12 agosto, 2009

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM 5.000 ANOS DESTRUÍDO NA MALHADA SORDA


No Parque Arqueológico do Vale do Côa


Painel de pinturas rupestres com cinco mil anos destruído em Almeida


Um dos painéis de granito com pinturas rupestres, com cerca de cinco mil anos, encontrado há sete anos na área da freguesia de Malhada Sorda, concelho de Almeida, foi destruído. O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) lamenta o sucedido, considerando que existiu a “clara intenção” de fazer desaparecer aquele achado arqueológico.

A figura pré-histórica "foi completamente destruída, tendo sido lavada e repicada com a clara intenção de a fazer desaparecer, o que de facto foi conseguido", lamentou António Martinho Baptista, arqueólogo e pré-historiador de arte do PAVC, considerando que se trata de um "crime de lesa-arqueologia". "Apagaram mais de cinco mil anos de História", sublinhou em declarações à Lusa.

Segundo o arqueólogo, o sítio onde se encontra o achado era constituído por dois painéis verticais em granito, "ambos decorados com pinturas pós-glaciares em tons de vermelho". "A mais interessante figura" do conjunto era "uma figura zoomórfica em estilo seminaturalista, a fazer lembrar algumas das representações do Côa e até do Tejo", acrescentou.

Martinho Baptista explica que na figura destruída era visível "uma pequena cabeça perfilada em V, o pescoço fino e o corpo ovalado" de um animal, características que remetem "para a forma tipológica de um cervídeo fêmea".

Martinho Baptista, antigo director do extinto Centro Nacional de Arte Rupestre, relatou que o achado estava em "duas pequenas rochas" que constituam uma espécie de "abrigo" e foi encontrado por um casal residente em Malhada Sorda.

O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, disse que teve conhecimento do sucedido através do casal de Malhada Sorda que fez a descoberta e que "de imediato" comunicou o caso ao PAVC. "Da parte da autarquia nada mais havia a fazer, a não ser denunciar a situação às autoridades competentes, neste caso o PAVC", referiu.•
O autarca assumiu tratar-se de uma ocorrência que o "preocupa" e disse que "o acto criminoso significa uma perda irreparável" para o património histórico concelhio.

Apesar de descobertas em 2002, o local ainda aguardava «uma melhor oportunidade para o seu estudo». Uma oportunidade que já não se vai verificar, porque foram destruídas em Abril último.

(Lusa - 11.08.2009 - 10h33)


COMENTÁRIO DO ALMEIDA FORUM:


APAGARAM 5.000 ANOS DE HISTÓRIA.


É ASSIM SE CUIDA DO QUE É NOSSO?

17 comentários:

  1. O colorido desfilar da história fala-nos dos conflitos e realizações da raça humana, de guerras sangrentas e de pontos cruciais para a civilização. Está repleta de nomes de estadistas e conquistadores, exploradores, inventores e artistas, e regista também o modo como viviam as pessoas vulgares dos tempos passados. Os registos da vida quotidiana e dos acontecimentos mundiais foram feitos desde que a escrita foi inventada, há cinco mil anos. Os arqueólogos rebuscam as ruínas em busca de pistas que lhes digam o que se passou antes desse tempo, durante os dois milhões de anos de vida do homem na terra.
    Todos os animais comunicam, de uma maneira ou de outra: os cães ladram, as aves cantam, as borboletas emitem feromonas...
    Almeida atravessa um momento especial. Apesar de os seres humanos terem desenvolvido uma arte de comunicação que nenhum outro animal pode atingir, em Almeida, quem está no poder não ouve, sofre de autismo e o que transmite é apenas música e de má qualidade. Pensam que o modo de comunicação deles é mais importante do que o armazenamento e a partilha do saber. Aliás, basta consultar o síte da câmara de Almeida para nos apercebermos da pobreza franciscana reinante. Não aprendemos nada de nada.
    As pessoas inventaram a escrita há cinco mil e quinhentos anos, mas já antes disso acumulavam e transmitiam conhecimentos umas às outras. Coitado deste executivo! Pela escrita se vê que não tem ninguém que domine o alfabeto, e oralmente não há paciência que resista a tantos atentados contra a verdade e contra a inteligência.
    É pena, mas é assim! Haja vontade, com muito respeito, de pôr essa gente no seu devido lugar!

