22 julho, 2009

QUESTÃO DE EDUCAÇÃO...II


Inauguração da Biblioteca Maria Natércia Ruivo.

Diz a Dra. Clarinda Moreira:

“…um outro motivo de perplexidade, esse lamentavelmente já não para mim, mas decerto para muitos dos presentes, foi porque razão o Presidente da edilidade, num momento solene de inauguração de uma consecução que a todos satisfazia e orgulhava, logo após as primeiras palavras de cumprimentos e boas-vindas, justificando com palavras de apreço e atribuição do nome MARIA NATÉRCIA RUIVO àquele espaço, subitamente desatou a gritar crispado contra o que apelidou de “profetas da desgraça”, que só teciam criticas e nada faziam por Almeida, disparando em todas as direcções, misturando alusões de obras feitas com anúncio de obras a concluir, esquecendo-se completamente que as pessoas ali eram convidadas e o orador o anfitrião que as deveria acolher…”

Excerto do artigo publicado no jornal Praça Alta de 14/07/2009.



Decididamente o nosso Presidente da Câmara está a ceder à pressão ou não está a saber lidar com ela.
Mais uma vez a indelicadeza, a falta de postura e de sensibilidade para o cargo que ocupa, traíram Baptista Ribeiro.

Baptista Ribeiro está com os nervos à flor da pele e desata a demonstrar falta de civilidade, a ter poses que não dignificam a instituição de Presidente da Câmara para a qual foi eleito por 90 votos de vantagem. Trata e transforma adversários em inimigos, apenas pelo simples facto de, apesar de vivermos em democracia e em liberdade, se discordar dele. Prefere induzir tentativas de retaliações a familiares de adversários em detrimento da confrontação directa, essa sim saudável e inteligente, pois enquanto simples adversários políticos, podem ser conquistados, mas quando tratados como inimigos dificilmente o conseguirão. Revela assim défice de aptidão para o confronto politico que se aproxima.

Seria bom para Baptista Ribeiro e para a sua novíssima aliança, esperemos que democrática, tivesse um período de meditação, umas férias talvez, e repensasse esta sua postura. Para mim e para a candidatura de Orlindo Vicente preferiríamos que continuasse com esta conduta.

Para terminar penso que também não ficaria mal se terminasse com tanto elogio, tantas loas, tanto louvor a roçar a bajulação ao seu Vice-Presidente José Alberto Morgado, pois este está a demonstrar melhor feição, outro jeito, outra postura e inteligência até para estas questões de eleições autárquicas. Para além de ser ridículo da sua parte, o seu Vereador José Alberto Morgado demonstra na prática que não necessita e até agradecerá.

João Neves

39 comentários:

  1. Fazer de uma homenagem um puro acto de campanha eleitoral é falta de respeito para com a memória da homenageada.
    A Drª Natécia não merecia isto, pois foi uma mulher com nobres sentimentos e sempre respeitou o próximo.

    António Baptista não resiste a meter o pé na argola.

    Ele não faz nada que não seja para se auto promover, ele não homenageou a Dr. Natércia,ele fez um comicio, caso contrário não teria resistido tando a dar à biblioteca o seu nome, e ainda assim de uma forma envergonhada.

    É destas atitudes que devemos ter vergonha, nem num acto solene de homenagem a uma pessoa que nos é tão querida resistiu à demagogia.

    Não respeitou a memória da Dr. Natércia nem os convidados presentes,nem os familiares, esses sim foram lá para prestar homenagem a quem muito a merecer.

    A este comportamento chama-se falta de carácter

    ResponderExcluir
  2. Tenho no Henrique (o médico) um grande amigo. Temos uma amizade que vem de longe, muito longe. Fiquei triste ao saber que se coligou com o PSD. Muito triste. Não por ser o PSD, meu partido de sempre e no qual não vou votar pela primeira vez na minha vida nas Autárquicas. Mas por ter nas suas fileiras pessoas como o Presidene da Câmara. Alguma coisa deve ter passado pela cabeça do Henrique para tomar esta atitude. Ele um acérrimo critico desta gestão PSD. O que ele disse do "cubo mágico" e dos surreais projectos que se avizinham. Como é possivél? Estou convencido que o CDS ganhava mais votos indo sozinho do que coligado. Quando o vir terá que me explicar o que é que se passou em concreto.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a impressão que o Dr. Henrique foi "obrigado" pela distrital, quiçá, a direccção nacional do CDS. O que devia era ter coragem para dizer NÃO.

    ResponderExcluir
  4. Maria Clarinda Moreira23 de julho de 2009 às 01:20

    Estava a escrever um comentário para este Fórum, quando dei conta que o João Neves tinha publicado um excerto do meu artigo, expressamente escrito para os almeidenses que não têm acesso à comunicação digital. Porque o episódio da inauguração da biblioteca me trouxe à memória outros momentos igualmente tensos que também abordei na parte final desse artigo para o Praça Alta, porque este tipo de situação e ambiente se foi repetindo, e não apenas no passado recente com todos os sinais e vontade de continuidade, parece-me oportuno trazê-los aqui também a debate, ainda mais porque já anteriormente tinha tentado obter esclarecimento neste Fórum sobre o que efectivamente se passou nessa Assembleia Municipal do dia 25 de Abril… e o assunto foi sobreposto por outro Post.


    “(…) Já no regresso a casa, ainda sob o efeito da comoção e com as saudades agravadas pela ausência de uma amiga que todos perdemos, não consegui evitar a lembrança de outras cenas igualmente crispadas que ultimamente parece manter Almeida em estado de cerco iminente, fruto do rumo e das opções que foram sendo tomadas.

