28 março, 2009

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO…


Faz hoje precisamente um ano que saiu neste blogue um artigo sobre a Comemoração do Dia dos Municípios com Centro Histórico. Na altura, foi comentada a estranheza de Almeida não assinalar a efeméride, partindo-se para uma reflexão sobre o abandono ou desvario de intervenção sobre o património histórico, afectando a memória e o carácter identitário local.
(O mesmo continua acessível neste blogue, bastando clicar na Etiqueta abaixo – “Dia dos Municípios com Centro Histórico”, no final deste artigo).

Decorrido este período de tempo, as questões de fundo são as mesmas. No entanto, a propósito deste mesmo Dia, verificaram-se duas mudanças dignas de menção: a primeira, é que, muito possivelmente estimuladas pelos reparos, ou quem sabe porque cada vez mais todos os momentos são importantes para se mostrar dinamismo, as autoridades concelhias, este ano, não se esqueceram de assinalar a data. Sobre isso, Almeida pode regozijar-se: os reparos, ainda que transmitidos pela única via aberta, como um simples blogue, que restou aos almeidenses para comunicar com as autoridades locais, parecem afinal ir surtindo algum efeito, apesar também de alguma natural crispação, por variados motivos que sempre envolvem estas situações.

A segunda mudança, relacionada com a primeira, é que desta vez é apresentado um programa de Jornadas do Instituto de História de Arte de Coimbra, recheado de iniciativas:

Dia 27, 12.00 horas - Percurso guiado (não diz por quem, mas se o Instituto de História de Arte é o convidado, presumivelmente será conduzido nessa visita…);
14.30 – Visita de Estudo (Instituto de História de Arte) “Arte Mudéjar e Fortificação na Raia Seca da Meseta”. Também não diz que tipo de visita de estudo, se é virtual, se é uma excursão na meseta… não se sabe.

Dia 28, 9.00 horas – O Baluarte de S. João de Deus - Visita ao estaleiro.
Bem a propósito: o estaleiro das casamatas. A polémica intervenção que tanta tinta fez correr e originou um debate acesso, inclusive em sessão pública, por sua vez muito agitada já em 2006, esta com a presença do Executivo, do Coronel Eng. Sousa Lobo (defendendo a necessidade de um estudo mais aprofundado antes de qualquer intervenção radical), dos Arq. João Campos e Arq. João Marujo (defendendo o contrário), bem como do Arq. José Afonso, então Director Regional do IPPAR, (o qual viria a assumir uma forte oposição ao projecto das casamatas), além de outros. De toda aquela estrondosa diatribe, a que também concorreu o protesto da oposição política, resultaria uma obra da autoria do Arq. João Campos, publicada pela CMA nesse mesmo ano, com a sua proposta para intervenção nas casamatas, posteriormente alterada. Recordo o destaque: “com prefácio do Prof. Doutor Pedro Dias”.

E recordo-o, porque nessa altura, mesmo a colaborar com a CMA, fui surpreendida pela decisão de inclusão dessa informação relativa a um prefácio para um cartaz, facto que transmiti tanto ao Executivo como a quem o concebeu (imagem abaixo), o qual foi ainda exactamente transposto para os outdoors de divulgação do Programa da 2ª Recriação Histórica de Almeida: parecera-me, excessivo, descabido, e até pretensioso, tanto mais que no mesmo programa constava igualmente a apresentação da reedição do livro “O Castelo de Almeida” do Dr. José Vilhena de Carvalho, o qual estava previsto ser justamente homenageado nesse ano, bem como das “restantes Edições da CMA”, onde vários e também conceituados autores tinham colaborado de forma muito generosa, mas sem qualquer destaque individualizado nessa divulgação, conforme as indicações por mim enviadas.


Voltando, no entanto, a estas Jornadas de 2009, a propósito do Dia dos Municípios com Centro Histórico, vou saltar alguns pormenores que podem ser consultados no sítio da CMA em http://www.cm-almeida.pt/municipio/agendadomunicipio/Paginas/Comemoracaoceama.aspx
referindo apenas uma inauguração de uma exposição do Instituto Geográfico Português, que promete e ainda bem que permanece mais uns tempos, para chegar ao programa previsto para as
11.30 horas - Sessão Comemorativa do Dia com Centro Histórico: Um documento para o Acervo do CEAMA pelo Prof. Doutor Pedro Dias.

