08 setembro, 2009

DIA FELIZ EM ALMEIDA

Há dias felizes em Almeida. Ou melhor, há momentos em que é bom constatar que, apesar de todas as dificuldades e adversidades, há uma dinâmica e uma força de querer, que consegue ir pondo de pé projectos positivos e consequentes para o desenvolvimento estrutural de uma zona despovoada e envelhecida.



Falo da Aldeia de S. Sebastião, ou melhor, de uma anexa de outra aldeia do concelho, à partida com todas as condições para desaparecer no mapa, não fosse a teimosia dos seus habitantes, cerca de 80, a maioria de idade avançada, no extremo da raia seca, onde as condições de vida nunca foram fáceis!

No entanto, contrariando todas as previsões e condicionantes, esta aldeia não pára de se inovar: como muitos sabem, partindo da dinâmica de uma simples Associação (a ADCS de S. Sebastião), depois da construção de um Centro Cultural e Desportivo, de uma piscina descoberta, atracção de muitos sobretudo na época estival, de um anfiteatro ao ar livre, de um campo polidesportivo, de bungalows permanentemente ocupados por nacionais e estrangeiros, equipadas com conforto tanto para o Verão como o Inverno… lembraram-se (e não se ficando apenas pela lembrança, meteram mesmo mãos à obra) de construir um Lar para idosos, que é um merecido mimo para todos os que levaram uma vida árdua, uma enorme evidência de dignidade, bom gosto e qualidade, além de uma racional e muito esforçada aplicação de recursos, com criação de postos de trabalho onde estes são tão difíceis de encontrar.


Os presentes na inauguração oficial, que teve lugar no dia 4 deste mês, puderam constatar a enorme alegria, azáfama e merecido orgulho de todos os que trabalharam para conseguir esta magnífica infra-estrutura, já a funcionar em pleno, onde os mais velhos agradecem com versos e canções simples, mas cheias de significado, que emocionam e marcam pela sinceridade.



Depois das intervenções dos oradores convidados, um almoço de confraternização, servido por uma empresa que, contando com enorme afluência de pessoas, esperava a postos, assegurando conforto, quantidade e qualidade de serviço. Apesar disso, um pormenor, aparentemente insignificante, não passou despercebido aos mais atentos: os únicos que não se sentavam e giravam de um lado para o outro a providenciar atenções eram os próprios promotores da iniciativa. Antes do fim da festa, ao abandonar o local, um último relance permitiu observar o presidente da Associação que, a par de outros, ainda de gravata mas já sem casaco, giravam de um lado para o outro, sem parar, a chegar pratos, copos e talheres… para que nada faltasse aos presentes naquele momento de convívio.

Talvez mereça essa atitude ser interpretada como um mero um sinal de boas maneiras. Mas eu achei que é muito mais. É um sinal de irrequietude, de prontidão perante qualquer necessidade e sobretudo de responsabilidade social, que merece o nosso reconhecimento e admiração.

- Parabéns ADCS da Aldeia de S. Sebastião! A aldeia, pequena como é, mostra bem como é capaz. Um exemplo e um estímulo muito encorajador para todos os habitantes de Almeida.

32 comentários:

  1. Manuel Norberto Baptista Forte9 de setembro de 2009 às 09:13

    ADCS da Aldeia de S. Sebastião, tem obra feita, daí que me não espante que continue na senda, daquilo que se propôs quando foi formada.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Aposto que o Pires Veiga também lá esteve....

    é que como até naquleas que não comparticipa aparece....

    afinal há eleições este ano....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  3. Lamento que os comentários tipo do Senhor F.Afonso sejam todos deste teor. Só vomitam fel, bilis, amargura, azedume, animosidade.
    Este Senhor não é capaz de enviar um comentário que demonstre qualquer intensão de discutir qualquer tema ou de simplesmente opinar algo contraditório mas que possa vir enriquecer qualquer debate.

    Senhor F.Afonso, com todo o meu respeito, apelo ao seu bom senso e mude de atitude e de postura.

    Cumprimentos.

    João Neves

    ResponderExcluir
  4. que bem lhe assentaria a aureola sr. joão neves.
    pelos vistos, em almeida e outros que por cá caem, só há uma verdade - a vossa!!!
    mais, o que é feito pelos outros é tudo mal feito, apenas tem objectivos eleitorais, não interessam as pessoas nem o bem estar geral da comunidade local.
    Publique o comentário se quiser, mas com gente assim como eu não pactuo porque, conheço o meio, a terra e as gentes e sei que elas estão fartas de paraquedistas e de outros que se lembram que de 4 em 4 anos há eleiçoes...

    so mais uma coisa, não contem comigo para dizer aquilo que vocês acham que é o correcto porque, desde sempre, tive opinião.

    f.afonso

    ResponderExcluir
  5. Aqui está um bom exemplo a seguir por quem gere os destinos do nosso concelho.

