01 agosto, 2009

MANIFESTO SOLIDÁRIO


Manifesto solidário a um “EGO” oprimido



Numa das minhas recentes idas a Almeida ao passar junto da sede de candidatura de António Batista Ribeiro, à Câmara Municipal do nosso concelho, sita na Praça Dr. José Casimiro Matias, deparei-me com o seu “slogan” de campanha impresso num cartaz, exposto bem alto, onde se podia ler:



“BATISTA ...se ele não cuidar de Almeida ...quem cuidará?”



Depois do choque inicial, pela dimensão da prosápia, surgiu do meu íntimo um chamamento de solidariedade para com o “EGO” do dito, pelo simples facto de, enquanto cidadão, ser um defensor de valores e princípios intrínsecos à sã convivência entre iguais e não poder deixar de manifestar, o repúdio pela opressão exercida sobre aquele “GRANDE EGO”, pese embora o opressor ser um homem bem constituído fisicamente, porque em valores éticos já não tenho tantas certezas, não só pelo que faz ao seu próprio “EGO”, como pelos comportamentos que lhe são imputados e alicerçados no que se vê, houve e lê a seu respeito.



Pobre “EGO” inflamado, que pelo tamanho que tem, deve sentir-se o mais agrilhoado da sua espécie e certamente com uma existência infeliz.
Como defensor, e também praticante, dos princípios e valores que devem nortear todos os cidadãos conscientes da sua responsabilidade cívica, no exercício da cidadania, dos quais destaco a solidariedade, não posso deixar de contribuir para que tamanho “EGO” possa ser libertado.



Assim, deste fórum, apelo a todos os almeidenses amantes da liberdade que, como eu, se sentem incomodados com a opressão exercida sobre esse agrilhoado “EGO”, lhe proporcionemos, com a nossa força e crença, a liberdade.



Com essa libertação, também Almeida se sentirá livre num futuro próximo.




Desejo para gerir os destinos da nossa terra alguém que, pelo seu carácter, saiba unir e respeitar todos os almeidenses, mesmo nas suas diferenças, e que seja uma referência reconhecida, alguém que não tenhamos dúvidas nos representará com a dignidade e a elevação que merecemos, alguém com um “EGO” equilibrado.





Cumprimentos



Américo Rocha


49 comentários:

  1. Pelas fotografias nota-se que está tudo muito bem cuidado.

    Para cuidar do nosso património desta maneira não precisamos de Baptista para nada, o património neste estado é o espelho da sua competência, é preciso muito topete para ter este slogan de campanha.

    Para organizar festas e festinhas,que além do licenciamento do mamarracho, foi a actividade mais visível,não é necessário um executivo camarário, basta contratar uma empresa de eventos, sempre ficaria mais económico ao erário público.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de tomar conhecimento, através da publicação da fotografia, da alarvidade, da falta de respeito e do atentado à inteligência colectiva de todos os almeidenses, inclusa no slogan da campanha de António Baptista Ribeiro à Câmara Municipal.

    Para os menos atentos reparem que "Ele" está escrito em letra maiúscula qual Deus que os almeidenses devem venerar e adorar, reconhecidos e obrigados.

    ResponderExcluir
  3. Que ridículo! Que figuras!
    O meu ego fartou-se de rir destes iluminados!
    Que convencimento tão comovente que as lágrimas me vieram aos olhos, não de pena mas pela gargalhada que tive dificuldade de conter!
    Que Deus nosso senhor altíssimo tenha piedade destas almas e lhes perdoe todos estes pecados!
    Enfim! mais comentários para quê.

    ResponderExcluir
  4. Este slogan só confirma o carácter narcisico de António Baptista.
    Os narcisicos caracterizam-se por terem fantasias de omniciência e omnipotência, são exageradamente auto-referentes e têm uma grande necessidade de serem admirados, quando as coisas não correm como planeiam têm autenticos "ataques de furia" narcisica, pelo que se pode deduzir que todo este clima pré elitoral só lhe trará sofrimento, por isso apelo a que os adversários o poupem a tais incómodos e no dia das eleições votem de maneira que que não tenha de voltar a passar por tanta contestação.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que ao anónimo das 19:01 agora lhe dá vontade de rir, pois pode ser que a 11 de Outubro tenha tanta vontade de chorar que não consiga conter as lágrimas.

    Com que então criticar este executivo é pecado?

    Pecado será a gestão que este executivo está a imprimir na autarquia, com as contas desastrosas que apresenta, com 240.000 € por justificar, a divida monstruosa que alcançou, a evidente degradação do nosso património, isto sim é pecado, pois a persistir nesta gestão é hipotecar o futuro do nosso concelho por muitos anos.

    ResponderExcluir
  6. Como pode um Senhor com este comportamento ser eleito presidente de uma qualquer instituição, e muito menos para uma câmara municipal?

    Poderá esta minha afirmação parecer muito dura ou uma critica feroz. Mas não se trata nada disso. É uma questão de raciocinarmos com realismo.

    Para além dos erros técnicos, chamemos-lhe assim, praticados na gestão desta autarquia, vamos debruçar-nos, de uma forma breve, só aos valores humanos e sociais que Baptista Ribeiro vem demonstrando.

    Este Presidente Baptista Ribeiro reage da pior forma quando um munícipe afirma que vai candidatar-se numa candidatura politica que não a sua.

    Este Senhor Baptista Ribeiro, reage mal com uma funcionária da Câmara Municipal da qual é Presidente, só pelo simples facto de ser esposa de um seu adversário politico.

    Este Senhor é incorrecto e reage com agressividade, para não dizer de forma mal-educada, quando um seu adversário político o vai cumprimentar.

    Este Senhor demonstra que para ele não existem adversários. Só inimigos.

    Este Senhor acaba de dizer, sem despudor nenhum que “ se não for eu, mais ninguém cuidará de Almeida”, ou seja quem não for por mim, é contra mim, ou ainda como diz o anuncio do Leite Matinal “se eu não gostar de mim, quem gostará”.

    Para Baptista Ribeiro, só ele é dono da verdade, só as suas ideias são as melhores, só a politica dele é a melhor.

    Como classificar isto? Deixo à vossa consideração.

    Resumindo, este Senhor, por muito respeito que me mereça, não pode de forma alguma ser presidente de uma Câmara, porque NÃO QUER SER PRESIDENTE DE TODOS OS SEUS MUNICIPES, porque odeia e afasta do seu caminho muitos dos seus Munícipes só pelo simples facto de não concordarem com ele.

    Este Senhor não pode ser Presidente de uma Câmara porque, para ele, os Munícipes nunca estarão em primeiro lugar.

    Por esta falta de humanismo, de solidariedade, de respeito pelo semelhante e, sobretudo pela grande falta de HUMILDADE, Baptista Ribeiro não pode ser Presidente de uma Câmara qualquer.

    Um Presidente de Câmara deve ter uma postura precisamente contrária à que Baptista Ribeiro demonstra.