Note-se, o Prof. Doutor Pedro Dias é uma respeitável figura académica, certamente vem a Almeida, a convite, e com a melhor das boas intenções. Mas tanto destaque fez-me lembrar uma qualquer outra notícia que pressenti relacionada. E de facto: um dos parágrafos relativos aos elementos do júri do recente doutoramento do Arq. João Campos, precisamente em História da Arte, tão pressurosamente alardeado no sítio oficial da CMA, e logo depois retirado perante as críticas, para ser publicado no jornal Praça Alta, reza o seguinte:


- O Senhor Doutor António Pedro Machado Gonçalves Dias, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Orientador;


Bom. Com isso se pode melhor explicar o objectivo da Comemoração do Dia dos Municípios com Centro Histórico este ano em Almeida. Senti pena. Afinal, não parece verificar-se uma maior sensibilização por parte do Município relativamente ao seu Centro Histórico. Todo este fio condutor de coincidências e de factos configura mais uma necessidade de patentear aos almeidenses a ideia de que o que tem vindo a ser feito em Almeida ao nível do património recebe bênçãos académicas lançadas do alto, num jogo de imagem que tacitamente promove o doutoramento de um técnico contratado pelo município, onde o “mestre”, é convidado a visitar a obra do “discípulo”. Mas neste jogo de espelhos, há um estilhaço brutal que fende a imagem quase idílica de alto a baixo: que o técnico, discípulo, consultor, por muito qualificado que seja, repetidamente demonstrou, tanto em público como em privado, a sua incapacidade de diálogo e a sua atitude impositiva para com o património de Almeida – com o que profundamente ofende e repele os almeidenses.

E é assim que esta Comemoração de um Dia dos Municípios com Centro Histórico, se revela afinal mais uma vez ditado de cima para baixo, ineficaz, deparando-se com o mesmo vazio de adesão, porque é destinado a encher o olho, quando os almeidenses já estão fartos de que tanto lhes atirem areia para os olhos!

Maria Clarinda Moreira

16 comentários:

  1. Mostraram aqui interesse em saber quanto custaria à Câmara Municipal de Almeida o Senhor Arq. João Campos.
    O que está em causa não é a avença do Arq. João Campos. Não pensem nisso. A avença do dito Senhor até será baixa.
    O QUE ESTÁ EM CAUSA É TUDO O QUE ENVOLVE A PRESENÇA DELE E O TRABALHO DELE NA CÂMARA DE ALMEIDA.
    Leiam o último post do blog Almeida Forum e constatem os factos.
    É todo um jogo de interesses que envolve o trabalho do tal Senhor João Campos, o relacionamento com os seus marinheiros, quem fornece as pedras para as suas extravagâncias e aberrações, o envolvimento de gente que só aparece em Almeida por interesses privados, instalados luxuosamente e apaparicados à custa do erário público.
    Sejamos lúcidos de uma vez por todas: o Senhor Arquitecto João Campos já conseguiu o seu doutoramento e ponto final!
    E nós, os ingénuos, os provincianos, os simplórios da Beira muito Interior a assistirmos a tudo isto, todos satisfeitos e embevecidos.
    EU RECUSO-ME A VIVER NO MESMO CONCELHO QUE ESTA FAMILIA TODA. VOU LUTAR COM TODAS AS MINHAS FORÇAS QUE ESTA GENTE SAI-A DO NOSSO MEIO AMBIENTE!

    F.Garcês

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com as comemarações mas existe algo que me perturba bastante em Almeida.
    Possivelmente e se o PSD continuar a ganhar eleições se erá possivel comemorar alguma coisa Histórica. As modicações criticas e de mau exemplo " Edificio António Baptista" as portas "António de Sousa/ António Baptista" e outras mais não teremos daqui a uns anos uma especie de monumentos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui relembro as promessas feitas pelo Candidato do PSD, Senhor Baptista Ribeiro, com vista às próximas eleições autárquicas:

    - Descontos para os idosos nas licenças de construção e no Imposto Municipal sobre Imóveis. Esta medida é tão importante que não só vai permitir aos nossos idosos em enveredar por uma nova actividade, a construção civil ou mesmo empreiteiros de construção civil e obra públicas, como vai dinamizar fortemente a economia depauperada do nosso Concelho. Parabéns Senhor Candidato.

