03 setembro, 2009

À MANEIRA...

Afinal Eles também lêem blogues. É claro que sim! Blogues e críticas impressas. E se mais houvesse, há mais tempo, “Eles” teriam andado de outro jeito… Porque é a contar com a apatia e indiferença dos almeidenses que as coisas chegaram a este ponto!

Se dúvidas havia (para nós, nenhuma!), este ano, o extenso Programa da Recriação do “Cerco” de Almeida com respectivo Seminário, Programa de Inauguração das Casamatas, apresentação pública do Dossier de Candidatura das Fortificações de Almeida a Património Mundial e 2º Simpósio de Artes em Almeida constituiu uma extraordinária oportunidade de constatar isso mesmo.

Aí voltaremos, aos poucos, porque a dose é forte e não vamos ser indigestos. Os almeidenses, pouco unidos mas causticados, habituaram-se a ver neste blogue aquilo que tem a preocupação de ser: um Fórum onde, a par de alguns factos relevantes sobre Almeida, os intervenientes se reservam o direito de exprimir as suas opiniões, sem sequer terem a pretensão de reivindicar a razão toda. Sublinho: apenas o direito de exprimirem as suas opiniões! E isto, com consciência de que falar publicamente responsabiliza os autores pela veracidade do que publicam, não só porque subscrevem o que dizem, mas sobretudo porque estão sempre sujeitos ao contraditório, exigindo simplesmente não serem perseguidos e desfeiteados por velhacarias e distorções de toda a espécie!

No momento em que publiquei o último artigo, aludi a esse clima em Almeida, carregado de penosidade num esforço de manter a sujeição e compadrio a todo o custo e por todos os meios. Só que agora, e como era de prever, tudo indica que cada vez mais os lobos vão pondo farinha nas patas para se simularem de cordeiros, já sem recorrer aos berros, mas a imperceptíveis olhares e ordens segredadas, sempre a farejar sinais de “polémica” para prontamente reagirem ao mínimo sinal de alerta. Afinal sempre serve de alguma coisa seguir os blogues…




Faz precisamente agora um ano que dei início a uma colaboração escrita neste Fórum, como é óbvio, não sem logo também sofrer retaliações por isso. Mas o contraste entre o que agora podemos observar e a arrogância do que então me levou então à decisão de começar aqui a participar também, a par de outros autores, não podia ser mais flagrante!

Vigorava, na altura, o “quero posso e mando” cuja gota de água foi uma série de propostas de intervenção no centro histórico de Almeida (por ora, como é óbvio, quietinhas na gaveta…) com um Presidente da edilidade a bradar aos microfones que “Quem manda aqui sou eu. Eu fui eleito pelos almeidenses, estou legalmente mandatado para decidir. Nem que seja pela diferença de um voto, quem decide sou eu, e por isso, bem ou mal eu decido”. Todos os presentes ouviram, contestaram, ao vivo ou neste Fórum, disseram o que lhes ia na alma. Era esse o objectivo. E continua a ser! Por assim ser é que nestes quase quatro anos não foram poucos os desiludidos a exprimir a sua decepção, e por muito que se tente apagar isso, é tarde demais! Esses e outros sentimentos estão patentes relendo o que está para trás e continua publicado neste blogue desde a sua existência, favorável ou desfavorável a quem quer que seja.

Porém, subitamente, com o aproximar de um período de eleições, sobretudo após tantos deslizes públicos do género vivamente criticados, e possivelmente com aconselhamento de outro aviso à navegação, vale a pena observar a quase perfeita operação de cosmética que o mesmo orador assim tão “omnipotente”, de repente, sofreu. Não só Ele (com a maiúscula reivindicada num cartaz) como Eles (com maiúscula também, apesar de omissos no mesmo cartaz) pelos nós fundamentais na teia que tecem juntos a “cuidar” de Almeida.


Agora, como puderam constatar os presentes, já não batem o pé. Quando usam o microfone, fazem-no com uma voz controlada e quase delicada, medindo palavra a palavra, expressão pausada, crescendo, crescendo, insuflando-se… e só perto mesmo do fim dos discursos, elogiando-se e cumprimentando-se todos uns aos outros, em fileiras cerradas, tudo culmina numa espécie de apoteose final, mandada ao ar, desafiando os aplausos da assistência. De néscios não têm nada: decidiram trilhar um caminho diferente e, desta vez, vade retro com propostas de projectos desenquadrados. Sentindo tremer o chão em tempo de eleições, toca de agradar à população “oferecendo-lhes” o que mais lhes possa agradar: inaugurações, festas, simpatia, oferta de serviços, assinatura de protocolos e, ao que se sabe, até algum apaziguamento de estômagos mais esfaimados.


Aparentemente exultantes com a estratégia, abraçam-se, felicitam-se e sorriem. Tudo parece perfeito. E à primeira vista, sobretudo para os distraídos, até é: alguns olhares chegam mesmo a brilhar de triunfo, não faltam as expressões de regozijo, as luzes feéricas refulgem por todos os lados… e só uma sombra de tristeza, aqui e ali, denuncia a existência de grades na gaiola dourada!


