01 outubro, 2009

BAIRRO DA LATA...a mim não me mentem mais!





Recordo-me dos tempos que vivi na primeira casa, no sentido Almeida-Malpartida, do então “Bairro dos Retornados”. Ano de 1978. Vivia então com os meus Pais, naquela pequena e minúscula casinha, onde ainda hoje a hera plantada por meu Pai cresce com toda a vivacidade.
Recordo-me dos frios no Inverno e do forno em que aquelas casas se transformavam no Verão.
Recordo-me da última casa do chamado “Bairro da Lata”, do lado esquerdo no sentido Almeida-Malpartida, onde vivi quando já casado e com o meu filho ainda de tenra idade.
Recordo-me que, no Inverno o meu despertador eram pingos de água que me caíam em cima da face.
Recordo-me a dor que sentia quando a meio da noite tínhamos que mudar o nosso filho da sua cama para a nossa porque caía água na camita dele.
Recordo-me dos gritos de pavor da minha esposa porque estava um morcego na casa de banho.
Enfim, recordo-me da tristeza que sentia meu Pai quando nos queixávamos das condições que não tínhamos e da tristeza que eu próprio sentia por não poder oferecer melhores condições de vida aos meus.
Mas também me recordo que há 16 anos que as promessas de construção de um novo bairro para alojar todos os residentes do tal “Bairro da Lata” são lembradas em todas as campanhas eleitorais.
Das promessas que Costa Reis fazia, quando em campanha eleitoral, aos residentes neste bairro e da alegria que eles demonstravam ao ouvirem as suas palavras.
Recordo-me com muita mágoa, quando em 2001, andando eu na companhia de Costa Reis, em campanha politica para as eleições de então, das palavras que dirigiu à minha Mãe e da satisfação que ela demonstrou ao ouvir atentamente as promessas do então Presidente da Câmara.
Recordo-me também das promessas que Baptista Ribeiro e José Alberto Morgado fizeram em 2005, em mais uma campanha eleitoral às autárquicas.
Também estive presente numa reunião, em representação de minha Mãe, com todos os residentes deste bairro, no Salão Nobre da Câmara Municipal e ouvi Baptista Ribeiro e José Alberto Morgado afirmarem que o Bairro que pretendiam construir seriam moradias a custos controlados, mas que seriam para venda ao preço de 600,00 euros por metro quadrado ( 120 contos por m2, em moeda antiga), quando o preço da construção no mercado rondava os 90 contos por m2. Aqui comecei a ver e ouvir o desânimo daquela gente que encheu o dito Salão, a revolta de alguns por se sentirem enganados.
Não é por prazer que toda aquela gente reside em casas com aquelas condições. Se são obrigados a ali residirem é porque não têm, nem possibilidades económicas nem condições para um qualquer banco lhes conceder um crédito à habitação.
Agora, é preciso descaramento vir afirmar, ao fim de tantos anos de promessas, que afinal “se quiserem uma casa têm que pagar 120 contos/m2 por cada uma”.

Não, Dr. Costa Reis o Senhor a mim não me engana mais!

Não Prof. Baptista Ribeiro, a mim o Senhor não mente mais!

Não, José Alberto em ti não acredito!

OS SENHORES NÃO ENGANAM MAIS A MINHA MÃE!

Escusam de voltar a este bairro com as mesmas promessas de há 16 anos, pois já ninguém acredita em vós.

Estou curioso qual será a forma que vão utilizar para tentarem enganar as gentes daquele bairro mais uma vez.
Será que virá mais uma “Primeira Pedra” ?
O que será desta vez?
Estou curioso.

No entanto, atrevo-me a afirmar que Baptista Ribeiro, José Alberto Morgado e Costa Reis não vão mais mentir às gentes do “Bairro da Lata”.

Utilizem os estratagemas que quiserem. Lancem quantas “primeiras pedras” quiserem, ali NÃO MENTEM MAIS NENHUMA VEZ!

