23 setembro, 2009

QUE TURISMO PARA ALMEIDA?

Aparecem com regularidade nas caixas de correio do grande Porto, e certamente por todo o lado pois se trata uma agência de viagens com venda directa, um folheto de divulgação de excursões turísticas. A vários destinos de Portugal e Espanha, mas também a outros pontos badalados de turismo massificado espalhados pelo mundo.



Numa das faces do folheto (sempre com 2 propostas diferentes), chama a atenção o convite para uma visita a Almeida - “VENHA CONHECER: ALMEIDA – 1 DIA”. Apresentada como uma “Imperdível!!! aldeia histórica”, consulto o verso para ver o programa e as condições: em várias datas diferentes, como se pode verificar, o conteúdo é sempre o mesmo.



Depois de uma viagem de autocarro, um pequeno-almoço já incluído num restaurante não especificado, com apresentações publicitárias da própria agência. O segundo parágrafo refere que “Depois de almoço” se fará uma “VISITA À BELÍSSIMA LOCALIDADE DE ALMEIDA”. “Localidade?” Aí detenho mais a atenção: começa na “Agência de Turismo” (???), passa pela Câmara Municipal, Centro de Estudos (de quê???), Picadeiro Del-Rey, Roda dos Expostos (como sabemos, normalmente fechada), “Casamantas” (CASAMANTAS??? – Não deve ser uma venda “mantas”… Deve, com certeza, referir-se às “Casamatas”! Terá alguma coisa a ver com a recente retirada de “mantas” da cobertura? E, sem falar na Porta Nova (que não parece merecer a pena…), vai-se às Portas Duplas de Santo António, onde prometem que “assistiremos a um vídeo que conta a história da aldeia”. A “história da aldeia”??? Repare-se, com minúscula(!) não é, de certeza, a História da importância da Fortaleza de Almeida já que nem fala desta em lado nenhum… nem nada que se pareça com o seu papel como Praça-Forte na História de Portugal. É uma “aldeia histórica”, seja lá o que isso for…
Há finalmente tempo livre para provar “a ginja - bebida típica da região” (vá lá, não incluída…) e logo“Regresso a casa”.





Com um programa destes, constantemente repartido por autocarros, em datas diferentes, compreende-se melhor os apregoados números das estatísticas sobre visitantes a Almeida, o orgulho, inchado mas balofo, dos defensores dos magotes que se vêem pelas ruas e nas muralhas, bem como a razão porque vejo sempre os comerciantes de Almeida com a cabeça na mão: o município, aparentemente, oferece tudo. E só sobra o tempo de usar os sanitários.

Ligo para a agência para saber se o almoço é já em Almeida. Não. Em Celorico da Beira. Afinal, nem sequer um dia dura a visita a Almeida. Apenas uma tarde. A do 25 de Setembro de 2009 já está esgotada. Não admira. 11,90 Euros, “o melhor preço do mercado”, com tudo incluído – e ainda se tem direito a uma “linda prenda”!

- Quem resiste ao semelhante? Como é que Almeida sai assim promovida? Quem ganha com isto?
A assim “manter o rumo”, se Almeida conseguir a ambicionada classificação como Património da Humanidade pela UNESCO, que mais estaremos para ver? Irónico é que ainda se encoste a este rumo o slogan “agir com verdade”!
Venham lá com estatísticas…

Maria Clarinda Moreira

27 comentários:

  1. lá está, a máxima de que se chove a culpa é do batista, se não chove é do batista a culpa.... como estamos a mudar de estação, deve ser o batista o culpado também...

    por favor!!!! estas considerações até metem dó, mais ainda por estar bem identicado quem assim MAL (concordo plenamente) promove almeida.

    não vá por aí, agora concordo, algo tem que ser feito.

    f.afonso

    ResponderExcluir
  2. Manuel Norberto Baptista Forte23 de setembro de 2009 às 09:16

    Bom dia.
    Fazer turismo jamais será em qualquer parte de Portugal, e nomeadamente no Concelho de Almeida, fazê-lo como o folheto apresenta, porque como diz e muito bem a autora do comentário, nem a Vila nem o resto do Concelho assim saem promovidos. Quem ganha com tal? Os organizadores das excursões, e os promotores de vendas, e vá lá os restaurantes onde fôr o almoço; o destino anunciado é um mero entreposto, de paragem ou ... passagem. "Agir com verdade" no Turismo Almeidense numa óptica sustentável era quanto a mim fazer aligação à delidcadez ada paisagem, à cultura das nossas Aldeias, suas gentes e Patrimínio, haver mais divulgação do turismo de habitação, mais conservação do Património, e fazer-se adequadamente até na net a sua divulgação, visitas guiadas aos mais recônditos locais do nosso Concelho (aqui o Executivo Camrário, tem papel fundamental, na formulação de adequados roteiros), divulgar a gastronomia com informação detalhada, revitalizar o comércio das Vilas de Almeida e Vilar Formosos (nomeadamente), divulgar mais e com informação adequada a hotelaria, programas culturais (para quem tem um Auditório Municipal, um Multiusos, um CEAMA, duas Piscinas), muita coisa em termos de turismo se deveria fazer no Municipio de Almeida.
    Fazer turismo implica alguma consciência, mas também é viajar devagar e viver experiências mais ricas, ou outras experiências.
    Creio que neste campo como em muitos outros mais, falta fazer quase tudo no Concelho de Almeida.