No meio de tanta agitação, ainda há alguém a apelar à “colaboração de todos”, apesar de outros obviamente preferirem continuar a deixar o ferrão. Nem seria de esperar outra coisa. Está na índole. É por isso que por muito que disfarcem, nada é consistente, nada consegue colar os cacos espalhados pelo chão. Quem é que não se recorda do refrão irreverente da canção: “Demagogia, feita à maneira… é como queijo numa ratoeira!”?

Maria Clarinda Moreira

30 comentários:

  1. Puro acto de hipocrisia este apelo à colaboração de todos quando só fazem o que lhes dá na real gana.

    Caso contrário não teriam edificado aquela pouca vergonha de esplanada por cima das casamatas a que alguem chamou e bem casa de banho.

    Para que servirá aquilo? De dia é impossível lá estar com o calor e ainda por cima não se vê qualqier paisagem, de noite não se parará lá com o frio e no inverno nem pensar, mas estas mentes luminosas não vêm mais do que isto.

    Por isso cuidado com a recente pele de cordeiro, por agora pararam com os disparates que estão previstos, mas se ganharem as eleições voltarão à carga, nomeadamente com a porcaria que querem fazer na entrada da vila.

    Medidas para o desenvolvimento económico e social do concelho é que nem uma.

    Estes executivo a continuar na gestão do concelho será o caos, apesar de acharem que se não for Ele o concelho não terá alternativa.

    Almeida tem mais e melhor gente para gerir o concelho.

    Aquelas duas pessoas do cartaz à entrada da vila não enganam ninguem, mais parecendo uns abutres prontos a devorar a preza

    ResponderExcluir
  2. O que estes Srs não fazem por uma festa até elevam ALMEIDA a Património da Humanidade, parece que agora só depende deles!!!!


    Coisas de uma figura pública.......

    ResponderExcluir
  3. O pessoal de Almeida nem sabe nos trabalhos que se mete se for aprovada a candidatura a património mundial.

    Deixam de ser donos daquilo que vos pertençe, as exigências passam a ser mais que muitas.

    Será que as pessoas estão dispostas a suportar os custos das alterações que vão ter que realizar nas suas casas?

    Será que vai ser a autarquia a faze-lo?

    Os autarcas informaram, envolveram e motivaram as populações para esta candidatura?

    Será que os municipes foram esclarecidos das consequências?

    Vivo numa cidade património mundial e sei do que falo.

    Será que não haveria outra estratégia para promover a vossa vila?

    ResponderExcluir
  4. Manuel Norberto Baptista Forte3 de setembro de 2009 às 16:22

    Quem não lê "blogues", hoje ano 2009, séc. XXI?.Desculpem mas quem disser o contrário, ou é muito intelectualóide, ou ... mentiroso.
    Efectivamente os Almeidenses têm tido ao longo deste longos anos de governação local de direita e centro/direita, mais do mesmo, e oxalá com a "evolução" do Concelho (principalmente) e "saber adquirido" do que é Poder Local, saibam distinguir sem constrangimentos de espécie alguma em 11/10/2009 (Eleições Autárquicas), quem os foi alertando/falando verdade, lhes continua a falar verdade e apresentar obra, não enveredando pois pelo oportunismo; em suma quem sempre mesmo em tempos muitos dificeis usou coerentemente a palavra, e foi fazendo alguma coisa até estarmos nos dias algo diferentes dos de outrora.
    Clima em Almeida?. Quanto a mim sempre o melhor; eu sempre falei, falo, e até que a voz me doa falarei a verdade ... à vontade. As pessoas estão-se salutarmente a habituar à bonomia (palavra/acção), ou vice versa.
    No 5º parágrafo, percebi finalmente o sentido do comentário posto na blogosfera.
    Claro que o comportamento dos outros sempre me preocupou, preocupa, e certamente me há-de preocupar, mas, havendo regras gerais e abertura de espirito para ouvir e dialogar na busca da melhor solução, tudo é possível, em prol do melhor para o Concelho de Almeida. Também procedendo assim que, menos dores de cabeça os "esforçados" deixarão de as ter.
    Cartaz e/ou cartazes, não vi, mesmo até à bem pouco tempo, no Concelho de Almeida. Cartaz - é um aviso ou anúncio que se apresenta ao público, como obra ou informação de ... produto; perdõem-me a utilização que neste caso faço de um estrangeirismo mas que penso mais correcta que é a de "outdoor"- placards modulares postos em locais de maior visibilidade.
    "Quem manda aqui aqui sou eu. Eu fui eleito pelos almeidenses, estou legalmente mandatado para decidir. Nem que seja pela diferença de um voto, quem decide sou eu, e por isso, bem ou mal eu decido" (meio da 4ª linha do 6º parágrafo, do comentário). Assim sendo, o Povo Almeidense tem sido subalternizado, porque se persiste no Poder Local um iluminado como o que os Almeidenses têm lá posto, algo está incorrecto, porque não acredito em pessoas perfeitas, e condutas como tal.
    Como já chega de falar por agora nas querelas que se avizinham para as Eleições Autárquicas que são só em 11 de OUTUBRO, deveremos todos debruçarmo-nos primeiro, sobre as Eleições Legislativas, que até são já em 27 de SETEMBRO.
    Volto a repetir, não pretendam "habilidosamente" transformar o calendário Eleitoral.
    Um abraço a TODOS OS ALMEIDENSES.