João Neves

19 comentários:

  1. O estratagema é, já no Domingo à noite, ir à festa do Arrabalde de S Francisco, que se vai realizar no antigo centro de saúde, espalhar mais uns sorrisos, mais umas promessas, mais uns beijinhos, mais uns copos para aqui, mais uns copos para alí, com um único pensamento na cabeça, caçar o voto!
    Isto não é plágio!
    Isto não é falta de bom senso!
    Isto não é utilizar as festas dos outros, que, não têm condições para protestar, para fins políticos!
    Isto não é perder a vergonha de forma propositada!
    Como definir isto?
    Será justo alguém, emprestar uma festa de um bairro, a uns candidatos forasteiros?
    Há 4 anos atrás os moradores deste bairro ficavam sem casas novas se não votassem PSD, e este ano? Terão que ouvir a mesma versão?
    É este tipo de actores, cópias fieis de Manuela Ferreira Leite, que queremos para liderar o nosso concelho?
    De um amigo vosso...

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha que mais de trinta anos depois ainda exista no Portugal democrático um bairro deste tipo.

    Estes bairros foram construídos em muitas vilas do país mas quase que me atrevo a apostar que o unico que deve permacer nestes moldes é o de Almeida.

    Os autarcas da nossa terra nunca se preocuparam com as condições degradantes deste bairro, gastou-se dinheiro em tanta festa, em tanta obra desnecessária, em tanta estrada inútil, em confrarias para amigos, mas melhorar a qualidade de vida das pessoas ficou sempre para último.

    É uma vergonha que aquele bairro ainda exista em Almeida.

    Durante todos estes anos que jé levam na autarquia será que ainda não tiveram tempo de resolver este problema? todos os anos em que há eleições prometem o mesmo?

    Sr. Baptista Ribeiro vá gozar com outros porque nós já estamos fartos das suas fanfarronices.

    Sr. Baptista Ribeiro respeite as pessoas que lá vivem, não goze com os seus sonhos e as suas expectativas, são pessoas pobres mas têm dignidade.
    Nos 8 ou 12 anos que leva a autarquia, já nem sei, o que é que fez para resolver este problema? nada

    Só se lembra que este bairro existe em ano de eleições.

    Está na altura de termos na gestão do nosso concelho alguem que se preocupe com os reais problemas dos municipes e se deixe de tanto folclore

    ResponderExcluir
  3. Aceito que os Almeidenses se preocupem com os vossos problemas.
    Mas acreditem que os Vilarformosenses sentem-se também frustrados com essa gente.
    Acreditem Almeidenses que nesta terra durante estes quatro anos não fizeram nada, digo NADA.
    Agora que cheira a votos e eleições, vêm com placas de arranjos de passeios e com indicação de máquinas em movimento, mas o certo é que ainda não as vi.
    Leva-me a pensar que se passam as eleições e perdem aqui, então ainda vão acabar por fechar a fronteira e mudá-la para Vale da Mula.
    Esta gente é uma pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Perante tanta pouca vergonha que se está a passar
    e que todos vamos tendo conhecimento, estou admirado de não ouvir ou ver em qualquer lado uma postura pública por parte de um homem em quem depositamos tanta confiança. Estou a referir-me ao Dr. Reis.
    Tem conhecimento de certeza do que estão a fazer à funcionária Estela Fonseca.
    Concorda ou discorda? É muito simples.

    ResponderExcluir
  5. Conheço o ti Clemente GNR hoje reformado, desde os anos 6o aqui em Almeida.
    Se ele hoje tivesse menos 30 ou 40 anos, acreditem de certeza que o que lhe estão a fazer à filha, à Estela Fonseca, alguém pagava com lingua de palmo tudo isso.
    Tenham vergonha.
    A Estela é uma mulher casada e mãe de uma menina.
    Qual será o pensamento da menina hoje ao ver o que lhe estão a fazer à mãe?
    Será que gostariam que também lhes fizessem amanhã as mesmas coisas aos vossos filho?
    Como é possível haver ainda em Almeida pessoas que desde toda a vida foram contra caciquismos e hoje pactuam com isso?
    Estou desiludida com algumas mulheres e homens de Almeida.
    Uma coisa vos posso confirmar.
    Se a dra Natércia fosse viva nada disto sucedia.
    Por mim as coisas vão mudar.

