10 junho, 2009

MUDANÇA COM ORLINDO VICENTE

34 comentários:

  1. Os GRANDES HOMENS são assim. Persistentes.
    Duros como o granito que os viu nascer e crescer.
    Nada nem ninguém os faz mudar de ideias quando confrontados com a incapacidade e incompetência.
    É de gente assim que o nosso concelho precisa.
    Dantes eram só alguns.
    A seguir já muitos mais.
    Desta vez serão certamente a maioria.
    Há que louvar o Dr. Orlindo Balcão Vicente pela sua forma de estar e pela postura na Sociedade.

    Infelizmente no próximo dia 20 por questões de família não vou poder comparecer à apresentação. Estou longe.
    Mas pode contar com a minha pessoa para a próxima campanha.

    A FORÇA DE ACREDITAR é muito grande.

    ResponderExcluir
  2. Maria Clarinda Moreira12 de junho de 2009 às 18:28

    Há 4 anos, perguntei quem era o candidato do PS e deram-me respostas muito vagas e, ao que pude entretanto verificar, até pouco verdadeiras. Hoje estou em condições de compreender melhor os desígnios dessa informação bem como a sua intencionalidade…

    As pessoas aprendem, sentindo os efeitos, observando e ouvindo com atenção. Disseram-me que nunca fizera nada por Almeida, o que não era difícil de provar, pois nunca pudera exercer. Nem sequer o direito de oposição, supostamente ineficaz, onde então tal como hoje (só que agora mais difícil de esconder…), até o acesso à informação lhe é sonegado, para não “chatear”.

    Pela persistência de não desistir de Almeida e pela determinação das convicções merece pelo menos, e cada vez mais, o benefício da dúvida. Já que a alegada experiência e “trabalho feito”em que muitos depositaram fé… manifestamente desembocaram numa enorme decepção!

    A experiência de gestão autárquica deixou de servir de argumento, sobretudo perante o desgoverno a que se tem assistido. Não apenas do ponto de vista económico, onde o Dr. Orlindo se apresenta com melhor competência técnica, mas também como perfil de gestão humana… pois de comportamentos arrogantes, intimidatórios e distorsores tiveram os almeidenses sobejas demonstrações neste mandato que ainda decorre. É um facto de que se houve coisas criticáveis em mandatos anteriores… nunca o desaforo de atitudes directas e induzidas foi tão longe. Atrevo-me a falar por mim… e emprestando a voz àqueles que conseguem amordaçar pelo medo. Uma indignidade inadmissível!

    Os tempos de crise e de bens escassos não se compadecem com a manutenção de líderes que não sabem aproveitar as oportunidades. Por isso, vá em frente, Dr. Orlindo! Que a verdade e o discernimento o acompanhem, para ajudar a convencer o máximo possível de almeidenses que está mesmo na hora de mudar de rumo!

    ResponderExcluir
  3. Acredito na persistência do Dr. Orlindo.
    Acredito no bom senso da população do nosso concelho.
    Acredito na mudança pela necessidade urgente.
    Acredito que desta vez todos estarão mais essclarecidos.
    Acreditando assim, o sucesso é garantido.
    Vamos à vitória final.

    ResponderExcluir
  4. Um conselho ao Dr. Orlindo e à sua equipa.
    A campanha tem de ser pela positiva.
    Devem esclarecer a população dos trabalhos que pensam realizar e das mudanças que irão fazer.
    Falar contra quem quer que seja só arranja votos contra. Deixe que sejam os outros a dar tiros nos pés. É que já andam a fazer isso.
    Pela mudança.
    Viva Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Rui Brito da Fonseca12 de junho de 2009 às 20:10

