29 maio, 2008

Eleições no PPD/PSD

Dentro de poucas horas o PPD/PSD vai mais uma vez proceder à eleição de mais um Presidente do partido.
Uma situação que cada vez mais começa a ser usual, mas ao mesmo tempo cada vez mais prejudicial ao funcionamento e imagem do partido.
Dos quatro candidatos, quer-me parecer que apenas três poderão aspirar a uma vitória, ainda que para um (refiro-me a Santana Lopes), será muito difícil tendo em conta o seu passado recente. Patinho Antão quer-me parecer fora dos favoritos.
Assim, temos Ferreira Leite e Passos Coelho.
Em relação à primeira, já me pronunciei num post aqui publicado. Em relação a Passos Coelho, parece-me ser um candidato credível e com futuro assegurado no PPD/PSD. Trata-se de um jovem com carisma, com vontade de vencer, com ideias justas e possui ainda um atributo importante, é um jovem.
Quando dizemos que os políticos de agora estão desajustados da realidade do Povo, temos cada vez mais que apostar em gente nova. Nova na idade, e nas responsabilidades a assumir.
Passos Coelho já demonstrou ser um forte líder quando responsável máximo da JSD.
Com forte possibilidade de o PS conseguir uma vitória nas próximas eleições legistalivas, torna-se imperioso que o PPD/PSD aposte num líder renovado, sem rabos de saia na governação e capaz de na Assembleia da República liderar um grupo coeso.
Mas o próximo líder vai a muito curto prazo ter novos e grandes desafios. As eleições europeias, autárquicas e as legislativas. Mas o desafio não é só para ele, é também para todo o PPD/PSD.
Nesta altura as divergências de opinião são salutares e só vêm demonstrar que este partido é composto por gente que pensa por si. Após a eleição, e conhecido o líder, então aí voltamos a ter que estar todos no mesmo lado, ou seja do lado dele, e defender os ideais da Social Democracia. Contrariamente ao que alguns afirmam, para o PPD/PSD não há inimigos. Há adversários.
E não nos esqueçamos de um pormenor. Para os vencer, temos que os respeitar.
Não vou votar porque não pago quotas.
Recuso-me determinantemente a pagá-las só pela razão de que o valor é enviado para sede nacional. O dia em que forem pagas na secção concelhia e o dinheiro ficar para proveito da mesma, aí sim, serei dos primeiros a perfilar-me.
Caberá aos militantes do partido fazerem a melhor escolha, mas não nos esqueçamos que não é só para nós, é também para o País.

8 comentários:

  1. Zé Augusto, quando acabei de ler o seu depoimento sobre as eleições no PSD, eu fiquei admirado com o mesmo. Nem queria acreditar que era o meu amigo Zé Augusto, companheiro de tantas lutas, estava a tomar aquela posição. Então você acredita que é mesmo Passos Coelho que consegue colocar o partido de novo num lugar de destaque e até levá-lo a vencer o PS? Não vê que se isso fosse possivel, que não é, pois Passos Coelho não ganha, nem de perto nem de longe, ele não tem arcaboiço suficiente nem para organizar o partido e muito menos para vencer Sócrates. Ele era trucidado por Sócrates. Uma coisa é ser-se presidente da Juventude Social Demacrata e outra bem diferente é ser-se Presidente do PSD e Primeiro Ministro de Portugal. E você está mesmo a ver Passos Coelho com essas funções no panorâma politico português?
    Para mim, temos que ser realistas: ou Manuela Ferreira Leite ou Pedro Santana Lopes. Pedro Santana Lopes pelo passado recente, penso que iria sentir dificuldades no confronto com Sócrates, portanto só me resta Manuela Ferreira Leite.
    Pense um bocado e verá que tenho razão.
    Olhe e vá lá pagar as quotas e depois pense no PSD do Concelho de Almeida. Isso sim é que seria importante.
    Um abraço.
    Eu depois digo-lhe pessoalmente quem sou, pois aqui há uns tempos dialogávamos diáriamente, mas os tempos mudaram.
    Mas, logo nos veremos para lhe dar um abraço e cavaquearmos um pouco sobre tudo isto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé Augusto.
    A democracia que o PSD exala, permite-nos a nós companheiros no momento que estamos a viver,termos as mais variadas opiniões e votarmos naquele que entendemos ser o melhor. Após o desenlace final,espero que o seu desejo de união à volta do líder seja uma realidade. Como muito bem sabe e porque ambos lutamos ao lado de Pedro Santana Lopes e posteriormente de Filipe Menezes,em ambas as vezes,contra Marques Mendes,imaginava-o num apoio diferente. Mas seja qual for o desfecho,aí estaremos de novo na luta,e que luta se nos avizinha,contra como muito bem disse os nossos adversários e não inimigos.
    Eu gostaria que o meu amigo pagasse as quotas para em conjunto,e acredite que me junto a si,para reclamarmos à sede a devolução dos valores para a concelhia.
    Não é só o PSD que precisa de nós. É também o País e muito particularmente e não menos importante o concelho de Almeida. Como sabe não pertenço aí,mas as opiniões que vamos ouvindo não são as melhores para nós. Há que repensar o futuro atentamente entre todos,começar a trabalhar no terreno e muito particularmente,promover a união entre os militantes.
    Quando regressar ao trabalho,vamos almoçar para colocar a conversa em dia.