    ResponderExcluir
  5. Mas Sr.ª D. Clarinda Moreira, diga-me uma coisa: não é exactamente o que a Sr.ª aqui descreve que tem vindo a fazer o "inginheiro" Sócrates, dono do partido pelo qual a Sr.ª dá a cara em Almeida? Afinal onde está a coerência? O "inginheiro" pode fazê-lo e o poder autárquico de Almeida não?
    Gostava pois de ver aqui a Sr.ª criticar também aquilo que o vosso primeiro ministro tem vindo a fazer...
    (espero que este comentário seja publicadao pois segue as regras exigidas no blogue)

    ResponderExcluir
  6. Implementar um parque verde de recreio com instalações para caravanismo;
    Requalificação da zona de fronteira e sua envolvente;
    Requalificação das margens da ribeira de Toirões na zona do núcleo antigo de Vilar Formoso;
    Aeródromo do Alto de Leomil/Amoreira;
    Beneficiação da estrada municipal Miuzela/Porto de Ovelha com variante;
    Construção da estrada municipal Miuzela/Apeadeiro/Pailobo/Ade;
    Construção da estrada municipal Vale da Mula/S. Pedro do Rio Seco/Vilar Formoso;
    Construção da estrada municipal EN332/Fonte Santa com ligação ao Arrabalde de S. António e respectivo arranjo urbanístico;
    Caminho das Minas - Vilar Formoso;
    Requalificação urbanística da EN 332 (Ponte do Caminho de Ferro/EB 2,3-S de Vilar Formoso;
    Instalação de aero - geradores para o aproveitamento da energia eólica;
    Portas de S. Francisco: Criar um Museu Agrícola;
    Hospital de Sangue: Criar exposição temática evolutiva da medicina medieval e contemporânea;
    Aproveitamento dos Fossos das Muralhas: Criação de passeio a cavalo e prática de mini-golf;
    Paiol: Criar Centro de Leitura e Café Concerto;
    No exterior das Muralhas, desde o Arrabalde de Santo António até às Portas de S. Francisco: arranjo urbanístico. Criação de um novo passeio turístico a pé e bicicleta, nova iluminação e ordenamento do recinto da feira;
    Criar o espaço verde do Alto de Leomil;
    Arranjo urbanístico do Recinto das Festas, em Vilar Formoso, margem direita e esquerda da ribeira de Toirões;
    Criar as piscinas ao ar livre de Almeida, Vilar Formoso e Alto de Leomil;
    Construir Pavilhão Multiusos em Almeida;
    Em colaboração com a empresa Águas do Zêzere e Côa criar as condições técnicas para um funcionamento eficaz do emissário da ribeira de Toirões e da ETAR;
    Despoluição do rio Côa;
    Reconstrução de Açudes do Rio Côa e ribeira das Cabras;
    Salvo erro, o elenco destas acções não foi conseguido pelo executivo PSD encabeçado por «Ele», pelo senhor professor Baptista Ribeiro, no mandato que agora acaba. Que devemos concluir: Foram projectos abandonados? Promessas não cumpridas? Falta de dinheiro? Necessidade de mais empréstimos? Falta de tempo? Falta de verdade no programa eleitoral? Desarticulação da acção do executivo? Falta de rumo? Falta de estratégia? Elas figurarão como promessas no próximo programa? É bom não esquecer o princípio do «agir com verdade»! Tendo por base a orientação política de Ferreira Leite de só prometer o que é possível,
    quais serão abandonadas? O aeródromo? O Multiusos de Almeida? As piscinas ao ar livre? o parque verde? as estradas municipais?

    ResponderExcluir
  7. Caros autores do Almeida Fórum:

    Os senhores, que tanta democracia e liberdade reclamam para o concelho de Almeida, são os primeiros em utilizar métodos próprios de regimes ditatoriais, como é o caso da censura e exclusão de opiniões. Neste espaço, só são aceites dois tipos de comentários, os que criticam e enxovalham os membros do executivo e do partido social democrata e os que elogiam a vossa pessoa e, recentemente, a candidatura do partido socialista. Todos os comentários que não se enquadram na vossa forma de pensar, não são publicados, o que mostra falta de respeito pelos seus autores e, mais grave, manipulação da informação que é publicada neste espaço interactivo.
    Aproveito para dizer também, que pessoas com a sua atitude (que criticam qualquer obra realizada no concelho de almeida) são os que de verdade não contribuem para o desenvolvimento do concelho. As pessoas que amam este concelho e que trabalham em prol dele são os alvos das críticas deste fórum.
    Esses sim, lutam, empenham-se e esforçam-se por ter cada dia um concelho mais desenvolvido, que possua mais infra-estruturas, que os seus habitantes tenham uma melhor qualidade de vida. Só não vê quem não quer as obras realizadas e os projectos sociais, culturais e desportivos desenvolvidos. Não me vou alargar neste tema, porque é algo que está á vista de todos!
    Quando se questionam tantas coligações, apoios de uns partidos a outros e outra série de alianças, não entendo o vosso apoio, e, particularmente o seu, ao partido socialista. Um dia, gostava de ver esclarecido este tema! Podia aproveitar também, para explicar porque motivo deixou de ser membro da assembleia municipal! Se o senhor se autoproclama um defensor de o povo de almeida, nunca deveria ter abandonado o cargo para o que foi eleito. Isso sim, é uma falta de respeito aos munícipes que lhe atribuíram o voto. Outra atitude estranha é o facto de os comentários que elogiam a candidatura do partido socialista só aparecerem neste fórum a partir do momento em que os senhores decidiram apoiá-la. Se calhar, estamos ante uma grave crise de ataraxia dos autores deste espaço.
    Só para terminar, gostaria de lhe dizer que não sou filiado em nenhum partido político. Apenas sou um munícipe que está escandalizado com o que se passa neste fórum.
    Se tiver coragem e dignidade, publique este comentário. È um desafio que lhe faço. Espero que tenha a honra de o aceitar. Caso contrário, o senhor é que está a demonstrar falta de saber estar na política, palavra que nunca entendeu e nunca entenderá!!!!

