discorde no geral contigo, apesar de sim, é verdades, estes espaços permitirem soluções várias, para outros fins ou objectivos.

    Primeiro discordo porque, o "multiusos" de almeida Vila está criado. as condições físicas estão lá, não há necessidade de mais betão e tijolos.
    A sala de festas de almeida é, em minha opinião, ela própria, as ruas, baluartes, muralhas, revelins.... deve ser por aqui que se deve fazer a aposta e, "animar" estes espaços, tira-los do marasmo do dia-a-dia, de certeza que trará resultados fabulosos para a vila e concelho.
    apostar em mais do mesmo, poderá dar resultado imediato, ter uma repercussão boa no momento mas, e depois....
    almeida tem características físicas únicas e as infra-estruturas primordiais também estão criadas, nomeadamente os acessos, porque hoje em dia as pessoas deslocam-se e quanto mais rápido chegarem, mais depressa vão (não sei se me entendes).
    Para fazeres uma feira tipo a de Pinhel, um multiusos não é solução, quando muito fará parte dela.
    Para um baile de finalistas, é um exagero.
    Mas OK, compreendo e poderei até concordar em parte com o que pretendes, apesar de que julgo e tenho a mais convicta certeza que o futuro de almeida a nível de promoção e de se constituir como um destino de visitantes e turistas passa por outra solução.
    RENTABILIZAR O QUE É DIFERENTE DOS OUTROS e por aí colocar-se acima deles, mais uma vez repito PELA DIFERENÇA.
    O exemplo do R4 e do R23 são para mim, provas de que com os nossos recursos físicos e humanos conseguimos ir mais além. Dou-te como exemplo um treino realizado num dos fossos, num sábado de manhã, em plenas amendoeiras em flor. Assisti com os meus próprios olhos e a admiração das pessoas era uma coisa indescritível.
    E como com treino, muito treino se atinge maior rendimento, o resultado ver-se-á na altura das comemorações das invasões francesas, de certeza. Isto sim, considero que são prioridades e mais que prioridades, é aquilo que almeida precisa.
    lógico que, não passa da minha modestíssima opinião e, como técnico que sou (desta área por sinal) respeito a tua, integralmente, no entanto ...

    Grande Abraço e é com muito gosto que continuarei a passar por aqui

    F.Afonso (elxiko)

    ResponderExcluir
  13. Um abraço para ti, Xico.
    Gostei do teu comentário, até porque ao contrário do que afirmas, estás a concordar comigo. Parece-me que só estarás a discordar no aspecto de haver ou não prioridade para se efectuar este investimento.
    Concordo contigo que a maior riqueza que Almeida tem é o monumento em si. Estamos plenamente de acordo que nós temos um património estraordinário. Agora Xico, este património cultural não impede que exista uma estrutura como um Pavilhão Multiusos. Ou seja, penso que a existência do nosso património cultural, não impede que se exija uma estrutura como um pavilhão multiusos, pelo contrário, é necessária até para apoio do dito.
    Agora, as feiras que se realizarem em Almeida, claro que não têm que ser necessáriamente iguais às de Pinhel. Pelo contrário. Depende da imaginação de quem de direito, mas aí já será outra conversa, para outra altura.Foi um exemplo que utilizei.
    Tivémos agora o exemplo de Castelo Mendo. Apesar do sucesso que foi, eu considero que, aquela feira e aquela terra necessita de infra-estruturas de apoio. Uma coisa não invalida a outra, completam-se.
    Citaste o Regimento 23 e 4. Estamos outra vez de acôrdo, é uma iniciativa de louvar e apoiar, bonita, útil e no aspecto cultural de maior importância na região. Assim as pessoas queiram, a respeitem, a apoiem e a deixem crescer livremente para crescer de uma forma saudável. Que quase tenha a certeza que as comemorações das invasões francesas vão ser bonitas e vão trazer muita gente a Almeida isso também é certo. Mas, até para esse evento o pavilhão multiusos seria útil, por exemplo como estrutura de apoio, mas voltamos ao que disse atráz, depende da imaginação e do saber de quem de direito.
    Xico, esta estrutura também será útil para os habitantes de Almeida. Útil e necessária para os habitantes de Almeida. Nós também merecemos, Xico. Os nossos jovens também merecem que se comece a olhar para eles, não basta só dizer que temos que os fixar cá, na nossa terra. Eu considero uma vergonha para nós, vermos os nossos filhos meterem-se no único "salão de festas" que existe em Almeida: o antigo centro de saúde, um pré-fabricado que até já perdeu o prazo de validade e não sei se até em termos de segurança estará ou não dentro do que a lei determina. Isso só os Técnicos poderiam avaliar.

    Gostei do que escreveste, mas não me conseguiste convencer e mudar de opinião: Almeida necessita urgentemente de um Pavilhão Multiusos, e esta Câmara não pode utilizar a justificação para o não fazer, dizendo que não à terreno em Almeida de momento, porque não é verdade e, repito todos os habitantes de Almeida também sabem.
    E tu Xico, também sabes que é verdade.

