03 fevereiro, 2008

A RIVALIDADE VILAR FORMOSO/ALMEIDA...


A RIVALIDADE VILAR FORMOSO/ALMEIDA E AS ALTERNATIVAS POLÍTICAS PARA O CONCELHO DE ALMEIDA

De acordo com o título que escolhi, quero neste artigo abordar dois assuntos importantes.

A rivalidade entre as duas maiores freguesias do concelho, Vilar Formoso e Almeida, é uma realidade que existe há muito tempo e que se exprime das mais variadas formas.
Está presente ao nível desportivo entre os dois clubes de futebol, ao nível do desempenho escolar das suas escolas, ao nível das festas e romarias, ao nível da eterna disputa acerca da legitimidade do posicionamento da sede do concelho, entre muitas outras coisas, maiores ou menores, mas que não passam despercebidas.
Está, igualmente, muito presente na hora de escolher os três ou quatro primeiros lugares das listas que, de quatro em quatro anos, se perfilam para serem as preferidas dos munícipes do concelho de Almeida. Sim, porque como é sabido e corrente, lista que se preze e que pense em ganhar as eleições autárquicas cá pelas nossas terras tem de ter uma figura de Almeida e outra de Vilar Formoso nos quatro primeiros lugares, caso contrário, a tal rivalidade de que falo encarregar-se-á de inviabilizar a possibilidade de vitória da mesma.

Perguntar-me-ão: “A rivalidade é assim tão má?”, “Não é possível que a rivalidade ajude ambas as freguesias a promoverem, a cada dia, melhores e mais actividades para superarem a outra e com isso ajudarem o concelho a crescer?”

A resposta é fácil e evidente! Neste caso, a rivalidade, é má para Almeida, é má para Vilar Formoso e pior… é PÉSSIMA para o concelho de Almeida.

E porquê?

Este fenómeno da rivalidade é normal, cultural e de certa forma tolerável ao nível das opiniões e actos pessoais e particulares. O mesmo não é verdade quando estas rivalidades são indirectamente impulsionadas e patrocinadas pelo poder político local.

Atente-se aos seguintes casos recentes:
Fizeram-se umas piscinas “municipais” em Almeida e outras piscinas “municipais” em Vilar Formoso. Fez-se um Pavilhão Multiusos em Vilar Formoso e faz-se outro em Almeida. Quem ganha com estes investimentos? Ganha Almeida? Ganha Vilar Formoso? Não!! Perde o concelho de Almeida que vê verbas preciosas serem desbaratadas em prol de políticas de caça ao voto, em que o conceito é: “se Almeida tem, Vilar Formoso tem de ter, se não nas “próximas” estamos queimados…”


Ainda há uns dias atrás estava eu a conversar com uns amigos num espaço público, onde estava presente um amigo com responsabilidades concelhias (que por vários motivos não convém, nem tem lógica identificar, não obstante a conversa ter sido pública). Apresentei os argumentos que escrevi no parágrafo anterior e perguntei-lhe a sua opinião, ao que ele me respondeu:
“Queres a minha opinião pessoal ou política? Pois bem (continuou), a minha opinião pessoal é que embora sustentáveis esses investimentos são errados e ridículos, mas a minha opinião política é que tem de ser assim!” E disse mais: “Da mesma forma a CM de Almeida submeteu a orçamento externo adicional a colocação de relva no campo de futebol de Almeida e se este vier aprovado, a Câmara Municipal, pagará o relvado para o campo de futebol de Vilar Formoso…”

Ora bem, esta discordância entre as opiniões pessoais coerentes e as opiniões políticas que apenas têm em mente garantir votos nas duas principais freguesias do concelho são elucidativas da pobreza de política e dos políticos que nós temos. Bem como são, indirectamente, promotoras da rivalidade que, ao invés, teriam obrigação de diminuir e combater como forma de união do concelho e de distribuição justa e razoável dos dinheiros públicos do mesmo.
Concordo que essas infra-estruturas são importantes do ponto de vista do social, só não têm é de existir SEMPRE em número par.

Se querem continuar a distribuir o dinheiro neste tipo de política “arrevezada”, pelo menos façam obras diferentes nas duas freguesias. Piscinas para ti, multiusos para mim, zona industrial para ti, teatro para mim… etc…etc…

Quanto à tal sustentabilidade apregoada, convém deixar claro que essa administração danosa que se traduz em prejuízos anuais astronómicos é um empecilho que não permite aplicar tais somas de dinheiro em outros investimentos bem importantes e em falta neste concelho.
Os “milhões” enterrados em obras de caça ao voto deitam por terra a possibilidade de investir em fixação de pessoal, turismo A SÉRIO, entre outras coisas fundamentais.

Quanto ao segundo assunto importante:

Está mais do que provado que estes sucessivos autarcas da mesma cor não têm conseguido tirar o concelho de Almeida da pobreza, da desertificação, do isolamento.

São factos!

Também são factos que a alternativa que sucessivamente se lhes apresenta de quatro em quatro anos, com a outra cor, não tem conseguido cativar as gentes do nosso concelho, não sei se por falta de estratégia política, se por má constituição das equipas, se por falta de projectos cativantes e aparentemente seguros ou se por outros motivos. A verdade é que, se por um lado fica a dúvida do que conseguiriam fazer, por outro fica a certeza que nem eleitos ainda conseguiram ser.

A estas duas considerações anteriores junto o facto de ambas as “forças” que se têm submetido a votos se apresentarem nitidamente desgastadas, como prova a diminuição dos apoios, a ambas, por parte de pessoas inteligentes, capazes e com peso concelhio que em tempos as apoiaram e/ou integraram.

