17 abril, 2008

18 de Abril - DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

A propósito do Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida

A Porta Exterior de Santo António foi recentemente alvo de adaptação do seu espaço para a criação de um Centro de Estudos de Arquitectura Militar, denominado de CEAMA. De lamentar que tenha demorado tanto tempo a ser implementado, pois já as conclusões do I Simpósio Internacional de Arquitectura Militar Abaluartada, realizado em Almeida em 1989 (ver fotos), apontavam para a criação de um Centro onde se pudesse estudar e dinamizar essa área específica do saber…


Reconhecendo que mais vale tarde do que nunca, não queria, no entanto, deixar de registar alguns reparos que penso pertinentes, resultantes das obras de adaptação, de forma a prevenir a persistência de erros em intervenções no património histórico de Almeida.


Aparentemente, o mais gritante são as pirâmides de vidro e aço implantadas no exterior da Porta, assentes sobre o lajeado granítico que foi construído à prova de bomba. Como se vê, as ditas pirâmides não podem deixar de ficar mesmo integradas com a robustez do granito, pois a sua fragilidade, apesar de à prova do bom senso, não o é à prova de bomba…



Mas continuando…O piso no interior da porta, foi substituído por seixos rolados escuros, possivelmente do Rio Côa, argamassados com cimento, quando se sabe que, no original, a calçada era de quartzo leitoso e não tinha qualquer tipo de argamassa.

…O piso lateral, constituído por blocos graníticos com desgaste e patina seculares, foi agora revestido com placas alisadas de granito, contrastando uma vez mais, com o aspecto vetusto do conjunto.

…As maciças portas de carvalho também bem antigas, foram simplesmente serradas, aplicando roletes não devidamente enquadrados e aberrantes: as portas eram sólidas e fechadas, e não arregaçadas, pois desse modo não seriam à prova de tiro de arcabuz, como originalmente construídas.

… A canalização de esgoto aplicada em plástico colorido destoa no antigo rasgo construído para efeitos de esgoto do lado de fora das Portas. Sendo anacrónica, não custava muito disfarçá-la melhor.

Mas há mais: não houve cuidado em preservar na Praça talvez o único indício visível da ocupação pelas forças francesas, já que o presumível graffiti / gravação sulcada na pedra deixado pelas tropas napoleónicas (ver fotos antiga e actual) que existia no interior da Porta, foi simplesmente apagado por jacto de areia destruidor, tendo a quase totalidade dos pormenores irremediavelmente desaparecido.



… E, como ficou evidenciado na inauguração realizada em Agosto de 2007, foi pena terem-se esquecido da função de um algeroz de esgoto de águas pluviais o que como documenta a foto, com uma chuvada imprevista… inundou o interior da Porta, obrigando os convidados a deslocarem-se aos pulinhos e em bicos de pés. Logo na inauguração! Mas, por incrível que pareça, o erro perdura até hoje… no mesmo ponto, como se não fossem cair mais chuvadas!


Tendo em conta uma intervenção tão pontual, e com gastos de dinheiro alegadamente para valorizar o património, é de lastimar a falta de sensibilidade e cuidado nesta multiplicidade de pormenores - caracterizadores da abordagem feita.

Assim, aos poucos, vai a praça-forte de Almeida sendo desvirtuada da sua singularidade, perdendo a sua vetustez, ao sabor de intervenções pouco consentâneas com a sua histórica e patrimonial valia, que é - não nos esqueçamos- TODO O SEU CONJUNTO. Intervenções estas que vão sendo sempre decididas à revelia dos almeidenses e sem uma abordagem multidisciplinar que pudesse efectivamente contribuir com o mínimo de ponderação e conhecimento para a preservação e revalorização do património histórico da Praça-forte de Almeida, que, a despeito da possibilidade ou não de classificação pela UNESCO, assim vai ficando cada vez mais empobrecida, incaracterística e vulgar.