    Estes dinamicos homens criaram infra estruturas que a todos beneficiam e ao mesmo tempo criaram 25 postos de trabalho.

    O que fez o executivo da Câmara? viveu quatro anos em permanete festa, endividou a câmara, não contribuiu em nada para a criação de postos de trabalho, com excepção dos empregos na câmara.

    Esta Associação de carolas já fez mais pelo bem estar da comunidade local do que os senhores que f.afonso tanto defende, estes limitam-se a gastar e mal o dinheiro que não é deles.

    Mas na hora de inaugurações lá estão eles mesmo que nada tenham contribuido, isto sim é oportunismo politico.

    É com esta gente, trabalhadora, voluntariosa, e abnegada que o Dr. Orlindo conta.

    Gente que defende os interesses do concelho e das suas gentes, gente que nada quer para eles próprios, ao contrário dos apoiantes de António Baptista, que só o apoiam porque têm prometido algo em troca para beneficio pessoal, nomeadamente empregos para filhos e afilhados.

    São estas caracteristicas que diferenciam os apoiantes do Dr. Orlindo dos de António Baptista.

    Por tudo isto não há duvida na escolha, importa mudar de rumo e isso só será possível com o Dr. Orlindo

    ResponderExcluir
  6. Ao ler o discurso da direcção desta Associação no dia da inauguração vejo enumeradas as entidades que contibuiram financeiramente apara a sua concretização, mas nada aparece sobre a contribuição da autarquia.

    Uma autaquia que transfere 870.000 € para a empresa municipal que para nada serve, que apoia confrarias e festas do bacalhau, que consome verbas isorbitantes em festas e festinhas, mas que não apoia obras deste envergadura não merece estar à frente do destino do concelho.

    Agora já se compreende porque é que a direcção desta associação não apoia António Baptista, conforme se vai ouvindo.

    Per este exemplo o nosso concelho tem na economia social uma oportunidade de desenvolvimento, a par do turismo, este encarado como uma actividade económica rentável e não com festas e festinhas para entreter o povo, mas como actividade geradora de riqueza e postos de trabalho.

    As festas e festinhas também são necessárias, trazem efectivamente muita gente à nossa terra, mas depois de findas é o regresso ao marasmo e nada resta para o desenvolvimento económico do concelho.

    O investimento nestes eventos tem de ser encarado numa perspectiva multiplicadora de recursos financeiros, geradora de riqueza e postos de trabalho.

    Fazendo contas:

    ao fim de quatro anos e de tantos eventos quanto foi gasto aos cofres da autarquia?

    que recursos financeiros foram gerados?

    quantos postos de trabalho se criaram?

    Esta associação com um investimento de 1,5 milhões de euros criou 25 postos de trabalho, resolveu o problema a muitas familias com idosos que aqui encontram mais um equipamento absolutamente necessários, desenvolveu imensas actividades em várias áreas e dinamizou uma aldeia que tinha todas as caracteristicas daquelas que acabam por morrer e que assim vê um futuro risonho.

    Parabens a estes homens e mulheres que concretizaram uma frase de Pessoas: Quando um homem sonha a obra nasce.

    O problema com os actuais autarcas é que eles não sonham com o desenvolvimento do concelho nem com o bem estar das suas gentes.

    Eles só pensam na sua sobrevivência politica gastando os recursos financeiros da autarquia em auto promoção e propaganda.

    Ao fim de quatro anos de governação que beneficios tiveram as gentes do concelho?

    Em que é que a sua vida se alterou?

    A meu ver continuamos rigorosamente na mesma.

    Se melhorias houve foi por uma acção o governo da Republica, nomeadamente em apoios sociais, e nas novas oportunidades que tão mal vistas foram, mas felizmente muita gente recorreu ao programa para melhorar a sua escolaridade e as suas competências, mais concretamente nas novas tecnologias, melhorando assim e muito a sua auto estima

    Por tudo isto mudemos de rumo enquanto é tempo.

    ResponderExcluir
  7. Um obrigado muito sentido à ADCS de S. Sebastião.
    Feilicidades e prosperidade para os seus projectos.

    ResponderExcluir
  8. ainda não vi ninguém falar mal da obra feita e, por sinal, bem feita.

    agora, tanta gente a colar-se é que não me parece normal. os louros a quem os merece

    f.afonso

    ResponderExcluir
  9. Os louros a quem os merece e os castigos também.

    Aqui está um exemplo do que é gerir em prol do bem comum, uma gestão que a muitos beneficia, uma gestão a pensar efectivamente nas pessoas e não em folclore.

    Por acaso ainda não vi ninguem dos meandros politicos a colar-se a esta obra, só talvez o sr vice presidente da câmara que segundo parece em nada contribuiu para esta obra mas não se esqueceu de ir à inauguração.

