14 maio, 2009

REQUALIFICAÇÃO DO LARGO 25 DE ABRIL

Foi apresentado oficialmente na última Assembleia Municipal extraordinária, a 25 de Abril, o monumento a esta efeméride que se tenciona construir fora de portas, com informação aos presentes pelo Executivo de já estar o projecto aprovado pelo IGESPAR. As pessoas que puderam assistir presenciaram uma acesa discussão motivada pelas críticas levantadas por um dos membros dessa assembleia, Eng. Patrício, que, veementemente e com justificação técnica, discordou da implantação do dito monumento no local previsto.

Ainda que se ache necessário um arranjo condigno e consentâneo com a imponência das Portas de S. Francisco e se concorde com um monumento ao 25 de Abril, pensar em construir algo como o previsto no largo fronteiro às Portas de S. Francisco só passa pela cabeça de quem julga que os almeidenses não prezam a sua terra. É de tal modo grave e descabido o que ali se projecta fazer, que não há palavras para exprimir o quanto a Praça-Forte ficaria prejudicada! Pelos vistos, ainda não está satisfeita a sanha interventiva e insensível que o Executivo Camarário neste últimos anos tem desfechado sobre o património de Almeida, de tal modo danosa que muito a custo os almeidenses a poderão reparar. Todos conhecemos as opções que em nome da renovação de espaços têm sido tomadas, mas as que estão para vir reforçam a senda do desrespeito pelo valioso património histórico da Vila. Custa, assim, a crer que os almeidenses se desinteressem por esta situação, ou então passem procuração de olhos fechados à Câmara que elegeram há quase quatro anos, dando-lhe carta branca para decidir por eles. Mesmo outros poderes instituídos na vila, quer sejam associações culturais ou instituições políticas foram arredadas da discussão pública das machadadas que o poder camarário tem dado e tenciona continuar, tudo procurando silenciar.


Os projectados super mamarrachos, quer junto ao Castelo quer com a localização do monumento ao 25 de Abril (cujos projectos foram já objecto de acesa discussão aquando da realização de uns workshops em Agosto passado e logo posteriormente, quando colocadas imagens e resumo tanto no jornal Praça Alta como neste blogue Fórum Almeida , sob o título “(Des)arranjos em Almeida”) chocam ferozmente com a envolvência histórica da fortificação abaluartada, roubando a imponente esplanada ao monumento defronte às Portas de S. Francisco e afectando, pelo desmesurado contraste e anacronismo, a linha do horizonte da vila histórica.


É preciso consciencializar que a Praça-Forte padece com estes aleijões que estão a apagar o seu legado histórico-arquitectónico especial e único. É que essas incoerentes opções “renovadoras” estão a criar uma terra visualmente vulgar, como tantas outras que infelizmente enxameiam por Portugal! E nem os discursos estéticos ou coelhos tirados à última hora da cartola, como de uma eventual e sempre insinuada candidatura a classificação de Património Mundial da Unesco, justificam, bem pelo contrário, tanto disparate, nada trazendo de novo que os Almeidenses se possam verdadeiramente orgulhar e com que futuramente melhor se possam governar, se em mais assim se apostar.

Neste momento, não é de um aumento de fluxo de visitantes que Almeida precisa, mas de repensar em estratégias sustentáveis para o seu presente e futuro. E o orgulho dos almeidenses deve estar na inovação sem prejuízo da preservação do “seu” monumento, com todas as lições de História que dele podemos apreender, partilhando-o com o visitante. Não na sua vulgaridade.
Abramos os olhos!

Rui Brito Fonseca

NOTA: Este 'post' baseia-se num artigo publicado no nº168 do Jornal 'Praça Alta' a 12 de Maio. Para melhor informação dos almeidenses, optou-se ainda por digitalizar a planta do Projecto de Requalificação com sinalização dos respectivos sentidos viários, bem como a legendagem explicativa apresentada pela redacção do mesmo Jornal, que se seguem.




77 comentários:

  1. Eu sou Almeidense.
    Primeiro, não quero aquelas pedras à frente da minha linda entrada principal da vila.
    Segundo, não quero que carros, motas, carrinhas, tractores, camiões descarregados ou carregados e autocarros que circulem e queiram ir para Espanha, para a Guarda, Coimbra, Aveiro, Porto,Lisboa ou para onde seja que venham dar a volta tipo carrocel na boca da nossa entrada e saída onde passeamos calmamente a pé ou de bicicleta e onde as nossas crianças hoje andam sem sobressaltos. Não quero cá essa vergonha e ponto final! Quero sossego!

    ResponderExcluir
  2. Acabei a minha licenciatura há 3 anos, com muito sacrifício meu e dos meus progenitores. Durou 5 anos e em termos materiais foi deveras dispendioso para eles.

    Lamento verificar e constatar que todos estes concursos abertos pela Câmara Municipal de Almeida e por este Presidente, têm destino marcado e a maioria dos destinatários são pessoas que não estavam minimamente habilitadas para o desempenho dos cargos que vinham exercendo e uma minoria para clientelismo politico.
    Tira-se um qualquer curso com a duração de meia dúzia de meses, alguns até em menos tempo, num qualquer programa de “novas ou velhas oportunidades” e, pronto, estamos garantidos.

    E eu e colegas meus que andamos a estudar 5 e 6 anos, a gastar o que os nossos Pais por vezes têm e não têm, ficamos a “chuchar no dedo”.

    Isto não é justo, isto não é digno, isto é uma fraude, isto é revoltante.

    Só quero alertar todos os jovens deste concelho para o facto de este Presidente da Câmara NÃO GOSTAR DOS JOVENS, NÃO RESPETA OS JOVENS E NEM QUER SABER DOS JOVENS PARA NADA!

    Só quer ser Presidente da Câmara, talvez conseguir a sua reforma e o resto são “histórias”.

    Para os restantes politólogos da nossa praça só desvendar-lhes um segredo:

    ESTÁ AQUI O MOTIVO DA ALIANÇA DESNATURADA “PSD-CDU ou seja PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA / PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS”, no Concelho de Almeida.
    Aguardem e vamos ver quem vai ocupar que cargos e depois tirem as conclusões.
    Atrevo-me a apostar!

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas aos autores mas eu tinha que publicar aqui também este meu comentário.

    Não tem nada a ver com o tema mas também é importante.

    Obrigado.
    Mais tarde enviarei um comentário relactivo ao tema proposto.

    Um Licenciado

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe quem vai ser o Licenciado que vai ocupar a vaga para um Licenciado em Educação Física Câmara Municipal de Almeida?
    Ora pensem lá um pouco.
    Não?
    Eu dou uma ajuda: foi um grande jogador de futebol da nossa região.
    Ainda não chegaram lá?

    O que é verdade é que isto é um grande lamaçal, uma pouca-vergonha, e um descaramento que nunca se viu!
    Está a sujar muita gente, prejudicando-lhes o bom nome que tinham.
    E eu prevejo que não vai acabar bem: a legalidade, a justiça têm que funcionar neste País!
    Almeida não é uma ilha que passa incólume a todas estas tropelias.

    As voltas que o mundo dá!...hum…

    Licenciado

    ResponderExcluir
  5. Maria Clarinda Moreira15 de maio de 2009 às 23:27

    Jovem licenciado:

    De facto, o tema que abordaste não é o do post, mas isso acontece com frequência: os almeidenses exprimirem a sua indignação com aquilo que consideram errado. Não tens que pedir desculpas por isso. Pelo menos, revelas o teu grito de frustração.

    Vivem-se, actualmente tempos difíceis. Por isso é que cada vez mais nos devemos consciencializar que QUEM CALA CONSENTE! A nossa indignação também começou por aí!

    Por isso, FALA!!! Põe a tua voz cá fora, para que seja ouvida. Se estiveres errado, terás direito a rectificações ou ao protesto conivente, que bem deves conhecer. Mas não o silêncio apático ou indiferente de quem quer dar a entender que tudo está bem.

    Eu estou de acordo contigo: uma terra de grandes carências tem de ser também de oportunidades! Porque há muito por fazer. Mas é preciso uma boa gestão de recursos humanos e financeiros. Disseste no segundo comentário: “Não tem nada a ver com o tema mas também é importante!” E disseste com relação ao que te preocupa. Mas pode-se acrescentar: por que é que há tanta prioridade com pedras e obras ostentatórias, num concelho com tantas carências? Não se vê por onde se escoam os recursos? Será que ao menos melhora a qualidade de vida? Já não basta de demagogias e de cenouras?

    Mas o meu percurso também me ensinou que se queres algo, tens de ir buscá-lo. Os tempos difíceis despertam os desafios. Jovens, não se acomodem! Perante situação adversa, têm de começar a reagir! E a unir esforços.

    No contexto de Almeida, da expectativa sempre adiada à indignação, que depois passa, penso importante reflectir: o que posso (podemos) fazer para pelo menos, dentro da ordem estabelecida, tentar mudar o que nos parece errado?

