12 março, 2009

HOTEL 4 ESTRELAS

Hotel das Termas da Fonte Santa.

Pergunto se alguém terá dúvidas em definir esta acção como um acto eleitoralista?

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida na última Assembleia Municipal de 26 de Fevereiro de 2009, informou os presentes que está a ser efectuado um novo furo para extracção de água, actualmente com uma profundidade de cerca de 250 metros.


“…há um novo furo que já vai com cerca de 250 metros de profundidade…”.

Informou ainda que durante o corrente ano este furo vai ter necessidade de uma fase de experimentação, supostamente digo eu, para se saber se a água extraída é adequada ao seu uso terapêutico. Não obstante a afirmação, deixou pairar no ar a incerteza na capacidade do caudal do furo para abastecer a piscina das termas.

“…O actual furo precisa de período de experimentação que vai ocorrer já este ano. O furo vai ter capacidade, mas talvez não seja possível alimentar a piscina…”.

Deixou ainda a informação de que na eventualidade do furo não satisfazer o exigível, só resta a alternativa de procurar um segundo furo.

“…Os trabalhos estão a correr bem, apareceu um primeiro aquífero, está-se à procura de um segundo talvez à temperatura de 45 graus centigrados…e se este furo falhar só resta uma alternativa: um segundo furo!...”

Poderemos concluir da declaração do senhor Presidente da Câmara de Almeida à Assembleia Municipal, que nada está seguro no que diz respeito à principal exigência numas termas, como é a qualidade terapêutica da água.
Como diz e muito bem o nosso Povo, neste caso concreto a Câmara andou com o carro à frente dos bois.

Vou colocar a hipótese muito subjectivamente, de imaginar que nenhum dos furos consegue produzir água em quantidade ou em qualidade.
Perante uma situação destas qual vai ser o fim dos balneários, do hotel a construir, das infra-estruturas ali já construídas? Qual será a finalidade da parceria entre a entidade privada e a empresa municipalista? E se houver custos, porque vai haver, e não houver receita? Quem arca com as despesas? E se a entidade privada perante uma situação de fracasso puro da extracção de água, decidir falir, quem assumirá responsabilidades dos investimentos? Qual o motivo porque a empresa municipalista fica como sócio minoritário? Numa reunião do conselho de administração o que é que pode exigir? De quem são os terrenos onde estão a ser efectuadas as construções? Porque razão.....
Poderia deixar aqui mais perguntas para as quais as respostas serão certamente discutíveis. No entanto, como cidadão deste concelho, tenho o direito de saber as respostas para estas e outras que possam surgir, porque é aqui que eu pago os meus impostos.

Respondendo eu próprio à pergunta que fiz quando comecei este comentário, direi que qualquer acto que qualquer presidente de Câmara faça ou decida, é sempre de cariz político. A razão do mesmo é precisamente angariar mais votos.
No entanto e pelas declarações do senhor presidente da Câmara Municipal de Almeida à Assembleia Municipal última, é que me surgiram as perguntas que deixei ficar e que mais pessoas as partilham.
Mas a minha maior preocupação é pela questão da água.
Não sou técnico nem especialista da matéria. Mas o meu pai já falecido, ensinou-me que quando num local semelhante ao da Fonte Santa onde sempre existiram linhas de água e de qualidade como todos sabemos, o facto de se fazerem rebentamentos com dinamite a alguma profundidade, provocam quase sempre desvios dessas linhas de água. Será por isso que o senhor presidente já levantou um pouco do véu, para que amanhã não apanhemos uma surpresa maior?
Este executivo deveria ser mais respeitador por todo um trabalho desenvolvido pela anterior Vereadora e Vice-Presidente da Câmara, essa sim de qualidade para Almeida, que foi a Dra. Natércia Ruivo Gouveia.

Voltarei mais tarde a este tema.


João Neves

12 comentários:

  1. Nem quero acreditar na hipótese levantada neste post.
    -Então será quando foram efectuados estudos geológicos na Fonte Santa, não se equacionou a prospecção do caudal aquífero disponível e suficiente para ampliação das termas?!
    Como sabemos o caudal tradicional à superfície era reduzido, tendo de ser recolhida a água e depois aquecida para se poderem efectuar os banhos.
    Agora fala-se em água 45 º de temperatura. Ora, para obter essa elevada temperatura, quando à superficie a água nasce fria, terá que se efectuar um furo de sondagem a muitas centenas de metros de profundidade e depois bombeá-la, se for suficiente. O que me parece é que é água a mais e pela aragem, a Câmara não se livra de uma promessazinha ao São Roque na ermida lá para os lados de Mido.