    Caro Dr. Orlindo,

    Foi com satisfação que soube da sua candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Almeida, cuja apresentação pública irá ter lugar brevemente.
    Apesar de não o conhecer pessoalmente há muito, as conversas que entretanto tivemos deram para entender estar na presença de pessoa bem formada, dialogante e com nível cultural para o cargo que vai concorrer. Estou certo que todo o concelho de Almeida ficará a ganhar, caso o senhor seja o próximo presidente da Câmara. Percebi que é um homem sensível e conhecedor da problemática de que se reveste a administração e gestão das finanças locais. Também, sem se divorciar do papel de liderança, é humilde e sabe escutar, o que é próprio das pessoas sensatas, sabendo que tem de contar com uma diversidade de colaboradores, competentes e conhecedores das idiossincrasias da região. Não lhe vi tendências impositivas e muito menos arrogantes com quem o rodeia, o que dá garantia também de boa liderança, tanto no diálogo como na ponderação das decisões.
    Estou certo de que os problemas mais prementes que o concelho de Almeida defronta são para si preocupações de primeira linha e acreditamos vão ser aqueles a merecer um empenho redobrado, tanto em meios como em diligência, pois se sabe o quanto a sua resolução é primordial para o desenvolvimento social e económico da região.
    A sempre presente e fundamental questão da herança cultural, juntamente com de outras vertentes, estão também dentro das suas preocupações, sem sinais de cedência a meros interesses individuais e de grupos, ou de técnicos, por mais rotulados que sejam, embarcando em toda a espécie de ideias peregrinas. Sei que vai ouvir a população, propondo diálogo, quer através da Assembleia Municipal, quer da consulta directa com os habitantes das diversas freguesias.
    Espero que os Almeidenses sejam bem informados sobre o seu programa, pois se o forem, por certo e em consciência votarão em si.
    Votos de Bom trabalho e Felicidades.
    Cumprimenta-o
    Rui Brito da Fonseca

    ResponderExcluir
  6. O DR Vicente é uma boa opção, mas o P.S em Almeida tem a SOLUÇÃO de baixo do olhos e não a vê!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A vitória Dr. Orlindo está à vista.
    A única necessidade para isso, é a união entre todos aqueles que desejam a mudança.
    Eu quero.
    Por isso vou à luta integrada na sua equipa apesar de não ser nemmilitante nem socialista.
    Só espero ser bem recebida e não ser olhada pelo canto do olho.

    Alma até ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  8. Eu também acredito na mudança e de que para fazer melhor que não precisamos cá na nossa terra de especialistas pseudo altamente qualificados em fazer asneirada atràz de asneiradas, e ainda por cima deixar-nos os calotes em cima das nossas costas. Sim porque na hora da verdade, toca a andar e pôr ao fresco que já estamos servidos, e os outros que gramem a porcaria que espalhàmos, que se desenrasquem e que roam os ossos. São estes o pensamento dos pseudo-iluminados que aqui nos vêm cair de paraquedas, que as boas gentes que caracterizam esta região estendem o tapete, e que depois nos pagam com discricionismo, autismo, com prepotência, perseguições e garrotes psicológicos, mamarrachos e calotes.
    Agora, a paciência chegou ao fim e o tapete ou passadeira tem de ser retirada e todos esses senhores que façam pela vida porque a vida custa a todos e não só a alguns!

    ResponderExcluir
  9. Será bom para Almeida, que as maiorias da Assembleia Municipal e da Câmara, não sejam da mesma cor que ainda lá está.

    ResponderExcluir
  10. Nossa geração se lamentará tanto dos crimes dos perversos, como do estremecedor silêncio dos bondosos." (Martín Luther King)

    Dr. Orlindo.
    Permita-me citar esta frase deste símbolo da liberdade.

    Porque, consigo na Presidência da Câmara Municipal de Almeida,

    Sei que teremos mais democracia e liberdade no nosso Concelho;

    Sei que haverá mais justiça;

    Sei que nunca mais haverá retaliações por divergências de opiniões ou politicas;

    Sei que não haverá mais munícipes de primeira e munícipes de segunda;

    Sei que não olhará para o símbolo político de cada um de nós;

    Sei que respeitará todos os direitos dos munícipes, sejam eles do PS, do PPD-PSD, do CDS, da CDU, do Bloco de Esquerda ou de outro partido qualquer;

    Sei que apesar de termos ideologias politicas diferentes, eu serei respeitado e as minhas opiniões e ideias serão ouvidas por si com todo o respeito e atenção;

    Porque sei que consigo não haverá mais medo no Concelho de Almeida;

    Também porque sei que vai dizer nesta campanha o que pretende do nosso Concelho, sem falsas promessas, sem mentiras e falsas esperanças;

    Finalmente porque sei que vai transmitir as suas ideias com simplicidade, humildade sem ofender ninguém, respeitando as opiniões diferentes que possam aparecer, sem responder a possíveis insultos. Porque sei que os seus olhos e a sua atenção só está fixada na vitória das próximas eleições autárquicas.

