11 fevereiro, 2009

Seremos implacáveis....

Seremos implacáveis…..

O Mundo de dia para dia vai-nos trazendo notícias que só servem para aumentar a nossa preocupação.
Vivemos hoje uma vida tão intranquila, que o sonho que fomos mantendo durante tantos e tantos anos na previsão do nosso futuro como Homens, está a desmoronar-se com a rapidez de um castelo de cartas em cima de uma mesa, num dia de terramoto.
Encontrar culpados para justificar esta situação é talvez a tarefa mais fácil.
O mais difícil é encontrar soluções para corrigir os erros.
Goste-se ou não dos Estados Unidos, goste-se ou não do seu actual Presidente, Barack Obama, a questão é que este jovem, assim que tomou posse não perdeu tempo a decidir que todos os gestores de empresas que recorrem a fundos estatais, não podem auferir mais do que 390.000 euros ano.
E em Portugal? Será que tudo se vai manter como até aqui? Será que vamos continuar a ver gestores de grandes empresas a “abotoar-se” com vencimentos chorudos e prémios quase idênticos sendo que nalguns casos até superiores aos dos americanos?
Será que empresas vão continuar a despedir funcionários por dificuldades de consumo de mercado e por dificuldades económicas, enquanto os patrões/gestores continuam a viver uma tranquila vida em festas e festinhas de arromba e a gastar grandes fortunas ao longo de todo um ano?
Não sou dos que pensam que não deve haver patrões. Não sou dos que pensam que não deve haver ricos. Toda a vida houve gente assim, e tem que continuar a haver.
Mas também é certo que sempre houve ricos que souberam respeitar e ajudar os pobres, e ricos houve que só não os exploraram mais porque eles não deixaram.
Toda a vida houve gente que mandou e gente mandada. Mas também é verdade que houve gente que mandou sem saber mandar e gente que obedeceu sem questionar o que quer que fosse, porque essa é a sua cultura.
Talvez por tudo isso, hoje estamos a viver e a conviver lado a lado com pessoas que por força das circunstâncias e com as responsabilidades que lhes atribuíram, só nos trouxeram problemas, dificuldades, incompreensões, incompetências e arrogância.
O momento é muito crítico e as dificuldades da vida ainda se irão degradar mais ao longo do ano que estamos a viver. Talvez o meu pessimismo seja em demasia, mas a questão é que acredito que nem 2010 vai ser um ano positivo. Talvez pelo contrário.
A questão neste momento reside em conseguirmos obter um conjunto de vantagens que nos permita a curto prazo diminuir os danos colaterais. A forma mais fácil é levando a cabo o lema do nosso Povo: A união faz a força.
Este ano teremos nada mais do que três actos eleitorais.
Eleições para o Parlamento Europeu, para a Assembleia da República, donde sairá o próximo Governo para mais quatro anos de grandes decisões, e eleições Autárquicas, aquelas que mais directamente e de mais perto nos tocam a todos nós.
Este, ainda não será certamente o momento para trazer a discussão decisões ou ideias. Deixemos passar mais algum tempo, pois certamente virão aí posturas publicitadas como excelentes e inovadoras e de cariz social, procurando assim desta forma tentar recolher simpatias e adeptos, que é como quem diz votos.
Aqui, estaremos atentos a tudo isso para aplaudir o que for positivo e criticar o que entendermos ser negativo. Seremos implacáveis nas críticas a incompetentes e esbanjadores.
Mas uma coisa é certa, nada nos moverá de emitirmos a nossa opinião.






59 comentários:

  1. Acabei de ler o Praça Alta e o triste artigo que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida publicou.
    Mais uma vez este Senhor demonstrou uma falta de qualidades enorme para o cargo que ocupa.
    Lamento estar a pronunciar-me desta forma, mas como os factos o demonstram, esta é a verdade. É de uma falta de sensibilidade e de lucidez admirável.
    Todos nós sabemos que tanto o mamarracho como a grade para a janela têm que obedecer ao PDM.
    Todos nós sabemos que tanto o mamarracho como a grade para a janela, têm que passar pelo crivo de diversos organismos.
    Todos nós sabemos que o mamarracho teve todos os pareceres positivos e a pobre grade, porque é pequenina, coitadinha, não passou.

    A grande questão, que ninguém consegue entender, ponha isto na cabeça de uma vez por todas Senhor Presidente, é porque razão um MAMARRACHO daquele tamanho com aquela imponência toda passou e é legal e uma jóia e a triste da grade, coitadinha, pequenina, que mal se vê não passou. Como pode isto acontecer. Está à vista de todos.
    É que não basta à mulher de César ser honesta, é preciso parecer Senhor Presidente.

    O que o Senhor Presidente dá a entender será que se eu pretender construir outro mamarracho naquele mesmo local da Vila, estarão garantidas as condições para o seu pleno licenciamento.

    Uma grade é que não!

    Não acha que é ridículo, Senhor Presidente?

    Quanto ao resto do artigo dispenso-me de comentar, pois os leitores vão tirar as devidas ilações, mas que é triste é.

    Parafraseando um conhecido comentarista televisivo, por este andar o Senhor Cidadão Baptista Ribeiro e, infelizmente, o PSD, por este andar, vai lutar por não perder por muitos.

    Repito, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Pelos incentivos que estás a receber e como não há fumo sem fogo, estou quase completamente convencido que a única lufada de ar fresco que vai haver nas próximas eleições autárquicas será a candidatura do Senhor João Neves à Câmara Municipal de Almeida pelo CDS-PP.
    Pelas indicações que tenho recebido, esta candidatura é quase certa.
    Pelo teor deste post publicado pelo meu amigo e colega José Augusto, posso tirar a ilação que este estará também nesta candidatura.
    Pelo que conheço dos dois, pela postura que ambos têm demonstrado na vida politica, pela humildade e popularidade que ambos têm e também pela história do CDS-PP no Concelho de Almeida, estou absolutamente certo que muita gente vai ficar admirada com os resultados eleitorais que ambos vão conseguir. Também estou convicto que será a pedrada no charco no executivo que emergir das próximas eleições.
    Quero aqui deixar vincado que ambos terão os nossos votos que serão entregues com muita alegria e vontade de vencer.

    Felicidades para os dois e viva o CDS-PP.

    Acrescento que gostaria de ver nesta lista autárquica os nomes da Dra. Clarinda Moreira e do Dr. Rui Brito da Fonseca pela qualidade que podem oferecer a esta candidatura.

    Força e felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Só gostaria de deixar a minha opinião neste espaço e concordar com tudo o que o sr. José Augusto aqui escreveu.
    Não consigo ainda hoje entender qual a razão pela qual ele não faz parte da equipa do PSD.
    Pelo que vi durante as últimas campanhas era uma pessoa muito válida.
    Ficaria muito triste se qualquer dia o visse apoiar outras pessoas,mas se para o PSD não serve,então de certeza absoluta que ninguém o irá criticar por isso.
    Para ser sincero votei no PSD e hoje estou arrependido por vários motivos que não vale a pena aqui deixar,mas se a equipa for a mesma não contem com o meu voto e da minha família.
    O PSD ainda está a tempo de corrigir a sua postura,oxalá não demorem muito.
    Parabéns sr. José Augusto pelo texto que aqui deixou. Escreva mais.

    ResponderExcluir
  4. Deparei-me hoje, no jornal Praça Alta, com um artigo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Prof. Baptista Ribeiro, que reflecte bem a confusão que vai pela autarquia de Almeida.
    Vejamos: o senhor presidente da autarquia alude a um instrumento legal como o Plano Director Municipal para fundamentar a reprovação de um pedido de colocação de uma grade numa janela numa casa na vila de Almeida, chegando mesmo a transcrever parte de um artigo da Resolução do Conselho de Ministros que ratifica o PDM que a dada altura refere: «a Câmara Municipal poderá exigir a manutenção das características originais dos edifícios, impedindo ou revertendo a sua descaracterização». Considera, pois, que não reprovar o pedido de colocação dessa grade na janela é um grave atropelo à lei e um desvirtuamento do PDM. Uma decisão dessas seria discricionária e próprio de fora da lei, seria atropelar um elemento fundamental como o PDM.
    Assalta-me uma dúvida, aprovar a construção de um edifício bem descaracterizado como o que se encontra ali bem perto da Câmara Municipal não atenta contra o PDM? Não vai contra o texto da Resolução do Conselho de Ministros? Realmente não tem grades nas janelas! Mas, valha-nos Deus, o seu enquadramento no centro histórico original de Almeida, deixa muito a desejar!
    Termino apelando para que haja mais lucidez.

    ResponderExcluir
  5. Para que o Concelho tenha um futuro melhor e para que as obras continuem não tenhamos dúvidas que só com este executivo, sob a chefia do Presidente Baptista Ribeiro.
    Esta é a grande verdade. Quem foi que mudou profundamente o Concelho de Almeida?
    Foi o PSD com Costa Reis.
    Se estiver a dizer alguma mentira, façam o favor de dizer.
    Não vale a pena estar aqui a enumerar as obras que foram feitas nos mandatos do PSD, porque seria fastidioso, mas é só fazerem uma listagem e contá-las.
    Agora aparece o Senhor João Neves pelo que dizem como cabeça de lista pelo CDS. Está dentro do seu direito como cidadão, até porque já tem passado naquele partido. Vamos ver o que consegue fazer e com quem vai fazer equipa. Se for com os mesmos elementos de 2005, não acredito que vá longe, com a excepção de dois ou três pessoas, é uma lista muito fraquinha. Mesmo que leve para junto de si o Senhor José Augusto.
    Quanto ao Senhor José Augusto, eu não acredito que ele faça alguma coisa no CDS ou em outro partido qualquer. Ele que não me leve a mal, mas falta-lhe uma coisa muito importante que o Senhor João Neves tem, isso eu reconheço, que é a coragem. Eu quero ver a coragem que o Senhor José Augusto tem para assumir uma candidatura. Estou para ver. Eu pessoalmente não acredito.
    Portanto, a lista do CDS, mesmo transformada ou reforçada com o João Neves, que repito é uma pessoa traquejada em eleições, não acredito que faça qualquer mossa ao PSD.
    Agora atiram com esta suposta aliança com a CDU. Não enganem o povo. Qual aliança qual quê! Eu também já notei que a CDU, nomeadamente os Professores Aristides e José Vaz, estão muito calmos em relação a criticas acesas ou mais violentas contra o PSD, mas isso é lá problemas deles. O PSD não necessita destes dois elementos na Assembleia Municipal para nada, portanto não tem lógica nenhuma acenarem com esta suposta aliança. Até porque os Senhores Professores já citados andam agora muito distraídos com a Ministra da Educação.

    Senhor Presidente Baptista Ribeiro, vá em frente, faça a sua nova equipa, apresente-se ao eleitorado e vai ver que ganhamos outra vez.

    Os Senhores do PS, com o Senhor Doutor Orlindo e Carlos Pereira, têm que ter paciência mas vão perder mais uma vez. Até porque só agora é que acordaram. Os mandatos são de 4 anos e só agora é que acordaram? O que andaram a fazer nos restantes anos de mandato como oposição? Se existiram assim tantos erros porque não os denunciaram? Nem nos eventos mais importantes tiveram a dignidade de aparecerem.
    Só faço votos que apareçam agora nas comemorações do Dia da Mulher para verem a reacção que as nossas mulheres lhes vão “dedicar”.

    E por hoje fico-me por aqui. Vou voltar, se os Senhores do blog fizerem o favor de publicarem os meus comentários.

    Lamento que mais ninguém do meu partido intervenha aqui, mas eu vou estar.

    Por Almeida e pelo PSD.

    O Realista

    ResponderExcluir
  6. Tive recentemente conhecimento que a Câmara em tempos já idos,mas dentro da linha do PSD que é como quem diz Dr. Costa Reis e Prof. Batista,não aprovaram um projecto de remodulação da casa pertença do sr. José António Carvalho, ao lado da casa do Prof. Abel no largo da Câmara. Segundo consegui apurar parece que não se enquadrava na estética da zona. Seria bom que alguém e porque nãao a oposição,pedisse o projecto só para dar uma vista de olhos e comparar com a tal construção a que chamam mamarracho. Seria muito bom mesmo comparar.