    Como alguém disse, “é preciso agir com verdade”. Não é com estas atitudes e falsos moralismos que se ganha a simpatia dos eleitores do concelho de almeida, porque são próprias de pessoas desesperadas que já não sabem o que fazer para alcançar algo que outrora não lhes foi “dado”.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  8. Há uma música de um grande grupo musical português, denominado "Xutos e Pontapés" que se intitula “à minha maneira”. Este mesmo grupo tem outra musica que todo o bom português conhece cujo nome é “O homem do leme”. Minha cara, esse homem no concelho de almeida é o presidente ANTONIO BAPTISTA RIBEIRO.

    ResponderExcluir
  9. Criticar os mais próximos, do momento e para o momento !?.

    ResponderExcluir
  10. Facto 1 - Inauguração das Casamatas - ali estive pacientemente à espera de sua excelência que teimosamente tardava em aparecer. Mas já lá tinha estado só que em cima da hora da inauguração agarrou no seu Volvo e desapareceu. Cansei-me de esperar. Quase 45 minutos depois nem sinal de sua excelência e calro nem inicio da inauguração. Agarrei fui-me embora. Cansei-me de esperar. Chamo a isto falta de respeito por todos aqueles que com boa vontade e ansiedade ali estiveram à espera. Disseram-me depois que o seminário/debate/conferência estava atrasado o que levou a este atraso. Falta de organização.
    Facto 2 - Almeida nunca será património da humanidade. Digo isto com tristeza. Pois se nunca conseguiram acabar com a porcaria das antenas nos telhados como vão conseguir corrigir o extenso leque de exig~encias que a unesco faz para aprovar uma candidatura. Para além de que uma candidatura destas leva em média 9 anos a ser aprovada. Também já aora é importante dizer que o dossier que foi entregue é para património mundial da humanidade. Andam baralhados ou então não sabem. No cartaz de campanha à entrada de Almeida falam em grande: Património da Humanidade. No site da Câmara falam de uma candidatura a património mundial. São mais comedidos. Para quem não sabe (acredito que eles achem que somos todos burros e que o unico inteligente é o Sr. Campos)as duas coisas são o mesmo. Ficamos assim sem saber ao certo a que é que este executivo candidatou Almeida. É mais ou menos como a história do copo de vinho: branco ou tinto? Cheio....!!!! A designação correcta é património mundial da humanidade. Corrijam se ainda forem a tempo. Já agora escusavam outra vez de meter no site da câmara todos os titulos académicos do avençado Sr. Campos. Já enjoa estar sempre a dizer que o homem é Arqt. Prof. Doutor Engenheiro Mestre etc....Isto é tipico de quem nunca teve nada nem nunca viu nada. É de um provincianismo atroz.
    Facto 3 - Como é possivél o CDS/PP de Almeida bater tão fundo? Venderem-se por um prato de lentilhas. O posicionamento do CDS/PP nas listas é vergonhoso para a história do partido em Almeida e para os seus militantes e simpatizantes. Tenham vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  11. Se não gostam do comportamento do Engº Socrates como podem tolerar comportamento igual no vosso concelho?

    A J.A. Monteiro seja lá quem for exige-se coerência.

    Pelo seu comentáro este comportamento é tolerável com Baptista mas já não o é com o poder central.

    Desde que seja para beneficiar Baptista, nem que seja desonesto tolera-se.

    Neste blog, que se saiba, tratam-se assuntos autárquicos, num aqui li nenhum artido a defender ou atacar dirigentes partidários nacionais.

    Haja vergonha.

    ResponderExcluir
  12. Maria Clarinda Moreira4 de setembro de 2009 às 16:39

    Senhor J. A. Monteiro,

    As suas questões são colocadas de forma insidiosa e, por isso, nem mereciam resposta. No entanto, por respeito às pessoas que pretende confundir com esses argumentos, respondo apenas que não tenho qualquer “dono” de partido pelo qual dê a cara. Dou, sim, a cara por convicções, como dei antes por pessoas em que acreditei quererem um desenvolvimento integrado do concelho de Almeida e não uma simples continuação de governação.

    Ao incluir-me nas suas listas nessas condições, o Dr. Orlindo sabe bem que serei sempre participativa, mas também crítica quando tiver de ser, ajudando a veicular legítimas aspirações dos almeidenses, sem discriminação por discordância de opiniões.