    ResponderExcluir
  6. Dra. Clarinda.
    Agradeço a coragem e a mensagem que me tentou transmitir, a mim e aos jovens em geral.
    Mas permita-me deixar também aqui algumas questões.
    O que é que já viu de útil para prender os jovens a esta terra?
    Quantos jovens vê com assento na Assembleia Municipal de Almeida?
    Quantos jovens vê eleitos nas Assembleias de Freguesia?
    Quantos comentários escritos por jovens estão aqui neste blog, identificados claro?
    Somos poucos. Isso também é verdade. E cada vez somos menos.
    E sabe porquê Dra. Clarinda?
    Porque se abrirmos a boca de mais, sofremos as consequências.
    E coisa mais importante para mim e grande parte dos meus colegas, sabe o que é?
    É um EMPREGO!
    E se abrirmos a boca de mais não temos hipóteses de o arranjar, Dra. Clarinda!
    Porque quando chego a casa e me revolto ou desabafo para os meus, sabe o que eles me dizem? Para não me meter na politica, que tenho que tratar da minha vida primeiro. Para estarmos caladinhos senão ficamos queimados. Para deixarmos a politica para os adultos.E eles têm razão, Dra. Clarinda!
    Porque os empregos são para os amigos que vão de bandeirinha, ou para os sobrinhos ou afilhados, Dra. Clarinda. E se nós não nos portarmos bem, Dra. Clarinda, não comemos! Porque aqui não conta quem está melhor preparado ou mais qualificado. Aqui manda quem pode.
    Portanto o melhor é ficarmos calados e quando chegar a nossa vez de votar, temos que votar onde os nossos Pais nos disserem, sabe porquê? Senão não “comemos”, Dra. Clarinda!

    Vocês esqueceram-se depressa da letra do Zeca Afonso em que ele diz que “eles comem tudo e não deixam nada”. Aliás, só se lembram das letras do Zeca na altura do 25 de Abril e o resto do ano serve para engordar as respectivas barrigas e passear os lindos carros que têm.

    Já reparou que a esmagadora maioria dos jovens actuais não têm ideologia, e tanto lhes dá que esteja no poder A ou B ou C? Já reparou que tanto lhes dá que quem esteja no poder se chame Salazar ou Sócrates ou até Jerónimo?
    E porque será? De quem será a culpa?
    Quem é o mexilhão desta história, Dra Clarinda?

    Vou até à próxima estação a caminho de Lisboa, Dra. Clarinda.
    Prazer.

    ResponderExcluir
  7. O problema com as imagens já está resolvido. Clicar em cima das mesmas para melhor visualização.

    ResponderExcluir
  8. Estes indivíduos têm que sair e devia ser já para que os estragos não sejam maiores.
    Será que não vêm o que se está a passar?
    Limitaram-se a ir pagando as obras que Dr. Costa Reis deixou em execução ou a iniciar a sua execução e a gastar ao desvario em festas e festinhas que, ao contrário que o actual Senhor que ocupa a cadeira do poder na Câmara diz, nada trouxe de útil ao concelho a não ser divertir mais ou menos os seus habitantes.
    Mas não se pense que existe só um único responsável que se chama Baptista. Não. Todos os Senhores que o rodeiam um dia terão que prestar contas, seja a quem for. Os colegas de equipa, os adjuntos terão que assumir um dia as suas responsabilidades.

    NÃO PODEM APARECER AQUI COMO UM GRUPO QUALQUER E DE QUALQUER COISA, E COLOCAR AQUI EM FRENTE À NOSSA PORTA UM GRANDE PEDREGULHO E IREM-SE EMBORA A RIREM-SE!

    Não pode ser. As pedras também se derrubam!

    E a colocação ou construção do mamarracho no largo da Câmara Municipal também tem que ser muito bem explicado. Mais tarde ou mais cedo. Tudo tem que ser muito bem explicado.

    Os pedregulhos do Senhor Baptista, Zé Beto, Machado, Alcino e o resto da equipa ainda vão dar muito que falar.

    Que venha cá a TVI e que fale com o Povo!
    Está na hora de dizermos a esta gente quem manda aqui!

    ResponderExcluir
  9. PEDRAS À MINHA PORTA…NÃO!

    Todos temos assistido in loco, lido através da internet ou ouvindo os nossos amigos ou vizinhos, de todas as barbaridades que este Presidente da Câmara e todos os que o rodeiam, incluindo gente que se esconde por trás da bandeira social-democrata, têm feito na Vila de Almeida.

    A última é este nojo, esta aberração que querem implantar às portas de Almeida.
    Eu só quero que vejam esta monstruosidade que estão a planear com toda a vossa imaginação tendo por base os desenhos aqui publicados.
    Não é importante olharem para estes desenhos e pensarem só no aspecto arquitectónico “daquilo”.
    Imaginem carros ligeiros, carrinhas de 3.000 kgs ou camiões de 20, 30 ou mais toneladas, e até autocarros a passarem por aquela estreita rotunda, todo o santo dia.

    Mais grave é a prepotência, o egocentrismo que estes senhores estão a revelar. Se alguns, para mim, não será estranha esta atitude despótica, outros pelo contrário revelaram-se tristes realidades inesperadas.

    A gravidade deste nojo que vão colocar à nossa porta é de tal ordem que poderá não ter solução mais tarde.

    Por isso peço a todos que gostam de Almeida se movimentem contra mais esta agressão. Não podemos continuar a ver todos estes disparates e, simplesmente não reagirmos.

    Temos que dizer a estes senhores que PEDRAS À NOSSA PORTA…NÃO!

    Temos que lhes dizer para levarem as pedras para o quintal deles.

    Temos que nos movimentar todos, ir procurar ajuda onde pudermos, aos nossos vizinhos, até aos jornais, rádios e televisões. Porque não? Penso mesmo que está na hora de trazermos a Almeida uma qualquer rede de Televisão. Assim não será só o Senhor Presidente Baptista a ouvir-nos.

    PEDRAS Á NOSSA PORTA…NÃO!

    ResponderExcluir
  10. Manuel Norberto Baptista Forte17 de maio de 2009 às 13:18

    Eu na minha modesta opinião entendendo qualificar como algo em que primeiro se deve realçar a qualidade de algo, ou atribuir uma qualidade a um espaço, por exemplo, porque é de tal que estamos há muito a falar e até com as Portas de São Francisco tão perto, através da leitura da Edição 168 (Pág. 11)do "Praça Alta", dando voltas e mais voltas à página e como parece que o Largo 25 de Abril na Vila de Almeida está mesmo ao pé de mim, rigorosamente não consigo perceber patavina, de como se pode ter por boa, certa e quase "única"(!!!) de que com esta requalificação (??), do espaço referido se "ganhe", e o mesmo saia assim "requalificado"(!?) e o Monumento ao 25 de Abril de 1974 (Dia da Liberdade) como parece que ficar, deve ser bonita a trapalhada de trânsito e pessoas em alturas de maior afluxo dos mesmos.
    Mas mais do que concordar ou não concordar, posso dizê-lo que, sem conhecimentos da nmatéria, acho que o Largo 25 de Abril, sito na Vila de Almeida, vai ficar ... descaracterizado, revelando-se também um profundo desrespeito pelo Património Histórico (Porta de São Francisco e Muralhas).
    Projecto já aprovado pelo IGESPAR? Acreditai que não me espanta de todo, apesar de outrora ter havido "um diálogo" nada agradável entre o mesmo Organismo de Estado e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida; recordam-se certamente. Mas enfim, é o que o Concelho de Almeida ainda tem a decidir.
    Agora e ante sde finalizar, deixo estas questões que nos grandes Projectos e/ou obras etruturantes mexendo com as pessoas, e com a sua sensibilidade, se o Executivo da Câmra Municipal de Almeida, que ainda está no Poder, se explicou e/ou ouviu descentralizadamente e por zonas de Freguesias no Concelho de Almeida, a voz dos Almeidenses?. Se o andamento do processo, ia sendo (pelo menos) comunicado aos Executivos de Freguesia para os mesmos assim puderem informar não só as respectivas Populações da sua área de jurisdição, e até os Autarcas das Assembleias de Freguesia, como até darem ... a sua simples opinião? Este "Projecto" foi singular, ou ... plural?.
    Numa sessão de comemoração de 35 anos de Liberdade e Democracia, apresentar este produto?: Por favor haja mais respeito pela História e pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Qualquer monumento ou edificação onde quer que seja tem como finalidade primeira a dignificação de uma área.

    As portas de São Francisco já são dignas e belas por si não precisam de ornamentos, ainda por cima de mau gosto.

    Era suposto, quanto a mim, que a área onde implementassem o Monumento ao 25 de Abril fosse uma zona aprazível para almeidenses e visitantes disfrutarem e dele tirarem proveito.

    Com esta trapalhada, em que o transito é desviado para uma zona que deveria ser de lazer, dá a impressão que está tudo louco.

    Apelo ao povo do meu concelho que parem com este atentado ao nosso património

    ResponderExcluir
  12. Fico chocado com a impunidade com que se cometem estes atentados, como é possível autorizarem estas aberrações, numa vila que supostamente pode ser candidata a património mundial.
    Há atentados que dificilmente podem ser corrigidos, temos que reunir esforços para defesa no nosso patrimonio, que é afinal a nossa identidade historica

    ResponderExcluir
  13. João Carlos Marques17 de maio de 2009 às 16:36

    Relacionado com este tema gostaria de deixar aqui a impressão negativa e crítica que os habitantes de Vilar Formoso, muito particularmente os do Povo fizeram sobra as obras no largo da igreja.
    Já viram que desvirtuaram completamente aquele espaço?
    Repararam que tornaram aquela área numa autêntica inoperância social?
    Verificaram que o espaço que ali havia para estacionamento dos carros aos domingos para quem ia à missa, desapareceu?
    E para ir ao espaço internet? Se forem cinco ou seis já é confusão para estacionar,uma vez que é preciso contar com os residentes no local,os que trabalham no espaço e os visitantes.
    Qual é o estado do lago que lá esta?
    Sendo uma zona de gente com alguma idade, as escadinhas, escadas e escadotes que lá fizeram estão uma maravilha.
    Atenção que este trabalho é do tempo do Dr. Costa Reis.
    O seu delfim,prof. Batista, não se quer ficar atrás e vai de em Almeida fazer outra escarreta como a de Vilar Formoso.
    Será que não lhe chega a experiência vergonhosa de Vilar Formoso?

