30 maio, 2009

NOTÍCIAS... À BRÁS

O semanário ‘Terras da Beiras’ (TB) publicou nesta edição semanal a notícia de que Almeida iniciou candidatura a Património Mundial da UNESCO, conforme reprodução em ‘post’ anterior.

Ora aí está uma novidade, que já não é para muitos almeidenses, dada a informação a correr na comunicação digital, inclusive na blogosfera local, que agora aparece também na letra impressa.

E apesar do silêncio que continua no sítio oficial da CMA, o Sr. Baptista Ribeiro, sabendo do interesse que os seus munícipes costumam dispensar às notícias do TB, ainda recentemente com questão da referida não entrega da declaração de rendimentos do Presidente da CMA no Tribunal Constitucional, logo se dispõe a prestar declarações a este periódico, aproveitando não para esclarecer sobre a veracidade dessa incómoda questão, mas para procurar salientar “o trabalho desenvolvido nos últimos anos movido pela intenção de elevar Almeida a património mundial”.

A notícia deveria ter todos os ingredientes para agradar aos almeidenses... e não só. Por isso houve que apostar nela, apesar de esvaziada que estava a novidade, sendo óbvio que quando proferiu declarações ao TB, o Sr. Presidente, andava já há uns dias a ouvir zurzidelas da blogosfera, por certo espantado com a falta de entusiasmo manifestada (mesmo capaz de jurar que não lê). Aproveite-se, portanto, o “furo” jornalístico que perdeu, não o comunicando directamente aos seus munícipes através do sítio oficial da CMA, para ao menos passar recados à comunidade…

Sabendo que a notícia já não vai embasbacar ninguém, apesar do tabu que tentou criar com o anúncio de uma “grande notícia, de impacto nacional”, por altura do lançamento da sua recandidatura, há que ressalvar que o município constituiu uma equipa com «pessoas sabedoras da matéria e cientificamente preparadas para preparar a candidatura à UNESCO» e prepara-se ainda para criar outro mini-tabu sobre as «altas individualidades a nível científico a trabalhar no dossier de Almeida para que este projecto tivesse o melhor rumo».

E com isto consegue-se imaginar o consolo do autor dessas declarações, julgando dar uma chapelada a todos aqueles irritantes críticos da gestão do seu mandato, desde a alegada má gestão financeira, à patrimonial, passando pelas queixas dos próprios funcionários municipais alegando perseguição e injustiças, os mais jovens desiludidos e indiferentes, os mais velhos cépticos e desiludidos… e tudo o mais que ainda está por saltar das gargantas fundas.

Por outro lado, compreende-se ainda a perplexidade, apesar de todos estes contornos de golpe, agora inclusive nem com a uma possível candidatura a património mundial da UNESCO batem palmas, mas afinal que querem eles, queixam-se até por excesso de festas, ninguém os entende, uma corja, é preciso acabar com isso… antes que se faça tarde, senão que vai ser deste executivo, sempre tão bem intencionado e sempre tão mal compreendido!

Chega a dar pena! Tanto dinheiro gasto, e os almeidenses não dão mostras de entender o executivo eleito há quase quatro anos e, assim, com tantas reclamações, e sempre rodeado de pessoas tão competentes, tão sabedoras da matéria e cientificamente preparadas para a candidatura à UNESCO… só pode ser ingratidão ou rudeza destes ignorantes.

Será? É bem possível que os almeidenses, briosos com o seu património histórico, provando ser capazes de se indignarem por ele, quando muitos julgariam que estariam a dormir, se regozijem no íntimo, por um possível reconhecimento mais alargado da sua herança histórica como esperança ou miragem de sustentabilidade e desenvolvimento social e económico da população. Nem sequer os belisca que o projecto apareça integrado numa candidatura conjunta, de longe a ser preparada com pés e cabeça, até porque reconhecem que não seria nunca com esta forma atamancada que tem caracterizado a administração em Almeida, que alguma vez conseguirão alcançar esse sonho há muito perseguido, sempre a pairar no ar e sempre a esfumar-se no concreto.