    - Descontos nos medicamentos para os nossos idosos. Esta é a noticia mais importante. Os nossos idosos vão passar a ter os medicamentos grátis: se somarmos os descontos que o Sr. Baptista Ribeiro vai conceder aos descontos que o Governo também vai estabelecer, ficam os mesmos medicamentos grátis. É só somar. Conclusão: os nossos idosos vão passar a recessão económica sem darem por isso. Bravo Senhor Candidato.

    - Descontos para os nossos jovens com cartão e tudo. Esta medida vai permitir aos nossos jovens a comprar a preços acessíveis os artigos do Vivaci (Guarda), Serrashoping (Covilhã), Fórum de Viseu ou mesmo o Dolce Vita (Coimbra). Os que residem fora do Concelho por se encontrarem a seguir os seus estudos, têm que ter paciência. Fica para as próximas eleições. Obrigado Senhor Candidato.

    - Um Hotel 4 estrelas para Almeida. Atenção que é de 4 (quatro) estrelas. Não é de 2 ou de 3 estrelas. É mesmo de 4 estrelas. Não tenho a certeza mas acho que os nossos idosos vão ter direito a descontos também na utilização dos serviços deste hotel, principalmente na valência do SPA. Bravo Senhor Candidato.

    A esta lista teremos que acrescentar as promessas já feitas anteriormente, a saber:

    - Criação de mais um imposto sobre as nossas facturas da água: TARIFA DE DISPONIBILIDADE. O Governo acabou com a Taxa sobre os contadores e o nosso Presidente, sempre atento, cria em sua substituição a Tarifa de Disponibilidade. Para os Senhores de Lisboa não pensarem que somos uns pelintras. Bravo Senhor Candidato.

    - Redução do IRS em 3 pontos percentuais. O Governo concedeu 5 (cinco) pontos, mas o Presidente Baptista só nos dá 3. É para saberem quem manda aqui. Ora essa!!!!

    - Três piscinas a céu aberto para o Concelho de Almeida: uma para Almeida, outra para Vilar Formoso e outra ainda para o Alto de Leomil. Desta forma todos nós vamos aprender a nadar. Os que já sabem podem trabalhar para o bronze. Não sei é se estarão abertas nos meses de Verão. Mas isso logo se vê.

    - Mais um aeroporto. Assim o Senhor Dias Loureiro já pode vir a Almeida também no seu helicóptero.

    Não me alongo mais pois o Senhor João Neves pode cortar o meu comentário.

    Não se esqueçam das inaugurações que vêm aí. Não sei quantas serão, mas que estão a trabalhar a toda a força para isso, é verdade.

    Obrigado Senhor Candidato Baptista Ribeiro.

    P.S. – Não se esqueça de fazer também umas festinhas de vez em quando, nem que seja só para animar a malta da CDU. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Como almeidense gostava de ver esclarecido por quem de direito qual o fio condutor na gestão da autarquia-

    estes senhores pelos relatórios de contas dos anos 2005,2006 e 2007, não estão preocupados com o montante de divida mas sim com a capacidade de endividamento.

    será que á assim que gerem as suas casas'

    pela leitura dos relatorios parecer ser um designio atingir a capacidade máxima de endividamento.

    sem contar com 2008, desde 2005 já foram pagos só em juros á banca 289,544 euros, enquanto a divida a fornecedores aumentava

    tão preocupado anda o psd com as dividas a fornecedores do governo cental.

    onde está a obra material que justifique tamanho endividamento.

    ResponderExcluir
  5. OS NOSSOS IDOSOS COM DESCONTO NO SPA

    INFELIZMENTE TEMOS UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS QUE NA SUA MAIORIA NEM TERIA DINHEIRO PARA PAGAR O DESCONTO NO SPA, NEM PREDISPOSIÇÃO PARA USUFRUIR DE TAIS EQUIPAMENTOS. ESTA É UMA DAQUELAS MEDIDAS MODERNAS MAS QUE NÃO TIVERAM NA SUA GÉNESE QUALQUER ESTUDO DE BENEFICIO OU APLICABILIDADE.

