17 setembro, 2009

BEM PREGA FREI TOMÁS...



O que é o “património mundial”?

A propósito da candidatura de Almeida a Património Mundial da Humanidade, vale a pena perguntar: saberá uma parte significativa dos cidadãos, e os almeidenses em particular, o que significa pertencer ao património mundial da UNESCO? Alguém lhes explicou o que isso é, as suas vantagens e as suas exigências/obrigações? Houve debate público ANTES do dossier de candidatura ser apresentado? Que eu tenha conhecimento, uma vez mais, a decisão ficou reservada aos denominados “qualificados técnicos”, que elaboraram o referido dossier, e aos políticos do executivo camarário, esquecendo ou achando desnecessário debater em fórum público a decisão e as preocupações da população antes da apresentação oficial do mesmo.

A esmagadora vinda de peritos ao Seminário internacional, há dias promovido nas Portas de Santo António, integrado nas Comemorações do Cerco de Almeida, nada trouxe de novo sobre a importância do assunto, nem sobre os problemas directamente relacionados com esta Fortaleza histórica. Talvez por isso mesmo, a população voltou literalmente as costas a esse encontro de especialistas que ficaram a maior parte do tempo a falar para si próprios. Por outro lado, já se sabia, a sua presença em Portugal não é, só por si, aval positivo ao que se tem realizado em termos de obras locais: os convidados não iam apontar críticas na casa dos generosos anfitriões que os convidaram e suportaram as suas deslocações e estadias. Isso seria uma descortesia. Era interessante ouvir-se, sim, a opinião de peritos verdadeiramente descomprometidos!



Por fim, ainda que muito elogiado pelos apresentadores, o massivo dossier de candidatura é essencialmente uma colectânea de textos técnicos, em grande parte, com abordagens já conhecidas, profusamente ilustrado e luxuosamente apresentado com o objectivo, quiçá, de ser também um aliciante cartão de visita junto da comissão da UNESCO incumbida da análise e aceitação da candidatura a eventual reconhecimento de Património Mundial para Almeida. Até aí, um procedimento expectável e normal. Foi, porém, apresentado com tal carga de discursos inflamados e demagogia (aí sim, já perante uma sala preenchida) que, objectivamente falando, chegou a rondar um pouco a insensatez. Um dos oradores, num rasgo de incontível exaltação retórica, chegou mesmo a rematar que não deveria ser Almeida a almejar ser reconhecida como Património Mundial da UNESCO, mas sim a UNESCO que deveria congratular-se por poder contar com Almeida no seu rol.
Les portugais sont toujours gais!...

Contudo, a ironia das ironias de toda esta agitação mediática, está precisamente patente, ainda que de forma bem mais discreta, no último parágrafo do referido dossier, a pags.364, onde se diz:
“ Pretende-se, exclusivamente, que Almeida cresça, como até aqui, sem prejuízo para a leitura da sua fortaleza, afinal, o seu maior recurso, mesmo que a pressão construtiva aumente como se espera.”


Mas como é possível continuar a haver uma leitura completa e capaz da fortaleza, perante as intervenções construtivas e desintegradas no monumento que têm vindo a ser efectuadas, principalmente nos últimos anos??!!

Será que o edifício tipo caixote junto à Câmara confere uma melhor leitura a uma praça de guerra do Séx-XVII a XIX? As pirâmides de vidro sobre a Porta exterior de Santo António ajudam à leitura do que deve ser um abaluartado à prova de bomba? A azulejaria e granitos semipolidos da porta nova, são uma mais-valia à leitura da fortaleza? Os quartos-de- banho salientes no fosso, as portas em madeira serradas ou feitas de madeira diferente da original, a alteração interior das casamatas e sobretudo do seu exterior, retirando não só as barreiras de terra, a implantação de rodelas de granito sobre os respiradoruros, de bancos em granito polido em redor onde raramente alguém se sentará, um monta-pratos numa esplanada vazia, etc., etc., são elementos que enriquecem a “leitura da fortaleza como o seu maior recurso”?

Ou estamos todos enganados e somos ignorantes, ou somos todos tomados por estúpidos. O que é certo é que nada disto, apesar de património colectivo nacional, e com pretensões a reconhecimento internacional, foi ponderado de forma mais aprofundada e abrangente. Bem prega Frei Tomás… Pior: convive pouco e mal com a recomendação de um dos oradores, Rui Carita que, de forma idónea, deixou a seguinte advertência final: “Almeida está por estudar, falta saber muito sobre esta magnífica fortaleza. E isso não é tarefa para uma ou duas cabeças só…”.