    ResponderExcluir
  6. Manuel Norberto Baptista Forte2 de outubro de 2009 às 09:23

    Em Agosto passado passeei demoradamente no citado Bairro. Comentei para quem me acompanhava que também há muitos anos conhece o local, que achava deprimente seres humanos ainda viverem (!?) naquelas ditas casas (???), que foram erigidas sómente com um fim (alojamento temporário), e não ad eternum.
    "É uma vergonha que aquele bairro ainda exista em Almeida.", estou plenamente de acordo com esta afirmação e acho que nestes longos anos todos os que prometeram o condigno alojamentos das pessoas que ainda lá vivem, este não acto só pode ter um denominação.
    "Só se lembra que este bairro existe em ano de eleições.", tem sido sempre assim desde o seu antecessor e ele agora "pegou" na deixa, e mais uma vez tal está a acontecer.
    Lamentável no Séc.XXI, seres humanos viverem em barracas, quando houve já programas para realojamento, e mesmo que tal não tivesse existido, acho da maior prova de solidariedade que se deve dar a um Municipe é melhorar as suas condições de Vida. É para isso que deve servir o convicto exercício do Poder Local, e não para futilidades.

    ResponderExcluir
  7. Vitor Almeida em cima do debate…
    João não vou comentar o Bairro Social porque é matéria triste e lamentável, Batista nem comentou!
    Vou falar do debate.
    Depois de ouvir o debate na rádio fronteira uma de muitas conclusões que retiro, mas porventura a mais importante, é aquela em que o candidato do PSD reconhece e dá a mão à palmatória que é incapaz de realizar, não tem capacidade, não é, e considera muito difícil, que venha a conseguir! São todos aqueles projectos, obras e actividades que dependem ou do estado português, ou do estado espanhol, ou ainda de apoio financeiro quer nacional quer europeu! Frases exemplo disto: “eu tive várias reuniões e ainda não tive resposta…” ou “fiz várias diligências e ainda não consegui…”) “O grande problema é o país…”
    Bom, a população do concelho só tem uma opção. Escolhe o projecto do PS e ficamos à espera se Orlindo Vicente é ou não capaz de resolver os problemas que Batista Ribeiro leva anos e anos e diz ele que não consegue resolver!
    Depois de analisar os pontos programáticos de ambos a ideia que fica é que há um conjunto de medidas, actividades, projectos e outros que necessitam do poder de liderança e estratégia dos nossos candidatos/equipa. Batista Ribeiro diz que não é capaz, Orlindo diz que é. Eu acredito e mais gente acredita, vamos todos acreditar!
    Isto é simples e claro, passados quatro anos voltamos a fazer contas!
    Só um desabafo. Tanto no debate na Guarda, como no de Vilar Formoso, dou uma completa vitória no debate ao Orlindo. Mostra que é capaz, já o estou a ver a chatear o próprio Sócrates, para mostrar a muitos em geral e a Batista em particular que é capaz! Vai ser lindo vai, vai…
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Vitor Almeida
    É inacreditável! Começaram as obras para a construção do bairro social! É digno de ir ver as obras no referido bairro!
    No mínimo, é um atentado à dignidade de todos em geral, e à dos que ali “moram” em particular!

    ResponderExcluir
  9. É PRECISO NÃO TER VERGONHA NENHUMA!
    A MEIA DÚZIA DE DIAS DO ACTO ELEITORAL ENVIAM UMA MÁQUINA A DERRUBAR CASAS PRÉ-FABRICADAS, DE LATA, JÁ DESTRUIDAS PELO FOGO, PARA TENTAR ENGANAR OS MUNICIPES!

    TENHA VERGONHA SENHOR BAPTISTA RIBEIRO!