    Quanto ao poder central nunca constituiu, nem penso constituirá, qualquer objecto de intervenção por mim neste blogue.

    ResponderExcluir
  13. O último comentário feito no texto anterior cujo autor se identificou como “O Observador”, merecia em minha opinião servir como texto principal para análise e debate.
    Está bem feito e o seu autor denota um conhecimento adequado à situação actual que se vive no concelho.
    O fulcro de todo o comentário, reside no facto de estarmos perante a forte possibilidade se não já efectiva, da essência de fantasmas do passado estarem de novo a ressurgir, colocando em causa a boa união que ultimamente se estava a viver entre as freguesias de todo o concelho, muito particularmente entre a sede, Almeida e a maior freguesia, Vilar Formoso.
    O autor do comentário, não frisou, se calhar propositadamente, o facto de o actual executivo camarário não ter realizado nenhuma obra nestes últimos anos naquela vila fronteiriça. Este facto, pode efectivamente ter a ver com a tal hipotética estratégia de obter mais votos na sede perante os investimentos e eventos ali realizados e apoiados.
    De realçar e relembrar que em Vilar Formoso o partido vencedor obteve nas últimas eleições uma derrota explícita.
    Talvez por isso os investimentos tenham sido nulos, procurando assim o executivo lembrar aos votantes fronteiriços de que nas próximas eleições autárquicas, ou conseguem um melhor resultado performativo, ou então ainda será pior.
    Talvez esta ideia ou semelhantes, possam estar desprovidas de qualquer justeza.
    No entanto ao optarmos por uma observação holística, podemos confirmar muitas destas teses.

    O que me motivou a inserir um comentário neste texto, foi a publicação da primeira fotografia.
    Aquela foto é prova demonstrativa da falta de bom senso, da incompetência, da desacreditação e mais grave ainda da falta de companheirismo.
    Considerando que o Executivo camarário é composto por 2 elementos do PSD e 1 independente, a pergunta que surge no pensamento das pessoas, é que motivo levou a excluir o Vereador Eng.º António Machado da foto?
    Será que não tem qualquer importância relativa dentro do Executivo?
    Será porque é de Vilar Formoso?
    Afinal ele é um dos militantes do PSD.
    Seja pelo que for, ou apareciam os três ou nenhum, assim demonstravam um sinal de inteligência política.
    Como pessoa e amigo da família Machado desde longos anos, sinto que a decisão assumida pelos colegas de política não é mais do que uma atitude déspota.
    O Eng.º António Machado como homem, saberá daí tirar a sua conclusão e assumir a decisão que entender.
    Um simples conselho.
    Analise esta questão de um ponto de vista político, de um ponto de vista de cidadão e muito particularmente como Homem.
    Certo é que tanto eu, como muitos outros, ficamos à espera da sua decisão.
    Fernando Pessoa perguntou um dia: “Haverá algo mais verdadeiro do que ser pessoa entre a multidão?”
    Não me desiluda senhor Engenheiro.

    ResponderExcluir
  14. Para o meu amigo Tozé Machado.
    O placar que está à entrada de Almeida não tem a tua fotografia porquê?
    Não prestas?
    És preto?
    És da oposição?
    Os teus amigos são todos do PS?
    És feio demais para lá estares chapado?
    Não deixes que façam de ti um jumento(palavra mais soft do que a que me apetecia escrever).
    Por favor Tozé abre os olhos e manda-os a todos passear. Volta à tua profissão pois ali sempre foste reconhecido pelo teu trabalho.
    Não nos desiludas AMIGO.

    ResponderExcluir
  15. Para os defensores deste executivo que estão sempre a alegar que é trabalhador, empenhado e esforçado, e que por essas razões deveriamos todos estar agradecidos, vou contrariar essa inverdade dizendo que, à nossa volta, na nossa vida, no mundo, existe muita gente com essas características (trabalhadoras, empenhadas e esforçadas) sem que isso signifique nada por aí além. Naturalmente, essas qualidades por si só não significam obrigatóriamente sucesso, umas serão bem sucedidas outras não.
    Podemos todos remar, só que remar a favor da corrente ou contra ela produz resultados diferentes.
    E mais! Se estes defensores defendem assim tanto este executivo considerando "ataques" as acusações de estar implementado um feudo em Almeida que não respeita as liberdades e a democracia, porque será que comentam sob o anonimato? será com medo de represálias do "Almeida Forum?"
    Não sejam ridículos!

    ResponderExcluir
  16. No placard que está em Almeida o jovem engenheiro António Machado não merece ter a sua fotografia mas a sigla do CDS/PP já lá tem lugar cativo! Porquê? Qual foi a participação desta estrutura política em todo o processo? Algum dos seus militantes ou simpatizantes se empenhou nos trabalhos e isso é desconhecido pela opinião pública? Bem, talvez o entendimento seja outro. O de que, daqui para diante, é seguro que os elementos do CDS nas listas da coligação PSD/CDS vão contribuir decididamente para que a candidatura seja aprovada e o Engenheiro Machado terá de fazer o mesmo esforço para merecer que a sua fotografia ganhe visibilidade. É jovem, tem tempo para que isso aconteça! Talvez tenha sido a sua juventude e, por isso o natural tempo para esperar, que levou os criadores do placard a não o colocar com pessoas claramente mais experientes e sabedoras, ele ao pé d'Eles não coadunava.