Quanto ao futuro, mais há a temer por este andar: as obras foram apresentadas com elogios de enorme satisfação, seguidas do comentário “mal ou bem, estão feitas. Muito mais há para se fazer!” Aí o peito sofre novo aperto: irá o tal imponente miradouro de betão já projectado, com mais outra esplanada, ser construído sobre outro miradouro natural na zona do castelo? Irão avançar as já aprovadas obras para as Portas de São Francisco, com pedras e repuxos desde o Jardim da Pérgola? Que necessidade de imposição sobre a camada histórica de Almeida é essa? Em que é que valorizam a leitura da Fortaleza? Em que é que aumentam à qualidade de vida dos almeidenses e cidadãos em geral, que amam a História e visitam Almeida à procura dos seus sinais de autenticidade?

As atitudes ficam com quem as tem, e na hora da sua apreciação, esperemos que os almeidenses saibam agir em conformidade.

Rui Brito Fonseca

19 comentários:

  1. Gostava que me respondesse a uma única questão, simples e muito directa.

    De onde vem todo esse súbito interesse por almeida e pelo rumo da mesma? Saberá que este processo de candidatura tem já alguns anos. Onde andou durante esse tempo?

    Ah, já agora, vota em almeida?

    f.afonso

    PS: penso que o facto de se lutar pelo título de património da UNESCO deveria ser uma questão conforme e de todos, não utilizando guerras pessoais ou partidárias, nem sequer recalcamento na mesma.
    Mais, e se não concorda fale com as pessoas, os almeidenses reveem-se nesta batalha e estao nela. mais, até que enfim que alguem age em vez de tanto falar, tanto falar, tanto falar...

    ResponderExcluir
  2. Que giro e engraçado!
    O f.afonso não quer guerras pessoais ou partidárias! Dava jeito, não? Quer o tapete estendido e o caminho livre!
    Mais, e quando as pessoas não concordam falam com as pessoas ao ouvido que é para não fazer barulho que alguém pode ouvir!
    E f. afonso fala em nome de todos os almeidenses:"os almeidenses reveem-se nesta batalha e estão nela". Como é que ele sabe o que pensam os almeidenses? Será que tem algum sistema de escuta instalado nos telefones das casas das pessoas? Ou será que é vidente ou bruxo? Que é estranho e demasiado presunçoso, lá isso é!
    Eu sou almeidense, tal qual muita gente que conheço, e não admito que f.afonso volte a meter-me no mesmo saco onde ele se encontra! É uma questão de orgulho próprio! Eu e muitos mais, não somos catalogáveis!
    A minha posição está em consonância com a dos Almeidenses que não se revendo neste rumo, porque batalha é um termo usado por intolerantes e anti-democratas, têm vindo a assistir a falatório, falatório, falatório, e verdadeiras, concretas e bem delineadas acções, nada, nada, nada...
    Por o património ser uma questão de todos, é que estamos aqui!Haverá mais algum lugar que o sr. f.áfonso conheça onde discutir isto? Será na câmara que existe algum folheto que todos os cidadãos possam preencher e dar a sua opinião?
    Ah, já agora, vota em Almeida?

    ResponderExcluir
  3. Sr. F. Afonso

    Neste blogue ou noutro sítio qualquer tenho muito gosto em dialogar sobre assuntos vários que interessem a Almeida e aos almeidenses. Não tenho, contudo, qualquer interesse em responder a perguntas que visam apenas um ataque pessoal, pelo que nessas circunstâncias, nem a si nem a ninguém responderei .
    Penso que o Sr.F. Afonso deve ser muito jovem, pois parece não me conhecer para questionar-me sobre o meu interesse por Almeida, as minhas ligações à terra, etc. E é de bom tom , prudência e cortesia, sabermos minimamente com quem falamos, antes de falar, falar, falar…
    Quanto à candidatura a Património Mundial, se bem entendeu o que escrevi , não refiro em lado nenhum que é algo de mau para Almeida, ou não devia ser efectuada. O que refiro é que não se deu previamente intenção ou debate público sobre a sua candidatura, apesar da importância que reveste. Além de ser, agora, apenas apresentado como trunfo eleitoralista.
    R.B.Fonseca