    Mas tanto uma obra como outra,pelos vistos,são feitas em granito.
    Quem foi o fornecedor para Vilar Formoso e quem vai ser para Almeida?
    Quem forneceu o granito para a obra da rotunda em Vilar Formoso?
    Que nós vivemos numa zona granitica é bem verdade,mas que certamente não andará por aí alguém a aproveitar-se desta situação?

    Amigos,só velo a curto prazo uma solução para estes problemas todos.
    Não sou político,nem estou inscrito em nenhum deles. No entanto esta gente da Câmara de Almeida, tem que levar uma vassourada e rápida.
    Haja oportunidade para outros. Talvez seja a hora do Dr. Orlindo Balcão mostrar o que vale. Só o saberemos se lhe for dada uma oportunidade. É que a oportunidade ao prof. Batista e demais, já vimos que não a souberam aproveitar. Está na hora da mudança.

    Creio que já há muito tempo que não fazia tanto sentido o grito de ansiedade:

    ALMA ATÉ ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  14. Dra. Clarinda peço-lhe mais uma vez o seu espaço que desde já agradeço.
    Sobre as Pedras proponho que sejam colocadas no mamarracho ( edificio Baptista) em frente à CMA.
    Só é pena que tantos anos após o 25 de Abril seja o sr Baptista a colocar tanta polémica.
    Não se de a oportunidade de não se construir nada para no futuro se relembrar o 25 de Abril, porque julgo que este projecto é mesmo para criar a polémica e não se fazer nada noutro lado. Porque a culpa é sempre dos outros.

    ResponderExcluir
  15. Não vivo na Vila de Almeida.
    Mas também,

    PEDRAS À NOSSA PORTA…NÃO!

    Não sou daí, mas se for precisa a minha presença, para aí me desloco.
    Se fui na Almeida para a fantochada da reunião dos poços, vou para aí se assim o entenderem.
    O Senhor Baptista tem que aprender de uma vez por todas que vive num País democrata.

    PEDRAS À NOSSA PORTA…NÃO!

    Esses Senhores só sabem fazer porcaria.

    F.Garces

    ResponderExcluir
  16. Maria Clarinda Moreira17 de maio de 2009 às 19:27

    Jovem Licenciado:

    Os teus pais aconselham-te conforme a dura escola que a vida lhes ensinou. E eu não vou dizer que eles não têm alguma razão. Mas esses tempos só perduram porque nós, cidadãos, prescindimos dos nossos direitos: começamos por nos calar, com medo de represálias ou incómodos, outras vezes, permanecemos calados na expectativa de, com alguma sorte ou oportunidade, obtermos alguma vantagem e, em pouco tempo, ficamos amordaçados!
    Sempre assim foi. E como tal, contando com esse silêncio dos resignados ou excluídos do circuito, melhor se governa quem está no poder e assim fica, mantendo também todos os outros, apoiantes ou não apoiantes, declarados ou tácitos, sob o terror de perder o naco ou o magro osso que lhes cabe.
    Em tempos de monarquia ou de ditadura, todos os contestatários foram/são deportados, encarcerados ou, pura e simplesmente, suprimidos. Num regime democrático, essa perseguição não acontece declaradamente, mas a tendência de repressão persiste precisamente para que quem está no poder nele facilmente se mantenha… e sempre contando com o silêncio atemorizado dos insatisfeitos ou prejudicados!
    O mundo moderno começa a estar farto desse despotismo e cada vez mais impaciente com a evidência de injustiças que lhes entram pelos olhos dentro. Começa-se a exigir uma nova ordem mundial, e coisas inimagináveis há bem pouco tempo começam a bulir: sabias que Barack Obama nos Estados Unidos começou a sua campanha com 10 jovens que acreditaram nele? Com uma única condição: que cada um desses 10 jovens motivasse outros 10 para, com total convicção, se agarrarem à luta por uma mudança de políticas. E como? Simplesmente recorrendo às ferramentas WEB: nisso os jovens são melhores do que ninguém! E então com convicção, ninguém os pára! Daí o slogan: ‘YES, WE CAN!’, ‘SIM, NÓS CONSEGUIMOS’! Queres maior evidência de capacidade de mudança do que aquilo que aconteceu nos Estados Unidos? Mesmo que a mudança não consiga ser tão profunda como muitos sonham, conseguiu-se um passo de gigante na História, empurrados por dezenas, depois centenas, e logo milhares de pequenos passos!
    Almeida é um local pequeno e com poucos habitantes. De facto é importante incentivar os jovens a permanecerem e investirem o seu esforço na sua terra, sem necessidade de se separarem dos seus horizontes familiares e modos de subsistência integrados no seu meio, em vez de se desenraizarem em bairros periféricos de uma grande cidade, lutando na mesma para sobreviver cada vez mais numa selva de betão, asfalto, indiferença e egocentrismo. Sejamos claros: efectivamente, não vi, não é só de agora, mas de há muitos anos, algum esforço sério e consequente de cativar os jovens a permanecerem e lutarem por eles e pela sua terra. E não é agora, em poucos meses, que quem se manteve nesse rumo irá conseguir fazer -nos acreditar em boas intenções. Como disse antes: se houve e há dinheiro para pedras e obras ostensivas, também deveria ter havido algum para políticas de efectiva mudança, e não meras cosméticas, algumas das quais para pior!
    Temos aqui, no Fórum Almeida, maifestado indignados pela forma como o património físico tem sido tratado, mas tanto em privado como em público temos sempre clamado pelo património humano. E já de há anos. Como de nada serviu, resolvemos ser mais interventivos e pôr a nossa indignação e o nosso protesto à consideração de outros, para que estes se possam exprimir também! Lê bem os ‘posts’ anteriores dos vários autores e o teor predominante das reacções e verás que as preocupações de cada são cada vez mais evidentes e mais audíveis!
    Tão audíveis… que já mereceram reacção oposta por quem deseja que tudo permaneça como está! Juntaste a tua indignação à de muitos outros e fizeste bem, porque mostras que não te resignas com o silêncio. Vais buscar mais 1, 2, 3, 5… jovens como tu para fazer cada vez mais o vosso papel. Basta de apatia ou indiferença! Usem aquilo que está ao vosso alcance, que vos é acessível e até vos protege se quiserdes expor directamente as vossas opiniões de forma civilizada. Sabeis bem usar essas ferramentas. Outros, mais velhos e menos aptos talvez, as têm usado também para exprimir o que lhes vai na alma.
    Conhecemos bem a canção que referes. Mas estamos neste Fórum para mostrar que discordamos e damos a cara por isso. Conhecemos outras canções que deves conhecer também: ‘(…) Há sempre alguém que resiste. Há sempre alguém que diz NÃO!’.
    Para não nos afastarmos demais do tema deste post, que é o Projecto de arranjo urbanístico do Largo 25 de Abril, ficamos à espera do teu prometido comentário. Qualquer outro assunto que não este, mas que aches importante ser aqui abordado, envia por mail para o endereço electrónico deste blogue, se quiseres com pedido de reencaminhamento, OK?
    Abraço e Força!

    ResponderExcluir
  17. Eu sou jovem, não sou Licenciada (ainda), mas também sei ver o que o actual Presidente anda a fazer à minha Vila.
    O que eu acho mais estranho, no meio destas barbaridades todas, é a tremenda pressa que têm em as tornar realidade. Não consigo entender as razões de tanta pressa. Será por birra? Será só instinto ditatorial? Não consigo perceber.

    Agora que este senhor não tem sensibilidade nenhuma para preservar o património, isso é verdade.
    Parece-me que ele não terá é sensibilidade para nada, perante o desarranjo que fez ou ainda está a fazer na Câmara de Almeida.

    Quanto à postura do João Neves não me admira, pois ele ajudou-me a crescer, a vincar o meu carácter, a ser solidária e a revoltar-me quando tenho razão. Este SENHOR conheço eu bem.
    Parabéns pelo trabalho João Neves. Continuas o mesmo Chefe.

    Termino com

    PEDRAS À NOSSA PORTA…NÃO!

    ResponderExcluir
  18. E já agora, porque é tempo de assacar responsabilidades, responsabilizo O Dr. Arístides Sampaio e seus seguidores por esta monstruosidade arquitectada para Almeida. Parece impossível que com tantos doutores, tantos arquitectos, tantos engenheiros, se governe desta maneira tão triste e pobre.
    Os comunistas serão também sempre responsáveis por esta facada que se preparam dar a ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  19. O presidente da Câmara deve é estar com pressa de cavar a própria sepultura politica.

    O que ele pretende fazer com Almeida, nomeadamente com a entrada principal da vila é um crime.

    Esta teimosia só demonstra que não ama Almeida nem o seu património.

    Este senhor tem que sair de lá antes que seja tarde

    ResponderExcluir
  20. Eu também estou solidário com essa frase

    PEDRAS À NOSSA PORTA...NÃO

    levem-nas para a porta dos Senhores Baptista, Zé Beto,Machado,Alcino,Aristides,Zé Vaz

    e façam bom proveito delas.

    Que vergonha para Almeida.
    Mas será que não vêm?????