    ResponderExcluir
  2. Ora aí está....

    chove - culpa do batista, faz sol - culpa do batista, troveja - culpa do batista.....

    assim seria facil...

    f.afonso

    ResponderExcluir
  3. Os autarcas não são eleitos para festas e comezainas.

    São eleitos para zelar pelo património do concelho, para promover o desenvolvimento económico e social, para bem gerir o municipio.

    Após o conhecimento da existência destas gravuras que medidas foram tomadas para as proteger?

    Se não fosse a autarquia tentar proteger este património, pois seria a primeira interessada se de facto defendesse o nosso património, quem o devis fazer? O Zé da esquina?

    Por isso Baptista Ribeiro e sus muchachos não podem assobiar para o lado.

    Para festas comezainas e inaugurações estão na linha da frente.

    Como o património não vota teremos que ser nós eleitores a defender o que é nosso,eleger nas próximas autarquicas alguem com outra sensibilidade na defesa do que ainda nos resta.

    ResponderExcluir
  4. Não foi a metereologia que destruiu este património, se contra o estado do tempo BR nada pode fazer, se tivesses tomada as devidas precauções este património poderia ser preservado.

    ResponderExcluir
  5. Só para deixar uma pergunta: na linha do que escreve f.afonso, expliquem-me lá a culpa do presidente da câmara neste assunto. É que eu por mais que leia a notícia da Lusa não consigo encontrar a tal culpa. Ou a Câmara pode tomar posse de qualquer local que não seja de sua propriedade? Eu não deixaria... Encontrem sim quem foi o culpado deste acto e façam-no assumir as responsabilidades e caso sejam da autarquia, aí sim, culpem-na!!!
    E ninguém se esqueça de assacar as responsabilidades devidas ao PAVC pelo tempo que demorou a actuar...

    ResponderExcluir
  6. “…O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, disse que teve conhecimento do sucedido através do casal de Malhada Sorda que fez a descoberta e que "de imediato" comunicou o caso ao PAVC. "Da parte da autarquia nada mais havia a fazer, a não ser denunciar a situação às autoridades competentes, neste caso o PAVC", referiu.•
    O autarca assumiu tratar-se de uma ocorrência que o "preocupa" e disse que "o acto criminoso significa uma perda irreparável" para o património histórico concelhio…”

    “…Apesar de descobertas em 2002, o local ainda aguardava «uma melhor oportunidade para o seu estudo». Uma oportunidade que já não se vai verificar, porque foram destruídas em Abril último…”



    Ninguém afirmou ainda aqui que o culpado desta situação é Baptista Ribeiro, como Presidente da Câmara que é. Todos nós sabemos que não foi ele que praticou este acto vergonhoso, caso contrário estava preso.

    Também concordo que o PAVC devia ter feito algo mais, pois fazendo fé pelo que foi publicado estas figuras foram descobertas já em 2002 e aguardava-se por “uma melhor oportunidade para o seu estudo”.

    O que se pergunta o que fez Baptista Ribeiro para preservar este achado? Será que sabia, ao menos, que ele existia?
    Nestes casos, um Presidente com sensibilidade suficiente, deveria tomar de imediato medidas no sentido de dar a maior publicidade ao achado – quanto mais o facto for divulgado mais defendido estaria – e tomar as medidas suficientes e necessárias para que o local e as figuras agora destruídas, fossem devidamente isoladas, nem que se alegasse utilidade pública.
    Um Presidente de uma autarquia não pode limitar-se a simplesmente chorar sobre o leite derramado.