    ResponderExcluir
  4. É engraçado que este Senhor nunca vem a debate para discutir o tema proposto pelo post em causa. Vem sempre com a estupidez do insulto disfarçado, com a tentativa de ridicularizar o articulista e não passa disso.
    O dito F.Afonso saberá por ventura quem é o Dr. Rui Brito? Saberá onde foi nado e criado e onde viveu e vive grande parte da sua vida? Saberá qual a origem das Recriações Históricas, evento hoje tão elogiado e bem, pois contra factos não há argumentos, sabe como se processou o nascimento do Regimento 23?
    Tenha juízo Senhor F.Afonso. Você torna-se ridículo cada vez que abre a boca pois mosca não entrará, penso eu.
    Já agora, onde votará o Dr. Costa Reis que reside em Lisboa? E o irmão do Dr. Costa Reis? E o Dr. Henrique?
    Eu não sei onde vota o Dr. Rui Brito, mas juro que vou estar atento e depois faço questão em lhe dizer.
    Aconcelho que ande prevenido com uns calmantes, pois eu vou continuar a falar, a falar, a falar, a falar até que a voz me doa.

    ResponderExcluir
  5. o f.afonso não responde a covardes que não são capazes de se identificar, talvez seja dos que fala/morde ao ouvido. (PONTO FINAL)

    f.afonso

    ah não só voto em almeida (malpartida), como sou candidato à assembleia municipal

    TRISTEZAAAAAA, assumam-se de vez, ou será por medo de perder alguma coisa e depois poder aparecer do outro lado???? hum.... vá lá, não custa nada

    ResponderExcluir
  6. Sr. Afonso concordo com V.EXª existiu efectivamente interesse pela candidatura.
    Mas com as trapalhadas dos seus amigos 90% existe a possibilidade de não ser aceite, depois as culpas são dos outros.
    Tenho pena que a não aceitação provoque secuelas nas outras vilas e cidades candidatas.
    Em Almeida sr Afonso não se tem construido a favor de almeida mas sim por abate-la.
    Tomem coragem e aceitem as criticas, faz lembrar os tempos em que os emigrantes da decada de 60 que muito respeito e por falta de ajuda fizeram uma descaracterização dos concelhos da RAIA.

    ResponderExcluir
  7. Agora percebo melhor o Sr. F. Afonso. É daqueles que luta arduamente pelo "fardo de palha" que o Sr. Baptista Ribeiro e consórcio promete a quem lhe lamber as botas. O Sr. é companheiro na "manjedoura" de alguns que conheço (estão em lugar elegivel na Assembleia Municipal só porque fazem o papel sujo de dividir familias) em que o estomago lhes absorve o cerebro. Desses tenho eu pena!
    PS: Leia-se manjedoura e fardo de palha em sentido figurativo (Manjedoura = comezainas à conta do contribuinte e Fardo de Palha = Comida que enche muito , tipo enfarta brutos, pouco racional e menos nutritiva, óptima para melhorar os níveis de colestrol e, quem sabe, proporcionar um enfarte ... no dia 12/10).

    ResponderExcluir
  8. Deixo mais uma vez um recado ao Dr. Costa Reis.
    Ainda bem que o Senhor se candidatou.
    Vou ter oportunidade de o desafiar a explicar em público COMO FOI POSSIVEL TODOS PARECERES PARA O LICENCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DO MAMARRACHO SEREM POSITIVOS.

    E se o Senhor Costa Reis terá então a oportunidade de desmentir ou esclarecer os comentários que andam por aí acerca do assunto e que envolvem a sua pessoa.

    Até breve.


    P.S. - Já agora, onde vota o Sr. Dr. Costa Reis?
    E onde reside? Então seremos nós, mais uma vez, que vamos pagar todas as suas extravagâncias, não?

    ResponderExcluir
  9. Esta do Dr. Costa Reis está bem vista!
    Este senhor quer ser presidente da Assembleia Municipal mas, apesar de ter casa em Vilar Formoso tem dado a morada de Lisboa!
    Ora bem, não deve ser pelo facto de cuidar de nós! Pelo menos enquanto foi presidente da autarquia!
    Será que nos continua a obrigar ter de pagar subsídios de deslocações, alimentações, alojamentos e sei lá mais o quê?
    E parece que não estamos a falar de umas centenas de euros mas de milhares de euros!Tanto que até se dizia que era mais do que o vencimento de Presidente de câmara!
    Ainda por cima ainda consegue deixar como legado para as futuras gerações "o mamarracho"!
    Existe ainda a possibilidade de ele nem sequer cá votar!
    Obridado f.afonso, por fazer lembrar as pessoas de onde votam e onde residem!
    Então estamos à espera de quê?
    Vamos então de ser parolos e que façam de nós parolos, e pomos lá o Engenheiro Patrício que é uma pessoa competente e vive, come e dorme cá!