    Em relação a este texto só dizer que é muito interessante,pois o facto de se aproximarem eleições,naturalmente que nós os eleitores,seremos os mais importantes em permitirmos a continuação da desgovernação e mal estar que está instalada na actual Câmara,ou então em ajudarmos a mudar as linhas directivas das novas opções políticas para melhoria não só de nós,mas também dos nossos filhos e dos nossos netos. Sem dúvida que vai ser um momento muito importante.
    Da parte que me diz respeito,e pelo que conheço do sr. José Augusto,só poderei dizer-lhe que conte com a minha colaboração para a mudança.

    ResponderExcluir
  7. Achei piada ao post do tal Senhor Realista. Não sei se é mesmo nome ou se será pseudónimo.
    O Senhor fala em obras em abstracto. Mas, quais obras? As idealizadas e começadas pelo Senhor Baptista Ribeiro ou pelo Dr. Costa Reis?
    Vão-me desculpar se for ignorância minha, mas obras físicas realizadas pelo Presidente Baptista Ribeiro, não conheço uma sequer. A não ser que o Senhor se esteja a referir às festas e jantaradas que este executivo realizou e continua a realizar. Tudo serve para fazer festas.
    Pelo Boletim Municipal e pelo site da Câmara Municipal não vejo lá uma, vêm todas do mandato e têm a chancela do Dr. Costa Reis. Esta é a verdade.
    A não ser que se esteja a referir também aquela indecência com que “embelezaram” as portas novas. Mas, se é isso, é pouco e mais valia estarem quietos. Eu tinha vergonha ver o meu nome publicado numa chapa naquela vergonha.
    Agora que fizeram festas e mais festas, e continuam a fazer festas, isso não tenho dúvidas nenhumas. Mas, meu caro amigo, mesmo essas que retorno para a Vila de Almeida e de Vilar Formoso tiveram? Os comerciantes lucraram alguma coisa com isso?

    Aqui não venha a falar em partidos. A mim não me interessa quem está no executivo. Para todos nós o que é importante é termos uma Câmara com gente capaz, com qualidade, que ouça o povo, que sirva o povo, seja ele do PSD, do PS, da CDU ou do CDS, isso não interessa nada. Somos todos Almeidenses. Deixe-se desses partidarismos que não nos leva a lado nenhum.

    O que é verdade é que esta equipa do PSD, já mostrou o que vale.
    Vamos mudar. Agora se mudarmos para outro partido qualquer isso a mim não me interessa para nada. Até pode continuar o PSD, mas com outra gente, por favor.

    O Verdadeiro

    ResponderExcluir
  8. "O Mundo de dia para dia vai-nos trazendo notícias que só servem para aumentar a nossa preocupação.(...)Aqui, estaremos atentos a tudo isso para aplaudir o que for positivo e criticar o que entendermos ser negativo. Seremos implacáveis nas críticas a incompetentes e esbanjadores.
    Mas uma coisa é certa, nada nos moverá de emitirmos a nossa opinião.".
    Faço sinceros votos para bem da solidificação democrática no Concelho de Almeida,que, com esse espirito continue(m).
    O "nosso" Concelho precisa de um forte abanão em termos de política municipal e até muito mais atenção, por parte do Poder Central. É verdadeiramente insustentável e inverosimel, o que se passa, e a situação em que ... "paulatinamente" o Concelho de Almeida, foi decaindo, nas suas mais diversas vertentes.
    Sim, quando chegar a altura é bom que os reponsáveis por esta caótica situação social e económica, digam também a verdade aos Almeidenses e não se excusem a ouvir, quando mandarem colcar "bonitos e apelativos outdoors", ou . . . se passearem nas Festas de Verão, mais as respectivas Comitivas.
    SEJAM AFIRMATIVOS NAS PALAVRAS, MAS SOBRETUDO, NOS ACTOS.

    ResponderExcluir
  9. Só hoje vi o artigo publicado na Praça Alta do Presidente da C.M. de Almeida. Aquilo só pode ter sido escrito por alguem que está de cabeça perdida e a quem começam a faltar argumentos sérios. Remete o Sr.Professor para o nº 1 do Artigo 16º da RCM que ratifica o PDM, deve-se no entanto ter-se esquecido, não acredito que seja má fé, de ter mencionado que no mesmo nº 16ª, nº 1 mas na alínea h) diz o seguinte:

    " As construções de raíz a executar em falhas de malha urbana deverão integrar-se nas características da envolvente, nomeadamente alinhamentos e cérceas". Será que o dito mamarracho cumpre com estas caracteristicas?

    Quanto ao artigo devia o Sr. Professor manter a calma, não perder a postura nem a compostura, pois o insulto é a arma os fracos e de quem sabe que não tem razão.

    ResponderExcluir
  10. Li no Jornal Pinhel Falcão (5 de Fevereiro de 2009)que a nova Comissão Política do PSD já decidiu que o apoio vai ser «completamente» ao Prof. Baptista. Não seria de esperar outra coisa! Na linha da comissão política anterior «Já foi sufragado em reunião da Comissão Política e o apoio à sua candidatura foi reiterado por unanimidade». Como fundamento para a decisão está «A política que está a ser seguida pelo executivo actual é a que nós pretendemos que continue». Até aqui tudo parece bater certo. Porém, o que não esperava ler é o que se segue: «Não sabemos quais as ideias do Prof. Baptista para o próximo mandato». É assim que a nova comissão política toma decisões relativamente ao seu candidato? Já sei, basta-lhes saber «que as preocupações dele são o desenvolvimento e a conclusão de todas as infra estruturas necessárias ao concelho». Quais infra-estruturas? Como alcançar o tão desejado desenvolvimento? Não sabem, pois não conhecem as ideias do candidato!!! Algo de estranho se passa ou tão só problemas de comunicação entre o Presidente da Cãmara e a estrutura do partido pelo qual venceu as anteriores eleições!

    ResponderExcluir
  11. Conheço o Mamarracho.
    Desconeço a janela.

    O Artigo do Professor no Praça Alta é deplorával.

    O concelho de Almeida merecia um presidente com outra capacidade intelectual e outro discernimento politico.

    Mencionava, o autor do artigo, a RCM que aprovou o PDM de Almeida, mas no Artigo 16º não consegui ver os requesitos exigidos para varandas e janelas, pois na alínea d) do nº 1 do referido artigo são mencionados caixilhos, varandas alpendres e cobertura.

    Sou defensor da conservação dos Centros historicos, mas discricionariedade não é arbritrariedade, conforme conta do preâmbulo da RCM, por isso para não haver arbritariedades é indispensável um regulamento para o Centro historico de Almeida, até para salvaguarda dos próprios decisores.

    Deixa-se construir aquele mamarracho e não de deixa mudar uma janela.

    Isto já começa a ser ridiculo demais.

    Os politicos têm a obrigação de ser honestos e não nos deitarem areia para os olhos

    ResponderExcluir
  12. Caros Amigos e leitores do "nosso" Jornal Praça Alta, podem acreditar que, quando li com respeitosa atenção o comunicado dos Senhores Vereadores (sem pelouros atribuídos, pela maioria P.S.D.) do Partido Socialista no Executivo da C. M. de Almeida, na Edição 164, "disse" logo para os meus botões: o ainda Presidente da C. M de Almeida vais responder nervosamente e ratificar o que escrever, em nome individual. Penso que os factos me deram razão e certamnete a muitos outros mais, que até conhecerão melhor o modo de reacção do Senhor Presidente, à contrariedade. Tirei a ilação da resposta Presidencial de que a reflexão aturada do comunicado dos Vereadores do P. S., não foi feita convenientemente; é a minha ideia.
    Sobre o comunicado que pensaram ou disseram os demais (2) Vereadores do P. S. D. no executivo?. Subscrevem a resposta do Senhor Presidente já que a mesma até está sómente assinada: "O Presidente da Câmara Municipal de Almeida", ou terão a dizer alguma coisa, ainda?. Acho normal a reacção Presidencial pela pressão da opinião pública e até da pouco visível ou quase nula obra de carácter estruturante para um Concelho tão carenciado como é Almeida, isto de há muitos anos para cá; veja-se casos como; diminuição acelerada da população residente, desemprego, baixa escolaridade, indice de dependência, indice de envelhecimento, saúde, turismo (anual, e não o sazonal), conservação de património, PIDDAC, e etc., etc.. É ou não é verdade que que muita coisa de benéfico para os Almeidenses e progresso do nosso Concelho, CONTINUA HÁ MUITOS ANOS POR FAZER?.
    Amigos, hoje quando se vê a forma centralizada cmo muitas pessoas insistem em "governar" (!?) dá-me a ideia que é quase uma obstinação, mesmo pós 34 anos do 25 de Abril de 1974 (Dia da Liberdade), a forma menos correcta como muitos procedem. Até parece que se estando eleito ... nós é que sabemos; e os outros, que também são cidadãos, e ajudaram a eleger alguns que logo se esqueceram deles e dos demais?.
    Num tempo quue se deseja cada vez mais de mudança (para melhor) tem de haver mais relação interpessoal, e as "prioridades" serem alargadamente discutidas. Realmente ser Autarca, acreditem dá mito trabalho e muito prazer, mas sómente quando não ignoramos as pessoas, não decidimos por nós, e inventariamos antes para se estabelecer ... um rumo. Algo de que o Concelho de Almeida não tem tido, mas que os Almeidenses muito merecem, pela sua ímpar forma de ser e estar.

    ResponderExcluir
  13. Devo dizer que este artigo aqui deixado como opinião singular do seu autor, além de ser oportuno no tempo actual, é também crítico à classe política em geral.
    Como diz o autor, “ ...podemos concordar ou não...”, mas pelo menos, não vislumbramos qualquer nome de qualquer pessoa.
    Em minha opinião é uma vantagem.
    Na realidade a má qualidade, e agora já sou eu que o afirmo, da actual classe política é tão degradante e tão insustentável, que desde os mais profissionais (entendam-se governantes e parlamentares) aos aprendizes (entendam-se autarcas), que o Povo cada vez mais se está a afastar dos actos eleitorais, motivo pelo qual a abstenção é cada vez maior.
    Mas se a nível nacional os interesses são sem qualquer dúvida de um valor quantitativo inimaginável, em termos locais o interesse não pode ser equiparado.
    Se ao nível do País o nosso voto é semelhante a uma gota de água no oceano, em termos concelhios, cada voto vale uma postura ou uma atitude de primordial importância estratégica.
    Recordo a propaganda feita nas últimas eleições autárquicas por todos os partidos políticos.
    Alguns não podiam prometer nada porque eram conhecedores da sua insignificância. Outros sempre iam dizendo que se fossem poder, iriam alterar algumas coisas de importância primordial para as populações mais desfavorecidas.
    Outros ainda, por se reconhecerem como poder e à partida com a vantagem do trabalho feito no campo, sempre se foram afirmando como os grandes senhores da verdade.
    Passados que estão só e apenas três anos do actual executivo, olhando à sua volta, não conseguimos vislumbrar nada de especial. As grandes obras já vinham do anterior mandato.
    As pequenas, qualquer pessoa minimamente qualificada e com algum conhecimento geral, está apta a despachar já que para a análise e estudo, existem os técnicos autárquicos, os quais sendo mui responsáveis são os grandes pilares sustentáveis de um executivo camarário. E Almeida bem se pode orgulhar do grupo de técnicos que possui, ou de quase todos.
    “...podemos concordar ou não...”, mas concordar com o actual executivo da Câmara de Almeida, para mim torna-se de difícil opção. Não bastando o que atrás fui afirmando, de salientar que o momento tão intrincado pelo qual está a passar no aspecto económico, deixa-me imensamente apreensivo.
    Este aspecto é mais do que suficiente para não acreditar nesta equipa.
    Também não me esqueço das imensas festas com gastos imoderados o que levaram a que fosse criado um déficit (saldo negativo entre a receita e a despesa num orçamento) semelhante ao que a mesma Câmara passou nos anos 1993/1995.
    Este meu comentário pretende apenas e só servir como uma opinião de um simples cidadão deste concelho que gostaria de ver melhorada a condição de vida de todos quantos decidimos ficar por cá.
    Estou esperançado que durante o corrente ano algo vai mudar não só para nosso bem, como para os nossos pais, os nossos filhos e os nossos netos.
    Assim o queiram as gentes de bem.

