15 abril, 2008

Câmara de Almeida acusa Arq. José Afonso de inoperância

Câmara de Almeida Acusa Director do IGESPAR da Beira Interior de “inoperância”

Noticia publicada in “Terras da Beira” em 10/Abril/2008.

“O presidente da Câmara Municipal de Almeida, Baptista Ribeiro, confirmou ao Terras da Beira que teve de recorrer aos serviços do IGESPAR em Lisboa para poder avançar com as obras de impermeabilização das Casamatas. A “inoperância” do director regional estava a comprometer a instalação do Museu Histórico-Militar e a utilização de fundos comunitários.”

Penso que será útil e de extrema importância que esta “discussão” se esclareça, com a maior brevidade possível, pelos intervenientes. Pelos vistos será uma discussão entre o Director do IGESPAR e o Presidente da Câmara de Almeida.

Os habitantes de Almeida e até do Concelho, devem saber a verdade toda, uma vez que foram feitas afirmações, de ambos os lados, que eu considero bastante graves, no que respeita ao património arquitectónico e cultural de Almeida.

Diz aquele Semanário “…o Director do IGESPAR, disse ao TB que discordava “profundamente” daquilo que foi feito e que lhe “dói muito ver um monumento com “aquela importância” ser tão “mal tratado”…”.
Por sua vez o Sr. Presidente da Câmara de Almeida “…diz que as afirmações foram feitas de “forma leviana e irresponsável”… afirmando até que “…se José Afonso não pedir desculpas, o presidente da Câmara de Almeida assegura que irá exigir a demissão do arquitecto do cargo que ocupa no IGESPAR…”.

Penso que por respeito aos habitantes deste Concelho se deve apurar a verdade.

Pelo nosso lado resta-nos afirmar que esperamos que desta discussão na “praça pública”, não resulte em quaisquer prejuízos para Almeida, para o seu Concelho e para o nosso Património Cultural.

Pela minha parte termino, e porque já ouvi e li que à para aí projectos de “esplanadas”, “lagos ou lençóis de água” a construir no NOSSO património, com um apelo: POR FAVOR, NÃO MEXAM NO NOSSO MONUMENTO. Por favor não acrescentem nada ao nosso Monumento. LIMPEM-NO E RESTAUREM-NO SIMPLESMENTE, mas de resto, fiquem quietinhos. Não lhe toquem. Ele não precisa de mais nada. Por favor.

João Neves

9 comentários:

  1. Já me tinha apercebido que nem tudo ia bem entre a Câmara e o antigo IGESPAR.
    O que me parece é que em tempos que não vão muito longe,a relação Câmara/IPPAR era óptima, ou não?
    Agora andam de candeias às avesas porquê?
    Quem vai ficar a perder? A Câmara, logo os Almeidenses, ou o IGESPAR/José Afonso?
    Sendo esta pessoa culpada do conflito,o sr. Presidente da Câmara vai pedir a sua demissão.Acho muito bem. Mas e se não for ele o culpado? E se for o sr. Presidente da Câmara, quem pode pedir a sua demissão? Ou será que se demite de imediato para honrar a palavra? Se for esta a decisão, NÃO O FAÇA POR FAVOR. É que preferimos lá o senhor até final do mandato, do que alguém a substítui-lo, por favor.
    J.O.P.

    ResponderExcluir
  2. "...pelo nosso lado resta-nos afirmar que esperamos que desta discussão na "praça publica", não resulte em quaisquer prejuizos para Almeida, para o seu Concelho e para o nosso Património Cultural..."

    Muito bem, aliás concordo plenamente com este parágrafo mas não posso de deixar de pensar que é curioso, senão vejamos...
    Dia 28 de Março de 2008, dia seguinte à publicação da entrevista do responsável do IGESPAR, são feitos dois posts ( por dois autores deste blogue )em que este tema é profundamente analisado e claro está, de um modo critico, assim sendo não podem estes dois autores refutarem responsabilidades na discussão deste tema na "praça publica"!