Mas uma coisa parece clara, em todo este ambiente de tabus e cartolas, esqueceu-se o mais importante: o envolvimento afectivo e efectivo da população, a qual, em vez de se regozijar, agora apenas se sente joguete de manobras eleitoralistas. Por mais bem intencionada que seja, uma administração pública nunca deveria perder de vista o respeito pela comunidade que a elegeu para a governar. Quando venceu as últimas eleições, o executivo actual já tinha em mente a implementação deste projecto. Tanto, que fazia parte do seu programa e, porventura julgando até estar a trabalhar por ele, entregou Almeida às mãos dos seus técnicos “muito sabedores”, procurando sempre satisfazer-lhes os gostos, e até caprichos, sem sequer se dignar ouvir o sentir do resto da população. E se é justo que se diga que lhe fica bem esforçar-se por aquilo que constava do seu programa eleitoral, já não satisfaz que para alcançar quaisquer objectivos, sejam políticos ou pessoais, seja preciso vender a alma ao diabo, ou deixar-se enrolar por alfaiates que prometem casacas debruadas a ouro e diamantes!

Pelo que se pode verificar, a factura do ostracismo e decepção, nos mais variados domínios, na mistura de arrogância sempre repetida e profunda ao longo deste anos perante os eleitores, por mais bodos oferecidos aqui e ali ou quaisquer operações de charme para convencer a clientela, começam a não funcionar e até a obter um efeito completamente inverso: além de já não convencerem, acabam até por contribuir para acicatar uma indignação já acumulada.

Assim, não é de espantar que qualquer realização mais positiva se torne indiferente, qualquer “boa” notícia, ou qualquer outro truque de magia até às próximas eleições, mesmo que apadrinhado pelos nomes mais sonantes que possam ir agora buscar, ao invés das esperadas manifestações de agrado, se convertam facilmente em assobios estridentes, que nem mesmo com alguns aplausos mais abnegados se conseguem fazer calar.

Maria Clarinda Moreira

13 comentários:

  1. Aproveito este espaço para informar todos os interessados que:

    O CINEMA EM ALMEIDA E EM VILAR FORMOSO ENCERRAM NOS MESES JULHO - AGOSTO E SETEMBRO. Porquê não sei. Terão que perguntar ao Vereador José Alberto Morgado.

    As piscinas de Almeida e de Vilar Formoso também devem encerrar no mês de AGOSTO.

    Para mais informações dirijam-se ao Vereador José Alberto Morgado. Só ele sabe.

    ResponderExcluir
  2. Manuel Norberto Baptista Forte1 de junho de 2009 às 14:35

    Prezado Anónimo (mais um), e porquê!?. Também eu me pergunto porque é não houve racionalidade na instalação de determinados equipamentos (um exemlo: um campo relvado, para a prática do futebol em campo aberto, aos diversos escalões etários no Concelho de Almeida; vá lá, dois mesmo que existisem não seriam demais nem necessitariam de encerrar ...no Verão). Alguém duvida que um (uns) equipamento (s) desta especificidade atrairiam mais pessoas do que duas Piscinas?. Alguém duvida que mesmo e só no Campo do A. C D. E. A., com o espaço que o mesmo dispõe, se poderia lá fazer uma pista de atletismo?. Alguém poderá entender "bem" que num Concelho onde existe uma continuada perda de População Residente, existam: um Auditório Municipal; Um Pavilhão Multi-Usos; Duas Piscinas cobertas; um Recinto de Festas na Vila de Almeida, que vai sendo alindado ano a ano, e ... dois Campos de Futebol em terra, e nada para Atletismo, e demais práticas desportivas que possam atrair pessoas nos 12 meses do ano, e que possam assim, e também, gerar receitas e desenvolvimento sustentado? Que dirá "disto" anónimo estimado, e demais Almeidenses que têm visto as Receitas Municipais (independentemente da sua origem) menos correctamente orientadas, no estrito aspecto social?.
    Por tudo isto aqui o meu grande gosto pela "gastronomia social", onde muita coisa se pode fazer independentemente de as pessoas participarem ou não; os ELEITOS DO PODER LOCAL(da ASSEMBLEIA MUNICIPAL e da CÂMARA MUNICIPAL), devem dar nas competências de cada Órgão dar a sua opinião, e decidir conforme os mais prementes e necessários interesses dos Almeidenses, e não conforme se fica ... melhor na fotografia.
    Sobre o assunto focado no Post, até penso que é por demais menos correcto o "lançamento" desta pedra (poqrquê, e só em Maio/2009?)? Não necessita, penso eu, a maioria que tem sustentado há mais de uma vintena de anos, tanto na ASSEMBLEIA MUNICIPAL, como na CÂMARA MUNICIPAL, de chegar a esta altura do "campeonato" e se calhar sem pensar adequadamente, prometer mais uma coisa.
    Caros Almeidenses, EU não acredito que das "cartolas" saiam soluções; acredito sim, que da acção diária continuada e sempre em diálogo constante, saiam ... soluções. O resto é utopia e tentação de lutar pela apreservação do "lugar no Poder".
    Sim, quem não se apercebe do "...ostracismo e decepção nos mais diversos domínios..." em que os Almeidenses vivem e que alguns os votaram por omissão de soluções próprias, que propiciassem outro rumo, para o desertificado Concelho de Almeida?.
    Pessoas que se valem muito da comunicação social são pessoas, quanto a mim, falhas de imaginação e parcas em soluções face aos desafios do a dia e dos tempos.

