05 março, 2009

Consciência....

Gostaria de trazer até aqui um pensamento sobre a palavra consciência.

Falar de consciência é falar de algo muito importante na nossa vida no dia-a-dia.
Falar de consciência é falar de valor ou valores, que nos devem ter sido incutidos pelos nossos pais aquando da formação de crianças para jovens e posteriormente adultos.
Falar de consciência é falar no comportamento que nos deve orientar não só hoje, como no amanhã, no depois, e no depois.
Existem outras palavras que de uma ou outra forma, também podem substituir a expressão consciência sem alteração do sentido.

Consciência pode ser igual a, verdade.
Consciência pode ser igual a, honestidade.
Consciência pode ser igual a, rectidão.
Consciência pode ser igual a, honradez.
Consciência pode ser igual a, conhecimento.
Consciência pode ser igual a, remorso.
Consciência pode ser igual a, humildade.
Consciência pode ser igual a, cuidado extremo com que se executa qualquer trabalho.

Mas também podemos utilizar a palavra noutras expressões de cariz popular, e se tivermos um pouco de tempo para as analisar em pormenor, certamente levar-nos-ão a dar muitas voltas na nossa consciência à medida que fazemos uma introspecção.
Chamar-lhe-ei, a consciência do eu por si mesmo.

Exemplos.
Consciência moral, é no meu entender a função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal.
Meter a mão na consciência, é no meu entender a forma de examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos.
Voz da consciência, é no meu entender um sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.
Objecção de consciência, é no meu entender um acto de recusar servir como soldado.

Poderia deambular por vários pensamentos relacionados com as expressões aqui deixadas, ou mesmo pelos vários significados expressos da palavra consciência, relativamente a atitudes assumidas pelas mais diversas pessoas no desempenho das suas funções profissionais.
O objectivo deste pensamento, não é este.
O objectivo deste pensamento, é despertar as consciências em todos quantos lerem este texto, e fazerem uma análise química, para depuração de ideias.
O objectivo deste pensamento, é que cada um de nós meta a mão na consciência, faça uma introspecção da sua capacidade de execução profissional e compreenda definitivamente se deve ou não assumir desafios para os quais está ou não preparado.
É aqui que observamos a objecção de consciência. Devemos recusar-nos servir como soldado num posto de general, uma vez que as decisões carecem de conhecimentos estratégicos mais profundos. Mas não nos devemos importar de servir num posto de soldado apesar de sermos coronéis, ou generais.
É aqui que a consciência se converte em humildade.
Estas atitudes são raras, mas existem.
E não é menos verdade que só são assumidas por HOMENS.

12 comentários:

  1. Em altura de eleições o Senhor José Augusto vem falar-me em consciência?
    Sinceramente eu não entendo!!!!!
    Quando se anda um mandato completo a empregar amigos e afilhados de uma forma tão descarada, quando se abre um concurso para preenchimento de um lugar, como por exemplo agora na Empresa Municipalista, para um Técnico Agrário, quando toda a gente sabe para quem é esse lugar, o Senhor vem me falar em consciência?
    O Senhor que já foi Presidente da Assembleia Municipal e Vereador sabe muito bem como se fazem estas coisas. E numa altura destas, em que se prometem empregos, favores e outros jeitos a torto e a direito, o Senhor vem divagar sobre consciência?
    De quem?
    Que tipo de consciência?
    Todos nós sabemos como se ganham eleições em Almeida.
    Olhe, sou um homem de esquerda, sempre fui e vou continuar a ser.
    Mas apartidário, não estou empenhado, nunca estive a nenhum partido, nem estarei, mas sabe a minha consciência dita-me e recorda-me que o único Presidente que em matéria de admitir funcionários de uma forma mais consciente foi o Senhor Tó Sousa. Poderá pensar que é estranho vindo esta afirmação de um homem que se diz de esquerda, mas ponha a mão na consciência e diga-me se não foi verdade que o Senhor Tó Sousa, um homem que se intitula de direita clara, até pessoas simpatizantes de outros partidos em admitiu na Câmara Municipal, nomeadamente conotadas com o Partido Socialista e até militantes do Partido Comunista.