    Porque eu acredito e sei que temos força.

    E vamos vencer!

    ResponderExcluir
  11. Não imaginam a grande alegria que o João Fernando me deu.
    Eu sabia que tu não ficavas de fora.
    Como sempre a tua escolha é feita com muita dignidade e saber.
    Dia 20 lá estarei Fernando.

    Viva o Dr. Orlindo.
    Viva o PS.
    Viva o Concelho de Almeida.

    ResponderExcluir
  12. Senhor João Neves.
    Faltou dizer que, com Orlindo Vicente na Presidência teremos um Concelho mais solidário, mais amigo, onde os seus habitantes se vão relacionar com mais tolerância e respeito mútuo.Sabe porquê? Porque a postura, a forma de fazer politica será diferente.
    Eu não posso estar aí dia 20, mas estou com Orlindo Vicente e TAMBÉM ACREDITO.

    F.Garces

    ResponderExcluir
  13. Vilar Formoso foi uma das localidades do concelho que mais foi prejudicada com o actual executivo do PSD da Câmara.
    Não me venham dizer que foram feitas feiras, exposições e outras coisas.
    Pergunto que mais valia trouxeram à nossa terra?

    Obras vergonhosas são a do largo da Igreja e o parque industrial,este sem quase indústria nem emprego nenhum.
    E que dizer do pseudo parque infantil entre o pavilhãao do Sporting e o campo de futebol junto à casa do padre Ezequiel.
    E que dizer do arranjo dos passeios da estrada que liga a Escoa Secundária à BA 101?
    E que dizer do apoio dado pela Câmara à Junta de Freguesia na realização de obras?

    Haverá tanto para perguntar aos senhores do poder nas próximas eleições que não sei se uma sessão de esclarecimento chegará.
    Vilar Formoso tem que penalizar as pessoas que lhe fizeram mal.
    Como é que me querem fazer acreditar que a equipa do PSD é a melhor se uma das pessoas que a constitui sempre se vangleriou por ter fechado o antigo banco BBI a funcionar no Turismo?

    Basta de hipocrisia.
    Basta de arrogância.
    Basta de incompetência.
    Basta de ignorância.
    Basta de mentiras.
    Basta, basta, basta!!!!!!

    Vamos à mudança.

    ResponderExcluir
  14. Manuel Norberto Baptista Forte15 de junho de 2009 às 10:07

    Penso que também em relação à Maioria no Órgão Deliberativo (Assembleia Municipal), também algo terá de mudar, porque neste máximo Órgão do Concelho de Almeida, a mesma é igual à vigente no Executivo, e sabe-se que nem sempre este importantíssimo Órgão não tem funcionado da melhor maneira.
    Que em suma não se "centralize" para as Eleições Autárquicas/2009, só a figura do Executivo Camarário, e todos sabemos certamente do que se está a falar ... ...

    ResponderExcluir
  15. O aparecimento do Dr. Orlindo como candidato do PS à Câmara de Almeida,não me surpreende.
    Era algo de que tanto eu como alguns amigos já estavamos à espera. Aliás, já se constava por aí.
    Quem o acompanha? Veremos na data da apresentação se pelo menos aparece a equipa toda.
    Da parte do PSD só ainda ouvimos falar no nome do sr. prof. Batista. Parece que o resto da equipa vai outra vez toda. Assim ouvi por aí. Só lamento como simpatizante do PSD que as coisas ande assim desta forma. Sinto algum desgosto de ver tanta critica às pessoas que sempre apoiei ou melhor dizendo,às pessoas propostas pelo partido pelo qual tenho certa simpatia.
    Mas analisando as criticas feitas,de facto no tempo do Dr. Reis era diferente. Via-se mais obra enquanto agora só vemos festas.
    Nas conversas com alguns amigos no largo da estação lá se vai dizendo que esta gente gastou todo o dinheiro que havia e já pediu mais aos bancos. De facto não dá para copmpreender,quando não vemos obra que justifique tanta despesa.
    Começo na realidade a pensar se não valerá a pena pelo menos uma vez na vida dar o voto ao Dr. Orlindo,que também é cá da terra. Talvez ele mude certas coisas. E se não mudar nas outras eleições depois damos o voto a outra pessoa.
    De facto terá que ser assim. Muito me custa e à minha família mas terá que ser.
    Espero que publiquem este meu comentário. Não falei mal de ninguém.