    ResponderExcluir
  14. Para todos quantos nos interessamos pela política caseira, vir até este blogue e lermos o que se vai escrevendo, é quase uma obrigatoriedade.
    Podemos concordar ou não com muitas coisas, mas cada artigo de opinião e cada comentário, valem o que valem. No entanto de vez em quando sempre vai aparecendo alguém que deixa um comentário tão ressabiado, que muitas das vezes deveria pensar duas vezes antes de escrever o que pensa.
    Não sou nem creio que ninguém precise de advogado de defesa para comentar um comentário ou comentários, a seu respeito.
    O que me espantou pela negativa é que alguém identificado com o PSD, tenha vindo aqui neste texto de opinião falar negativamente de uma pessoa que muito recentemente foi imagem concelhia do PSD e muito deu a esse partido.
    Por sinal acarinhado por muita gente neste concelho e em todas as freguesias.
    A minha preocupação aumenta quando hoje assistimos a comentários destes aos antigos parceiros de partido.
    Pergunto quando chegará a minha vez?
    Será que pelo facto de não concordar com alguma postura do partido, serei também e desde logo criticado da mesma forma?
    Valerá a pena lutar lado a lado com pessoas como estas?
    Será que vale a pena lutar por pessoas que mudam de opinião mais depressa do que alguns bebem um copo de água quando têm sede?
    Estou no PSD à muito tempo. Já vi passar por cá muita gente, mas o momento que estamos a viver é sem qualquer dúvida muito crítico. Basta olhar para o posicionamento nacional e o fracasso que estamos a ter nas sondagens com a actual líder. Não foi ela e os demais apoiantes que criticaram Pedro Santana Lopes e posteriormente Luís Filipe Meneses?
    Será que hoje no partido só conseguimos dar tiros para os pés?
    Talvez por tudo isto temos a projecção que temos.
    Parece que em vez de acarinharmos as pessoas, acabamos por afastá-las. Porquê?
    Parece, e digo, parece, que quando alguém não consegue ganhar posição pela via do diálogo, opta pelo chiqueiro demonstrando assim falta de cultura política, mas acima de tudo, falta de civismo e insensibilidade de convivência social.
    Talvez por tudo isto, eu deva pensar sinceramente se devo continuar ou não nestas lides, ou pelo menos enquanto gente como esta está envolvida no meu partido político.
    De momento o que me ocorre, é optar por um momento sabático.

    ResponderExcluir
  15. Como PSD que sou não posso concordar inteiramente com a opinião do/a PMT.
    Neste partido respeitamos toda a gente,mesmo aqueles que têm por vezes opinião diferente. O que convém é não confundir alguns páraquedistas de última hora que aderiram a este partido por interesse e conveniência pessoal. Infelizmente há muitos. Agora o temos que fazer é identificá-los e dispensar os seus/deles serviços.
    Essa gente,tal como diz o comentarista,só serve para afastar pessoas do partido e algumas delas com bastante qualidade política. Não é só em Almeida que isto se passa e não é só no PSD. Nos outros concelhos e nos outros partidos,também se passam coisas semelhantes.
    Cabe a todos nós secar as ervas daninhas.

    Saudações.

    Luís Madeira

    ResponderExcluir
  16. João.
    Não sou eu que estou a escrever porque eu não percebo nada disto. Mas estão a escrever por mim.
    lol.
    Só te quero dizer isto:

    Se precisares de alguém para pôr a bandeira do CDS lá em cima nos postes de electricidade EU ESTOU PRONTO.
    ehehehehe...
    Já sabes quem sou?

    Podes contar comigo amigo.

    Viva o CDS!

    ResponderExcluir
  17. Não conheço o sr. Batista Forte,mas aprecio os seus comentários. Veja-se como à distância imaginou e bem a reacção do sr. Presidente.
    Também sou de opinião que o sr. Presidente só tinha que ficar calado. Reagiu e fê-lo naturalmente sem acautelar a postura que deveria ter. Mas não é caso único. Já o fez noutras alturas. Um dia tudo se saberá.
    Mas enfim,é o que o PSD nos oferece...

    ResponderExcluir
  18. João o CDS não ganha de certeza mas podemos fazer estragos no PSD e esse objectivo é o meu e o de muita gente por tudo aquilo que te fizeram e estão a fazer ao nosso concelho.
    Depois juntamos os nossos votos aos do PS e damos cabo da santa aliança PSD/CDU.
    Viva ALMEIDA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. "...Dia 12 de Fevereiro de 2009
    Aviso

    Aproximando-se uma época crucial para os agricultores do nosso Concelho, com a apresentação de candidaturas ao Quadro de Referência de Estratégia Nacional, nomeadamente o PRODER; a “ALMEIDA MUNICÍPIA, EMPRESA DE REABILITAÇÃO URBANA, DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E GESTÃO DE EQUIPAMENTOS, EEM”, atenta às dificuldades que poderão ser sentidas, nomeadamente no preenchimento de formulários de candidaturas e outras tramitações necessárias, reunido o Conselho de Administração no dia 03 de Fevereiro do corrente, entendeu admitir um Técnico Agrícola; devendo para o efeito ser publicitada a admissão..."

    in site da Almeida Municipia.

    APOSTO COM QUEM QUISER QUE EU SEI PARA QUEM É ESTE LUGAR.
    Eu dou uma dica: é alguém conotado com o PSD.
    Tão certo soubesse os números do Euromilhões.

    O que se passa com esta Câmara Municipal não lembra a ninguém.E nós a apreciar tudo isto,sem fazer nada, como meninos bem conportados que somos.

    ResponderExcluir
  20. Eu também li o Praça Alta ontem.

    Realmente o Senhor Baptista Ribeiro não tem sensibilidade nenhuma para o cargo que ocupa.

    Mas este Senhor Presidente só olha para o seu umbigo, não saberá que existe mais gente no Concelho de Almeida que também tem cabeça para pensar, que também tem ideias próprias, que também é inteligente e também terá capacidade e culturalmente preparada para desempenhar o lugar que ele ocupa? Será que pensa que vive num mundo à parte, onde não existe mais ninguém a não ser ele e quem ele pensa que estão com ele? Será que pensa que o resto do Concelho é tudo gente cega?

    Então quer comparar uma simples grade numa janela e um MONSTRO de um edifício como é o tal mamarracho?
    Mas será que pensa que somos todos cegos, incultos, diminuídos mentais ou outra coisa qualquer do género e não vemos nada?
    Eu gostaria que ele me respondesse a umas perguntas ou mandasse responder ou ainda escrevesse outro artigo no jornal. Por exemplo, quantas grades já se colocaram no centro histórico de Almeida depois do mamarracho construído? Quantas portas de alumínio? Quantas grades de varandas?
    Só isto. Ou será que o licenciamento das grades depende de quem são os donos delas?

    Ainda no capitulo dos cegos, surdos e mudos, que somos nós todos, eu ouvi também na Rádio Fronteira a sua entrevista e, podem pensar que é perseguição mas a minha ideia sobre o nosso actual Presidente da Câmara não só se manteve como se confirmou: este Senhor pensa que nós somos todos cegos, surdos e mudos. Cegos porque não vemos que a tal “Feira do Fumeiro” que a Freguesia de Almeida realiza todos os anos se vem degradando de ano para ano. Eu também gosto de uma boa chouriça Senhor Presidente, mas esgota-se no primeiro dia porquê? Devia ter a coragem de dizer porquê! Devia dizer que este evento se vem degradando de ano para ano e que o seu executivo iria apoiar a sua Junta de Freguesia com valores mais significativos de forma que se tornasse numa feira digna da nossa Vila. Isso é que devia dizer.

    Mais uma vez pensa que os seus conterrâneos são cegos e não vêm o que se passa à nossa volta.
    Nós não somos cegos, Senhor Presidente. Felizmente nós também vemos. E se alguns dizem o mesmo que o Senhor Presidente da Câmara, é por conveniência e ai deles se o contrariassem, não é?

    Um Almeidense que não é cego.

    ResponderExcluir
  21. “…desafio-os a indicarem um único caso em que eu como Vereador durante doze (12) anos ou como Presidente da Câmara tivesse autorizado acolocação de grades no Centro Histórico de Almeida…”

    “…não ficarão também sem resposta à vossa postura de colagem a outras opiniões , quais ases da critica paralisadora de quem até hoje pouco ou nada fez pelo Concelho ou pela região…”

    “…fazem-se apontamentos políticos, até têm o descaramento de fazer apelo ao voto…”

    “…mas para um trirepetente e um quadrirepetente é sinal inequívoco da vontade dos eleitores a quem até hoje a maioria não quis depositar confiança…”


    Como já repararam são frases retiradas da entrevista do Senhor Presidente da Câmara de Almeida ao Jornal Praça Alta, no dia 11/02/2009.

    Só ponho estas pequenas questões:

    E o cidadão Baptista Ribeiro o que fez pelo Concelho? Como Presidente acredito que algo tenha feito em matéria de festas e festinhas, mas não faz mais que a obrigação, para isso lhe pagam.
    O Senhor Presidente da Câmara de Almeida conseguirá explicar o que será para ele um regime democrático?

    Termino parafraseando o mesmo Senhor, haja decência, postura, pudor, dignidade e alguma vergonha, Senhor Presidente da Câmara.

    Um eleitor.

    ResponderExcluir
  22. O meu nome é "Manuel". Sou um empresário português típico, dono de uma PME. É de manhã, levanto-me e dirijo-me para a "minha" empresa. Entro no meu automóvel que me custou 30.000 euros dos quais 12.000 são IVA e Imposto Automóvel. No caminho paro para pôr 50 euros de gasóleo, dos quais cerca de 70% (35 euros) são imposto sobre os combustíveis e IVA. Oiço nas notícias que o Imposto Único de Circulação aumentou exponencialmente.

    Como é o fim do mês, já vou a fazer contas de cabeça do que tenho a pagar neste dia. Dos 100.000 euros de salários teóricos a pagar tenho de entregar ao Estado, cerca de 23.750 euros de taxa social única (só por parte da empresa). Se pagasse menos poderia contratar mais pessoal, mas assim não é possível.

    A acrescentar a isto tenho de entregar o Pagamento Especial por Conta e, como cereja em cima do bolo, o IVA trimestral. Mas com a crise ainda não recebi de muitos dos meus clientes. Será justo ter que pagar o IVA quando ainda não o recebi dos meus clientes? O IVA só deveria ser exigível com recibo. É de elementar justiça.

    Verifico mais uma vez o saldo bancário da empresa e interrogo-me: como é que vou fazer face a todas estas despesas, quando os meus clientes na maior parte dos casos ainda não me pagaram, sendo que alguns nem sequer o vão fazer e os bancos, também com problemas de liquidez, não me emprestam mais dinheiro?!...

    Lembro-me da hipótese de recorrer à Justiça, mas um amigo chama-me à atenção para os enormes custos das taxas de justiça em Portugal, da morosidade do processo, e da prova infernal que os juízes exigem num simples processo de cobrança. Desisto pois de recorrer aos tribunais e clamar pela justiça a que teria direito no mais elementar Estado de Direito democrático. Saio do automóvel e entro para a fábrica. O edifício custou 1 milhão de euros a construir, dos quais 500 mil euros foram em impostos (de IVA não dedutível, licenciamentos, Imposto de Selo, IMT, e uma parafernália de taxas municipais). E o pior de tudo é que, apesar de já ter pago o empréstimo ao banco com o pesado Imposto de Selo, não sou verdadeiramente dono dele. Pago uma renda anual de 4 mil euros de IMI mais cerca de 2 mil euros de taxas de esgotos, de exploração e muitas outras escondidas nas facturas de electricidade, água, gás, etc..