    ResponderExcluir
  3. “…um Recinto de Festas na Vila de Almeida, que vai sendo alindado ano a ano…”

    Senhor Forte. Eu gostava que me indicasse onde se localiza precisamente este Recinto de Festas que se alinda todos os anos em Almeida. É que eu resido em Almeida à largos anos e não o consigo vislumbrar, por mais voltas que dê.
    Sinceramente não sei a que espaço se está a referir, e esta questão está a ser-lhe posta sem qualquer tipo de ironia. Acredite.

    Almeidense

    ResponderExcluir
  4. Manuel Norberto Baptista Forte2 de junho de 2009 às 09:04

    Chamei talvez imprópriamente,reconheço tal, "Recinto de Festas" ao local onde costuma ser instalado o Palco dos Espectáculos, e onde se concentram as auto-caravanas, talvez porque quando da efectivação dos mesmos (espectáculos)para esse local haja maior convergência de pessoas.
    Efectivamente, reconheço que um "Recinto de Festas" própriamente dito e com todas as suas infrestructuras montadas, não existe no Concelho de Almeida. Aproveita-se a disponibilidade dos vários espaços ... ...
    Com os melhores cumprimentos, estimado Almeidense penso ter respondido à sua questão.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Forte.
    O espaço a que se está referir trata-se de mais uma das aberrações que o executivo no poder está a agrediu o nosso património histórico.
    Senão veja.
    O aspecto arquitectónico é de uma falta de gosto horrível. Tem um palco em betão e revestido a imitações grosseiras de pedra, QUE NUNCA É UTILIZADO, pois é instalado sempre um palco desmontável com as dimensões necessárias para cada espectáculo que ali se realiza. Depois, foram construídas umas casa de banho que nunca foram utilizadas, porque estão completamente inoperacionais, ou seja, foram tão bem construídas que hoje não se sabe bem se são sanitários se são mais umas piscinas cobertas de água fria. NÃO SÃO NEM NUNCA FORAM UTILIZADAS. As caravanas a que se referiu, este ano, tiveram que mudar de local de estacionamento, precisamente porque aquele espaço não tem condições mínimas exigíveis a começar pela falta dos sanitários (construídos mas inoperacionais por erro grosseiro dos projectistas, mas como nesta terra a culpa morre sempre solteira, ali está mais um mamarracho). O local da concentração das ditas caravanas, este ano, foi deslocado para fora de portas, junto às ex-escolas primárias de Almeida.
    Portanto o local a que se referiu e o que lá foi implantado É COMPLETAMENTE INÚTEL. Mais dinheiro deitado fora.
    Como vê, o que se passa em Almeida é um autêntico desgoverno, que a continuar desta forma não faço a mínima ideia onde iremos chegar.
    Depois ainda existem alguns xicos espertos a intitular este blog de “bota abaixo” em defesa do prato de lentilhas que consomem à custa dos nossos impostos.
    Aproveito para felicitar os autores deste blog pela sua criação, pela coragem e pela conduta que estão a seguir na sua elaboração. Que nunca lhes doa nada e muito menos a voz. Se são intitulados de bota abaixo, pois que seja encarado como um elogio pois na nossa Vila existe muita coisa cuja única solução será mesmo “botar abaixo”. Claro que me estou a referir aos mamarrachos que estes senhores (????) vão semeando aqui e acolá.
    A propósito já viu o novo urinol por cima das casamatas de Almeida? Quando cá vier convido-o a visitar esta nova aberração de estilo “marinheiro”.
    Não é por acaso que ouvi num dos bares de Vilar Formoso, intitularem com certa graça, a Vila de Almeida como o dormitório do funcionários da Câmara Municipal. Tem graça mas também tem a sua lógica.
    Ora venha ver Senhor Forte, como anda a nossa Vila e o nosso Concelho.
    As minhas melhores saudações.