    ResponderExcluir
  21. Vamos têr uma especie de Marquês de Pombal aqui em Almeida. Isto é que chamo desenvolvimento. Empregos e afins nada, mas rotundas, lagos, festas e festins isso temos em catadupa! Qualquer dia também vão querer, quem sabe, um tunel até Vilar Formoso....para não ficarmos atrás de ninguém. Isso mesmo, podia-se chamar o Tunel da Pergola! Pelo andar da carruagem nunca se sabe! Alguém chamou escarro a este projecto. Eu vou mais longe. ESTE PROJECTO É UMA MERDA QUE DESVIRTUA ALMEIDA! ROTUNDAS À NOSSA PORTA NÃO!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Pedras e mais pedras e atentados em ALMEIDA!!!!Obras, e mais obras em duas Freguesias , 70% numa e 30% em outra,e festas!!!Se os das obras e festas têm uma visão curta, os dos atentados só devem olhar para a frente!! Parece que o Conselho só tem duas freguesias, percorram as outras 27 e depois já verão os atentados que nelas foram feitos!!!Será que o edifício da Majora e as pedras são maior atentado que o ABANDONO???

    ResponderExcluir
  24. Sr. Junqueiras, era preferível sermos abandonados por esta gente do que estar e ficarmos a sofrer diáriamente com a sua presença. Você não vê o sofrimento, pelo que vai ouvindo e lendo, que tanta gente está a passar?
    Nós não pedimos para nos andarem a fazer isto nestas 2 Freguesias. O que as pessoas pedem eles não fazem, fazem sim o que ninguém lhes pede, e não fazem o que lhes é pedido.
    Isto é demais! Não há saúde mental ou mesmo física que resista a esta tortura!

    ResponderExcluir
  25. Irracionalidade é o que me ocorre para classificar mais este atantado ao nosso património histórico.

    quem despreza a história não pode ter visão de futuro

    Quem comete este atentado, está passando a si próprio um atestado de microcefalia.

    Será que os almeidenses só vão acordar com a destrição total no magnifico património que possuem?

    Somos meros passageiros nesta vida, precisamos de deixar às gerações futuras o património que o passado nos legou.

    Até quando vamos permitir que estes crimes continuem?

    ResponderExcluir
  26. Li no ultimo Praça Alta que este Jornal, o unico no nosso Concelho, apresenta dificuldades em continuar a sua actividade caso os seus subscritores não paguem os miseros 10€ anuais que ele custa. Cada edição mensal custa 0,83€. Isto é triste e lamentavel. Sugiro ao Telmo que deixe de enviar o Jornal a quem não paga. Sempre se poupava algum dinheiro em portes de envio. É hora de o Praça Alta tomar uma atitude e passar das palavras aos actos. Primeira proposta: aumentar o valor anual para 12€ (1€ por mês); Segunda proposta: quem tiver mais de 1 ano de atraso ou 3 meses (consoante o pagamento seja anual ou mensal) deixa de lhe ser enviado o Jornal até que pague o que deve bem como os meses já vencidos do ano em curso. Seria enviada uma carta/email a informar a suspensão do envio até que a situação estivesse regularizada. Estou certo que muitos dos que devem iriam desde logo regularizar a sua situação. Num contexto ainda mais radical poderiamos equacionar a divulgação dos faltosos, tipo finanças. Iam vêr como funcionava. Isto é lamentavel. Eu, leitor e subscritor, corro o risco de vêr desaparecer o unico meio de comunicação social escrito do nosso concelho porque muitos não pagam mas recebem o Jornal. Telmo força para ti e para o Jornal e peço-te que não deixes morrer o Praça Alta. Ficam as minhas propostas.

    ResponderExcluir
  27. Manuel Norberto Baptista Forte19 de maio de 2009 às 15:04

    Embora pareça demais, ou até descabido (para alguns) dizer alguma, ou até mais alguma coisa, o certo é que face á paisagem envolvente ao Largo 25 de Abril (Vila de Almeida) ser muito característica, não consigo "perceber" como é pretendem fazer uma intervenção daquilo que foi apresentado em 25/4/2009 no referido espaço, que envolve uma forte componente cultural.
    "Regenerações", "Requalificações", devem sempre (penso eu) apostar preferencialmente na atracção pela Vila de Almeida (neste caso), e restante Concelho no sentido de estimular revitalização económica, reforço da atracção Concelhia (nas suas diversas vertentes) e assim num Concelho planeado; em suma num Concelho onde se viva, se goste de visitar, se perceba o planeamento, e sobretudo onde se perceba que existe participação.
    LARGO 25 DE ABRIL na VILA DE ALMEIDA, um postal muito qualificado do "nosso" Concelho, que não deve ser tratado com ... leveza, só porque é necessário atracção.

    ResponderExcluir
  28. Para além de todas as asneiras, mamarrachos, festas e festins para os amigos, o que é verdade é o seguinte:


    Dr. Costa Reis deixou:


    ACTIVO ( Depósitos bancários) - 5.886.000,00 €

    PASSIVO ( Dividas) - 3.547.361,00 €



    O Sr. Baptista em 31/12/2008, tinha:

    ACTIVO (Depósitos) - 1.040.000,00 €

    PASSIVO (Dividas) - 7.224.437,00 €


    ESTA É A VERDADE!

    Não esquecer que JÁ ESTE ANO DE 2009, o Senhor Baptista contraiu MAIS UM EMPRÉSTIMO DE 1.100.000,00 €.
    Assim o passivo já é de, pelo menos, e só contando com estes valores acima indicados, 8.324.437,00 €.



    COMO É POSSIVEL ESTE SENHOR GANHAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?????

    ResponderExcluir
  29. Apelar ao prof Batista e aos demais correligionários parece-me desde já uma leviandade.
    Digo isto porque há muita gente que não conhece esse senhor na sua verdadeira actuação politico-profissional.
    Fale-se e diga-se o que se pretender dizer não há nada nem ninguém que demova esse senhor da sua arrogância pura.
    Basta ver a sua postura nas sessões da Assembleia Municipal.
    Só há uma forma. Derrotá-lo nas próximas eleições autárquicas. Garanto que se for assim,ele é o primeiro a desaparecer de cena e jamais assumirá o cargo de vereador da oposição.

    Agora alguém tem que assumir que se ganhar as eleições,vai ter que tirar muita coisa a limpo e de responsabilizar muita gente,mesmo criminalmente se for caso disso. Não haja medo.
    Lanço daqui um apelo a quem de direito. Que não desapareçam documentos. É que se não for já, será mais tarde que alguém será chamado à responsabilidade.

    Lamento sinceramente e com alguma angústia a posição assumida por algumas pessoas do PSD,que considerava gente de bem,credível,conciliadora e consensual,mas que o dia a dia nos está a demonstrar outra coisa.
    E que dizer de alguns almeidenses?
    Será que estão a ser "comprados" em saldos?
    Não venham depois fazer como na terra de Bandarra.

    Se o grito de guerra passa a ser o que por aí anda,eu tambémnão me importo de deixar neste comentário: PEDRAS À NOSSA PORTA...NÃO!!

    De qualquer forma: ALMA ATÉ ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  30. Quero dar os parabens à Drª Clarinda pelo modo desinteressado e apaixonado como defende Almeida e o seu patrimonio.

    Quando entendeu que a autarquia defendia os interesses de Almeida, esteve a seu lado, agora que querem praticar em Almeida um verdadeiro acto terrorista está contra.

    Já basta o que fizeram com a abertura das portas novas

    È assim que se deve comportar quem verdadeiramente ama Almeida.

    As forças politicas do concelho têm comportamentos incompreensíveis, ou talvez não.

    O PS anda preocupado e com razão com as finanças (dividas) da autarquia a CDU ou alguns dos seus membros andam preocupados com os empregos de filhos primos e afilhados, ao Praça Ata ficava-lhe mal morder na mão do dono.

    Resta-nos gente como a senhora que contra tudo e contra todos defende simplesmente o magnifico patrimonio do nosso concelho, nada mais a move.

    Fico triste quando vejo que a defesa do nosso concelho e do seu patrimonio é relegado para quarto ou quinto lugar.

    Fico triste que a prioridade primeira seja defesa de politicas e politicos que visam sobretudo interesses pessoais.

    Continue e que a voz nunca lhe doa.

    ResponderExcluir
  31. Este senhor com as suas obras megalomanas que nenhum beneficio trazem ao concelho, a desastrosa gestão por ele praticada apenas alimenta as suas vaidades pessoais.

    A irresponsabilidade tem que ser punida.

    Será que algum almeidense concorda com a alteraçao que este senhor está a pensar fazer à entrada da vila?

    Será que algum eleitor de bom senso concorda que o transito rodoviário que circula para Vilar Formoso vindo de Figueira tenha de contornar a rotunda à entrada das Portas de S. Francisco.

    Esta solução é um perfeito disparate.
    Será que esta gente está a pensar no bem estar das pessoas.

    O que é agora um largo agradável, passará a ser uma estrada nacional.

    Quantos de nós não passaram tardes e noites de verão sentados, em amena cavaqueira naquele largo.

    Quantos dos nossos idosos se sentaram nas tardes de domingo naqueles bancos de pedra sem estarem preocupados com o transito automóvel.

    Haja bom senso

    Temos que travar estas loucuras antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  32. A continuar este desvario Almeida irá tornar-se um lugar pouco recomendável.

    Almeida tem que ter orgulho na vila rural que é.
    A sua singularidade é que encanta.

    Deixem-se de bacoquices e achar que é esta alteração ridicula que vai trazer desenvolvimento à vila.

    Sim ao monumento ao 25 de abril, não a mais um atentado ao nosso património.