    F.Garces

    ResponderExcluir
  7. Eu sei cuidar de mim1 de agosto de 2009 às 21:25

    Aqui está mais uma demonstração de falta de ideias, e, ao mesmo tempo da ideia que fazem de si e da ideia que fazem dos outros.

    Pobre, muito pobre. Aquilo traduzido para a língua Portuguesa daria mais ou menos o seguinte:

    " vocês não têm outro remédio do que mamarem conosco pois não existe ninguém melhor que nós "

    ou:

    " Aguentem, quer gostem quer não gostem, que nada há mais ou melhor para fazer do que aquilo que nós fazemos ".

    ou ainda:

    " As pessoas de Almeida não sabem cuidar de si nem da sua vida, apenas eu sei cuidar da minha vida e da deles "

    Ou:

    " Sendo toda a gente burra e inútil, quem mais a não ser eu, poderá cuidar de Almeida?

    Tirem-me deste filme e tirem-me este homem daqui antes que, embora já muito mal esteja semeado, seja demasiado tarde para salvar o futuro dos nossos!

    ResponderExcluir
  8. À primeira vista não é que me pareceu estar perante o aparecimento de mais uma comunidade religiosa em Almeida! Baptista de seu nome prometendo que Ele (o senhor) cuidará dos crentes e seus fiéis. Mas, depois, logo me apercebi que o território era outro, não era religião mas sim política partidária. Fiquei, não sei bem a razão, mais aliviado, era tão só coisa de eleições autárquicas. E nestas coisas já se sabe, vale tudo. Vale até querer transmitir às pessoas ideias como a minha candidatura (de Baptista Ribeiro) é onde a palavra é sábia, o rumo é certo, a verdade é única, todos os que amam o concelho devem unir-se a ela (palavra) num pacto solene, prometendo assistir aos seus actos públicos, contribuir generosamente para que Ele possa comandar as suas vidas, caso contrário será o caminho da perdição. Afinal, a política partidária parece estar a descair para terrenos que mais parecem puro maniqueísmo...sem fundamento!

    ResponderExcluir
  9. É um pretensiosismo atroz o significado do slogan da campanha de BR. Não sei quem foi o autor ou a agência que o produziu, mas o resultado é exactamente contrário ao que o candidato desejaria. Mas o que é de admirar é o visado autorizar tal atoarda na sua sede de campanha. A saloiice e o desplante é tal que trata todos os eleitores como uns autênticos labregos acéfalos, pensando que está em Oeiras, Gondomar, Fafe ou Marco de Canavezes. Os almeidenses podem até ser velhacos, mas não são parolos , Sr. Baptista Ribeiro.
    Transcudano

    ResponderExcluir
  10. Ao anónimo das 20:07
    Quero apenas emendar a sua interpretação do meu comentário. O meu comentário refere-se, não aos críticos deste executivo pois eu também so um, mas ao slogan.

    ResponderExcluir
  11. Sem comentários, aliás até já há comentários a mais com este são oito.....

    ResponderExcluir
  12. do lado de cá do Côa2 de agosto de 2009 às 01:18

    Eu sinceramente não acredito que os Almeidenses votem nestes Senhores.
    Que os habitantes da Vila de Almeida estejam todos ou na sua maioria cheios de medo da figura do senhor Baptista Ribeiro, já deu para perceber. Não será necessário estar muito identificado com a política do concelho para chegar a esta conclusão. A Câmara é o maior empregador do Concelho, já pouca gente habitante daquela Vila não estará empregada nos serviços da câmara ou terá um familiar lá empregado. Aquela Vila mais parece um dormitório dos funcionários da Câmara Municipal.
    Portanto, a par da dependência haverá também alguma ou até muita falta de coragem na Vila de Almeida, o que é desprestigiante para os mesmos.
    Mas não acredito que os habitantes da Vila de Almeida não estejam conscientes que este Senhor Baptista Ribeiro não pode ser presidente da nossa Câmara, por muitas ameaças que faça, por muitos empregos que crie ou que prometa conceder.

    Mas o resto do concelho de Almeida, de Vilar Formoso e das Freguesias, perante esta equipa de Baptista Ribeiro e José Alberto vai com certeza rejeitá-los com toda a certeza.
    Isto nunca se viu. E ainda criticávamos o Tó Sousa.

    ResponderExcluir
  13. No seguimento do comentário alocado ao " do lado de cá do Cõa" e a título de contribuir para o debate franco e aberto neste espaço público de liberdade, constato e percebo muito bem a preocupação/receio que muitos dos almeidenses, dos que têm opinião e que tomam posição, tenham receio em se identificar, e, é exactamente por esse motivo que urge mudar a liderança do concelho, dando o benefício da dúvida a outras candidaturas, no cumprimento do que está constitucionalmente determinado, ou seja; de 4 em 4 anos serem os executivos autárquicos escrutinados pelo voto popular, sendo compensados e reconduzidos os que reconhecidamente governaram bem e os que não o fazendo sejam penalizados por esse facto.

    O meu conceito de governação, para um concelho de interior depauperado de investimentos e iniciativa privados, como tantos outros por esse país fora, passa pela acção e dinâmica que o Município possa imprimir em harmonia com os agentes económicos locais que, com a execução de uma estratégia comum possam contribuir de forma substantiva para o seu desenvolvimento económico e social, a benefício colectivo, por forma a minimizar a depêndência da sua população da boa vontade dos "padrinhos e conhecidos" que alguns têm junto do poder, do qual ficam refens e quartados das suas liberdades.