    ResponderExcluir
  16. Espero que tenham coragem e sejam tão democratas como apregoam por aqui e por outro blog da vossa parceria e publiquem este meu comentário.

    Não temos blog nenhum com capacidade suficiente para fazer o contraditório em matéria de blogosfera.

    Mas as contas já se começaram a fazer.

    Nas eleições europeias já se começou a ver a força de que lado vem. E viva o PSD.
    O que eu vi nas europeias foram camisolas “cor de rosa” a fugirem cada um para seu lado.

    E no próximo Sábado, dia 20, vamos ter a prova dos nove.
    Eu vou lá ver, vou lá estar, mas estou certo que as ditas “camisolas” mais uma vez vão continuar a fugir.
    Ali já veremos a fibra de que é feita a tal força. Eu vou lá estar para me rir.
    A coragem dos militantes e simpatizantes socialistas já foi demonstrada nos outros actos eleitorais, e não será agora que irá mudar.

    Por uma Almeida cada vez mais forte.

    Viva o PSD.
    Viva o Professor Baptista Ribeiro.

    ResponderExcluir
  17. O Orlindo sempre soube perder. Tendo como referência o seu carácter nessa horas dificeis, temos a certeza que também saberá vencer. E vencer neste caso será saber ouvir, partilhar soluções e acima de tudo, ser técnicamente competente é inquestionável que o é. Quem o conhece como eu, sabe que será assim e o voto não será um cheque em branco. Terá pela frente um osso duro de roer: Sanear as finanças da CMA. Ainda mais: saber reunir-se de pessoas competentes; modificar o estilo de governação, ancorada em principios e técnicas de alocação de recursos observando sistemáticamente os critérios da pertinência, da eficiência, da eficácia e da sustentabilidade das intervenções; saber resistir ao compadrio e ao clientelismo.
    Força amigo

    ResponderExcluir
  18. Meus Senhores.
    As deficiências, a falta de critério, os erros de gestão autárquica, enfim a arrogância do PSD do Senhor Ribeiro e seus apoiantes directos, já todos conhecemos. Nós, simples habitantes e eleitores deste concelho não necessitamos de mais esclarecimentos.
    Penso que o PSD e o Senhor Ribeiro já fez a campanha eleitoral que tinha a fazer. Desta parte estamos mais esclarecidos.

    Chegou a altura de ouvirmos Orlindo Vicente e o PS.
    Chegou a altura de ouvirmos a alternativa, de discutirmos aqui e em todos os outros locais a politica de mudança.

    Isso é o que nos interessa.

    Os grandes vencedores têm esta característica. Os nossos olhos têm que estar fixos na nossa meta e não olharmos para os lados à “procura” dos erros dos nossos adversários.

    Eu, tal qual o Dr. Orlindo Vicente, quero e tenho FORÇA PARA ACREDITAR.

    Tudo o resto não me interessa e muito menos terá em termos de gestão futura para a autarquia.

    Lembrem-se: o que nos interessa é chegarmos à meta em primeiro lugar.

    F.Garces

    ResponderExcluir
  19. Será um eleitor realista ou um bufo convicto?

    Pelo que se vai sabendo o espirito democrático deste executivo anda pelas ruas da amargura, pois a pressões e ameaças que faz a quem não o apoio são a prova.

    Quantas pessoas não apoiam abertamente o Dr. Orlindo com medo de represálias e de eleitores realistas?

    Para já ficamos a saber que pelo menos um "pide" andará por lá.

    Mas votar é uma acto secreto e solitário.

    Perder eleições não é indigno, indigno é aparecer só no momento das vitórias e foi essa a postura de figuras do PSD que durante a campanha eleitoral para as europeias nimguem os viu mas apareceram todos na hora a vitoria - só aparecem quando lhes cheira a tacho, o mesmo acontece com os apoiantes de Baptista Ribeiro - apoiam porque têm tachos e empregos prometidos basta ver a quantidade de concursos que abriram para os quadros da camara e quanto mais se mostrarem melhor antes que sejam ultrapassados por outros com melhor cunha - o que se passa no nosso concelho é uma vergonha

    ResponderExcluir
  20. No concelho de Almeida ganhou o PSD.