    Almeida não merece ser tratada assim.

    ResponderExcluir
  33. sem vir armar-me em defensor do que seja ou de quem seja, gostava de deixar no ar uma simples questão;

    qual a razão para aqui haver tanta aleluia e divindade de algumas pessoas que nunca fizeram NADA pela terra e ao mesmo tempo aparecer tanta crítica e tão mal dizer de quem agora comanda o concelho?

    Será que ninguém vê que Almeida é falada em todo o lado?
    Será que ninguém vê a gente que visita esta terra?
    Será que nos querem fazer passar por parvos?

    Tal como alguns jovens que por aí andam a choramingar, também eu tive que saír para fora do concelho por razões que não faço questão de dizer e pelo devido respeito de decisões e opções tomadas por quem de direito a seu devido tempo. Uma coisa é certa, orgulho-me da terra onde continuo a viver e dá-me gozo ver a forma como a mesma é olhada por quem está de fora.

    só não vê quem não quer....

    alma ate almeida

    f.afonso

    ResponderExcluir
  34. Manuel Norberto Baptista Forte20 de maio de 2009 às 14:04

    Uma verdade indesmentível: o actual Senhor Presidente da Cãmara Municipal de Almeida, bem como de igual modo se diz para a Assembleia Municipal de Almeida, e a Maioria que os sustentam políticamente, só ganharão a Mairia se, OS ALMEIDENSES ELEITORES assim disserem SIM ou NÃO pelo voto.
    ACREDITO, que os Almeidenses, têm memória e sabem ver bem o "estado" em que o Concelho de Almeida se encontra.

    ResponderExcluir
  35. Sou Almeida, não vivo no concelho nem lá voto.

    Tenho muito orgulho na minha terra.

    É sem duvida um monumento espectacular.

    Agora quem lá vive e não vê perspectivas de futuro é que se deve indignar pela falta de estratégia de desenvolvimento para o concelho.

    Gostava que alguem explicasse aos eleitores onde se materializou tamanha divida?

    Quando alguem entende que desenvolvimento de um concelho se mede pelo número de visitantes não merece estar na gestão de uma autarquia.

    É uma visão redutora de progresso.

    Almeida merece melhor.

    ResponderExcluir
  36. Podem não ter feito nada pela terra mas também não a estragaram.

    Almeida começa a ser falada mas não é propriamente por bons motivos.

    Só se diz mal de quem comanda o concelho pelo simples facto de comandar mal.

    Num concelho em que o desenvolvimento economico e social é nulo, onde praticamente não existe criação de riqueza, onde a autarquia acumula uma monstruso diviva, sem que haja obra material que o justifique, uma autarquia que mais não é que uma agencia de empregos para amigos e afins o que dizer de bem?

    Há de facto muita gente a visitara vila.

    Para depois comentarem como eu já ouvi que mais parece uma vila fantasma, percorrem a vila e não têm um sitio para almoçar ou jantar, não têm uma esplanada para beber um café, vêm uma vez e não voltam porque não há nada para lhes oferecer.

    è aos autarcas que compete desenvolver economicamente a vila quando a iniciativa privada é quase nula.

    O investimento efectuado pela autarquia deve ter um objectivo multiplicador de riqueza, o que estes autarcas têm feito é deitar dinheiro fora pois não se vê qualquer retorno, só tem retorno quem cá vem papar um almoços e uns jantares, o que é que os eleitores do concelho já ganharam com isso?

    Toda esta actividade bacoca mais parece a feira das vaidades do Sr. António Baptista, que nestes eventos nem sei o que parece…

    ResponderExcluir
  37. Caros Almeidenses:
    Como é do vosso conhecimento no dia 17 de Abril de 2009, existiu uma Assembleia Municipal, num dos pontos da ordem de trabalhos era a aprovação das contas do ano 2008.
    Após uma análise ao documento verifiquei que existiam algumas rubricas de Outros, algumas tinham subcontas mas existiam ainda outros nas próprias contas Outros.
    Pedi esclarecimento em que o Sr. Presidente transferiria para uma Técnica Superior, não foi dada uma resposta clara á questão, solicitei então o extracto de três subcontas com a designação de OUTROS, foi-me dito que por motivos técnicos no momento só era possível uma listagem sem a designação do produto ou serviço.
    Ficou acordado que me iria ser enviada essa descrição dentro de algum tempo. Já passaram mais de 30 dias de calendário (23 dias úteis).
    Será que tenho de esperar mais 7 dias úteis para invocar o Código do Processo Administrativo, e pedir auxílio superiormente.
    20 Maio de 2009
    O Deputado Municipal
    Luis Aguilar

    ResponderExcluir
  38. Acabei a minha licenciatura já lá vão quinze anos.

    Na altura enviei curricula para mais de dez empresas.
    Fui admitido numa, onde me mantenho.

    Não devo o meu emprego a nenhum partido politico, daí me sentir livre para criticar ou aplaudir baseando-me sempre na análise da obra desenvolvida por qualquer autarca.

    Mas voltando ao nosso concelho e comparando-o com concelhos vizinhos é de facto deprimente verificar no marasmo em que se encontra.

    No verão dei uma volta por Trancoso, Pinhel Figueira e Foz Coa e é triste verificar que onde o desenvolvimento económico e social é nulo é no nosso concelho.

    Isto não tem a ver com partidos politicos, tem a ver com a qualidade dos autarcas, pois não faço a menor ideia qual os partidos dos autarcas destas vilas.

    Quem defende esta ou aquela candidatura baseando-se apenas no partido que a suporta não gosta definitivamente do nosso concelho.

    Quem põe os interesses partidários acima dos interesses do concelho, está apenas a pagar favores politicos e pouco preocupado com o desenvolvimento do nosso concelho.

    Assim não.
    Assim Almeida nunca passará da cepa torta

    ResponderExcluir
  39. Ainda ontem, num bar em Almeida onde me encontrava por acaso, se ouviu as pessoas comentarem as dívidas camarárias e o futuro projecto do monumento 25 de Abril e, sendo uma dezena de pessoas, nenhuma demonstrou aprovação.
    E não quer isso dizer que essas pessoas não gostem de Almeida, pelo contrário, se não gostassem nem sequer se davam ao trabalho de se indignarem. Indignam-se porque ninguém de bom senso pode assitir a dívidas de 7,8 ou 9 milhões de euros e ver nascerem "Mamarrachos" e ficar impávido e sereno como se nada fosse.
    Como falar bem deste executivo?
    É preciso ter estômago e não ter coração!

    ResponderExcluir
  40. Amigo de longa data20 de maio de 2009 às 21:43

    Caro Luís Aguilar

    Acabei de ler o teu comentário, que me mereceu a melhor atenção,não só pela oportunidade de divulgar publicamente o comportamento deste executivo camarário no que respeita à transparência das contas, bem como ao cumprimento das regras legalmente estipuladas para com os membros da Assembleia Municipal.

    Espero que com esta divulgação e o apoio público que concerteza estás a recolher, deixo um abraço fraterno com a certeza de que não abdicarás nunca dos direitos que te assistem nesta matéria.

    Um amigo de longa data

    ResponderExcluir
  41. Noticia o Terras da Beira que o Presidente da Câmara de Almeida, Senhor António Baptista não entregou nos últimos três anos qualquer declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional, o que, de acordo com o legislado, em caso de incumprimento culposo, (…) incorrer em declaração de perda do mandato, demissão ou destituição judicial, consoante os casos, ou até incorrer em inibição por período de um a cinco anos para o exercício de cargo.

    Diz o Terras da Beira:

    (in Terras da Beira 21/05/2009)
    “…
    Como o TB noticiou, na edição de 7 de Maio, dos 14 presidentes de câmara do distrito da Guarda, cinco deles não entregaram nos últimos três anos qualquer declaração de rendimentos e interesses patrimoniais no TC. São os casos dos social-democratas António Batista (Almeida), Álvaro Amaro (Gouveia), António Ruas (Pinhel) e Júlio Sarmento (Trancoso), assim como o socialista Emílio Mesquita (Vila Nova de Foz Côa).

    De acordo com a Lei nº25/95, os titulares de cargos políticos devem apresentar no TC, no prazo de 60 dias contado da data do início do exercício das respectivas funções, a declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais.
    …”

    Eu não acredito que Baptista Ribeiro tenha feito de propósito, mas o que me leva a transcrever esta notícia são questões pertinentes que têm que se colocar:

    1 – Com tantos assessores, Técnicos altamente qualificados, a serem admitidos a um ritmo alucinante, não há um, só um, que saiba informar o Senhor Presidente da Câmara que tem que apresentar a sua Declaração de Rendimentos todos os anos ao TC.

    2 – Será que a Lei se vai fazer cumprir desta vez? Será que a Legislação Nacional é igual para todos ou só será igual para uns? Todos nós sabemos as coimas, os juros que sofremos quando nos atrasamos um segundo no cumprimento das nossas obrigações para com o Estado.
    E agora???
    Agora a Lei já não é igual para todos?


    Podia terminar este meu comentário com a afirmação que começa a ser muito useira e vezeira de ainda acreditar na justiça neste País. Mas não. Eu já não acredito na Justiça deste País. Aguardemos e veremos se tenho ou não razão.

    Daí…


    João Neves

    ResponderExcluir
  42. Estes autarcas são mesmos avessos à transparência.

    Não fornecem informação que lhes é solicitada pelos deputados municipais, não declaram os rendimentos como estão obrigados por lei.

    Afinal o que temem?

    Será que andam a brincar aos politicos?