    Almeidense.

    ResponderExcluir
  6. Caros Almeidenses:
    Informo a população e eleitores de que até ao dia de hoje não recebi qualquer listagem da CMA.
    Pretendo com estas poucas linhas demonstrar o tratamento que é dado a um Deputado da Assembleia Municipal.
    Será que o Sr. Presidente da CMA não cedendo em tempo útil uns meros extractos de contas, não estará à espera que caia no esquecimento.
    São pequenos gestos de humildade, que são necessários para evitar especulação.
    Perante este cenário de não dar oportunidades de dar a conhecer as contas públicas a um deputado que foi eleito pelo povo deixo a todos a imagem negativa da política exercida por determinadas pessoas que evitam o conhecimento onde foram gastos mais de um milhão de euros Conta Outros.
    Contabilisticamente Outros é uma conta residual , politicamente vejo que a CMA considera ínfima a quantia citada.
    Luis Aguilar

    ResponderExcluir
  7. Caro Sr. Manuel Forte, já li em qualquer lado que o Sr. ganhou o prémio de comentador militante sobre temas de Almeida. Já o li a apoiar as chouriçadas e festanças do Presidente, os faduchos do Vice e a obstinação do Sr. Aristides nas suas tiradas mórbidas à Ministra da Educação (Sobre o contentor que lhe plantaram à porta e proliferas obras de arte, apenas nos diz que tudo isso é discutivel, ou seja que depende dos gostos.)De quando em vez, o Sr. M.Forte, não fosse comentador militante, alinha-se pelos que acham que não é com chouriçadas, nem faduchos e bacalhoadas que o concelho de Almeida cria emprego nem retem e muito menos atrai almas residentes permanentes, investimento, etc..Acho eu que essas actividades parolas contribuem para extorquir os magros euros aos que vivem do trabalho porque os do sistema, nestas coisas, vivem sempre à conta do orçamento, ou seja: Não pagam, têm convites de honra! Lendo-o mais atentamente, o Sr. M. Forte, nota-se que é combativo, direi mesmo inconformado e até penso que,genéticamente, pertence ao grupo de reflexão do Forum. Defina-se homem! Com mais coerência, é claro! E não tente por-se em bicos de pés para demonstrar que existe. Já reparou que às vezes o Sr. se ajeita para levar pancada ? Ingénuamente, acho eu!
    Desculpem a condição em que escrevo. É que posso levar nas orelhas.