    Com quantos votos?
    Será que os quase 3000, mais coisa menos coisa, que não foram votar, votarão PSD nas autarquicas?

    Não me parece, pois o eleitorado convictamente PSD votou nas europeias e nas autarquicas as pessoas votam sobretudo em pessoas, nas propostas que apresentam e quem está no poder é julgado pela desempenho dos quatro anos anteriores, que no caso do nosso concelho deixa muito a desejar, basta ver as contas desastrosas da autarquia,a divida injustificada que apresentam, os atentados ao nosso património, a falta de democracia na autarquia, a vergonhosa gestão de recursos humanos, a falta de respeito pelos membros da Assembleia Municipal, o vergonhoso contrato programa celebrado com a empresa municipal, mais de um milhão de euros de despesa por explicar, a catadupa de concursos para a autarquia só para satisfazer a clientela.

    Não acredito que pessoas sérias e de bom senso elejam novamente estes senhores que pelo curriculum que apresentam não servem de maneira nenhuma os interesses do concelho, servem-se primeiro a si próprios, os amigos e os aliados politicos

    ResponderExcluir
  21. O grande problema do PSD em Almeida de perder as eleições é que alguem vá descobrir, entre outas coisas, o que agora a todo custo querem esconder, nomeadamente o mais de um milhão de euros imputados contabilisticamente a uma conta residual como é a conta de Outros cuja informação negam aos elementos da Assembleia Municipal.

    O que esconcerão?

    ResponderExcluir
  22. CONSULTANDO A PÁGINA NA INTERNET DA CÂMARA MUNICIPAL DE ELVAS DEPARO-ME COM A SEGUINTE NOTICIA:
    COPIADA DA REFERIDA PÁGINA

    Declaração de Elvas entregue no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Estremoz, Marvão, Monforte e Valença;

    Ou o Presidente da Câmara mentiu aos eleitores almendenses ou a página desta autarquia terá de ser corrigida

    ResponderExcluir
  23. NOTICIA COPIADA DA PÁGINA DA INTERNET DA CÂMARA MUNICIPA DE ELVAS


    Declaração de Elvas entregue no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Estremoz, Marvão, Monforte e Valença;

    OU O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMEIDA ANDOU A MENTIR OU A NOTICIA DA REFERIDA PÁGINA TEM QUE SER CORRIGIDA

    ResponderExcluir
  24. Senhor Transcudano.
    Lamento mas não publiquei o seu comentário.
    Por favor, não utiliza termos menos próprios, pois caso contrário, nós não publicamos, seguindo a linha de publicação que estipulámos para este blog.
    Entendi a sua revolta contra determinadas situações e o seu comentário é deveras oportuno.
    Peço-lhe que me envie outro comentário, mas de forma que eu possa publicar. Faça-me esse favor. Com sinceridade, eu gostava de publicar e ler um novo comentário seu. Obrigado.
    Fico à espera do seu novo comentário.
    Um abraço.
    João Neves

    ResponderExcluir
  25. Sr João Neves

    Respeito a sua decisão de não publicação do meu comentário. O que nele referia dizia respeito a um outro comentário efectuado por um Anónimo (das 11h15 do dia 16 de Junho).

    Não posso estar mais de acordo com o seu teor. Acho que resume de forma explícita e objectiva os desvarios (penso que posso incluir esse termo) do Ex.mº Executivo da Ex.mª Câmara de Almeida. (não uso linguagem menos própria,pois não?. Todos os que nada devem ou esperam desta Ex.mª Câmara, devem ponderar no que aquele Anónimo referiu. E, uma vez conscientes do que se passa quanto à sua gestão, nas próximas eleições autárquicas votar em quem devem. Se o fizerem, polidamente poderão mandar os Ex.mºs Senhores, da Ex.mª Câmara dar um passeio, contornando um bilhar grande ou até umas voltinhas pelo jardim da pérgola e do 25 de Abril, que agora querem impingir aos almeidenses.
    Não usei linguagem susceptível de ser considerada menos apropriada por qualquer virgem ofendida, pois não? Desculpe, mas não resisti...