    Cumprimentos

    Américo Rocha

    ResponderExcluir
  14. A evolução biológica do homem é moldada pela cultura, pelas ideias, pelo meio social, o qual é constantemente recriado e modificado por elas. Os homens ao mudarem as circunstâncias do meio social criam do mesmo passo, e permanentemente, as condições para serem mudados por elas. Ora, isto que parece ser uma verdade banal, não é, todavia, amplamente reconhecido devido a razões ideológicas e políticas.
    Mas não é de estranhar o alheamento e a frontal oposição de sectores direitistas e racistas a esse ponto de vista. Comprazem-se em apoiarem-se num geneticismo inflexível porque com ele podem afirmar a existência de fatalidades e sujeições a que os homens não podem escapar. É tudo uma enorme mentira caucionada há longos anos por uma biologia idiota, hipócrita e falsa.
    Não hesitemos em concordar que realmente não nos agradam essas posições; tenhamos a crença que é possível criar uma sociedade melhor que aquela em que vivemos presentememte; que as desigualdades de riqueza, poder e posição social não são "naturais"; são obstruções socialmente impostas à construção de uma sociedade onde o potencial criativo de todos os cidadãos seja utilizado para benefício de todos.
    Consideremos a ligação entre valores e conhecimento como parte integral de fazer "ciência" nesta sociedade, ao passo que os defensores da tese "biológica", do "determinismo" e do "reducionismo" do homem, tendem a negar a existência de tal ligação -ou afirmam que, quando existe, é um caso de patologia exepcional que é preciso eliminar.
    Até no que diz respeito aos não humanos, a interacção entre o organismo e o ambiente está longe dos modelos simplistas apresentados pelo determinismo biológico.
    Se pusermos uma gota de solução de açúcar num prato contendo bactérias, estas logo avançam em direcção ao açúcar até chegarem ao ponto de concentração óptima, trocando assim um meio de fraco teor de açúcar por outro de elevado teor da mesma substância. Começam, então, a trabalhar as moléculas de açúcar, transformando-as noutros constituendos, alguns dos quais absorvem e outros expelem para o meio ambiente, modificando-o; por vezes a um ponto tal que pode, por exemplo ficar mais ácido. Quando tal acontece, as bactérias afastam-se da zona altamente ácida para zonas de menor acidez. Aqui, vemos em miniatura o caso de um organismo que "escolhe" um meio ambiente preferido, o trabalha activamente acabando por alterá-lo, "escolhendo depois outra alternativa.
    E isto é também o caso, e muito mais intenso, para a nossa própria espécie.
    Assim, a única coisa sensata que se pode pensar e dizer a respeito da natureza humana é que está nessa natureza o poder de construir a sua própria história. A consequência da construção dessa história é que os limites da natureza humana de uma geração se tornam irrelevantes para a geração seguinte.
    A defesa das ideias do determinismo biológico e os argumento que se lhe opõem são eles próprios parte dessa história. As ideias do determinismo biológico fazem parte da tentativa de preservação das desigualdades da nossa sociedade. A denúncia dos erros e do conteúdo político dessas ideias é parte da luta para eliminar essas desigualdades e transformar a nossa sociedade. Nessa luta, transformamos a nossa própria natureza.
    "Momentos há em que os homens são senhores dos seus destinos; a culpa de sermos inferiores, caro Brutus, não está na nossa estrela, mas em nós próprios." (Julius Caesar,I,ii)

    ResponderExcluir
  15. Após as profundas e eruditas cogitações de um dos comentaristas, que verdadeiramente apreciei, e voltando a descer ao nosso terreno torrão, ainda estou abismado com o que este post nos noticia.
    Já havia (e há) gente notável nascida ou ligada a Almeida, apesar de alguns só no final das suas vidas se lembrarem tenuemente das suas origens; também há pelo menos um santo e não sei se alguns beatos almeidenses. Pensei, contudo serem coisas do passado, mas- oh, pasme-se! – eis que ressurge com toda a força impositiva um novo orago de Almeida. Riem-se? É mesmo verdade, quem diria… E para não haver dúvidas aos incréus é recordada a sua existência num lábaro um nada esvoaçante, lembrando:
    “-Cuida de nós, te rogamos São Baptista, Se não fores Tu, ( haja respeitinho, com maiúscula) quem nos valerá?
    Ó Almeida que ímpios filhos tens ao não reconhecer que só o nosso Padroeiro nos pode valer pelo menos nos próximos quatro anos de aflições! O vosso voto não é só um voto, é um óbolo por intenção da luta contra o mal que são os demónios da oposição ao nosso Santinho.”
    -Ah,meu rico São Baptista, espero que desta vez não sejas o arauto da música que nos foste dando durante estes últimos quatro anos e surja um S. Vicente que enxote a Ti e aos corvos que Te ( haja respeitinho) rodeiam.

    Almeidense Imparcial

    ResponderExcluir
  16. Penso saber quem é o Almeidense Imparcial, cujo texto li com muita atenção e prazer.

    Para mim não é surpresa a qualidade literária, nem o conteudo do comentário, porque já tive o prazer de o ler e ouvir por diversas vezes em outros fóruns. Aproveito para lhe endereçar daqui os meus parabens e o desejo de poder continuar a apreciar a sua escrita neste ou noutros espaços.

    De Homens da sua fibra é que Almeida precisa.

    Um abraço

    Américo Rocha

    ResponderExcluir
  17. ALMEIDA precisa de Almeidenses como cada freguesia precisa dos seus habitantes e daqueles que por questões de ganhar o pão para a família,tiveram que ir para mais longe.

    Mas acima de tudo o que ALMEIDA precisa,é de pessoas que saibam respeitar pessoas e não de oportunistas,arrogantes,mal educados,ignorantes e bajuladores.

    Entre todos nas próximas eleições mudaremos o rumo dos acontecimentos e daremos oportunidade a outras pessoas.

    ResponderExcluir
  18. O slogan colocado na praça Dr. Matias pelo PSD e recandidatura do sr. Baptista,é uma afronta a muitos almeidenses que por todo o mundo levaram bem alto o nome da nossa vila em seminários e palestras sobre os mais variadíssimos temas.

    Como almeidense e contribuinte da sua divulgação por esse mundo fora,sinto que já não consigo entender o que aí se passa.
    Devemos reconhecer que o concelho está diferente para melhor,mas essa é a obrigação de quem é responsável autárquico. O que deveria era estar ainda muito melhor em toda sua área geográfica e não só no que diz respeito a duas ou três freguesias. Os fundos comunitários foram muitos. As verbas deveriam ter sido aplicadas em todas as freguesias. Poder,podemos (foi o que foi feito),mas não devemos previligiar só aqueles que nos dão(?) os votos.
    Em democracia o respeito dos vencedores pelos vencidos,demonstra a verdadeira personalidade dos homens.
    Aí parece que o relógio do tempo parou.
    Assim sendo há que lhe dar corda e esperar pelas próximas eleições para o acertar.

    ResponderExcluir
  19. Esta frase de Baptista Ribeiro – Se ele não cuidar de Almeida…quem cuidará? – acima de tudo penso que foi uma simples asneira da sua candidatura, que no entanto poderá significar também a postura futura do candidato, tirando-se daí as ilações que entendermos.

    Claro que o eleitorado sabe perfeitamente que Baptista Ribeiro não é o senhor absoluto da verdade, muito menos é a única pessoa habilitada para liderar o concelho e indicar-lhe o único rumo que nos resta a todos. Todos nós sabemos que não é verdade. Já não vivemos na pré-história e tão pouco somos todos uns ignorantes. Penso que estamos todos de acordo neste ponto.

    Mas mais grave que esta frase infeliz é a retaliação que está a ser feita a pessoas inocentes, que sempre se abstiveram da vida politica activa e só por serem familiares de candidatos são barbaramente castigadas. Mais graves são promessas de empregos e outras benesses que se repetem ciclicamente 4 em 4 anos. Mais grave é criarem-se expectativas de empreendimentos que se sabe de antemão que são autênticos bluff’s. Mais grave é a divisão que se está a fazer entre munícipes pró Baptista e munícipes contra o mesmo. Mais grave é estarmos a permitir que se continue a fazer agressões constantes ao património histórico do Concelho de Almeida e por outro lado aderirmos a uma candidatura a património mundial quando sabemos de antemão que essas agressões a vão prejudicar defenitivamente.