    Não me parece igualmente normal que os apoiantes do actual autarca com tudo concordem, pois se fizeram alguma coisa bem também fizeram muitas mal, mas a esse respeito nem uma palavra.

    A isto chama-se sectarismo e desonestidade intelectual.

    Será que os apoiantes deste executivo também sofrem da asfixia democrática tão badalada pela lider do seu partido?

    ResponderExcluir
  10. DEIXEM-SE DE CONVERSAS E RESPONDAM ÀS SEGUINTES QUESTÕES SEM SUBTERFÚGIOS NEM RODEIOS:

    a)QUEM PAGA A OBRA, OS ORDENADOS, A MANUTENÇÃO DO EDIFÍCIO E AS DESPESAS DE FUNCIONAMENTO, ETC, ETC?

    b)ONDE FORAM PUBLICADOS OS CONCURSOS DE ADMISSÃO PARA OS TÉCNICOS, DIRIGENTES E TRABALHADORES EM GERAL?

    c)QUEM SÃO OS INDIVÍDUIS QUE FORAM CONTRATADOS? PUBLICAÇÃO DE LISTA NOMINATIVA E FUNÇÃO EXERCIDA.

    d)QUAL O TOTAL ACUMULADO DE SUBSÍDIOS RECEBIDOS PELA ASSOCIAÇÃO DESDE A SUA FUNDAÇÃO?

    EM NOME DA BOA GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE SINCEROS AGRADECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  11. "Por acaso ainda não vi ninguem dos meandros politicos a colar-se a esta obra"....

    veja as fotos se não for muito incómodo e veja quem aparece...

    como diz? - sectarismo não é??!?!?

    f.afonso

    PS. eu nã estive lá, apenas depreendo pelo que vejo

    ResponderExcluir
  12. A) Será que é a Câmara que paga tudo o que é descrito? e as outras instituições do concelho como é?

    B) Os cuncursos de admissão para trabalhadores foram publicitados num jornal e os dirigentes penso que são voluntários.

    C) A escolha dos trabalhadores penso ser da responsabilidade dos dirigentes

    D)Será que se refere aos subsídios concedidos pelo governo ou as comparticipações dos fundos comunitários?

    Parece que há mais que um f afonso.

    ResponderExcluir
  13. Chico ( não coloco a tua alcunha porque o João pode não publicar o meu comentário, mas que é engraçado, e é como eu te continuo a tratar.).
    Não achas que estás a ser ridículo?
    Responde lá de uma vez por todas. Achas que o trabalho que está a ser feito na Aldeia de S. Sebastião não é digna de elogios?
    Achas que não está ali um exemplo de serviço para a comunidade digna de aplausos?
    Achas ou não que o trabalho VOLUNTÁRIO destes SENHORES da Aldeia de S. Sebastião não deve servir como exemplo para TODAS as Freguesias do Concelho de Almeida e até para as do TEU Concelho de Pinhel?
    Não será exemplo inclusive para a Junta de Freguesia de Almeida?
    Fala no trabalho destes homens e não venhas com expressões e frases sem nexo e sem sentido.
    Dá a impressão que tens alguma pedra no sapato em relação aos homens da Aldeia de S. Sebastião. O que será? É a porcaria da política?
    Se é a politica só te digo isto: Se o Senhor Baptista, José Alberto Morgado e Machado fazem muito ou pouco, não fazem mais que a sua obrigação. Para isso são pagos principescamente. Estão lá, são pagos todos os meses no dia certo, têm altos salários, não têm a preocupação se a “empresa” vai à falência ou não, portanto Chico, que trabalhem. E ponto.

    Os Senhores que fizeram e continuam a fazer esta obra em Aldeia de S. Sebastião são VOLUNTÁRIOS, Chico. Repito, são voluntários. Não ganham nada. Fazem porque querem e por amor à terra. Estes sim, são dignos da nossa admiração e aplauso.

    O resto não interessa para aqui. Se há colagens ou não, isso a mim não me interessa. O que me interessa é o trabalho ali feito e o aplauso que estes Senhores merecem.

    E para acabar ó Chico, e tu?
    Andas para aqui com estes ares de falso moralista e de Chico inteligente, o que já fizeste pela tua terra? Em matéria de trabalho voluntário que fizeste já?
    Nada, Chico. Ainda não fizeste nada. Zero.
    Todos te conhecemos, Chico.
    Portanto, reduz-te à tua insignificância.
    Ponto

    ResponderExcluir
  14. Graças às abstrações, as ideias transformam-se e crescem. Quando o espírito se alimenta, a realidade vivida deixa de ser imutável.