    Transcudano

    ResponderExcluir
  26. O Senhor Realista no próximo Sábado, às 21 horas já vai ver a resposta que o Concelho vai dar.

    O Senhor Realista e todos os realistas e confrades que acompnham o Senhor Ribeiro, José Alberto, Machados e o Senhor Bonzinho Sonhador vão ver a resposta dos Almeidenses do Concelho.

    Venham ver o que pensamos todos.

    Eleitor

    ResponderExcluir
  27. Fui confirmar a noticia sobre a declaração de Elvas

    A ser verdade a noticia temos que ter vergonha de um presidente que se presta a esta pouca vergonha.

    Almeida não merece isto.

    ResponderExcluir
  28. Li isto algures

    "Mente-se para conservar o poder, usa-se a
    astúcia da raposa e ferocidade do leopardo"


    E isto


    "Para Machiavel o príncipe devia não mentir se possível, mas a estabilidade do governo poderia repousar na dissimulação"

    ResponderExcluir
  29. Aqui está um belo texto para os nossos autarcas reflectirem

    Para a mentira, tolerância zero. Desde a mais tenra idade pais e educadores devem ensinar às crianças não mentir, ensinar com o exemplo, principalmente. Jamais transigir com a mentira nem com os outros, nem conosco, ciente de que mentir para o outro é mentir para si mesmo, e mentir para si mesmo é falsificar-se, vender-se, prostituir-se. Pois a mentira envenena as fontes da vida. “A verdade vos tornará livres” é a palavra evangélica que devemos ter sempre em mente. Estar na verdade consigo mesmo significa ser livre. E quem está na verdade consigo mesmo estará também na verdade com os demais. A verdade nos leva à liberdade, ao contrário da mentira que nos arrasta para a servidão, primeiro com o sucesso fácil, depois com a perda da liberdade e dos direitos pela intervenção sem limites do poder público em nossa vida.

    ResponderExcluir
  30. Maria Clarinda Moreira18 de junho de 2009 às 23:49

    Relativamente ao comentário do Anónimo de 16 de Junho às 14:02, cujo teor é quase repetido às 14:06, para que não se alastrem equívocos neste blogue sobre o que é certamente um lapso do site consultado, recomendo que se consulte, por exemplo, o site do Município de Estremoz que diz o seguinte:

    DECLARAÇÃO DE ELVAS
    2009-05-28 | Arte e Cultura
    No passado dia 12 de Maio, em Elvas, reuniram os presidentes das Câmara Municipais de Estremoz, Elvas, Almeida, Marvão e Valença para aprovar uma declaração dirigida ao Governo Português.

    Na declaração são consideradas as características comuns que os municípios em causa apontam como critérios a ter em conta no processo de candidatura a Património Mundial das “Fortificações Abaluartadas da Fronteira Portugal – Espanha”.

    A candidatura, a Património Mundial, surge como factor de primordial importância para a preservação, conservação das mais valias culturais e históricas, assim como para a sustentabilidade e desenvolvimento social e económico das populações.
    Estremoz estará contemplado nesta candidatura ao nível da valia histórico -arquitectónica das suas muralhas abaluartadas.
    De referir que este processo é considerado por todos como um bom exemplo da preocupação e da acção positiva do Governo Português com a salvaguarda e valorização do património.
    Municipio de Estremoz -

    In http://www.cm-estremoz.pt/pt/conteudos/noticias/DECLARACAO+DE+ELVAS.htm

    ResponderExcluir
  31. Maria Clarinda Moreira20 de junho de 2009 às 01:04

    Dr. Orlindo, peço desculpa de vir a este ‘post’ com uma intervenção fora do contexto anunciado, que é o da apresentação da sua candidatura, mas trago um apelo a TODOS OS ALMEIDENSES para que ponderem se é neste tipo de situação que querem continuar a viver depois de 2009.

    Acabei de ler na última edição do jornal Praça Alta, de 09 de Junho de 2009, um duplo comunicado da autoria de dois arquitectos ao serviço da CMA, com teor absolutamente crispado, quase diria a competir no tom violento, para se reportar a um mesmo assunto que caberia um único comunicado, sem todo este exacerbar de conteúdo. Confesso que, apesar de não me surpreender, me deixou apreensiva pelo rumo que Almeida está a levar, como se evidencia pela forma de hostilidade manifestada.