    ResponderExcluir
  8. Manuel Norberto Baptista Forte3 de junho de 2009 às 10:35

    "Caro Anónimo disse",
    Considero-me efectivamente uma pessoa batalhadora pelas convicções que tenho e nem no "deserto jamais" ou em qualquer outra parte no estrito respeito pela Democracia deixarei de o ser. Acredite que SEMPRE com respeito pelo diferente pensamento, acção (com a qual poderei, ou não concordar), e não entrando em considerandos(como já se deve ter apercebido) directos e pessoais. Olhe só lhe estou a responder sem incómodo nenhum nem gastamento algum, porque o Senhor no que lhe apeteceu dizer, profere algumas inverdades, e pela sua sábia linguagem está a "apalpar terreno"; desista ... .
    Olhe vou-lhe dizer uma coisa que é: na minha vida desportiva, e enquanto pude só pratiquei Futebol de 11, e Judo; hoje, quando a vida privada o permite faço, corrida e natação. Já tentou fazer uma destas actividades?. São giras, acredite, e fazem muito bem à saúde.
    "Sr. Anónimo disse", não pratiquei ballet, por isso nunca me pus na posição que menciona; você já tentou? Qual foi o resultado? Aliás digo-lhe mais, acho que sou um bocado pés de chumbo para a dança.
    "Definido" já me considero, felizmente, há muito tempo. Mais conformidade da minha parte entre factos e ideias?.
    O "Sr." está um bocado nervoso, pelo que dá a transparecer nas três últimas linhas do seu ... comentário (!!!). Olhe sugiro-lhe um passeio a pé, desde a Vila de Almeida, até às Termas da Fonte Santa, relaxe lá um pouco respirando fundo, faça alguns exercícios de ginástica não muito rápidamente, e regresse à Estrela do Interior.
    Com sinceridade lhe desejo saúde, e os meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  9. Manuel Norberto Baptista Forte3 de junho de 2009 às 10:51

    Senhor Deputado Municipal Luís Aguilar, antes de mais os meus cumprimentos.
    Li com atenção que o mesmo merece, a sua informação.
    LAMENTÁVEL e acho eu que até é um acto nada democrático, que da parte do Executivo Camarário de Almeida, não tenha obtido resposta ao que legitimamente solicitou.
    "Perante este cenário de não dar oportunidades de dar a conhecer as contas públicas a um deputado que foi eleito pelo povo ...". Esse mesmo povo, sendo devida e perceptivelmente elucidado, certamente que saberá decidir com propridade em Outubro/2009.

    ResponderExcluir
  10. Manuel Norberto Baptista Forte3 de junho de 2009 às 14:28

    Caro, "Almeidense disse ...".
    Cordiais saudações.
    Tenho sabido, "principalmente" diga-se em abono da verdade por gostar de saber do "andar" (!?),do Concelho de Almeida, que muitas das "...aberrações..." feitas na "Estrala do Interior" e demais território, têm tido o consentimento de quem de direito, e que capacidade de decisão, nem que seja em termos de decisões correntes.
    Estimado comentarista,concordo consigo a nível de Poder Local (Almeida), que "...o que se passa em Almeida é um autêntico desgoverno...". Reflictamos um pouco, e que diremos de "quem" consente que tal se dê?. Aqueles que em Órgão próprio não questionam, não lêm os documentos que préviamente lhes são enviados, e chegada a hora da Deliberação, votam ... a favor !!!.
    Quando necessitar certamente que não utilizarei os urinóis citados; prefiro, "humedecer as calças, ou calções", do que agredir o Património Histórico do Concelho de Almeida.
    Com todo o gosto que o (des)Governo actual da República Portuguesa me impede de ir mais vezes ao Concelho de Almeida, certamente que muitas das coisas das quais tenho imagens, e outros registos, os verei com inegável gosto e prazer. Eu gosto de uma sociedade sustentadamente crítica, e do efectivo exercício democrático seja em que tipo de Instituições elas sejam.

    ResponderExcluir
  11. Almeidense que aqui nasceu, creceu e vive3 de junho de 2009 às 16:22

    O que se está a passar neste Concelho é um AUTENTICO ESCANDÂLO.

    - Funcionários da Câmara sofrem represálias por divergências de opinião com quem este no poder;

    - Deputados a quem é sonegado pedidos de esclarecimento (único motivo provável: escondem alguma coisa!);

    - Escândalos escondidos a sete chaves;

    - Contas de Gerência que só pronunciam a falência técnica da autarquia;

    - Festas, comezainas e bebedeiras constantes;

    - Oposição à espera de uma reunião alargada aos Técnicos que elaboraram o dito edifício chamado “mamarracho” para clarificar o respectivo processo de licenciamento e construção, há mais de 5 ANOS!



    E ninguém faz nada. Ninguém toma medidas, ou denúncia seja o que for. Ninguém presta contas de nada.
    Eu sei que a verdade é como o azeite, tudo tem que ser esclarecido um dia.
    Mas, Senhores da oposição, não vamos utilizar o lema de governar sobre a terra queimada!

    Senhores da Oposição.