    SE ESTÁ CONVENCIDO QUE AQUI SÓ HÁ BURROS ESTÁ ENGANADO!

    ESTOU MUITO ADMIRADO COM O MEU AMIGO ALCINO. FICO DESILUDIDO CONTIGO CINO. COMO É POSSIVEL MISTURARES-TE COM PESSOAS QUE QUEREM SÓ ENGANAR OS TEUS AMIGOS.
    OLHA, TENHO PENA DE TI!

    ResponderExcluir
  10. João Fernando, foge que o Senhor Professor já te marcou também….eheheheeh…

    Até já fala em ti e no teu nome na Rádio…foge enquanto é tempo…eheheheheheh

    Diz-lhe que não és candidato a nada antes que ele te chegue a roupa ao pêlo…rsrsrsrs

    Realmente só dá para rir.

    É muito triste quando um Presidente de Câmara vem para a Rádio ameaçar um seu munícipe nestes termos. Que vergonha, Senhor Baptista Ribeiro.
    Que nome dá o Senhor Baptista Ribeiro a um indivíduo que fala de outra pessoa que não está presente para se defender? Diga lá. O João Neves não estava presente e o Senhor Baptista Ribeiro fala dele num debate numa estação de Rádio. Que nome dá a isto? Ele não estava presente para se defender Senhor Baptista Ribeiro.
    E depois não quer que digam que é arrogante.
    Estamos bem entregues.

    Quanto a ti, Fernando, não é preciso dizer nada pois eu sei que não é um Baptista qualquer que te assusta.
    Saúde amigo.
    Beijinhos, Fernando.

    ResponderExcluir
  11. “…A Comissão Política do PSD, Secção de Almeida, vem por este meio, e porque para isso foi solicitada, informar que nada tem a ver com a elaboração e distribuição do panfleto anónimo denominado “ O que seria de nós se o Concelho fosse rosa?” …”

    Por uma questão de ética, aqui transcrevo parte do Comunicado da Comissão Política do PSD-PPD - Secção de Almeida, publicado no seu site , a 2009-10-02 - 07:08 horas.
    .

    Quanto às afirmações referidas no restante do mesmo comunicado, abstenho-me de qualquer comentário, mesmo porque o site do PPD-PSD não permite qualquer tipo de contraditório.

    No entanto, e parafraseando uma figura mediática… afirmo apenas que…não me importo absolutamente nada que o meu nome seja referido nas Rádios, publicado em sites ou em jornais…ficarei sim muito preocupado se viesse referido numa qualquer página de necrologia…


    Para um melhor esclarecimento convido os leitores a consultarem no arquivo deste mesmo blog os Artigos a seguir designados:

    30 Novembro, 2007
    Uma questão de principios

    26 Novembro, 2007
    José Augusto Marques disse...

    16 Novembro, 2007
    EÇA DE QUEIRÓZ - ANO DE 1867

    Saudações.