    Melhoras e um abraço do amigo,

    Madeira

    ResponderExcluir
  3. Eu vou votar mas sinceramente não sei em quem.
    Manuela Ferreira Leite parece ser uma cara de pau tipo Sócrates. Pelo menos parece ter ideias semelhantes e isso não me agrada.
    Pedro Santana Lopes este ainda há pouco tempo no poder e fizeram-lhe a vida de tal maneira negra,gente do psd,que não acredito que consiga vencer.
    Pedro Passos Coelho ainda que seja um jovem maduro creio ainda não possuir estaleca para primeiro ministro. É um facto que pode ser um bom líder do partido e talvez daqui a cinco anos já tenha madurez e experiência suficientes para lutar por aquele lugar. Mas...
    Patinha Antão,uma carta fora do baralho.
    Se dúvidas tinha,dúvidas tenho.
    O mais provável é ir votar,mas em branco.

    Um abraço para todos os companheiros.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal do PSD,vamos votar todos em massa em bloco e para dar cabo do Sócrates tem que ser na dama de ferro MFL/Manela Ferreira Leite.
    Força companheiros.

    ResponderExcluir
  5. “…Garantir a autoridade e assegurar a disciplina interna. Fazer cumprir os estatutos do Partido. Publicar, difundir e respeitar a cartilha dos deveres de militante social-democrata…”

    Sabes quem é que diz isto? É Pedro Santana Lopes. E sabes porquê, Zé? Porque ele sabe que sem um Partido unido, coeso, transparente, com lisura de processos dos seus Órgãos, sem um Partido onde a doutrina da LEALDADE seja um princípio universal, não conseguirá nunca ganhar a Sócrates e ao PS. Não tenhas dúvidas nenhumas. Nem nas Legislativas, nem nas Europeias e muito menos nas Autárquicas.

    Vamos raciocinar. Vamos situar-nos na época do Governo de Santana Lopes. Explica-me então porque razão o Governo foi demitido por um Presidente da Republica socialista. Eu digo a principal razão: porque não tínhamos um partido unido, coeso e assim forte para o defender. Porque o então Governo tinha por detrás, no próprio Partido que o sustentava, um autentico ninho de “víboras” a efectuar um trabalho mais eficaz que a própria oposição de então. Ou já se esqueceram das posições tomadas por Manuela Ferreira Leite, das posições de Pedro Passos Coelho? Ou já se esqueceram das posições tomadas pelo próprio e actual Presidente da Republica Cavaco Silva?
    Mas, será que deu amnésia a toda gente Social-democrata? Será que temos assim uma memória tão frágil e nos esquecemos destes factos em tão curto espaço de tempo.
    É que se não é por falta de memória…bom, então será por falta de outros predicados que aqui me dispenso de referir.