    ESTOU A VER A MINHA AVÓ NUM SPA, COITADA FICAVA TÃO TRUMATIZADA QUE NUNCA MAIS QUERIA OUVIR FALAR NO HOTAL DA FONTE SANTA-
    CERTAMENTE QUE HAVERÁ VELHINHOS, E AINDA BEM, QUE SÃO POTENCIAIS UTILIZADORES, MAS CERTAMENTE ESSES NÃO SERÃO ABRANGIDOS PELOS DESCONTOS, POIS TERÃO RENDIMENTOS MAIS ELEVADOS.

    POR ISSO UMA MEDIDA DESTE GÉNERO NO NOSSO CONCELHO SÓ DEVE SER PARA GOZAR.

    SERIA BOM ERA QUE GARANTISSE DESCONTOS NOS LARES DO CONCELHO PARA OS NOSSOS IDOSOS, QUE SE FIZESSE UM LEVANTAMENTO DOS IDOSOS QUE VIVEM SOZINHOS COM DIFICULDADE DE MOBILIDADE QUE MUITAS VEZES NÃO EXERCEM A SUA CIDADANIA E OS SEUS DIREITOS PORQUE NINGUEM OS AJUDAS

    ResponderExcluir
  6. Então a equipa do PSD não era a melhor que havia?
    Não foram essas as palavras do prof.Batista?
    Ainda acreditei que ele fosse o responsável pelo pelouro da Cultura,agora entregá-lo à pessoa que nós conhecemos bem,só poderia o resultado geral ser o que está à vista.
    No fundo acabo por lamentar ver duas pessoas envolvidas nesta panóplia de criticas aos quais não lhe assentam muito. Trata-se do engº Machado e do Cino.
    Mas atenção que o estado de graça pode estar a terminar. Com as próximas eleições aí à porta e a continuidade deles na equipa do prof. Batista,significa que concordaram com o trabalho feito e pretendem continuar. Então teremos naturalmente que tirar daí as respectivas conclusões.
    São dois jovens que neste momento podem significar o futuro do concelho. Mas a continuidade nesta equipa,vem retirar-lhes o beneplácito de alguns dos eleitores e amigos deste concelho.
    Ainda nos resta alguma esperança para que eles, pensem por eles próprios.

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido muitos comentários,com os quais concordo naturalmente na generalidade,sobre a actuação do actual executivo camarário.

    Convém não esquecer que ele é apoiado por um grupo de pessoas eleitas directamente sob a signa do PSD.
    Mais ainda quando estas pessoas suportam o apoio em termos da Assembleia Municipal.
    É pena que as pessoas não tenham conhecimento das intervenções havidas nas Assembleias Municipais,para verificarem as da parte do PSD. Se tivessem isso em causa,de certeza que não votavam mais neles.
    Deixo de fora alguns Presidentes de Junta de Freguesia uma vez que sabemos quão difícil é lidar com essa gente. Que o digam alguns deles.

    A hora da mudança está próxima. Temos que aguardar mais algum tempo e a mudança que irá haver vai certamente dignificar todo o concelho.
    Para aqueles que ainda têm alguma dúvida sobre que posição assumir,digo-lhes que se juntem a todos quantos querem mudar definitivamente a forma e conteúdo da essência de gestão da Câmara Municipal.
    A união faz a força. Pela dignidade do nosso concelho e a bem da cultura.

    ResponderExcluir
  8. Reconheço na Dra Clarinda e no marido Dr. Rui duas pessoas com grau de cultura acima do excelente.
    Duas pessoas que gostam e amam o seu concelho.
    Pessoas que não se importaram de colaborar com Costa Reis,Batista e Natércia Ruivo.
    Pessoas que pretendem continuar a colaborar com gente que queira desenvolver o concelho de uma forma desinteressada.
    Cabe-nos a nós Almeidenses estar ao seu lado para ajudar na difícil tarefa de reconstrução da credibilidade não só da Câmara Municipal como também do respeito pelo valor histórico cultural do património do nosso conelho.