    Recordo, por exemplo, no último número do jornal Praça Alta a propósito de duas cartas transcritas sobre um mesmo motivo: o Projecto de Requalificação junto às Portas de S. Francisco. Nesses registos puderam-se constatar evidências deste ambiente opressivo e tenso, reclamando sobre um engano da redacção pelo dever de informar com correcção, em termos bem contundentes e de uma força desmesurada para o tipo erro cometido, rotulado de “de inqualificável abuso”, “interferência espúria”, “malabarice”, entre ameaças e exigências de reposição para “não sacrificar a inteligência dos leitores”…para um erro que afinal facilmente se esclarecia, e que nem alterava o motivo fundamental que causa muito mais indignação colectiva: um monumento feito de um amontoado de pedras para colocar defronte às Portas, com tanques de água e passeios de granito condicionando o trânsito, supostamente para resolver um problema de segurança rodoviária, à custa do sossego dos peões, além de constituir uma imposição visual e uma afronta à vontade da população, no respeito pela sua identidade ligada à História. Mas o que é mais sinistro ou talvez cínico, convertendo os protestos manifestados numa afirmação de que na sua apresentação pública, na Sessão extraordinária do dia 25 de Abril, esse projecto foi apreciado de forma pacífica, conforme citação retirada de uma dessas cartas: “ONDE FORAM ACEITES POR AMPLO CONSENSO”. Qual consenso? Alguma vez esse projecto chegou a ser aprovado na Assembleia Municipal? Voltamos ao mesmo…

    Perante tanta desfaçatez, que entra pelos ouvidos e olhos, sinto na garganta as verberações e acusações contra quem alegadamente nada faz por Almeida e os tais “profetas da desgraça”. Obviamente rejeitando a condição de alvo, como os momentos de anterior entrega cabalmente desmentiriam, vejo os disparos crispados de um lado e do outro como um desespero de causa ou uma frustrada tentativa de recrutamento, que os almeidenses cada vez mais hostilizam! Com saudades cada vez mais apertadas por tudo o que desapareceu, inclusive um dos sorrisos mais luminosos, agora apenas em retrato, só me ocorre o lamento parafraseado do poeta: “Formosa Almeida minha, quão diferente te vejo e vi….”

    ResponderExcluir
  5. Existem pessoas que não sabem lidar com a pressão, e pior ainda quando entendem que, o seu (dele/s)ciclo está próximo do fim.

    ResponderExcluir
  6. O João Neves tinha prometido publicar uma carta que o Sr. Presidente da Câmara lhe dirigiu. Como até ao momento ainda não o fez, pergunto: ainda o vai fazer ou desistiu da ideia?

    ResponderExcluir
  7. O Senhor Alcino já está a contrariar a imagem que eu tinha de pessoa doutrinada e de critica afável. Pelo menos era essa a ideia que tinha desse Senhor.
    Parece que não, que eu estava enganado. Ou então não estará a suportar a pressão e a seguir o mau exemplo do seu líder.

    Lí trechos da sua intervenção na apresentação da candidatura de Baptista Ribeiro - versão II.

    Afirmar que o PSD só aceita gente que "tenha uma base de formação de berço", para além de ser de muito mau gosto, é também uma afirmação hilariante para quem vive neste Concelho e conhece as suas gentes.
    É uma afirmação digna João Jardim, da Madeira.

    Bom, não sei o conceito que ele terá de “formação de berço”. Estará a olhar ou a pensar em que lista candidata? Na afecta ao PSD? Ou ao PS? Ou à CDU?

    Ele lá saberá.

    Mas a questão do berço também se relaciona com máquinas fotocopiadoras.

    A partir de agora ficamos a saber: não se podem tirar fotocópias na Câmara Municipal para a Associação da Amoreira. Só para a Amoreira é que é proibido.

    Não é Senhor Alcino?

    Senhor Alcino, é esta a “formação de berço” a que se refere?

    F.Garces

    ResponderExcluir
  8. Maria Clarinda Moreira24 de julho de 2009 às 08:13

    Caso o anónimo do dia 23 às 17h não tenha ainda percebido, o Sr. João Neves NÃO PODE PUBLICAR a referida carta, como pretendia. Foi pública e particularmente avisado disso. Corre o risco de ser processado pelo autor da mesma, por não ter a sua autorização expressa. Na senda do ambiente persecutório em Almeida, vinha mesmo a calhar, não?

    ResponderExcluir
  9. Maria Clarinda Moreira25 de julho de 2009 às 11:48

    Coloquei um comentário pedindo esclarecimento sobre o que efectivamente se passou na sessão extraordinária do dia 25 de Abril, já que apenas particularmente soube que houve forte contestação à apresentação do projecto de requalificação do Largo 25 de Abril, protagonizada pelo Sr. Eng. Rui Patrício, membro da Assembleia Municipal.

    Espantou-me, depois disso, ler preto no branco, no jornal Praça Alta, uma reclamação assinada pelo Arq. João Marujo, autor de uma das duas cartas publicadas no nº 169 da edição de Junho, clamando que as propostas do referido projecto tinha sido explicitadas e sujeitas a debate público, nessa mesma sessão “ONDE FORAM ACEITES POR AMPLO CONSENSO”.

    As versões, portanto, não coincidem. E os almeidenses têm o direito de ser esclarecidos, face aos protestos levantados pelos dois arquitectos, um deles assinando-se como Doutor Arquitecto João Campos, assumindo-se como autor do projecto, o outro como Técnico Superior da Câmara Municipal de Almeida.

    A fazer fé nessas palavras, as objecções apresentadas ao projecto não se verificaram, nem a indignação dos almeidenses manifestada neste Fórum, conta para nada! Partem apenas do pressuposto que os almeidenses foram mal informados, e, cito, “intencionalmente induzidos em erro” pela redacção. O que, conforme se pode constatar pelo esclarecimento da própria, nesse mesmo número, pouco de substancial se altera em relação ao projecto de requalificação em si, que prevê a colocação de uma alameda de tanques, coroada por uma espécie de rotunda às Portas com uma grinalda de pedras e repuxos.