    Até porque Ele, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, é o único que pode cuidar de nós, ou não é isso que por aí se diz?

    Concluindo: mais um crime contra o património histórico do Concelho cuja culpa vai morrer solteira. Mais uma vez Almeida é falada a nível nacional de forma negativa.

    A mim resta-me lamentar?

    Não!

    A mim resta-me demonstrar a minha revolta e lutar para que a situação vigente mude!

    ResponderExcluir
  7. Olá, João.
    Pois já não restam dúvidas nenhumas que a mudança do executivo camarário é necessária.
    Temos que ter na direcção dos destinos deste Concelho uma equipa que saiba gerir a autarquia em termos económicos e financeiros, que saiba o que se deve fazer para preservar, restaurar e enobrecer o nosso património histórico, e que tenha uma visão pragmática do futuro. Temos que ter, por exemplo, um vereador da cultura que, por formação académica, esteja preparado realmente para desempenhar o cargo com saber.
    Mas também tem que ser um executivo que transforme aquela Câmara num sitio onde nunca mais se persigam funcionários, onde os funcionários da mesma possam dizer claramente quais as suas opções politicas e até partidárias sem qualquer receio, que transforme a equipe de funcionários em verdadeiros camaradas de trabalho, onde exista entre eles espírito de solidariedade, de entreajuda e amizade.
    Tem que ser uma equipa que permita que se respire mais alegria, mais solidariedade, mais liberdade e transforme este concelho num sitio mais agradável para se viver.

    Com Baptista Ribeiro, José Alberto Morgado nunca conseguiremos ter um concelho sadio.

    Temos que apostar na mudança.

    Já agora amigo João, é mesmo este o Alcino a quem te referias na campanha das últimas eleições autárquicas? Ainda manténs o que disseste sobre este senhor? Não te terás enganado? Não sei, não sei. Por mim, acho que não existe diferença nenhuma entre ele (Alcino) e Baptista Ribeiro ou José Alberto e penso mesmo, com um desvantagem: tenho a impressão que existe muito défice de personalidade e vontade própria, isto da parte do Senhor Alcino. Penso eu. Mas tu é que o conheces bem.

    ResponderExcluir
  8. Perguntem ao PAVC o que fez por este achado?

    f.afonso

    PS: se quiserem posso falar de exemplos concretos de como os mesmos (PAVC) tratam as situações que se encontram fora de Foz Côa...
    já ouviram falar de cidadelhe?

    ResponderExcluir
  9. ANTÓNIO BAPTISTA DENUNCIU A DESTRUIÇÃO DO ACHADO, NÃO ZELOU PELA SUA CONSERVAÇÃO.

    O PRIMEIRO INTERESSADO NA SUA PRESERVAÇÃO DEVERIA SER A AUTARQUIA, PARA QUEM DIZ QUE SE NÃO FOR ELE A CUIDAR DE ALMEIDA SERÁ O CAOS DEIXA MUITO A DESEJAR.

    ResponderExcluir
  10. Vamos supôr que eu sou proprietário de uma casa em Almeida, classificada como de interesse patrimonial.
    Vamos supor que eu faria alterações, assim do género como fez a câmara com a habitação que se transformou no "mamarracho".
    Vamos todos supôr que a responsabilidade do património de Almeida, Castelo Bom, Castelo Mendo e outro é da responsabilidade do IPPAR.
    Vamos supôr que toda a gente pode danificar e vandalizar o património sem querer isso dizer que a câmara de Almeida tenha responsabilidades,e por isso assobia para o lado ou chuta para canto.
    Vamos todos relembrar que o sr. Presidente não deixou colocar uma grade numa janela, não aprovou centenas de projectos de requalificação, não deixa abrir uma janela ou porta, não deixa pintar com qualquer côr, não deixa aplicar alguns tipos de material e não deixa fazer remoções de terra.
    Vamos todos pensar que, somos todos tolinhos!