    TRANSCUDANO

    ResponderExcluir
  2. Este é um pedido que faço ao Senhor (a) que fez aqui um comentário, como Anónimo(a), no dia 13/03/2009, pelas 00:05 horas, respeitante a este post.
    O seu comentário tem muito interesse em ser publicado, eu penso que é mesmo de todo o interesse publicá-lo, mas compreenderá que só o farei se estiver identificado o seu autor.
    Peço-lhe que me mande a sua identificação, pois é de tal forma interessante que me obriga a não publicar se não fôr devidamente identificado.
    Espero que concorde.
    Saudações

    João Neves

    ResponderExcluir
  3. Como proprietário do Almeida Fórum fui criticado por ter estabelecido a obrigatoriedade de todos os comentários serem moderados. Hoje, já se regista que outros blogs de referência do nosso espaço cibernauta seguem a mesma exigência.
    Só posso congratular-me por ser o precursor de uma medida que alguns blogs agora já adoptaram e que penso que todos os blogs deveriam também estipular.

    Também quero afirmar, mais uma vez, que o Almeida Fórum continuará a aceitar os comentários de todos os Senhores Anónimos, sem qualquer tipo de preconceito e com total naturalidade.

    Todos nós sabemos que existe um clima de medo que impede que os Senhores Anónimos façam as suas criticas, sugestões ou proponham simples ideias. Dito de uma forma mais simples e clara: nenhum Senhor Funcionário da Câmara Municipal vai cair na asneira de criticar o Senhor Presidente da Câmara Municipal. Nenhum Funcionário da Junta de Freguesia de Almeida vai criticar, pelo menos publicamente, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Almeida. Isto é tão claro e evidente que não percebo a repulsa pela publicação de escritos de pessoas que se refugiam no anonimato.

    Eu continuo a dizer que não me repugna a publicação de escritos anónimos.
    Eu continuo a dizer que preocupa-me o facto de existirem tantos escritos de Anónimos, isso sim. Antes de Abril de 1974 existiam mais anónimos que hoje e nós sabemos as razões de tal facto. E agora? Não tem interesse encontrar as razões para tal “fenómeno”?

    Existem críticos anónimos pelas esquinas, ruas e outros locais do nosso Concelho.
    No Almeida Fórum os comentários anónimos são bem vindos.

    João Neves

    ResponderExcluir
  4. Amigo João, desde esta distância onde me encontro, só posso dizer que estou plenamente de acordo com o que escreveste.
    Existem muitas dúvidas que têm necessidade de ser esclarecidas.
    As pessoas que assumiram esta decisão tên que ficar para sempre identificadas para mais tarde o povo do concelho lhes pedir responsabilidades.
    Continua amigo com este excelente trabalho mais os outros amigos que partilham contigo este espaço.
    Alma até Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Quem tudo quer tudo perde
    E o povo não é otário
    quando chegar a horinha
    Nao conte com a cruzinha
    E vai ver .... senhor R.B

    ResponderExcluir
  6. Diz-nos o Padre Terreiro, no Jornal Praça Alta, que a direcção da Casa do Concelho de Almeida tem uma nova direcção pois o anterior Presidente saiu alegando razões pessoais/saude. Alguém me sabe dizer quem são os novos corpos gerentes da C.C.A. uma vez que no Jornal não se faz essa referência?

    ResponderExcluir
  7. Ainda o já tão falado negativamente artigo publicado no Jornal Praça Alta pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida.
    Diz o Senhor Presidente Baptista Ribeiro o seguinte:

    “…ases da critica paralizadora de quem até hoje pouco ou nada fez pelo Concelho ou pela região…”

    Ficou-lhe tão mal falar nestes termos que só veio dar razão aos críticos que referiu.
    Acredito que o Presidente Baptista Ribeiro tenha feito alguma coisa neste Concelho, mas NÃO FEZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO, POIS PARA ISSO LHE PAGAM através dos nossos impostos.

    Não nos está a fazer favor nenhum, Senhor Presidente. Constato que o Senhor Baptista Ribeiro não mudou em nada a sua forma de estar na política e na sociedade.