    Da minha parte saibam que estou à inteira disposição para colaborar.

    ResponderExcluir
  9. Pelo relato que aqui foi feito desse parcial trajecto desse Senhor Arq. João Campos, consultor do actual Presidente da Câmara de Almeida, mais uma vez se confirma o conceito que eu tenho da política actual do nosso País: é uma autêntica vergonha, um jogo de interesses. Tanto assim é, que sendo a prática destes jogos tão evidentes a nossa justiça não se dá sequer ao trabalho de os investigar. Ao menos investigar.
    É uma pouca-vergonha.
    Sendo Almeida e o seu Concelho com tão pouca gente, estes jogos são mais fáceis de gerir impondo um ambiente de medo e de represálias, resultando no silêncio e na ausência de contestação que se verifica.
    Os assuntos são tão claros que eu não entendo como e porque razão as nossas autoridades judiciais ou fiscalizadoras não actuam. Vejamos simplesmente um caso: o edifício intitulado popularmente de mamarracho. Como se compreende que se autorize a construção de um edifício daquela natureza, com aquela arquitectura, que nasceu de um simples quintal de pedra, e não se autoriza a colocação de um a simples grade para protecção numa janela de pequenas dimensões. Quem compreende isto? Como é possível? Não tem lógica nenhuma.

    Parabéns aos autores deste blog que permitem que todos os Almeidenses tenham voz. Os meus parabéns pela iniciativa, pela coragem e pelo trabalho que estão a elaborar.

    Um Almeidense.

    ResponderExcluir
  10. Disseram-me que o Partido Socialista e o Dr. Orlindo está a conseguir reunir à volta da sua candidatura um conjunto de pessoas representativas de diversos quadrantes políticos e assim compor uma equipe com gente capaz e de qualidade.

    Por me ter sido transmitido por fonte que eu considero fidedigna, como se tem por hábito dizer, não resisti e aqui venho pedir para que, o Partido Socialista, apresente pelo menos os seus Candidatos à Câmara Municipal, dada a ansiedade e a curiosidade que está a gerar.
    Os sinais que vão surgindo na nossa praça é que a equipe que rodeará o Dr. Orlindo, irá gerar o espanto de alguns e o entusiasmo de outros. Mais me foi informado que o maior espanto será na pessoa que vai em segundo lugar para a Câmara Municipal, como é hábito, em representação da Vila de Almeida. Este nome causará a admiração e o espanto de todos e, consequentemente o entusiasmo dos eleitores.
    Assim espero. Fico na espetativa, mas não compreendo as razões de tanta demora na apresentação pública dos candidatos.
    Mas como os últimos são os primeiros, olhem que seja por bem.

    ResponderExcluir
  11. Dra. Clarinda os meus parabéns pela coragem demonstrada ao publicar o seu artigo.
    Realmente é uma vergonha para os almeidenses o que se está a passar com este compadrio todo na sua Câmara. Esse tal de Senhor Campos não pode vir fazer à nossa casa o que quer e lhe apetece. É uma vergonha para os habitantes da Vila de Almeida. Estou admirado que perante estes factos todos ninguém em Almeida se revolte. Em qualquer Vila deste País, se estes factos acontecessem, aconteceria forte e clara contestação da população.
    Foi sintomático a fraca adesão ou mesmo nula adesão dos habitantes nos festejos que refere realizados este fim-de-semana. Eu vi quem andava lá: eram os senhores do executivo camarário, a sua comitiva de apoiantes, que parece-me cada vez é menor por sinal, e os ilustres convidados, talvez pelo tal de Senhor João Campos e seus marinheiros como já li por aqui.
    Resumiu-se a uma festa entre estes senhores, pavonearam-se uns aos outros, luxuosamente instalados, faustosamente apaparicados, bem comidos e bebidos e pronto os nossos impostos pagam tudo. Assim, entendo por têm que pedir empréstimos bancários.
    Concluo afirmando que o Senhor Dr. Costa Reis também não sai bem na fotografia, pois foi ele que escolheu esta equipa executiva da Câmara, foi ele que a levou ao colo até ao poder, foi ele que contratou todos os campos e marinheiros que por aqui andam, foi ele o pai de todos os mamarrachos que estão a aparecer em Almeida, portanto ele é o principal responsável de toda esta panóplia de disparates e de irresponsabilidades. Ele também estará a ser julgado pelo voto popular nas próximas eleições. Como pode aparecer o mamarracho ali naquele local, Dr. Costa Reis?
    Deixo um convite para visitarem do alto da muralhas de Almeida a aberração que estão a fazer nas casamatas. Até uma barraquita lá têm, não sei será para um urinol ou para venda de gelados. Seria bom que os habitantes da Vila visitassem estes locais para verem o que estes senhores estão a fazer à nossa Almeida.