    ResponderExcluir
  17. Maria Clarinda Moreira5 de setembro de 2009 às 16:01

    Caro anónimo do dia 4 Setembro, às 02:25,

    Como se dirige aos leitores do Almeida Fórum, e eu, além de co-autora, sou sobretudo uma leitora atenta das participações dos almeidenses neste espaço de comunicação aberto a todos, entendo que não é perdoável deixar passar em claro algumas das afirmações que faz:

    1) “Neste espaço, só são aceites dois tipos de comentários, os que criticam e enxovalham os membros do executivo e do partido social democrata e os que elogiam a vossa pessoa e, recentemente, a candidatura do partido socialista”. Pela redução que faz, essa afirmação só revela que ou não é atento ou é imparcial no seu juízo. Porque se se der ao trabalho de ler atentamente o que aqui se publica, verá que, as críticas ao actual executivo não deixam de fora quem o defende também - e prova disso é a publicação do seu comentário; quanto à desproporção, não vale a pena ficar nervoso(a): este é apenas uma uma válvula de escape à “lei da rolha” que se tenta impor em Almeida. Veja também a diferença entre o blogue do PS, que interage com as diversas opiniões, e o sítio oficial da re-candidatura do executivo que apenas debita propaganda, sem espaço de contraditório!

    2) “Todos os comentários que não se enquadram na vossa forma de pensar, não são publicados, o que mostra falta de respeito pelos seus autores e, mais grave, manipulação da informação que é publicada neste espaço interactivo”. Idem aspas. Está à vista.

    3) “Aproveito para dizer também, que pessoas com a sua atitude (que criticam qualquer obra realizada no concelho de almeida) são os que de verdade não contribuem para o desenvolvimento do concelho.” Novamente em falso: além das que provavelmente nunca tiveram oportunidade, interesse ou estímulo para fazer algo, há como nunca anteriormente tantas, pessoas críticas que já trabalharam E MUITO DEDICADAMENTE pelo desenvolvimento do concelho, mas ou foram afastadas ou se afastaram voluntariamente por não quererem mais pactuar com uma forma de governar cacique, pouco transparente e eivada de chantagem e de favorecimentos pessoais, a toda a hora denunciados. Isso é muito significativo!

    4) “Só não vê quem não quer as obras realizadas e os projectos sociais, culturais e desportivos desenvolvidos”. Pior fora que não houvesse coisas positivas! Elas serão devidamente ponderadas no acto das eleições se foram as mais necessárias, adequadas, ou suficientemente abrangentes e não discriminatórias entre os “afilhados” e os “proscritos”, num concelho onde é fundamental aproveitar todas as sinergias.

    5) Segundo parágrafo: deixo ao cuidado do João Neves, porque me parece que se dirige exclusivamente a ele. No entanto, recomendo a leitura dos artigos arquivados sobre o início deste blogue, que continuam publicados, para algum esclarecimento sobre o passado.

    6) “Como alguém disse, “é preciso agir com verdade”. A propósito da atitude de “agir com verdade”, ponha bem os olhos em toda a máquina propagandística, que entra inclusive pela televisão e jornais locais, só com maravilhas e exacerbamento de factos, panfletos, folhetos, outdoors, sessões públicas de pura autopromoção pagas com o dinheiro dos contribuintes… e, ainda, a recente operação de charme e cosmética, metralhada neste fim-de-semana, sempre com trocas de elogios e louvores, com enorme investimento de meios, para quem quis assistir. Eu e outros (cada vez menos, excepto para a componente mais lúdica), dispus-me a testemunhar TUDO o que foi possível. E foi muito! Assistimos, sem hipótese de exagero de narração por terceiros, a um espectáculo lastimável e sempre atabalhoado de DEMAGOGIA E ARROGÂNCIA, agora disfarçada com pezinhos de lã! Se há dinheiro para tudo isso, e sobretudo necessidade de o fazer, é caso para meditar!

    - Porque chega a doer, que tão poucos tenham acesso a tantos meios para apenas tentar atirar areia para os olhos dos que pouco podem!!!

    ResponderExcluir
  18. É o quase vale tudo (ainda) no Concelho de Almeida, perpretado pelo seu executor . . . executivo !!!.
    A que ponto chegaram as pessoas para se manterem no Poder Local, e outras para aspirarem chegar lá e, se calhar, fazerem igual; pior é dificil, muito mas mesmo muito dificil. Haja decoro e respeito, em ambos os casos, pelos Almeidenses e pela Estrela do Interior.
    Com ALMA, pensemos PRIMEIRO, nas ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - 27 / 09 / 2009. Façamos a pedagogia e a nossa maneira de estar, acto a acto.