    ResponderExcluir
  10. Este blogue sempre demonstrou ser um local de respeito não só pelas opiniões como também pelas pessoas.
    Já por cá li muitas opiniões divergentes em relação ao pensamento dos seus autores.
    Também já li muitas críticas negativas feitas por anónimos aos mesmos.
    Isso só demonstra a forma democrática dos responsáveis.
    Peço encarecidamente aos autores do blogue que opiniões sejam elas contra ou a favor, feitas como algumas pessoas as fazem, as não publiquem.
    É que na realidade nada acrescentam à discussão e apenas pretendem transformar este espaço como outros que existem por aí, onde apenas dá para largar o fel amargo da ignorância. São lixo puro.
    A continuarem essas publicações,sinceramente deixo de vir aqui ler temas interessantíssimos e discussões válidas.
    À vossa consideração.

    ResponderExcluir
  11. "...“A Força de Acreditar …”, emerge do coração de todos aqueles que, como nós, crêem que o concelho de Almeida pode, merece e deve ter um Rumo.
    Almeida, com o seu património ímpar, que todos queremos ver reconhecida como património da humanidade, é fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho. No entanto, essa mais-valia sem as pessoas é escassa. Assim, é urgente que se dê “vida” à vila de Almeida intramuros, fazendo com que as famílias e os agentes económicos, através de acções concretas, regressem a esse espaço.
    Há que, com todo o rigor, sensibilidade e transparência, dar início a uma verdadeira política de recuperação, reconstrução e revitalização dos núcleos urbanos, com especial acuidade dos núcleos históricos do concelho..."

    Trata-se de um estrato da mensagem de Orlindo Vicente e refere-se a um problema grave que a Vila de Almeida em especial vive. A desertificação.

    Não vi ou nem li nada em qualquer outro programa das outras Candidaturas uma referência tão marcante e clara.

    Por isso estou e estarei com Orlindo Vicente.

    Chegou a hora de tentarmos outras ideias, outras soluções, outras estratégias, outras formas de estar na politica.

    Deiam esta oportunidade a Orlindo Vicente e se ele não corresponder às expectativas, então mandem-no embora outra vez. Mas vamos mudar. Vamos experimentar a alternativa à gestão de Baptista Ribeiro e Zé Beto. É nisto que a democracia é rica.

    ResponderExcluir
  12. Todos sabemos como tem reagido Baptista Ribeiro, José Alberto Morgado e agora também e, infelizmente no que me diz respeito, o José António Machado, quando algum funcionário da Câmara não concorda com os ideais deles e resolve aderir à Candidatura de Orlindo Vicente.
    Todos nós sabemos que à D. Estela, esposa do Candidato em terceiro lugar para a Câmara da lista liderada por Orlindo Vicente, foi movido um inquérito disciplinar por tirar meia dúzia de fotocópias para a Associação da Amoreira, correndo o risco de ser penalizada quando todos nós sabemos que nesta Câmara se tiram fotocópias ao desbarato, só pelo simples facto de ser esposa de Quim Fonseca.
    Todos nós sabemos que Baptista Ribeiro e António Machado reagem mal quando aparece alguém que não concorda com eles. Agora até chegou a vez dos Jardineiros da Câmara. De Baptista Ribeiro já nada me espanta, agora de António Machado nunca pensei que procedesse dessa forma.
    Todos nós sabemos e lemos a forma mal educada que estes senhores praticam quando se cruzam com Munícipes com ideias contrárias, como foi com o João Neves, como nós lemos aqui neste mesmo blog.
    Todos nós sabemos o medo que impera em Almeida.
    Todos nós sabemos o medo que impera nos Bombeiros de Almeida em dizerem quais as suas ideias politicas.
    Todos nós sabemos que se estes senhores se mantiverem no poder, qualquer dia os habitantes de Almeida são todos funcionários da Câmara Municipal. A nossa sorte será que as eleições referem-se ao Concelho de Almeida. Caso contrário os jovens de Vilar Formoso continuariam a não ter direito também a serem funcionários da Autarquia.
    Os nossos jovens também têm direito. Viver em Vilar Formoso não pode ser defeito. Nós também temos direito à vida, Senhor Baptista. A pessoas das Aldeias também têm direito à vida, não são só os filhos ou familiares dos Presidentes de Junta amigos do senhor Presidente da Câmara.