    F. Garces

    ResponderExcluir
  12. Anda pelas ruas, restaurantes e cafés alguém que é useiro e vezeiro de fazer uma campanha eleitoralista pela negativa, afirmando vezes sem conta que o Dr. Orlindo, candidato pelo PS, é um terror, dizendo que “ai dos almeidenses se aquele homem vai para presidente”, afirmando peremptoriamente que vai ser a desgraça de Almeida se o Dr. Orlindo for eleito, etc.
    Este senhor é useiro e vezeiro neste tipo de actuação. Já nas últimas eleições de 2005, o seu tema preferido foi de denegrir a imagem do Dr. Orlindo, querendo transformá-lo no terror dos almeidenses.
    Já começou este tipo de actuação, eu já o ouvi fazendo afirmações deste género.
    Esta é que é a verdadeira campanha negra. Suja. Este tipo de atitudes são vergonhosas.
    E penso que ninguém de bom senso acreditará nessa pessoa, pelo seu passado e forma de actuar nestas alturas de campanhas eleitorais. Sei que esta forma de agir já não pega, já não tem receptividade. Portanto peço à dita pessoa, que todos os habitantes de Almeida conhecem e não será preciso dizer o seu nome, que não gaste as suas energias desta maneira. Podem fazer-lhe falta para a sua luta e de tão ridículo ser só lhe tira credibilidade, ou alguma credibilidade que ainda terá.
    Não vá por aí gritando que o lobo está perto, pois já ninguém o leva a sério.

    ResponderExcluir
  13. Ó Senhor Fernando.
    O que andava a fazer no Sábado à tarde cá para os nossos lados?
    Andavas assim tão atarefado que nem uma velha amiga vieste visitar?
    Força Fernando. Estamos contigo.

    Do lado de cá do Côa.

    ResponderExcluir
  14. Da pessoa que eu penso que o comentador anterior esteja a falar, já na sua juventude, nos tempos do colégio tinha uma imaginação prodigiosa, e nunca teve qualquer pudor de fazer exposição pública das suas invenções/alucinações, tendo necessidade de sempre que fazia uma afirmação de acabar com a célebre frase "eu arda se não é verdade".
    Pelos vistos a doença ainda não lhe passou.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com tudo que aqui foi dito até agora.
    Estamos em altura de eleições, a campanha do Senhor Presidente Baptista Ribeiro já foi feita, teve muito tempo e muito dinheiro para a fazer, agora não lhe resta mais nada que não seja o julgamento popular, ou seja sujeitar-se ao veredicto dos eleitores. Não lhe vale de nada vir agora apresentar novas promessas para juntar às que fez em 2005 pois o eleitorado já tirou as devidas ilações.

    Chegou também a hora de o Senhor Dr. Costa Reis esclarecer os seus conterrâneos no que diz respeito às razões que o motivaram para reunir à sua volta toda esta panóplia de consultores do género desse Senhor João Campos. Mas o Senhor Dr. Costa Reis terá que explicar de uma forma clara, DE FORMA QUE O POVO ENTENDA BEM e de uma vez por todas, como autorizou o licenciamento para a construção do edifício denominado mamarracho, mas que eu prefiro chamar-lhe aberração ou monstruosidade ou ainda hediondez, situado num dos locais mais nobres da Vila de Histórica de Almeida. Por muito mau gosto que os seus assessores tenham, ainda não consegui e o povo também não entende, não sejamos ingénuos, porque razão foi autorizado pelo Dr. Costa Reis a construção daquela aberração e não autorizam a dita grade para protecção de uma janela.
    Fico à espera, Dr. Costa Reis.