    Quem assume cargos piliticos não pode praticar estas infantilidades?

    Será que os vereadores entregaram as suas delarações de rendimento e interesses?

    Se o fizeram porque não avisaram os seu colega de executivo.

    Se não o fizeram incorrem no mesmo incumprimento.

    ResponderExcluir
  43. Ora aqui está mais um motivo para falarem de Almeida

    ResponderExcluir
  44. João Neves

    Quero pedir-te desculpa, por quase ter deixado de falar-te quando começas-te a criticar o executivo da nossa autarquia.

    Já fizemos campanhas juntos e admirava o empenho com que te dedicavas à causa

    Agora depois de tudo que se tam dito sobre a má gestão deste executivo nomeadamente das dividas da autarquia, o atentado que querem fazer às Portas de S. Franciso, a alegadas ameaças sobre alguns municipes, caro amigo começo a dar-te razão.

    Mas o que mais me indigna como militante social democráta é ninguem vir esclarecer estas noticias.
    Estão mais preocupados com a politica nacional,sem terem estatuto visivel para tal, mas o que verdadeiramente nos importa é a gestão do nosso concelho.

    Um dia destes peço-te desculpas pessoalmente e conta desde já com o meu apoio, pois cheguei à conclusão que tinhas razão.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  45. Os poços e as charcas continuam na ordem do dia.
    Quero tornar público que estão a utilizar isto para campanha eleitoral
    Os factos estão à mostra.
    Primeiro o Senhor Presidente e o seu colega fazem aquela fita toda na já falada reunião no auditório com direito a lanche e tudo.
    Agora vejam só o que nos querem obrigar a fazer:

    Se nos dirigirmos aos serviços camarários informam-nos unicamente para nos dirigirmos ao Senhor José Alberto, Vice-presidente da Câmara pois ele é que sabe do assunto. Chegados aí o dito Senhor Vereador então encaminha os agricultores para o tal gabinete do agricultor, sito no picadeiro, que por sua vez nos irá resolver o problema. Porquê este percurso todo?
    Vejam só a que nos obrigam só por capricho de um determinado senhor.
    Claro que revoltado, depressa me dirigi à Junta de Freguesia de Vilar Formoso, onde fui bem recebido e de uma forma simples e rápida.

    É ridículo ou não? Aquele Senhor Vereador não vê a figura que está a fazer?
    Como isto está.
    Palhaçada.

    Ernesto Martins - Agricultor

    ResponderExcluir
  46. "Passaram os quatro anos em permanentes exercícios de propaganda e de manipulação dos portugueses, gerando aparências e ilusões a um ritmo alucinante para que ninguém se desse conta das dificuldades e da realidade nua e crua"

    Ora aqui um parágrafo retirado de um comunicado do PSD que assenta que nem uma luva aos autarcas de Almeida.

    Com as finanças no estado calamitoso em que se encontram,não deixaram de fazer com grande fanfarronice as festas e festinhas, não deixarem de fazer obras megalomanas e finalizam com um perfeiro disparate na entrada da vila.

    Só ainda não vi esclarecido qual o preço desta aberração, incluindo projectos e respectiva construção. alguem divulgue os numeros.

    Almeidense preocupado.

    ResponderExcluir
  47. "O nervosismo é a antecâmara do desastre e também em política essa observação pode ser evidenciada"

    Mais uma frase do dito comunicado que se aplica na perfeição aos politicos autarquicos do nosso concelho

    ResponderExcluir
  48. Num blog que se diz PSD Almeida vir um comunicado que do nosso concelho nada diz, é de facto muita falta de imaginação.

    Gostava de ver esclarecido neste espaço as duvidas que muitos de nós têm relativas ao nosso concelho.

    Sinceramente gostava de ver negadas muitas afirmações que já foram feitas, pois são más demais para serem verdadeiras

    Almeidense atento

    ResponderExcluir
  49. Reconheço que anda por aí muita gente nervosa com tudo o que se anda a dizer nos blogues,nos cafés,nos restaurantes e nas conversas de rua entre amigos.
    É um facto que o actual executivo tem falhado muito,principalmente no cumprimento do seu verdadeiro dever que é o de melhoramentos às populações do concelho.
    Também sei que o prof. Ribeiro disse que a equipa do PSD era a melhor. E sendo assim então com a sua (Batista Ribeiro)continuidade,os outros também têm que continuar. Ou não?
    Vamos a isso gente.

    Oh sr João Neves,então o facto de o sr. Presidente não ter entregue a declaração no Tribunal Constitucional traz algum mal ao Mundo?
    Então o sr. Presidente não pode ter um esquecimento? Por mim até pode ter dois,mais é que não.

    A partir de agora já não vai ter mais nenhum,porque já esgotou os dois.
    O primeiro foi a declaração para o Tribunal Constitucional.
    E o segundo esquecimento grave,o sr. João sabe qual foi?
    Se descobrir ofereço-lhe um saco de caramelos espanhóis.

    ResponderExcluir
  50. Um conselho de amigo para o Batista Ribeiro.
    Larga isso de mão,JÁ.

    ResponderExcluir
  51. Não entregar as ditas declarações não traz mal ao mundo, mas pode trazer mal a quem não as entrega pois podem perder o mandato e ficar, se não me engano, cinco anos sem se poderem candidatar.

    ResponderExcluir
  52. Na sequência do comentário do Sr.Ernesto Martins, mais esta preciosodade que se adapta perfeitamente à situação ocorrida com aquele agricultor e que é criticada pelo PSD distrital mas praticada pelos autarcas PSD do nosso concelho

    "Concerteza. Só não deve, é fazê-lo confundindo os planos de intervenção, utilizar as funções de Estado para política partidária e a política partidária para vincular o Estado."

    Fonte: Comunicado da comissão politica distrital do PSD

    ResponderExcluir
  53. não percebo muito de finanças e leis mas, salvo erro meu e sem proteccionismo a ninguém, a lei não diz que apenas no final do mandato deve haver entrega das ditas declarações ou se em caso de alteração do património a partir de um determinado valor???
    repito, tenho esta ideia por ter ouvido falar, não tem outra base.... alguém pode devidamente esclarecer? ... só para o caso.

    f.afonso

    ResponderExcluir
  54. Senhor F.Afonso.

    Recomendo que leia com mais atenção o meu comentário de 21/05/2009.
    Saudações.

    João Neves

    ResponderExcluir
  55. Lido com mais atenção o comentário, talvez devesse esclarecer o que pretende com o mesmo visto que, nos últimos três anos não terá havido obrigatoriedade de entregar a declaração em causa, partindo do principio que foi entregue no inicio do mandato e que não terá havido alterações fora do legalmente previsto, no património dos focados.

    O que a lei diz, pelo que depreendo do seu comentário é que, a declaração deve ser entregue no inicio e não obrigatóriamente todos os anos, salvo as excepções e passo a transcrever;
    "De acordo com a Lei nº25/95, os titulares de cargos políticos devem apresentar no TC, no prazo de 60 dias contado da data do início do exercício das respectivas funções, a declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais".

    Mais adiante e transcrevo outra vez;
    "1 – Com tantos assessores, Técnicos altamente qualificados, a serem admitidos a um ritmo alucinante, não há um, só um, que saiba informar o Senhor Presidente da Câmara que tem que apresentar a sua Declaração de Rendimentos todos os anos ao TC."

    Afinal em que ficamos? O que diz lei afinal? Convém esclarecer....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  56. Já agora e porque estou do outro lado do mundo, por isso longe da minha terra, gostaria que alguem informasse se foi só o Sr. Presidente da Câmara que não entregou as ditas delarações ou também foram os vereadores.

    ResponderExcluir
  57. "A Direcção-Geral das Autarquias Locais divulgou recentemente a lista nacional do "Prazo Médio de Pagamento Registado por Município", referente à gestão de contas de 2008. O índice refere-se ao tempo que cada autarquia do país demora a pagar aos seus fornecedores.

    O Município de Almeida é uma das 86 autarquias do país e a terceira do Distrito da Guarda que mais depressa paga aos seus fornecedores, sendo o prazo de 44 dias.

    Os Municípios de Aguiar da Beira (7 dias), Sabugal (24 dias) e Almeida (44 dias) pagam abaixo dos quarenta e cinco dias, mantendo o Município de Almeida uma média de pagamento que o coloca entre os 86 melhores pagadores do País."

    Isto é estranho! Isto será noticia para este executivo? Vamos vêr se nos entendemos. Então ficar em 86º lugar é estar entre os melhores? Para mim estar entre os melhores era ficar em 1º, 2º 3º ou quando muito 4º lugar. Agora congratularem-se por ficarem em 86º lugar e levarem em média 44 dias a pagar é bom? Que Aguiar da Beira levar 7 dias a pagar isso sim, seria bom. Agora quem leva 44 dias ainda se congratula? Concluo que este executivo se compara, neste caso, aos piores. Podem sempre dizer que não ficaram em ultimo, que existem municipios que levam 200 dias a pagar, que existem municipios que levam 300 dias a pagar etc...mas que Almeida "só" leva 44 dias a pagar. É mais ou menos como num concurso. Eram 40 concorrentes e nós ficamos em 25º lugar. Não ganhámos nada mas estamos entre os 25 melhores. Se tivessemos ficado em 35º lugar poderiamos sempre dizer que tinhamos ficado entre os 35 melhores e por aí a fora. Se tivessemos ficado em ultimo estariamos certamente entre os 40 melhores. Eu normalmente tenho como bitola os melhores, aqueles que sobem ao podio e não os outros, aqueles que nem sequer lá chegam. Talvez para este executivo a bitola seja nivelada por baixo. Eu entendo que o actual momento politico é propicio a este tipo de poeiras, mas por favor, tanta poeira é demais para os nossos olhos. Não façam dos Almeidenses estupidos que nós não somos. Esta não noticia, mas com destaque de primeira linha no site da Câmara até nada abona em favor da mesma pois uma Cãmara com tanto desafogo financeiro, como por ai se apregoa, estava obrigada a pagar no minimo ao fim de 2 ou 3 dias como as Cãmaras de São Roque do Pico nos Açores ou Pampilhosa da Serra, respectivamente a n.º 1 e 2 do nosso País. Uma noticia que antes de o ser já o era! Não nos tomem por parvos que não somos!