    Que moral terá para vir para um jornal afirmar que alguns dos seus munícipes não fizeram nada pelo Concelho? A isso não são obrigados.
    O senhor Presidente sim, é a sua profissão actual, portanto cumpra o seu dever, simplesmente.

    Mais à frente diz o já referido Presidente da Câmara Municipal de Almeida.

    “…até têm o descaramento de fazer apelo ao voto…”

    Ó Senhor Baptista Ribeiro!
    O Senhor já se deu conta que vivemos em Democracia à mais de 3 décadas?
    Olhe que essa frase ouvia-se muito durante a governação do Dr. Oliveira Salazar.
    Hoje o apelo ao voto não é só um direito do Povo português, como deverá ser DEVER.

    Tem que fazer uma reciclagem à sua forma de estar na politica e um exame de consciência à sua postura em sociedade.

    É com toda a sinceridade que o afirmo, o Presidente Baptista Ribeiro terá que se rodear de conselheiros capazes de o ajudarem a desempenhar melhor as suas funções.
    Os actuais, pelo que têm demonstrado e pelos factos que são públicos, não estão minimamente preparados para o ajudarem.

    ResponderExcluir
  8. Só quero saber uma coisa.
    Se o PS ganhar as próximas eleições autárquicas no concelho de Almeida,o que me parece cada dia que passa mais viável,o actual presidente de câmara assume a sua função de vereador da oposição?

    ResponderExcluir
  9. Para o anónimo de 17 de Março às 13:23.

    O Presidente Baptista Ribeiro pode mudar quem quiser dos seus conselheiros,pode mudar de atitude,pode mudar de estratégia,etc...
    Aquilo que o Presidente Baptista Ribeiro jamais conseguirá mudar,é que foi o Presidente que quase levou a Câmara à falência técnica.
    Ainda vai ter que nos explicar alguns dos seus actos de gestão,mas lá mais para a frente quando entrarmos na pré-campanha. E algumas delas são demasiado graves.
    Aguardemos com paciência.

    ResponderExcluir
  10. Já nos vamos habituando a, em tempos de eleições, aparecerem promessas de vulto para o concelho de Almeida. Em tempos foram fábricas de chocolates e de rebuçados. Talvez para adoçar a boca do eleitorado! Desta vez é "um projecto que vai mexer com o desenvolvimento turístico de Almeida e da região, que deve criar muitos postos de trabalho", mas "ainda não pode ser revelado". O candidato do PSD, António Baptista Ribeiro "ainda guarda secretismo sobre um mega projecto que será lançado a partir de Almeida e que irá ter repercussões a nível nacional". Tal só acontece porque "quer ter total garantia de que este se irá concretizar" e “Não gosto de revelar aquilo que não tenho a certeza que vai acontecer”, diz, cauteloso, o autarca, apesar de, ainda assim, estar vincadamente confiante de que será concretizado: “Eu tenho a certeza que vai acontecer, mas muito brevemente, algo de muito importante para Almeida, e naturalmente o será para o nosso Concelho”. Será que esta ideia para o desenvolvimento do concelho é das tais que o Presidente da Comissão Política do PSD não conhecia? Ou foi esta que convenceu definitivamente a Comissão Política a avançar com a recandidatura de Baptista Ribeiro? De que projecto se tratará? “Dentro de dois a três meses, teremos todos boas notícias sobre isso”, “terei notícias breves de algo muito importante, para Almeida, para o Concelho, para a região, e tenho a certeza, para o País. É uma questão nacional”. Parece coisa em grande, de nível nacional! Seja o que for, estamos fartos de doces antes das eleições!!!!

    A instalação do dito projecto ainda estará a ser apreciado e negociado com a autarquia de Almeida, sendo que, este ainda não estará totalmente certo, podendo faltar acertar apenas alguns pormenores para que se concretize. “Eu tenho a certeza que o vou conseguir mas isso também depende muito do nosso trabalho e do nosso labor, depende de terceiros, da Câmara, do nosso trabalho”, assegura, sobre um projecto que irá marcar, indiscutivelmente, Almeida e o seu concelho.

    António Baptista Ribeiro, refere ainda que, “é muito mais que uma parceira com privados”, mostrando a grandeza deste, e explica, “em termos de economia, e a nível do que seja o desenvolvimento turístico deste nosso território, é um projecto fabuloso, que irá criar muitos postos de trabalho quer directos quer indirectos”, assegura o autarca de Almeida.