    Cumpram o vosso dever! Denunciem todos estes casos, todos estes compradios, represálias e sei lá que mais estará a acontecer.

    A situação que se vive nesta Vila é próprio de um qualquer Caudilho, não será Senhor Aristides?

    A Junta de Freguesia de Almeida também é um túmulo. Nada se sabe. Nem de contas nem de qualquer acto de gestão. É um silêncio estranho e indiciador de nuvens negras. Continuamos com as festinhas sem jeito para distrair a malta, continuamos com Feiras do Fumeiro mas sem fumeiro e na santa paz para não nos cansarmos.
    Será que o povo de Almeida é assim tão ingénuo? Será que a Assembleia de Freguesia de Almeida tem oposição? Não estará na altura de mudarmos de caras nesta autarquia também.
    Também aqui temos que mudar de caras. O estado de graça do Senhor Aristides e do seu camarada José Vaz já passou. Já mostraram p que valem. Agora vamos dar a vez a outros, com outras caras, outro dinamismo, outras ideias. É preciso e obrigatório mexermos com isto tudo.

    Senhor Deputado Luís Aguilar. Não se cale. Não fique por aqui. Revolte-se. Instigue os seus colegas de bancada a revoltarem-se também. Ou estarão à espera de mais o quê?
    Denuncie. Por favor meus Senhores, cumpram também o vosso dever!
    Acabem com esta pouca-vergonha.

    O que se passa em Almeida, não lembra ao diabo!
    Agora até o Senhor Presidente da Câmara e o seu Vice-Presidente fazem o papel de baby-sitter a acompanhar as criancinhas em excursão a Lisboa. E aquela projecção em “tela de lençol” do discurso previamente gravado do Senhor Presidente, antes de um espectáculo musical? Será que aquela gente não verá o ridículo deste acto? Será que teremos que aturar estes actos estrambóticos mais tempo?

    Agora entendo porque razões chamam à Vila de Almeida o dormitório dos funcionários da Câmara Municipal de Almeida. Os destemidos (as) ou corajosos (as) são poucos, o medo impera, o silêncio é palavra de ordem, não vá o chefe zangar-se e castigar-nos. Pobre Vila de Almeida. Quem te viu e quem te vê.
    Não sei se o Senhor Tó Sousa se estará a rir ou a chorar, mas acredito que se esteja a rir deste panorama burlesco. Gostava de saber a sua opinião. Palavra que gostava.

    Almeidense que aqui nasceu, aqui cresceu e aqui vive.

    ResponderExcluir
  12. Estranha-se, ou não, que finalmente a página da CMA na interet tenha finalmente acordado e começado a dar sinais de vida. Era bom que em Portugal houvessem eleições de ano a ano. Assim não andavamos 3 a dormir e 1 a trabalhar!

    ResponderExcluir
  13. Vai reabrir uma vez mais a "Fonte Santa".
    Gostaria de indagar o municipio e as "pessoas sabedoras da matéria e cientificamente preparadas" a trabalhar no dossier da "fonte santa:
    O furo que está a ser feito e quase nos 1000 metros já tem àgua sulfurosa e quente?
    A àgua sulfurosa que toda a vida correu em fio de modo a demorar cerca de meia hora a encher um garrafão, para quantos banhos e tratamentos dá?
    Porque de ano para ano, menos pessoas aderem e frequentam os tratamentos da "fonte santa"?
    Sinceramente, se o dinheiro fosse do senhor presidente, e se o tivesse, teria feito o furo? teria feito a construção que se lá encontra? Mandaria construir um hotel de 4 estrelas? Gastaria dinheiro num novo tapete? Pagaria pessoal para lá trabalhar?
    Se sim, pensa que esse dinheiro iria ter retorno? Quando? Como?
    Se não, não considera o tema "fonte santa" uma gestão danosa?
    Serão os donos do poder ingénuos e o povo esperto ou o povo ingénuo e os do poder espertos?
    Por fim acha que alguém com juízo ou quem o dinheiro custou a ganhar o iria enterrar ali? Para beneficiar quem?
    Toda a gente sabe que não! Até os senhores!
    Acabem com isso! Acabem com mais essa loucura!

    ResponderExcluir