    Eu sei que a emergência dos almeidenses actualmente é a luta político-partidária, e que se opta por julgar que o actual executivo não tem dinheiro nem tempo de avançar com tais obras antes das eleições. No entanto, hoje temos palavras crispadas lidas ou vociferadas aos microfones, enquanto se procura passar a ideia de que obras como essas merecem “consenso” (sem que isso aconteça!)… e amanhã aparecem lá plantadas, como os tanques de água choca de Vilar Formoso que só recentemente foram limpos, por pressão pública.

    Almeida não pode permitir este tipo de arbitrariedades. Por nunca ter protestado antes é que os mamarrachos proliferaram como fungos no concelho. O tom em que as cartas foram escritas por ambos os técnicos denuncia o beneplácito da tutela que os apoia, bem como a ditadura de opinião a que os almeidenses têm estado sujeitos em matéria de políticas de intervenção sobre o seu património. É a manutenção desse rumo que os almeidenses querem?

    ResponderExcluir
  10. Actas de Reunião de Assembleia Municipal - Arquivo a partir de 2009

    Nesta secção encontram-se arquivadas todas as Actas de Reunião de Assembleia a partir de 2009.


    Actas Completas Disponíveis de 2009

    De momento não existe nenhuma acta.

    Que dizer? A Mesa da Assembleia Municipal de Almeida não funciona? As actas não estão elaboradas e aprovadas, com as devidas e constantes rectificações? A Câmara não dispõe dos técnicos indispensáveis para manter o site actualizado? O Dr. Costa Reis, como Presidente da Assembleia Municipal, não envia as actas para publicação? Seja lá o que for não dá para entender! Nem uma acta da Assembleia Municipal? Nem de uma sessão ordinária nem extraordinária? Estranho! Mas ainda faltam dois meses e alguns dias para o fim do mandato, e até lá tudo estará alterado, certamente! É bem provável que as referidas actas até sejam publicadas no Boletim Municipal! E já que falamos deste, deve estar a sair aquele número habitual que serve os propósitos da campanha do PSD, perdão da coligação PSD-CDS! Nesse Boletim o CDS também terá lá um espaçozinho? Porque não? Talvez o seu representante na Assembleia Municipal queira aproveitar para explicar melhor os seus pontos de vista sobre o património, a cultura, a educação, o ambiente, que deseja para o concelho! É o mesmo que o Professor Baptista Ribeiro, não? Enfim, assim vai a vida política pelo nosso concelho.....



    responder a comentário

    ResponderExcluir
  11. Coligação com CDS não é sinal de fraqueza

    Foi apresentada este domingo a Coligação PSD/CDS-PP, à Câmara Municipal de Almeida. Esta coligação vai abranger a lista para a Câmara , a lista para a Assembleia municipal, e ainda a Assembleia de Freguesia de Vilar Formoso. Alcino Morgado, em entrevista à Elmo, disse que "esta coligação não é sinal de fraqueza, mas sim o reconhecimento do trabalho feito pelo partido social-democrata."
    Apesar de nas últimas eleições o partido ter ganho a Câmara com uma larga vantagem, Alcino Morgado diz, e referindo-se às autárquicas de Outubro, que não há vitórias antecipadas. O presidente da Concelhia Social-democrata diz portanto que todo o apoio é bem vindo, justificando desta forma a coligação com o CDS.
    Afinal,Dr. Alcino, a coligação tem como origem o facto de não haver vitórias antecipadas e todos os votos serem bem vindos ou o reconhecimento do mérito do trabalho feito pelo Partido Social Democrata, quer dizer pelo executivo da Câmara Municipal de Almeida? Não é sinal de fraqueza?? No tempo do Dr. Costa Reis não me lembro de tal coligação! O CDS não reconhecia então o mérito do trabalho feito pelo PSD? Ou o trabalho era tão só do Dr. Costa Reis? Não estava então já no executivo o Dr. Baptista Ribeiro, o mesmo que agora decididamente o CDS apoia? Ou será que a(s) Comissão(ões) Política(s) do PSD de então não tinham à sua frente pessoas capazes de tal proeza? De uma co-ligação PSD-CDS!! A liderança da actual Comissão está verdadeiramente a surpreender-nos!!! Primeiro, o seu Presidente, não conhecia ainda as propostas de Baptista Ribeiro para a sua candidatura autárquica e já lhe dava todo o apoio na convicção que todas elas, indiscutivelmente, eram em favor do desenvolvimento do concelho; segundo, o seu Presidente, faz duas apresentações do candidadato Baptista Ribeiro, uma a só a segundo em co-ligação, ficando por saber qual delas representa verdadeiramente o rumo do PSD; terceiro, o seu Presidente, diz que a vitória do PSD nas últimas eleições autárquicas foi por larga vantagem, mas não há vitórias antecipadas, e vai daí o melhor é fazer uma pequena operação aritmética, quer dizer, uma coligação!! Ficaremos por aqui? Não creio! O Presidente da Comissão Política do CDS diz que a coligação é por causa dos "semáforos, dos vira-casacas, dos camaleões"! Estará a referir-se a quem? Não é certamente aos que rapidamente abandonaram o CDS e passaram para o PSD a quando da candidatura de Costa Reis! Isso seria um tiro nos pés! Aliás, pensando bem, talvez isso explique a razão de não ter havido coligação durante os mandatos do Dr. Costa Reis! Mas o tempo....apaga a memória, e agora está tudo dissipado, propício a coligações..!Só ficam de fora os nascidos em «mau berço» não é Dr. Alcino? Os de esquerda? Talvez nem tanto! Se calhar os apoiantes do PCP também não tardam em receber elogios, já que uma coligação...dava nas vistas!!

