15 abril, 2008

Agenda Cultural

Acabei de receber mais uma agenda cultural, a segunda do corrente ano.
Como sempre, dei-lhe uma vista de olhos procurando de alguma forma encontrar as principais novidades para este trimestre.
Não me vou pronunciar acerca do conteúdo da mesma. Cabe a quem a elabora definir os temas ali a inserir e destacar.
Em minha opinião, a Câmara Municipal terá que distribuí-la em tempo oportuno, para que as pessoas a possam consultar antes do início do trimestre. É que receber a mesma já passados 10/12 dias, alguns dos eventos já decorreram. Neste por sinal, havia alguns de interesse significativo.
Seja quem for que tem a responsabilidade da impressão da agenda, não pode cometer erros como os verificados nesta edição, principalmente de escrita.
É uma imagem negativa para a própria Câmara.
Aproveitando ainda este espaço, aconselho a que alguém verifique os números de telefone ali inscritos, como pertença de associações. Se ligarmos, para alguns, vamos encontrar pessoas no outro lado da linha que nada têm a ver com a associação.
O motivo principal deste meu apontamento prende-se com dois factos.
O primeiro para a realização de uma visita guiada ao Património do Concelho de Almeida, a primeira. A pergunta que se me afigura de imediato e perante o que se encontra inscrito na agenda, é a quem se destina esta visita? A toda a população do concelho? Aos mais idosos? Aos jovens? Aos alunos do Básico? A estrangeiros?
Estas perguntas surgem-me apenas e só, porque a visita está marcada para o dia 24 de Abril, quinta-feira, dia de trabalho normal para a maioria das pessoas.
O dia a seguir (25 de Abril), até é feriado nacional. E porque não ao domingo? Pessoalmente não posso participar, e como eu, certamente mais pessoas.
Boas razões terão havido para que seja a 24, quinta-feira.
O segundo motivo que me leva a escrever sobre a agenda cultural da Câmara Municipal de Almeida, relaciona-se com a declaração do senhor Vice-Presidente da Câmara.
Atentos ao segundo parágrafo do texto, podemos ler “…..neste trimestre, vos convidamos….”. Vos convidamos? Aceitaria de bom grado a expressão se a mesma fosse dirigida a pessoas de convivência diária ou de confiança pessoal. A questão fundamental é que uma agenda deste tipo e com estas características, certamente ultrapassa fronteiras concelhias, regionais e se provávelmente até nacionais.
Tratar as pessoas por vos, é que me parece falta de decoro.
Não menos grave do que esta questão, temos a afirmação do penúltimo parágrafo.
Termina assim: “….roteiro gastronómico direccionado fundamentalmente para os Restaurantes de Almeida, Vilar Formoso e Concelho.”
Uma pergunta me surge: Almeida e Vilar Formoso não pertencem ao Concelho?
Numa agenda que se pretende e diz cultural, não pode haver afirmações como estas.
Há que corrigir no futuro. E antes da saída da mesma, deve ser feita uma leitura de correcção para evitar gralhas simples, mas que dão uma imagem negativa.
Penso que não é isso que o Executivo pretende.

13 comentários:

  1. Duas máquinas de publicidade em grande:o Écomarché e a Câmara Muncipal de Almeida.
    Enquanto houver dinheiro, bota para lá. O último que feche a porta.
    Eu já começo a ficar farto de tanta propaganda na minha caixa do correio e vou acabar com isso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário obrigou-me a rever a dita agenda cultural.É que eu li uma vez mas não reparei.
    De facto a escolha do dia 24 de Abril só foi feita para as pessoas que normalmente andam nestas andanças da Câmara e que são sempre as mesmas,porque para aquelas que trabalham é impossível ir.
    Quanto à questão dos restaurantes,é de facto lamentável que alguém com a função de vicepresidente da Câmara e também como vereador da cultura tenha observações como a que ali escreveu. Também se pode dar o caso de alguém ter escrito o texto e o vereador assinar, o que ainda é bem pior.
    Não foi o senhor Presidente que no comício em Almeida na altura da campanha afirmou que aquelas pessoas que estavam com ele no palco, eram a melhor equipa?
    Penso que o PSD terá que analisar esta questão a fundo e ver o que quererá fazer nas próximas eleições. Até lá o único remédio é aguentar.

    ResponderExcluir
  3. Quem fala assim não deve ter interesse nenhum pelo que se faz na nossa terra. Amigo o senhor veio cá parar de paraquedas... Enfim, começo a não entender a nossa gente, mas afinal o que querem? Se se faz é porque se faz se não se faz devia-se ter feito.