    Dirijo-me ao meu gabinete e telefono de imediato ao contabilista, que me chama a atenção para o facto de estar próximo o pagamento do IRC, e que a taxa efectiva que vou pagar sobre os 90 mil euros de lucro, vai ser próxima dos 40%. Pergunto-lhe como? Uma vez que o IRC e a Derrama são no total 26,5%. Este responde que esse número é ilusório, e explica-me que são sujeitos a imposto à taxa de 10%, os encargos com os automóveis e com as viagens e refeições, entre muitas outras coisas.

    Interrogo-me! Então exportar é prioritário? Quando vou tentar alargar mercados para os meus produtos no estrangeiro pago impostos por esse esforço. Não basta já os custos económicos e de tempo que tais viagens implicam?

    Diz-me também que o IVA com a aquisição de veículos ligeiros de passageiros não é dedutível, nem tão pouco com o combustível. Isto sem falar do maravilhoso IRS que incide sobre os parcos rendimentos. Agradeço-lhe e desligo o telefone e penso: o que é que eu estou a fazer aqui? Será que vale a pena? Somos esmagados pelos impostos, taxas, licenças, retenções, pagamentos especiais, liquidações, etc. para no final, depois de tanta dor de cabeça, ficarmos com quase nada. Por outro lado, quando queremos serviços tão elementares do Estado, como Justiça, Saúde, Segurança e Educação, apercebemo-nos que os nossos impostos desaparecem como se fossem atirados para um poço sem fundo. Alguns serviços são maus, lentos ou temos de os pagar mais uma vez, depois de já os termos pago com os nossos impostos.

    Parece-me que a sociedade actual é iníqua, em que alguns trabalham para manter vícios e privilégios de outros, num ciclo de degradação que começou há mais de 20 anos, que se agrava de ano para ano e parece não ter fim. ISSO SIM É PREOCUPANTE(fonte de um jornal nacional)

    ResponderExcluir
  23. Muito se fala no nosso concelho, principalmente neste blog numa possível candidatura “Independente” ou com o apoio do “CDS/PP”, de pessoas que em outros tempos defenderam as cores do PSD, como quem diz, defenderam a candidatura do Sr. Dr. Costa Reis e do Sr. Prof. António Baptista Ribeiro e com ela também os seus projectos e alternativas para o nosso concelho, alcançadas e à vista de todos.

    Pergunto, afinal quem são? Quero ver os rostos dos corajosos.
    Falam tanto em "Independentes"... já andam no terreno a obter assinaturas para a dita candidatura? Onde? Quem anda? Como o fazem?

    Serão esses "Independentes" aqueles mal amados "laranjinhas" Afinal também são ávidos de poder.

    Meus amigos a realidade é esta, será que é justo dizer que NADA foi feito de à 16 anos para cá, sim 16 anos e não 4, porque este é um trabalho com continuidade, que foi depositado nas mãos deste executivo e que para mal de muitos, conseguiu dar provas de que foi merecida a confiança que o Sr. Dr. Costa Reis lhes depositou.

    A maior parte das pessoas que estão de uma maneira ou de outra ligadas ao nosso concelho, sabem bem que é verdade o que digo, pois têm olhos na cara e sabem bem para que servem os mesmos.

    Todos sabemos que não tem sido fácil viver no interior do nosso país, pois os nossos actuais líderes governamentais (PS), fazem questão de desviar tudo o que produza riqueza para o litoral esquecendo pura e simplesmente de quem vive aqui e que por aqui quer ficar, gerar família e também alguma riqueza, diga-se de passagem algo escassa devido à constante desertificação já bastante sentida.

    Por outro lado temos um executivo constantemente preocupado com esta situação e que acredita nos seus munícipes (comerciantes, empresários, e.t.c…) que lhes dá o seu apoio, para assim motiva-los a continuar e a acreditarem que é possível ultrapassar esta fase menos boa que a economia nacional/mundial se encontra.

    Sejamos pelo menos uma vez na vida honestos, sinceros e realistas, que se faça oposição, mas que a mesma seja séria e digna.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  24. Sou contra as alterações que esta Câmara anda a fazer ao Monumento Patrimonial de Almeida. Ou por outra, sou a favor da limpeza profunda e feita de forma séria ao património da Vila de Almeida, de Castelo Mendo e dos restantes monumentos do Concelho, mas só da limpeza em si. Em Almeida não necessita que lhe acrescentem nada.
    Por exemplo a limpeza que fizeram às pedras em si, nas Casamatas, merece o meu aplauso. Às pirosices que estão a colocar, uma cobertura com um bar ou café, com elevadores e afins, fico horrorizada com isso. Tenho levado grupos de colegas minhas e familiares a visitar Almeida e eu nunca tomei a iniciativa de criticar fosse o que fosse. Quando vamos em passeio a Almeida – Centro Histórico – e quando chegamos ao largo do edifício da Câmara é matemático: todos ficam de boca aberta quando apreciam aquele monstro daquele edifício implantado no meio daquele ambiente medieval. A partir deste local, as criticas ao ex-IPPAR (não sei o nome actual deste organismo) pelas agressões que está a praticar nesta Vila só terminam nas chamadas portas novas. Mas será que só eu é que estou errada? Ao ler este blog, parece-se que não.

    Eu não tenho nada contra o Senhor Presidente da Câmara. Nada, absolutamente nada. Nem tão pouco o vou criticar. Pelo simples motivo que ele não é de Almeida e pouco ou nada sentirá por esta Vila. Isto que fique bem claro.

    Agora o que me decepcionou muito, e me entristece claramente, foi verificar que filhos de Almeida, aqui nados e criados, como o Senhor José Alberto e o Senhor Alcino permitam agressões deste género, sem tomarem a iniciativa de lutar, pelo menos, para que estas mesmas agressões ao NOSSO património aconteçam. Eu sempre tive uma certa admiração pelo Alcino, que conheço desde muito pequenino, mas está a desiludir-me completamente. Está a revelar-se mais uma das pessoas de um grupo limitado que se limita a dizer que sim a tudo, que concorda com tudo e que não é capaz de “dar um murro na mesa” e dizer que algo vai mal. Para grande tristeza minha o reafirmo, mas o Alcino desiludiu-me completamente, porque era um dos jovens em quem eu garantia futuro promissor e até um futuro líder carismático para Almeida. Mas, afinal assim não será. Veio revelar-se que não tem carisma, não tem espírito para impor as suas ideias ou será até que as terá? Porquê? Porque eu NÃO acredito que o Alcino concorde com estes chamados “implantes” que estão a fazer e que vão fazer no futuro pelos vistos breve, na Vila de Almeida.
    Como tal só encontro uma justificação: não quer pôr em debate a sua vontade.

    Quanto ao Senhor José Alberto, bom, não me admira esta atitude dele. Este Senhor também o conheço bastante bem ou suficientemente bem, para poder afirmar que ao Senhor José Alberto penso que tanto lhe faz de uma maneira ou de outra. Está sempre tudo bem com ele.

    Mas são filhos de Almeida que raio! Ou não serão?

    Termino deixando uma simples questão ao Senhor José Alberto e Alcino: porque razão deixam fazer isto tudo a Almeida? Porque estão tão passivos? Já viram que os vossos nomes ficam gravados, quer queiram ou não, a estas autenticas pirosices, saloiices e vergonhosas obras na vossa e nossa Vila?

    Conterrânea

    ResponderExcluir
  25. (Comentário ao Observador....DESATENTO).
    Dia 19 de Fevereiro às 17.35 H

    Deu perfeitamente para perceber que a sua ideologia política é Social Democrata, mais à direita do que à esquerda.
    Logo, deu para entender que o seu actual posicionamento é favorável ao Executivo camarário no concelho de Almeida.

    No primeiro parágrafo do seu comentário, a determinada altura escreve que pessoas que noutros tempos defenderam a candidatura do Dr. Costa Reis e do Prof. António Baptista Ribeiro e os seus projectos, hoje se perfilam para uma candidatura de independentes ou do CDS/PP.
    Deixe-me lembrar-lhe, e por isso é que o defini como Observador (classificação sua) DESATENTO, que só pode ter sido por esquecimento que não referiu também a Dra. Natércia Ruivo Gouveia, digo eu.
    Deve saber que à medida que o tempo vai passando e as pessoas vão mudando, também os apoiantes têm o mesmo direito de mudar de opinião, que é como quem diz, concordar com quem entra e sai das listas.

    O segundo parágrafo não merece qualquer comentário pela falta de democraticidade demonstrada. Acredito que se o partido que apoia hoje fosse governo, já teria certamente pedido ao sistema de informação do estado a informação que tanto deseja.
    Um simples conselho. Não esteja nervoso (não escrevi nervosa, porque assinou Observador e não Observadora). O nervosismo faz mal à saúde e este concelho já tem gente a menos que chegue.

    Ainda não vi ninguém neste espaço ter escrito que nada foi feito nestes últimos 16 anos. Já muita gente aqui referiu que os trabalhos deixados pelo Dr. Costa Reis são significativos, embora do ponto de vista de alguns, exorbitantes. É o caso das duas Escolas e das duas piscinas. Mas isso é o ponto de vista de cada um, e apenas devemos respeitar as opiniões.
    Creio que propositadamente falou em 16 anos e não em 12. Nestes últimos 4 de mandato do Prof. António Baptista Ribeiro, é que muita gente tem criticado a pouca obra realizada por contrapartida do muito dinheiro gasto em folia.
    Talvez pelo facto de o Dr. Costa Reis ter dado a confiança a este Executivo (como o sr. afirma), e ele próprio fazer parte dos órgãos autárquicos como Presidente da Assembleia Municipal, é que muita gente tem dificuldade em entender o pactuar com toda esta situação de gastos abusivos, a ponto de a Câmara Municipal se encontrar em situação económica tão crítica.

    A dificuldade de se viver no interior do País, o sr. atribui-a ao PS e seus governantes. Afirmou que desviam toda a produção de riqueza para o litoral, prejudicando quem optou por viver no interior e manter por cá a família.
    Até concordo com esta afirmação e subscrevo-a por baixo.
    Mas já agora deixe-me perguntar-lhe.
    Não foi o mesmo que fizeram o Dr. Costa Reis e o Prof. António Baptista Ribeiro no nosso concelho, enquanto responsáveis máximos pela Câmara?
    Onde é que foram feitas as grandes obras?
    Não sou eu que lhe vou dizer que foram em Almeida e Vilar Formoso. Só lhe vou pedir para consultar as contas destes últimos 16 anos e veja quais as freguesias privilegiadas com as maiores verbas do orçamento. Parecem autênticas fotocópias das do Governo da Nação, embora naturalmente em ponto mais pequeno.
    Para matar algum rasto, ainda se vão fazendo algumas obras de menor valor numa ou outra freguesia mais simpática para como Executivo, à semelhança do que faz o Governo. Ou não será?
    Como diz e muito bem no seu comentário, as pessoas têm olhos na cara e vêm bem estas coisas.

    “Por outro lado temos um executivo constantemente preocupado com esta
    situação e que acredita nos seus munícipes (comerciantes, empresários,
    e.t.c...) que lhes dá o seu apoio, para assim motiva-los a continuar e
    a acreditarem que é possível ultrapassar esta fase menos boa que a
    economia nacional/mundial se encontra.”

    Não me coibi de transcrever o texto integral do seu sétimo parágrafo.
    À primeira leitura pode dar-nos para rir, mas depois de o lermos e relermos duas ou três vezes, o que nos apetece é dizer uma frase simples e popular, mas que por motivos óbvios eu não posso aqui transcrever.
    Um Executivo que se preocupa tanto com os comerciantes e empresários do seu concelho, não vai encomendar o jantar de Natal da Câmara (e logo da Câmara), para os funcionários, família e outros, a empresários de fora do concelho.
    Sr. Observador, peço-lhe que tire uma ou duas horas do seu precioso tempo, e vá visitar os comerciantes e empresários do nosso concelho e pergunte-lhes qual a opinião deles a respeito do apoio da Câmara. Mesmo que V. Exa. seja membro do actual Executivo, ou tenha qualquer cargo político na edilidade.
    Sobre isto poder-lhe-ia dizer mais, mas nestas coisas da política, também não convém dizer tudo logo à primeira. Temos que ficar com algum trunfo na manga.