    ResponderExcluir
  12. O Sr.Alcino, cada vez que diz alguma coisa só sai asneira.
    Mas onde andaria ele a estudar? Definitivamente, por as bandas laranjas só anda gente que cada vez que abre a boca sai confusão.
    Existe uma enorme dificuldade em articular pensamento, escrita, memória e coerência por parte daquela gente.
    Será que não há um que escape assim-assim?
    Até nem custa nada, basta pensarem 2, 3 ou 4 vezes antes de exprimir alguma ideia ou algum pensamento.
    Já todos percebemos! Já todos vimos onde andam os inaptos e os azelhas cá do sítio! Nem arquitectos, nem engenheiros, nem doutores escapam.
    Vão pregar para outras bandas, talvez tenham mais sorte!

    ResponderExcluir
  13. Tenho recebido imensas solicitações tanto a nível de e-mails que me são enviados, como solicitações via telemóvel e até pessoalmente, para publicar a carta que me foi dirigida pelo sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida.

    Informo que a publicação será feita quando eu entender oportuno, fazê-lo.

    Quanto aos mais ansiosos, podem contactar-me pessoalmente já que sou portador do original da carta recebida, como da resposta, por mim enviada ao sr. prof. António Batista Ribeiro.

    ResponderExcluir
  14. Peço desculpa ao autor do post,sr. João Neves, pelo facto de este meu comentário nada ter a ver com o tema,mas entendi ser importante referir a vergonhosa atitude, mais uma, da Câmara Municipal de Almeida com a organização de mais um festival musical em Vilar Formoso.
    Se o sr. entender pode publicar, se o rejeitar,também eu entendo que não tem a ver com o tema e esperarei por outra oportunidade.


    São tantos tiros nos pés que esta gente do PSD está a dar, que qualquer dia têm que ser nos joelhos e de pois mais acima e mais acima, até que alguns ficarão sem muita coisa.
    Em má hora decidi ir até ao pavilhão de Vilar Formoso (outra vez Vilar Formoso) para assistir a mais uma festinha. Não tenho nada contra Vilar Formoso nem contra as suas gentes. Mas hão-de reparar que só aí e em Almeida é que a Câmara Municipal realiza e paga as festas. As outras freguesias, embora nem todas, são tratadas como enteadas. Assim não.
    Dizia eu que em má hora fui até Vilar Formoso e ao pavilhão, porque naquilo que deveria ser um acto público organizado pela instituição Câmara, jamais deveria ter aparecido o presidente para se auto elogiar. Na realidade a atitude é deveras vergonhosa e só demonstra falta de respeito para com os seus adversários políticos, uma vez que não dispõem da mesma possibilidade, falta de respeito para com quem nada tem a ver com política nem quer, e ter que assistir a um auto elogio vergonhoso do ponto de vista ético e ainda falta de respeito para com os Vilarformosenses, uma vez que o actual executivo camarário nada fez até agora naquela localidade.

    Mas existe um outro factor que me chamou a atenção. Foi mais por isso que me desloquei até lá.
    Veja-se o tema: 4º Festival Económico Raiano.
    Eu pergunto: Económico? Em quê?
    Comecemos por analisar o panfleto publicitário distribuído por todo o lado a expensas de todos nós.
    Vemos ali publicidade no dia tal ao grupo musical X, no dia Y ao grupo Z e por aí fora.
    Então e a publicidade ao sector económico?
    Das duas, uma. Ou se queria trazer uns grupos musicais para dar mais música às pessoas (entenda-se de Vilar Formoso), e então não está certo o tema da festa, ou então a troco de uns grupos musicais chamamos a malta para vir ver uns tantos amigos convidados obrigatóriamente para colocarem produtos em mostra.
    No verso do panfleto a toda a página o nome do candidato do PSD à recandidatura da Câmara Municipal de Almeida.
    Numa só palavra: VERGONHOSO!
    De facto já não é a primeira vez que isto sucede. O ano passado foi a mesma coisa. Sei que ainda alguém ouviu algumas contestações dos expositores no ano passado.
    Há coisas que nos merecem contestação, mas também há pessoas que nos devem merecer desprezo político, quando se trata de gente desse tipo.
    O actual executivo camarário com tudo o que tem feito até aqui, só merece da parte de nós almeidenses concelhios o nosso desprezo e o nosso desprezo no próximo acto eleitoral

    ResponderExcluir
  15. António Baptista não investe no desenvolvimento económico do concelho, ela apenas investe no seu ego padecendo de um narcisismo primário.

    Chamar àquele evento festival económico raiano é no minimo ridiculo.

    Sente-se ofendido quando o acusam de só fazer festas e festinhas, mas não tem razão pois ele faz isso e só isso.

    Quem tem este conceito de economia não merece gerir um concelho.

    Os agentes económicos do concelho será que se revêm neste modelo de "economia"?

    É este o desenvolvimento que esperam para o nosso concelho?

    É com esta perspectiva de desenvolvimento que os municepes contam para o concelho de desenvolver.