    Vivemos em dois mundos diferentes, o dos factos e o dos símbolos. Por vezes, confundimos os dois. O valor de cada um varia em cada um de nós, não se mantem constante ao longo da vida.
    Em que é que um indivíduo difere do outro? Uns conhecem, outros desconhecem o facto de as pessoas serem todas diferentes umas das outras. Os primeiros deveriam atribuir aos segundos menos importância para não lhes darem uma confiança ilusória!
    Indivíduos que vivem num mundo de símbolos, como constatamos pelos f. afonsos que por aí "andam", têm uma sensibilidade fraca.
    Fala-se de personalidade, de fraqueza mental e intelectual, de nervosismo, de apatia e de vaidade, de consciências de má qualidade, de idiotia e de loucura, de falta de moralidade e do carácter atrófico dos cuidadores do que nos envolve...
    No entanto, entre a multidão, há contudo homens e mulheres que acreditam que não há situações incuráveis e que falam em desenvolvimento diferente dos "esquemas clássicos", que falam em potencialidades actualizadas, em indivíduos criadores fora da padronização que nos tentam impôr.
    Para alguns, os humanos atràz referidos não passam de abstrações e pensam ser possível obrigá-los a viver e a trabalhar em grandes rebanhos, como animais. Mas, cada um tem uma personalidade e não pode ser tratado como um símbolo!
    Estes conceitos terão de voar em estilhaços, a fim de Almeida, e não só, recuperar o seu verdadeiro rosto!
    A beleza moral desapareceu da vida de muita gente, e não se apercebendo que estão a degenerar, porque haveriam de fazer o esforço de modificar a sua maneira de ser, de viver e de pensar?
    Felizmente, o magnífico edifício financeiro desmoronou-se. Hoje, surgem algumas dúvidas nas cabeças mais inteligentes do rebanho. Não devemos incriminar de igual modo a corrupção e a estupidez dos políticos, e a ignorância e as ilusões dos financeiros? A renovação só será possível quando nos compenetrarmos da sua absoluta necessidade!
    Trata-se de libertar o indivíduo do estado de diminuição intelectual, moral e fisiológica resultante das condições de vida.De desenvolver todas as suas actividades. De preservar e de lhe restituir a sua unidade por um lado, e, por outro, a sua personalidade. De o deixar crescer tanto quanto permitam as qualidades hereditárias dos tecidos e da consciência. De ultrapassar as barreiras dentro das quais a sociedade conseguiu encerrá-lo.
    Nunca nos renovaremos senão na medida em que transformarmos o mundo que nos rodeia.

    Perante as formas de sociedade tão rígidas, todos podemos alterar o nosso modo de vida, criar o nosso próprio meio, tornar-nos senhores de nós mesmos. Isolados, é quase impossível resistir! Para combater vitoriosamente este ambiente, devemos associar-nos a outros indivíduos possuidores do mesmo ideal. As revoluções são muitas vezes geradas por pequenos grupos!
    Tomando o exemplo da ADCS de Aldeia S. Sebastião, mudemos de rumo, de verdades, de políticas e de políticos. Daremos assim forma a um novo pulsar da vida!

    ResponderExcluir
  15. Fui alertado por um amigo almeidense para este blog.

    Não tendo interesses no concelho de Almeida despertou-me a curiosodade e foi consultar a página da Câmara Municipal e fiquei deveras surpreendido.

    Dos orçamentos que tive possibilidade de consultar eles são copy page uns dos outros, há obras e projectos que se repetem em todos, há obras que parecem não ter fim em termos de orçamento.

    É nos orçamentos que se vê a seriedade com que os autarcas encaram a sua missão, estes orçamentos parecem ser mais tipo "palha para burros" e desculpem a expressão.

    Era bom que todos os candidatos à autarquia olhassem para estes orçamentos, os jovens, que são o futuro do nosso país deviam igualmente dar uma vista de olhos por estas coisas para melhor perceberem como se gere uma câmara e poder decidir em consciência na hora de votar.

    As freguesias, que conforme de lê, têm as obras da sua terra contempladas no orçamento ad eternum, sem nunca as verem concretizadas, mas teimam em apostar nos mesmos, há qualquer coisa projectada para o Alto do Leomil há dois ou três anos, a revisão do PDM está em 3 ou 4 orçamentos e muitos mais exemplos constam daquele orçamento.

