02 maio, 2008

PORTAS DE S. FRANCISCO EM ALMEIDA

Ainda a propósito da efeméride do 25 de Abril e do projecto de requalificação do Largo 25 de Abril em Almeida, tivemos conhecimento que o Jornal “Terras da Beira” publicou uma notícia sobre o descontentamento que o referido projecto está a suscitar entre os Almeidenses.
Aqui se publica na íntegra a referida notícia.

Para quem deseja consultar, o projecto tal como publicamente divulgado pelo Município, está disponível no Boletim Municipal nº 10 de Janeiro de 2008, com versão em pdf no sítio oficial da CMA:

http://www.cm-almeida.pt/boletimmunicipal_files/boletimmunicipal1_files/boletim102008.pdf.


Críticas à requalificação junto às Portas de São Francisco em Almeida.

O projecto de requalificação urbanística do Largo 25 de Abril em Almeida, junto às Portas de São Francisco está a suscitar críticas. Tudo porque o projecto da Câmara Municipal de Almeida prevê a construção de um espelho de água naquela que é considerada a entrada emblemática para aquela vila histórica. O assunto tem sido motivo de conversas entre os almeidenses, inclusivé em blogues na internet.

Os internautas criticam a opção da autarquia receando o aparecimento «de um mamarracho». No blogue “Almeida Forum”, Rui Brito Fonseca refere a propósito da brincadeira do 1 de Abril – que o metro de superficie ia chegar a Almeida - que «há quem teime modernizar à força» a vila de Almeida «tal como se anuncia com o projectado espelho de água à entrada das Portas de São Francisco».

«Ó São Francisco, vê lá bem o que vão fazer perto das tuas portas!», diz o bloguista.

O presidente da Câmara Municipal de Almeida, Batista Ribeiro, explica que não se trata de um espelho de água, mas mais «de um espaço com água». Só que foi com essa designação que o projecto foi apresentado aos munícipes no Boletim Municipal editado no início do ano. «A valorização é pontuada pela introdução de um espelho de água que se inicia no eixo da Porta Magistral de S. Francisco com um lago que, para além do movimento da água, deverá receber um elemento escultório», refere o texto.


O autarca explicou ao TB que o monumento ali a colocar deverá ser alusivo à Revolução dos Cravos, como é vontade da Comissão 25 de Abril, data que dá nome aquele Largo às portas de São Francisco.A requalificação urbanística daquele espaço pretende ser «um complemento» da intervenção que a Estradas de Portugal vai realizar naquele local, onde passa a Estrada Nacional 332. O presidente da Câmara Municipal de Almeida explica que o objectivo é melhorar as condições de segurança dos peões e ordenar o trânsito, evitando a ocorrência de acidentes como já aconteceu.

Com esta intervenção da EP, o Jardim da Pérola será transformado numa placa giratória, obrigando as pessoas a circular em volta. «O jardim vai continuar com as suas funçoes e penso que até vai ficar valorizado, porque toda a envolvente vai ser recuperada», garante o autarca. Em complemento desta intervenção, a autarquia vai concretizar o projecto de autoria dos técnicos da autarquia, que propõe a criação de uma alameda pedonal, com uma parte de água.

A requalificação daquela zona compreende a criação de estacionamentos específicos para veículos ligeiros, autocarros e viaturas de pessoas com mobilidade condicionada.O projecto para o Largo 25 de Abril aguarda um segundo parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), depois de inicialmente aquele organismo ter emitido uma opinião negativa.

O TB contactou um dos vereadores do PS na Câmara Municipal para saber qual é a opinião sobre o projecto, mas a oposição desconhece o projecto e não se recorda de ter sido debatido nas reuniões de camarárias.




“Terras da Beira”, edição de 17-04-2008




João Neves

9 comentários:

  1. Espero que não seja mais uma obra sem pés nem cabeça como aconteceu ao Largo da Igreja em Vilar Formoso que os “entendidos” quiseram replicar o antigamente e é o que se vê…
    Que pelo menos aqui se pense no monumento que rodeia esta obra se não mais vale ficar como esta

    ResponderExcluir
  2. Perante a resposta do Vereador do PS à pergunta do TB,sobre a opinião do projecto citado para as Portas de S. Francisco, pergunto se será verdade que o desconhecem pelo facto de ainda não ter ido a reunião. Se assim é então estamos perante uma situação de prepotência ou arrogância de quem detém o poder neste momento.
    Se o projecto já foi a reunião de Câmara e os Vereadores do PS não se recordam, então mais vale que façam as malas e deixem espaço, porque na realidade com gente assim (uns e outros),o Concelho de Almeida,não está mal,vai é de mal a pior.
    No fundo quem acaba por sofrer essas consequências são sempre os Munícipes.