    Para retirar dúvidas ou até suposições, o presidente da Câmara Municipal de Almeida disse ao NG que, o projecto “não tem nada a ver com unidades fabris ou aeroportos”, mas que irá ganhar “uma projecção nacional”.

    ResponderExcluir
  11. Uma noticia verdadeiramente util aos Almeidenses e a todos aqueles que residem no nosso Concelho e que merecia, esta sim, estar em destaque na página web da Câmara ao invés dos feitos académicos do sr. campos. Esta noticia do trânsito não tem interesse para quem tem a respnsabilidade de gerir os conteudos da página. A do sr. campos tem. Prioridades!

    "Trânsito desviado por estrada que liga Aldeia da Ponte a Ciudad Rodrigo
    Fronteira de Vilar Formoso condicionada por obras em Espanha

    A empresa Estradas de Portugal cortou ao trânsito automóvel a fronteira de Vilar Formoso. O motivo deve-se a obras do lado espanhol, entre Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo, na estrada N620, ficando esta via interdita à circulação, para trabalhos de “rebentamentos de maciços rochosos com explosivos”.
    A interdição à circulação acontece a partir do dia de hoje, quarta-feira, 11 de Março, e nos seguintes dias (12, 16, 17, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de Março), e nos dois primeiros dias de Abril, sempre entre as 13 e as 17 horas.
    Com a interrupção do tráfego na N620, em Espanha, a Estradas de Portugal informa ainda que, “o tráfego de veículos pesados de mercadorias com peso bruto superior a 15 toneladas, na N620 e SA200, nos dias e horas atrás referidos, estará completamente interdito, não existindo alternativa na proximidade da fronteira de Vilar Formoso”, que deverão assim, aguardar no parque TIR, durante o período de interdição da circulação, para depois retomar a marcha.

    Alternativas
    O trânsito de veículos ligeiros e de pesados de passageiros será desviado em Fuentes de Õnoro, retomando a N620 nas proximidades desta localidade, junto ao posto de abastecimento.
    A estrada espanhola SA200, que liga Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal, a Ciudad Rodrigo, estará interdita apenas ao trânsito de veículos pesados de mercadorias com peso bruto superior a 15 toneladas, sendo que esta mesma estrada é apontada pela Estradas de Portugal como uma alternativa que poderá ser utilizada por veículos ligeiros, pesados de passageiros e veículos pesados de mercadorias com peso bruto inferior a 15 toneladas, com ligação pela estrada portuguesa N332, e estrada municipal do Sabugal, na proximidade de Aldeia da Ponte.
    O tráfego proveniente de Espanha, de veículos ligeiros, pesados com peso inferior a 15 toneladas e pesados de passageiros, será desviado em Ciudad Rodrigo pela SA-200, em direcção a Albergaria de Argañan, seguindo pela estrada do município do Sabugal, até Aldeia da Ponte, e pela E.N.332 até Vilar Formoso.
    Estes condicionamentos serão acompanhados pela Unidade Nacional de Trânsito da GNR, refere a empresa Estradas de Portugal, que através do site www.estradasdeportugal.pt, irá disponibilizar diariamente informação, bem como através do telefone 21 287 95 10."

    ResponderExcluir
  12. O Senhor Baptista está a passar um atestado de burrice aos cidadãos eleitores do nosso Concelho.
    Ele não tem necessidade de fazer campanha. Pode prometer este mundo e o outro. O que lhe vai acontecer é o julgamento pelo trabalho efectuado em 4 anos. O povo vai limitar-se a julgar o seu trabalho. Não há necessidade de fazer promessas que só dão vontade de rir, são motivo de chacota, pois estamos em 2009 e já não somos assim tão ingénuos. De mentiras estamos nós fartos, venham elas de onde vierem, mesmo que venham da boca do Senhor Baptista.
    O Povo vai julgar o seu trabalho. Agosra já não vale de nada vir a prometer, já não vale inaugurações à pressa. É batota.
    Agora está feito e nós vamos julgá-lo.
    Com ameaças ou sem ameaças o nosso voto só nós é que sabemos qual é. Aqui é que reside o seu drama e do Senhor José Morgado. As ameaças não vão surtir efeito.
    A prepotência e a ditadura neste Concelho vai terminar.

    ResponderExcluir