    ResponderExcluir
  16. Ainda acerca da «candidatura inicialmente do PPD/PSD e agora coligação» (NG) como é a candidatura do Professor Baptista Ribeiro, não posso deixar de estranhar os elogios que o mesmo teceu, na 2ª sessão de apresentação, à equipa que o acompanhou ao longo do mandato e com os quais se apresenta a novo sufrágio. Fica claro que o CDS não se vai intro(meter) nessa equipa! Estará na lista ao executivo, num lugarzito discreto, só para dar um ar da sua (pouca) graça! O CDS, nisto da lista do executivo, não conta, pois a «comjuntura actual não permite que pessoas sem experiência ocupem a liderança de um Concelho»! Ouviu bem senhor Presidente da Comissão Política do CDS? São palavras elucidativas sobre o papel do CDS na coligação, proferidas por António Edmundo, Vice-Presidente da distrital do PSD! Como o CDS tem andado arredado da liderança, já sabe o que o espera: continuar arredado, só servir mesmo de muleta aritmética a Baptista Ribeiro!!É pouco, a troco de muito, mas é assim...!!Em terra de cegos quem tem olho é rei! O mesmo se diga da lista à Assembleia Municipal, se o critério também for o «acompanhamento dos dossiers pelo período mínimo de três anos», o CDS terá quantos nomes entre os elegíveis? O Dr. Henrique, claro! Talvez até para a Mesa da Assembleia, caso a coligação vingue até ao fim e o eleitorado dê a vitória a quem já provou que não merece confiança! O CDS só estorva aquela «equipa dinâmica e coesa», mas é preciso fazer pela vida e o PSD teve de fazer esta manobra de diversão à procura dos votos que teme poderem vir a faltar-lhe! Sim que essa da vitória à larga nas últimas eleições (mais um delírio do Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Almeida) é o que dá! Coligação! E que coligação....!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ainda acerca da «candidatura inicialmente do PPD/PSD e agora coligação» (NG) como é a candidatura do Professor Baptista Ribeiro, não posso deixar de estranhar os elogios que o mesmo teceu, na 2ª sessão de apresentação, à equipa que o acompanhou ao longo do mandato e com os quais se apresenta a novo sufrágio. Fica claro que o CDS não se vai intro(meter) nessa equipa! Estará na lista ao executivo, num lugarzito discreto, só para dar um ar da sua (pouca) graça! O CDS, nisto da lista do executivo, não conta, pois a «comjuntura actual não permite que pessoas sem experiência ocupem a liderança de um Concelho»! Ouviu bem senhor Presidente da Comissão Política do CDS? São palavras elucidativas sobre o papel do CDS na coligação, proferidas por António Edmundo, Vice-Presidente da distrital do PSD! Como o CDS tem andado arredado da liderança, já sabe o que o espera: continuar arredado, só servir mesmo de muleta aritmética a Baptista Ribeiro!!É pouco, a troco de muito, mas é assim...!!Em terra de cegos quem tem olho é rei! O mesmo se diga da lista à Assembleia Municipal, se o critério também for o «acompanhamento dos dossiers pelo período mínimo de três anos», o CDS terá quantos nomes entre os elegíveis? O Dr. Henrique, claro! Talvez até para a Mesa da Assembleia, caso a coligação vingue até ao fim e o eleitorado dê a vitória a quem já provou que não merece confiança! O CDS só estorva aquela «equipa dinâmica e coesa», mas é preciso fazer pela vida e o PSD teve de fazer esta manobra de diversão à procura dos votos que teme poderem vir a faltar-lhe! Sim que essa da vitória à larga nas últimas eleições (mais um delírio do Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Almeida) é o que dá! Coligação! E que coligação....!!!!

    ResponderExcluir
  18. AUTÁRQUICAS 2009
    UM PRIVILÉGIO ESPECIAL

    PARA GARANTIR A LIBERDADE DOS CANDIDATOS, PARA OS PÔR A COBERTO DE PROCESSOS MAL INTENCIONADOS QUE VISEM OBTER EFEITOS POLÍTICOS USANDO OS TRIBUNAIS, E PARA DAR GANTIAS DE DIGNIDADE À CAMPANHA E À ELEIÇÃO, OS CANDIDATOS AOS ORGÃOS DAS AUTARQUIAS LOCAIS, SEJA À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, SEJA À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA, GOZAM DE UM PRIVILÉGIO ESPECIAL, QUANDO COBERTOS POR ESSA CONDIÇÃO DE CANDIDATOS.
    ESTA IMUNIDADE CONSISTE NUMA DEFESA ESPECIAL QUE COBRE TODO E QUALQUER CANDIDATO, EM QUALQUER LISTA, EM QUALQUER POSIÇÃO, EFECTIVA OU SUPLENTE.
    ESTE PRIVILÉGIO OPERA A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A CANDIDATURA SE TORNA EFECTIVA, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE ADQUIRE A QUALIDADE DE CANDIDATO.
    ISTO PARA ESCLARECER QUE O SR JOÃO NEVES, MELHOR QUE NINGUÉM SABERÁ QUAL O MOMENTO MAIS OPORTUNO PARA, A BEM DA VERDADE E A SALVO DE QUALQUER INTENÇÃO MENOS DEMOCRATA POR PARTE DE BATISTA RIBEIRO, DAR A CONHECER O TEOR DA CARTA POR ELE RECEBIDA DO PRESIDENTE DA EDILIDADE.

    ResponderExcluir
  19. ...deve ser dificil olhar e ver que afinal há gente no concelho que consegue abordar os populares e ser bem recebido, acarinhado e reconhecido...

    custa sem duvida, fazer politica sem ser achincalhador.... é uma questão de ter ideias....ou não....

    lá está, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa....

    ALMA ATE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  20. Ora bem.
    Uma vez que temos coligação PSD/CDS para as autárquicas no concelho de Almeida, e para que não andem para aí uns e outros a criticar,sugiro à coligação que uma vez o elemento para a Câmara ser o prof. Batista,o elemento para presidente da Assembleia ser do CDS/PP.
    Assim todos ficam contentes e verdadeiramente se demonstra como funciona uma coligação.
    Se não for assim, então teremos que dar alguma importância ao que por a+i se diz, ou não?