    Mas, mais uma vez, eu vou aproveitar a ocasião para dizer mais algumas das razões pelas quais vou votar Pedro Santana Lopes, para além das que já aqui fui transmitindo neste blog:

    1 - Pedro Santana Lopes tem com ele uma das maiores autoridades em matéria de economia e finanças: Miguel Cadilhe.
    2 – Pedro Santana Lopes foi o único que teve a coragem de dizer que se for 1º Ministro, vai baixar os impostos, mas disse como e porquê! Não é uma promessa eleitoralista, ele explica como e porquê.
    3 – Pedro Santana Lopes é o ÚNICO que tem a coragem de dizer que vai aumentar os impostos (o IRC) aos Bancos. Porque razão os bancos, que são as empresas deste País que mais acumulam lucros só pagam de IRC 6%???? Porquê? Quando todas as outras empresas privadas e principalmente as PME’s, se encontram, na sua esmagadora maioria, descapitalizadas e numa luta fratricida diária, pagam 25%??? Porquê???

    E para terminar, meu caro Zé Augusto. Eu vou votar neste homem porque ele já demonstrou que defende dois princípios que para mim são muito caros: A LEALDADE E A HONRA.

    São dois princípios que os meus Pais me ensinaram e que eu estou a tentar a transmitir aos meus filhos: a Lealdade e que a minha Honra deve inspirar confiança.

    Pedro Santana Lopes, é um homem Leal e a sua Honra inspira confiança.

    Abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  6. A eleição do presidente do partido é importante para o psd.
    Mas eu pergunto que importância tem este concelho para a votação geral?
    Quantos militantes vão votar?
    Será que depois ele,presidente,nos respeita? Ou fará como os outros?
    Para mim a maior importância neste momento é o que se está a passar no concelho.
    Que as coisas não estão a correr bem já sabemos,mas temos que melhorar e unir-nos.
    É preciso recuperar os militantes afastados. Falo do João Neves do Zé Augusto que bastante falta fazem na assembleia. E o que se passou com o senhor César Pinto da Malhada? E tantos outros que fazem parte da lista antiga do psd? Porque não estão lá os nomes do do professor Batista e Costa Reis? São militantes ou não? Não estou a criticar ninguém mas quando se é militante sente-se melhor o verdadeiro espirito do partido.
    Temos que dar vida ao grupo do psd na assembleia. Não temos ninguém que consiga dar resposta e meter na ordem os nossos opositores e isso não pode voltar a suceder. Temos ali gente que entra e sai sem dizer uma palavra e depois fora é que vão criticando,mas o que é preciso é lá dentro. E quantos são militantes?
    O dr. Costa Reis não serve para presidente da assembleia,não consegue impor-se como vi fazer algumas vezes ao Zé Augusto.
    Companheiros temos que nos juntar temos que colocar de lado diferenças e partir para a luta.
    Viva o psd.

    ResponderExcluir
  7. Resposta a João Neves/29.05 - 17:35

    No muito que temos conversado ao longo do tempo,já por diversas vezes tivemos opiniões divergentes.
    Mas o mais importante em tudo,é que o essencial...une-nos.
    Seria bom que mais gente conseguisse entender as coisas desta forma.
    Depois do dia de amanhã,lá estaremos de novo companheiro.

    Um abraço sentido.

    ResponderExcluir
  8. Sómente, por espirito democrático e para dissipação de alguma "confusão" que grassa na sociedade portuguesa gostaria que as Eleições para líder do P. S. D., após o conhecimento do seu vencedor fossem o fim de mais um ciclo na vida política do partido em questão e até da Democracia Portuguesa, e não houvessem à posteriori aqueles discursos e contra discursos, que roubam tempo aos quatros canais da Televisão Portuguesa para evidenciarem, com profunddade e seriedade os gravíssimos problemas sociais dos Portugueses, das camadas média, baixa, e até dos famintos.
    Temos hoje na sociedade Portuguesa assuntos seríssimos em que os media se deviam empenhar mais em trazer para informação pública, ouvir e dizer, e não perder tanto tempo cpm muitas coisas, tipo "diz que disse", "afinal não foi bem assim", e etc..
    Diz-me mais respeito e certamente a muitos mais Portugueses, os problemas quotidianos que nos afcetam directamente do que própriamente o explorar demasiado (penso eu) de questões menores face às maiorres e mais gravosas, para a sociedade.

    ResponderExcluir