    ResponderExcluir
  4. Começo a ficar farto dos seus agoiros senhor José Augusto Marques. Desde que se criou este blog, só o tenho ouvido falar de tudo o que o executivo actual da nossa Câmara Municipal faz e segundo se consta e pegando em muitas das suas observações, a maior parte a seu ver estão mal feitas, parece perseguição. Bem todos nós sabemos que ao ver de muita gente, muitas coisas estão mal feitas, eu próprio concordo, como também sabemos que a maior parte, foram bem feitas e que vieram trazer riqueza não só para Almeida, mas também para o seu concelho. Neste momento, temos infra-estruturas de qualidade, que muitos concelhos vizinhos não têm, temos um património único que está cada vez mais cuidado, atingimos até ao momento um numero de turistas que nunca em anos transactos tivemos, podemos circular, sem qualquer tipo de anomalias para as nossas viaturas em todo o nosso concelho, entre outras coisas. Portanto repare estamos perante uma melhoria significativa. Como deve ser do seu conhecimento muitos e mais projectos estão à beira de serem lançados e aprovados, como é o caso do novo Quartel dos Bombeiros de Almeida, as novas Habitações do Bairro Social, entre outros. Como o senhor deve saber, uma vez que não é nenhum novato nestas andanças, os projectos e as reabilitações não são feitas assim do pé para a mão, temos que saber dar tempo ao tempo.

    Agora se me permite, lançava-lhe um desafio, gostaria de ver aqui neste blog um post publicado por si e no qual referenciasse tudo aquilo que fez pelo nosso concelho enquanto fazia parte dos órgãos do actual executivo do Sr. Dr. Costa Reis.

    PS. Não o que gostaria de ter feito, mas sim o que fez ou o que ajudou a fazer, porque ideias todos temos, quando estamos fora do barco.

    Sem mais assunto, apresento os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Partilho integralmente a ideia aqui colocada pelo Zé Augusto.
    Como apoiante do PSD, sinto-me algo incomodado com o que tenho ouvido falar por aí. Quando começaram as criticas fiquei um pouco apreensivo e sinceramente achei que poderiam estar a falar por despeito. Agora com o decorrer deste tempo todo e de algumas posturas públicas, tenho que me penetenciar e pedir desculpas às pessoas que de alguma forma critiquei.Espero melhores dias e melhores pessoas.
    CP

    ResponderExcluir
  6. Só para dizer ás pessoas que isto não se trata de futebol.Não, não é futebole não se trata de clubes de futebol. não é preciso serem tão fundamentalistas a defenderem as vossas côres.
    O homem, digo José Augusto, só está a indicar erros na agenda cultural, portanto é só confirmar com a agenda que deve estar nas vossas mãos. Que gente! Fogem logo aos assuntos em discussão!
    Ó Sr. José Augusto, pelos vistos também querem a publicação de uma lista onde constem todas as obras lançadas pelo Dr. Costa Reis e a sua equipa, e outra lista com as obras lançadas pela actual equipe executiva. Atenção que inaugurações não vale. Não não vale incluir nessa comparação as inaugurações. Isso é que era lindo. O seu a seu dono. Podes também incluir as festas e as festinhas.
    Faz lá a vontade a essa gente!

    Por Almeida.

    ResponderExcluir
  7. “…começo a ficar farto dos seus agoiros, Sr. José Augusto…”, disse um anónimo às 12 horas. Penso que sei de onde vem este Sr. Anónimo: referir-se a obras que não existem, que não passam de promessas, “Quartel dos Bombeiros”, afinal quem o faz? A Câmara ou o Governo? Se é a Câmara já o podiam ter feito à mais tempo. “Novas habitações do Bairro Social”, onde estão? Promessas? Ainda não vi nenhuma. “...património único que está cada vez mais cuidado, atingimos até ao momento um numero de turistas que nunca em anos transactos tivemos...”. Quase que adivinho de onde virá este Sr. Anónimo. Com que então turistas! Quantos foram? 80.000? isto não contando os que não passaram pelos serviços da Câmara ou pelo turismo, e não foram “registados” não é? Se contarmos com esses então teremos um número de visitantes fora do comum. Somos todos uns ingénuos, não é?
    Pois é, as eleições. Os nossos comerciantes devem estar a viver momentos de alegria enorme, devem estar todos entusiasmados com estes visitantes todos. Devem estar todos à beirade serem ricos. Pois é, Sr. José Augusto,o que o Sr. disse até é um insulto para os habitantes e comerciantes de Almeida.
    Afinal o que deu a entender este Sr. comandado é que o Sr. , a Dra. Té, o próprio Sr. Baptista e o Dr. Costa Reis não andaram lá a fazer nada, explique lá a este Sr. o que vocês andaram a fazer? Isso não se faz, Dr. Costa Reis,Sr.José Augusto e demais.

    Eu sei que as eleições estão aí à porta.A seu tempo terão a resposta devida. Estão a esquecer as inaugurações, olhem que depois fica tarde.