Por isso, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, além de um direito e dever de cidadania, registo estes reparos, em nome de uma capacidade cívica, interventora, tão diferente do “deixa andar” e, porque não dizê-lo, numa expressão de contestação, que julgo partilhada por muitos cidadãos de Almeida e do país, para um acto de afirmação: NÃO À CONTINUAÇÃO DESTE TIPO DE INTERVENÇÃO NO NOSSO PATRIMÓNIO!.

Rui Brito da Fonseca

13 comentários:

  1. Boa peça RUI! Continua com a tua lupa apurada e dá uma volta por algumas aldeias do Concelho, históricas ou nem por isso. Encontrarás matéria que sobre. Um destes dias poderei ser teu guia, se a tua lupa estiver embaciada ou desfocada, o que, já vislumbrei, raramente acontece.
    Abraço de amizade

    ResponderExcluir
  2. Os meus parabéns aos autores deste blog. Não só pela ideia de criá-lo, mas pela qualidade dos artigos e principalmente porque finalmente criou-se um espaço de debate, de denúncia de todos estes atropelos que a nossa Almeida tem sofrido.
    O Telmo tinha esta responsabilidade de desempenhar este papel através do seu jornal,mas não sei porque razão o seu jornal hoje mais parece o orgão oficial da Câmara Municipal. Mas até gostava de saber porquê.Talvez um dia se venha a saber porque razão o jornal da nossa terra dá uma cambalhota daquelas.Eu não sei até porque razão, a dita Câmara, gasta dinheiro a fazer o boletim municipal. Já tem o jornal.
    Bem hajam por terem criado este espaço.

    Este artigo mostra as agressões que esta gente está a fazer ultimamente.
    Li o apêlo que o Sr. João deixou aqui e concordo com ele. Temos que insistir com estes senhores para se limitarem a limparem as muralhas,restaurar e conservar.E que não façam mais nada, não acrescentem mais nada ao monumento. E mesmo assim já fazem muito.

    Mais uma vez os meus parabéns pelo trabalho que estão a realizar e que tenham muita sorte.

    Um Almeidense.

    ResponderExcluir
  3. Ficaria muito bem aos senhores do poder local Almeidense que frequentassem aulas de história.
    É uma vergonha o que se está a passar com o património histórico da nossa terra.
    Este trabalho do Dr. Rui só vem demonstrar,como o provam as fotos,que a ignorância, a incompetência e a falta de educação está bem patente nos líderes políticos locais. Depois ainda se indispõem com pessoas com provas dadas de competência nestas andanças de zelar pelo interesse da defesa do património histórico português.
    Por favor, vão-se embora. Tenham um pouco de respeito para com o povo Almeidense.

    Habitante do Concelho.

    ResponderExcluir
  4. Caro Rui,
    poderias deixar aqui o teu email? Há uns tempos deste-me o do "crocodilo azul", mas não funcionou. Quero partilhar contigo um caso paradigmático da ditadura das instituições sobre o cidadão que quer, legalmente, preservar o património. Como vejo que és militante de causas justas, onde se inclui a de Timor, que partilhámos, gostaria de programar um encontro contigo. Antes da denúncia, gostaria de conhecer a tua opinião sobre o grau de relevância da minha preocupação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me honrado pelo facto de o Dr. Rui Brito da Fonseca ter aceite ser um dos autores do Almeida Fórum.
    O Almeida Fórum está a reunir à sua volta um grupo de pessoas que para além do valor, da capacidade, da experiência e da imaginação, possui algo que os une e os está a entusiasmar neste trabalho: Almeida, o Concelho de Almeida.
    Quem leia com atenção este artigo da autoria do Dr. Rui facilmente chegará à conclusão que quem o escreveu não só é um estudioso mas que está perfeitamente identificado com a Vila de Almeida e com o seu Património Cultural.