    ResponderExcluir
  19. A maioria dos habitantes do concelho de Almeida trabalha, tal como os restantes portugueses, de segunda a sexta-feira. Fora deste parâmetro estão os reformados e alguns profissionais liberais. Até as crianças e jovens têm a semana ocupada. Naturalmente as férias são uma escapadela a esta rotina. Vem isto a propósito da Biblioteca Municipal de Almeida, a que hoje, sábado, tentei aceder. Tentei, pois a porta estava fechada e uma informação dizia que estava encerrada ao Sábado e Domingo. Logo naqueles dias em que a maioria dos habitantes do concelho de Almeida, do mesmo modo que os portugueses em geral, têm mais disponibilidade para poder frequentar espaços culturais como uma Biblioteca!Interrogo-me, afinal esta infra-estrutura tão desejada e potencialmente tão importante para o desenvolvimento cultural de Almeida não podia estar aberta ao público no sábado? Vá lá, pelo menos consegui ver o Museu Militar, este fecha à segunda e terça-feira. Mas uma coisa não apaga a outra, e fico preocupado com a gestão municipal destes recursos. Vai ser difícil ao cidadão da própria vila ter disponibilidade para ir à Biblioteca, ao cidadão que vive fora da vila de Almeida, como eu, que precisa de se deslocar até Almeida de transporte público ou próprio, vai ser dificílimo. Não, assim não vamos promover hábitos culturais, não vamos ao encontro das necessidades culturais, não vamos ao encontro do objectivo de uma Biblioteca Municipal. Urge repensar esta situação.

    ResponderExcluir
  20. Manuel Norberto Baptista Forte7 de setembro de 2009 às 15:35

    Há aqui uma pequeno excerto de um comentário que, quanto a mim, diz TUDO daquilo que esperamos se venha a passar, pós (nomeadamente) 11 de Outubro de 2009, porque efectivamente o Poder Local em Almeida, tem sido exercido inversamente aos parâmetros normais da Democracia, que são o diálogo e a audição permanente das populações e dos seus Autarcas, para depois se tomarem decisões, em suma descentralização.
    A frase a que dou realce é “é preciso agir com verdade”. Só assim existirá no Poder Local uma política, de verdade e de contínuo conhecimento, às pessoas, ouvir o seu sentimento, pensar no quem tem que devidir, e depois de se aferir as sensibilidades, surgir a decisão. NADA DISTO TEM SIDO FEITO, E . . . A "PSEUDO ALTERNATIVA", não augura nada de diferente, pelo que ao longo dos anos se tem a ver pelo seu e dilectos acompanhantes, têm tido em termos de comportamento.

    ResponderExcluir
  21. Para o Sr. Norberto Forte, alternativa diferente sabemos nós qual é. Seria a CDU com o Sr. Arístides e camaradas.
    Pense lá um bocadinho, e veja lá se não são a fotocópia do executivo Batista! tão diferentes?

    ResponderExcluir
  22. SrºManuel Norberto Baptista Forte,porque não se canditatou à CMA?
    E não digo mais...pois que este Srº por vezes irrita e além de falar, falar falar....

    ResponderExcluir
  23. Manuel Norberto Baptista Forte8 de setembro de 2009 às 11:45

    Senhores "Anónimos" de 7/9/2009-19h 46m, e 7/9/2009-23h 30m. Exactamente como diz o(a) 1º(ª) dos(das) intervenientes, no primeiro parágrafo da brilhante e incisiva intervenção. "Acho" que são diferentes, e muito.
    2º(ª) "...porque não se canditatou à CMA?"; porque a actual foi uma muito boa escolha."pois que este Srº por vezes irrita e além de falar, falar falar...." Fale sempre não se iniba, fale sempre, diga sem medos o que lhe vai na alma, e não se irrite porque EU ... vou continuar a falar, e jamais com comentários deste quilate que então é que diminuir a minha modesta intervenção, em prol de um Concelho de Almeida mais justo, e que saia, do triste estado em que se encontra, e vós sabeis quem foram; sabem não sabem ... ...
    Atá à próxima. ALMA e ... paciência.

    ResponderExcluir
  24. Manuel Norberto Baptista Forte8 de setembro de 2009 às 13:38

    A seguir ao meu comentáriozito de há um máximo duas horas, faltou-me dizer: por falar tanto tenho alguma inverdade?. Se forem capazes, identifiquem-se e digam-na qual.

    ResponderExcluir
  25. Ó Senhor Manuel Forte.
    Realmente o Senhor perde por falar demais, daí o facto de por vezes dizer perfeitos disparates.
    Ou então o Senhor está perfeitamente desfasado da realidade, do dia a dia do nosso Concelho.
    Então o Senhor, com toda a honestidade, acha mesmo que a CDU é alternativa para a Câmara Municipal de Almeida?
    Já reparou que a CDU não consegue candidaturas para as freguesias todas?
    Já reparou que até para formar uma lista credivel para o executivo o seu partido encontra dificuldades?
    Já reparou que a CDU terá 2 ou 3 nomes, no máximo, com carisma suficiente para serem eleitos?

    Usar demagogia com os habitantes de Almeida, não, Senhor Manuel Forte.
    Para estes lados também existem pessoas inteligentes e conscientes.

    E se me permite e não lhe fizer diferença, eu continuo a ser anónimo, pois eu é que sei "as linhas com que me coso", entende?