    O Povo do Concelho dará a resposta a este Sr. comandado e a outros.
    Até lá.

    ResponderExcluir
  8. No texto que acabei de ler da autoria do José Augusto, não encontrei nada que não fosse verdade, o que me leva a partilhar com ele a ideia de haver necessidade de mais cuidado ao escrever,principalmente quando se ocupa um cargo com tal responsabilidade.
    Só não consegui saber quais os números de telefone que estão errados.

    Gostaria de tecer o seguinte comentário à escrita anónima das 11.30 de 16.04.

    Está profundamente errada a sua teoria.
    Quem fala assim,como o José Augusto o fez,criticando o que está mal,em minha opinião está profundamente interessado que aquilo que se faz, se faça bem e com qualidade,o que só me pode levar a concordar,gostemos ou não da posição.

    Para o anónimo das 12.00 de 16.04.

    A opinião das pessoas deve ser respeitada,ainda que não sejamos obrigados a concordar com elas. Em vez de utilizar a logorreia,deve preocupar-se primeiro em verificar se o que foi dito está errado.
    Se assim foi,então postar a sua opinião neste espaço contradizendo ponto por ponto o texto do José Augusto. Caso contrário,e porque muitos poucos têm nobreza de carácter para o efeito,pedir-lhe desculpas públicas neste espaço,mas assinando o texto,porque ele,fê-lo.

    Tanto para o primeiro anónimo como para o segundo,supostamente apoiantes do actual elenco camarário,dar-lhes um conselho.
    Na política como na vida existem dois tipos de pessoas.
    Aquelas que concordam com tudo, passando a vida a dar palmadinhas nas costas. E as que não concordam com tudo o que se faz,não deixando de criticar.
    Qual delas será a que mais interessa a quem está no poder?

    Para o actual elenco camarário, deixar-lhes também um conselho.
    Leiam,analisem e decidam o que houver para decidir,mas entendam que os críticos são os melhores conselheiros.

    Um abraço.
    Nelson Rocha/Vila NOva de Gaia.

    ResponderExcluir
  9. Não consigo entender como é possível alguém ficar tão indignado com criticas públicas feitas à Câmara Municipal,entenda-se executivo.
    São criticas falsas ou verdadeiras?
    Têm razão de ser ou não?

    Vejamos o outro lado.

    O Presidente da Câmara não criticou públicamente o representante do IGESPAR?

    Então em que ficamos?
    Uns criticam e nós apoiamos. Outros criticam e nós levamos a mal.
    Que raio de democracia vocês defendem?
    Como tenho andado atento a estas coisas da política já de longa data,recordo-me que quando o Dr. Costa Reis era Presidente da Câmara,um dos grandes críticos dele era o PCP e muito particularmente o professor José Vaz. Que eu saiba o professor António Batista fazia parte do elenco chegando até a ser vice-presidente com o falecimento da Dra Natércia Gouveia.
    Hoje assistimos a elogios recíprocos entre PCP e PSD (algo anedótico neste País e parece-me que só no concelho de Almeida).
    Ali para os lados do Paraíso(será pelo nome?),até já presenciei grandes almoçaradas em conjunto.

    Para terminar deixem-me perguntar onde está a solidariedade do actual PSD e suas gentes, com o Dr. Costa Reis e anteriores responsáveis camarários?

    É preciso não ter pundonor.

    António José Henriques

    ResponderExcluir
  10. Senhor José Augusto.
    Vá em frente. Nós conhecemos o Senhor bem.
    Somos pobres, não vivemos nem em Almeida nem tão pouco em Vilar Formoso, mas conhecemos o Vereador José Augusto muito bem.
    Encha-se de coragem e vai ver que todos juntos chegaremos lá.
    Acredite em si.

    ResponderExcluir
  11. Concordo em absoluto com o que diz o Sr. António José Henriques.

    Escrevendo ainda sobre o mesmo tema, quero pôr aqui algumas questões que os autores deste blog poderão responder, se o entenderem:

    1 - Compreendo que por vezes o segredo é a alma do negócio, mas a questão do Movimento Cívico para Almeida, já foi esquecido? Foi uma pedrada no charco de politicos, politiqueiros ou pseudo-politicos.
    2 - Já se percebeu que o Sr. Presidente Baptista Ribeiro anda preocupado com as próximas eleições, por muito que ele diga que não,mas as suas últimas intervenções constantes aos jornais, às rádios e até à TV demonstram que sim. Eu sempre pensei que Baptista Ribeiro teria mais qualidades como lider politico,mas está adeixar-me desiludido. Então ele não verá que não deve ir por aí? então ele não verá que tem que unir o PSD, pensar numa nova equipe e partir para a próxima luta eleitoral com nova equipe, com ideias novas, com programa inovador e com gente credivel? será que ele não reparou já que se está a preparar um lista candidata da área do próprio PSD e que o vai dividir.
    Reparem que esta simples questão da agenda cultural (???????) veio logo originar uma reacção dos "amigos" que rodeiam este executivo, tentando defender a sua dama, o que só demonstra preocupação com a luta eleitoral que aí vem. Abra novos rumos, novas estratégias Sr. Professor Baptista Ribeiro. Olhe que os que o criticam talvez não sejam seus inimigos, pense bem. A bem da sua imagem e a bem do PSD.
    3 - Comissão Concelhia do PSD. Quando é que o Sr. Hernâni se resolve a tomar a única atitude digna que já deveria ter tomado e demitir-se? Criticou a anterior comissão concelhia e agora? Será que esta concelhia foi eleita por encomenda e para não fazer ondas?
    A bem do partido do qual eu sei que o Sr. gosta muito, demita-se. Neste momento a Comissão Concelhia do PSD, sem qualquer tipo de intervenção, sem nenhuma acção politica e sem capacidade para tal, ainda por cima tendo no seu seio elementos que participam activamente nas listas do PS, é prejudicial ao PSD. Está a mais.
    Demita-se Sr. Hernâni.

    Pelo PSD.

    ResponderExcluir
  12. Senhor João Neves e senhor José Augusto,gostaria de lhes manifestar o meu agrado pelo facto de terem criado um local de debate e de opiniões.
    Mesmo assim deparo com gente inculta politicamente e com má formação educacional.
    Mas certamente já estariam a contar com isso.
    Vou apelar a essas pessoas para que aproveitem alguns conselhos por aqui deixados procurando dessa forma melhorar significativamente a sua(deles) base de actuação.
    Sou militante PSD e apoiante do actual executivo.
    No entanto tenho que manifestar também o meu pesar pelo facto de algumas das decisões assumidas serem contrárias à minha forma de pensar.
    Dou-lhe um exemplo aberrante e que muito me desgostou. O trabalho feito pela Câmara no largo da Igreja de Vilar Formoso. Poderá haver gente que concorda e lhe agrade, a mim horroriza-me. Alguém perguntou à população se concordavam com essas alterações?
    O que levou a que fosse autorizada a construção do edificio (futurista?)que se encontra no largo da Câmara em Almeida? Será que aquilo fica bem ali, no centro do Centro Histórico? Será que o autor do "boneco" sabia que aquilo era para aquele sitio?
    É simplesmente horrível.
    O que se passa com o parque industrial de Vilar Formoso? Ouvi em tempos dizer que estavm todos os lotes vendidos. Existe um regulamento publicado em Diário da República. Porque não se cumpre?
    Que se passa com a Conselho Municipal de Segurança? Não reune há quanto tempo? Não está instituído por Lei? O que se passa com o mercado do gado, que tanto foi falado em campanha eleitoral? Vamos ter que esperar pela próxima para voltarmos a ouvir falar disso? E os agricultores, acaso alguém se preocupa com eles e com os seus interesses? Cria-se um gabinete para desenrascar uns empregos dos filhos e familiares dos amigos e já está? Ai é assim?
    E o que dizer daquelas pessoas que quando se juntavam ao domingo de manhã para jogar futebol no pavilhão em Almeida arrasavam as pessoas e o partido que estava no poder, sendo que agora são os mais frequentadores diários na Câmara?

    Não pretendo por ora ir mais longe. Mas sinceramente gostaria. Fica para outra altura se for o caso.

    Militante do PSD.

    ResponderExcluir
  13. Depois do que aqui se escreveu e do que se vai dizendo por aí entre os elementos apoiantes de um pequeno grupo dito do PSD, só tenho que chamar a atenção ao meu amigo José Augusto para seguir os conselhos que lhe tenho dado.
    Hoje faço-o públicamente e neste espaço que também é dele.
    Por favor, larga essa gente.
    Então antes eras um tipo porreiro e agora já não prestas?
    É assim que agradecem a colaboração que lhes deste?
    Já te tinha dito que são pessoas ingratas e também incultas uma vez serem incapazes de aceitar opiniões divergentes.
    Sabes perfeitamente o que alguns militantes de outros concelhos pensam dessa gente e o que já te aconselharam também.
    Desampara-lhe a loja e deixa-os cair sózinhos por natureza. É que ao criticá-los eles vão acabar por corrigir algumas atitudes, como já o fizeram.

    Quero deixar aqui patente que ainda por lá anda gente merecedora de confiança,mas são poucos,infelizmente.

    Mais uma vez te digo como amigo teu que sou,deixa-os.

    Um abraço e até ao próximo almoço.

    ResponderExcluir