    ResponderExcluir
  3. “…A partir de sexta-feira António Preto tem o seu mandato na Assembleia da República suspenso.
    Esta decisão acontece a pedido do próprio deputado do PSD, que solicitou à Assembleia a suspensão do mandato a partir de 25 de Setembro, cerca de um mês antes do início do julgamento do processo conhecido como o "caso da mala".
    António Preto está acusado de falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada, em co-autoria, num processo que irá começar a ser julgado a 27 de Outubro.
    Em causa estão 150 mil euros que o deputado terá alegadamente recebido em envelopes e malas, de empresários da construção civil. Tudo aconteceu em 2002, quando se estava em plena campanha das eleições para a liderança da distrital do PSD de Lisboa, que António Preto venceu.
    António Preto justificou esta quantia através de um contrato de prestações de serviços de advocacia, elaborado posteriormente à emissão dos recibos, algo que o juiz considerou como uma falsificação.
    Segundo a acusação, o dirigente social-democrata e os dois empresários também causaram um prejuízo ao Estado de mais de 37 mil euros.
    De salientar que a decisão de integrar António Preto na lista do PSD por Lisboa para as eleições legislativas do próximo domingo, motivou duras críticas a Manuela Ferreira Leite, quer dentro quer fora do partido…”

    O meu comentário: Este é o PSD que diz que são todos uns santos, são todos gente com uma moral imaculada, é tudo gente de moral que lhes permite criticar seja quem for.

    Desafio os leitores deste magnifico blog a tentarem fazer um paralelismo com as eleições autárquicas. Ou então que examinem bem os nomes que estão com Orlindo Vicente e tirem as devidas conclusões. Chegou o momento da verdade. Quem tem moral e quem não tem. Vamos a isso!

    Artur

    ResponderExcluir
  4. “…A luta pelo controlo da distrital de Lisboa do PSD e até pela liderança nacional do partido passou pela compra de votos a 25 e 30 euros, denunciou a militante Irene Lopes, que dá a cara num vídeo disponível no site da revista Sábado.
    Segundo a social-democrata, o esquema de angariação e compra de votos passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia. Como contrapartida, estes são obrigados a inscrever os seus familiares no PSD e a recrutar novos militantes, prometendo dinheiro a troco de votos nas eleições internas do partido.
    «À porta da secção H e Oriental [de Lisboa] há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas», conta Irene Lopes, que fala de valores de 25 a 30 euros.
    A militante confessa que teve «14 militantes» inscritos na sua morada, e adianta que os bairros sociais são um dos principais alvos de angariação de votos.
    «São pessoas que não têm nada a ver com o partido nem desejam ser militantes», afirma.
    Irene Lopes acusa directamente António Preto e Sérgio Lipari de organizarem a operação, que dura há vários anos. Também Helena Lopes da Costa é implicada na fraude eleitoral por outras fontes do partido.
    A Sábado afirma mesmo que o número de militantes com cotas pagas «duplicou» nas principais secções do PSD de Lisboa, tendo o valor «sextuplicado» na secção E.
    Os visados desmentem todos os factos à revista. António Preto e Helena Lopes da Costa foram escolhidos por Manuela Ferreira Leite para a lista de Lisboa à Assembleia da República…”

    SOL

    MEU COMENTÁRIO: Onde é que eu já vi isto? Não houve um “assalto” ao poder aqui à 3 ou 4 anos, com algumas semelhanças e até no mesmo partido? Se bem me lembro, esse “assalto” foi perpetrado por um grupo de pessoas que nem militantes eram do dito partido e completamente estranhos ao mesmo?

    Não será caso para se dizer que “quem sai aos seus, não degenera?”.
    É esta a doutrina e os princípios do PSD, de Norte a Sul do País e, infelizmente, até na nossa região.

    Artur

    ResponderExcluir
  5. Caro Manuel Forte,

    concordo plenamente com as suas considerações e, sei que algo está já a ser feito, nomeadamente com a promoção de almeida em feiras da especialidade (turismo), tanto em Portugal como em Espanha.
    Óbvio que se requer muito mais, óbvio que o Municipio tem que ter um papel fulcral na promoção mas, imputar toda e qualquer acção individual ou colectiva que seja tomada com o objectivo de lucro, ainda mais por estas empresas tipo terra nostra ou lá como se chama.... julgo que não se pode pôr o capote onde se quer só pelo facto de usarem o nome almeida, afinal de contas AS PORTAS ESTAO ABERTAS A TODOS e CADA QUAL ENTRA NELAS COMO QUER.

    f.afonso

    PS: mesmo assim, julgo que venha quem vier, da forma que vier, terá de ser SEMPRE bem recebido porque mais que o valor patrimonial, o valor humano de almeida é o trunfo principal que se pode oferecer.