    Deixo aqui uma frase que alguém um dia disse para, quem achar pertinente, meditar: “A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do génio do vencedor”.

    João Neves

    ResponderExcluir
  20. Ah, férias!
    Estamos em Agosto, mês por norma antiga destinado às férias, mesmo que os mais cépticos da nossa Beira o considerem o primeiro mês do inverno…mas isso era antigamente quando as pessoas tinham uma perspectiva pessimista da vida. Hoje não. Imagine-se que até há gente que muda o seu período de gozo de férias exactamente para o agreste tempo invernoso, de frios, nevoeiros e neves, brrr…
    Mas as férias que eu me refiro neste apontamento são, ou melhor, as desejadas, seriam as férias políticas. Sei que é difícil ao homem - um animal político por excelência- dissociar-se da sua essência; isso parece ser um paradoxo. Não é isso que desejaria como férias para mim e até para muitos almeidenses, que estou certo também corroboram dessa vontade. Não, o que eu queria era um mesito longe dos políticos e das atoardas que no período pré-eleitoral somos obrigados a ver e ouvir. Essa poluição sonora e gráfica deixa-me enfastiado, enjoado mesmo e até agonizado, tal a dose que nos é injectada de propaganda que, como propaganda, pouco serve, a não ser esquecê-la, ou utilizá-la quando impressa, para fins mais prosaicos e úteis .
    Deixem-me (nos) respirar livremente e descansar os nosso ouvidos, a nossa mente e gozarmos placidamente ou dinamicamente, esses preciosos trinta diazitos de algum descanso longe também dos chefes e do trabalho pago.
    Sabemos que a rentrée se aproxima e passos largos mas, por momentos, deixem-nos estar longe das promoções de materiais escolares, da abertura das aulas e da confusão de escolas e professores, da apreciação do bronzeado das estrelas da nossa praça, por muito meteóricas que sejam. Mas, particularmente, longe da luta feroz e barulhenta que as duas eleições próximas vão ajuntar.
    Nessa altura, cá estaremos para comentar, mandar uns palpites e analisar tomadas de posição dos candidatos às nossas autarquias. O espectáculo promete. A dois meses da hora da verdade,há bandeiras, tarjas,cartazes e atitudes com alusões que nunca deviam figurar a merecerem ser apagadas e esquecidas. Já encomendei o sabão, mas agora deixem-me seguir no “engano ledo e cego” que são as minhas férias. Au revoir.


    Transcudano

    ResponderExcluir
  21. Não é hora de criticas exacerbadas e exaustivas à gestão de Baptista Ribeiro e José Alberto Morgado até porque os resultados da mesma estão à mostra e é do conhecimento dos eleitores.

    Também não adiantará muito Baptista Ribeiro elaborar um programa eleitoral muito exaustivo e tão pouco avivar-se muito em campanhas eleitorais.

    Em quatro anos Baptista Ribeiro e José Alberto Morgado mostraram o que valem, já todos sabemos do que são capazes.

    O importante é sabermos quem vai com Orlindo Vicente, se realmente se confirma a tal equipa multifacetada e suprapartidária, se terá realmente qualidade, qual o seu programa, a sua postura politica perante os munícipes.

    Certos que se irá verificar uma mudança já será convicção dos almeidenses. Restará saber se esta mudança marcará mesmo a diferença ou se continuará tudo nos mesmos moldes.

    Ou seja, todos nós pretendemos saber se esta mudança que se verificará em Outubro não significará simplesmente uma mudança de “moscas”.

    Esta é a única dúvida que resta.

    Tem a palavra Orlindo Vicente e a sua força de acreditar.


    Artur

    ResponderExcluir
  22. Os que vão com Orlindo Vicente não são desconhecidos da maior parte dos eleitores do concelho de Almeida.
    Vivemos num concelho onde toda a gente se conhece, ou se não conhece, é fácil saber quem são, o que fazem e fizeram, que actividades desenvolvem, de onde são e onde vivem, etc...
    Costuma-se dizer mostra-me com quem andas, eu te direi quem és.
    Mas, eu pessoalmente, direi:
    Quando vejo os olhares dos actuais Autarcas, vejo o desnorte e a desorientação, mas quando vejo os olhares dos candidatos socialistas, vejo Norte e orientação.

    ResponderExcluir
  23. Para ter mais qualidade que esta gestão Baptista/Morgado, convenhamos que não é preciso muito.

    Em ano de eleições autarquicas, é inocente pensar-se que os actuais autarcas não iriam ser julgados pelo trabalho desenvolvido nestes quatro anos, e segundo se vai lendo e ouvindo não abona nada em seu favor.

    Quanto ao programa de Orlindo Vicente já todos tivemos oportunidade de ler as sua linhas mestras e a sua postura não será certamente arrogante e colérica, ditatorial, desgoverno, basta olhar para a divida, como tem demonstrado Baptista Ribeiro e sejamos honestos, O Sr. Morgado tem sido muito mais humilde, pelo menos aparentemente.

    Compreendo a tolerancia a compreensão que alguns municipes tâm relativamente aos actuais autarcas, pois todos temos ambições pessoais e profissionais, que aliás são legitimas e mais vale um passaro na mão.

    Se agora não é hora de criticar o actual executivo quando será?

    Como se poderá fazer uma escolha consciente em Outubro se não se souber como foi a gestão destes senhores nestes quatro anos?

    Vamos fingir que estes senhores não têm qualquer responsabilidade na gestão do nosso concelho?

    Que tal nas próximas legislativas passar uma borracha nos quatro anos de governação Sócrates?

    Por isso temos que estar atentos e empenhados para que em Outubro possamos dar uma oportunidade ao concelho de Almeida.

    Podem só mudar as moscas mas sempre muda qualquer coisa.

    A continuar este executido nem m.... nem moscas

    ResponderExcluir
  24. De uma coisa estamos nós certos em relação a Orlindo Vicente.

    Vamos poder viver em democracia e em liberdade.
    Vamos poder ter ideias diferentes das que terá o Presidente da Câmara, sem receios de retaliações.
    As nossas divergências poderão ser colocadas ao Presidente da Autarquia sem receio de sofrer represálias.
    O Funcionários da Câmara Municipal viverão um ambiente mais saudável e poderão olharem nos olhos uns dos outros sem hipocrisias.

    Nunca mais nenhum Funcionário será desprezado pelo facto de não aderir à candidatura do Presidente da Autarquia.

    Que haverá mais liberdade e democracia, não tenho dúvidas nenhumas.

    ResponderExcluir
  25. do lado de cá do Côa5 de agosto de 2009 às 12:29

    Porque razão o Senhor Joaquim Fonseca passou de Técnico qualificado do Gabinete do Agricultor, para vendedor de artigos de artesanato no Picadeiro de Almeida?