    ANÓNIMO

    ResponderExcluir
  26. Manuel Norberto Baptista Forte9 de setembro de 2009 às 09:29

    EU acho que a C. D. U. (Coligação Democrática Unitária) acho com toda a minha convicção social e política que, a CDU é a alternativa mais válida para uma Maioria na Assembleia Municipal de Almeida, e para mudar o rumo do Concelho de Almeida e dos Almeidenses, também ter a Maioria no Executivo da Câmara Municipal de Almeida.
    Não termos candidadturas em todas as Freguesias? Mas também temos a consciência de que não arregitámos ninguém para se pôr à nossa beira e figurar nas Listas, nem hove ... transferências algo "esquisitas" que com o tempo veremos se foram boa opção, nem prometemos nada a ninguém.
    Dificuldades para formar uma Lista para concorrer à Câmara Municipal de Almeida,é só você que o diz, para "provocar" resposta; eu entendo esta forma de comentar. Já são alguns anitos ...
    "Para estes lados também existem pessoas inteligentes e conscientes."; nunca nem no deserto disse o contrário. As pessoas é que têm sido esquecidas pela falta de sensibilidade de governação no Poder Local por quem lá está há demasiado tempo (direita e centro direita), e até porque quem se vem auto-afirmando como ... "alternativa à catual gestão".
    TIVE, TENHO, E TEREI MUITO RESPEITO PELO CONCELHO DE ALMEIDA, E PELOS ALMEIDENSES, e não hipotequei nunca a minha maneira de estar, perante os factos da vida; respeito para ser respeitado. (ponto final)

    ResponderExcluir
  27. Visita o blogue "Almeida Jovem"

    http://almeidajovem.blogspot.com

    Participa! Dá a tua opinião, partinha as tuas experiências, discute as tuas ideias. Amplia o alcance da tua voz! Este é um forum dedicado aos jovens com Almeida no coração.

    ResponderExcluir
  28. Quando aparecem comentarios do Sr. Norberto, a torto e a direito, comentando-se a ele mesmo, fico perplexo. Tinha uma duvida: O que move este Sr. a postar em tudo o que 'e Blog ? Pensei que seria voluntarismo .. depois achei que seria necessidade de protagonismo ... agora comeca a desenhar-se uma certeza... anda em bicos de pes para ver se alguem o mete numa lista. Parece que nem a CDU lhe faz esse favor. O Sr. nao percebeu que nao existe CDU em Almeida ?. Sabe Sr. Norberto, o Sr. Baptista ja tem equipa, tem la uns lambe-botas que lhe fazem melhor o trabalhinho e ficam satisfeitos com um fardo de palha. A sua incoerencia e o fala-barato trairam a sua estrategia. Leio-o aqui, no praca-alta, no blogue do seu lider intelectual o Sr. Pr. da Junta de Almeida, e nao sei mais onde, comentando-se a si proprio, sempre a desproposito. Repense a sua estrategia para as proximas, estas ja lhe passaram ao lado

    ResponderExcluir
  29. Manuel Norberto Baptista Forte14 de setembro de 2009 às 16:25

    "Sr Anónimo disse" (13/9/2009 - 19:47).
    Ponto 1 - Não preciso de favores, nem os procuro.
    Ponto 2 - Existe C. D. U., em Almeida e no Concelho de Almeida; está inplicitamente a ser inverdadeiro(a).
    Ponto 3 - Eu não sou "esquemático" por isso não tenho nem engendro, ardis. Por favor, não lhe admito que me chame "fala-barato" = aquele que fala muito e não sabe quase nunca o que diz, ou pretyende transmitir; estratégia !? Eu? Para quê? Só se fôr na imensa imaginação. Sou efectivamente e tal muito gosto me dá, ser amigo do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Almeida, como o sou também de outros autarcas, até de matizes políticas diferentes. EU GOSTO DA DEMOCRACIA.
    O seu comentário é que é um "despropósito" total; enquanto tiver Vida, Saúde, e Lucidez não serei um alheado, ou um intrometido na conduta e/ou pensamento dos outros.
    "as próximas" para mim e para o Povo Português, estão quase a chegar.
    Boa tarde e durma bem. Recomendo-lhe um Xanax, antes do deitar. Tenha saúde, e discernimento, no uso da palavra.

    ResponderExcluir
  30. Manuel Norberto Baptista Forte14 de setembro de 2009 às 20:57

    Quando aparecer o meu comentário como resposta ao caro(a) "Anônimo(a) disse..." (13/9/2009 - 19:47), agradeço ao "gestor(a)" do considerado "Almeida Forum", que não permitam que avulsamente (porque consecutivamente se vêm escudando, no "Anónimo disse") que também por várias sob a sua (deles) capa do anonimato, teçam considerações incorrectas, inexactas, invectivadoras de respostas mais emocionais pela minha parte. Eu percebo-os(as), "cheiro-lhes" (leio linha a linha, mais que uma vez antes de responder) o sentido das suas menos conseguidas intervenções, porque já são alguns largos anos de determinadas passagens de Vida, e a gente aprende, não acham !!??).
    Peço-vos com todo o respeito que, quando um anónimo (???) comentar se me dirigir dizendo partes do meu nome ou o mesmo completo, sobre essa "manta", por favor ... .
    EU SEMPRE ME IDENTIFIQUEI NOS MEUS COMENTÁRIOS, E NUNCA NOMEEI NOMES DE OUTROS, A NÃO SER QUANDO OS MESMOS GALHARDAMENTE SE IDENTIFICAM.
    Boa noite a TODOS, e até amanhã.

    ResponderExcluir