19 março, 2009

Almeida Moderna

Já nos tinha constado que os sentidos de observação e de humor dos almeidenses estavam bastante refinados.

A evidência disso chegou-nos por um anónimo que registou uma iniciativa bem-humorada, de que alguns falavam, mas poucos tinham conseguido observar, possivelmente devido à celeridade de quem se sentiu visado…

Aqui está: Almeida moderna!




20 comentários:

  1. Senhora clarinda este post ja passou nun blog de almeida. nao vem a dar nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
  2. Não percebo qual é o sentido deste Post! Qual é o mal da Câmara Municipal vender Pedra?
    Sendo Almeida uma zona granítica qual é o problema da Câmara Municipal querer vender pedra??
    Ou devíamos também manter este património inalterável na rocha por forma a deixá-lo para as próximas gerações?.
    Pelo que sei, à semelhança dos benefícios para os idosos, a Câmara Municipal tem-se preocupado com os mais novos, permitindo aos mesmos adquirir pedra no caso de pretenderem fazer uma casa. Sempre é uma ajuda mais facilitada!. Pena é que a clausula só permita usá-la dentro de Portas ou à sua entrada.
    Bem haja, por iniciativas como esta da nossa Câmara, pela forma como a mesma tem tentado valorizar e explorar esta mais valia querendo-a mostrar a todos os visitantes que venham a Almeida.
    P.s: À semelhança de outras iniciativas que têm apoio por parte da autarquia, devíamos criar a “escolinha dos escultores”, para cada vez mais, lapidar o nosso Património!.

    ResponderExcluir
  3. Eu não encararia este acto como um exemplo de bom sentido de humor. Eu encararia este acto como uma atitude de uma pessoa responsável pois espalhar dinheiro do erário público, o nosso dinheiro assim desta forma, foi uma atitude praticada por pessoas irresponsáveis, uma vez que se trata de um simples projecto para um monumento.
    A pessoa que teve este gesto tem também uma característica que penso que falta muito ao nosso actual executivo camarário: tem uma forte preocupação económica pois encontrou uma forma de angariar verbas para a mesma Câmara Municipal, vendendo as pedras que ali estão, resultado de disparates efectuados por outros.
    Por fim, o meu parecer: aquele amontoado de pedras que ali estão e que se destinam a construir um monumento idêntico comemorativo do 25 de Abril de 1974, significa que infelizmente existe gente em Almeida que não tem respeito nenhum por esta data comemorativa e tão querida para o nosso Povo. Gente que se diz revolucionária permitir um mamarracho daqueles a comemorar Abril é um acto de escárnio. Os representantes da CDU na Assembleia Municipal de Almeida que permitem ou que se calam um acto destes, que deixam que Abril seja lembrado por um monte de pedras amontoadas, não merecem ser eleitos pelo Povo.
    Aquilo que ali está trata-se de uma chacota, de um menosprezo pelo 25 de Abril de 1974.
    O silêncio do Senhor Aristides e do Senhor José Vaz quanto a esta chuchadeira que querem fazer a Abril de 74, é mais grave que a aliança que mantêm com o PSD na Câmara de Almeida.
    O meu voto esses senhores não têm mais. Será uma forma de não ter o trabalho para votar nas próximas eleições autárquicas.

    ResponderExcluir
  4. Não percebo porque razão o Senhor Baptista Ribeiro mandou tirar aquele placar dali. Então não era uma forma de receita para a Câmara?
    Mais uma vez se prova que o actual Presidente da Câmara não tem sensibilidade para assuntos económicos.
    Vendam as pedras. Então aquilo não custou dinheiro?
    Alguém me sabe dizer quanto custaram aquelas pedras todas para o monumento ao 25 de Abril, para aqueles meninos andarem todos a brincar aos escultores e para o mausoléu?
    Será que estas informações são assim tão difíceis de conseguir? Então para que serve a oposição?
    E já agora alguém sabe o nome da Firma que forneceu as pedras atrás referidas?

    Palavra que gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  5. Era só para mandar um recado ao Senhor avençado Campos.
    Faça-me um favor. Vá-se embora. Vá-se embora Homem.
    Já conseguiu o seu Doutoramento, já teve honrarias que chegue, já apareceu no jornal da Vila de Almeida e no blog do Sr. Armindo, agora vá-se embora. Olhe Sr. Campos, leve consigo todos os marinheiros que andam por estas bandas.
    Ou ainda não estão satisfeitos com o trabalho que estão a fazer nas casamatas de Almeida?