    ResponderExcluir
  3. Sou um cidadão deste País,nascido e criado no concelho de Almeida.
    Perante a contingência de migrar para conseguir um objectivo na vida melhor,deixei de poder colaborar directamente com a minha terra natal. Só posso ir ali alguns dias do ano, ou em férias ou então num ou outro fim de semana.
    Reconheço alguns melhoramentos embora quase todos nas mesmas localidades - Almeida e Vilar Formoso.
    Parabéns aos residentes dessas freguesias por terem a possibilidade de melhorar a vida do dia a dia.
    Mas e as outras freguesias?
    Não terão direito a ter também melhorias?
    O meu concelho parece-me um Portugal pequenino. As obras no País são em Lisboa e Porto e umas estradas para o resto da população.
    No meu concelho as obras são em Almeida e Vilar Formoso e umas estradas para o resto das outras freguesias.
    Enfim,com políticos desta estirpe, estamos condenados ao crescimento comparativo com outros povos europeus.

    Gostaria de deixar aqui expresso um voto de parabéns aos autores deste blogue pelo facto de permitirem aos que nos encontramos longe, podermos ter uma visão diferente,critica sem ser facciosa,daquela que nos é transmitida pela revista da Câmara e agota até,sem compreender o porquê,do Praça Alta.

    APR/Setúbal

    ResponderExcluir
  4. Lamento que as criticas deste blog sejam feitas sem conhecimento dos assuntos.
    Já se preocuparam em saber se as portas ficam com outro aspecto, com outra arrumação ou se dá outra mais valia? claro que não.
    Preferem que fique assim com os carros e os autocarros ali estacionados?
    Eu acho que deviam deixar o Presidente Batista em paz.
    Se não querem o resto da gente que o acompanha, pois isso é outro assunto e que eu até posso concordar. Que o Presidente foi infeliz ao escolher a sua equipa concordo perfeitamente.
    O que não quer dizer que nas próximas eleições seja a mesma equipa.
    Deixo aqui um apelo ao Presidente Batista Ribeiro: faça uma equipa com gente com outra qualidade, outra capacidade e verá que ganha as eleições e que fará outro mandato muito superior a este.
    Ouça o que diz o povo Presidente.

    AS/Nave-de-haver

    ResponderExcluir
  5. Eu fico espantada com a apatia, com a passividade e o silêncio dos Almeidenses.
    Uma apatia, um deixa andar, um desleixo que me entristece muito. Calados, sem vontade própria, completamente divididos. Os interesses pessoais e particulares estão sempre em primeiro lugar…que diferença dos tempos dos nossos pais.
    Não estou a reconhecer os meus conterrâneos.
    Também fico admirada com as criticas que algumas pessoas fazem a este Blog.
    Porque não discutir os assuntos com seriedade?
    Se o que vem publicado é mentira, então digam que é mentira.
    É o único sítio no Concelho de Almeida que está a colocar questões pertinentes.
    E as denúncias das agressões ao património? São verdadeiras ou não?
    Discutam isso e não tenham medo da discussão séria.
    Não critiquem as pessoas só porque não são da nossa cor ou não concordam connosco, discutam os temas propostos.
    Quem tem medo de quem, por Deus? Quem tem medo da verdade?
    Onde está o bairrismo da minha terra?
    Onde está a gente aguerrida na defesa do que é seu?
    Sinceramente não estou a reconhecer os meus conterrâneos.
    Continuem com o blog, continuem com o vosso trabalho.
    Por fim, apelo às mulheres para darem o exemplo.
    Se eles não querem que sejamos nós mulheres a mostrar-lhes de que massa são feitos os Almeidenses.

    MAB

    ResponderExcluir
  6. Deseja-se que de tanto estudo, tantas ideias e de vários "estilos", tanto protelar de tempo, tanto derimir de argumentos e que, por "trocas e baldrocas" se desvirtue o Largo que antecede as Portas de São Francisco, mas sim e com a justiça se construa o há muito merecido Monumento evocativo do 25 de Abri de 1974 - Dia da Liberdade.
    Ah, apresento a "simples sugestão" de que o ante-Projecto do Monumento evocativo do 25 de Abri de 1974 - Dia da Liberdade, seja antecipadamente apresentado a Todos os Almeidenses (porque não numa apresentação pública, no Pavilhão Multiusos ou até no Auditório Municipal, num dia de Fim de Semana e em que as pessoas das nossas Aldeias sejam devida e atempadamente informadas, e lhes seja assegurado transporte caso dele necessitem para estarem presentes).
    Pelo espirito democrático de Abril (embora tenham esse "direito") não apresentem só o ante projecto em Assembleia Municipal, e/ou em Reunião de Executivo de Cãmara mesmo que em sessão pública, conforme a Legislação diz.

    ResponderExcluir
  7. Caro Sr. Manuel Norberto Forte.

    Só para lhe dizer que concordo plenamente consigo, e no que diz respeito a todo o seu comentário.

    À quantos anos estamos todos à espera que se defina o local da implantação do Monumento evocativo de Abril de 1974? Chega a ser caricático ou não?