    PS 2: o PENT prevê e coloca o touring como um dos vectores em que deve apostar-se. o que fazer então com os seguidores desta vertente do turismo? -para já agrada-me vêr no programa do prof. batista a criação de um parque de caravanismo como proposta.... talvez sinais dos tempos e de que afinal até percebem alguma coisita disto...

    ResponderExcluir
  6. Achei muita piada ao Senhor Baptista Ribeiro quando afirma, durante o debate na Rádio com o Dr. Orlindo Vicente, que é um homem com muita experiência. Mas que experiência?
    A que experiência se estará a referir concretamente?
    A administração autárquica?
    Em gestão? Gestão de quê? De empresas?
    Experiência em gestão de recursos humanos?
    Por ventura sabe o que é gerir uma empresa privada?
    Por ventura sabe o que é arranjar dinheiro para pagar os salários do pessoal no final do mês?
    Por acaso sabe o que é fazer um orçamento para se ganhar uma obra qualquer quando os preços do mercado estão pela hora da morte?
    Por acaso saberá o que é micro ou macro economia?
    O Senhor nunca mais faça essa afirmação pois só fica no ridículo.
    O Senhor não tem nem experiência, nem formação literária ou profissional para gerir uma empresa como a Câmara Municipal de Almeida.
    Já viu o desastre que está a ser a Empresa Municipalista?
    Já reparou que esta empresa municipalista está em falência técnica. Retire-lhe as injecções de dinheiro que a Câmara lhe oferece e veja o resultado que dá.
    Então a sua experiência quer dizer gerir uma empresa que não é auto-suficiente?
    Que não consegue viver com os seus próprios recursos? Que não consegue gerar receitas?

    Ó Senhor Baptista Ribeiro!
    Quando é que deixará de olhar para o seu próprio umbigo?
    Só Ele é que sabe.
    Só Ele é que tem experiência.
    Só Ele é que pode.
    Só ele é que faz.
    Ele é o único.
    Mas o Senhor está mesmo convencido disso?

    Olhe, Senhor Baptista: Eu penso que será ELE mesmo que o vai derrotar.

    Vai uma aposta?

    ResponderExcluir
  7. Senhor Presidente e Senhor José Alberto.

    Vamos lá falar como deve ser.

    Onde está o Bairro Social para alojar os habitantes do Bairro da Lata do Arrabalde de S.Francisco?
    O Senhor Baptista já há 16 anos que nos anda a prometer isto. Quatro em quatro anos o Senhor Baptista vem aqui a minha casa prometer-nos sempre o mesmo. O Bairro Social.
    Nas últimas eleições, cá voltou o Senhor Baptista e até o Dr. Costa Reis. Para quê?
    Para nos mentirem outra vez.
    Ora bem.
    Não vão mentir outra vez.
    Peço-lhes que nem sequer ponham os pés em minha casa, porque eu não vou admitir que me mintam outra vez.
    O Senhor José Alberto que nem tente pôr aqui os pés.

    O Arrabalde S. Francisco desta vez não vota nos Senhores.
    ESQUEÇAM O ARRABALDE S.FRANCISCO.
    Poupam tempo na vossa campanha.
    Aqui não mentem mais.
    Nem mais um voto vão ter do Arrabalde de S. Francisco.

    Vão mentir para outros lados.
    Eu nem vos quero ouvir.
    Chega.

    ResponderExcluir
  8. sr. f. afonso,

    Há já uns tempos que venho a este blog e sempre o encontro como um dos primeiros se não o primeiro a cair em cima dos articulistas, mas incapaz de dizer qulaquer coisa de jeito sobre o conteúdo em debate ou algo de válido sobre aquilo que preocupa a sério os almeidenses..

    Já todos percebemos que lhe deram um lugar elegível na futura assembleia municipal para ser mais um dos"yesmen" do actual aparelho, e que está a fazer os possíveis para provar que essa escolha foi acertada mas quanto mais o senhor abre a boca, mais se enterra.

    ó homem, então não é capaz de ver o óbvio? Já se sabe que as portas de Almeida estão abertas a todos, mas o que está em causa é a necessidade de promover um tursimo que deixe algum benefício económico e não apenas lixo. Então acha que o parque de caravanismo ou feiras promocionais são suficientes para mostrar que o prof. batista percebe "alguma coisita disto" não é? Pois tá-se mesmo a ver!... E então o Zé Beto como vereador da cultura é que percebe a pacotes... Não me diga que a câmara organisa todo aquele programa sem ele saber do que se está a passar. Se não sabe, devia saber que é a sua obrigação, para isso é que lhe pagamos nós!! “sinais dos tempos" é se Almeida não muda mesmo de rumo!. Caia na real e acorde pra vida, o atraso deste concelho e não apenas de Almeida vila deve-se ao arrastar destas incompetências, ano apos ano... Se é mais disto que vai fazer como membro da assembleia, realmente escolheram bem...