    Daí para cá, cite-me um só exemplo de imparcialidade.
    E note bem que não me estou a referir a este ou àquele Presidente. Estou a referir-me a todos em geral.

    E agora o Senhor vem falar-me em consciência, na política e em altura de eleições?
    Numa altura em que se fazem as coisas descaradamente e sem qualquer preconceito?

    Meta a mão na consciência Senhor José Augusto!

    ResponderExcluir
  2. Li por aí que o CDS vai apresentar uma equipa candidata bastante forte e que se vai notar logo na cerimónia de apresentação dos seus candidatos.
    Li também que não será o meu particular amigo João Fernando a liderar a lista mas sim uma figura mediática da politica nacional.
    Li também que o Senhor José Augusto estaria também nesta lista.
    Conheço o João Fernando Neves sobejamente bem para acreditar que está hipótese é credível, gostaria de ouvir da boca dele, mas reservado como é não será fácil.

    Fernando gostaria, ao menos, de ver na tua face aquele velho sorriso quando te questionar sobre o tema.

    Saudações e VIVA O CDS!

    ResponderExcluir
  3. Ó Senhor João Neves.
    Não acha estranho tantos anónimos?
    Eu acho. Não vê que os anónimos não merecem credibilidade nenhuma?
    Acabe lá com essa gente que não tem coragem suficiente para se identificarem.

    ResponderExcluir
  4. A propósito de um comentário lido num dos blogs, salvo erro do PS, queria aqui mostrar o meu desagrado pelo que ali li. Mas, mesmo publicado no blog do PS (peço desculpa ao PS por vir aqui fazer este comentário), porque penso que este Blog será mais independente, não quero deixar passar em claro este relato sem dar a minha opinião.

    De qualquer forma só queria manifestar o meu desagrado pela atitude que o Senhor Presidente da Câmara teve, ao mandar levantar um inquérito disciplinar aos Senhores Funcionários da Câmara, pelo facto de eles terem lido ou estarem a ler, isso para o facto não interessa, um panfleto de um partido politico opositor ao que ele representa.

    Considero esta atitude do mais elementar prepotente e ditatorial que se possa imaginar. Esta era uma das formas que a famigerada PIDE utilizava.
    O dito Senhor Presidente que me desculpe mas eu tenho que chegar a esta conclusão. Esta forma de perseguição às pessoas que o Senhor Presidente imagina que são contra ele é tão grave que até pode originar, se assim o entenderem, uma queixa à Comissão de Defesa dos Direitos e Liberdades e Garantias dos cidadãos. Eu digo imagina, porque eu não acredito que pelo simples facto de estar a ler um panfleto do PS seja de imediato catalogado de contra a pessoa do Senhor Presidente, porque então seria bastante mais grave.

    Quero concluir que foi algum momento de falta de serenidade e ponderação da parte do Senhor Presidente da Câmara que o levou a praticar um gesto destes.

    Claro que espero que o Senhor Presidente não autorize a leitura de qualquer panfleto ou comunicado do partido que o Senhor representa nas instalações da Câmara Municipal de Almeida, caso contrário a prepotência será maior ainda.

    Espero também que este meu comentário não origine outra abertura de inquéritos ou quaisquer outras represálias contra os Funcionários da Autarquia. Eles, TODAS as pessoas a seu mando são pessoas livres, vivem num País democrático cujas Instituições defendem intransigentemente os direitos, as liberdades e garantias dos seus concidadãos.

    Peço ao Presidente da Câmara de Almeida que reveja a sua postura e a sua forma de estar na politica.