    Antes de finalizar esta minha intervenção, já demasiado longa mas creio que justificativa na minha modesta opinião, e antes de lhe devolver quase na íntegra o seu último parágrafo, só pergunto o que pensaria de tudo isto a nossa querida Té se hoje estivesse entre nós.
    Em sua honra e memória, creio que deveria haver mais respeito para com aqueles a quem ela tanto acarinhou.

    Um segundo e último conselho.
    Seja pelo menos uma vez na vida honesto, sincero e realista. E enquanto ligado ao poder, ao menos respeite a oposição, porque a mesma é séria e digna.

    Receba um abraço deste Observador...ATENTO.

    ResponderExcluir
  26. Enquanto houver gente na política que entenda que as criticas feitas é directamente para as pessoas e não para as atitudes assumidas; enquanto houver gente na política que entenda que quem é poder é que manda e os outros têm que obedecer; enquanto houver gente na política que entenda que está lá para se servir das pessoas e não para as pessoas, então a política feita por essa gente é má e prejudica a saúde.
    Gente que pensa que quem não está comigo, é contra mim,jamais pode ter sucesso nessa área.
    Teremos que ser nós os humildes a colocar os pontos nos is e correr de uma vez por todas com gente como essa.
    Não tenhamos receio de mudar. Há mais gente com qualidade por fora do que imaginamos.
    E como diz e muito bem o autor do texto principal neste post, a união faz a força.
    Está de facto na hora da mudança.

    ResponderExcluir
  27. O tal de Senhor Observador faz-me tirar duas conclusões acerca da sua personalidade. Primeiro de observador não tem nada e em segundo lugar de coragem ainda pior, pois resguarda-se por detrás de um pseudónimo.

    Se é partidário do poder instituído porquê o anonimato?
    Será que tem tão pouca confiança na vitória da actual equipa executiva da nossa Autarquia e resguarda-se no anonimato, com medo da nova equipa vencedora?
    Ou quererá ainda jogar com pau de dois bicos? Assim será mais cómodo não é?

    Se é um apoiante tão fervoroso de Baptista Ribeiro e está tão certo da sua vitória, então não há razões para ter medo, assuma-se!

    Pelo teor do seu comentário, facilmente se depreende que não é Comerciante, não é Industrial e nem tão pouco investidor na Vila de Almeida. Então o Senhor devia ter vergonha em mentir, ou como gosta de dizer um amigo meu: mentir é feio.
    Eu sou comerciante na Vila de Almeida e AFIRMO QUE NÃO TENHO NENHUM APOIO DESTA CÂMARA MUNICIPAL. Portanto o que o Senhor afirma é falso e a falsidade é arma dos fracos. Que apoios já nos deu? Nenhum!
    Então você não vê o comércio a definhar de dia para dia?

    Claro que eu sei que isto, ou seja o comentário do Senhor Observador (?????), é já campanha eleitoral, mas nem isso estes senhores sabem fazer, ou resumindo nem nesta matéria são competentes.

    Comerciante de Almeida

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente já há muito tempo que não via uma resposta tão eloquente e tão simpática para um outro comenmtário.
    Dou os meus parabéns ao Observador ATENTO.
    Não quero plagiar rigorosamente nada,então como tal,subscrevo inteiramente o seu artigo.
    Um Almeidense na zona de Aveiro.

    ResponderExcluir
  29. É preciso não ter vergonha nenhuma na cara ou desconhecer completamente a situação de não apoio da câmara aos comerciantes,para que alguém identificado com o psd venha precisamente dizer o contrário.
    Desafio esse senhor para que diga aqui quais os apoios já dados pela câmara nestes últimos quatro anos.
    Os senhores vereadores da oposição neste caso podem ter um papel muito importante. Peçam cópia dos documentos dos fornecedores. Peçam inclusivamente do material de escritório e vão ver o resultado.
    Esta gente que hoje lidera a câmara só não deita mais abaixo o comércio local porque não pode.
    Não podemos consentir mais que nos continuem a tratar como o estão a fazer. A união faz a força como agora se vai começando a dizer.
    Vamos a isso colegas comerciantes.
    Sabem porque não coloco o meu nome,não sabem?

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de deixar aqui a ideia de que neste Mundo em que vivemos ninguém é burro (desculpem esta minha expressão que não pretende ser ofensiva)nem cegos
    De uma ou outra forma sabemos quando fazemos bem ou quando fazemos mal.
    Quando cremos somos bons e quando cremos somos maus.
    Quando temos um interesse particular num determinado assunto,tudo fazemos para o conseguir,só que alguns fazem-no de uma forma correcta e educada,enquanto outros se for preciso até enganam o pai ou o irmão para atingir o objectivo.
    Também não deixa de ser verdade que quando queremos conseguimos ver a realidade dos factos e quando não,ainda que com os olhos abertos, dizemos que não vemos nada.
    Mas todo este palavreado para quê? Perguntarão alguns de vocês.

    Só para vos dizer que Almeida no seu todo melhorou significativamente no aspecto geral,e isso está bem à vista.
    Também para vos dizer que as freguesias que melhoraram mais, foram Almeida e Vilar Formoso.
    Também para vos dizer que as restantes,tirando talvez Nave de Haver com a sua praça de touros,ficaram muito àquem do esperado.
    Também para vos dizer que então nestes últimos quatro anos de mandato do PSD,conseguimos ver o esbanjar dos dinheiros públicos em festas e romarias deixando para trás benefícios que deveriam ter sido dados a todos quantos por cá ainda vamos ficando.
    Os responsáveis sabem bem o que fizeram,sabem bem onde gastaram o dinheiro e sabem bem a quem beneficiaram.
    Por isso não devemos chamar-lhes burros.
    Mas que ninguém em nome do PSD também nos venha a chamar burros ou cegos. Não o somos acreditem.
    A opção de gastar os dinheiros onde e como quiseram,foi da responsabilidade deles.
    Agora toca-nos a nós analisar e quando chegar a altura das próximas eleições, discutir e contradizer aqueles que mesmo assim nos vêm pretender acreditar naquilo que não é verdade.
    Para estes,e se presistirem nessa ideia,então aí sim teremos que continuar a chamar-lhes .....

    Uma opinião simples e discutível.

    ResponderExcluir
  31. Confirmem ou desmintam se forem capaz.

    Sei que á um mês mais ou menos houve uma reunião, em Aveiro, entre João Neves e José Augusto, com responsáveis do CDS da Cidade da Guarda e da sua Direcção Politica de Lisboa, até com a presença de Paulo Portas.
    Sei que o tema em cima da mesa foi o renascimento do CDS-PP no Concelho de Almeida, atravéz da apresentação ao eleitorado de uma lista encabeçada por uma importante figura mediática nacional e emparceirada pelos ditos Senhores João Neves e José Augusto.
    Sei também que o único entrave que existe no momento é a posição do Senhor José Augusto que alega que desta forma esta lista iria dividir a direita, abrindo caminho para a vitória do Partido Socialista. Quanto à posição de João Neves não haverá entrave absolutamente nenhum, tendo aderido de imediato a esta proposta, mas a amizade que o une a José Augusto não lhe permite ainda tomar uma posição definitiva, estando portanto esta iniciativa e standby.

    Esta é a posição neste processo do João Neves e do CDS.

    Desafio portanto que os ditos Senhores desmintam esta noticia e que publiquem este meu comentário. Na dúvida da sua publicação no blog Almeida forum, vou publicá-lo também em outros blogs.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  32. Enquanto o senhor José Augusto esteve na câmara e sempre que fui lá e os meus colegas nunca tivemos problemas e sempre nos recebeu com educação e simpatia.
    Sempre havia a preocupação de resolver os problemas e não me posso esquecer que depois de dois anos a lutar com uma situação passados dosi meses dele lá estar a situação ficou resolvida.
    Se agora resolve aparecer de novo já sabe que pode contar com o nosso apoio.

    ResponderExcluir
  33. AONDE ANDA O PS DE ALMEIDA?

    De facto, apetece fazer essa pergunta: - aonde anda metido o maior partido da oposição ao actual Executivo? Depois da afronta que foi a aleivosia do “artigo” do Baptista Ribeiro no Praça Alta, tarda haver uma resposta adequada a um monte de alarvidades e pouco discernimento mental daquele senhor.
    Qual será a estratégia do PS? Haverá alguma?! O tempo vai passando e nada se vê. Há coisas que não podem demorar, pois “quem cala consente”, ou “não se sente quem é filho de boa gente”.
    E para as eleições autárquicas, o que nos espera? O BR já vai de vento m popa em mais uma jantarada de apoio em Vilar Formoso, para a sua apresentação como candidato a mais quatro anos de desastre. E se o deixarem vencer, ganha o freio nos dentes, e sem rédea é que vai ser um fartote de disparates. Pobre Almeida!

    ResponderExcluir
  34. Eu não me vou referir a qualquer critica essencialmente politica ou com matéria exclusivamente politica. Vamos lá a explicar então o que quero dizer com isto.
    Sou mulher e vou-me valer da tão falada intuição feminina e da capacidade observadora que todos nós temos, homens e mulheres, no que se refere à postura das candidaturas que se perfilam neste momento.
    No que diz respeito ao PSD, pelos vistos é a mesma equipa do último mandato, com toda a sinceridade, não gosto. O Senhor Professor Baptista que me desculpe, mas o seu sorriso soa-me a falso, a sua simpatia não me parece sincera, enfim há por ali muito falso afecto, e parece-me até que essa mesma simpatia que quer fazer transparecer, não está ensaiada na perfeição. E depois está sempre acompanhado (pelo menos na Feira do Fumeiro) pelo Senhor José Alberto que já é muito conhecido e cuja forma de estar também não é sincera, toda a gente de Almeida sabe disso, é pagar copos à direita e à esquerda, é comprar bijutarias e afins a torto e a direito, está melhor em termos de preparação e de ensaio, ou seja preparou-se melhor que o Senhor Baptista, disfarça melhor a sua simpatia, mas também soa tudo a muito falso, o riso ou o sorriso está melhor disfarçado, mas continua a soar tudo muito adulterado. Então na dita Feira do Fumeiro em Almeida, ouvi muita gente a comentar tanto cinismo que por ali andava.
    Penso que continuam a pensar que as outras pessoas são uns ignorantes “coitados”. Toda a gente conhece o seu conterrâneo da Vila de Almeida. Penso até que não necessitava de exagerar tanto, uma vez que o conhecem na perfeição.
    Eu pessoalmente penso que é má estratégia da equipa do PSD.

    Quanto à outra candidatura, o Partido Socialista, pelos únicos nomes que são públicos, Dr. Orlindo Vicente e Dr. Carlos Pereira, a postura de ambos parece-me mais verdadeira, não se preocupam tanto em distribuir sorrisos a torto e a direito, parece-me mais sincera, uma forma de estar mais franca. Parece-me que, ensaiado ou não, querem dar a transparecer ao eleitorado que “nós somos assim, não temos nada a disfarçar e vocês podem votar na sinceridade, na franqueza”. Penso que esta, aliás como será lógico, será a melhor postura, até porque o eleitorado já não é virgem em termos de campanhas eleitorais. O Dr. Orlindo está a apostar mais na seriedade. Não demonstra, pelo menos, hipocrisia, o que eu detesto. Esta será a melhor postura a apresentar pelo cabeça de lista do PS. O Dr. Carlos Pereira, tem-se mostrado pouco, não sei se mudou muito a sua forma de estar, mas recordando outras campanhas, o Dr. Carlos Pereira nunca foi homem para disfarçar o que realmente sente e pensa. Por vezes até em prejuízo dele próprio. Sinceramente, não sendo da minha área politica, acho que esta é a melhor postura que o PS poderá adoptar, mostrar às pessoas tal qual eles (candidatos e candidatura) são, sem disfarces e sem hipocrisias.
    Curiosamente, também vi o Dr. Orlindo na Feira do Fumeiro, acompanhado pelo meu amigo Fernando (João Neves), facto esse que me deixou baralhada. Os dois sós, a darem um passeio pela Feira, deixou-me intrigada. Será que haverá ali gato escondido com o rabo de fora? Tenho que falar com ele, apesar de saber que o Fernando é acima de tudo um democrata, no verdadeiro sentido da palavra. Quero crer que será só isso. Os verdadeiros democratas são assim e o Fernando é um deles. Mas ele logo me esclarecerá. Tens que me dizer tudo Sr. Fernando.
    Quanto à outra candidatura que se adivinha, que pelos vistos será do CDS-PP, com o Fernando a liderar ou com a tal figura mediática que já por aqui se referiu, a ver vamos. No que diz respeito pelos menos ao Fernando (João Neves) e ao Senhor José Augusto, pela experiência e traquejo que ambos já têm, estou certa que vão debruçar-se de uma forma muito atenta, até aos mínimos pormenores. Pelo que eu conheço de ambos, em matéria de eleições, até parecem dois profissionais nesta área. A ver vamos, fica a dúvida.