    Sobre o artigo em debate quero acrescentar algumas considerações que penso serem pertinentes:

    Uma obra como o CEAMA que leva 18 anos a ser realizada, a sua construção não pode ser reivindicada por um executivo que só está no poder à 3 anos. Mas se coube a este executivo camarário proceder à sua inauguração com pompa e circunstância , tem que arcar também com todas as responsabilidades dos defeitos e das agressões que, mais uma vez, o monumento sofreu. Acrescentar algo de estrambólico e ridículo como as ditas pirâmides de vidro e ferro nas Portas, não me preocupa muito, pois um qualquer outro executivo camarário pode, no futuro, atirar com aquela aberração para o lixo. Pode assim ter solução.
    Agora, meus Senhores, destruir, apagando com uma máquina de jacto de areia, o único indício visível e gravado na pedra, da passagem por Almeida das tropas napoleónicas, é crime. Já não tem solução possivel.
    Não se faz e só tem uma classificação: irresponsabilidade.
    É caso para deixar mais uma vez a pergunta: até onde chegará a delapidação? Até quando teremos que assistir a todas estas irresponsabilidades?
    Os verdadeiros Almeidenses não podem continuar a assistir a tudo isto, impávidos e serenos. Hoje deixo um apelo ao executivo da nossa Junta de Freguesia, composta por pessoas por quem tenho consideração e estima: por favor não assobiem para o lado. Eu sei que a Junta de Freguesia de Almeida tem sido critica em relação a várias outras agressões que têm sido feitas ao nosso património. Peço-lhes que o sejam mais uma vez. Eu estou certo que a vossa voz se fará ouvir de novo.
    A bem de Almeida e do seu Monumento.

    João Neves

    ResponderExcluir
  6. Sr. João Neves agora entendo o tipo de comentadores que deseja para este espaço. Parecem todos grandes amigos e de hà muitos anos, é engraçado...

    O significado da palavra forum não se encaixa neste blogue. Forum é sinónimo de debate, de confronto de ideias e de projectos, não uma tertúlia de pessoas que pelos mais variados motivos são contra este executivo e olhe que alguns deles (motivos) nada dignos para pessoas que se fazem passar AGORA por grandes Almeidenses. Sem pôr em causa que realmente o sejam,o "timing" é que é deveras caricato.

    Pelos que tenho lido os EVENTUAIS "maus tratos" ao património já vêm de há anos, não apenas de há três anos para cá, parece que nessa altura não era muito grave pois todos eram colaboradores de elementos que estão agora no executivo, parece que só agora "acordaram" porque será???...divagando vou pensando que algo não correu como o previsto e como tal há que "partir a loiça" criando uma imagem puritana e de grandes Almeidenses.

    Cometendo erros ou não aqueles que vão tentando fazer alguma coisa tambem são grandes Almeidenses por mais que sejam achincalhados por meia dúzia de ressabiados.

    A frustração e ansiedade desmedida de fazer e dizer mal até já permite pôr em causa a dignidade e postura do Dr. Telmo, ao que chega o terrivel sabor da vingança.

    Cumprimentos

    Tó Soares.

    19/04/2008, 14:45

    ResponderExcluir
  7. Passo a transcrever um comentário da passada semana que foi censurado pelos administradores do blogue ALMEIDA FORUM:

    "Sr. João Neves agora entendo o tipo de comentadores que deseja para este espaço. Parecem todos grandes amigos e de à muitos anos, é engraçado...
    O significado da palavra forum não se encaixa neste blogue. Forum é sinonimo de debate, de confronto de ideias e de projectos não uma tertulia de pessoas que pelos mais variados motivos são contra este executivo e olhe que alguns deles (motivos) nada dignos para pessoas que se fazem passar AGORA por grandes Almeidenses, sem pôr em causa que realmente o sejam o "timing" é que é deveras caricato.