    ResponderExcluir
  5. José Augusto,na próxima vez tens que escrever de uma forma que todos consigam entender o sentido das palavras.
    Repara que o anónimo do primeiro comentário concorda totalmente contigo,mas não entendeu patavina do texto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. José Augusto.
    Peço desculpa pela interrupção do debate ao teu post, mas a nossa homenagem às Mulheres a isso nos obrigou.
    Um abraço.
    João Neves

    ResponderExcluir
  7. Lendo o resumo da Reunião da Assembleia Municipal de 26 de Fevereiro de 2009, a certa altura lê-se o seguinte:

    “…O Dr. António José Matias …quis saber como estava o processo de construção da piscina exterior em Almeida…”

    Perguntava então o Dr. António Matias. Ao que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida respondeu da seguinte forma, e ainda de acordo com o já citado resumo:

    “…Quanto às piscinas exteriores não há avanço, o contencioso com a firma Manuel Rodrigues Gouveia mantém-se. Provavelmente, a solução será deixar expirar os cinco anos e depois accionar as garantias, só depois a CMA poderá fazer algo…”

    O meu comentário será que NÃO HAVERÁ piscinas exteriores em Almeida, pelo menos antes dos próximos 5 (CINCO) anos.

    Também espero que o PSD e o seu Candidato não prometa ao Povo da Vila de Almeida, que lhes vai “oferecer” uma piscina exterior porque será falso, isto tendo em conta o que afirmou em Sede de Assembleia Municipal.

    Resumindo e para que tudo fique claro, das 3 (TRÊS) piscinas que foram anunciadas para o Concelho de Almeida – uma em Almeida (referida no Plano de actividades do Município), outra em Vilar Formoso (referida no Plano de Actividades do Município) e ainda outra no Alto de Leomil (referida no último Boletim Municipal do Município), só poderão ser prometidas 2 (DUAS) piscinas exteriores: uma em Vilar Formoso e outra no Alto de Leomil, pois a terceira que seria para Almeida já não se executará de acordo com a informação dada pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Almeida.

    A bem da verdade.

    João Neves

    ResponderExcluir
  8. O comentário das 15h08 de 6 de Março preocupa quem o lê. Primeira questão: será verdade? Acredito que sim pois seria de uma insensatez total colocar um comentário daquela natureza que fosse falacioso. Segunda questão: partindo então do principio que é verdade e nessa qualidade, então isto é grave, muito grave. Como diria o outro, já chegámos à Madeira ou quê?! Ora bem: exite o recurso à via judicial numa fase posterior. Espero que quem denunciou isto neste blog nos faça chegar mais informação sobre as conclusões do dito processo disciplinar. Não estou a vêr o instrutor do processo com muitas facilidades em arranjar uma pena para este tipo de caso que não seja a mera repreensão escrita, mas no estado actual tudo é possivél. De qualquer maneira os visados/das, caso venham a ser punidos, seja de que forma for, terão sempre os sindicatos, os tribunais e em ultimo lugar, mas não menos importante, sobretudo em ano de eleições, a SIC, a TVI, o DN, o Publico etc...Isto dava umas quantas manchetes engraçadas. A minha solidariedade para com o/a/as/os visados/das. Não é este o meu PSD de sempre! Tomem juizo meus senhores. A oposição nã está dentro da Câmara, nos seus ilustres funcionários. Está cá fora, nas ruas, no descontentamento generalizado cm tudo o que se tem passado. Acordem. Abram os olhos. Atitudes destas sólevam a perder votos e mais votos sem se ganhar nada em troca. Oiçam bem o que vos digo antes que seja tarde. Se é que já não o é!

    ResponderExcluir
  9. Vejo no vosso blog e em outros cá da praça um link que nos redirecciona para a Casa do Concelho de Almeida em Lisboa. Qual a actividade desta casa nos dias que correm é a interrogação que muitos devem fazer?! Como Almeidense na "diaspora" gostaria de saber pois através de uma consulta ao site verifico que a actividade é nula (ou quase) e que a fotografia lá colocada de uma suposta actividade, talvez a última, data de Outubro de 2007! Terá esta organização/instituição beneficiado de subsidios camarários nos ultimos 2/3 anos? Quanto? É que de certeza que o dinheiro dos subsidos que provavelmente foram atribuidos poderá ser mais bem empregue se for gasto em projectos que realmente sirvam Almeida e as suas gentes! Vejam o site da casa do concelho de Tomar em Lisboa e comparem as diferenças.
    Um magusto por ano é realmente muito pouco para uma Casa de um Concelho com tanta história como é o Concelho de Almeida e que tanta gente tem na "diaspora"! Tenho dito.

    http://casaconcelhotomar.no.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  10. Comentário para o anónimo do dia 6 às 13.53H.