    ResponderExcluir
  21. Alcino Morgado ou o Cino?
    Desconhecia em ti certa forma de pensamento politico-social. Acredito que à medida que nos vamos envolvendo em determinada área que desconhecemos,devemos acabar por aprender e assumir posições e ideias próprias.
    Devemos melhorar no dia a dia par nos tornarmos num futuro seus descendentes. Mas Cino, devemos aprender com aqueles que no dia a dia nos demonstram ser os verdadeiros respeitadores da vida democrática.
    Por exemplo no teu partido dou-te um exemplo de duas pessoas com noção de democracia e de democrata completamente diferente. Alberto João Jardim e Passos Coelho. Nos outros também há acredita,mas referi-me ao teu partido por ser mais fácil para ti.
    Perante as tuas últimas declarações públicas que proferiste,devo dizer-te que não foram as melhores. Foste infeliz.
    No entanto estamos sempre a tempo de recuperar a imagem. Basta para isso conseguir-mos ser HOMENS.
    Basta vir a público e pedir desculpa.
    Enquanto o não fizeres,ficarás para sempre marcado com essa atitude,no minimo para muita gente humilde do nosso concelho,como uma pessoa deselegante(para não usar um termo mais objectivo).

    Alcino Morgado ou Cino?
    Não companheiro,baixaste uns pontos.
    A partir de agora serás para mim e para outros, o sr. Alcino Morgado.

    É tudo.

    ResponderExcluir
  22. Ele foi arrogante, malcriado e pretencioso.

    Nimguem tem culpa do berço em que nasce e pelo facto de ser pobre ou não apoiar António Baptista não significa que não tenha educação ou dignidade.

    Pelas palavras proferidas pelo Sr. Alcino Morgado podemos tirar uma conclusão do conceito que ele e a sua comandita têm pelos eleitores do concelho.

    Só servem para lhes pedir o voto, no entanto têm-nos em pouca consideração.

    Até nutria uma certa simpatia por este rapaz que parecia demonstrar uma certa inteligência e humildade.

    Mas a verdade é como o azeite vem sempre ao de cima e assim já ficámos a saber o respeito e consideração que estes senhores têm por nós.

    Sendo do PSD, mas antes pertenço ao povo, que segundo o seu coneito não tem berço por isso não levam o meu voto

    ResponderExcluir
  23. Os líderes concelhios do PSD do concelho de Almeida,se não são,parecem analfabetos politicamente falando,claro.
    Poderia referir aqui várias situações,mas vou apenas lembrar só uma.
    Parece que há problemas com uma funcionária da casa,entenda-se Câmara Municipal,pelo facto de ter utilizado fotocopiadora da Câmara para tirar meia dúzia de fotocópias de documentos da Associação de Solidariedade da terra dela.
    Pelo vistos o assunto já vai em processo contra a funcionária.

    Na realidade podemos perguntar quantas fotocópias não foram já tiradas em fotocopiadoras da Câmara para outras associações? E para o futebol? E para particulares? E de revistas cor de rosa? E de artigos de jorna? etc...
    Sendo assim, pergunta-se porque razão não foram levantados processos a todos aqueles que fizeram isso.

    Muito mais se poderia dizer,mas já agora deixem-me perguntar se também por lá não terão sido já utilizadas fotocopiadoras para uso de partidos políticos e campanhas eleitorais.
    Alguém que saiba que se pronuncie.
    Esperem pelo final.

    ResponderExcluir
  24. "Manter o rumo"

    Este o slogan expresso no cartaz do recandidato Batista Ribeiro.
    Professor,manter o rumo? Mas para onde?
    Então o dinheiro que ficou do anterior mandato foi todo gasto.
    Empréstimos foram contraídos mais que muitos,alguns até para apoio da tesouraria,sabe o que isso significa?
    Obras......que obras e onde?
    Vilar Formoso?
    Miuzela?
    Amoreira?
    Porto de Ovelha?
    Freixo?
    Enfim..........sr professor.
    Bom,festas sim e muitas.

    Então,manter o rumo,significa continuarmos a ver desfilar por aí certas bandas nas duas vilas do concelho,enquanto as outras freguesias se contentam com uns foguetes e uns donativos para ajudar nas despesas.

    O mesmo cartaz também refere "Agir com verdade".
    Óptimo. Por uma vez haja essa decisão e explique aos almeidenses onde foi gasto tanto dinheiro sem melhorias para os nossos problemas do dia a dia.

    Por hoje fico-me por aqui.
    Mas ainda lhe solicitarei mais alguns esclarecimentos sobre certas viagens efectuadas por alguns elementos,se tiver oportunidade para isso.

    ResponderExcluir
  25. Um conselho para o sr. António Batista Ribeiro.
    Mande retirar imediatamente da praça de Almeida o vergonhoso e ofensivo cartaz que lá mandou colocar,antes que a comunicação social da região capte uma foto e a publique.

    O que lá está escrito é um atentado à inteligência dos verdadeiros almeidenses de hoje e uma profanação de todos aqueles que já nos deixaram.

    Por favor mande retirar imediatamente esse cartaz.

    ResponderExcluir
  26. Sinto-me triste,envergonhada,ofendida,incapaz de entender pessoas que tanto deram em tempos a Almeida e que tanto receberam,para hoje aceitarem estar lado a lado e envolverem-se em projectos como o do actual PSD para o nosso concelho.

    Esta gente apenas foi gerindo a conta bancária em festas e festinhas e folias.
    Quando se acabou vai de pedir dinheiro aos bancos.
    Quando se voltou a acabar,vai de pedir mais. Mas obras que nos deixem bem espelhados na comunidade nacional e internacional,nada.
    Quanto dinheiro foi gasto em viagens nacionais e internacionais dos elementos do executivo e do sr. presidente da assembleia municipal?
    Será que estará aqui a tal justificação dos milhares de euros?
    Podemos garantir que há gente que sabe.
    São esses que têm que falar.
    Um dia.