    Estas são as minhas primeira impressões sobre a campanha eleitoral que se avizinha, vista por um prisma diferente, mas que a meu ver não deixa de ser importante.

    Do lado de cá do Côa.

    ResponderExcluir
  35. Com o aproximar das eleições autárquicas começam as movimentações políticas,o que é perfeitamente normal.
    O que já não será,e não é tão normal, é o facto de o partido no poder,o PSD,vir apresentar a uma distância de 8 a 9 meses,os seus candidatos à Câmara.
    O habitual nestas andanças é que a apresentação deve ser o mais tardar possível por forma a que as pessoas se interroguem,falem abertamente de quem serão as pessoas que vão com este ou aquele partido.
    Uma apresentação demasiado cedo,como esta do PSD,vai com o passar do tempo cair no esquecimento do dia a dia das pessoas.
    Dizia um amigo meu que o PSD deve estar muito incomodado internamente para vir já a divulgação dos candidatos para a rua.
    Eu não penso dessa forma.
    Eu tenho a sensação que os candidatos com receio do aproximar das eleições e consequentemente com o aumento da crítica da sua actuação,procuraram isso sim,garantir o lugar nas cadeiras o mais rápido possível,não fosse por aí ainda alguém organizar-se e fazer oposição interna.
    Esta atitude só pode ser classificada como situação de insegurança. Talvez com esta postura pretendam valorizar a quota de imagem,mas a nota actual da sua gestão é tão negativa,que estou certo que nem esta postura os irá ajudar.
    E já que falei em quota,vamos ver até que ponto o PSD vai cumprir a Lei na constituição das suas listas.
    Já agora seria bom também só por uma questão de dignidade,que a composição da lista para a Assembleia Municipal,fosse constituida por pessoas com mais valia qualitativa. A que constitui este mandato é má de mais para ser verdade.
    Não sendo pretenção minha enganar ninguém,já deixei a ideia de que este ano não vou votar PSD.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Eu sei que os Membros do actual Executivo do Município de Almeida não dá qualquer importância aos artigos e muito menos aos comentários que são publicados neste blog. Também assim era à 4 anos relativamente ao Jornal Praça Alta, apelidado na altura de “vómito” e aos representantes da CDU de “abrileiros”. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades…estou curioso em saber com que nomes classificarão o Almeida Fórum…
    …mas adiante…
    No entanto e porque todos os que aqui publicam as suas opiniões, as suas ideias e/ou as suas criticas, me merecem o maior respeito, e porque acima de tudo me interessa a verdade, aqui publico alguns excertos de comentários deste post do meu amigo José Augusto.

    Apelo ao Senhor Presidente da Câmara de Almeida que, assim como retirou ao seu precioso tempo, alguns minutos para fazer o seu artigo no jornal Praça Alta, que perca também mais alguns para responder a estas simples questões, para que a verdade seja apurada, e também para que se saiba que o poder instituído respeita as opiniões de todos os munícipes, sejam elas a favor ou contra.

    Até ver, a Câmara Municipal de Almeida é uma instituição que está ao serviço de todos os munícipes deste Concelho e não só de alguns.

    Assim, dizem alguns dos nossos leitores nos seus comentários:

    “…Remete o Sr.Professor para o nº 1 do Artigo 16º da RCM – Resolução do Conselho de Ministros - que ratifica o PDM, deve-se no entanto ter-se esquecido, não acredito que seja má fé, de ter mencionado que no mesmo nº 16ª, nº 1 mas na alínea h) diz o seguinte:

    " As construções de raiz a executar em falhas de malha urbana deverão integrar-se nas características da envolvente, nomeadamente alinhamentos e cérceas". Será que o dito mamarracho cumpre com estas características?

    Mencionava, o autor do artigo, a RCM que aprovou o PDM de Almeida, mas no Artigo 16º não consegui ver os requisitos exigidos para varandas e janelas, pois na alínea d) do nº 1 do referido artigo são mencionados caixilhos, varandas alpendres e cobertura…”

    “…Sou defensor da conservação dos Centros históricos, mas discricionariedade não é arbitrariedade, conforme conta do preâmbulo da RCM, por isso para não haver arbitrariedades é indispensável um regulamento para o Centro histórico de Almeida, até para salvaguarda dos próprios decisores.
    Deixa-se construir aquele mamarracho e não de deixa mudar uma janela ou colocar uma grade?????...”

    “…Tive recentemente conhecimento que a Câmara em tempos já idos,mas dentro da linha do PSD que é como quem diz Dr. Costa Reis e Prof. Batista,não aprovaram um projecto de remodulação da casa pertença do sr. José António Carvalho, ao lado da casa do Prof. Abel no largo da Câmara…”

    Os meus agradecimentos antecipados pelo(s) esclarecimentos que estas questões propõem.

    João Neves

    ResponderExcluir
  37. Claro está que o Executivo da CMA está-se borrifando para as opiniões alheias, tanto dá serem em blogues, em jornais ou cartas. A sua atitude de prepotência permanente e anti-democrática só pode ser combatida através da arma que é o voto nas urnas. O que se espera é que os eleitores no concelho tenham arternativas credíveis, tanto faz serem do partido A ou B. O que é preciso é serem pessoas sérias,competentes e dialogantes com o eleitorado, antes e após serem eleitos.
    É bom que se comecem a desenhar essas alternativas e não em cima do período de propaganda eleitoral, pois nessa altura é um pouco tarde para reflectir e ninguém acredita em coelhos saídos então da cartola.
    O comentário anterior da autoria do Sr.João Neves, não devia ser ele o seu autor, mas sim particularmente os mais visados.Esses têm mais que obrigação de exigir explicações a uma afronta rude e boçal ao autor dessa verborreia em forma de artigo, esclarecimento, ou lá o que é, publicada pelo orgão de informação local.

    Transcudano

    ResponderExcluir
  38. Voltando ao artigo do Praça Alta do Presidente da Câmara de Almeida, onde parece tão zeloso pelo cumprimento do PDM e tanto quanto percebi já fazia parte do executivo quando foi aprovovada a construção do mamarracho que está perto da Câmara Municipal gostaria de saber se votou contra a aprovação daquela construção.

    Que eu saiba o PDM já estava aprovado.

    Se votou a favor que explicações tem a dar aos municípes.

    Porque votou a favor?

    Não baste parecer sério e honesto.

    Um autarca tem que demonstar estas qualidades com atitudes.


    A alguem que se julga com capacidade para ser Presidente de uma Câmara Municipal exige-se seriedade e coerência.

    Penso que o Professor tem uma ideia dos almeidenses, aqui como habitantes do concelho e não só da vila de Almeida, como seres acéfalos, a quem vai mostrando umas senouras.

    Sr. Presidente não menospreze a inteligência dos seus municipes, pois pelo que me é dado a perceber vai ter uma surpesa nas próximas eleições.

    Não ponha de parte outras alternativas de vida, assim como os seus acólitos, pois nada na vida é eterno.

    ResponderExcluir
  39. "...Aproximam-se actos eleitorais, fazem-se apontamentos politicos, até têm o descaramento de fazerem apelo ao voto..."

    Esta é uma citação do artigo publicado pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Almeida por 90 votos, ao jornal Praça Alta.

    Pois quero lembrar a este Senhor Presidente por 90 votos, que vivemos em democracia e apelar ao voto é um direito fundamental de todo o cidadão português, até a quem tem ideologias contrárias a regimes democráticos em si.

    Sugiro ao Senhor Presidente da Câmara Municipal por 90 votos, que leia a Constituição da Republica Portuguesa, pelo menos no que diz respeito aos direitos, liberdades e garantias. Ou será que nunca a leu?

    Lamento que pessoas por quem tinha a melhor das impressões, como eram os Senhores Alcino Morgado e Abilio Félix façam parte desta equipa, o que só me leva a concluir que tudo o que disseram e as ideias que defendiam à algum tempo a esta parte, eram falsas. Ou então existe ali muita falta de coragem. Tenho pena...

    ResponderExcluir
  40. Ao autor do texto "Seremos implacáveis".

    Já li e aconselhei a ler este texto a muita gente.
    Sabendo que foi e não sei se continua a ser ou não do PSD,mas para o caso também não interessa,não compreendo como é possível estar de fora da equipa alguém que pensa desta forma e com a qualidade política demonstrada.
    Pelo que se vai ouvindo existe muita gente descontente com a equipa actual do PSD e convenhamos que a gestão económica demonstrada foi um fracasso total.
    Já não quero questionar a gestão técnica por dois motivos. O primeiro pela amizade que tenho para como Tózé Machado. Não sei porquê mas não acredito que ele esteja em sintonia com muitas atitudes decididas pelos companheiros de mandato. No entanto por uma questão de solidariedade lá vai anuindo em silêncio. Tem agora uma oportunidade única de se redimir e sair fora dessa equipa alegando carreira profissional. Se continuar,para mim e para outros amigos,será certamente uma desilusão.
    O segundo motivo porque considero o sr. Engº Xavier um profissional como hoje é difícil ver. É uma pessoa integra,honesta,profissional e conhecedor da matéria. Não é simpático nem sorri muito,dizem alguns. Mas não creio que lhe paguem para fazer esse papel. Certamente haverá muitas coisas que se estão a passar lá pela Câmara com as quais ele certamente não concorda. A questão é que já por lá passou muita gente no executivo,uns competentes e outros incompetentes na minha opinião,e ele,Engº Xavier continua por lá.

    Perante tamanha forma de gestão autarca,esta do PSD,aos eleitores deste concelho de Almeida só lhes resta uma alternativa para conseguirem melhorar ainda a tempo,a sua vivência em cada uma das freguesias. Unir-se em torno de uma nova candidatura.
    A divisão só serve aos fracos.
    Nesse sentido,reclamo(no bom sentido claro)a todos aqueles que não concordarem com a equipa proposta pelo PSD,que juntem esforços em prol do desenvolvimento do concelho.
    Qual será a melhor alternativa?
    Supostamente o PS.
    Então deixemo-nos de ser lamechas e arrogantes, e unamo-nos em seu torno.
    Vamos todos à luta. Em quem votei antes não me interessa,o que me preocupa agora é melhorar o futuro neste concelho para os meus filhos,netos e afins.
    Se nos unirmos à volta do PS,a sua responsabilidade como futuros gestores vai ter um sentido redobrado.
    E já agora um conselho para quem sendo profissional autarca e com algumas responsabilidades de gestão,evite dentro do local de trabalho emitir opinião sobre possíveis candidatos,mesmo que sejam do PSD.

    Hei-de voltar.

    ResponderExcluir
  41. Achei piada ao facto de terem informado aqui neste blog que o CDS vai candidatar-se às próximas eleições.
    Será certamente para não perder por muitos,como dizia o Professor Marcelo Rebelo de Sousa em relação ao PSD.
    Aconcelho o João Neves e ao meu grande amigo José Augusto a não embarcarem nesta aventura, mesmo com uma figura mediática como cabeça de lista.
    Penso que nem um vereador conseguirão eleger, apesar dos descontentamentos que vão por aí.