    Será verdade que o Presidente da Câmara levantou um inquérito disciplinar à esposa do Senhor Joaquim Fonseca, porque estava a tirar fotocópias para a Associação da Amoreira? Ou foi porque teve a gentileza de oferecer uma resma de papel à Câmara Municipal para que ela não tivesse prejuízo?

    Será que nunca se tirou fotocópias de outras Associações na máquina fotocopiadora da Câmara Municipal? Nem para partidos políticos?

    Senhor Joaquim Fonseca, se necessitar do meu testemunho, pois estou pronto. Disponha de mim para afirmar quais, quem e sobre quê assuntos foram tiradas fotocópias na Câmara Municipal. Estou atento ao evoluir deste processo e na altura própria falarei consigo.

    Porquê só a Associação da Amoreira não pode ser ajudada pela Câmara Municipal?

    Os habitantes da Amoreira não podem votar no Senhor Baptista e muito menos no Senhor José Alberto.

    Eu não acredito que depois do que estão a fazer à Amoreira, exista alguém daquela Aldeia que tenha a coragem de votar no Senhor Baptista Ribeiro.

    E a Amoreira vai ter um VEREADOR no próximo executivo da Câmara Municipal de Almeida.

    Viva o Quim!
    Viva a Amoreira!

    ResponderExcluir
  26. Por acaso algum leitor deste blog saberá dar alguma noticia sobre as viagens e almoços no estrangeiro dos administradores da Gerbalis?

    Parece que aquilo é um verdadeiro escandalo, ainda por cima usavam e abusavam das ajudas de custo.

    Estou curioso.

    ResponderExcluir
  27. Para saber sobre o caso Gerbalis consultem a edição o Correio da Manhã on line, no dossier Escandalo na CML.

    Mas o abuso de ajudas de custo e viagens é mais comum do seria que o desejável e tolerável nas autarquias, parece que há autarcas que até apresentam ajudas de custo em desloçações para almoçar na sua própria casa, mas estas situações, vá lá saber-se porquê, nunca são detectadas nas auditorias.

    O somatório destas despesas representa um custo elevado ao erário publico.

    Há que moralizar a gestão da coisa publica

    ResponderExcluir
  28. Ao ver as fotos inseridas neste post perguntei-me o quanto terão custado aos cofres das autarquias estas obras para agora se encontrarem neste estado de degradação.

    Em anos de eleições os autarcas são atacados por furias inauguradoras, para depois não mais zelarem pelo que edificaram, na maioria das vezes sem qualquer planeamento quase sempre ao sabor de promessas, em cima do joelho.


    A qualidade destas obras é deplorável, sem qualidade, diria mesmo saloia.

    Se queremos fazer de Almeida um destino turistico por excelência, pois tem condições para isso ,temos que oferecer qualidade e pela amostra a autarquia é a primeira a edificar autenticos mamarrachos ou a autorizar a sua edificação.

    Como consumidor de turismo nunca iria para um sitio assim. Por Almeida nada oferecer é que só tem o turismo de passagem, pois não oferece nada de qualidade para quem pretendesse ficar mais tempo.

    É nisto que os autarcas têm que pensar.

    Quando pretenderem edificar algo, primeiro terão de pensar como essas edificações poderão contribuir para o desenvolvimento social e económico do concelho, não é só prometer por prometer, construir por construir.

    Por tudo isto entendo que este executivo foi mau, muito mau mesmo.

    Limitou-se às tão famosas festas e festinhas.

    Entendo assim,que o Dr. Orlindo, pela sua formação académica é uma mais valia para o nosso concelho pois tem certamente uma outra perspectiva da gestão autarquica.

    ResponderExcluir
  29. Tudo isto é esclarecedor do pulsar e da embriaguez psicológica dos actuais autarcas PSD em funções na câmara de Almeida e das suas tropas fandangas.

    Estes senhores, mandatados por uma eleição, para gerir o município por 4 anos, não o fazem por altruismo.

    Primeiro, porque se estão lá foi porque quizeram candidatar-se, ninguém os obrigou.

    Segundo, não estão lá para fazer um favor a quem os elegeu e a quem não os elegeu, mas sim para trabalhar.

    Terçeiro, estão a ser pagos e bem pagos, acima e bem acima da média de qualquer ordenado mínimo, de qualquer licenciado que esteja a trabalhar seja onde fôr e seja para quem fôr e acima e bem acima de qualquer trabalhador independente a trabalhar por conta própria.

    Quarto, é-lhes confiada a missão de gerir muitos milhões de euros, pagar a muitos trabalhadores com muito dinheiro e pagar-se a si próprios, pagar as obras e as obrinhas outra vez com muitos milhões, tendo tão só a exigência de mostrar comprovativos dos gastos.

    Quinto, quando saiem das funções, têm quase sempre a sua espera reformas douradas com poucos anos de serviço.

    Ninguém os mandatou para fazer e pagar borgas atràs de borgas, festas atràs de festas, passeios atràs de passeios desbaratar dinheiro com milhares de futilidades, e, ainda mais grave, pedir empréstimos atràs de empréstimos.
    Ninguém os mandatou para perseguir funcionários (as), cidadãos que só querem viver a sua vida ou opositores políticos, fazer e dizer coisas que envergonham as boas pessoas e enlameam o nome de Almeida. Ninguém os mandatou para gastar dinheiro e depois não dizerem a quem os elegeu e quem não elegeu onde o gastaram.

    Por tudo isto, apetece-me perguntar ao grande alá e à sua seita fundamentalista o que terá tudo o anteriormente referido a ver com "o cuidar de Almeida" e "o berço". com que moral essa gente retalia contra as pessoas e as entidades que não concordam que as suas funções pagas, não correspondem aos objectivos pretendidos? e porque, o resultado da avaliação sendo, não negativo, mas um descalabro, o justo despedimento não pode ser considerado o único remédio?

    ResponderExcluir
  30. Depois deste negro retrato ainda se sentem, quais "bebés de berço" a serem injustamente esbofeteados.

    Nota: Mais um concurso hoje no DR

    Pergunto: Para quem será este lugar encomendado?

    Terá sido um esquecimento ou uma promessa de última hora?

    E ainda se sentem ofendidos quando são criticados?

    Será isto uma boa gestão?

    Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

    ResponderExcluir
  31. Por razões profissionais e no âmbito da Administração Pública, trabalho directamente com várias autarquias, às quais periodicamente solicito Mapas de Pessoal.

    De referir que a maioria dos municipios com quem trabalho são de dimensão identica ao nosso concelho.

    No entanto os quadros de Pessoal são consideralvelmente mais reduzidos.

    Das 5 autarquias observadas, o nº de trabalhadores vai de 71 ao máximo de 129, incomparavelmete inferior aos cerca de 170 trabalhadores do municipio de Almeida.

    Conhecendo bem o nosso concelho, os serviços prestados por aquelas autarquias aos seus minicipes é consideravelmete superior ao que se passa em Almeida.