    Pelos que tenho lido os EVENTUAIS "maus tratos" ao património já vêm de há anos, não apenas de há três anos para cá, parece que nessa altura não era muito grave pois todos eram colaboradores de elementos que estão agora no executivo, parece que só agora "acordaram" porque será???...divagando vou pensando que algo não correu como o previsto e como tal há que "partir a loiça" criando uma imagem puritana e de grandes Almeidenses.

    Cometendo erros ou não aqueles que vão tentando fazer alguma coisa tambem são grandes Almeidenses por mais que sejam achincalhados por meia duzia de ressabiados.

    A frustração e ansiedade desmedida de fazer e dizer mal até já permite pôr em causa a dignidade e postura do Dr. Telmo, ao que chega o terrivel sabor da vingança.

    Cumprimentos

    Tó Soares."


    Não sendo a primeira vez que me são negados comentários no espaço ALMEIDA FORUM vou a partir de agora dar a conhecer aos visitantes do meu blogue as opinioes que me são "cortadas".

    É demais evidente neste espaço (ALMEIDA FORUM) que os unicos comentários bem vindos são aqueles que vão de encontro à linha de pensamento dos seus autores.

    Por todos os blogues que eu "passei" se encontram opinioes convergentes e divergentes, neste parece que a palavra divergente não encaixa na estrutura do blolgue. O mais interessante é que os autores se acham os maiores democratas do concelho, os mais justos, os mais intelectuais, os mais observadores enfim um mar de virtudes, como diria o povo:..." muita parra e pouca uva".

    Dizem os autores do ALMEIDA FORUM que as opinioes são controladas para não serem publicados comentários ofensivos, bom mais valia dizerem a verdade, ou seja, só são publicadas as opiniões que estão de acordo com a linha de pensamento do blogue pois já li muitos comentários bem ofensivos e caluniosos contra o executivo e tecnicos do municipio que não foram censurados e com a agravante de serem editados como anónimos.
    Aproveito tambem para elucidar o Sr. João Neves que não é por pôr em duvida, já por várias vezes, as minhas capacidades que me vai condicionar no meu pleno direito de opinar. Não são só os intelectuais e liristas que têm direito à opinião por isso por mais que seja irónico quanto às minhas capacidades mais eu fundamentarei aquilo que penso.

    ResponderExcluir
  8. Sr. António Soares.

    Realmente enviou dois comentários para o Blog Almeida Forum.

    Poderia justificar aqui as razões da não publicação a tempo e horas dos mesmos, mas não o faço porque "você" não merece.

    Quanto à minha resposta ao que afirma, não tenho comentários a fazer.

    Resta-me acrescentar que a próxima vez que enviar para o Almeida Forum escritos indecorosos e mal educados, tomaremos as medidas que acharmos por convenientes e no local próprio.

    João Neves

    ResponderExcluir
  9. Em resposta a algumas reacções colocadas neste blog a propósito da participação alusiva ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cabe-me esclarecer:

    1. Nunca, até ao momento, o Praça Alta deixou de publicar qualquer notícia redigida por mim ou pela minha mulher sobre iniciativas relacionadas com Almeida e enviadas para a redacção a tempo de edição. As últimas participações assinadas por mim – e precisamente com comentários críticos às recentes intervenções no património efectuadas em Almeida – foram publicadas nesse jornal em Setembro e Novembro de 2007, não significando que se verifique indisponibilidade para continuar a colaborar com este órgão, como mais Almeidenses o devem fazer. Mais: foram precisamente essas participações que, tendo feito mossa nas entidades tutelares responsáveis pelos desvarios que têm vindo a ser cometidos em Almeida, não só ao nível do património físico mas também humano, conduziram ao meu afastamento como coordenador do R23 e R4 – que tinham sido recriados para promover e ajudar Almeida!
    Aliás, esse afastamento já vinha sendo tacitamente planeado pelas mesmas entidades, como se verificou na última Recriação de 2007 com o tratamento de desconsideração aos recriadores, que mereceu vivo repúdio da nossa parte – depois de terem sido abertamente manifestadas as nossas discordâncias em matéria de intervenções nos núcleos históricos, nomeadamente de Almeida e Vilar Formoso. Apesar dessas discordâncias, mantivemos a colaboração no interesse de Almeida, apenas salvaguardando o direito de opinião, como sempre o fizéramos. Sobre isso, voltaremos em tempo oportuno.