    F. Garcês

    ResponderExcluir
  42. O meu comentário é um pedido que faço aos partidos que representam a oposição à actual Junta de Freguesia, ou seja ao PS e ao PSD.

    POR FAVOR ESCOLHAM BEM OS CANDIDATOS PARA ESTAS ELEIÇÕES.

    O que fizeram estes Senhores e estas Senhoras em matéria de oposição nesta Freguesia? Nada!
    Há ali excesso de juventude, muita inexperiência, muita ignorância, muita subserviência, muita falta de personalidade, muita ingenuidade e até muita falta de trabalho.
    Esta gente não merece ser candidata a nada. Aliás, eles próprios para terem dignidade, não se candidatavam outra vez, por sua livre iniciativa. FOI UMA AUTENTICA VERGONHA.
    Só falta fazerem uma salva de prata, elogiarem o trabalho feito pela CDU em Almeida e, com festa e tudo, com uma banda se possível e homenagearem o Dr. Aristides e Prof. José Vaz.
    Tenham vergonha do papel que fizeram.

    Peço que não desprezem a Freguesia de Almeida, pois formando listas deste género, só estão a demonstrar essa vontade. A Freguesia de Almeida merece a melhor das atenções, merece que os partidos políticos se debrucem sobre ela com todo o cuidado.
    Têm que apostar na vitória e mesmo que não vençam, o partido que for eleito só beneficia de tiver uma boa oposição, que obrigue o poder a trabalhar cada vez com mais perfeição e dedicação.

    Esta gente que está a representar o PS e o PSD na Assembleia de Freguesia de Almeida não merece e não pode estar mais um mandato. Por favor!!!

    Não é por acaso que o desempenho do Dr. Aristides este mandato foi mais fraco, foi muito passivo, foi mais do género “deixa andar o barco, pois eu estou descansado, ninguém me chateia”. Fez o que quis, foi apoiado pela própria oposição e quase que foi venerado. Resumindo sem pressão o Dr. Aristides levou este mandato em ritmo de passeio.

    Nós também merecemos outra qualidade do PS e do PSD.

    ResponderExcluir
  43. Venho aqui só para dar a minha opinião sobre a questão que foi levantada sobre a candidatura ou não do CDS-PP.
    Dia um comentarista que não sabia o que ia lá fazer o CDS e que nem sequer um vereador iria eleger.
    Só para dizer que, em primeiro lugar, o eleitorado o dirá. Talvez estejamos todos, ou pelo menos a grande maioria (é preciso contar com os abstencionistas) estamos todos FARTOS dos actuais políticos. Estamos fartos dos políticos do PS, muito mais dos políticos do PSD pois são estes senhores que estão no poder à largos anos, ou não será o executivo do Senhor Baptista a continuação, para pior, sublinhe-se, do Dr. Costa Reis? E até estamos fartos já dos políticos da CDU que são sempre os mesmos, praticamente desde o 25 de Abril de 1974, que vêm prometer sempre as mesmas coisas e cujos resultados são sempre os mesmos: cemeretes, beberetes e mais, porque o que é preciso é alegrar a malta para irmos todos felizes e contentes a votar na CDU. É a velha máxima do António: Fátima, fado e futebol, e o povo cala-se e vai na onda.

    Adiante. Queria eu dizer que estamos todos fartos dos políticos e por tal motivo porque não apostar em alguém que já demonstrou que é um guerreiro, um lutador, que tem carácter, personalidade e que não tem medo de ninguém? Porque não? Será que não seria útil alguém naquela vereação cheia de vícios, tanto os do poder instituído como os da oposição, que mexe-se com aquilo tudo, que incomode os senhores do alto poder, alguém com ideias muito bem definidas, alguém que ouça o povo e transmita para dentro daquelas paredes as suas preocupações e anseios? Já imaginaram o João Neves com o seu poder de luta, a sua frontalidade no meio daqueles Senhores? Ele já provou estas qualidades todas em várias situações, e está a prová-lo agora aqui no seu blog.
    Eu ao contrário do que disseram aqui, o Senhor João Neves deve e tem que estar naquele executivo e dar a volta àquela paz podre que tem sido aquela Câmara Municipal. Alguém que apareça com ideias novas, com imaginação suficiente para surpreender todos aqueles senhores com propostas inovadoras. Eu sei que ele tem essas capacidades. Mas também sei que se não decidiu ainda, será muito difícil convencê-lo. Pelo muito que eu conheço do Senhor João Neves era o homem certo na vereação: um guerreiro e um lutador. Era a minha aposta. Não será a melhor aposta? Meditem bem.

    Assino desta forma: Alguém que tem amor a Almeida.

    ResponderExcluir
  44. Resposta ao F Garcês.

    Eu penso que o CDS deve apresentar uma candidatura e de preferência pelas pessoas que apontou. Votos vão ter de certeza e muitos deles hão-de vir do PSD. O importante é derrubar neste momento essa gente incompetente que só soube arruinar de novo as finanças da Câmara.

    João e Zé Augusto vamos à luta.

    Alma até ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  45. Fiz um exercício de memória em relação à eleições autárquicas de 2001 e de 2005.
    Assim, por informações dadas por amigo meu, poderemos chegar às seguintes conclusões:

    O PSD perdeu em 2005 (com Baptista Ribeiro) e em relação a 2001 (com Costa Reis) 556 votantes.

    Nos mesmos anos (2005 versus 2001) o PS liderado por Orlindo Vicente aumentou o seu número de votos em 488 votos.

    Por uma questão meramente informativa a CDU teve também um aumento de votantes de 19 votos.

    Como todos sabem, o PSD acabou por ganhar as eleições por 90 votos.

    Podemos tirar daqui várias conclusões, mas para mim, e como primeira conclusão, não foi Baptista Ribeiro e a sua equipa que ganhou as eleições de 2005. Ainda foi o Dr. Costa Reis que fez com que o PSD ganhasse as eleições de 2005.

    Perante os factos, como irá ser em 2009?

    Para já e o que terá a maior das importâncias no resultado eleitoral será a constituição das equipas candidatas pelos dois partidos.
    O único partido que vai anunciar a sua candidatura é o PSD que pelos vistos vai apresentar a mesma equipa.
    Se assim for, o PSD perde em relação à equipa vitoriosa do Dr. Costa Reis, nomes que considero de importância base na sua candidatura: a saudosa Dra. Natércia, o Professor José Augusto, e até o líder na Assembleia Municipal João Neves isto partindo do principio que não perderá mais ninguém, o que não é liquido. Fica a interrogação, pelo menos.
    Em contrapartida quem ganhou como contraponto? Baptista Ribeiro, com a popularidade em muito mau estado? José Alberto com todos os anticorpos que despoletou e continua a absorver? O Engº Machado com a sua passividade e apatia?
    Penso que o saldo nesta perspectiva também é fortemente negativo, mesmo tendo em conta o desconhecimento que tenho da equipa que Orlindo Vicente vai apresentar ao eleitorado.

    À distância e como independente que me considero, pois não faço questão que ganhe este ou aquele partido, quero é que quem ganhar seja uma equipa capaz, com muita qualidade e gente competente, penso dizia eu que se adivinha uma vitória do PS.

    Quanto à campanha em si, ou pré-campanha como queiram, no PS continua tudo nos segredos dos deuses, penso que por estratégia politica, e por sua vez Baptista Ribeiro revela-se já e à que se encontra em movimentações animadas. Penso que o Professor Baptista Ribeiro está a exagerar nas suas atitudes, as quais feitas sem qualquer estratégia politica, estarão a dar a entender muita falta de autenticidade. Por vezes o que é em exagero, é prejudicial. Veja-se a postura sempre discreta e “de estado” que Costa Reis sempre adoptou. Veja-se o silêncio em Almeida da CDU e os resultados que obtiveram.

    Termino dizendo que esta pretensa análise que tive a ousadia de aqui publicar, poderá ser alterada caso o CDS venha a apresentar uma candidatura forte, como se diz ainda por aí.
    Aí os dados serão diferentes em relação ao PSD.

    A ver vamos.
    Saudações e até à próxima.

    ResponderExcluir
  46. Batista Ribeiro, Zé Morgado, Alcino MORGADO, tÓ´S Soares ou outros, deverão colher, mais cedo ou mais tarde tudo o que semeiam.

    ResponderExcluir
  47. O novo site da CMA deixou-me algo confuso. Será o novo site da "Câmara Municipal de Vilar Formoso"? É que a imagem principal é precisamente a da fronteira de Vilar Formoso. Nada contra aquela Freguesia, mas mesmo nada. Mas tenhamos bem presente que a sede de Concelho é Almeida e não Vilar Formoso. Penso que a corrida ao voto tem de ter limites. Bem sei da importancia estrategica eleitoral que Vilar Formoso tem. Mas convenhamos que dar-lhe honras quase de sede de Concelho não fica bem. Em termos pessoais acho que se está a passar as marcas. Almeida tem uma importancia, um peso e um valor que jamais será ultrapassada. Mesmo pelas conviniencias politico partidárias momentaneas. Já agora uma sugestão: para quando umas reuniões de câmara descentralizadas pelas várias freguesias do Concelho? É que o Concelho também não é só Almeida e Vilar Formoso. São mais 27 freguesias, embora cada vez mais votadas ao abandono e ao despovoamento e para quem cá reside seria importante lembrar que o poder politico também se lembra e sabe que existimos. E seria bom que não fosse somente de 4 em 4 anos!

    ResponderExcluir
  48. Ainda não me tinha apercebido da alteração do site da Câmara. Também não havia qualquer interesse em ir até lá uma vez que a informação disponibilizada não interessa a quem tem interesse em saber algumas coisas.
    Tive conhecimento da nova imagem pelo comentário do anónimo de hoje das 15:05.
    Vai daí e ir até lá foi um passo.
    Não queiram imaginar a minha desilusão.
    Ao anterior numa classificação de 1 a 20,dei-lhe 8. Ao actual numa mesma classificação só lhe posso atribuir 5.
    Justifico.

    A imagem "home" é péssima,mas talvez seja do meu gosto.
    Segundo ao clicar no primeiro item,abre uma série de sub-items que em nada acrescentam ao que existia.
    Depois de os percorrer a todos e para voltar à página "home" é preciso inventar qualquer coisa.
    De qualquer forma continuamos a não ter acesso às actas tanto do Executivo como da Assembleia Municipal.
    Mas pior ainda,é que a anterior página pelo que me informaram, era feita na casa e com gente própri, enquanto esta passou a ser feita por uma empresa de fora e naturalmente com custos.

    Sinceramente custa a acreditar que em pleno século XXI, ainda haja gente à frente de instituições como são as Câmaras Municipais, com pensamentos tão retrógrados como os que vamos vendo por aí, e Almeida, infelizmente, está também nessa linha.

    Enfim....

    ResponderExcluir
  49. Eu sou leitor assíduo deste blog pois parece-me que será o único que coloca em debate temas que interessam à nossa região e ao nosso Concelho, com muita seriedade, honestidade, independência e muito bem elaborados pelos seus autores.
    Temos alguns blogs que servem unicamente para comunicação, divertimento e ocupação de tempos livres de todos nós, o que também será salutar.
    Depois temos outros que são da “velha guarda” ou seja que ainda não se livraram do estigma dos tempos que muitos de nós viveram no antigo regime, e são tão fastidiosos que, mesmo depois de 35 anos passados sobre o 25 de Abril de 1974, depois de ter sido derrubado o muro de Berlim, ainda teimam em querer impingir certas e determinadas “doutrinas” que, de tão ultrapassadas estarem já só servem para chacota. Penso que sempre o Bush, o Chavez, Cuba e Fidel Castro já pouco interesse deverá despertar nos leitores.
    Temos dois blogs propriedade de dois Partidos, um perfeitamente aberto ao debate, à discussão, que até tem sido bastante acesa, e outro muito bem feitinho, muito arrumadinho mas só servirá para a campanha eleitoral do partido seu proprietário, publicitar só o que lhe interessa e não permite o debate. É campanha eleitoral pura e simples, infelizmente nem para esclarecer serve uma vez que não permite o contraditório. Eu até entendo esta postura em termos de marketing.
    Finalmente, temos um blog que não sei se é propriedade do Jornal Praça Alta se é Propriedade do Senhor Armindo, uma vez que logo no cabeçalho do mesmo aparece a fotografia do Senhor, com um sorriso muito simpático, e ao lado o logótipo do dito jornal.
    Mas o mais curioso deste blog é o seguinte: parece-me que só servirá para propagandear os festins que vão acontecendo aqui e ali, limitando-se a postar os cartazes dos ditos e, mais nada. Será que foi criado unicamente para este efeito? Mas o mais curioso será que a partir de certa e determinada data deixou de permitir comentários. Também não entendi esta postura do seu ou seus proprietários pois os blogs têm algum interesse se permitirem o diálogo entre os cibernautas, ou não será? O mais curioso é que este blog, já existe à largos meses, talvez seja dos mais antigos no nosso “espaço” cibernauta e só agora, precisamente agora, em 2009, ano de eleições é que resolvem terminar com a possibilidade de os seus leitores comentarem os seus escritos. Não sei as razões, mas que é estranho é.