Ficam as seguintes perguntas pertinentes:

Será que é por um desses dois caminhos que tem, inevitavelmente, de seguir o curso do nosso concelho?

Será que são essas as melhores possibilidades para o “leme” do nosso concelho?

Não será altura dos que, por não partilharem destas políticas ocas e à deriva, se dissociaram das respectivas facções, pensarem em algo mais do que fazerem comentários em blogues?

Se as ideias são válidas e o grupo (devidamente reunido) é representativo, por que não sentarem-se a uma mesa e pensar num rumo melhor para este concelho?

Ficam as questões, fica o tema para pensarem e para debate, fica o repto, fica o conselho para o concelho!

Comentem…

Mário Martinho (Jr.)

16 comentários:

  1. Ora ai está alguem com uma ideia genial, se bem que ñão seja o primeiro a pensar nela, Sr. Mário Martinho.
    Acho que está na hora de escolherem os melhores, os mais capazes,os que vão para o poder sem rótulos.
    O partido dos independentes, da liberdade e dos mais capazes tem que aparecer nas próximas eleições.
    Apostem nisso, por favor.
    E não se esqueçam das mulheres.Está na hora também de se apostar em nós. Falta a nossa Té, pois ela apoiaria a ideia concerteza. Que pena.
    Parabéns pela coragem, pela sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Este tema do Mário Júnior não é novidade para muita gente. Já tem sido falado e debatido entre váarias pessoas, não só do nosso concelho como de vários pontos do distrito e por algumas pessoas com responsabilidades autárquicas e até governativas.Estou a referir-me naturalmente à duplicação das construções.
    Sou daqueles que pensam que por exemplo as freguesias de Miuzela, Parada, Amoreira Porto de Ovelha, Cabreira, Freixo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela deveriam ter permanentemente uma ambulância de serviço para apoio aos mais idosos e/ou lares e centros de dia. Naturalmente com o apoio da Câmra e Bombeiros.
    Sou daqueles que penso que no Alto de Leomil se deveria construir uma residencial para pessoas idosas provenientes não só do nosso concelho, mas também dos vizinhos de Sabugal e Pinhel. Uma obra a ser liderada pela estrutura social da Câmara Municipal de Almeida, contando naturalmente com o apoio das outras Câmaras e fundos estatais e comunitários.
    Sou daqueles que penso que no mesmo alto já deveria estar colocado um posto avançado dos Bombeiros de Almeida, com algumas viaturas para uma intervenção rápida não só junto das populações mais afastadas da sede actual daquele corpo, como também para uma assistência mais pronta a qualquer acidente na A 25 ou EN 16.
    Sou daqueles que penso que no Alto já deveria haver um espaço estruturado para um parque industrial bem junto do nó da A25, onde a implementação de várias indústrias poderia ser um escape à desertificação desta região, originando naturalmente a criação de postos de trabalho para muitos jovens.
    Sou daqueles que pensam que no Alto deveria ser criado um espaço de lazer onde fosse possível encontrar uma zona de acampamento, uma zona de piscinas ao ar livre, um pavilhão onde as pessoas daquela zona tivessem a possibilidade de se reunir para diversos convívios.

    Enfim, poderia deixar aqui mais ideias, mas talvez um dia possa haver alguém com vontade de trabalhar desinteressadamente sem ligar ao interesse pessoal, e tal como o Mário Júnior diz, olhar mais para os outros.

    Já agora e aproveitando as últimas observações, só quero dizer ao Mário que a ideia de uma próxima candidatura à Câmara Municipal de Almeida por um grupo de Almeidenses sem qualquer filiação partidária, não está posta fora de causa.
    Digo isto, porque pessoalmente já fui convidado.
    Sei que a ideia está a tomar corpo.
    Só o futuro nos dirá se vale ou não a pena avançar.

    Para que possamos levar em diante a melhoria da vivência no nosso concelho, é importante que a colaboração daqueles que hoje, ainda que à distância, queiram e estejam disponíveis a dar o seu contributo.
    Não tenho dúvidas de que o futuro a muito curto prazo passa pela Juventude/Adulta dos filhos deste concelho.

    Vamos a isso.....

    ResponderExcluir
  3. Começo por cumprimentar o Mário Martinho Jr. e permitam-me que expresse a minha grande simpatia pela qualidade,pertinência e objectividade dos vários artigos que vem publicando neste blog.
    A convicção e frontalidade com que aborda os temas, evidenciam uma robustez intelectual e cívica pouco vulgares.
    É de muitos jovens como este que o nosso concelho precisa.
    A riqueza de uma região assenta na massa crítica das suas gentes, muito mais que nos recursos materiais.

    Mas, entrando no assunto sugerido, "a rivalidade entre as vilas e o uso que dela se faz", obviamente, tem sido fortemente penalizadora, primeiro, porque tem impedido a formação de uma consciência colectiva do interesse concelhio, o maior bem a promover e preservar, segundo, por promover interesses particulares, tantas vezes mesquinhos! Naturalmente, que a rivalidade não é necessariamente nefasta, se utilizada como força impulsionadora e promotora da auto-estima, é salutar.
    Infelizmente, politicamente as coisas são mais complexas. Numa democracia o poder advém dos votos e estes são colocados nas urnas pelos cidadãos eleitores. Se uma freguesia tem muitos habitantes e estes congregarem o seu poder eleitoral numa candidatura, que creem representar melhor os seus interesses, ainda que para servir propósitos contários ao colectivo concelhio, pouco se poderá fazer! Em política a razão de nada serve, se não for acompanhada dos votos que legitimam o poder e possibilitam implemntá-la.