    E façam muito boa viagem, o Senhor Campos e os seus marinheiros todos.

    F. Garcês.

    ResponderExcluir
  6. Venho aqui pela primeira vez só para fazer um pedido e ao mesmo tempo um aviso.
    Peço aos elementos de uma lista candidata às próximas eleições autárquicas que parem de utilizar os métodos que estão a utilizar para ganharem as eleições. Esses métodos são os praticados por um ditador do terceiro mundo. E isto tem limites.
    A ameaçar os seus subordinados e subalternos com represálias se não votarem no seu partido é vergonhoso, é sujo, é de gente sem escrúpulos. Até porque é pouco inteligente pois os nossos votos só nós é que os conhecemos e sabemos quais são e eu nem que seja por revolta já não voto neles. Da minha parte viraram o feitiço contra o feiticeiro.
    As ameaças têm limite e pode haver reacções extremas de pessoas que começam a ficar já fartas destes métodos.A paciência tem limites.
    Parem, por favor. Quem anda a fazer isto sabe bem a quem me refiro.

    Vitima

    ResponderExcluir
  7. João Fernando.
    Continuo à espera de novidades do nosso CDS-PP.
    Estou baralhada com as noticias que dizem que a nossa lista será liderada por uma figura mediática e que os nomes seguintes és tu e o Senhor José Augusto, mas ainda não tenho mais novidades. Eu só sei que este silêncio todo é bem característico teu: nunca esqueces nenhum pormenor. Até o silêncio para ti é importante, não é Fernando?
    Mas, para quando é a apresentação?
    Estou ansiosa para que comecem a campanha pois quem não te conhece vai ver o espectáculo que é o Fernando a liderar uma campanha eleitoral. Para mim Fernando és o segundo Paulo Portas. Ainda por cima com o Senhor José Augusto as pessoas vão ver o que é fazer politica e como se ganha uma eleições.
    Eu sei que existe muita gente descontente, quer com a esquerda quer com a direita e vocês os dois de certeza que vão ser a surpresa destas eleições.
    Só vos desejo o melhor e que atinjam a meta a que se propuseram.

    Vamos a isso Fernando.

    Do lado de cá do Côa

    ResponderExcluir
  8. Fico muito satisfeito por ver que se trata de mais uma medida de combate à grave crise económica que assola o país! Sim, porque só um executivo com um altíssimo quociente de inteligência, teria a perspicácia para comprar Pedra (dar trabalho às pessoas na extracção, tratamento, transporte, funcionários camarários, etc.) e agora vender (funcionários camarários envolvidos burocracia inerente, transporte, recolocação noutro local, etc.). Não interessa que se venda por 10% do custo inicial, o que é preciso é estimular a economia e gerar emprego! Porque dinheiro não falta na Câmara de Almeida, provavelmente está é a ser distribuído por poucas pessoas...

    ResponderExcluir
  9. Quando em muitos espaços desta natureza, se dá importância a uma simples fotografia tirada por um qualquer sujeito, cujo objectivo é sem dúvida denegrir a imagem das pessoas que actualmente têm responsabilidades no nosso concelho, é muito mau em democracia, mais uma vez se nota e muito a falta de alternativas ao poder actual.

    Quando estamos preocupados, se as casas matas levam ou não elevador, porque caso leve só mostra respeito pelos mais necessitados, pois nem todos nos podemos orgulhar de ser independentes e que as nossas pernas nos levem onde nós pretendemos.

    Quando após se terem condições para dar uso ao que no nosso concelho é uma dádiva da natureza (água das termas da fonte santa), estamos preocupados se o furo está a 100 ou a 300 mts.

    Quando estamos preocupados com o que o sr. Campos ganha ou não ganha (certamente se trabalha tem que ser remunerado como qualquer um de nós, qual é a dúvida?)