    ResponderExcluir
  9. NO BLOG SIMPLEX - A POLITICA DE VERDADE

    asfixia democrática na justiça
    Por Porfírio Silva | Quarta-feira, 23 Setembro , 2009, 12:23


    Como já foi noticiado, Paulo Mota Pinto, um nome do comando-geral do PPD/PSD, que até tinha obrigação de decência por ser quem é, criticou as alegadas pressões de dirigentes do PS sobre a magistratura. Estaria em causa que membros do Conselho Superior da Magistratura, indicados pelo PS, questionassem que o juiz Rui Teixeira tivesse a nota máxima na respectiva avaliação. O ponto estava - e bem - em que essa nota máxima poderia não ser correcta se se verificasse que outros tribunais mostraram, ao decidir casos subsequentes, que o trabalho de Rui Teixeira tivera falhas importantes. Avaliação é isso mesmo - mas alguns acham que qualquer pessoa que tenha prejudicado um dirigente do PS tem direito, daí para a frente, a estar acima de qualquer avaliação e a seguir numa passadeira vermelha de veludo. E quando assim não seja - são "pressões" e "asfixia democrática" e um chuveirinho de disparates.
    Ora, mais uma vez, estamos perante um disparate deste PSD à moda de MFL.
    Como entretanto foi amplamente noticiado: a suspensão da avaliação de Rui Teixeira foi proposta por Laborinho Lúcio. Laborinho Lúcio, para quem não se lembra, foi ministro da Justiça de Cavaco Silva e está nomeado pelo actual Presidente da República para o Conselho Superior da Magistratura. E a sua proposta foi aprovada por esmagadora maioria desse órgão.
    Esta é a consistência da campanha do PSD sobre a asfixia democrática. Só tolices. Injúrias. Falta de sentido da responsabilidade. Pressões sobre todo e qualquer órgão da República apenas para tentar lançar poeira sobre a paisagem e lama sobre o PS.
    Pode gente desta chegar ao governo de Portugal?

    ResponderExcluir
  10. desculpem a simples questão... onde e por quem é que está assinado que a câmara promove aquele tipo de excursionismo quase primário?
    quer que lhe faça um desenho do que escrevi?
    francamente... quando se cai no dizer por dizer é muito mau.
    Já agora o caravanismo como o senhor o apelida, trata-se de touring para o turismo nacional e, no PENT (não é aquele que se passa no cabelo) que os orgãos governamentais centrais defendem e tutelam, está numa das primeiras apostas e recomndações a ser feitas para o turismo do centro (sabe o que isso é? -se calhar na câmara de almeida sabem....hum...)
    mas, quando a inteligencia apenas nos consegue transportar para simples boys que se poem ao serviço de suas majestades, para quê mais conversa.... não vai chegar la....
    no que toca a ser eleito para a assembleia, fui convidado e sim aceitei sem qualquer contrapartida, por acreditar nas pessoas e nos projectos e, porque a visão, a simples visão, vai mais além e, prepare-se então para me ouvir opinar muitas vezes desta
    ...quando alguém vem pôr em questão aquilo que está assumido como estratégias básicas, repito BÀSICAS, da promoção.... que dizer.
    e de uma vez por todas assumam-se, assinem, têm medo do quê?

    f.afonso

    já agora PENT é o Plano de Estratégia Nacional de Turismo, para o caso.

    ResponderExcluir
  11. “…A passagem de José Sócrates pela Beira Alta terminou com um comício em Viseu. Numa noite de intervenções mais breves do que o habitual, o discurso mais incisivo nas críticas ao PSD foi o de José Junqueiro. O cabeça-de-lista pelo distrito citou um texto de Salazar sobre «política de verdade», leu um despacho do tempo de Manuela Ferreira Leite como ministra da Educação, que impedia os funcionários de prestarem declarações à imprensa, sem autorização prévia da tutela, e exigiu uma desculpa à líder do PSD por causa da polémica das escutas a Belém, que classificou como uma «combinata»…”

    “…Pacheco Pereira considera que o Presidente da República interferiu na campanha eleitoral ao falar «através da demissão» de Fernando Lima. Manuela Ferreira Leite afirmou esta manhã que o afastamento do assessor não prejudicava a campanha, apesar disso, um dos seus principais conselheiros diz que Cavaco Silva «já está inevitavelmente comprometido» com o resultado das eleições…”


    “…Eu acho que tinha sido escusado dar esta ajudinha ao Partido Socialista. Lembro-me de uma ajuda semelhante que foi dada, no tempo do Dr. Fernando Nogueira, ao PS, e recordo uma outra ajuda que foi dada, no tempo do Dr. Santana Lopes, ao Partido Socialista. Agora é mais uma ajuda dada ao PS. Mesmo assim, penso que ajuda não vai chegar, mas era desnecessária» , reiterou o ex-presidente do partido social-democrata e autarca de Gaia.
    Luis Filipe Meneses
    …”