    Creio que a dificuldade em obter alternância de poder no nosso município, não se deve tanto à incapacidade das candidaturas em convencer os eleitores através dos programas, embora estes possam enfermar de algum defice, mas sim, ao arreigado caciquismo que teimosamente perdura, ao conservadorismo, no sentido lato do termo, favorecido pelo elevado índice de envelhecimento populacional, o clubismo político que limita o raciocínio e a clarividência do cidadão e finalmente, o analfabetismo funcional aliado à muito baixa cultura geral da população concelhia.

    Uma candidatura "supra-partidária", que persiga o interesse concelhio, abdique do particular em favor do colectivo, invista onde for oportuno sem atender ao poder eleitoral do local, se preocupe com o desenvolvimento do concelho em vez da promoção desta, ou daquela freguesia, que apoie as associções pelo resultado dos serviços que prestam e não pelo potencial eleitoral dos seus sócios,que tenha como bandeira o concelho e faça com que todos os naturais do nosso Muicípio sintam orgulho de cá terem nascido, é uma utopia na qual me revejo, pela qual me tenho batido e continuarei a abraçar.

    Carlos Pereira

    ResponderExcluir
  4. Curioso esta última parte do comentário do Sr. Dr. Carlos Pereira!!!! Pois não foi ele que, há anos atrás, não quis levar até ao fim uma candidatura que, apesar de sob um nome partidário, uma vez que a lei assim o exigia, era assumidamente uma candidatura supra partidária????
    Mudam-se os tempos.....

    ResponderExcluir
  5. Saúdo o Sr. João Neves, o Sr. José Augusto e o Sr. Mário Martinho.
    O Sr. Mário Martinho pela excelente ideia que acabou de postar a debate, e aos Srs. João Neves e José Augusto por estarem receptivos à mesma. Foram duas pessoas que marcaram a bancada do P.S.D. pela positiva, eram os únicos que demonstraram que tinham bagagem suficiente para liderarem os destinos políticos do Concelho.
    Ainda bem que tanto um como o outro não desistiram da intervenção politica. Ainda bem que não cruzaram os braços depois de se demitirem dos respectivos mandatos de deputados pelo P.S.D., se bem que com claro prejuízo do meu partido.
    Foi com agrado que vos vejo a continuar a luta pela procura do melhor caminho para o nosso Concelho e foi com satisfação quando li com atenção o artigo do João Neves, de lançamento no espaço cibernauta deste seu blog Almeida Fórum. A minha reacção foi uma exclamação que me lembro perfeitamente e que vou repetir: TEMOS HOMENS!
    Seja integrados num qualquer partido, seja através de uma lista independente, sejam bem vindos, vocês fazem falta aos sociais-democratas, vocês fazem falta nos centros de poder autárquico. Pois se conseguirem reunir uma equipe de gente com inegável qualidade e capacidade, mas independente, pois que venha ela. Verão que o povo de Almeida responderá afirmativamente.
    Saúdo a força e vontade de lutar por parte do Dr. Carlos Pereira. O Sr. tambem faz falta. A sua lucidez, inteligência e coragem não podem faltar. Força Sr. Dr.
    Força João Neves e José Augusto e Mário Martinho.

    ResponderExcluir
  6. Estou totalmente de acordo com o que o Sr Mário Martinho (Jr) diz no seu artigo. Mas da equipe que está à frente dos destinos do nosso concelho não é de admirar!
    Estavam à espera de quê?
    Aconcelho a lerem o Plano Plurienal e o Orçamento para 2008. Não tem pés nem cabeça. Até dá a impressão que aquilo foi feito por um grupos de "amigalhaços", ora dá cá tu uma sugestão, ora agora oou eu outra e depois dá o outro. Até o jovem Engº que tantas esperanças deu aos jovens, como pode ele pactuar com tudo isto? Das duas uma: ou está de acôrdo ou não terá coragem suficiente para dar um murro na mesa. Lamento Sr. Engº Machado.Agora faz-se uma Casa da Juventude(????) para Almeida e agora faz-se outra para Vilar Formoso. É do género, agora toma lá tu uma Bacalhauzada e uns fados e agora fazemos a festa dos empregados da Câmara, (com um luxo enorme, com direito a músicos privados vindos do Porto e servidos por uma Empresa de fora do concelho, como se cá não houvesse gente capaz para servir um almoço aos Srs. funcionários da camara!), em Vilar Formoso.
    Mas, será que ninguem vê isto? Será que o povo do Concelho de Almeida não vê o que se está a passar?
    O que está em causa é escolher pessoas sérias, honestas, competentes, sejam de que partido forem e apostarmos neles.
    E a nossa oposição (dito PS) o que anda a fazer???? O Sr. Dr. Carlos Pereira manda para aqui uns artigos muito bem escritos, mas não basta, Sr. Dr.. Que oposição está ele a fazer? Já apresentou ao povo o trabalho que está a fazer? pelos vistos está impávido e sereno a assistir a este concerto todo. Para isso, Sr. Dr. Carlos Pereira, não precisamos de si como vereador. Acredito que não poderá fazer muito ou mesmo nada, pois está em minoria. Mas então denuncie as situações, diga ao povo o que se passa nas reuniões.O Dr. Costa Reis ainda publicava no site da Câmara os resumos das reuniões da Câmara. Esta Vereação até com isso acabou,pois é não convem publicar nada. Ninguem pode saber.Tudo nos segredos dos deuses.Aqui o Sr. Dr. Carlos Pereira tem culpas no cartório. Diga ao povo que votou em si o que se passa. Denuncie as situações.
    Para isso é que foi eleito. Pelo menos denuncie toda esta trapalhada.
    Acho que está na hora do povo de Almeida (Concelho) dizer: JÁ BASTA!
    CHEGA!
    Os meus cumprimentos ao Senhor (este sim é um SENHOR)João Neves pela iniciativa que tomou ao abrir este blog. Ao menos permite aos mais desfavorecidos desabafarem. Parabéns João Neves. Você sim, está a demonstrar capacidade de luta pelo futuro de todos nòs.
    Muito obrigado, parabéns e continue a não ter medo.
    Com o trabalho que está a realizar, está a demonstrar que é o único, até agora, com capacidade de lutar por nòs.
    Parabéns e boa sorte, Sr. João Neves.