    Por tudo isto, Deus nos livre se Baptista Ribeiro, José Alberto Morgado e António Machado forem reeleitos.

    Chegou a vez de Orlindo Vicente, pois eu sei que com ele, todos os funcionários da Câmara podem falar e optar livremente, pois terão a certeza que não sofrerão represálias. Com Orlindo Vicente os Bombeiros de Almeida podem falar quais as suas opções politicas sem medo de represálias.
    Com Orlindo Vicente as esposas das pessoas ligadas aos seus adversários sabem que não sofrerão represálias.

    Chegou a HORA DE DIZER A VERDADE.

    ResponderExcluir
  13. Maria Clarinda Moreira20 de setembro de 2009 às 18:51

    Falando verdade, é gratificante encontrar neste blogue opiniões que revelam que os almeidenses estão atentos ao que se passa no seu concelho. Quando o meu marido, Rui Brito, decidir juntar a sua voz a este Fórum criado pelo João Neves, (a quem todos muito devemos pela iniciativa) foi a questão do Património que o motivou, desesperado com o pelo menos aparente “assobiar para o lado” que se via em Almeida, ainda que na rua constantemente encontrássemos pessoas que nos transmitiam a sua consternação e indignação com o desperdício de dinheiro e proliferação de mamarrachadas.
    É curioso, porém, registar que foi não apenas a questão do Património, ANTES A INÉRCIA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO, bem como a falta de políticas de apoio à reabilitação dos imóveis, além do mero fachadismo, para incentivar e ajudar concretamente a população, que suscitou profunda discordância, desilusão e consequente afastamento do actual executivo. Há muitos anos que reclamávamos isso, como meros cidadãos, sem termos a ambição de metermos as mãos na componente política, rendidos ao argumento que recebíamos da “prioridade das infra-estruturas” de saneamento e água, etc.
    Concluídas essas obras sem deixar a autarquia na penúria, tínhamos muita expectativa que finalmente o executivo se voltaria para a revitalização do centro histórico, tendo como prioridade a população. Em vez disso, começámos a assistir a um favorecimento de “implantes”, perfeitamente desnorteados, sacudindo a responsabilidade para as decisões dos técnicos, onde os “leigos” não deviam interferir. Resultado: surgiram um pouco por todo o lado, deixando os habitantes aturdidos e sufocados na sua contestação, dinheiro público muitas vezes malbaratado, e ainda a ideia (errada e errónea) de que Almeida sai favorecida. Não sai. Que não se esqueçam os habitantes das outras freguesias do concelho: A CONTESTAÇÃO TAMBÉM EXISTE EM ALMEIDA! Tal como existe em Vilar Formoso e nas outras freguesias. A ideia de jogar a sede da vila contra Vilar Formoso e vice-versa, ou umas freguesias contra as outras, dividindo a população, é uma manobra que tem sido sucessivamente aproveitada de dividir para reinar! E o ambiente de medo e de favorecimentos que tem reinado só vem uma vez mais demonstrar que essa política continua a falhar, porque senão não era preciso nenhum desses esquemas para se tentar ganhar eleições! Se houvesse tanta confiança em como estes 4 anos foram a maravilha apregoada, não havia necessidade de coligações, compadrios e atitudes claras de perseguição! Tenho muita pena de ver cabeças brilhantes a não verem essa evidência, ou a preferirem iludi-la com teias de elogios, mas chega de “nanar”, enquanto as moscas vão mordendo!

    Constou-me que espalharam em Almeida a ideia de que “muitas pessoas válidas se aliaram à candidatura do Dr. Orlindo e que se vão tramar por isso”, mas isso só prova, uma vez mais, como continuam a ser induzidas em erro: as pessoas que se juntaram abertamente a essa candidatura fazem-no VOLUNTARIAMENTE, sem medo de represálias porque a pior represália possível é a hipótese de mais 4 anos na sujeição e imposição de ignorância, tratando todas as críticas por “estúpidas” e condenáveis! Por outro lado, a simples menção desse medo pelo verbo “tramar” só prova que há mesmo razões para se falar dele. E só há uma maneira de acabar com isso: É ACABAR COM A ORIGEM!