    Um abraço, Xico.

    João Neves

    P.S. - não sei sa haverá algum erro,mas a oportunidade e a falta de tempo, obrigou-me a esta pressa em elaborar este comentário. As minhas desculpas.

    ResponderExcluir
  14. Após leitura dos comentários aqui feitos, apenas posso concluir que o Dr. Costa Reis enganou muita gente.
    Mas ainda é Presidente da Assembleia Municipal, logo ainda tem possibilidade de corrigir os erros.

    Almeidense.

    ResponderExcluir
  15. Boas,

    Bem João, logicamente cada um de nós não irá mudar a opinião que temos das coisas, nossa claro e que não passa disso.

    A bem da terra, quem tem que fazer que o faça, como achar melhor e que o seja.

    Cumprimentos

    F.Afonso

    ResponderExcluir
  16. Ó Xico, um abraço pata ti.

    Xico, vais-me perdoar mais uma vez, mas não se trata de dar razão ou não a um de nós. Trata-se de um debate cujas intervenções estão a ser lidas por outros leitores que podem e devem ir analisando, raciocinando e exprimindo então as suas opiniões.
    Até porque eu tenho a humildade suficiente para, se fosse caso disso, te dar a razão e publicamente. Se tu me conheces bem, sabes que não teria problema absolutamente nenhum em te dar razão, se chegasse à conclusão que a terias.
    Mas, este tema, não está a referenciar se devemos construir o pavilhão multiusos ou não.
    Essa questão está ultrapassada.
    O povo de Almeida quer a construção do pavilhão multiusos sem qualquer tipo de dúvidas, até porque já foi sufragado pelo mesmo povo: em 2001 o Dr. Costa Reis prometeu o dito pavilhão e ganhou as eleições com uma margem que não suscitou dúvidas. Por sua vez o nosso amigo Aristides, Presidente da Junta de Freguesia de Almeida, também está de acordo no sentido de esta infra-estrutura ser urgente e imprescindível para Almeida, e ele também já foi sufragado em eleições pelo povo de Almeida e também por margem significativa.Até o actual executivo camarário tem no seu programa a construção de um pavilhão multiusos em Almeida e também ganhou as últimas eleições se bem que por apenas 90 votos, mas ganhou-as.
    Portanto, repito, a questão da construção ou não desta infra-estrutura está ultrapassada, Xico.
    O que eu afirmo e ponho em debate, é a PRIORIDADE da sua construção, entendes? Eu acho que sim.

    Um abraço, Xico.

    João Neves

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia,

    Uma coisa que fique aqui bem esclarecida, não é por questões de ter razão ou não que opino. Não preciso dela alias, habituei-me a prescindir dela.
    Depois, o GRANDE PROBLEMA de Almeida é que fala-se, fala-se fala-se e ..... isso mesmo, ninguém faz nada, ou pelo menos fica à espera que o outro faça, para a seguir vir deitar a baixo.
    No que toca a prioridades, definitivamente João, acho o multiusos de que falas NÂO PRIORITARIO.
    O investimento a fazer num multiusos pode servir para consolidar outros projectos neste momento em curso que, serviram decerto para criar diferenciação ao nivel da oferta turistica e cultural almeidense.
    Quando estes estiverem consolidados, aí se verá se realmente há necessidade desta infraestrutura.
    Já agora, é possivel porque é e, falo com conhecimento de causa, aproveitar o pavilhão desportivo para o género de festas e eventos a que te referes.
    O investimento não é nada de outro mundo, muito baixo mesmo. Falo concretamente de umas placas de 2m x 1m (tipo alcatifa) que suportam cada uma 800 Kilos e que, servem para protecção do piso. RESULTA 100%. Mais uma refiro-te que falo com conhecimento de causa.
    Por ultimo, apenas uma sugestão (de um burro). Deixem as pessoas, apresentem ideias, ponham-nas a debate e.... andemos prá frente, já chega de complexos de inferioridade.
    Não só não somos menos que os outros como até temos mais.

    Grande Abraço e ALMA ATÉ ALMEIDA

    f.afonso

    ResponderExcluir
  18. Grato pela TUA opinião, Xico.
    Quanto ao falar-se e ninguém fazer nada, não é verdade: JÁ SE FEZ MUITO neste Concelho, como tu sabes muito bem. E bem.Quanto ao falar-se também muito, pois é bom falar-se, deixa falar as pessoas, é bom e por vezes é útil. Não vem mal nenhum ao mundo pelo facto de se falar muito. Eu acho até e pelo contrário que se fala muito pouco.

    Um abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  19. Atenção que quando me refiro a falar-se muito não pretendo que seja posta uma mordaça ás pessoas.
    Simplesmente acho que se fala demais sem conhecimento prévio das questões... é tipo futebol, todos somos treinadores, presidentes, etc.. mas jogar jogar, não jogamos nada (qual Benfica).

    Abraço

    f.afonso

    ResponderExcluir