    ResponderExcluir
  16. Caros amigos do Blogue Almeida Forum:

    Antes de mais, deixem-me felicitá-los pelo excelente trabalho desenvolvido neste blogue.

    O que me traz aqui é uma problemática já bastante discutida em vários blogues, cujos artigos (de excelente qualidade) têm muitas vezes sido postados por mim e pelo coordenador, António Almeida Felizes, no blogue Regionalização (regioes.blogspot.com).

    Desde há algum tempo, tenho vindo a ser um colaborador regular desse blogue, debatendo a questão da Regionalização pela perspectiva da Beira Interior, já que tantas vezes a voz das pessoas desta região é abafada e esquecida.

    O encerramento de escolas e de estações e linhas ferroviárias, a tentativa de encerramento de maternidades e de colocação de portagens nas nossas auto-estradas, o mísero estado em que se encontram algumas das nossas estradas, o isolamento, o abandono, a migração e a emigração, a desertificação, e os poucos apoios à nossa região, têm sido verdadeiros cavalos de batalha pelos quais tenho lutado nesse blogue, na tentativa de evitar uma verdadeira pilhagem à nossa região, que os governantes parecem querer ver como terra de ninguém, e que é olhada como o parente pobre de Portugal.

    Muito se tem falado no PNOT (Plano Nacional de Ordenamento do Território), talvez com a esperança de que este traga algum desenvolvimento para a nossa região. Desenganemo-nos. Olhemos para o que diz o relatório deste polémico plano:

    "O reconhecimento de que a Area Metropolitana Lisboa é o principal espaço de internacionalização competitivo de Portugal. pemite ter expectativas que será na Região de Lisboa que deveráo ser concentradas as principais acções e medidas que reforcem esse papel a nivel europeu e mundial.

    Sem descurar a preocupaçáo com o desenvolvimenlo harmonioso das restantes regióes do pais que complementaráo essa competitividade e náo entraráo em competição/anulação desse designio, ou desenvolverão outras apeténcias, como o caso do Turismo no Algarve."

    Conclusão: Mais uma vez, seremos tratados como portugueses de segunda. De segunda, não. De terceira, porque, para além de não sermos de Lisboa, também não somos do Litoral.

    A Beira Interior, ao contrário do que nos querem impingir, não é uma região morta. Antes pelo contrário. Temos tudo para dar certo como região.

    Vejamos:

    *estamos numa posição estratégica a nível Ibérico (no centro do triângulo Lisboa-Porto-Madrid), o que é um factor determinante para a atracção de investimento industrial e comercial;
    *estamos servidos por duas das principais auto-estradas portuguesas, a A23 e a A25 (que constituem duas das principais rotas ibéricas e europeias, a E80 e a E802), e por duas importantes linhas férreas (embora necessitem de manutenção), a da Beira Alta e a da Beira Baixa;
    *temos possibilidades de ter uma agricultura de baixos custos, mas boas produções de qualidade (veja-se o que acontece nas vizinhas regiões espanholas de Castilla y León e da Extremadura);
    *temos uma universidade, das mais conceituadas do país, e que forma profissionais com boas qualificações para enfrentar o mercado de trabalho, e entrar em projectos inovadores para a região e para o país;
    *temos um espírito de cooperação e associativismo único no país (de que é exemplo a existência de blogues locais e regionais como o este, que nas regiões do litoral quase não existem ou são de inferior qualidade);
    *temos um eixo urbano com condições para evoluir e se consolidar, o eixo Guarda-Covilhã-Castelo Branco, com cidades de dimensões idênticas, o que evita que numa região da Beira Interior haja dominância ou centralismo de qualquer uma delas (por isso defendo a distribuição dos serviços regionais pelos diversos concelhos da região, ou seja, a inexistência de capitais regionais);
    *temos um turismo em franco desenvolvimento, principalmente na Serra da Estrela, e temos pólos turísticos únicos a explorar, nomeadamente as Aldeias Históricas, os centros históricos das cidades, os castelos, e o turismo de natureza (parques naturais da Malcata e do Douro Internacional, serras da Gardunha e da Estrela, vales do Tejo, Côa, Mondego e Zêzere);
    *temos condições para investir na produção de energias, principalmente através de fontes renováveis (eólica, hídrica e solar), e podemos facilmente tornar-nos auto-suficientes em termos energéticos e hídricos;
    *somos, reconhecidamente, uma das regiões onde há maior qualidade de vida no país;
    *como região a necessitar de investimento, somos uma das regiões da União Europeia a 15, com possibilidades de receber mais apoios comunitários, o que, conjuntamente com os fundos nacionais, torna a Beira Interior numa região perfeitamente viável, desde que se tome à partida um rumo definido de desenvolvimento e convergência com as restantes regiões da Península Ibérica e da Europa.