    Isto não tem a ver com partidos politicos.

    Nas autarquicas não se vota em partidos.Vota-se em pessoas.

    A gestão dos actuais autarcas gira à volta da sua sobrevivência politica, a sua preocupação não é o concelho nem são as pessoas, a sua preocupação primeira é garantirem os seus lugares.

    As questões importantes para o desenvolvimento do concelho ao fim de quatro anos estão por resolver.

    Será que não chegou o momento de dar oportunidade a outros protagonistas?

    Será que queremos mais do mesmo?

    A elegermos os mesmos será que o amor que temos à nossa terra é verdadeiro?

    ResponderExcluir
  32. muito mal estamos quando tudo tem que ser personificado. não haverá razão para além disso?
    será que as pessoas anonimas não merecem que se trabalhe para elas sem daí retirar dividendos pessoais?
    ou teremos sempre que viver com a ideia que um qualquer dr. ou dra. é superior so porque veio de lisboa e que tudo é neles personificado como se de deuses se tratassem?
    chega de complexos de inferioridade....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  33. Quero dar os parabens ao Sr. F.Afonso pelo entusiasmo com que defende algumas causas, no entanto desmonstra ou uma cegueira politica ou muita inginuidade.

    Realmente achará que esta entrada em catadupa nos quadros da autarquia é pensar nas pessoas?

    Porquê só agora em pré campanha eleitoral?

    Pensar nas pessoas é antes demais promover o desenvolvimento económico de um concelho, de modo a promover a criação de postos de trabalho e não ser a autarquia a absorver a mão de obra disponível.

    Mal cai um concelho quando a autarquia é o principal empregador.

    Com respeito lhe digo que esta minha observação nada tem a ver com politiquice, tem antes a ver com uma noção de gestão diferente da que está a seguida por este executivo, cuja noção de desenvolvimento economico e social parece ser nulo.

    ResponderExcluir
  34. continuem à espera das fábricas, continuem à espera das galinhas dos ovos de ouro, continuem....
    seré que não há ninguém que consiga ver que o futuro de almeida é só um - turismo!!!!
    e entao, os milhares de pessoas que se vêem ao largo do ano inteiro, vieram porquê?
    Vi almeida promover-se na INTUR, na FITUR, na BTL. Será que isso não é benéfico?
    Será que os milhares de pessoas que visitam almeida por motivo das recriações históricas são um numero banal? será que são maluquinhos? onde terão eles ouvido falar de almeida? - por favor...
    agora, as festinhas como muitos chamam, obviamente não são gratuitas, custam dinheirinho. isso mesmo, aquilo que também se usa para comprar melões...
    as pessoas do quadro da autarquia têm de ser julgadas pelo trabalho que desenvolvem, pelos resultados que se vêm ou nao,depois do trabalho efectuado.
    ponham os olhos no grupo de recreação histórica. ou será que também faz parte das festas?
    as termas meus senhores? será que as termas são também um mau investimento?
    o sintetico - não iram os senhores gostar de ver os vossos filhos a ter melhores condições para praticar desporto?
    a biblioteca, ou será que o que interessa discutir é se o nome de uma pessoa que por sinal, tal como a sua familia, deveria sim era ser respeitada por todos, está grande ou pequeno (e desculpa-me zé carlos a frieza, não tem qualquer má intenção) o multiusos, piscinas, escolas, centros de saude, lares, apoios domiciliarios..... mas onde é que estamos afinal? venham viver para cá, tragam massa critica para cá, invistam cá, façam cá as vossas vidas mas, não apenas de 4 em 4 anos, façam como os outros, não queiram apenas a "xixa", também é preciso rilhar muito osso.

    Francisco Afonso (nascido, criado e.... a viver em malpartida)

    ResponderExcluir
  35. Funcionário da C.M.A.6 de agosto de 2009 às 15:52

    Ó Sr. Francisco.

    Mas o Senhor quer convencer quem?

    Ou então quer fazer dos outros burros.

    Está a defender quem?

    O Dr. Costa Reis ou Baptista Ribeiro?

    É que o Dr. Costa Reis deixou tudo isso que o Senhor enumerou, é verdade sim Senhor.

    E ainda deixou os cofres da Câmara Municipal cheios. Com contas a prazo a render juros.

    Mas o Dr. Costa Reis já não é Presidente da Câmara há quatro anos, Senhor Francisco.

    Estamos ou vamos julgar agora é BAPTISTA RIBEIRO que é o actual Presidente da Câmara de Almeida.

    Olhe, de todas, mas TODAS mesmo, infra-estruturas que enumerou são obras de Costa Reis.

    BAPTISTA RIBEIRO NÃO TEM UMA! Nem uma para amostra!

    Perdão. Com excepção do relvado sintético neste momento em construção (agora em altura de eleições. Será coincidência?), e mesmo assim foi preciso pedir dinheiro emprestado.

    O que Baptista Ribeiro se está a limitar a fazer é inaugurações das obras imaginadas, iniciadas e cujos financiamentos dos fundos comunitários foram obra de Costa Reis.

    O Senhor BAPTISTA RIBEIRO NÃO FEZ UMA, Senhor Francisco. Está tudo à mostra.

    Fala em Lares e Apoios a Idosos? Mas o Senhor sabe o que está a dizer?
    Indique-me um Lar ou um Centro de Apoio a Idosos e/ou Domiciliário cuja construção tenha tido o apoio financeiro da Câmara Municipal.
    Deixe-me informá-lo que essas infra-estruturas são subsidiadas pela Segurança Social, pelo Centro Regional de Segurança Social que por sua vez depende do Governo deste País.

    Quanto às festas e festinhas, tem razão no que diz respeito às recriações históricas das invasões francesas. Mas mesmo esse evento é da autoria do executivo de Costa Reis e de pessoas que o Senhor está a tentar atingir.
    E o resto das festas e das festinhas? Está a referir-se à festa do bacalhau? Ao jazz nas muralhas de Almeida? À semana cultural? Aos fados e guitarradas? Às feiras das actividades económicas de Vilar Formoso? Ao ilusionismo nas muralhas de Almeida? À feira das artes e da cultura? Ou ás jantaradas no Arrabalde de Sto. António? Ou às jantaradas da tal confraria dos amigos do Senhor Baptista?
    Ó Senhor Francisco, o Senhor anda a passar muito tempo em Pinhel. Tem que “viver” mais tempo em Almeida. Olhe, participe na próxima feira de caça e pesca e…dedique-se!

    O papel que o Senhor está a fazer é muito feio.

    Ou então só demonstra uma ignorância atroz.

    Um Funcionário da Câmara

    ResponderExcluir
  36. O turismo quem que ser uma actividade económica criadora de riqueza e postos de trabalho.

    O Sr. F.Afonso poderá dizer-me quantos postos de trabalho já geraram estas festas e festinhas?