    Este é o PSD que quer ir para o Governo?
    Este é um partido desarrumado, onde existe só compadrio e interesses particulares.
    Este é o PSD Nacional.
    Este é o PSD no Concelho de Almeida: só interesses particulares, invejas, compadrios, compras de votos. Chegou a hora da verdade, Senhor Baptista Ribeiro e não vale de nada inaugurar obras que não são suas. São de Costa Reis. Desafio-o a contradizer-me. Não vale de nada este meu desafio porque Baptista Ribeiro não lê blogs, não gosta de blogs ou não sabe ter blogs.

    ResponderExcluir
  12. “…O barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico indica, hoje dia 24-09-2009:

    Desfeito o empate do início do mês, o PS distancia-se do PSD, e regista agora, a quatro dias das eleições, 40 por cento das intenções de voto, contra os 31,6 por cento dos social-democratas que estão em queda ligeira.
    O Bloco de Esquerda registou um tombo dos 16 para os actuais 9 por cento, mas mantem-se ainda como a terceira força política…”

    Isto só prova que o eleitorado português não é burro e vai dar de novo a maioria absoluta ao Partido Socialista.

    E para as eleições autárquicas o eleitorado do Concelho de Almeida vai provar também ao Senhor Baptista Ribeiro e ao seu Vereador Substituto José Alberto que também não é burro e vai votar Orlindo Vicente, apesar das festas, festinhas e inaugurações e pedras à última da hora para ludibriar tolos.

    ResponderExcluir
  13. ACTA Nº 19 – REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMEIDA
    01-SETEMBRO-2009

    “… O Senhor Vereador Dr. Carlos Maia Pereira, pediu o seguinte esclarecimento:
    Tendo sido anunciado o evento pela Junta de Freguesia de Almeida, em que era conferenciado o Dr. Moutinho Borges, através da afixação de pequenos cartazes, com o beneplácito da Câmara Municipal foi – a 48 horas do evento – comunicado à Junta de Freguesia de Almeida, que o espaço cedido estava interdito para os fins combinados, com o argumento de que o conferencista não concordou com o nome atribuído à Biblioteca Dra. Natércia Ruivo e no referido cartaz apenas constar o nome de Biblioteca Municipal de Almeida.
    Ora, é público e notório que é esse nome que consta no frontispício da Biblioteca e apenas resta como argumento a divergência de opinião, que como é sabido, é contrária à do Executivo Municipal, corporizando assim uma mera perseguição ao palestrante por divergência de opinião, o que manifestamente é uma atitude discricionária e antidemocrática.
    Pelo exposto, manifesto a mais veemente reprovação de tal atitude.
    O executivo não é dono do património Municipal, apenas o gestor passageiro….”

    Que este executivo era prepotente, já todos sabíamos.
    Que este executivo era anti-democrático, também já todos sabíamos.
    Que este executivo persegue quem dele discorda, está mais que provado.
    Que este executivo utiliza os bens públicos como se tratasse da sua própria quinta, também é verdade.
    Mas que por ali existe também um défice de inteligência causa-me espanto.
    Quem passar pela Biblioteca de Almeida, verá em letras garrafais a frase “BIBLIOTECA MUNICIPAL”, ou não? Então num cartaz publicitário, num cartaz a indicar ao público em geral onde se realiza os eventos de forma a facilitar a localização do mesmo, vai-se colocar o quê?

    Tenham paciência, esta na hora destes senhores serem afastados do poder autárquico.
    São umas atrás de outras.

    ResponderExcluir
  14. O curioso!
    Tenho andado a pensar numa coisa que me deixa intrigado, melhor dizendo duas: a primeira é sobre os cartazes divulgando a candidatura de almeida a património da humanidade! Quem pagou o cartaz?! A autarquia (todos nós) ou a coligação que se candidata às próximas eleições?! Estão já a ver o motivo da minha curiosidade?!
    A outra coisa é uma interrogação que teima e persiste! Olhando para a foto onde se encontram os candidatos à assembleia de freguesia de almeida interrogo-me: estes são os prometido aos próximos empregos camarários?! Sim, porque os outros já “entraram…”

    ResponderExcluir
  15. O curioso!
    Tenho andado a pensar numa coisa que me deixa intrigado, melhor dizendo duas: a primeira é sobre os cartazes divulgando a candidatura de almeida a património da humanidade! Quem pagou o cartaz?! A autarquia (todos nós) ou a coligação que se candidata às próximas eleições?! Estão já a ver o motivo da minha curiosidade?!
    A outra coisa é uma interrogação que teima e persiste! Olhando para a foto onde se encontram os candidatos à assembleia de freguesia de almeida interrogo-me: estes são os prometido aos próximos empregos camarários?! Sim, porque os outros já “entraram…”

    ResponderExcluir
  16. Se foi atribuido o nome da Dra. Natércia Ruivo, à Biblioteca, só tem que ser mencionado em todos os cartazes, por isso deixando o Sr. Moutinho de concordar ou não (por pura inveja e demonstranndo uma enorme ingratidão perante a Dra. Natércia que o colocou no Turismo e o tirou do anonimato), tinha que colocar lá o seu nome... por isso, concordo com a decisão que foi tomada . Mas "rei morto, rei posto", infelizmente é o epsnamento que domina na maioria dos almeidenses.