    Se vivesse em Almeida sentir-me-ia gozado

    ResponderExcluir
  16. Caros Senhores
    apoiantes e não apoiantes das realizações da Associação de ASS. Estamos disponiveis para responder por escrito às questões que aqui vêm colocando. Eventuais pedidos devem ser feitos também por escrito, desde que devidamente identificados. Temos contabilidade organizada, obrigações fiscais em dia, conforme recente visita das Finanças, obra feita e de utilidade social. As admissões de pessoal foram publicitadas bem como as empreitadas e conduzidas por comissões de avaliação. Pergunto: será que Os criticos, também têm duvida de que existe obra? Poderiam vir testemunhar no dia da inauguração, como o fez o Sr. Vice Presidente da Camara que, honra lhe seja feita, soube reconhece-lo em palavras elogiosas à associação e aos seus corpos directivos e até inteligentemente fazer a sua campanha. Acho que não foram palavras de circunstancia. Tivémos subsidios? sim tivémos, fizemos emprestimos de longo prazo na Banca e tivemos muitas ajudas, digos-lhe muitas... muitas de pessoas desinteressadas da Aldeia e não só. Talvez seja isso que mais lhes custa a engolir..foi trabalho voluntario dos habitantes, foram donativos (podem consultar a lista que foi fornecida em sede de IRS), em suma foi a nossa capacidade de mobilização de boas-vontades. Perguntam quem paga a manutenção, etc.. Em primeiro lugar são os utentes, em função das suas capacidades, e sendo uma instituição de solidariedade social, recebe os apoios legalmente estipulados.
    Confesso que tive muita pena que o Sr. Presidente da Camara de Almeida, sendo também natural e residente na sede da freguesia que é de todos nós (Castelo Bom), não tenha estado presente. Acho que teria tido uma boa oportunidade para confirmar que existe espaço para dialogo e parcerias, sem clubites.
    Senhores criticos, terão que ter paciência! Às vossas interrogaões, vamos responder-lhes com mais trabalho e mais realizações. Venham usufruir delas: Jogar umas partidas de ténis, fazer canoagem, participar nas acções de formação, etc.. Sonhar não é proibido!

    ResponderExcluir
  17. Venho aqui demonstrar a minha admiração aos irmãos Fernandes extensiva a toda a Direcção da Associação da Aldeia de S. Sebastião e dar os meus parabéns a todos os habitantes desta Aldeia pela obra que possuem.

    Continuem com esta obra que não só engrandece a vossa Aldeia como o todo o Concelho de Almeida.
    Não liguem aos xicos espertos que existem por aí, quais vampiros à espera de beberem o sangue de quem está no poder. Esses xicos espertos hão-de existir sempre. Sigam em frente com o mesmo ânimo e voluntariedade.

    Deixo também uma questão: a Aldeia de S. Sebastião não é uma anexa de Castelo Bom? Então porque razão o Senhor Presidente Câmara Baptista Ribeiro, natural ou residente em Castelo Bom, não apoiou e não apoia a obra que esta Associação da sua Freguesia está a realizar? Há aqui algo que não tem explicação e que deve merecer a reflexão dos habitantes da Freguesia de Castelo Bom. Que vantagens já tiveram em terem um filho da terra como Presidente da Câmara do seu próprio Concelho?

    ResponderExcluir
  18. Estive presente nas cerimónias da inauguração das últimas valências que a Associação de Aldeia de S. Sebastião.

    Aqui estou para dar os parabéns à Associação.
    Parabéns também à Senhora Governadora Civil da Guarda pelo discurso e pela resposta e lição que deu a um Senhor que acho que se trata do Vereador substituto do Presidente da Câmara.

    Quando não estamos habilitados a desempenhar determinados cargos e assumir responsabilidades para as quais não possuímos formação, o resultado só poderá ser fazer figuras ridículas. Foi o que aquele senhor ali foi fazer.

    O Senhor Presidente da Câmara, com a sua ausência nesta cerimónia, veio mais uma vez demonstrar que não tem qualidades para ser presidente de todos os Almeidenses. Este Senhor não pode ser Presidente de uma Câmara qualquer.
    Com esta arrogância e maldade que vem demonstrando não pode ser presidente de coisa alguma.

    ResponderExcluir
  19. NUM CONCELHO POBRE, HABITADA NA GENERALIDADE POR GENTE POBRE, UTILIZAR OS MEIOS QUE O ACTUAL PRESIDENTE BAPTISTA RIBEIRO ESTÁ A UTILIZAR NOMEADAMENTE UTILIZANDO A CRENÇA RELIGIOSA DESTE MESMO POVO, COM PROCISSÕES E VELINHAS ACESAS E REZAS E CÂNTICOS DIVERSOS, COMO ARMA ELEITORAL PARA GANHAR AS ELEIÇÕES, POR SI SÓ, SERIA MOTIVO PARA ESTE MESMO POVO LHE DIZER NÃO. O SENHOR NÃO É SÉRIO, NÃO ESTÁ A UTILIZAR MÉTODOS SÉRIOS, O SENHOR NÃO LEVA O NOSSO VOTO.
    ESTRANHO TAMBÉM A ATITUDE DO SENHOR PADRE CHICO, PESSOA QUE ESTIMO E ME É SIMPÁTICA, MAS QUE SEMPRE DEMONSTROU SER UM HOMEM SÉRIO E DE FORTE PERSONALIDADE, PERMITIR QUE SE UTILIZE A FÉ RELIGIOSA DESTE POVO SIMPLES E HUMILDE COMO ARMA DE CAMPANHA ELEITORAL.