    A questão que se poderá pôr é, não "estragar" o Monumento que já ali está, ou seja a monumentalidade das Portas de S. Francisco, ao efectuar-se a implantação do Monumento a Abril. Eu penso que, na minha humilde opinião,mesmo naquele local, é possivel implantar-se o Monumento a Abril, sem desvirtuar quer as Portas de S. Francisco quer o futuro Monumento ao 25 de Abril, com um "riacho" ou um "espelho de água" ou um "lago", como lhe queiram chamar.

    Mas que raio, será assim tão dificil encontrar-se um local para se construir o Monumento a Abril? Porque não dentro de Portas?

    Então, "colocam-se" autenticas aberrações em pleno centro histórico de Almeida e não à espaço digno para a implantação do Monumento ao 25 de Abril de 74?

    Quanto à sua sugestão de apresentação pública da maquete do referido Monumento a Abril de 74, também estou de acordo, porque não?
    Agora, se já está tudo decidido e estabelecido,se é facto consumado, então para quê a apresentação pública? Para quê a apresentação pública se não se aceitam outras sugestões?

    Porque razão alguns milhares de habitantes deste concelho têm sempre que aceitar ou estar sujeitos às escolhas, ideias e deliberações de um ou dois técnicos, por muito profissionais e por muito competentes que sejam, que ao bom estilo "...faça-se e pronto, está decidido..." e, ai de quem contestar as decisões pois podem até ser escomungados.

    Sr.Manuel Forte, acho que é urgente a implantação do Monumento a Abril de 1974, sob pena de se tornar tarde...por este andar da carruagem...

    Saudações.

    João Neves

    ResponderExcluir
  8. Caro Sr. João Neves, a ideia base que expus no meu comentário anterior, tem tão sómente a ver como eu senti, vivi directamente, e sinto, como deve ser o Poder Local e a sua ligação às Populações que elegem os seus Eleitos, para os repreesentarem nos respectivos Órgãos Autárquicos, sem perderem eles (os Autarcas) o "sentido de ligação permanente" para com os Eleitores. Há por aí muita gente que deliberadamente esquece e não lembra aos outros, e o Povo vai neste turbilhão de actos e contra actos esquecendo também, que, Democracia é um acto de soberania do povo. Portanto quanto mais alargada e ponderada for uma proposta de fundo, mais e melhor as pessoas perceberão o porquê de uma decisão e assim se evita o desnecessário (hoje) "eu não sabia", "ninguém me disse nada", e o tão gasto e nefasto "eles que lá estão, e que os elegemos, que decidam, que trabalhem".
    Quanto ao lugar do Monumento evocativo do 25 de Abril de 1974 - Dia da Liberdade, óbviamente que também eu gostaria para sempre (mas devidamente conservadas) de ver as Portas de S. Francisco tal e qual como estão (uma "montra" para quem vem a entrar na Vila de Almeida - Sede de Concelho). Outros locais? Claro porque não dentro das muralhas? Penso que não há nada que obrigue a que seja fora das Muralhas de Almeida; sim, está bem vamos lá à sugestão: porque não num local ajardinado que existia há uns meses pelo menos, a caminho do Picadeiro e antes do PoliDesportivo onde se fizeram o ano passado os Jogos de Verão? Porque não no lugar do "mamarracho" erigido em pleno Centro Histórico de Almeida? Porque não num outro local julgado bom em termos de circuito turístico intra Muralhas?.
    Surjam as propostas, apresenta-nas aos Almeidenses; agora mais "lagos"!? Não chegam duas Piscinas Municipais ... .
    Nisto tudo não metam é ... mais água, que está muito cara.

    ResponderExcluir
  9. O que afirmou o Sr. Norberto Forte coincide perfeitamente com o que o povo do concelho de Almeida diz.
    E eu que sou uma pessoa humilde e simples, que nunca me meti na politica, nem antes nem depois do 25 de Abril, sou uma pessoa do povo, como se costuma dizer, pergunto se será assim tanta a diferença entre o antes e o depois de Abril, principalmente no Conselho de Almeida,não querem saber da opinião do povo, fazem como querem e lhes apetece, qual será a diferença? Estes senhores que estão em Almeida só querem saber da vida particular de cada um deles. Toda a gente comenta isso, uns porque o tempo de reforma é importante, outros porque no emprego não se safavam e toca a mudar de vida, ou as pessoas não os conhecem. Pois andará lá alguem com vontade de estar a servir o povo, mas não tem voto na matéria. Mas, será verdade ou não? então não é isto que se fala pelas ruas do nosso Conselho? mesmo em Almeida toda a gente os conhece bem, porque será que andamos com estas coisas todas. Eles querem lá saber de nós.
    Olhem, eu não torno a votar.
    Boa tarde.
    E as outras pessoas haviam de fazer o mesmo.

    ResponderExcluir