    ResponderExcluir
  11. Vi o programa da inauguração das novas instalações da Fonte Santa.

    Fiquei parvo e envergonhado (mais uma vez) com o que se passa na minha terra.

    Meu Deus, um hino da fonte santa.
    Vi que vai haver a apresentação de um hino para a fonte santa.
    Que ridículo, que provincianismo, que pouca vergonha. Mas não verão o ridículo disto?
    Um hino às termas da fonte santa.
    Olhem criem um hino às piscinas de Almeida, outro à Biblioteca, outro às casa-matas, enfim…
    Cheira-me que esta saloiice tem a autoria do inimitável BT.
    Pois é, ele quer vender as terras que tem para aquela encosta custe o que custar. Nem que tenha que compor meia dúzia de hinos e cantigas. Este BT tem tanto de músico como de ridículo. Tenha juízo senhor. Já tem idade para isso.

    controclero

    ResponderExcluir
  12. Almeidense imparcial16 de agosto de 2009 às 14:28

    Li com algum desagrado o comentário do “Controclero”, referindo que na inauguração das Termas da Fonte Santa, aprazada para finais do mês , iria ser apresentada uma obra musical denominada “Hino à Fonte Santa”. O tom depreciativo e crítico do comentarista não se coaduna com o valor do programado acto, que é a apresentação pública de uma esperada, quanto oportuna, realização/criação cultural.

    Pensa o dito comentarista que tal obra (tenho a certeza) de arte musical será de autoria do emérito P.e Bernardo Terreiro, já que a letra deverá ser de algum seu familiar…
    Venho, em contraditório, aproveitar esta oportunidade para endereçar àquele compositor os meus parabéns pela lembrança de, aproveitando esta ocasião tão importante, quanto soleníssima inauguração das termas, produzir algo que ficará na memória dos futuros aquistas! Sempre que entrarem no balneário, trauteando ou assobiando a melodia durante os banhos de hidromassagem , enquanto batidos pelos jactos milagrosos de tais santas águas, na busca da cura para as suas maleitas, vão-se lembrar deste momento. Água, não falta, apesar, segundo já se consta, o mais certo será terem de se socorrer dos camiões-cisterna dos bombeiros para a transportarem a partir das Termas do Cró (Sabugal), em conformidade com um protocolo a realizar.

    Descansem os leitores deste blogue, pois fiquei a saber que está a caminho de ser conhecido não apenas o “Hino à Fonte Santa”, mas também e com foros de uma aguardada apresentação de gala, a “ Sinfonia à Câmara Municipal; ou melhor, ao presente executivo da mesma. De despedida, ou de louvor, para qualquer dos casos. Trata-se de uma peça no mais puro clássico e barroco estilo, constituída por seis andamentos, sendo cada um deles reconhecido pela exaltação de outras tantas realizações ou actos cometidos pela magnífica equipa que nos tem governado.
    Eis aqui, e em primeira mão, os andamentos previstos:

    1- Allegro con molto festanci gambe e merlluzo bianco;
    2- Molto vivace sin testa di antico patrimonio;
    3- Molto viva persecuzione di personne;
    4- Tocata e fuga a conti di denaro;
    5- Adagio molto e cantante arroganza, e
    6- Final presto elezioni ottobre.

    Com um programa destes, é altura de pararem de criticar, deixando em paz os senhores da Câmara que nos têm governado tão bem e se preparam, desde que os almeidenses queiram, para continuar por mais 4 anos a governar(-se).