    Um dos autores passado 5 dias ainda criou um post onde dá destaque ao direito de resposta do Presidente da Camara de Almeida, não foi tão rápido como na entrevista do Arq.José Afonso que quase foi no próprio dia mas mais vale tarde do que nunca.

    Já quanto ao outro autor, desculpem-me a expressão, nem vê-lo...o mesmo que há uns tempos criou um post com uma paragem do metro de superficie, aliás como comentei no meu blogue, um post digno de um qualquer adolescente.
    Direito ao contraditório? sem duvida mas a falta de coerencia é que não me parece que seja justo, quando alguém se deixa levar pelo sentimento da vingança de uma forma quase descontrolada pode correr o risco de ao fim de uns tempos as suas afirmações se tornarem num rol de disparates.
    Espero que a minha opinião seja entendida num prisma de diálogo democrata.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tó Soares.
    Penso que posso referir-me a ti como sempre o fiz pois a nossa amizade assim o permitiu, caso contrário as minhas desculpas. Mas,olha... eu arrisco umas das tuas descomposturas habituais.
    Em relação ao teu comentário eu pensei que vinhas debater realmente o tema em si, mas mais uma vez, estavas mais interessado em divagares ou a indispores mal quem te lê.
    Situemo-nos então na "...discussão em praça pública...". Tanto eu como o Sr. Presidente da Câmara temos todo o direito de dizermos o que a nossa consciência dita. Ambos somos homens livres e ambos gozamos do direito de livre expressão. Agora, entende uma coisa: um Presidente de Câmara discutirá o que quizer e entender na dita praça pública ou não, de acôrdo com a sua estratégia politica, e sempre em beneficio do seu Concelho. A seu tempo veremos se em relação a este tema foi a melhor estratégia para Almeida ou não.Eu, sou um simples e humilde cidadão que tem um blog. Entendes?
    Quanto à rapidez ou não da publicação de um qualquer post, não estarás a ser ridiculo? "Isto" nem parece teu e, descupar-me-ás se eu disser que nem merece resposta...
    Quanto ao "...outro autor..." penso que te estavas a referir ao Dr. Rui Brito Fonseca, já não será muito novo, mas acredita que tem um espirito muito jovem, lá isso tem.
    Tu até estás a perder o sentido de humor, Tó. Não gostas de brincadeiras do 1º de Abril, pronto. Paciência. Mas olha que eu até gostei, o que quer dizer que tenho também um espirito de adolescente, graças a Deus, Tó.

    Voltando aos assuntos sérios, e ainda sobre este tema da cultura em Almeida, a seu tempo voltaremos a ele. Fica atento.

    Para terminar e porque eu sei que tu és capaz,e porque sei que tu me permites a ousadia, peço-te que debatas os temas postos com seriedade sem ofender ninguém, Tó.

    Saudações, Tó.

    João Neves

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr.João Neves claro que não tem qualquer problema tratar-me por Tó Soares, como disse e bem a amizade assim o permite.

    Sr. João Neves acha então que fazer alguns reparos a certos posts é faltar ao respeito aos seus autores e além disso falta de seriedade na analíse dos mesmos, ok...é a sua opinião, espero que essa posição não se deva apenas pelo simples facto de não concordar com o modo como os temas são abordados.

    Falando em seriedade... deixe-me lhe perguntar se acha que a maneira como o executivo e os tecnicos do municipio são tratados por parte desse autor são um hino à seriedade e ao respeito entre cidadãos?

    Aliás ao iniciar este comentário verifiquei que mais um post tinha sido feito por esse autor e mais uma vez a falta de respeito pelos profissinais do Municipio é mais que evidente, falando nisso aproveito para dar uma "mãozinha" ao post, o Municipio tem o contributo de um técnico que é conselheiro da UNESCO por isso ao falar nesta entidade não se devia omitir este promenor que eu penso que seja relevante.

    Sempre fui um adepto do dia 1 de Abril e sentido de humor é algo que não me faz falta, quem me rodeia sabe disso, e espirito de adolescente espero tê-lo durante muitos anos mas há-que fazer uma boa gestão de saber quando "aplicá-lo" e nesse sentido mantenho a minha opinião sobre a estação de metro de superficie.