    ResponderExcluir
  27. O Sr. Alcino Morgado apela ao berço dos eleitores, Baptista Ribeiro e segundo o cartaz acha que não há no concelho mais ninguem capaz de gerir o nosso concelho.

    No concelho há gente muito mais capaz que estes presunçosos.

    Basta analisar as contas da câmara para ver que esta gestão é um caos

    Estamos fartos de tanta arrogância e de tanta incompetência.

    Vamos mostrar a esta espécie de autarcas que menospreza os eleitores, que temos amor próprio, e que não permitiremos mais que nos desconsiderem desta maneira

    ResponderExcluir
  28. “…Alcino Morgado, presidente da Comissão Politica do PSD de Almeida:
    “o concelho irá continuar a precisar de gente que ao estar connosco o faça com base numa formação que vem de berço” Jornal Nova Guarda…”


    Fiquei acima de tudo, triste por esta afirmação de um amigo, apesar de adversário politico, neste momento.

    Conheço o Alcino à largos anos e ele sabe que eu nunca seria capaz de proferir estas palavras em relação a ninguém. Sejam eles companheiros ou ex-companheiros de partido, sejam eles adversários políticos, enfim seja a quem for.

    Para mim o “ninho, a infância, a origem, a procedência, enfim o berço”, deve merecer de todos nós muito ou mesmo o máximo respeito.

    De Baptista Ribeiro, não estranharia esta afirmação pois a sua postura é pública.

    Agora do meu amigo Alcino…deixou-me triste, acima de tudo.

    João Neves

    ResponderExcluir
  29. Existem duas questões que têm que ser bem esclarecidas pelos Senhores que têm liderado a Câmara Municipal de Almeida, refiro-me nomeadamente ao Dr. Costa Reis e ao Senhor Baptista Ribeiro.

    1 – Como e porquê foi licenciado o edifício construído junto à Câmara Municipal de Almeida, vulgarmente intitulado “mamarracho”.
    2 – Os justificativos de 240.000 euros que ninguém sabe em que foram gastos.

    Eu não abdico deste meu direito como cidadão deste País. Se não for devidamente esclarecido recorro para outras instâncias, pois eu ainda acredito na justiça do meu País.

    Pela verdade

    ResponderExcluir
  30. Olá Sr. João... Cé estou eu novamente! Pensava que tinha desistido? Não... Apenas quis dar um dia de descanso para o Sr. pensar se deveria ou não cumprir a sua promessa "para os mais ansiosos". Mas parece que não!!! Por isso aqui estou mais uma vez, perguntando pela tal carta cuja promessa de tornar pública tarda... Porque será????? Tabu??? Deixo novamente o meu mail, caso queira enviar qualquer coisa: jlopes333@gmail.com

    E já agora a citação de um seu post (não anónimo felizmente) - "Quanto aos mais ansiosos, podem contactar-me pessoalmente já que sou portador do original da carta recebida, como da resposta, por mim enviada ao sr. prof. António Batista Ribeiro."

    PS(ups): Bom trabalho a apagar mais um comentário. Ou então aguarde pelos próximos para apagar todos juntos. E viva a democracia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Já aqui foi escrito que a publicação de uma carta sem autorização do seu autor é crime previsto no código penal, por isso penso que o comentador anterior estará de má fé ao solicar a sua publicação ou o seu envio para o seu mail.

    Certamente que todos os almeidenses estarão curiosos com o teror a tal carta, pelo que sugeria uma petição publica no sentido do autor da carta autorizar a sua publicação e o comentador acima que pelo teor do comentário parece ser apoinate de António Baptista poderia fazer-lhe o pedido pessoalmente pois os almendenses ficar-lhe-iam agradecidos.

    Se António Baptista achar que a carta não é inconveniente não vejo qual o problema em dar a respectiva autorização, se não o fizer poderemos então concuir que não quer que se conheça o teor da mesma.

    Ao fazer o pedido da sua publicação o comentador anterior quererá cetamente que o Sr. joão Neves seja criminalmente punido, certamente só por deficit de inteligência poderia pensar que o Sr. Jão Neves a publicaria ou lha mandaria por mail.

    Fazia daqui um apelo ao Sr. João Neves mostre a carta a título pessoal ao maior numero de pessoas possível e o comentador anterior se está assim tão interessado contacte o Sr. João Neves e ele certamente deixa-lo-à ler a carta e assim já mata a sua curiosidade.

    Já agora o Sr . João Neves que se informe, mas parece-me que é crime a publicação integral da carta, mas penso que a publicacação de partes da carta não será punível criminalmente - por isso informe-se a esclareça-nos pois por vezes é na correspondência particular que melhor ficamos a conhecer o carácter das pessoas

    ResponderExcluir
  32. Boa Sr. João... E ainda diz que não faz comentários como anónimo!!!! Quem mais poderia responder ao meu comentário senão o sr.??? E já agora porque só publica os que lhe interessa dar a resposta adequada? Como já lhe disse num dos muitos comentários que o sr. não quer publicar, sendo a mihna formação académica na área do direito fiscal, tenho muitas dúvidas que não possa publicar a carta na íntegra, caso nâo haja declaração expressa do autor em sentido contrário. Mas isso é a minha opinião!!!
    Quando ao facto de eu ser apoiante do sr Baptista Ribeiro, puro engano... Vivo no Cacém e apenas sou oriundo do concelho de Almeida (que visito amiúde e onde tenho muitos amigos), de onde os meus pais são naturais, pelo que apenas conheço o Presidente da Câmara, pela comunicação social, nomedamente pelos blogues e pelo Praça Alta, de que sou assinante.
    E para pôr à prova a sua vontade de mostrar a carta ou partes dela (embora eu preferisse a totalidade) a seguir vou enviar-lhe um mail pedindo isso mesmo.
    Joaquim Lopes

    ResponderExcluir
  33. Antes de mais espero não ter que esperar mais 20 e tal comentários para me publicarem um de vez em quando......

    de seguida, volto a dizer, parem de achincalhar pessoas e personalidades, já basta...
    todos conhecem o alcino, todos conhecem o zé beto, todos conhecem o machado, parem de vir meter veneno, principalmente tentar fazer com que mentiras e mais mentiras passem como verdades.