    ResponderExcluir
  58. Para melhor esclarecimento:

    Artigo 1º da Lei 25/95, de 18 de Agosto:

    Os titulares de cargos politicos apresentam no Tribunal Constitucional no prazo de 60 dias contados da data do inicio do exercicio das respectivas funções declaração dos seus rendimentos bem como do seu património e cargos sociais.

    Nº 3 do Artigo 2 da mesma Lei

    Os titulares de cargos politicos e equiparados com funções executivas devem renovar anualmente as respectivas declarações

    Nº 4 do Artigo 2º da mesma Lei:

    Não havendo lugar a actualização da anterior declaração, quaisquer declarações subsequentes poderão ser substituidas pela simples menção desse facto.

    Isto diz a Lei

    ResponderExcluir
  59. Antes de se opinar sobre o que quer que seja convem que estejamos informados, só assim podemos credibilizar as nossas opiniões.

    Não creio que seja crime de leza pátria o esquecimento do Sr. Presidente, pois o único que poderá sair penalizado é o próprio.

    A defesa apaixonada com que o Sr. F. Afonso faz deste executivo não justifica tanta ignorancia.

    ResponderExcluir
  60. Sr Francisco Afonso.

    De acordo com a Lei nº25/95, os titulares de cargos políticos devem apresentar no TC, no prazo de 60 dias contado da data do início do exercício das respectivas funções, a declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais.
    Apenas os detentores de cargos políticos e equiparados com funções executivas devem renovar anualmente as suas declarações, sendo admitida a hipótese de ser enviada declaração com a menção de que não houve alterações.
    Uma situação que não abrange os deputados.
    Os presidentes de câmara é que são mesmo obrigados a apresentar anualmente a sua declaração. Caso o não façam, podem vir a ser notificados para a apresentar a declaração no prazo de 30 dias, “…sob pena de, em caso de incumprimento culposo, (…) incorrer em declaração de perda do mandato, demissão ou destituição judicial, consoante os casos, ou até incorrer em inibição por período de um a cinco anos para o exercício de cargo…”

    Portanto que fique bem claro que os detentores de cargos políticos e equiparados com funções executivas têm que renovar anualmente as suas declarações.

    Espero que esteja desta vez esclarecido, caso contrário peço o favor de ler a legislação acima citada.

    Saudações.

    João Neves

    ResponderExcluir
  61. O facto de pagar em 44 dias poderia ser um elogio se de facto tivessem diminuido os prazos de pagamento.

    Mas pelo que se lê no mesmo relatorio os prazos de pagamento têm vindo a ser aumentados nos ultimos anos, pelos vistos vão de mal a pior.

    Isto só pode ser uma não noticia

    ResponderExcluir
  62. O que Antonio Baptista Ribeiro não precisa neste momento, que suponho dificil, é de chico espertos pois nada abonam em seu favor

    ResponderExcluir
  63. Drª Clarinda peço-lhe mais uma vez o seu espaço dedicado a Almeida e desde já muito obrigada.
    Estou de acordo com o anónimo de 22 de maio 2009 às 15:56.
    Mas queria acrescentar o percurso
    31/12/07 ----> PMP 26 dias
    31/03/08 ----> PmP 25 dias
    30/06/08 ----> PMP 25 dias
    30/09/08 ----> PMP 23 dias
    31/12/08 ----> PMP 44 dias
    Perante este cénário podem-se tirar ilações tais como:
    --> Compras de Natal
    --> compras de Fim de ano
    --> etc.
    No entanto tenham em mente que só está em 44 dias devido ao empréstimo de curto prazo.
    Parabens Sr. prof ( E.F.) António Baptista por não ficar em centésimo lugar e ter conseguido ficar no primeiro quartil.

    ResponderExcluir
  64. "A defesa apaixonada com que o Sr. F. Afonso faz deste executivo não justifica tanta ignorancia."

    o facto de ser um anónimo, não justifica ficar sem resposta.... mais, ignorância ou antes, inteligência, astúcia, etc, são características que nos permitem dar a interpretação que queremos ao que vemos, dependendo do ponto de vista que mais jeito nos dá. Leia o que eu escrevi e diga-me onde está a tal defesa...

    Depois, dizemos o que queremos, da forma que queremos e tentamos, sim TENTAMOS - porque só acredita quem quer - dar a volta ao texto à nossa maneira.

    Faz-me confusão, apenas para terminar, como é que estes Srs. Presidentes (não apenas o de Almeida, porque o meu até é outro) não estão ainda com processos-crime ou até detidos....

    Será que o país está assim tao mal conduzido?

    ai a cegueira.....

    BOM FIM DE SEMANA para quem o tiver e que, amanhã em vez de chorar-mos por falta de gente, todos abram lojas, cafés, bares, etc.... pode ser que a promoção que se vai fazendo resulte em mais gente em Almeida, pode ser.... concerteza um dia será!!!!

    f.afonso

    PS: já agora, se os restaurantes de Almeida estiverem cheios, recomendo Malpartida. Experimentem!

    ResponderExcluir
  65. A entrega ou não das declarações por parte do Sr. António Baptista é um assunto que ele tem que resolver com o organismo competente.

    Com este assunto de lana caprina esta-se a desviar do que é verdadeiramente importante para o nosso concelho, que é a gestão, a meu ver danosa que este executivo imprimiu no municipio.

    Uma Câmara com a dimensão da nossa que apresenta aquele individamente só por má gestão.

    Onde foi investida esta verba? não se vê no concelho obra material para tal.

    Um executivo que quer estragar a mais bela entrada da nossa vila, tem que ser travado antes que seja tarde.

    Que mais loucuras virão a seguir?

    Um executivo que anda a fazer as tristes figuras descritas por um lavrador neste blog não merece ser reeleito.

    Um executivo que alegadamente pratica ameaças e pressões com alguns municipes não merece a nossa confiança.

    Um executivo que se nega a prestar informação solicitada por membros da assembleia municipal, que é o orgão fiscalizador, terá certamente alguma coisa a esconder.

    Um executivo que outorga aquele vergonhoso contrato Programa com a Empresa Municipal não está certamente de boa fé.

    Isto sim é importante para o desenvolvimento do nosso concelho.

    Quanto às declarações, ele que preste contas ao Tribunal Constitucional.

    Relativamente à má gestão, aqui sim, quem o tem que julgar somos nós

    ResponderExcluir
  66. Relativamente aos prazos médios de pagamento, ainda não percebi de que vangloria este executivo.

    O objectivo deste plano foi certamente para os prazos medios de pagamento na administração publica a fornecedores serem encurtados.

    No caso da CMA os resultados foram estes:

    31/12/2007 - o prazo médio eram 26 dias
    31/03/2008 - " " " 25 dias
    30/06/2008 - " " " 25 dias
    30/09/2008 - " " " 23 dias

    31/12/2008 - o Prazo médio de Pagamentos foi de : 44 dias

    Com a Câmara de Almeida funcionou precisamente ao contrário.

    Que dirão do fornecedores do nosso concelho quando vêm estes resultados.

    Mais valia estes senhores não terem chamado a atenção para o facto, pois só os envergonha.

    Para a próxima sejam mais inteligêntes na escolha do folclore

    ResponderExcluir
  67. Sr. F.Afonso

    Leia o comentario do anonimo das 16.05, a lei é aquela e é bem clara, não dá lugar a interpretações dubias.

    Não se aplica neste ou naquele presidente, aplica-se a todos.

    Quero contudo dar-lhe razão quanto à impunidade de quem não cumpre a lei.

    Aqui não se trata de processos crime ou detenção, aqui a punição é a perda de mandato. e é de lamentar que as instituições competentes não a apliquem em todos os casos.

    Quantos aos restaurantes de Malpartida já experimentei a aconselhei a amigos.