    Há uma evidência que fala a favor do Dr. Orlindo: soube rodear-se de pessoas que não mostram medo, nem sequer de assumir que estão acima de partidarismos e, consequentemente, o apoiam porque acreditam que vai fazer uma gestão diferente! A contestação às claras, apesar de intimidações e retaliações, deixam perceber que o fariam de novo, se surgisse necessidade. Pelo que temos observado, e não apenas agora em tempo de eleições, essa é uma garantia de isenção e verdade de que nem todos se podem gabar, certo?

    ResponderExcluir
  14. Manuel Norberto Baptista Forte21 de setembro de 2009 às 14:12

    Uma coisa Frei Tomás a tomar por boas as informações da net, é que ... "pregava bem" e de improviso, e que se devia seguir os seus conselhos, que segundo o mesmo, e seus seguidores, eram excelentes !!!. Já a sua conduta era completamente a oposição das suas palavras.
    O que é o “património mundial”?. Pelo que julgo saber é um instrumento de Gestão da Área Urbana do Centro Histórico, e deve ser elaborado um Plano de Acção, sendo assim, financiadas intervenções no Património. Será que "resumidamente" temos visto algo que possamos acreditar que, será levada a bom porto tal candidatura pelo ainda Executivo Camarário, e que a mesma será levada a preceito?.

    ResponderExcluir
  15. A geada que trate as cabeças21 de setembro de 2009 às 18:51

    Sr Afonso e companhia vejam em http://damasceno.blogs.sapo.pt/96870.html ao ridiculo e mentes sujas dos elementos do PSD

    ResponderExcluir
  16. Este meu comentário não se adequa muito ao tema em debate, mas não posso deixar de o fazer aqui e agora.
    No final podem chamar-lhe ou chamar-me o que quiserem. É-me completamente indiferente, mas podem acreditar que é o que penso.

    Muito se falou da saída do João Neves do PSD e dos problemas que por ali surgiram nos seus últimos tempos de militante. Afinal de um tipo fantástico, acarinhado e bom trabalhador nas campanhas da porta a porta, passou repentinamente a ser visto como uma pessoa “uninteresting”.
    Porquê? Simplesmente porque não esteve de acordo com algumas das situações criadas aquando da preparação das últimas eleições.
    Foi-se falando da colagem que eventualmente iria ter no partido da oposição, diga-se PS e dos cargos que iria desempenhar.
    Criticou-se e muito o PS pelo facto de dizer que iria apresentar gente de diversos quadrantes políticos, independentes ou não, mas que apoiavam a sua candidatura.
    Afinal começam a vislumbrar-se essas pessoas e verifica-se que afinal o PS vai acabar por ficar a ganhar em qualidade. Pessoas como a Dra. Clarinda Moreira que faz parte integrante da lista de candidatos à Assembleia Municipal, mesmo como independente, não são certamente para desprezar. Não me esqueço que ela foi uma das grandes amigas da Dra. Natércia Ruivo, colaboradora e bem vista como apoiante do Dr. Costa Reis nos mandatos anteriores. Ainda continua a ser uma grande lutadora pela defesa do património de Almeida, tal como o seu marido o Dr. Rui Brito.
    Perder gente desta como apoio, é significativo.
    Mas a razão principal deste meu comentário, continua a prender-se com o João Neves.
    Se por ele já tinha admiração e muita, hoje ultrapassa tudo.
    Afinal já vi o João lado a lado como Dr. Orlindo e pessoal do PS, na campanha porta a porta. Já vi quanto algumas pessoas em Almeida ficaram contentes com o envolvimento dele. Mas para mim o mais importante foi o facto de o ter visto entusiasmado, com alegria, com empenho, conhecedor do programa e afinal não faz parte de qualquer lugar de destaque. Os HOMENS, os verdadeiros HOMENS, são assim. São estes que demonstram que estão na política por interesse comum, colectivo e não por qualquer lugarzito de destaque.
    Se hoje eu fosse do PSD envergonhava-me de não ter entendido aqueles que ali estavam apenas para trabalhar pelo bem de todos os seus conterrâneos. Preferiram outros frustrados na vida profissional.
    Mas parece que não ficaremos por aqui.
    Aguardemos mais algum tempo.
    JOÂO NEVES, grande bofetada a muita gente. Parabéns.
    É de gente como esta que necessitamos neste concelho.