    Dado o relacionamento do assunto com anterior publicação neste blogue, bem com a importância do mesmo, transcrevo uma parte da informação para a qual solicito atenção.

    Ambos os técnicos reclamam sobre a introdução de inscrições na planta apresentada pela última edição do Praça Alta, que o blogue Fórum Almeida reproduziu no seu artigo REQUALIFICAÇÃO DO LARGO 25 DE ABRIL.

    Diz um, dirigindo-se ao Director do Jornal “Praça Alta”, assinando-se como João S. de Sousa Campos, Doutor Arquitecto:
    “(…)Nesse material de minha autoria foram, indevida e incorrectamente introduzidas inscrições sem o meu consentimento, as quais, aliás, desvirtuam completamente a realidade objectiva daquilo que tecnicamente está reproduzido. Considero, por isso, estar-se presente a consumação de inqualificável abuso (que desilustra, aliás, todo e qualquer atributo de lisura de procedimento, mormente em domínio sensível como o dever de informar, sempre com a imprescindível correcção), situação que não posso deixar de repudiar veementemente.
    Neste termos, e de forma a eventualmente não ter que ponderar outros procedimentos que entenda fazer prevalecer, venho solicitar, ao abrigo da Lei, que no próximo número de Junho seja publicada na íntegra a presente carta e que haja uma retratação quanto ao ocorrido, reconhecendo-se o abuso cometido e dando-se a tal acto o destaque equivalente ao modo como foi utilizado o material gráfico em causa.
    Para tanto, o desenho utilizado (e que fora amavelmente cedido pela Câmara Municipal) deverá ser publicado sem qualquer interferência espúria, indicando tratar-se de projecto de minha autoria, devida e competentemente aprovado, e através do qual se fará o reordenamento da circulação viária no local, acompanhado da requalificação urbanística da zona (…)”
    Segue-se esclarecimento de que o tráfego automóvel de passagem na Estrada Nacional não terá interferência no Largo 25 de Abril e aparece publicada a respectiva planta.

    (por limitação do nº de caracteres no comentário, continua no seguinte…)

    ResponderExcluir
  32. Maria Clarinda Moreira20 de junho de 2009 às 01:06

    (…continuação de comentário anterior)

    Logo por baixo, na mesma página, também dirigida ao Senhor Director, e assinado pelo Técnico Superior da Câmara Municipal de Almeida, João Marujo, pode ler-se:

    “Vimos contestar o modo como foi apresentada a matéria relativa ao projecto do Arranjo Urbanístico do Largo 25 de Abril, em Almeida.
    Ao ser cedido material gráfico que nos fora pedido para acompanhar o exercício jornalístico de esclarecimento do ordenamento urbanístico da entrada de Almeida, às Portas de S. Francisco, esperava-se um comportamento de respeitos pelos Leitores, pelo Município e pelo Autor do Projecto.
    Infelizmente o que se verificou com a edição ocorrida no último número do “Praça Alta” é que os Leitores foram enganados, ao serem mal informados e perniciosos e intencionalmente induzidos em erro.
    Por seu turno, o Município apareceu como estando a promover ou a rever-se em propostas absurdas e infundamentadas (as quais, na sua plena validade, e na sequência de debate público promovido meses antes, acabavam de ser explicadas amplamente na sessão da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril, onde foram aceites por amplo consenso).
    E, por último, os Autores do Projecto ficaram menosprezados na inteireza das suas propostas, para além de ver maltratado o seu desenho, sem qualquer espécie de autorização de ninguém, com o abusivo tratamento gráfico e o errado conteúdo das indicações que foram introduzidas.
    Não deixará com certeza de existir penalização para a malabarice que foi produzida, sobre o desenho e com o texto: ao querer sacrificar a inteligência dos Leitores, serão eles os primeiros a rejeitar o logro em que quiseram fazê-los cair, e que a realidade, de resto, se encarregará de reconduzir no terreno com o ridículo de quem se prestou a tal desmando(…)”.