    Entre outros assuntos, que agora não me lembro …

    Isto é muito grave meus senhores, isto de facto demonstra duas coisas muito importantes, que os mais atentos deduzem logo:

    Primeira, é que existe uma grande falta de alternativas “válidas” para o nosso concelho por parte de quem tem responsabilidades na oposição actual e que se prepara em ano de eleições para sair à rua e prometer tudo e mais “um par de botas”, quando na realidade se tem consciência de que a maior parte do que se vai prometer à população não se pode cumprir, nem em 4 nem em 20 anos foi a sim à 4 anos atrás com o nosso actual governo da república e também com os representantes da sua cor no nosso concelho, dá a sensação que estudam todos pelos mesmos livros.

    Segunda, não havendo alternativas é sinal que o trabalho que tem sido feito pelo actual executivo na nossa autarquia, não tem sido assim tão mau como muitos tentam pintar.

    Já dizia o velho ditado, “podemos converter alguém pelo que somos, jamais pelo que dizemos”.

    Façam oposição séria e digna, apresentem propostas e deixem-se de rebaixar quem trabalha pelo nosso concelho.

    HAJA ALMA

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei que a minha Almeida perdesse os valores que nos orgulhavam a todos e que permitiam afirmar com brio que “somos de Almeida”.
    A seriedade, o respeito mútuo, o bairrismo, a solidariedade, a união, até o convívio são e alegre, até a honestidade desapareceram da nossa prática.
    Nós os mais velhos recordamo-nos bem dos toques do sino a rebate.
    Hoje já nem os sinos tocam a rebate, e mesmo que tocassem ninguém aparecia, tal é a divisão, o egoísmo.
    Hoje, como está à vista de todos, só os interesses particulares prevalecem. Primeiro estamos nós e sempre nós e os nossos superiores interesses. Os outros e até os nossos familiares e vizinhos que se danem.
    Hoje, já não se olha a meios para atingir os fins.
    Hoje tenho vergonha de dizer que nasci e fui criada em Almeida.
    Até a cobardia já cá chegou. O que aqui foi comentado no que respeita às ameaças de retaliações no caso de não obedecermos a certas tendências eleitorais que possam por em causa a nossa vitória, o que quer dizer os nossos interesses privados, é do mais vil e desonesto que se possa imaginar. Até este tipo de atitudes chegou à minha Almeida.
    Este é o rumo que uns quantos ditos letrados, que se auto denominam homens da cultura do nosso meio, estão a exortar a sociedade almeidense.
    Esta é a minha terra actual.
    E os meus conterrâneos os que viveram os tais tempos de orgulho por ser de Almeida, assistem a todo este panorama digno de uma qualquer fita carcomida da máfia napolitana.
    Que tristeza.
    O que fizeram da minha Almeida envergonha-me e deveria envergonhar todos os verdadeiros almeidenses.
    Hoje não tenho vontade nenhuma de afirmar o nosso velho lema de alma até Almeida.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  11. A denuncia que foi feita de ameaças aberrantes praticadas por candidatos às próximas eleições autárquicas, é CASO DE POLICIA.
    Apelo à coragem, à disponibilidade e até ao espírito de solidariedade das pessoas que sofreram ou estão a sofrer essas ameaças, que denunciem esta situação, porque eu ainda acredito na justiça deste País.

    Coragem e denuncie essa ou outras situações, porque é caso de policia.

    Eu não posso aceitar que no meu Concelho, na minha terra, na terra que me viu nascer se viva este clima podre, ente ambiente de medo, perpetrado por gente que não tem o mínimo de escrúpulos. Não sei quem são, mas sejam quem for, sejam de qualquer quadrante político, é uma atitude vergonhosa e inadmissível.

    É vergonhoso termos no nosso seio gente que pratica estes gestos de cobardia extrema, desrespeitando a condição profissional ou particular de pessoas em situações inferiorizadas.

    Para acabarmos de vez com gente desse calibre há que ter coragem.

    Denuncie.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou de acordo e estou pronto.
    Vamos todos denunciar o que uns senhores andam a fazer. Se pensam que levam o meu voto pois agora é que não o levam mesmo.
    Vamos acabar com o poder de um determinado senhor na nossa terra.

    ResponderExcluir
  13. O Anónimo de 24 de Março das 11.55, a encoberto de democrata veio fazer um comentário relativamente ao post colocado pela Dra. Clarinda.
    Até poderia passar desapercebido não fosse a sua paixão partidária. E atrevo-me a dizer que não tem nada a ver com o PSD, nem com o PS e muito menos com o CDS.
    É evidente que uma simples fotografia como a que se encontra neste post não vai denegrir a imagem das pessoas com responsabilidades no concelho. Apenas e só vem demonstrar que o gosto e as ideias dessas pessoas são discutíveis. Mais ainda quando um imbróglio daqueles irá supostamente servir para relembrar algo.
    Recordo-me dos tempos em que nalguns países de Leste, as populações tinham que ver ouvir e calar, porque caso contrário iam conhecer outras paragens.