    ResponderExcluir
  7. Já agora deixem-me aqui mandar uns bitaites também.
    Sem dúvida que a página da Câmara na net melhorou de imagem, mas piorou em conteúdo.
    Não só desapareceram as publicações das reuniões do executivo, como nem sequer por lá aparecem as publicações das actas da Assembleia Municipal.
    Mas das festas e festinhas, das comesainas e bifanadas, aí sim está lá tudo. Quem quiser ir prá folia, tem ali um bom indicador.
    Pensava eu que o actual presidente da Câmara pela experiência tida durante todos os anos passados, teria aprendido alguma coisa. Mas.....
    Não entendo o motivo pelo qual na agenda cultural(Será que se pode chamar assim?)em vez de vermos o presidente, aparece o vice. Será que já está a preparar o assalto à cadeira maior?
    Bom se agora estamos mais ou menos mal, então com o vice em primeiro.....phonix.....
    Por acaso vocês sabem que a maioria dos funcionários da Câmra andam aborrecidos? Sabem porquê? Será pela declaração que o presidente fez no dia do jantar de Natal, quando se referiu aos ausentes.
    Criticar a oposição.....sim, também se pode criticar. Não pelo que não conseguem fazer já que não têm qualquer hipótese de fazer passar nenhuma ideia, conhecendo como se conhece a arrogância de quem manda.
    Já agora e só por acaso, alguém se lembra de alguma reunião havida nalguma freguesia por qualquer partido politico a saber se tudo vai bem por lá? Já algum partido foi saber o que tinha mudado em cada freguesia nestes dois últimos anos? Que eu saiba não. Mas atenção que daqui a um ano já andam por aí todos atarefados a ver o que se pode fazer. Hipócritas......
    Foi a primeira vez que entre com artigo neste blogue.
    Espero que publiquem este texto e se assim for, voltarei.
    Tentarei trazer até aqui a pouca vergonha da parceria e compadrio que existe entre os elementos do PC e do PSD na Assembleia Municipal.
    Já agora alguém leu o texto, que se refere à feira do fumeiro no blogue do Castelo, onde se pede aos criticos que ali pensem ir e dizer mal, que não apareçam? Será que criticar algo que está mal é proibido? Será que criticar não serve para se corrigir na próxima vez? Parece afinal que este ano a coisa até correu muito bem. Fiquei abismado com a assistência de público ao concerto feito pelo Coro de Almeida. Onde estavam os anfitriões?
    Para justificar o compadrio de que falei atrás, deixem-me só lembrar o que está escrito no blogue do Castelo, acerca das eleições nos States: "...Barak Obama, prepara-se para transformar essa derrota em vitória(pelos vistos,é uma especialidade nore-americana).". Se a memória me não falha, e não falha mesmo, parece que aqui no país dos Tugas, quem transforma as derrotas eleitorais em vitória, é o PC, ou não se lembram?
    Agora a minha preocupação, será que os PCs cá do sitio são americanos? Ou será que os americanos Obamas lá dos States, são PCs disfarçados?
    PHONIX....PHONIX....PHONIX....
    Amigos atenção que anda por aqui muita boa gente a engar outros tantos.......

    Um ALMEIDENSE.

    ResponderExcluir
  8. João Neves e José Augusto.
    Penso que vocês fazem falta ao P.S.D.. Penso mesmo que o Partido em Almeida não pode dispensar ou afastar dois militantes como vós. Aliás o Partido não está em posição de afastar NUNHUM militante.
    Eu também acho que a actual concelhia do P.S.D. não está no poder a não ser só para fazer os fretes de quem está no poder concelhio. Todos nós sabemos que é verdade. Se perderem as próximas eleições vamos vê-los a fugir que nem ratos.
    Vocês são militantes do P.S.D.. Para lutar, lutem dentro do nosso Partido. Basta vermos a postura do presidente da Concelhia: ele não tem postura, não tem intervenção politica nenhuma,não tem ideia própria para o Partido no Concelho.
    Não tem vontade própria.
    Vamos lutar para que o P.S.D. seja mais forte, pois por este andar, a vitória nas próximas eleições é uma miragem, com o nosso Partido dividido, quem acham que vai ganhar???
    Vocês são militantes do P.S.D.
    Lutem cá dentro.
    O nosso partido não tem culpa de estar a ser comandado por gente que nem militantes são. O Partido está acima desses senhores.
    Conto convosco.

