10 agosto, 2009

OUTRAS OPINIÕES




Para que não se pense que só os habitantes de Almeida é que contestam todos os ultrajes e disparates que se tem feito em matéria de conservação do Património Histórico, publicámos um artigo do Diário de Coimbra, de 3 de Julho de 2009.




Tenta-se criar a ideia que este blog é maldizente, só pratica a má-língua ou a maledicência. Esta tentativa de denegrir o Almeida Fórum é proeminente, principalmente, quando está em causa criticas à gestão que está a ser feita pelo actual executivo da Câmara Municipal de Almeida.
Já por diversas vezes se notou que o Presidente Baptista Ribeiro se dá mal com o contraditório, seja ele qual for e venha ele donde vier. Não é a primeira vez que ouvimos o Senhor Presidente afirmar, com algum nervosismo e irritabilidade à mistura “…outras opiniões, quais ases da critica paralisadora…” ou referir-se “…aos profetas da desgraça...que só tecem críticas…”.

Quero aqui neste espaço esclarecer o Senhor Presidente da Câmara Municipal que este espaço se manterá livre e a prática da democracia será um princípio do qual não abdicamos.

Assim e no que diz respeito ao Património Histórico de Almeida, não abdicamos de dar a palavra aos Almeidenses e de dizer sempre a verdade.

E a bem da verdade venho aqui desmentir categoricamente os articulistas de um artigo publicado no jornal Praça Alta de 14 de Julho de 2009, inerente à apresentação pública do Projecto de Requalificação junto às Portas de S. Francisco, a 25 de Abril de 2009, ao afirmarem que as ideias e projectos referidos “…foram aceites por amplo consenso…”.

Estive presente à Sessão Solene das Comemorações do 25 de Abril, assisti a esta apresentação e quero aqui sublinhar que é completamente falso, repito completamente falso, que este projecto tenha reunido qualquer amplo consenso.
Houve sim, e pelo contrário, grande contestação ao mesmo, nomeadamente com a explanação de alguns erros detectados e indicados pelo Senhor Engenheiro Patrício, Deputado da Assembleia Municipal.





Mas, para que se demonstre que não são só os autores deste blog /ou os seus comentadores a tecer criticas a este mamarracho que se preparam para edificar e a todos os outros que infelizmente já estão implantados, publicamos a seguir cópias da Acta da Assembleia Municipal número cinco de 27 de Setembro de 2006, nas quais se podem ler intervenções de Deputados de diferentes quadrantes políticos, como são o Professor José Monteiro Vaz, o Doutor José Bordalo Matias, o Doutor Henrique Vilhena da Silva.

















Como é de boa prática, publicamos também as respostas do Senhor Presidente da Câmara às referidas intervenções.
















Claro que não concordamos também que se utilizem bombas ou qualquer tipo de explosivos como solução para estes casos, por muito ridiculos que ele sejam.



João Neves

6 comentários:

  1. Não é novidade nenhuma que os visitantes que vêm a Almeida ficam escandalizados com o nosso mamarracho. É só acompanhá-los e ouvir o que dizem quando olham para aquele escarro.
    Só o nosso Presidente e seus acólitos é que dizem que é uma jóia. Mas até eles próprios estão certos que aquilo é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam!

    Autor desconhecido.

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ler isto na blogosfera, alguem confirma?

    Pinturas rupestres com cinco mil anos, encontradas em 2002 na área da Freguesia de Malhada Sorda, Almeida, foram destruídas por desconhecidos, disse hoje à agência Lusa fonte do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC). (…) Esta figura parece ter representado uma cerva”, mas “a presença de uma longa cauda levou inicialmente à sua classificação como um equídeo, o que a tornaria ainda mais rara no contexto da nossa arte esquemático-simbólica”, admitiu. (…) Referiu que após uma primeira deslocação que fez ao sítio, em 2002, “os dois painéis ficaram a aguardar uma melhor oportunidade para o seu estudo”, oportunidade que já não se verificou dada a destruição que constatou em Abril deste ano. (…) Por isso, o caso revela “um vandalismo gratuito, sem sentido”, e que informou a direcção do PAVC do sucedido.»

    A ser verdade é assim que os nossos autarcas zelam pelo nosso património?

    A ser verdade isto é uma vergonha

    ResponderExcluir
  4. É verdade, sim. É tão verdade que este acontecimento foi hoje noticia no noticiário nobre da estação de televisão SIC.
    Almeida, está a ser falada por todos os cantos de forma negativa.
    Então sr. Batista? Então Sr. Alcino? Então pessoal que tem uma formação de berço? Então quem cuida de Almeida? Então agora o que têm a dizer? A culpa é dos "Profetas da desgraça"?
    Para quem não tem juízo, para quem não tem sensibilidade em preservar o passado, não pode ser entregue um mandato para construir um futuro.
    Eles estão é a destruir e a secar tudo à sua volta.
    Orlindo Vicente a Presidente!

    ResponderExcluir
  5. Já alguém perguntou o quye é que o PAVC (não) fez por este achado, entretanto desaparecido?

    Não vale a pena certamente. É mais fácil ir direito aos suspeitos do costume....

    f.afonso

    ResponderExcluir
  6. Continuamos sempre a bater no mesmo se fez foi porque se não fez foi porque não fez. Pensam que as pinturas da malhada sorda iam ser a galinha dos ovos de ouro? Quem não se lembra de vila nova de foz côa que não se construíu uma barragem que dava emprego a um grande número de pessoas por causa de uns rabiscos(que me desculpe quem os fez)ficou tudo em águas de bacalhau. E o que é que lhe adiantam as figuras? qt tem dado de lucro e de empregabilidade? algum dos comentadores provavelmente precisa de emprego na camara? sim porque só assim se pode perceber pq estão sempre contra tudo e todos . A competencia o saber chegou a vós e ao prof.Orlindo e daí não passou. Vão a cultivar as terras, vão para as obras ,comam o pão que o diabo amaçou .Não têm mais nada que fazer se não estar sempre a dizer mal . O que é que já fizeram de útil por almeida se não criticar quem faz?

    ResponderExcluir