    ResponderExcluir
  17. Ó meu caro amigo.
    Você não entendeu ou não quis entender.
    Eu também concordo com o nome da saudosa Dra. Natércia para a Biblioteca Municipal.
    O que pensa o Dr. Moutinho Borges é lá com ele.
    É claro que o nome que está em plena fachada da na Biblioteca de Almeida é BIBLIOTECA MUNICIPAL.
    Ou não é?
    Passe por lá e logo verá o que está lá escrito na fachada e procure pelo nome da Dra. Natércia.
    Quem não sabe que a dita se chama Dra. Natércia Ruivo, e vai à procura o que encontra?

    Ainda não entendeu?

    Por outro lado, o Dr. Moutinho Borges por discordar vai ser excomungado? Ou quer que seja preso? Ou que quer que lhe façam o quê?


    Esses princípios são princípios ditatoriais e fascistas, e portanto se mesmo assim não entendeu, só tem que fazer uma coisa: vote em Baptista Ribeiro e ficará bem acompanhado.

    ResponderExcluir
  18. ...Calma a todos e um pouco de ponderação,pois de outro modo ninguém se entende.
    ...De facto o Doutor Moutinho Borges, ao que parece,não esteve ou não está de acordo que a biblioteca municipal tenha o nome da Drª Natércia. Isso, contudo, é a sua opinião que,embora muitos de nós acharmos o contrário,teremos de respeitar. Agora, o que não se compreende é vedar-lhe a possbilidade de efectuar uma conferência na biblioteca só por não estar de acordo com a atribuição do nome da antiga vereadora. Isso não lembra o diabo, mas foi o que parece que se passou por parte do Executivo da Câmara Municipal de Almeida, proibindo a tal conferência nas instalações da biblioteca, tendo aquela sido realizada na Igreja da Misericórdia.
    Transcudano

    ResponderExcluir
  19. Não estando em causa o nome dado à biblioteca, pois isso pouco interessa, o grave nesta questão é os actuais autarcas disporem dos equipamentos publicos como de bens próprios se tratasse.

    Ele podem ceder os seus pretences a quem muito bem entenderem, que a nós não nos diz respeito.

    A cedência de equipamentos do municipio já é coisa bem diferente.

    Segundo percebi já tinham cedido a Biblioteca à Junta de Freguesia, para esta aí realizar uma colóquio, vindo depois proibir a realização do evento naquele espaço, nomeadamente por o palestrante não ter concordado com suas Exªs quanto ao nome.

    Isto é prepotência, isto é arrogância.

    Este parimónio não é deles.

    Eles não podem tomar decisões a favor ou contra, conforme são seus apoiantes ou não.

    Mas também não é de admirar.

    O PSD exclui Passos Coelho da lista de deputados por ter sido seu oponente à direcção do partido.

    Ainda falam em asfixia democrática.

    Ora aqui temos dois exemplos: um local e um nacional

    É por atitudes deste tipo que devemos votar no Dr. Orlindo

    ResponderExcluir
  20. Maria Clarinda Moreira25 de setembro de 2009 às 11:46

    Todo este imbróglio sobre agora ter ou não ter o nome da Dra. Maria Natércia Ruivo na Biblioteca num cartaz se deve ao próprio executivo camarário que, não obstante o espectáculo de elogios na inauguração, não quis explicitamente assumir o seu nome no exterior do edifício, nem sequer na placa inaugurativa, como salientei no momento. Isto, em total desrespeito pela opinião dos almeidenses anteriormente expressa na massiva recolha de assinatura por todo o concelho, que deixavam bem clara a vontade de homenagear a sua conterrânea e antiga Vereadora da Cultura (com maiúsculas!).
    Essa atitude, de pouca memória, foi para agradar a quem?

    ResponderExcluir
  21. Maria Clarinda Moreira25 de setembro de 2009 às 12:15

    Ó sr. Afonso, quer fazer de parvo a quem??
    Pensa que a CMA é tão burra que ia pôr o nome chapado naquele “excursionismo primário”, como lhe chama? Não vê que o que está aqui em causa é a mesma saber que desse excursionismo e se limitar a encher-lhes o programa? Leia bem o que lá está! Não vê os chouriços todos cheios à custa de coisas que envolvem as instalações e os serviços da CMA? Julga que essas visitas não são agendadas e marcadas consoante a disponibilidade desses mesmos serviços? Onde está acautelada a promoção de uma imagem de qualidade, quando nem sequer se verifica se existe correcção nos nomes dos espaços e do próprio programa de acolhimento? “Casamantas?”, “história da aldeia”???
    Ah claro, saber disso não é com a CMA, mas apregoar estatísticas quando sabe que estão baseadas num falso pressuposto de sucesso, já conta!!!