    ResponderExcluir
  68. NABO de origem Espanhola23 de maio de 2009 às 15:28

    Sou pouco inteligente, vejo muita gente a contestar, mas ainda é necessário mais uns concursos, especialista de actualização do sitio da CMA. Um mês após a Assembleia Municipal, não aparecem actas do ano publicadas e nem o Relatório de contas. DR. Costa Reis e o operacional António Baptista serão pessoas responsáveis? ou acham que os eleitores são nabos

    ResponderExcluir
  69. Tendo sido criticado por ter referido no meu comentário de 21/05/2009 às 10:57 horas que “…Eu já não acredito na Justiça deste País…”, achei por bem aqui voltar para tentar esclarecer o porquê deste meu desabafo.
    A todos tenho referido que tenho razões para fazer tal afirmação.
    Assim, a ser verdade o referido pelo jornal Terras da Beira, e eu não tenho razões para duvidar, acerca de Baptista Ribeiro não ter enviado a declaração de rendimentos (dos 3 últimos anos) ao Tribunal de Contas, a justiça só pode deliberar que este, tem que perder o mandato.
    Tenho conhecimento de casos semelhantes cujos intervenientes perderam os respectivos mandatos. Um deles trata-se de um Vereador de um Concelho, por mim visitado com certa assiduidade, que perdeu o mandato por falta de apresentação da dita declaração de rendimentos ao TC.
    Portanto se Baptista Ribeiro não perder o mandato, eu só posso afirmar que não acredito mais na justiça deste País. Para uns cumpre-se a Lei, para outros passa-se ao lado.
    Quanto aos Senhores Vereadores a tempo inteiro da nossa Câmara Municipal de Almeida, se porventura também não cumpriram com o legislado nesta matéria, incorrem na mesma pena: perca do mandato.
    Resumindo e de forma clara: tendo em conta a habitual forma de actuar do Tribunal de Contas, a pena a aplicar só pode ser a perca dos respectivos mandatos.
    Por outro lado, também sei que é prática corrente nestes casos, o Tribunal de Contas enviar cartas-aviso informando os prevaricadores da falta da respectiva declaração anual. Será que Baptista Ribeiro não recebeu nenhuma dessas cartas?
    Se recebeu, porque não cumpriu com o legislado?
    Termino congratulando-me pela atitude do Senhor Deputado Luís Aguilar. Só com esta forma de estar na política, o Concelho de Almeida deixará de ter semelhanças com uma qualquer república das bananas.
    Pergunto: será que a oposição ao executivo, nomeadamente PS e CDS, estarão atentos a este assunto? Espero que sim, a bem da credibilidade politica.

    João Neves

    ResponderExcluir
  70. Vamos postar provavelmente o 70, visto que se passou o 69.
    Mas parece que o Sr. Presidente da CMA já mandou uma reviravolta na pag. do sitio CMA, dado que, os concursos já aparecem publicitadados na 1ª pag. E que por incrivel que pareça deixou de tratar os turistas por tu.
    Agradeço o vosso espaço porque já se nota que é lido pelo Sr. Presidente pode ser que tambem mude o feitio bem como invertas as politicas erradas.

    ResponderExcluir
  71. “…O Município de Almeida é uma das 86 autarquias do país e a terceira do Distrito da Guarda que mais depressa paga aos seus fornecedores, sendo o prazo de 44 dias…”

    Esta é uma transcrição do site da Câmara Municipal de Almeida.
    E ainda bem que o site oficial da Câmara nos vai transmitindo estas informações de forma a elucidar todos os habitantes deste Concelho.

    Esqueceram-se de informar qual a evolução deste prazo de pagamentos a fornecedores, desde 31/12/2007, que entretanto eu passo a transmitir:


    Em 31-12-2007 - 26 dias

    Em 31-03-2008 - 25 dias

    Em 30-06-2008 - 25 dias

    Em 30-09-2008 - 23 dias

    Em 31-12-2008 - 44 dias


    Daqui pode-se tirar facilmente a seguinte conclusão: a actual gestão da Câmara está a conduzi-la para um estado crítico. Num espaço de 3 meses duplica o número de dias que demora a pagar aos seus fornecedores.

    Isto só significa que este executivo,

    - não tem uma visão pragmática da gestão da autarquia. A sua politica é gastar enquanto
    existe dinheiro e depois logo se vê;

    - a sua politica está a encaminhar a saúde económica e financeira da Câmara de Almeida
    para a falência técnica;
    - agora entende-se o porquê dos dois pedidos de empréstimo: um no final de 2008 de
    700.000,00 € e de 1.100.000,00 € no inicio do ano de 2009. O dinheiro que o executivo
    de Costa Reis deixou como resultado da sua gestão, está ou já se esgotou;

    - deixa uma herança extremamente negativa ao próximo executivo;

    Resumindo: a eleição deste executivo em 2005 resultou num autêntico desastre para o Concelho de Almeida. Quer no capitulo de gestão do património histórico, quer no que diz respeito à gestão económica e financeira e até no que diz respeito à gestão dos recursos humanos, este executivo liderado por Baptista Ribeiro não pode gerir mais nada.
    O Senhor Presidente Baptista Ribeiro não sabe gerir.

    F.Garces

    ResponderExcluir
  72. "Não se aplica neste ou naquele presidente, aplica-se a todos.
    Quero contudo dar-lhe razão quanto à impunidade de quem não cumpre a lei.
    Aqui não se trata de processos crime ou detenção, aqui a punição é a perda de mandato. e é de lamentar que as instituições competentes não a apliquem em todos os casos"...

    NAO ACREDITO EM NADA DO QUE FOI NOTICIADO PELO TERRAS DA BEIRA, da mesma forma que sabendo como o país está mal e isso está mesmo, não acredito em impunidades deste tamanho.... peço desculpa mas ainda sou muito novo para acreditar nesse tipo de viciação do sistema... por isso....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  73. Aqui só há um modo de se saber a verdade.

    Os visados têm de confirmar ou desmentir perante os eleitores.

    A comunicação social tem que começar a ser responsabilizada pelas noticias que divulga.

    É muto fácil lançar um nome na lama, a não serem verdade as noticias divulgadas por aquele jornal.

    Não vale a pena andar-se a especular se entregou ou não as declarações, pois só os próprios e as instituições competentes saberão.

    quem estiver verdadeiramente inetessado em saber sempre poderá consultar as declarações no Tribunal Constituições, pois elas são publicas, penso que no entanto com opção de reserva sobre alguma matéria declarada.

    Não poderá e continuar a pairar esta duvida que só alimenta ainda mais especulações.

    ResponderExcluir
  74. Até em prova em contrário acredito que esteja tudo regularizado; mas conhecendo o prof. Batista não vejo porque não desmente a noticia, algugo de estranho se passa. O blog do psd não vem nada dele neste muito menos então algo está errado, ele afirma nas assembleias que é melhor conhecedor de leis que a opsição ( diga-se Sr. Frias).

    ResponderExcluir
  75. Uma grande contradição na gastronamia de Almeida:
    Bacalhau quando existe em feira
    ou
    Neste Concelho encontrará uma rica e apreciada gastronomia que vai desde os famosos Enchidos e Queijos até aos diversos pratos concebidos à base de caça da região, como o são o "Coelho à Caçador" e o "Arroz de Lebre". Com tradição existem também os pratos de Cabrito e Borrego Assados, a burzigada, a Açorda de Alho e a Salada de Meruges.
    No que toca a doçaria temos para oferecer o Pão de Ló, o Doce de Abóbora, a Marmelada, o Doce de Tomate e Cereja, a Bola Doce e a Bola Parda. Como acompanhamento não podemos esquecer a Ginja e a Jeropiga.

    ResponderExcluir
  76. José Augusto Marques25 de maio de 2009 às 20:58

    Pelo que me é dado observar neste blogue,as visitas diárias são em número bastante significativo,como é possível confirmar através do numerador automático.

    Creio que o motivo principal, prende-se pelo facto de os artigos aqui publicados merecerem da parte do público em geral uma aceitação positiva.
    A maioria deles tratam questões de âmbito concelhio,que ao fim ao cabo são as que mais mexem com o dia a dia de todos nós.
    Naturalmente que os autores deste espaço cibernético, não podem deixar de ficar satisfeitos com o objectivo inicial a que se propuseram.

    Pelo que nos é ainda dado observar nos últimos tempos,e perante alguns dos temas e comentários aqui publicados,verificamos com algum agrado a que,das muitas situações abordadas,quem de direito pocura corrigi-las. Assim sendo,diremos que mais uma vez,a nossa opinião(autores e comentaristas),produziu o efeito desejado.
    Lamentamos que nem todos os temas mereçam a atenção devida por parte de quem de direito.
    Continuaremos aqui ou noutro qualquer lugar,a levar por diante as nossas ideias.
    A Liberdade,por enquanto ainda nos permite esse direito e nós utilizá-lo-emos.

    Este blogue é um espaço de análise e opinião.
    Da nossa análise sobre factos e coisas do dia a dia,e da opinião que à cerca delas vamos construindo.
    Sobre o que escrevemos,muitos dos que nos lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso.
    Assim uns e outros,saibam respeitar a opinião contrária. Quem lucra? O Concelho de Almeida no seu todo,e consequentemente os seus habitantes.

    Vivemos na era do hedonismo.
    Pena é que alguns não a saibam aproveitar.

    ResponderExcluir
  77. O "Terras da Beira" saberá que incorre em vários crimes se divulgar matéria tão sensível e não for verdadeira? Talvez sejam demasiado velhos para não acreditar nos visados e sim no próprio comunicado do Tribunal Constitucional…mas eles lá sabem porquê! Talvez a notícia não tenha, de facto, qualquer importância, pois as leis são primordialmente para serem escritas e publicadas. Cumpri-las apenas será um aspecto secundário; talvez.
    Qual punição, qual perda de mandato se não se cumprir a entrega das declarações de rendimentos no prazo previsto ( e escrito) na Lei! Isso é que era bom, não era, ó maldosa Oposição? Não sabem que o Executivo tem neste momento um escudo que a salva de qualquer esboço punitivo?! Vejam o que está a acontecer em Almeida ! …E os almeidenses reagem? Parece que só uma minoria. Os outros, dão Graças a Deus por terem uma Câmara séria, determinada e criteriosa nos investimentos efectuados. Os habituais festeiros devem disso ter absoluta consciência ... e saber onde se come, bebe e baila melhor.
    “…O maior cego é aquele que não quer ver”, mesmo que ainda seja muito novo para sofrer de Cataratas.

    Transcudano

    ResponderExcluir