    O que se tem feito é distrair o povo.

    Tem razaão quado diz que se vêm muitas pessoas ao largo,mas é ao largo,porque muitas vezez nem têm onde tomar uma bica ou comer uma refeição intra muralhas.

    Concordo consigo quando diz que o futuro de Almeida está no turismo, mas o que adianta andar a promover Almeida se depois não tem nada para oferecer.

    Faço turismo cultural com regularidade e infelizmente Almeida não está sozinha neste marasmo,e quando visito vilas que oferecem o que Almeida oferece pura e simplesmente rumo a outras paragens.

    Ninguem está contra algumas obras que já foram feitas, agora atribuir lares, apoio domiciliario à autarquia já será um abuso pois estes equipamentos são de associações ou ipss ou Santa casa, que muitas vezes se candidatam directamente aos apoios comunitários, temos o exemplo da Aldeia de S. Sebastião, será que também é obra da autarquia? quanto a centros de saúde são decisões do poder central.

    O seu conceito de turismo terá de ser revisto.

    Almeida neste momento é bom a o turista de merenda e garrafão, que embora também sejam bem vindos, Almeida pode oferecer turismo de alta qualidade, se os responsáveis politicos forem capazes de criar condições para o seu aparecimento.

    Que conceito de turismo tão saloio.

    Será que F.Afonso nunca fez turismo a sério?
    Ou limita-se a ir à prais e estender a toalha na
    areia?

    Será por muita gente ter este conceito de turismo que Almeida não passa da cepa torta.

    ResponderExcluir
  37. ..."Deixe-me informá-lo que essas infra-estruturas são subsidiadas pela Segurança Social, pelo Centro Regional de Segurança Social que por sua vez depende do Governo deste País".

    TRATE DE SE RECICLAR, vá analisar o que foi prometido (por exemplo) para malpartida e depois veja o que foi e quando foi dado o tal subsidio.

    Outra coisa e mais um ponto a favor de Costa Reis será sem dúvida mais um facto inedito- Pagar obras antes das mesmas serem feitas. Ora bem durante estes quatro anos não foi preciso pagar NADA, tava tudo pago.... santa ignorância...

    Depois, o conceito cultural de cada um é com ele proprio e cada um saberá se gosta mais ou menos, agora que existe mais variedade existe, talvez não haja é tanto "chá p`rás tias" e seja mais "pás" pessoas.

    Turismo actividade económica capaz de gerar riqueza e criar emprego, CONCORDO e como eu, sugiro perguntem à Teresa do Granitus ou ao Professor Dias se o turismo não é mais valia? e porquê, porque se adaptam, porque servem como o turista gosta e não como julgam que deve ser, porque, talvez, andem nisto há muito....

    Almeida não tem nada para oferecer? -então o que faz esta gente cá ainda? FAÇAM ALGO PÁ!!!!

    Ponham o poder central à parte, esses só não nos tiraram o que temos porque, alguma vez haveria de ser, o povo pôs-se à frente....

    Para concluír, não gosto de praia, passo é muito tempo na rua, em trabalho, no "batente".... Gabinetes fazem mal a muita gente

    Passem bem

    f.afonso

    ResponderExcluir
  38. Sugeria ao Sr. F.Afonso, que se quer que continuem a ter de si uma ideia de pessoa digna e intelidente deixe de expor assim a sua fanfarronice e ignorância, pois quem aborda estes temas da maneira que ele o faz, só pode levar as pessoas a pensar que estão perante um ignorante em termos de desenvolvimento, um ressabiado em termos politicos e alguem que se julga mais inteligente do que é na realidade ou então sugeria-lhe que se informasse e cultivasse, pois fanfarrões já temos qb

    ResponderExcluir
  39. As termas de onde? da Fonte Santa?
    Sem água? quantos furos já foram feitos?
    ó Xico, tu sabes que o último furo já ia em 450 m e não dava para as termas?
    Foi o teu Baptista Ribeiro que o afirmou. Não estou a inventar nada. Foi ele que o disse publicamente. "...o último furo tinha 450 m mas a água que tinah não dava para encher a piscina..." e que iam começas outro furo.
    Só em furos já vai uma fortuna.
    Sabes o que se passa na Fonte Santa. Eu sou um leigo na matéria, mas palpita-me que estragaram a fonte de água medicinal. É um logro e não querem falar a verdade ao povo de Almeida.
    Deus queira que eu me engane, Xico.

    E quem te disse que o único futuro que existe para a Vila de Almeida é o Turismo? Porquê?
    Ponham na Câmara gente com imaginação e verão se é a única coisa que nos resta.
    Porque razão deve ser o turismo? Ou o Turismo ou a morte?

    Pois esse é a sensibilidade de Baptista Ribeiro, Zé Alberto, Alcinos e companhia. Mas existem outras valências para a Vila.

    Para terminar, meu amigo, estamos a debater o CONCELHO de Almeida. Não estamos a debater a Vila de Almeida. O Concelho é vasto e nas outras Freguesias também existe vida, meu amigo.

    É o Povo do CONCELHO que vai julgar Baptista Ribeiro e José Alberto!

    ResponderExcluir
  40. Começemos a comparar os subsídios atribuidos pela autarquia às instituições do concelho, com o que foi gastos em comezainas, festas, festinhas e festarolas.

    Só em comezainas as contas da autarquia apresentavam milhares de euros, fora oa 240.000 € que ainda estão por justificar.

    Li em tempos num documento da câmara um subsídio a uma junta de freguesia para comprar um equipamento de pasme-se 250 €. Devem estar a gozar com a malta.

    Agora gostava de saber quanto é que este executivo gastou em ajudas de custo e viagens só com os orgãos de gestão.

    Almeida está a ficar com touros enraivecidos em demasia.

    Chega de fanfarronice

    ResponderExcluir
  41. ok ok ok senhores arautos da verdade...

    vou pregar pra outra freguesia, pena que nunca ninguem se identifique neste local, talvez o mesmo nome servisse para todos até....

    fanfarronice e ressaibiamento??? - quota zero meu caro, sei descer por onde se sobe e conheço os apeadeiros todos, aliás, passo muitas vezes por eles todos.

    confirmado confirmado fica aquilo que há muito digo, não se discutem ideias nem rumos, discute-se aquilo que deve estar em plano secundário....

    mais uma vez, passem bem e por cá assim fiquem

    f.afonso

    NOTA: já agora, quanto à ideia que têm de mim, não me preocupa nem vivo para isso. Ambições zero meu caro....

    ResponderExcluir
  42. ok, ok, ok...

    aqui tá tudo visto, pena que ninguem se identifique. talvez até a mesma carapuça servisse a todos....hum.... aiiiii!!!!

    fanfarronice e ressaibiamento, assim como o que os outros possam pensar de mim.... olhe, não vivo para isso, nem pretendo ocupar cargos ou lugares, tal como não apareci apenas há dois ou três meses....
    Mais, conheço como se sobe e se desce desde há muito, aliás conheço todos os apeadeiros que pelo meio se encontram e faço esse caminho sempre que necessário.