    ENTRETANTO A FORÇA DE ACREDITAR ASSISTE A TUDO ISTO DE BRAÇOS CRUZADOS SEM QUALQUER ESPÉCIE DE INTERVENÇÃO E NUMA INÉRCIA ENERVANTE.

    ASSIM VAI O NOSSO DIA A DIA.

    ResponderExcluir
  20. Conheço bem as infra-estruturas de Aldeia de S. Sebastião e lamento os comentários desse tal de F.Afonso. Este Senhor não deve ter muito maus fígados. Não escrevo isto com ironia, pois estou deveras revoltado e enojado com a atitude deste senhor perante a obra que ali está.
    Digo também ao proprietário deste blog quem não está a cumprir com o que estipulou para o mesmo. Que são os comentários deste tal F.Afonso senão um insulto?
    Tenham dó.

    ResponderExcluir
  21. Baptista Ribeiro e o seu companheiro José Alberto deitam a mão a tudo para fazerem campanha politica e tentarem ganhar as eleições. Até já apelam à religiosidade das pessoas de Almeida, com quadros com motivos cristãos, procissões, velinhas e rezas para já não falar dos cânticos compostos pelo Senhor Padre Bernardo apelando ao Todo Poderoso para que aproxime as termas da Fonte Santa dos céus, quiçá para vender alguns terrenos que por ali terá, mas tudo isto feito com um dinamismo e vontade de enaltecer.

    E agora aqui deixo uma pergunta à dita oposição do PS, que pelo que se vê continua a ser a “dita oposição” pois não passa disso, o que andará a fazer?
    Estará convencida que já são favas contadas?
    E a tal FORÇA DE ACREDITAR, por onde anda Senhor Orlindo Vicente?
    Por Almeida não se viu ainda.
    Será que a tal força está a perder o gás antes do acto eleitoral?
    Artur

    ResponderExcluir
  22. O debate entre Ferreira Leite e Sócrates na RTP, foi decisivo, eu que estava indeciso, pensava não votar.
    Eu já decidi. Vou votar.
    A imagem de Portugal não pode ser entregue a esta Senhora.
    A Sra. D. MFL mostrou: - Não ter Imagem, nervosa, agressiva, gaguejou, falou de coisas sem nexo (O FILHO MATA O PAI E A MÃE PARA FICAR ORFÃO), que exemplo de mau gosto, num debate televisivo com audiência nacional. Que primeiro-ministro? Qual é a coerência desta Senhora quando assina com Espanha acordos para a construção do TVG, e agora quer parar tudo?
    Tenham dó. Só vota nesta Senhora quem andará distraído.
    Não tem postura nem tão pouco figura para ser primeiro-ministro de Portugal. Que tristeza.
    É caso para dizer, volta Santana Lopes, pois estás perdoado.

    ResponderExcluir
  23. Define-me ridículo…. Se tal se tratar de personalizar os teus comentários e atitudes insignificantes, despersonalizadas, covardes, escondidas num simples nome fictício de quem trem medo de algo ou teme ser crucificado…. Ou então porque a net tem disto, permite a todos da mesma forma dizer o que lhes vai lá dentro.
    E sim, eu também o faço. Digo o que penso e sinto mas, não apenas em tempo de eleições ou de inaugurações ou festas. DIGO-O EM QUALQUER ALTURA, EM QUALQUER LUGAR e mais, NÃO ME ESCONDO, nem mesmo na alcunha!
    É evidente que o que está a ser feito nesta aldeia só pode merecer elogios e aqueles que estão à frente deste projecto só podem mesmo é ser apoiados. Aliás, pelo que sei, foi isso que o Vice-presidente da Câmara de Almeida disse na sua intervenção e, se interveio, deve ter sido convidado por alguém, de certeza que foi.
    Respeito e sempre que posso colaboro em todas as questões de voluntariado, de todo o tipo e feitio mas, NÃO TENHO NECESSIDADE DE ME MOSTRAR NAS MESMAS, aliás faço questão de passar bem discreto. (enumerá-las-ei quando tiveres dignidade e hombridade de te identificar. Atenção que hombridade vem de HOMEM).
    O meu concelho é Almeida, como cidadão pagador de impostos e eleitor, desde sempre, nunca fugi nem cá caí de pára-quedas e, sempre o defendi onde quer que fosse, até mesmo no concelho de Pinhel.
    Contra as gentes de Aldeia de S. Sebastião, tal como do resto do concelho, onde sou sempre bem recebido, não tenho coisa nenhuma e revejo-me nelas de alto a baixo e em todos os momentos.
    Aquilo que condeno e hei-de continuar a fazê-lo é que, um qualquer Sr. ou Sr.ª, Doutor ou Engenheiro ou lá o título que tenha, pára-quedista, marinheiro ou caminhante, venha dizer o que quer e lhe apeteça com o simples propósito de achincalhar, mal dizer e pior, colar-se à obra feita pelas nossas gentes, pelos habitantes do concelho – os tais da alma em baixo, que já não querem a sua terra e até parece que têm vergonha dela, é essa gente que eu crítico e não posso tolerar que venham (quais priores da boa fé) dar lições de moral, ISSO JAMAIS ACEITAREI.
    E, pelos vistos, tu serás mais um desses que se esconde tipo aqueles, que ao sábado à noite vão prá frente do Granitus à espera que o Benfica perca para depois então, aparecerem com o belo do sorriso amarelo….