    João Neves

    ResponderExcluir
  12. José Augusto Marques3 de outubro de 2009 às 11:32

    Não ouvi o debate entre os candidatos à cadeira maior da Câmara Municipal de Almeida por questões de ordem profissional, transmitido na Rádio Fronteira.
    Mas assim que o mesmo terminou, vários amigos me ligaram a informar do que se tinha passado, ainda que por alto.
    Várias vezes algumas pessoas vieram a este espaço a questionar-me sobre a minha posição nestas eleições.
    Hoje não tenho qualquer problema em informar que o meu apoio vai inteirinho para o Dr. Orlindo Vicente.
    Qual vai ser o resultado final? Quem vai ganhar?
    Para já ninguém sabe. A vitória só pode ser para um deles.
    O que o Povo deste concelho deve escolher é a pessoa que em seu entender melhor poderá dirigir os destinos futuros deste concelho.
    Para mim, é óbvio neste momento que a equipa do Dr. Orlindo é aquela que me dá melhores garantias em termos futuros.
    Todo o trabalho desenvolvido pelo Dr. Costa Reis ao longo dos anos em que foi o máximo responsável pela Câmara,parece-me que neste momento está completamente arrasado.
    Toda a forma de fazer política em campanhas eleitorais, e para as quais contribui, parece-me que neste momento foram deitadas ao caixote do lixo.
    Onde paira a respeitabilidade política para com os adversários?
    Será que as pessoas quando mudam de um qualquer partido para o nosso, são extraordinárias e competentes?
    E porque será que quando nos deixam e partem para apoio aos outros, passam a "traidores"?
    Qual a situação económica actual da Câmara Municipal?
    Então voltou-se há mesma situação de quando o Dr. Costa Reis assumiu o poder e que foi tão explorado pelo PSD nas campanhas eleitorais?
    É que eu recordo-me desses tempos.
    E que dizer do panfleto que foi distríbuido pelos Correios num atentado vergonhoso sob todos os aspectos às pessoas de Orlindo Vicente, Joaquim Fonseca e Domingos Cerqueira?
    Atenção que não acuso ninguém de ser o autor. Mas gostaria de ter visto de imediato a candidatura do Prof. Batista Ribeiro demarcar-se dessa vergonhosa atitude, com a emissão de um comunicado ou então declarações públicas via comunicação social local.
    Confiemos na Justiça. Sei que já há queixas apresentadas e espero que muito rápidamente o ou os autores de tal façanha venham pagar essa atitude.
    Também sei que o Banco Banif está a estudar a questão e vai apresentar uma queixa crime. Assim quem não tem nada a ver com o assunto poderá dormir tranquilo, agora quem o fez, tenho a certeza de que irá passar um mau bocado.
    Outra coisa não é de esperar em democracia e a bem dela.

    A Democracia não é lixo, como muitas das vezes algumas pessoas afirmam. A Democracia é algo maravilhoso se for bem aplicada. Agora o que existe em muita quantidade é que há pessoas que em vez de a servirem, se servem dela para seu interesse pessoal e particular e para os amigos.
    É por isso e muito mais, que é fundamental mudarmos de opinião e de causa, de vez em quando.
    Por hoje fico por aqui, mas prometo que voltarei com mais informação.

    ResponderExcluir
  13. Maria Clarinda Moreira4 de outubro de 2009 às 01:13

    Um bairro desses em qualquer lado é uma indignidade, há muito referido como uma vergonha às portas de Almeida, o que torna ainda mais incompreensível a opção por obras que, como se tem visto, inúteis e até descaracterizadoras, projectos que não levam a lado nenhum, como uns escultóricos não prioritários à espera do resto dos implantes para espalhar pelo concelho, festas ostensivas a propósito de tudo e nada que nem os municípios mais ricos se atrevem, e que pouco ou nada contribuem para o desenvolvimento local, bodos e desperdícios de todo o género, lacunas orçamentais não justificadas que há muito os munícipes reclamam como, por exemplo, onde param 240.000 euros alegadamente gastos, ninguém sabe onde… e, imagine-se, a escassos dias de eleições, de repente, parece que os gestores autárquicos finalmente acordaram p’ra realidade, arregaçaram as mangas e mandaram as escavadoras trabalhar por todo o lado! Só mesmo a fazer das pessoas parvinhas!...

    Como é possível que estes anos de democracia em Portugal, o atraso na melhoria das condições de vida dos portugueses e em particular numa região tão carenciada, com um cenário de depressão económica por todo o mundo, não despertem neste tipo de autarcas um pouco de vergonha por esta forma de agir? Até quando se irá continuar a pensar que as pessoas, por muito humildes que sejam, não têm dois olhinhos na cara?

    Depois, depois… neste Portugal pequenino ainda se insurgem as “autoridades” locais contra um blogue criado por um simples cidadão que não concorda com aquilo que vê no seu concelho, na sua terra, que não passa daquilo que qualquer um pode ver à frente do nariz?