    GOSTAVA DE VER ESTA GENTE que parece ser a unica dona da verdade (será um novo big bang???) disctir ideias, projectos, rumos....

    um optimo dia

    f.afonso

    ResponderExcluir
  34. Os pessoas que o Sr. f.Afonso menciona são responsáveis politicos na nossa autarquia.

    O que está a ser julgado é o seu desempenho enquanto autarcas,por isso penso que não se está achincalhar ninguém, a vida politica é assim mesmo.

    Num ano de eleições era o mais faltava passar-se uma borracha por quatro anos de governação como se estes senhores não tivessem qualquer reponsabilidade.

    Quanto ao último parágrafo do seu comentário, ninguém é dono da verdade, incluindo o actual executivo que ainda tem muitas contas a esclarecer, ou já se esqueceu dos 240.000 € que ainda faltavam justificar relativamente às contas de 2008?

    O problema no nosso concelho é que nas eleições anteriores andámos todos a dormir.

    Quem está na vida politica não pode encarar estas coisas como ataques pessoais, eles vão ser escrutinados como autarcas e nessa qualidade têm que ter cuidados redobrados quando fazem discursos politicos pois deveriam saber que irão ser analisados à lupa.

    Não podem é ter comportamentos de virgens ofendidas

    ResponderExcluir
  35. Caro f.afonso:

    No meu ponto de vista, o que se tem verificado não é nenhum achincalhamento, mas sim a constatação de comportamentos, muitos deles condenáveis fora do âmbito da acção política, como por exemplo: a má educação, a falta de respeito, a altivez, a arrogância, a pesporrência,... chega?

    Em vez de vir defender os "pobres inocentes" gostava de o ver defender com a mesma veemência aquilo que segundo diz são mentiras e que garantisse aos leitores deste "blog" que é mentira que falta justificar nas contas da Autarquia 240.000 €, que garantisse que o licenciamento do dito "mamarracho" está de acordo com a Lei e não enferma de qualquer irregularidade, que garantisse que não há perseguição a funcionários da Câmara,... chega?

    Gostava que aqui jurasse que punha as mãos no fogo pela verticalidade deste executivo ou simplesmente dissesse "eu arda se não é verdade".

    Cumprimentos

    FA

    ResponderExcluir
  36. É como diz F.Afonso. É precisamente por conhecermos os F.Afonsos, os Zé betos, e por finalmente conhecermos os Alcinos e os Machados que afirmamos que estão a mais na liderança dos destinos do nosso Concelho.

    Senhor Afonso, leve-os todos consigo para Pinhel já que são assim tão modelares e de tantas qualidades.

    E sejam muito felizes.

    Ah, já me esquecia Senhor F. Afonso: eu não gosto nem nunca gostei de pipas.

    Passe bem Senhor Francisco!

    ResponderExcluir
  37. Senhor (não sei de quê) Garces

    1- não me vou baixar ao seu nivel
    2- não tenho cargos para trazer ou levar
    3- quer ser levado para onde?
    4- o que é que já fez por almeida alem de "mandar abaixo"?
    5- auto-formação.... já ouviu falar?
    6- não me interessa que passe bem muito sinceramente....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  38. Ora cá estou novamente sr. joão, conforme prometido. Então e a CARTA? Bem guardada para mostrar na altura certa ou quê? Eu por mim cá fico à espera com poucas esperanças. Vamos ver.
    Então até amanhã, no mesmo local, possivelemente a hora diferente.

    ResponderExcluir
  39. "Bem Aventurados os Pobres de Espírito porque deles é o Reino dos Céus". Esta foi uma das Bem Aventuranças deixadas por Jesus. Tenho pena que a Pobreza de Espírito seja tão grande nos dias que correm tendo em conta a facilidade de acesso à informação, à literatura, e pena que as mentes continuem retraídas e com palas, que só nos deixam ver um único caminho. Mas, enfim, quem nasce torto... Não pude deixar passar isto em claro, sem demonstrar a minha opinião perante um simples slogan que talvez tenha afectado muito "boa" gente. A dor de cotovelo é muito maçadora.
    Como disse Martin Luther King Jr " I have a dream...", e sonho com o dia em que as pessoas deixem de criticar, quando certamente não conseguem superar, pois todos temos telhados de vidro, e antes de falarmos dos outros devemos fazer uma auto-reflexação e olhar para nós próprios.
    Li ainda várias vezes em alguns comentários a palavra Liberdade, muitas vezes usada e abusada e dita em vão por aqueles que pensam conhecer o seu verdadeiro significado. Pois eu desconheço, e lembro apenas que, sendo isto, aparentemente, um movimento anti-Baptista, anti-PSD e provavelmente a favor do socialismo, estamos neste momento a ser governados por socialistas...
    Bem e para finalizar, pois não querendo estar a alimentar mentes iluminadas, sedentas da curriqueirice, gostaria apenas de desejar boa sorte a ambos os candidatos, e que mais vale um socialista calado, do que dois a mentir. Ahh e quando criarem hi5 e facebook digam, que pode ser que eu também vá lá deixar uns comentários, já que isto é tão animado e interessante.

    ResponderExcluir