    ResponderExcluir
  9. João.
    Estive a ver o blog Amigo Piri.
    A interioridade será o principal problema do nosso Concelho?
    Será que a culpa da desertificação de Almeida estará todo ou só nas medidas governamentais?
    Desde a publicação de uma cópia de um simples comentário a um post, tirado do teu blog, até aos comentários postados naquele blog, obriga-me a fazer perguntas:
    - aquilo será criancice?
    - será doentio?
    - é este o espirito democrático que existe nessa região?
    O que valerá é que o povo do concelho não se confunde com esta, penso eu, minoria.
    Daqui tiro uma conclusão: o tema proposto pelo Mário Martinho é oportuno
    Algo tem que mudar no Concelho de Almeida.
    Têm que vir novas mentalidades, novas ideias, novos rumos.
    Não assino este comentário, mas tu logo saberás quem o enviou.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Tenho seguido a "polémica" que este post tem suscitado e vamos lá ver se este meu comentário tem publicação.
    Estou de acordo, como penso que a maioria, que há coisas a mudar no concelho de Almeida. Agora não queiram alguns "iluminados" passar um atestado de menoridade ou falta de inteligência às pessoas do concelho de Almeida. Foram elas que tiveram a oportunidade de escolher quem nos governa e temos de respeitar a sua escolha (falo de "poleiro" pois não ajudei a eleger os actuais autarcas, nem ajudarei a eleger a "alternativa" PS).
    Todos tiveram oportunidade de apresentar as suas propostas e apresentá-las a sufrágio. E penso que em Democracia ainda tem que se respeitar a vontade popular, por muito que às vezes nos custe, ou não?
    Não me venham com a história de que o actual executivo distribuiu favores a "torto e direito" para ganhar votos. Alguém tem dúvidas que se fosse o PS a estar no executivo, faria o mesmo? Eu não! Pois se sem estar no executivo foi distribuindo os mesmos favores, aproveitando o facto de o PS ser partido do Governo. Ou não? Eu sei que sim!
    Centremo-nos todos, repito TODOS, naquilo que é realmente importante: o desenvolvimento do concelho de Almeida. E não é com o apelo a listas independentes e criticando o que é feito, só pelo facto de ser feito "pelos que não são do nosso partido".
    Também não ajudei a eleger a Junta de Almeida, mas como é possível criticar a sua actuação só pelo facto de ser da CDU?
    Todos fazem bem e menos bem, todos têm opções e prioridades diferentes, todos trabalham para o bem do concelho, etc, etc,... Por que não dar as mãos depois de as eleições passadas? Lá chegará o período pré-eleitoral e a campanha eleitoral, para apresentar aos eleitores as suas propostas e prioridades para o desenvolvimento do Concelho. E tenham a certeza de que para atingir tal desiderato, são necessátios todos, de todos os quadrantes políticos, ou continuaremos a "andar para trás".

    ResponderExcluir
  11. joão

    Desde já o felicito por este espaço de debate.
    Tendo eu alguma esperência autárquica e militância partidária, penso que o João encara a politica de uma forma romântica, que aprecio.
    No entanto os eleitos locais encaram a vida autárquica como uma oportunidade de levantar a bandeira do partido que representam e não se numa perspectiva de desenvolvimento quer económico quer social dos concelhos que gerem.

    Na maioria dos casos os eleitos locais são de má qualidade técnica e duvidosa verticalidade moral.

    Que as novas gerações tenham outra resposabilidade civica é honestamente a minha esperança.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Meus Srs.
    Eu penso que há que ponderar bem. Há que pensar bem.
    A solução de construir uma lista de independentes,para as próximas eleições, ou seja, uma lista que não tenha nada com partidos, seria uma solução, mas como os maiores Partidos estão bem enraizados no concelho, não sei se conseguirão vencer.
    Dividir um dos partidos, isso é inegável.
    Eu pessoalmente não concordo.
    Porque não os Partidos reverem bem as suas equipes, renovarem os seus quadros? Eu penso que tanto o PSD (realmente com uma equipe muito fraca, daí a diferença de sómente 90 votos) como o PS, têm que renovar as suas equipes.
    Não tenham dúvidas que aquele partido que assumir o risco, mas com os coerência, estou convencido que ganhará.
    Por outro lado, com a publicação deste post verificou-se de imediato uma movimentação significativa, alguns até dá a impressão que se assustaram.
    Mas pela leitura do blog, eu panso que ainda ninguém se candidatou, é uma simples sugestão apresentada por um cidadão deste concelho. Só isso.
    E é salutar debater-se estes temas,porque não?
    Há que ponderar bem.
    É a minha humilde sugestão.