    E não me venha falar de “simples boys que se poem ao serviço de suas majestades”. Ponha-se à frente de um espelho: o sr. é que responde a um anónimo com uma terminologia de “parque de caravanismo” e depois de pedir informações ao “boss” vem dizer que o interlocutor é que “o apelida” de ”caravanismo”, usando logo a seguir outra de “PENT”, armado em chico-esperto, muito ciente, a julgar que está a falar para uma plateia de analfabetos. Tenha vergonha!

    ResponderExcluir
  22. Este DOM AFONSO, ainda vai chegar a VII. Parece que é herdeiro do Dom Afonso VI. Ao que parece era maluquinho. E viva a Monarquia e a meia dúzia de iluminados (ELE é um deles)e os servos da gleba se não quiserem servir mudem-se! ELES até têm bom ordenado, aposentação dourada, e vê-se que passam noites sem dormir... não a pensar em resolver problemas, mas sim, como hão-de lixar mais o desgraçado do contribuinte, ou talvez por causa das ressacas ... Elas não matam mais moem. Por isso "antes quero burro que me transporte que cavalo que me derrube". Desculpe o coice Sr. DOM Afonso, iluminado por ELE e ao que parece promitente servidor à procura de alguma migalha do exiguo orçamento
    Seu servo, esperando liberdade ... bem merecemos.

    ResponderExcluir
  23. Ouvi com a máxima atenção o debate que a Rádio Altitude organizou com os candidatos à Câmara Municipal de Almeida.
    De lamentar que o representante da CDU ou PCP, não tivesse comparecido, demonstrando assim o pouco respeito que lhe merecem os eleitores do nosso concelho.
    É que chegado ao último dia e informar que não podia comparecer, é no mínimo desprestigiante ou então leva-nos a pensar que o conhecimento da realidade do concelho é muito fraca até pelo pouco tempo que lhe tem dedicado ao longo dos anos.

    Os dois elementos que acabaram por esgotar o tempo de antena, em representação do PS e PSD, mostraram ser conhecedores da real situação em que o concelho se encontra.
    O debate em geral, merece-me muitos reparos pelo facto de ter ouvido muita inverdade.
    Ao representante da oposição, pelo facto de ser oposição, nem que queiramos não lhe podemos apontar erros uma vez que soube e muito bem definir a sua posição enquanto candidato já há dois actos eleitorais. Analisando os programas apresentados na altura, verificamos que alguns dos pontos foram aproveitados pelo poder instituído.
    Em relação ao candidato do PSD, devo dizer que me desiludiu.
    Sei que esta minha afirmação pode ser considerada polémica e tendenciosa.
    Mas posso afirmar que nas últimas eleições e nas anteriores votei PSD.
    Não me parece que também seja este o espaço para debater com minúcia.
    Fiquei sem saber se o moderador do programa era a favor do candidato do PSD, estava distraído ou então desconhece completamente a realidade do nosso concelho.
    Perguntou a determinada altura quais foram as obras feitas neste mandato.
    Respondeu-lhe o ainda Presidente da Câmara Batista Ribeiro, de que tinha feito o pavilhão multiusos de Vilar Formoso, a biblioteca municipal, obras na Fonte Santa, o museu histórico, o protocolo com as Freguesias para realização de obras nas mesmas e muitas outras coisas, além de as terem também dotado de água e saneamento.
    Sendo eu um habitante de longa data neste concelho, todas as obras enunciadas pelo Presidente Batista Ribeiro, foram em mandatos anteriores e algumas das acabadas agora, ainda vinha de trás, como o caso da Fonte Santa.
    Acreditando no que o Presidente Batista Ribeiro afirmou, de que tinham gasto neste mandato qualquer coisa como 40 milhões de euros. Eu questiono-me, onde? É que obras de vulto não vi nenhuma, inclusivamente algumas de pequena monta, nalgumas freguesias do concelho.
    Também não acredito que nas festas realizadas foi gasto tanto dinheiro. Como ainda vamos ouvindo falar de que nas últimas contas apresentadas falta o justificativo para 240 mil euros, então será que anda tudo numa salgalhada que ninguém se entende?
    E o que diz disto tudo aquele que foi responsável máximo pela autarquia durante mais de uma década e ainda hoje faz parte do grupo responsável?
    Para mim, traduz-se numa incompreensão e pior ainda, numa desilusão.
    Ainda haverá alguém que leve a mal, que queiramos mudanças?
    Por favor..........

    ResponderExcluir
  24. Ao sr Jorge Raimundo.