    O texto prossegue com uma exigência formal de esclarecimento, bem como um pedido de desculpas aos Leitores, aos Órgãos do Município de Almeida e ao Autor do Projecto e novamente uma série de indicações de circulação viária.

    (continua…)

    ResponderExcluir
  33. Maria Clarinda Moreira20 de junho de 2009 às 01:07

    (conclusão de comentário)

    MAS AFINAL, PODE PERGUNTAR-SE, QUAL O MOTIVO DE TANTO FUROR, DUPLAMENTE MANIFESTADO SOBRE O MESMO TEMA?

    A redacção do jornal introduziu umas setas a indicar os circuitos de circulação e errou, dando a entender que o trânsito circularia sempre à volta do “cravo”, quando afinal, ao que parece, o tráfego nacional “apenas” terá de girar em torno do jardim da pérgola, incorrecção que imediatamente a mesma redacção assumiu nesta edição com respectivo pedido de desculpas.

    Por outras palavras, um “carrossel em frente às Portas de S. Franscisco”, nas palavras de um comentador deste blogue, afinal corresponderia a dois “carrosséis”, postos um a seguir ao outro. Mas o mais intrigante é como, de repente, algo que tem motivado uma enorme contestação por parte dos almeidenses, apareça agora, como é referido nesta notícia, como muito pacífico, sintetizado na expressão “ONDE FORAM ACEITES POR AMPLO CONSENSO”, referindo-se à Sessão extraordinária do dia 25 de Abril, que em nada condiz com as razões destes comunicados agora publicados.

    Haja aqui alguém que esclareça porque, não tendo estado aí presente, a informação que circulou foi de uma profunda discordância dos presentes, manifestada sobretudo pela voz do Sr. Eng. Patrício, Deputado Municipal nessa mesma sessão, e comprovada neste blogue pela expressão de mais evidente repúdio nos comentários feitos.

    Por tudo isso, renovo a TODOS OS ALMEIDENSES atenção para este caso: se um erro que pode prontamente ser esclarecido, merece tanta indignação e acusação por parte dos seus autores, no tom fervilhante que acima se reproduz, e se este tema foi precisamente um dos que mais acérrimo debate causou, neste blogue Fórum Almeida, motivando o slogan “PEDRAS À NOSSA PORTA, NÃO!”, é preciso esclarecer bem qual é o respeito que estes senhores, técnicos e executivo, têm também pela opinião dos almeidenses, quando em relação a toda essa contestação se pode ler num remate final do segundo artigo:


    “O Monumento ao 25 de Abril, já apresentado publicamente, é colocado de forma a reforçar o eixo da alameda, não prejudicando as perspectivas visuais de aproximação às Portas de S. Francisco”.

    É que ficamos com a sensação de que os verdadeiros motivos desta indignação se prendem sobretudo com a digitalização e reprodução da planta que fizemos no blogue, que permitiu o debate aberto que nas circunstâncias actuais de outra forma não seria possível…

    ASSIM SENDO, E PERANTE ATITUDES E CONDICIONANTES COMO ESTAS, NADA MAIS RESTA À SOCIEDADE CIVIL QUE A UNIÃO EM TORNO DE UM DESÍGNIO COMUM QUE DETERMINE OUTRA FORMA DE FUTURO PARA ALMEIDA.

    E já agora: importa também prestar atenção à advertência da Redacção do “Praça Alta” sobre o risco de NÃO continuação da publicação por falta de pagamento das quotas dos seus associados e assinantes. Segundo o mesmo, é possível pagar os 10 euros de quota anual, por cheque enviado à Direcção, na Farmácia Cunha, em Almeida, e através de transferência bancária para NIB 0045 4026 4014 0386 164 60.

    Se queremos um órgão de comunicação impresso na região, já que nem todos ainda podem ter acesso às novas tecnologias digitais, não nos parece razoável deixar extinguir o que tem 18 anos de experiência, pois não?

    ResponderExcluir
  34. Os assinantes do Praça Alta não têm as quotas em dia ?
    Avanço com duas razões que deixo à consideração da administração do jornal:
    1ª - A crise afecta a todos
    2ª - A linha editorial,cumprirá critérios que se desejariam isentos ?
    Já aqui li um comentário de que "o cão não morde a mão do seu dono".

    ResponderExcluir