    Um cidadão

    ResponderExcluir
  13. Mário.
    Vou fazer agora o meu comentário ao teu artigo e dizer também algo sobre o Almeida Fórum e esclarecer, de uma forma simples e clara, de maneira que todos os leitores entendam.
    Assim, eu penso que conseguimos fazer do nosso blog um “sitio” de debate, mantendo sempre um nível de qualidade elevado. Sei que fui acusado de ter tomado várias opções que originaram “defeitos” no blog. Admito que sim, se bem que eu não veja em que aspecto. Estou a dar o melhor que sei e de acordo com as limitações que possuo no que diz respeito à informática em si.
    Mas, se essas criticas se referem ao aspecto de termos alguém que desempenha o papel (mal ou bem) de moderador, pois eu acho (e os factos dão-me razão) que, neste tipo de blog, o moderador é imprescindível, de forma a não prejudicar o nível de qualidade do mesmo. Tenho recebido comentários verdadeiramente vergonhosos, que não podem ter sido escritos por pessoas de bem.
    Nem percebo porque é que há leitores que se “escandalizam” com o facto de este espaço ter moderação.
    Agora que eu garanto que sou honesto, coerente e sério quando desempenho o meu papel de moderador, que ninguém tenha dúvidas. E se alguém diz o contrário, mente. Ou então que apresente provas do que vai afirmando. No entanto, se há alguém que não acredita na minha seriedade, pois que tente fazer chegar até nós os seus depoimentos, de diversas outras formas, que passo a indicar ou sugerir:
    Ou através dos Correios de Portugal, por carta registada e/ou com aviso de recepção, ou pessoalmente e eu terei então o trabalho de transcrever para o blog, de maneira que lhes dê garantias que eu recebo os respectivos artigos ou comentários. Sinceramente não vejo outra forma de proceder. Agora não basta dizer que eu não publico qualquer comentário ou artigo e afirmar que eu estou a mentir. É preciso prová-lo.
    Mas, qualquer sugestão será bem aceite, por exemplo, basta telefonarem-me a avisarem que têm algo para publicar, e eu garanto que me deslocarei, de propósito, para que tenham a certeza que o artigo/comentário é publicado. Agora, também garanto que, se os termos em que os mesmos escritos não são os mais correctos, pois não serão publicados. Se me entregarem “em mão” pois terão oportunidade de ouvir o “não” pessoalmente, e os motivos dessa recusa.
    Portanto, a moderação vai continuar, isso é ponto assente. Em qualquer assembleia, em qualquer debate há sempre um moderador, de forma que o debate seja feito com inteira correcção. Este procedimento não é novo. É usado em democracia à largas décadas. Mas, se há alguém que não concorde com esta forma de fazer o Almeida Fórum, pois que envie a sua sugestão.
    Se o signatário do comentário estiver bem identificado, mas estiver em vias de ver recusada a sua publicação, pois nós justificaremos as razões de mesma recusa, via email. Quando são anónimos, eu não tenho como justificar os motivos que me levaram a recusar a publicação dos seus escritos.
    Penso que mais claro não se pode ser.

    Aliás, posso desde já anunciar que, os administradores deste blog, estão a preparar um Almeida Fórum “em directo” ou seja, com convidados, com assistência, com a presença da Imprensa, “ao vivo” chamemos-lhe assim, mas estaremos também lá a moderar o debate.Um debate público. Esta iniciativa será lá mais para diante, quando o sol aquecer mais e quando nós estivermos com outra experiência e quando tivermos as condições “logísticas” preparadas.Com moderadores, como será lógico.

    Quero também afirmar, de uma vez por todas, que as ameaças que me enviam de diversas formas, quer por email, quer por telefone, e as pressões que sofro de diversas formas, até por ofícios institucionais de pessoas com responsabilidades relevantes no concelho, não me intimidam. Eu já perdi o medo que tinha a perder e não abdico da minha liberdade.
    Eu não tenho intenção nenhuma de comprar um cão, até porque não teria espaço em minha casa para o acomodar…
    Mas, Mário, vamos agora ao teu artigo: “Rivalidade Almeida/Vilar Formoso”.
    Vamos ao que interessa agora.
    Antes de mais quero esclarecer, de uma forma bastante clara: sou Militante do PSD/PPD com o nº 135617.
    Eu considero que a dita rivalidade entre Almeida e Vilar Formoso já não é tão escaldante como era. Existem ainda alguns focos fundamentalistas nas duas Vilas, mas as gerações mais novas não dão mostras de se preocuparem com esta matéria ou pelo menos essa rivalidade não será tão doentia.
    Considero também que, e ainda comentando o teu artigo, em termos de investimentos no Concelho, alguém resolveu dividir o mesmo em três blocos chamemos-lhe assim:

    1 - Almeida
    2 - Vilar Formoso
    3 -Restantes Freguesias

    Lamento esta postura pois, criando estes 3 vectores bem demarcados, não se permitiu o desenvolvimento equilibrado do Concelho de Almeida. Portanto considero que o nosso Concelho deveria ter um investimento público mais equilibrado, independentemente das assimetrias que existem e que todos conhecem entre as duas Vilas e as restantes Freguesias do Concelho. Continuando o meu raciocínio, pode-se concluir que estou a concordar contigo neste aspecto: disparidade enorme no investimento público entre as duas Vilas e as restantes Freguesias do Concelho de Almeida.
    Apesar disso, penso que não houve rigor no planeamento da linha politica de desenvolvimento para o Concelho: qual o tipo de investimento, para onde e que valências e as respectivas prioridades. Ou seja, penso que nunca ninguém parou para pensar o Concelho, que fazer para o crescimento harmonioso e equilibrado, enfim o que queremos do Concelho de Almeida. Depois sim, cumprir com rigor o que for planeado, e de acordo com as prioridades pré-estabelecidas.
    O Plano de Actividades aprovado e publicado pela nossa autarquia, dá-me a impressão ter sido elaborado de uma forma que, penso eu, não ser, no mínimo, a mais correcta. Dá a impressão que não há critérios absolutamente nenhuns na sua elaboração, não há prioridades, os investimentos são “lançados” para o papel de acordo com sugestões vindas não sei de onde ou por quem.
    Senão vejamos.
    1 – Distribuição de subsídios às instituições e/ou Associações sem fins lucrativos.
    Que critérios são seguidos na distribuição destas verbas? Nenhuns. As verbas são
    distribuídas de acordo com a vontade de alguns ou pelas simpatias de outros.
    Sugestão: Aprove-se um regulamento para a concessão destas verbas, com direitos e
    deveres que as diversas Instituições têm que cumprir. Por exemplo, a obrigatoriedade de
    apresentação anual junto do Serviços do Município do Orçamento e respectivo Plano
    de Actividades e o Relatório e contas. Assim, o critério de distribuição de subsídios seria mais
    justo, transparente e coerente.
    As Associações que demonstrassem um trabalho mais meritório seriam as mais
    beneficiadas, como será lógico, e assim até o próprio Município deixaria de ser criticado pela
    forma como distribui os Subsídios pois este limitar-se-ia a cumprir as regras estabelecidas. Ou
    seja, quem fosse mais dinâmico, competente e apresentasse melhores resultados seriam os mais
    beneficiados, e assim …quem tivesse unhas…
    2 – Distribuição de investimentos por Almeida e Vilar Formoso.
    Como diz o Mário, e bem, a distribuição de investimentos por Almeida e Vilar Formoso,
    não é a mais correcta, não tem lógica e é prejudicial para um Concelho no seu todo, Concelho
    este ainda com enormes carências:
    - um campo de futebol com relvado sintético para Almeida…outro para Vilar Formoso.
    - uma Casa da Juventude para Almeida…outro para Vilar Formoso.
    - uma Área Multiusos para Almeida (????)…outra para Vilar Formoso.
    - umas Piscinas ao ar livre para Almeida…outras Piscinas ao ar livre para Vilar Formoso.
    - etc.
    Assim não. Chegou a hora de, com coragem afirmar que chegou também a hora das nossas
    Freguesias mais pequenas, chegou a hora das nossas Aldeias também.
    3 – Prioridades.
    Almeida necessita como do pão para a boca de um Pavilhão Multiusos. Sim, disse bem: um
    Pavilhão Multiusos e não de uma área multiusos.
    Considero que foi inteligente o executivo ao desistir de construir uma área multiusos, como
    estava planeado, e substituindo-a por um pavilhão multiusos, uma vez que Almeida já possui
    algumas das valências que uma área multiusos deveria possuir como por exemplo o auditório
    – Almeida já possui um auditório.
    Penso que ninguém tem dúvidas neste aspecto.
    Não entendo é estas prioridades, sabendo que Almeida não tem nenhum espaço deste género.
    Almeida não tem nenhum salão onde se possa realizar um baile, ou uma feira temática, ou um
    espectáculo cultural que permita albergar algumas centenas de pessoas a assistir. Vejamos a
    Feira do Fumeiro de Almeida que, a falta de espaço origina enormes dores de cabeça à Junta de
    Freguesia de Almeida todos os anos não a deixando evoluir de uma forma mais significativa.
    Também não aceito que me afirmem que não foi construído o Pavilhão Multiusos de Almeida,
    por falta de espaço no chamado “enchido”, quando todos nós sabemos que no mesmo
    “enchido” cabem não um, mas vários Pavilhões e assim, neste terreno, a sua construção
    poderia ter o seu inicio imediato. Não entendo a obstinação por se “querer” construir
    o dito pavilhão no espaço onde hoje estão implantados as casas pré-fabricadas.
    Mas, há mais espaços livres em Almeida para se construir uma infra-estrutura desta natureza.
    Portanto, não se diga que não se constrói, com urgência, um Pavilhão Multiusos em Almeida
    por falta de espaço, porque não é verdade.

    Por outro lado, e ainda no que a investimentos diz respeito, porquê afirmar-se que Almeida é essencialmente uma Vila Turística e Vilar Formoso é uma Vila comercial. Porquê?
    Vilar Formoso uma Vila essencialmente comercial? Porquê? Foram os habitantes de Vilar Formoso que assim o determinaram?
    Então porque razões construíram em Vilar Formoso o actual Parque Industrial? Eu penso que apostar no Parque Industrial de Vilar Formoso não só é vital para Vilar Formoso como para todo o Concelho em si. Apostaria até num Gabinete de apoio ao Empresário. E não estou a inventar nada: vamos aprender, por exemplo, com Idanha-a- Nova ou Castelo Branco.

    Enfim, Mário, há que pensar no Concelho como um todo. Há que ter a coragem de investir no resto do Concelho e não ter receio dos resultados eleitorais.
    Acima de tudo, Mário, há que ter respeito pelos habitantes de todas as restantes freguesias.
    Há que ter coragem de afirmar que vamos apostar agora também nas restantes freguesias, para que o Concelho cresça como um todo.

    Fez-se muito em Almeida nos últimos anos. Eu afirmo que o Dr. Costa Reis saneou as contas do Município de Almeida de uma forma que considero brilhante. No final do seu mandato o Dr. Costa Reis deixou as contas de gerência do município com contas bancárias a prazo. Mas, o facto de o Município ter uma situação saudável em termos de balanço e contas, não quer dizer que não se continue a ter rigor na gestão das mesmas. Por outras palavras, o facto da Câmara ter dinheiro neste momento, não quer dizer que o esbanjemos. Há que continuar a ter o mesmo rigor.
    Reparemos meu caro Mário, que foi com este rigor financeiro que Costa Reis deixou o Concelho bem servido no que a estradas ou vias de comunicação diz respeito, bem servido no que se refere ao saneamento básico, na distribuição de água aos munícipes, quem não se lembra da água que brotava das nossas torneiras (no Verão por vezes parecia café…). Eu sou dos que afirma que Costa Reis ficará na história do Concelho de Almeida pela obra realizada. Por isso o Dr. Costa Reis teve em mim um apoiante incondicional e ele sabe isso.