    ResponderExcluir
  17. Ouvi hoje o debate na Rádio Altitude entre Baptista Ribeiro e Orlindo Vicente.

    O Senhor Baptista mais uma vez demonstrou que não tem jeito nenhum para a vida politica, troca alhos com bugalhos, contradiz-se, enerva-se e nota-se que é um homem desesperado como quem adivinha a derrota.

    Diz por exemplo que a força do CDS está em Vilar Formoso, mas no entanto escolhe para número 3 para a Assembleia Municipal um homem de Almeida. Se a força do CDS está em Vilar Formoso então o principal representante deveria ser uma pessoa de Vilar Formoso ou não? Não verá o Senhor Baptista, que toda a gente já viu, que a coligação foi feita porque Baptista Ribeiro está em vias de perder as eleições e tinha que recorrer a uma muleta? Mas também está bem, agora pelo menos vamos ter um Isidoro na Assembleia Municipal para dar mais alegria à malta.

    Baptista Ribeiro tinha que enumerar as obras que ele inaugurou recentemente. Então diz que fez:

    Termas da Fonte Santa
    Biblioteca Municipal
    Casamatas
    Casa da Juventude
    Centro de Estudos de Arquitectura Militar

    Então, se ele fez isto tudo, O DR. COSTA REIS, NÃO FEZ NADA no último mandato. Digo eu. Pela lógica.

    Ó Senhor Baptista, já agora acrescente também as escolas secundárias e mais as duas piscinas.
    Mas este Senhor está mesmo convencido que os seus munícipes são burros e cegos!!!!

    O Senhor Baptista NÃO FEZ NADA, esta é que é a verdade. E o povo sabe disso Senhor Baptista Ribeiro. De sua conta são as festas e as festinhas que o seu colega José Alberto fez a grosso.

    Pensei que o seu companheiro José Alberto ( que amizade está aqui!) é que andaria aflito por motivos óbvios, mas parece que é a equipa toda que anda atrapalhada.

    Para terminar, quero perguntar ao Dr. Costa Reis se já sabe responder à questão do mamarracho de Almeida: quais foram as razões dos licenciamentos para que se construísse aquele mamarracho? Só o Senhor sabe, portanto tem que responder.

    Até 11 de Outubro

    Almeida

    ResponderExcluir
  18. Não consigo entender esta agressividade nos comentários (não neste post em geral, mas em muitos que por aqui andam), bem sei que não vivo em Almeida e que não sei tudo o que lá se passa, mas as eleições estão à porta e aí todos (até os anónimos) vão poder expressar a sua opinião nas urnas.
    Sinto-me é revoltado por esta bravura toda em frente a um teclado, e no dia à dia ninguem a vê... Os "insultos" que já aqui se fizeram, se fosse comigo muitos haveriam ter que se justificar, cara a cara!
    É mesmo provinciana esta atitude de insultar que não concorda com a nossa opinião.
    Mas já agora vou dar a minha, não conheço pessoalmente o actual presidente nem tão pouco o antigo, mas nem um nem outro me despertam simpatia... Na minha opinião e pelo que conheço, o trabalho efectuado foi pouco e nao sua maioria péssimo. Se é verdade ou não que intimidam adversários politicos não sei, a mim não me intimidam de certeza absoluta, não aceito isso a ninguém e tão pouco sou adversário politico (Voto na Guarda!)!
    Para terminar e para matar possiveis curiosidades digo que voto na Guarda mas sou de Almeida. Votarei PS nas Autárquicas e nas Legislativas, nas últimas presidênciais meti o meu nome e uma cruz à frente e nas últimas eleições do Benfica os meus 20 votos foram em branco!

    Calma porque há eleições de 4 em 4 anos, a democracia é assim, e quem manda é quem vota!

    Hugo Patrício

    ResponderExcluir
  19. Paulo Rangel essa figura tragico-cómica, vem muito indignado perguntar porque que é Mario Soares e Manuel Alegre tendo já criticado Sócrates o vêm agora apoiar?

    Eu pergunto: porque é que MFL depois de criticar Pedro Santana Lopes o apoia para a autarquia de Lisbo?

    Porque é que Passos Coelho critico de Ferreira Leite e excluído da lista de dedutados a apoia na campanha?

    Aqui está a politica de verdade do PSD

    Não baixam mesmo os braços, nem a dizer disparates

    ResponderExcluir