    2. A nossa intervenção cívica em Almeida , como muitos almeidenses sabem, é de longa data – passando por vários executivos de todos os quadrantes – e muitas vezes com chamadas de atenção nem sempre favoráveis às decisões que iam sendo tomadas. Ainda no último mandato do Dr. Costa Reis, tomámos posição pública relativamente à substituição da iluminação pública que se pretendia levar a cabo no centro histórico de Almeida, com implantação de candeeiros tipo caixote com lâmpada – que tanto indignou os Almeidenses. E foi inclusive esse contributo que ajudou a que não estivessem hoje colocados, como estão noutros locais do concelho, como focos descaracterizadores do ambiente. A única diferença recentemente verificada foi a postura autista e autoritarista de quem não sabe escutar opiniões não coincidentes com decisões tomadas de forma pouco ponderada e sem contemplar o parecer dos Almeidenses.

    Rui Brito da Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dr. Rui Brito da Fonseca,

      Sou aluna de licenciatura de História e tenho andado a pesquisar sobre Paulo Braga. Vi que reeditou os cadernos coloniais da sua autoria. Sabe-me dizer onde posso encontrar mais informação sobre este autor, pormenores sobre a razão de deportação, sobre a sua vida em Timor?

      Fico a aguardar a sua resposta,
      Muito obrigada pela atenção,

      Madalena Salvação Barreto

      Excluir
  10. Caro Anónimo de 18 de Abril

    Se pretenderes o meu mail, entra em contacto com joao-1953@sapo.pt

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. "O ALMEIDA FORUM não é responsável pelas opiniões emitidas no espaço dos comentários e evita ao máximo apagá-los. Mas... se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, usurpar identidades, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço... não se dê ao trabalho. Os comentários serão apagados sem aviso."O ALMEIDA FORUM não é responsável pelas opiniões emitidas no espaço dos comentários e evita ao máximo apagá-los. Mas... se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, usurpar identidades, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço... não se dê ao trabalho. Os comentários serão apagados sem aviso.O ALMEIDA FORUM não é responsável pelas opiniões emitidas no espaço dos comentários e evita ao máximo apagá-los. Mas... se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, usurpar identidades, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço... não se dê ao trabalho. Os comentários serão apagados sem aviso.
    "A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog."
    ÃO ENTRAR NESTE BLOG ENCONTREI ESTES DOIS AVISOS,O QUAIS ACHO DESPROPOSITADOS,PK AO ESTAREM A FAZER ISTO É ESTAR A PASSAR OS COMENTARIOS POR UM FILTRO E OS FILTROS JÁ ACABARAM HÁ ALGUNS ANOS!!!VÁ LÁ "TI JOÃO" PUBLIQUE LÁ TDS OS COMENTARIOS A NAO SER QUE ESTES VIOLEM O DIREITO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!!
    V.A.A

    ResponderExcluir
  12. Ao anónimo V.A.A. só para lhe dizer que publiquei o seu "comentário" só para me dar oportunidade de lhe responder:

    Quando você resolver identificar-se em todos os seus comentários e/ou artigos, eu publico-os, caso contrário não serão publicados.
    Mesmo assim, se esses mesmos escritos forem feitos com correção, sem insultos nem difamando nimguém, mesmo não querendo identificar-se, ou seja mesmo escondendo-se utilizando o anonimato, eu também publico.
    Estamos entendidos?

    Espero que o Sr. V.A.A. tenha sido esclarecido.

    João Neves

    ResponderExcluir