    Agora, também penso como os ingleses: “..homem certo no lugar certo…”. É necessário outra linha de acção, outra politica, outra mentalidade, de forma a conseguirmos subir “outro lance de escadas”.
    E agora já referenciando a tal nova alternativa aos dois maiores partidos: PPD/PSD e PS.
    Uma nova via para a liderança do Concelho.
    Mário, quero que fique clara a minha posição pessoal: eu sou Militante do PPD/PSD.
    Eu dou a primazia ao meu Partido. Nem podia ser de outra forma.
    Agora, afirmo também de uma forma clara que sou, antes de mais, um homem livre.
    Aliás, os PPD/PSD tem nos seus militantes homens livres.
    Eu, pessoalmente, quero continuar a ser um homem livre e nunca fui e nunca serei um “yes man”.
    Nesse contexto, e seguindo até o exemplo que nos deu Francisco Sá Carneiro, quando temos que ser críticos pois que o sejamos. Quando não acreditamos numa politica e a nossa consciência nos obrigue a romper com essa politica, pois que o façamos, nem que para isso sejamos obrigados a tomar medidas extremas.
    A alternativa, para Almeida, a que te referes no teu artigo, acho que é perfeitamente viável. Penso até que será saudável, pois neste momento estou muito desiludido com a forma de estar dos nossos partidos, aliás como já o afirmei neste blog anteriormente.
    Penso que pode estar aí a solução certa para a hora certa.
    Gente nova, mentalidades novas, ideias novas, formas de estar diferentes, com uma única preocupação: servir bem o Concelho de Almeida. Livre de qualquer compromisso partidário.
    Não posso afirmar que seja uma ideia que me desagrade.
    Mas, Mário, há que ponderar bem. Primeiro é necessário ver o diz a nova legislação que vem aí sobre eleições autárquicas, sobre este aspecto das listas independentes. Eu pessoalmente confesso que ainda não li o que está proposto. Segundo, as pessoas que poderiam compor essa lista. Sei que já há gente que encara esta solução de uma forma simpática, gente esta que eu considero de grande competência e que eu respeito muito e que eu até gostaria de ver a liderar os destinos deste Concelho. Vamos aguardar.

    Concluindo, parabéns pela tua lucidez, pela forma inteligente como abordaste este assunto.
    Subscrevo as afirmações do Dr. Carlos Pereira quando comenta a teu artigo, Mário.

    Fico satisfeito por estares cá, Mário. Por estares neta luta por melhores dias para as gentes da nossa terra.
    Hoje termino de uma forma diferente este meu comentário a respeito do teu artigo: bem-vindo a estas lides, e diz ao teu Pai que ele é indispensável nesta luta, Mário. Ele faz cá muita falta, pois já fomos companheiros de luta e eu conheço o Sr. Mário Martinho muito bem e sei a capacidade, a qualidade, a inteligência e a personalidade que ele tem. Sejam ambos bem vindos.
    Um abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  14. "A RIVALIDADE VILAR FORMOSO/ALMEIDA..."
    Qual rivalidade a rivalidade são vocês que a fazem ao colocar um tema destes para se comentar.
    Para começar porque não colocaram este "A RIVALIDADE ALMEIDA/VILAR FORMOSO..." ou não colocarem nenhum destes temas pois o Concelho de Almeida merece muito mais, não acredito que ganhem credibilidade com um tema destes é desde já a minha humilde opinião como cidadão e não tomem a mal é só uma opinião. Acho que se devia de ter um mínimo de cuidado ao escrever, mas continuemos com o tema.
    A resposta é fácil e evidente! Neste caso, a rivalidade, é sempre boa para Almeida, para Vilar Formoso e melhor é excelente para o concelho de Almeida.
    Começando pelo futebol, se não vejamos já vem o problema do relvado. Aqui fica em Almeida para jogar eternamente na Segunda Divisão... relvado em Vilar Formoso para Jogar na 1ª Divisão ou vocês são daqueles que pensão em unificar os dois clubes, isso nunca vai ser possível pois cada um deles tem o seu próprio orgulho património e a sua própria história. Em frente a realização das piscinas de Almeida e Vilar Formoso qual é o problema? Beneficiam as duas vilas, pois mais vale duas piscinas do que nenhuma não concordam? Outra é obvio que quem não tiver um candidato de Almeida ou de Vilar Formoso dentro dos 4 primeiros lugares perde as Eleições ou estão à espera de o quê? Sejamos realistas. Concordo plenamente que estas pessoas se candidatem à Câmara Municipal de Almeida mas acho que já começaram mal ao colocar um tema destes num Blog pois o problema do Concelho de Almeida não é rivalidade penso.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  15. Paulo Ramos

    A politica estúpida tem varias vertentes, e uma delas é esta.
    Temos que avivar o fogo da rivalidade para nos esquecermos do que realmente é importante e é que vivemos num concelho esquecido no tempo. Já fomos os melhores em vários aspectos onde se vivia bem, tanto em Almeida, como no resto do concelho e que neste momento só sobrevivem os políticos e afins...!!!!
    Continuem na rivalidade que realmente é isso que vos da força para enfrentar o dia a dia.
    O meu filho já não tem rivalidades mas também não tem futuro no concelho e terá que migrar como tantos outros filhos de este concelho....!!!

    ResponderExcluir
  16. Paulo Ramos

    A politica estúpida tem varias vertentes, e uma delas é esta.
    Temos que avivar o fogo da rivalidade para nos esquecermos do que realmente é importante e é que vivemos num concelho esquecido no tempo. Já fomos os melhores em vários aspectos onde se vivia bem, tanto em Almeida, como no resto do concelho e que neste momento só sobrevivem os políticos e afins...!!!!
    Continuem na rivalidade que realmente é isso que vos da força para enfrentar o dia a dia.
    O meu filho já não tem rivalidades mas também não tem futuro no concelho e terá que migrar como tantos outros filhos de este concelho....!!!

    ResponderExcluir