    Partilho totalmente do seu pensamento.
    Termina com uma pergunta. Pessolamente devo dizer-lhe que também fui apoiante nos mandatos anteriores do PSD. Hoje tenho muitas dúvidas e uma certeza. Não lhes vou dar o meu voto nem os da minha família.
    É inadmissível que alguém com responsabilidades, se digne estar a proceder a actos de pressão e vexame a terceiros, só porque alguém que sempre o defendeu e apoiou, agora decidiu alterar a sua liberdade de pensamento.
    Já lhe ouvi chamar "traição".

    TRAIÇÃO é um acto ou efeito de trair.
    Trair, significa não cumprir, falsear.
    Pergunto, quem é que não cumpriu ou quem é que falseou?
    Pergunto, quem é que prometeu alterações a muitas coisas e não as concretizou?
    Pergunto, quem é que prometeu lugares e faltou à palavra?

    Quando se define alguém como traidor, é preciso ter os pés muito bem assentes em terra e saber que ninguém nos pode, sobe qualquer pretexto, devolver a palavra.
    Ainda é cedo para falarmos em certos e determinados assuntos. A seu tempo.

    Mas já agora, permitam-me pensar alto, e perguntar se àquele a que hoje apelidam de traidor e se mostram tão ofendidos com o assumir da sua posição, ontem, que é como quem diz à uns anos atrás, foram Eles próprios que o convidaram a sair de apoiante de uma determinada força política para se lhe juntar. Nessa altura essa pessoa não foi considerado um traidor.
    Foi recebido de braços abertos e como um herói.

    É preciso ter muita má formação familiar, e assumir-se como um metazoário para opinar assim.
    A desilusão é mais que muita.
    A incompreensão é enorme.
    O desapontamento é muito grande.
    A decepção é total.

    Permita-me sr. Raimundo usar as suas palavras e de novo perguntar se ainda haverá alguém que leve a mal que se pretendam mudanças.
    Por favor........

    ResponderExcluir
  25. Como Vilarformosense só pergunto que obras foram feitas nesta Vila?
    O jardim junto à casa do Padre Ezequiel está naquele estado desde as últimas eleições. Porquê?
    Porque perderam a Junta de Freguesia?
    Nem sequer respeitaram a pessoa que ofereceu o terreno para esse fim. Pouca vergonha.
    Agora a quinze dias das eleições vêm com placards de realização de obra no passeio desde a escola secundária até à ponre do caminho de ferro. Para quê? Para lhes darmos votos? É preciso não ter mesmo vergonha.
    Estão a chamar-nos parvos ou burros?

    ResponderExcluir
  26. Eu, tenho vergonha de cada vez que passo em Vilar Formoso ter de tapar o nariz. O cheiro pestilento que envolve Vilar Formoso Povo até à fronteira é uma vergonha nossa.
    Ponham os patins a Batista Ribeiro, José Alberto E não sei quê dos quantos, Machado, e que Orlindo Vicente resolva este assunto de um,a vez por todas! Por favor!

    ResponderExcluir
  27. EM DEFESA DA CULTURA
    «Depois da enchente de visitantes à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, que abriu portas em Novembro do ano passado, o número de utilizadores cifra-se agora numa média de 6500 por mês. Um número que satisfaz a autarquia, que considera também o horário de funcionamento da Biblioteca, aberta à hora de almoço e aos sábados, como um atractivo deste espaço.» (Jornal Nova Guarda)
    A maioria dos habitantes do concelho de Almeida trabalha, tal como os restantes portugueses, de segunda a sexta-feira. Fora deste parâmetro estão os reformados e alguns profissionais liberais. Até as crianças e jovens têm a semana ocupada. Naturalmente as férias são uma escapadela a esta rotina. Vem isto a propósito da Biblioteca Municipal de Almeida,que encerra ao Sábado e Domingo. Logo naqueles dias em que a maioria dos habitantes do concelho de Almeida, do mesmo modo que os portugueses em geral, têm mais disponibilidade para poder frequentar espaços culturais como uma Biblioteca!Interrogo-me, afinal esta infra-estrutura tão desejada e potencialmente tão importante para o desenvolvimento cultural de Almeida não podia estar aberta ao público no sábado? Tem de haver estratégia na gestão municipal destes recursos. Vai ser difícil ao cidadão da própria vila ter disponibilidade para ir à Biblioteca, ao cidadão que vive fora da vila de Almeida, que precisa de se deslocar até Almeida de transporte público ou próprio, vai ser dificílimo. Não, assim não vamos promover hábitos culturais, não vamos ao encontro das necessidades culturais, não vamos ao encontro do objectivo de uma Biblioteca Municipal. Urge repensar esta situação. Urge olhar com atenção para, como refere a notícia do Jornal Nova Guarda, o exemplo da cidade da Guarda. Não custa nada. Não é manter o rumo como «Eles» dizem É MUDAR DE RUMO...é dar a vez a quem tem uma estratégia de desenvolvimento e acredita em Almeida!

    ResponderExcluir