    TRISTEZA, meu caro, é aquilo que sinto por gente como tu, na minha óbvia insignificância….. logicamente!

    ResponderExcluir
  24. «…Eles (PSD) falam em asfixia democrática e depois correm com aqueles que são seus adversários nas listas internas na disputa pela liderança do PSD…».

    Onde é que eu já vi isto?

    Chegou o momento da verdade. Chegou o momento de dizer que em 2005 uma tropa de independentes tomou de assalto a comissão concelhia de Almeida do PSD.

    Chegou o momento da verdade sim senhor.

    Vamos a isso.

    ResponderExcluir
  25. “…Não aceito lições de patriotismo de alguém que dois anos depois de ter sido ministra de Portugal foi trabalhar ao serviço de um banco espanhol (Santander) na defesa dos seus próprios interesses pessoais», afirmou João Soares.
    Para João Soares, nestas eleições deverá haver uma escolha entre José Sócrates e «a outra senhora», referindo-se a Manuela Ferreira Leite. «Aquela senhora que perdeu claramente em termos formais e substanciais o último debate que vimos nas televisões. Aquela senhora, com todo o respeito, que disse aquela graça de mau gosto sobre matar os pais para ficar órfão, uma coisa que não lembra ao diabo»…” afirmou João Soares.

    Eu acrescento que, quando vi o último outdoor do PSD “Chegou a hora da verdade!”, e com aquela cara sinistra daquela Senhora, confesso que fiquei assustada. Nã! Eu com aquela Senhora não quero nada. Com aquela cara agressiva e rude e a avisar-me, talvez a esfregar as mãos, dizendo “ hã, agora chegou a hora da verdade! Vamos lá ajustar contas!”.
    Eu não quero nada com ela.
    Pelo contrário, quero-a longe de mim!

    ResponderExcluir
  26. UMA SENHORA QUE AUMENTOU EM GRANDE O PEC, QUE ASSINOU CONTRATOS COM ESPANHA DO TGV (4 LINHAS) E QUE AGORA QUER ANULAR, QUE VÊ DEMOCRACIA NA MADEIRA E ASFIXIA DEMOCÁTICA NO CONTINENTE, QUE EXCLUI OS SEUS OPOSITORES INTERNOS DA LISTA DE DEPUTADOS, QUE CONGELOU AS REMUNERAÇÕES E PROGRESSÕES NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, QUE SE COLA A TUDO QUE É CONTESTAÇÃO PARA GANHAR MAIS UNS VOTITOS, MAS SE CHEGAR AO GOVERNO FARÁ PIOR, QUE DIZ QUE A CRISE MUNDIAL FOI UM ABALOZITO, QUE QUER PRIVATIZAR A SAUDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA SOCIAL EMBORA O NEGUE CONSTANTEMENTE
    NÃO MERECE GOVERNAR O MEU PAÍS.

    QUE TEM HORROR A ESPANHA, MAS CUJO PARTIDO SE ALIOU A AZNAR QUANDO DA INVASÃO DO IRAQUE, QUE DEFENDE A SUSPENSÃO DA DEMOCRACIA PARA FAZER O QUE BEM ENTENDER.

    CITO AQUI UMA FRASE DO NOSSO CONTERRANEO CARLOS ESPERANÇA NO SEU BLOG:

    PODE HAVER MUITAS RAZÕES PARA NÃO VOTAR EM SOCRATES MAS NÃO HÁ NENHUMA PARA VOTAR EM FERREIRA LEITE

    ResponderExcluir
  27. “…O voto num determinado candidato do PSD pode custar entre 25 a 30 euros, avança a edição online da revista Sábado.
    A militante social democrata Irene Lopes, em declarações à revista Sábado, acusou dirigentes do PSD de comprarem votos a militantes em bairros sociais. O deputado António Preto é acusado de dar cobertura a estas práticas.
    Irene Lopes – militante desde o início dos anos 80 na secção H em Benfica - garante que viu pagar 25 a 30 euros, em dia de eleições para a distrital e para presidente do partido, nas secções H e Oriental, presididas por Rui Marques e Ismael Ferreira.
    A militante diz que António Preto tem nas diversas secções de voto “amigos ou pessoas em quem confia que lhe disponibilizam votos a nível distrital e até nacional”.
    Segundo Irene Lopes militantes inscrevem pessoas que “não têm nada a ver com o partido nem desejam ser militantes” em troca de empregos nas juntas de freguesia controladas pelo PSD.
    Ou seja, como diz a Sábado, a estratégia de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os seus empregos, garantem a manutenção do poder ao presidente da sua secção conseguindo militantes que votam em quem lhe indicam.
    Quem recebe o emprego tem de inscrever os seus familiares como militantes do partido. “As quotas são pagas e ainda pagam um abonozinho, uma despesa de deslocação para quando vão votar nas secções” pedidas pelo partido, referiu Irene Lopes.
    “À porta da secção H e Oriental há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas” entre 25 e 30 euros, afirmou.
    Aponta os ex-amigos António Preto e Sérgio Lipari, da secção A, de Benfica, de serem coniventes com estes processos ao longo dos anos. E garante que teve 14 militantes fictícios inscritos com a sua morada.
    Várias fontes da Sábado que trabalharam de perto com António Preto confirmaram estes procedimentos.
    A Sábado salienta ainda que em termos estatísticos as principais secções do PSD na distrital de Lisboa duplicaram de militantes com quotas pagas entre 2002 e 2008, sendo que a secção E sextuplicou os filiados…”


    PELOS VISTOS EM LISBOA HÁ UM PRETO A UTILIZAR MÉTODOS obscuros – NÓS POR CÁ TEMOS UM TAL “EU ARDA”.

    Eu arda se não for verdade!

    ResponderExcluir
  28. Agora entendo o Senhor Manuel Forte.
    Agora já o entendi.
    Também quer fazer parte da SANTA ALIANÇA.
    Eu não sabia que era Militante Comunista. Agora percebo as suas intervenções no cravo e na ferradura, de tal forma que ninguém entendia onde estava o Senhor.

    Não tenho nada contra o facto de ser Militante de um dos maiores partidos nacionais. De forma alguma. Podia era ter dito.

    Agora já o entendo.

    E viva a SANTA ALIANÇA PSD-CDS-CDU!

    ResponderExcluir
  29. Aposto que o intocávele o GRANDE SR "f. afonso" tambem esteve lá, normalmente está em todo o lado na Assembleia Municipal, no meio dos turista, outras vezes serve de guia até aos W.C., na candidatura do DR: ORLINDO para contar as cabeças, por isso não acredito que não fosse a aldeia porque ai quase de certeza alguem lhe oferecia uma fatia de presunto ( mas não cortada pelo prof. batista).
    Se gosta de Almeida e do concelho saia em defesa do povo e não se proteja atrás dos anedóticos executores do triste destino.

    ResponderExcluir
  30. nao, nao esteve lá...

    se com 1,84 metros se é grande então não se engana, sou mesmo grande.
    estar em todo lado, nunca fui de comodismos, nem nunca gostei de ficar a espera que os outros fizessem por mim.
    mas, uma coisa, sempre fiz o que quiz e bem me apeteceu, se achasse que tal era bem feito e não é um anónimozito triste que me vai dar moral, tenho que chegue.
    pois é, e fique sabendo, não estive na apresentação de candidatura do dr. orlindo que até admiro e com quem sempre me dei bem, tenho é pena que ele seja acompanhado por gente como o sr. agora falso e covarde NAO SOU, nem nunca serei

    ResponderExcluir
  31. O Sr. Dom Afonso, ainda é dos que acha que os homens se medem aos palmos? Ou, mais deprimente, pelo berço! Um ditado sábio, aconselha-lo-ia : Quanto mais alto estiveres, maior é o tombo!

    ResponderExcluir
  32. Quando parece que o mais alto magistrado da nação, encomenda, via acessores noticias a um jornal para deliberadamente prejudicar o principal adversário do seu partido do coração está tudo perdido.


    Um caso que já era conhecido há 17 meses é muito estranho que só agora venha a publico.

    O PR só tinha que denunciar o caso às entidades competentes e em última estância demitir o governo, se confirmadas tais suspeitas, não podia era ficar sem nada fazer e elegadamente enviar o caso para um orgão de comunicação social.


    Quanto a votos comprados nada me espanta pois em Almeida parece que tambem se angariam votos a troco de empregos na autarquia, pelo menos é o que corre mas quanto a mim mais grave que isto é o recursos a ameaças de despedimento caso não saiam vencedores.

    Temos de fazer de Almeida um exemplo de seriedade e democracia e acabar com estes comportamentos que, se envergonham o país, mais nos envergonham a nós que somos uma comunidade pequena onde todos se conhecem e temos a obrigação de não alimentar este tipo de comportamentos, temos de ter orgulho em quem gere os destinos do nosso concelho e não permitir que os EU ARDA continuem a governar a nossa terra.

    É tempo de sobretudo as gerações mais novas exigirem seriedade e moralidade a quem dirige o nosso concelho.

    Não permitir esquemas "manhosos" na nossa terra.

    ResponderExcluir