    Não me parece que o meu amigo José Augusto necessite de um defensor das suas ideias como eu.
    É uma pessoa com traquejo suficiente para lhe responder, e bem.
    Sei que não lhe responderá, pelo simples facto de não ter assinado com nome próprio o seu comentário. No entanto eu como frequentador deste espaço, vou comentá-lo.
    Não posso deixar de lhe referir duas ou três coisas.
    A primeira é para lhe dizer que não me admira nada de que o senhor não tenha entendido o texto. É que para o entender é preciso ser um pouco inteligente.
    A certa altura diz que todos sabemos como se ganham eleições em Almeida. Aqui já sou eu que digo que sinceramente não o entendo. É que se todos sabemos, pergunto então porque razão o Partido Socialista e o Partido Comunista, ainda não conseguiram ganhar uma única vez as eleições em Almeida para a Câmara?
    Fala também no senhor Tó Sousa e na sua forma de governação com admissão de funcionários de todas as cores. Concordo totalmente com a sua ideia.
    É verdade.
    Mas como simpatizante do PSD tenho também que lhe dizer que o Dr. Costa Reis deu emprego a pessoas que na altura eram contra ele e acabou por passá-las ao quadro. O professor Batista já deu emprego a pessoas que mesmo na última campanha foram contra ele. Poderia dar-lhe alguns nomes, mas não me parece correcto, tal como também não o fez no seu comentário.
    Eu não tenho nada a criticar na admissão de pessoal para a Câmara, por uns ou por outros, desde que em provas dadas, os melhores sejam os admitidos. Pode perguntar e terá toda a razão se sempre foi assim ou não. Isso já é outra história. O que é importante é criar emprego para os mais jovens de forma a evitar a sua saída para outras paragens.
    Para terminar deixe-me dizer-lhe que a minha ideia de leitura do texto é diferente da sua.
    Parece-me que o meu amigo José Augusto, quis deixar recados a alguém para que perante os próximos actos eleitorais que se avizinham, as pessoas que se vão envolver nas lutas partidárias, os políticos, devem ter consciência das suas responsabilidades, actos e qualidades para esse desempenho, de maneira que quem saia vitorioso seja a população de Almeida. Mas também não deixa de ser menos verdade que nós eleitores de esquerda do centro ou de direita, somos os responsáveis finais.

    ResponderExcluir
  11. Curiosidades:
    1 - Após algumas criticas de alguns cibernautas ao facto de a página principal da CMA ter divulgado a noticia da conclusão do doutoramento de um colaborador seu eis que a referida página já não apresenta essa noticia em destaque.
    2 - Após outra critica feita ontem neste blog ao facto de a página da internet (bem como a sua actividade)da casa do concelho de almeida ser uma pobreza de conteudos e de actividades eis que hoje, um dia depois, a referida página desapareceu do mundo cibernautico como que.... por magia. Isto prova que afinal os seus responsaveis andam atentos.....o que é bom.
    Ficamos assim todos satisfeitos pois afinal as criticas não cairam em saco roto e a função deste blog afinal é mais importante do que muitos consideram.
    Esperamos todos que agora a página da casa do concelho de almeida nos traga uma imagem melhor daquilo que são as suas actividades bem como esperamos que a página da câmara não continue a divulgar os feitos universitários ou outros dos seus colaboradores pois não é para isso que a mesma existe.
    Vamos ficar à espera.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente meus amigos entendo que não devemos criticar certas coisas.
    A simples critica serve para outras pessoas corrigirem os seus erros.
    Mas então eles não são aqueles que se apelidam dos melhores?
    É que com as nossas criticas às asneiras deles,eles acabam por corrigi-las.
    Não será esta atitude uma demonstração de incompetência? Uma atitude de analfabetismo político? Uma atitude de quem anda ao sabor da maré? Uma atitude de quem tem falta de ideias e vai aproveitando a dos outros?
    Resumindo eu diria que se trata mais de uma equipa local,à imagem e semelhança da nacional.
    Aguardemos pelos próximos episódios.

    ResponderExcluir