    Pois… como a sua iniciativa faz estragos, vá de lhe cair em cima com o argumento que cito: ““albergar” um sem número de anónimos no seu blog, insultando, mentindo, falseando eles a candidatura do PPD-PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Almeida e actual executivo da mesma”.

    Deixo aqui duas questões a esse respeito:

    1) Se essa candidatura veio desmentir no seu sítio oficial a responsabilidade de um vergonhoso folheto pseudo-anónimo com a pergunta “O que seria de nós se o Concelho fosse rosa?...” que o blogue Fórum Almeida, pela autoria do João Neves, reproduziu e contestou, porque razão não vem também desmentir as alegadas intervenções dos anónimos, que “insultam e mentem?” Onde estão esses insultos e mentiras desmentidos e contestados da mesma forma que foi agora esta reles iniciativa?

    2) A existência dos anónimos a contestar já todos sabemos não ser a melhor das soluções permitidas pelas novas tecnologias, mas ao menos garante a possibilidade do contraditório também on-line para quem discorda ou nela encontra falta de verdade. Apesar desses recursos, o sítio oficial dessa candidatura, terminantemente recusou utilizá-los, negando o direito de interagir com os seus eleitores, tanto identificados como não. Não evidencia essa atitude um sério desconforto pela mais que provável hipótese de contestação directa e um mal-estar atrofiado pela origem da necessidade de recurso ao anonimato numa forma de governação que tem dado claros sinais de intimidação da população e dos próprios funcionários municipais?

    Concluo com a seguinte evidência: OS ANÓNIMOS VOTAM. E para quem precisa desses votos valia a pena ter pensado nisso há muito tempo!....

    ResponderExcluir
  14. Alguém do PS nos tem que dizer se já apresentaram queixa nas autoridades competentes para saber quem foi o autor do tal panfleto que anda por aí a navegar.
    O meu voto e da minha família está dependente dessa situação.
    Gente que pensa dessa maneira e vem dizer o que eatá lá escrito,só tem um lugar para estar.
    É na cadeia.
    Quando se souber quem foi o autor e a quem está ligado, estou convencido que os eleitores saberão penalizar essa gente.
    Se for depois das eleições, aguardemos para ver qs atitudes a tomar.
    Que essa gente não pode ficar impune, não.

    ResponderExcluir
  15. Com a existência deste bairro, há tantos anos e sem nada de concreto fazer, Almeida mais parece uma séria candidata a PATRIMÓNIO DA DESUMANIDADE!

    ResponderExcluir
  16. tristeza minha cara senhora, é isso que sinto quando uma pessoa tão reta e segura daquilo que diz, vem defender anónimos como simples votantes.
    sou tão ou mais democrata que a senhora, agora não defendo quem se esconde enquanto anónimo, seja pelas razões que for.
    ao mesmo tempo condeno é que se publique e propangandeie tanto o anonimato quando se deixa de parte e censura quem se identica SEMPRE, poor mais que discorde das nossas opiniões.
    Ganhe quem tiver que ganhar mas, que se identifique no momento da vitória

    f.afonso

    ResponderExcluir
  17. Tenham vergonha...Se essa gente não esperasse a sombra da bananeira que lhes dessem umas casinhas com uma renda mensal miseravel, já estariam a viver noutras condições . E la estamos nós a pagar casas e televisões e playstations e etc...

    ResponderExcluir
  18. Srº Anónimo de 4 de Outubro de 2009 15:02,
    oxalá se cumpram todas as promessas que lhe fizeram, se não prejudicarem terceiros o que é muito difícil.....

    ResponderExcluir
  19. F.Afonso tem de mandar a PIDE ao serviço de Batista Ribeiro, caçar quem se anda a esconder!Requisite-a a José Alberto, pois parece que ele é especialista em ver o que mais ninguém vê.
    F. Afonso vive mais preocupado com caras do que com corações, por isso também não vê um boi à frente do seu nariz!
    Não admira pois que ande tão triste, pois não encontra o amor da sua vida!

    ResponderExcluir