    Cumprimentos,

    Tó Albano Soares

    ResponderExcluir
  5. Tó.
    Deixo aos leitores tirarem as conclusões que entenderem sobre as tuas intervenções neste e em outros blogs, pois eu não tenho mais nada a dizer.

    Deixo no entanto, só dois comentários:

    - Claro que sei quem é o Sr. Arq. João Campos e à mais tempo que tu.

    - Quanto ao recente artigo "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios", mais uma vez e pela última vez te peço para, se tens capacidade para isso, debate os temas em si: é tudo mentira o que ali está escrito? As fotos são falsas? Nada ou algo é falso?

    Isso é que eu gostaria de ouvir da tua parte ou que nunca acontece, não sei porquê.

    João Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser parvo à vontade mas ao menos não dê erros ortográficos de palmatória. Descubra lá onde falta o agá

      Excluir
  6. Sr. João Neves penso que a sua afirmação de que as minhas intervenções neste espaço e noutros blogues devem ficar ao critério dos leitores é um pouco ofensiva e uma tentativa clara de desacreditar os meus comentários. É minha convicção que não podemos ser todos intelectuais nem liristas e por isso acho que TODOS, mesmo sem essas "virtudes", podemos opinar sobre variadissimos assuntos desde que se mantenha um nivel de respeito pela opinião contrária.

    Não é a primeira vez que as minhas capacidades são postas em causa nos seus comentários às minhas opiniões e isso não me parece que seja justo mas enfim...

    Não disse que o artigo era falso, a minha opinião é de que esta tomada de posição em relatar, documentar tudo o que poderá estar menos bem não é contrabalançada com intervenções já efectuadas em que tiveram a concordânca da grande maioria das pessoas, esta ansiedade de denegrir o executivo e os tecnicos municipais não é uma forma coerente de alertar os eventuais erros que se estejam a realizar.

    Cumprimentos

    TÓ Soares

    ResponderExcluir
  7. Por acaso e só por acaso, o sr. Soares, o sr Vereador da Cultura da Câmara de Almeida e até o sr. Presidente da Câmara saberão onde nasceu e em que ano, a criação do "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios"?

    Certamente que não uma vez que o trabalho que estão a fazer em Almeida com a conservação das muralhas, demonstra precisamente o contrário do espírito defendido nesse encontro.

    Mas não vou dar-lhes o prazer de os informar. Que procurem, que trabalhem e ao mesmo tempo que consultem toda a informação, pelo menos para aprenderem a mudar as suas atitudes.

    ALMA ATÉ ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  8. Em resposta ao anonimo do dia 20 de Abril de 2008 21:22. Caro amigo não sou o sr.Soares, nem o sr. Vereador da Cultura da Câmara de Almeida, muito menos o sr. Presidente da Câmara, mas faço questão de lhe responder. Criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, este dia tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos, bairros históricos...).

    Em Portugal o dia passa um pouco desapercebido, mesmo em entidades que têm responsabilidades a nível patrimonial, sendo que a população em geral quase que desconhece este dia.

    Cativar e levar os portugueses, neste dia, a visitar monumentos onde existissem acções de consciencialização era uma ideia que deveria ser implementada!



    Honra seja feita ao IPPAR que para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios abre hoje uma Feira do Livro nas suas lojas, nos monumentos dependentes do Instituto. A Feira dura até dia 29 deste mês e os livros têm desconto.



    Em Évora, hoje e amanhã, vai decorrer a 4ª Conferência Regional do Secretariado do Sul da Europa/Mediterrâneo, da Organização das Cidades Património Mundial.

    Da agenda consta a apresentação do Portal URBO, um portal técnico que disponibiliza informações relacionadas com a gestão das cidades históricas. Também vários oradores vão falar sobre os problemas/soluções urbanísticas referentes às cidades Património Mundial.

    No dia 19, o arquitecto Manuel Salgado, irá apresentar o projecto de remodelação dos espaços exteriores às muralhas, que tem vindo a desenvolver em Évora.

    Para que saiba que tambem existem pessoas inteligentes em ALMEIDA.

    ResponderExcluir