    Passem bem e deixem lá de uma vez por todas de se sentir inferiores. Os outros, os que aparecem agora são igualinhos a nós...

    ALMA ATE ALMEIDA

    f.afonso

    ResponderExcluir
  43. Ó Senhor Francisco "chá p`rás tias".

    Já vi que não vale a pena debater algo consigo uma vez que está com vontade de raciocinar.

    Mas, só para o informar. O Senhor Dr. Costa Reis, pessoa que estimo muito, tinha sempre o cuidado de imaginar um investimento, planeá-lo e NUNCA o lançava a concurso sem estar o seu financiamento assegurado. Nunca elaborou uma obra sem que ela estivesse devidamente suportada pelos fundos comunitários.
    Daí o saldo extraordináriamente positivo que deixou na Câmara de Almeida, com duas contas a prazo a render juros para a autarquia.
    Portanto, todas essas obras que mencionou são obras do Dr. Costa Reis e ele SALVAGUARDOU EM DEVIDO TEMPO O SEU FINANCIAMENTO.
    Percebeu desta vez? Claro que as obras foram pagas com o dinheiro desses financiamentos, deixados pelo Senhor Dr. Costa Reis. Entendeu?

    Na prática, repetindo, as obras que referiu já tinham o seu pagamento assegurado, feito pelo Dr. Costa Reis.

    E termino mais uma vez afirmando que, o Senhor Baptista Ribeiro nem lançou obra nenhuma nem tão pouco deixa a Câmara com a situação financeira saudável. Pelo contrário, com a gestão catastrófica, sem rumo e sem nexo que está a fazer, não sei se será fácil recuperá-la.

    O tempo o dirá. Mas, pelo sim pelo não, Senhor Francisco, será melhor mudarmos de gestor para a autarquia.

    "chá p`rás tias"

    ResponderExcluir
  44. Eu logo vi que a sua ambição era zero.

    Eu logo vi que o Senhor é do tal "berço" que falava aqui à dias o Alcino Morgado.

    Quando você diz que a sua ambição "...é zero...", pois meu caro, estamos conversados. Escusava era de ter vindo.

    "chá p`rás tias"

    ResponderExcluir
  45. F. Afonso...F. Afonso!

    Você é a imagem daquilo que nós não queremos. É igual aos dos seu berço!
    Você é, ou anda, enraivecido, embrutecido, tristão, com rancor às pessoas que só querem expôr pontos de vista e opiniões. Você não tem ambições, ideias novas, nem conhece as ideias velhas.
    É tão simples você melhorar a sua saúde com o concelho de Almeida com tanto desenvolvimento, que proporciona um bem-estar ao nível das melhores zonas turísticas do MUNDO. Vá relaxar para a Fonte Santa e tome lá uns bons banhos de enxofre seguido de umas massagens.
    Olhe, para mim, você não passa de um tótó, que não sabe nem conhece o sítio onde vive.
    Você tem olhos na cara, mas sofre de cegueira!
    O melhor a fazer é deixá-lo a rezar a S. Batista, e aconselhá-lo a, uma vez que o irrita e deixa indispoto andar por estas bandas a espiolhar o que os outros dizem, desaparecer daqui! Vai ver que vai notar melhorias na sua saúde, senão tome um calmante ao deitar e durma.

    ResponderExcluir
  46. Por favor vamos deixar o sr. F Afonso em paz.
    Todos temos o direito de emitir opiniões e todos devemos respeitar essas opiniões,concordando ou não com elas.
    Pelo que conheço do sr Afonso e do seu passado político, acredito que esteja no bom caminho.
    Estando a trabalhar onde está,basta que compare a actuação profissional do seu Presidente, com a do nosso. Incomparáveis, digo eu.
    Haja bom senso e imparcialidade na análise de actuações.

    ResponderExcluir
  47. BAPTISTA RIBEIRO

    Se não for ele a cuidar de Almeida…quem cuidará?

    ou

    Se eu não gostar de mim…quem gostará?

    ou ainda,

    Quem não for por mim…é contra mim!


    Isto chama-se arrogância, vaidade, soberba, sobrancearia e também, desculpem se exagero no termo, mas é a realidade…espírito ditatorial.

    Para bem do Concelho de Almeida, este senhor não pode ser eleito!

    ResponderExcluir
  48. Têm piada todos os comentários que estive a ler.Eu sei que os do PS são de convicções fortes de tal maneira que se um burro se candidatasse pelo PS eles votariam nele.Eu só queria que meditassem nisto:
    -Se o nosso País está de tanga desde que o PS está no Governo:
    -Se a nossa saúde está doente ;
    - Se o ensino está no caos que todos vemos, já para não falar na (in)justiça...
    - Se os nossos governantes em vez de promoverem o produto nacional vestem Armani e Prada...
    - Se os do PS não nos governam , mas estão para se governarem ...não sei se querem que vos relembre todos os escândalos em que os nossos dirigentes tem estado implicados e estão... eu simplesmente diria o PS devia ser deportado ... isto para não falar no prof. Orlindo que nunca foi capaz de dar uma aula em condições ,nem sequer impor respeito dentro da sala de aula , quanto mais gerir uma Câmara. Para terminar só queria dizer que nunca ninguem perdeu para achar. E agora pensem um pouco comigo será que o prof. Orlindo é tão persistente pq "tem pena dos almeidenses ou pq se quer governar a ele e á sua comandita?Agradecia que o meu comentário fosse publicado, apesar de alguns possíveis erros mas como agora tb já não escrevemos português . Se não for publicado significa que a ditadura existe .Já é o 3º que é rejeitado...

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de começar o meu comentário com uma questão: Foi o povo de Almeida que elegeu democraticamente o prof. Baptista? Tanto quanto eu sei a Câmara não foi tomada de assalto.Tb sei que os almeidenses votaram livremente.Assim sendo não sei pq tanta crítica ao presidente da Câmara que está por vontade popular.Se tivesse sido eleito o prof. Orlindo, pensam vocês que estariam melhor? Este, apesar das adversidades, consegui cumprir o que prometeu. Não se pode criticar quem nada fez (prof Orlindo). Não é denegrindo a imagem e a obra do adversário que conseguimos a nossa promoção .Precisamos de saber qual é o programa eleitoral prof. Orlindo.E o ditoso e iluminada Vaz o que tem feito por Almeida?
    "Quem fez a casa na praça a muito se aventurou uns dizem que ficou baixa e outros que de alta passou";
    "Na casa onde não há pão todos ralham e ninguem tem razão";
    "Todos vemos os algueiros nos olhos dos outrs e nunca vemos as estacas nos nossos";
    Todos temos telhados de vidro...e hoje contra os outros e amanhã contra nós. è bom pensarem nisto...

    ResponderExcluir