    De qualquer forma e resumindo é salutar todo este movimento na interrnet na nossa região. É sinal que existe vontade de acompanharmos a evolução das novas tecnologias.
    Os meus parabéns a todos e, como aqui já salientei, em especial ao Almeida Fórum.

    Um simples leitor.

    ResponderExcluir
  50. Não me choca que lé esteja a imagem de Vilar Formoso.
    O que me espanta é o oportunismo saloia dos mentores da ideia.

    Pensarão estes senhores que o povo do concelho é burro.

    Até a demagogia tem limites de indecência.

    Porque não a imagem de qualquer outra freguesia, que as há bem bonitas.

    Para estes senhoras só importam as freguesias com mais votantes, a isto chama-se oportunismo politico e completo desprezo e desconsideração pelas outas freguesias.

    Já vai sendo tempo de mostrar a nossa indignação por estas atitudes.

    ResponderExcluir
  51. Começou o apoio oficial da CDU ao PDS na Câmara de Almeida.

    No blogue do castelo, com aquela fotografia das portas, será que é para justificar a divida da Câmara com a limpeza das muralhas?

    Será que para a CDU a obra feita por este executivo se resume à limpeza das muralhas e ao apoio que lhe dão para a feira do fumeiro.

    São todos farinha do mesmo saco, Almeida e o seu desenvolvimento pouco importam, desde que sejam todos amigos.

    Só posso entender este namoro reciproco como solidariedade profissional, pois tanto o presidente da Câmara como o executivo da junta são todos professores e como se sabe neste momento estão todos unidos.

    Almeida merece melhor.

    Está na hora da mudança, não gozem mais com os municipes.

    ResponderExcluir
  52. A propósito do comentário das 21h39 de 2 de Março, dei um salto ao Blog do PSD de Almeida. Apenas me ocorre uma palavra para qualificar o dito blog: miseravél! Será que não existe ninguém que faça uma coisa melhorzinha que aquilo? E o direito ao contraditório? Tiques fachizoides tb no PSD de Almeida? A coisa não vai bem por estes lados! António Sérgio dizia do alto da sua sabedoria: os Portugueses de hoje não são descendentes dos que chegaram às Indias. São descedentes dos que cá ficaram!

    ResponderExcluir
  53. Olha olha o Sr. Armindo! Terá acusado a observação do comentário aqui publicado no dia 2 de Março? É que a foto do mesmo senhor "misteriosamente" desapareceu do blog do praça alta!

    ResponderExcluir
  54. Será que não haverá mais nada de interesse para debater?
    Será que não chega já de tanta roupa suja?
    Tenham juízo e discutam os problemas que preocupam realmente o povo.
    Por exemplo porque não discutir a crise que Sócrates e o seu governo meteu neste País?
    Vamos discutir isso. Isso é que é interessante para nós!

    ResponderExcluir
  55. Ao Anónimo das 13:49 , de 04 de Março

    Sempre votei PSD quer nas legislativas quer nas autárquicas, mas neste momento o maior descalabro acontece no nosso concelho, e não por culpa do poder central, mas dos protagonistas locais, entenda-se poder autarquico.

    Por isso a sua sugestão parece-me ser para branquear estes senhores.

    A sua sugestão só mostra o desprezo que tem pelo poder autárquico.

    Discutir os graves problemas do nosso concelho não me parece que seja lavar roupa suja.

    O que verdadeiramente deve preocupar o povo de Almeida é a situação económica e social em que se encontra o nosso concelho e ver que nada está a ser feito em prol do seu desenvolvimento, a não ser festas e festinhas, e mais grave ainda assassinam o nosso património arquitectonico.

    Como Almeidenses temos direito à indignação e revolta.

    Já basta de caciquismo.

    ResponderExcluir
  56. Ao lêr este artigo na página da Câmara Municipal de Almeida fiquei um pouco confuso: será a página institucional da Autarquia um localde divulgação de curriculas pessoais e de feitos pessoais de prestadores de serviços da Autarquia? Digo isto pois é estranho que a mesma Autarquia que se apressa a colocar no seu site o feito meritório de um vulgar prestador de serviços da Edilidade, não tenha sido igualmente rápida a fazer o mesmo, e com muito maior justificação, relativamente ao Dr. Moutinho Borges, um filho da terra, que recentemente foi laureado com o Prémio Defesa Nacional 2007, galardão anual que a Comissão Portuguesa de História Militar atribui ao melhor trabalho de História.
    Devo dizer que fiquei absolutamente estarrecido,para não dizer pior, que uma Autarquia que tem uma informação tão pobre na sua página web, nãoobstante ter muitos e bons motivos históricos para lá colocar, faça alusão na sua página principal ao crricula académico de uma prestador de serviços municipal. Já agora seria também da mais elementar justiça colocar na mesma página web, e porque não, que um natural de Almeida venceu o concurso da malha tendo-lhe sido entregue uma medalha de participação no dito concurso pelo Presidente da Associação Nacional de Jogos Populares Tipicamente Provençais (ANJPTP)!!!! Ao provincianismo que isto chegou.

    Noticia com honras de primeira página web da CMA:

    " Na passada sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, na vetusta Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra prestou Provas Públicas de Doutoramento em História da Arte, o Sr. Arquitecto João de Sousa Campos, Consultor para o Património da Câmara Municipal de Almeida.
    A dissertação apresentada à Faculdade de Letras, sob o título “Arquitectura Militar Portuguesa no Golfo Pérsico – Ormuz, Keshm e Larak”, foi apreciada por vasto Júri constituído por renomados especialistas daquela Academia, ao qual presidiu, em representação do Magnífico Reitor, o Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, presidente do Conselho Cientifico da Faculdade de Letras. Integrou ainda o excelentíssimo Júri:

    - O Senhor Doutor Rui Alexandre Silvestre Carita, Professor Catedrático e Vice-Reitor da Universidade da Madeira, Arguente;

    - O Senhor Doutor Nuno Manuel Veiga Vassallo e Silva, Director-Adjunto do Museu Calouste Gulbenkian;

    - O Senhor Doutor António Pedro Machado Gonçalves Dias, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Orientador;

    - O Senhor Doutor João Marinho dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; e ainda, da mesma Instituição, os Professores Auxiliares:

    - Senhora. Doutora Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro;

    - Senhor Doutor António Manuel Filipe da Rocha Pimentel, Director do Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra e Pró-Reitor para o Património e Candidatura da Universidade a Património da Humanidade;

    - e o Senhor Doutor Francisco José Pires Pato de Macedo.

    Perante uma alargada plateia de convidados e amigos, na qual se destacaram o Magnifico Reitor da Universidade de Coimbra, Sr. Professor Doutor Fernando Seabra, acompanhando como convidado especial o Embaixador do Irão em Portugal, e outras personalidades (entre as quais o Presidente do Município de Almeida), sob os olhares da galeria dos magníficos retratos dos reis de Portugal, o laureado, após a breve explanação e debate contraditório que se seguiu (e breve porque tempo não haveria para traçar ali um percurso dos seus 35 anos de pesquisa no âmbito do Património), o Júri reuniu para deliberar atribuir-lhe, com toda a justeza, a classificação máxima: Aprovação por unanimidade com Distinção e Louvor.

    A Câmara Municipal de Almeida felicita o Arquitecto Doutor João de Sousa Campos, e a si se felicita também por poder contar com a prestação dos seus qualificados atributos para a salvaguarda do Património!"

    ResponderExcluir
  57. A todos nós munícipes deve preocupar de imediato a nossa casa, ou seja as nossas autarquias: juntas de freguesia e órgãos municipais, nomeadamente a assembleia municipal e câmara. E porquê? Porque é o nosso voto, a nossa decisão que interfere na sua escolha através da votação. Certo que o Engº Sócrates tem tomado algumas decisões que não irão ao encontro da maioria dos cidadãos, mas todos nós eleitores de Portugal teremos oportunidade nas urnas de o "punir" ou apoiar. Agora, quanto ao Município de Almeida é a nós e só a nós eleitores do concelho, que cabe a tarefa de apoiar ou rejeitar a política que vem sendo seguida pelos vários poderes autárquicos. E tem e deve haver debate em tudo o que diga respeito à consciencilaização da decisão de escolha nas diversas opções ou alternativas políticas. Não parece que se deva rejeitar esse debate. Pelo contrário, há que o fomentar com o maior número de participantes,enriquecendo-o com as suas opiniões,desde que sejam ponderadas e bem intencionadas. Não é correcto desviarmos a nossa atenção para o debate sobre a política nacional, olvidando a local. A propósito de quê? Vamos passar alguma procuração para alguém decidir por nós? O tempo de deixar de discutir os problemas que nos afectam directamente penso que já lá vai há muito.

    Transcudano

    ResponderExcluir
  58. Ao ler a noticia do Doutoramento do Senhor Arquitecto João Campos,não me causou qualquer admiração, pois eu sabia que este Senhor não andava aqui pelos lindos olhos dos Almeidenses ou pelo lindo património que a Vila tem.
    Eu já sabia que todo este trabalho, incluindo os livros por si escritos, serviriam para algo. Aí está para que serve todo o seu labor: o seu doutoramente.
    Pronto Senhor Arquitecto, agora já pode ir embora, leve consigo mais um par de colegas seus e façam boa viagem e, já agora, não apareçam por cá mais!

    Que é de louvar a formação do dito Senhor, concordo e até lhe dou os meus parabéns.

    LAMENTO UNICAMENTE A INOCÊNCIA, A INGENUIDADE E O PROVINCIANISMO DE ALGUNS NOSSOS CONTERRÂNEOS, nomeadamente Baptista Ribeiro, José Morgado e Engº Machado.

    As minhas felicitações ao Arquitecto João Campos e quando fizerem a festa bebam lá um copo por mim, já que deverá ser o erário público a pagar, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de neste espaço próprio e que é o adequado,endereçar os meus parabéns ao José Augusto pelo texto aqui colocado.
    Faz referência a determinada altura de que no ano de 2010 ainda havemos de continuar em crise. Ouvi algumas pessoas que se dizem amigos dele,criticá-lo por isso e outras coisas.
    Qual não é o meu espanto quando hoje, dia 4 de Março no noticiário da TVI,ouvi o senhor Presidente da República Dr. Cavaco Silva afirmar na Alemanha que a crise que estamos a viver vai continuar a fazer-se sentir em 2010.
    Ora o José Augusto já o tinha afirmado no início de Fevereiro quando publicou este texto.
    Afinal chego à conclusão que algumas das pessoas que andam por aí a criticá-lo,têm mas é muito a aprender com ele. Cada dia que passa chego à conclusão que o que foi bom noutros tempos no PSD,a cada dia que passa começa a ficar mais azedo e fora de prazo.
    Àqueles que ainda acreditam nas pessoas válidas,fica o meu pedido para que se faça um esforço final de união em prol da vitória final,caso contrário as próximas eleições serão oprincípio do fim.
    Acreditem no que vos digo.

    ResponderExcluir