    ResponderExcluir
  13. Caros Amigos
    As pessoas de mente arejada, já sabem que é uma acção de sanidade pôr a equipa maravilha que o Dr. Costa Reis nos impingiu, no lugar certo. Na rua!
    Um alerta: Quem se seguir tem que nos dar garantias de que não nos vão tentar embebedar com Festas do bacalhau, hinos e outras saloiices. Senhores candidatos alternativos, por favor, demonstrem-nos que vão ser diferentes e desfaçam uma vez por todas o pregão popular .... de que são todos iguais.
    Queremos mais emprego, sem ser o politico: Como vão promover este objectivo?
    Queremos uma Camara em que os ratios trabalhador por cidadão residente, sejam compativeis com a razoabilidade e respectiva avaliação na base dos critérios da eficiência e da eficácia. Que politica de recursos humanos vão adoptar?
    Queremos uma politica de manutenção do património histórico, sem pôr de parte a conciliação de estilos arquitectónicos. Quais as medidas que propoem?
    Queremos que as nossas aldeias não se descarecterizem: Para quando o Departamento dos serviços técnicos ao serviço do cidadão que não tem meios financeiros e muito menos formação técnica qualificada para conciliar interesse privado e bem público, enquadramento histórico com modernidade / qualidade de vida: O que têm para nos propor ? Quando poderemos chegar aos Serviços Técnicos e aí haja pessoas que ouçam os nossos problemas, as nossas ideias, em substituição da tradicional resposta "Faça um requerimento, apresente um projecto, etc..."
    Queremos Finanças Públicas transparentes e Plano de Investimentos com selecção de projectos aprovados na base de critérios bem definidos (Custo-beneficio; Utilização per-capita; pertinência; eficiência; eficácia; sustentabilidade) e na indispensavel discussão pública.
    A confirmar-se o buraco financeiro, que medidas vão tomar ? Para além da inevitavel auditoria financeira!
    Vamos concentrar-nos no amanhã. Vamos ser mais construtivos na nossa intervenção neste Forum. Para além do manifesto "Anti BR e sus muchachos (as)" temos que fazer a leitura dos nossos problemas e dos meios mais adequados para os resolver. Caros, convenhamos que temos um longo caminho a percorrer no campo da credibilidade.
    Todos gostariamos que não se repetisse um filme de há 16 anos, em que Costa Reis venceu apenas porque o fruto estava a caír de podre (qual Salazar em 1930) e passado pouco tempo voltámos ao mesmo.
    E só mais um alerta:A renovação dos actores é desejavel e saudável. Terá o próximo Presidente capacidade para liderar com sensibilidades politicas diversificadas instaladas na CMA e incompetências ? Estará preparado para lidar com frustrações e chantagem dos submarinos e armadillhas do BR e Cia. Isso irá acontecer inevitavelmente.
    Reflexões de um almeidense distante.

    ResponderExcluir
  14. "Os autarcas não são eleitos para festas e comezainas.", mas alguns já marcaram presença (!!!) em ... eventos do género em algumas das Festas do nosso Concelho.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Anónimo das 22:52 do dia 16 de Agosto.... li com tristeza o seu comentário pois não há qualuqer motivo para "aplaudir" o sr. Padre Bernardo... em doze anos em que o Dr. Costa Reis, a Dra. Natércia e o Prof. Baptista estiveram no executivo, o sr. Padre sempre os tentou deitar abaixo, denegriu a imagem deles como ninguêm e mesmo hoje defende o nome do Prof. Ramalho para a Biblioteca... Quer deitar o nome da Dra. Natércia para o buraco. Enfim.. tem comportamentoa lamentáveis e todos sabemos disso e agora anda de mãos dadas com este executivo... Não há qualquer adjectivo para classificar tais atitudes.... a hipocrisia semmpre foi o seu melhor amigo...

    ResponderExcluir
  16. ...Valha-nos Deus,ó homem, que falta de sentido de humor! Leia bem, com espírito aberto a prosa que refere, e então deixe um comentário.

    ResponderExcluir
  17. falta se sentido de humor, na sua opinião, mas pelo menos hipocrisia não existe... enfim... o desprezo é o melhor remédio, meu senhor!!!

    ResponderExcluir