    Porém, nas últimas décadas, apenas temos ficado com as "migalhas":

    *estando inseridos num país profundamente centralista e centralizado como é Portugal, temos sofrido com o facto de estarmos muito longe de Lisboa para sermos ouvidos.
    *por outro lado, sofremos também com o facto de termos sido colocados numa região-plano (Centro), onde não temos voz, nem peso, perante um Litoral constituído por concelhos como Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, e mesmo Viseu, entre outros, que vive uma realidade muito diferente e não percebe as necessidades da Beira Interior. Por outro lado, os fundos que a Europa destina às regiões menos desenvolvidas, e que, sendo destinados à Beira Interior, vão parar à entidade gestora (CCDR-C), em Coimbra, são continuamente desviados para investimentos no Litoral, ficando, mais uma vez, o Interior bastante prejudicado.

    Deste modo, nos últimos anos:

    *enquanto à volta de Lisboa, e no Litoral, na década de 1980 e 1990, se construíram auto-estradas, aqui no Interior ficámos à espera para depois sermos servidos por estradas de segunda (IP's). Só com 20 anos de atraso chegaram as auto-estradas;
    *enquanto no Litoral se reformularam as linhas férreas, e se introduziram novos serviços, no Interior continuamos a ter comboios como há 30 anos;
    *enquanto no Litoral se deram incentivos ao investimento, e se promoveu a instalação de novas empresas, ninguém fez nada pelo Interior, apesar de este estar, como já disse, numa posição estratégica;
    *o Interior nunca foi alvo de políticas específicas de desenvolvimento, nem de discriminação positiva (impostos mais baixos, incentivos à fixação de pessoas e empresas, e à natalidade; etc.). Antes pelo contrário, foram encerradas escolas, urgências, e serviços ferroviários, não se vislumbrando melhorias a curto/médio prazo.

    Em suma, não se vislumbra grande futuro para a Beira Interior com a continuidade deste estado de coisas, nem sem regionalização, nem com a inclusão da nossa região no Centro.
    As vantagens de uma regionalização são inúmeras e bastante notórias. Para tal, convido todos a consultar o blogue "regioes.blogspot.com", onde este tema tem sido amplamente debatido.
    Penso que está na hora de a Beira Interior se autonomizar, e encetar finalmente um caminho de desenvolvimento pleno, que maximize o potencial desta nossa região, e acabe de vez com o nosso isolamento secular, tornando-nos uma região competitiva e de futuro, permitindo o regresso de todos aqueles que se viram obrigados a daqui sair, e evitando que os jovens da nossa região se vejam obrigados a (e)migrar em busca de um futuro melhor.
    Para isso estou, em conjunto com alguns colabordores do blogue, a propor um mapa de 7 regiões para Portugal Continental, que serão as seguintes:

    *Entre-Douro e Minho;
    *Trás-os-Montes e Alto Douro;
    *Beira Interior;
    *Beira Litoral;
    *Estremadura e Ribatejo;
    *Alentejo;
    *Algarve

    Gostaria de saber a opinião de todos os almeidenses, e da população em geral, sobre esta temática.

    Para mais informações sobre a referida proposta, deixo aqui alguns links a consultar:

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/proposta-das-7-regies.html

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/7-regies-de-portugal-beira-interior.html

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/esclarecimentos-de-um-regionalista.html

    Todas as opiniões são bem-vindas, numa discussão que se quer responsável e abrangente, em busca da melhor solução para a nossa região e para o país. Para que deixe de haver portugueses de primeira e de segunda.

    Cumprimentos,
    Afonso Miguel

    ResponderExcluir