    Fala também na questão do elevador das casamatas dizendo que essa decisão só vem mostrar respeito pelos mais necessitados uma vez que as pernas não os poderão levar aonde pretendem. Peço desculpa, mas olhe que deve andar mal informado. O elevador pelo que sei é para subir e baixar produtos que dizem respeito ao suposto bar que ali se pretende montar.

    Pelo que li já neste espaço de debate, ninguém está preocupado que o furo para a água da Fonte Santa seja de 100 ou 300 metros. Até pode ser de quilómetros, desde que dê água para o que é preciso e em qualidade. O que se depreendeu das palavras do Presidente da Câmara é que havia dúvidas quando à eficiência do furo. E o investimento já feito envolve neste momento milhões de euros, que poderão ficar sem o resultado esperado.

    Fala também na preocupação sentida pelo valor remunerado do sr. Campos. Se ele trabalha para a Câmara é evidente que deve ser remunerado. Agora é fundamental verificar qual o seu trabalho e o valor que deve merecer por ele.
    Há pessoas que recebem muito pouco pelo trabalho que fazem, enquanto outros recebem demasiado pelo que produzem.
    Normalmente estas situações acabam sempre por produzir um efeito controverso. Por vezes é necessário despedir alguns funcionários para equilibrar a balança de pagamentos. E olhe sr. Anónimo, quando se trata de despedir pessoas, nunca são os que recebem mais, mas sim os que recebem menos. Esta é certamente a preocupação que norteou a pessoa que abordou em tempos esta situação.

    Depois aborda a falta de alternativas válidas por parte da oposição e ainda vai dizendo que em altura de eleições vêm prometer mundos e fundos, comparando-os inclusivamente com o actual Governo da República.
    Peço desculpa pelo que lhe vou dizer, mas mais valia ter ficado calado. Convido-o a ler o manifesto eleitoral apresentado pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Almeida. Depois de o ler, medite quem é que afinal andou a prometer “um par de botas” e nem sequer umas sandálias rotas ofereceu a ninguém. É que os senhores da oposição dos mais diversos sectores, não tiveram a possibilidade de demonstrar se conseguiriam fazer o que prometeram. Pelo menos resta-lhes o benefício da dúvida.

    A afirmação que faz de que se pode converter alguém pelo que se é, e jamais pelo que se diz, costumava eu ouvi-la a um padre que creio ainda continuar a ser Comunista. E mais não digo.

    A sua última frase é verdadeiramente uma lástima. Diria mais, vergonhosa.
    Em política por mais críticas que se façam, nunca se rebaixa ninguém. Apenas se tem opinião divergente da maneira de fazer as coisas. Pelo que nos é dado depreender das suas palavras, aprova o trabalho feito pelo actual executivo camarário.
    Sabendo que durante o tempo que já levam no poder, e ainda faltam uns meses, gastaram cerca de 7 milhões de euros, dinheiro que ficou do anterior executivo, e já tiveram necessidade de contrair um novo empréstimo bancário por mais 700 mil euros, não para investimento mas sim para apoio de despesa corrente.
    Chama a esta gestão digna, exemplar? Concorda com ela? Eu e mais gente não.

    Sabe sr. Anónimo que às vezes a escrita trai-nos. É que escrevemos da mesma forma que falamos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. 7 milhões de euros mais um empréstimo de 700 mil?

    Por favor haja alguém que desminta isto.

    ResponderExcluir
  15. Antes de mais os meus bons dias a TODOS OS ALMEIDENSES.
    Vou ser sintético. Mais que a Arte Moderna, que tem tanto direito de existir como a Arte Antiga, sem "agredirem" por inépcia humana, quero dar-vos conta de algo que muito sensibilizou.
    Todos certamente saberão que Concelho de Almeida é muito rico em termos de Património Arquitectónico, e então fiz os meus contactos, e surpresas das surpresas fiquei a saber atrvés de Listagem que me foi enviada pela Direcção Geral dos Edificios e Monumentos Nacionais, que no "nosso" Concelho de Almeida, existem: 10 Imóveis Classificados pelo Património Arquitectónico(Muralhas da Praça de Almeida; Pelourinho de Castelo Bom; Castelo de Castelo Bom; Pelourinho de castelo Mendo; Castelo de Castelo Mendo; Aldei de Castelo Mnedo; Igreja Matriz de Malhada Sorda (Igreja de S. Miguel); Anta da Pedra de Anta; Necrópole de sepulturas escavada na rocha de Malpartida; Pelourinho de Vale de Coelha), e 223 Imóveis Inventariados esperando Classificação.
    Por ser exaustiva de mais, deixo só o comentário: mesmo numa conjuntura de recessão como a actual, mesmo com decisões controversas, e outras questões que se poderiam trazer à fala, porque de há décadas a esta parte não foi uma área a merecer "atenção" no Orçamento Camamário de Almeida, a conservação do seu rico Património?.

    ResponderExcluir
  16. Mediante este "monumento" pergunto: onde está o IGESPAR? Os nossos impostos são para financiar organismos inoperantas? Parece que sim!

    ResponderExcluir
  17. Compreendo as críticas feitas ao actual executivo da Câmara de Almeida e partilho da maioria delas,fundamentalmente as de cariz económico e social.
    Creio que nem mesmo os militantes e simpatizantes do PSD devem tapar o Sol com uma peneira. Devem ouvir,analisar e decidir alterar as posturas,se assim for o seu entendimento.
    No entanto para que a maioria dessas críticas sejam justas,também se deve incluir nelas o Presidente da Assembleia Municipal, o dr. Costa Reis. Como responsável máximo que foi durante 12 anos e actualmente na mesma equipa,também tem que ser responsabilizado pelo actul descalabro.

    Entretanto apelo a todos os críticos que não entrem ainda em certos e determinados pormenores uma vez estarmos ainda longe não só da campanha como da pré-campanha.
    Nessa altura então sim há perguntas muito delicadas e sensíveis que temos que as fazer,seja ao prof. Batista seja ao dr. Costa Reis,aos quais e para as quais iremos exigir respostas.
    Pelo que já conversei com algumas pessoas, estas próximas eleições prometem ser um forte caso de notícias para a comunicação social.
    Haja paciência. Saber esperar é uma virtude.

    ResponderExcluir
  18. "...há perguntas muito delicadas e sensíveis que temos que as fazer,seja ao prof. Batista seja ao dr. Costa Reis,aos quais e para as quais iremos exigir respostas.", e as mesmas deverão ser dadas.
    Inteiramente de acordo com aquilo que me permiti citar.
    As proximas eleições autárquicas no Concelho de Almeida, deverão ser incisiva e profundamente esclarecedoras em especial na sua campanha eleitora. Os Almeidensees não poderã continuar a ignorar,e assim a dar o beneplácito do voto a quem "mantém" o Concelho, no lastimável estado em que se econtra.
    Mudar é absolutamente necessário mas primeiro que os Almeidenses sejam conhecedores com fundamentação, de tudo o que terá pasado no ... passado, a TODOS os níveis.

    ResponderExcluir
  19. Concordo perfeitamente com os dois últimos comentários.
    O Dr. Costa Reis principalmente, tem que explicar aos cidadãos deste Concelho, como pode aparece o tal edificio intitulado de mamarracho, em local nobre da Vila de Almeida, uma vez que, pelo que afirma o actual Presidente da Câmara Municipal, neste mesmo local, nem uma grade para uma janela é permitido colocar.Não tem lógica nenhuma.
    Não se entende e é de inteira justiça e dever esclarecer os eleitores.
    Doa a quem doer e de uma vez por todas, esta questão tem que ser esclarecida.
    Tenho, aliás, temos todos esse direito.
    Chega de fazerem das pessoas parvas ou burras.

    ResponderExcluir
  20. ATENÇÃO!
    NO BLOG DO PRAÇA ALTA NÃO SÃO PERMITIDOS ANÓNIMOS E DESCONHECIDOS.

    Posso acrescentar, desde que sejam contra o actual executivo camarário ou contra o Sr. Armindo.

    Dr. Telmo é no minimo ridículo!

    ResponderExcluir