25 fevereiro, 2008

QUARTEL DOS BOMBEIROS...porque pugnamos pela verdade







Porque a verdade estará sempre acima de tudo, e a bem da seriedade, da coerência e porque nunca deixaremos de lutar pelo nosso Concelho e pelas suas gentes, exigimos de quem nos lidera, ou seja, aos Partidos institucionais, que se pronunciem, atravéz dos seus Orgão Concelhios sobre este tema: Quartel dos Bombeiros de Almeida, porque não a verba em PIDDAC?
Penso que será o minimo que se poderá exigir dos nossos partidos politicos, para que se termine de vez com a hipocrisia.
Desafio também o Sr. Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Almeida e Vereador do actual executivo camarário, e por motivos óbvios,que tome a única atitude que se me afigura digna perante os factos publicados: demitir-se.
João Neves

10 comentários:

  1. Vitor Almeida
    Assim gosto que se tratem as coisas em geral e as de politica em particular!
    Após a apresentação deste documento (já divulgado no Praça Alta, curiosa insistência!) existem coisas que importa perguntar:
    • O primeiro comentário, anónimo, não se enquadra neste contexto. A
    que proposta se refere do PSD?! Que proposta é essa do PCP que não tem pés nem cabeça?!
    • Mais confusão é o Presidente da Direcção dos Bombeiros votar contra o Quartel. Face a este documento não entendo (segundo comentário anónimo)!
    • Os parabéns do Sr. José Augusto Marques ao PCP-PEV trazem mais confusão por misturar em tudo isto “os Almeidenses”!
    Em termos de conclusão gostaria de dizer que, o objectivo fundamental de toda esta maquinação sobre o Quartel dos Bombeiros, é mais uma careta do Carnaval politico que de algum tempo a esta parte temos vindo a assistir! Evidentemente que, tanto os comentários jubilosos como a divulgação deste documento, procuram passar a mensagem de que existem alguns eleitos, beneméritos e dignos de possuir a designação de verdadeiros Almeidenses, face a outros que nem por isso. Ou seja: uns são os bons outros são os maus, ao bom estilo cowboy! Houve até momentos em que se chegou a pensar (daí a pertinência deste blogue em querer desmistificar esta trapalhada!) que os que votaram contra o Quartel foram alguns Almeidenses! Evidentemente que todos queremos que o Quartel seja construído e será em breve para espanto de muitos! E acreditem que foram muitos os que ajudaram… interessante é o Carnaval que alguns fazem de coisas tão sérias a troco de alguns votos! Almeida, e todo o Concelho, tiveram, e têm, Almeidenses que trabalham em prol da Nossa Terra, mas muitos fazem-no no sossego dos bastidores (em que discurso já ouvi isto?! No meu ou no que me escreveram…eheheh), outros há que apregoam e não passam disso mesmo vento e barulho que passa e nada deixa, só leva…
    Estou curioso por saber como foi feita esta proposta na Assembleia da Republica, só se referia a Almeida?! E porque não teve a aceitação da quase totalidade dos deputados?!
    “Demissão” do Presidente da Direcção dos Bombeiros ou de Vice-Presidente da autarquia?! João ainda não estamos na SIC! Assim só contribuis para o Carnaval!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Estes documentos eu já tinha visto no jornal PRAÇA ALTA. Agora vamos ver o que se vai dizer..... Falem os interessados e deixem de acusar sempre a CDU de todos os males. O que terá a dizer o sr. Vitor Almeida desta vez? E as concelhias do PS e PSD? E o sr. Presidente dos Bombeiros? Cá fico a aguardar....

    ResponderExcluir
  3. Respondeu e não disse nada.... Como explica o Sr. Vitor Almeida que os deputados do PS e PSD (os eleitos pela Guarda em princípio também!!!) tenham votado contra esta proposta? Ou não há explicação? Se há, eu não entendo.... Mas quem sou eu, para perceber tal posição!!! Por isso perca lá um pouco mais de tempo e explique-me esse voto contra na Assembleia da República... por favor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ó Sr. Victor Almeida!
    Tanta filosofia para quê? Mas o Sr. pensa que os seus conterrâneos são burros, são todos uns ignorantes e não sabem pensar?
    Quer passar um atestado de quê às pessoas?
    Quanto á demissão do “seu” presidente, não devia ser só ele, o Sr. também se devia demitir, sabe porquê? Por uma questão de dignidade. Quantas vezes já foi inscrito em PIDDAC o Quartel dos Bombeiros? É a primeira vez? E aquele Carnaval da assinatura do protocolo com membros do Governo Central no salão nobre da Câmara Municipal de Almeida? Já se esqueceu? Deu direito a comes e bebes e tudo. Já se esqueceu?
    E o Sr. só agora descobriu o Carnaval?
    Não acha que já chega de brincar com o povo de Almeida? Não acha que já chega de brincar com os próprios bombeiros? Não acha que é altura das pessoas dizerem BASTA?
    A sua demissão e a do “seu” presidente, pelo menos seria uma atitude de protesto pelo desprezo que estamos sofrer da parte dos seus camaradas do PS e dos senhores do PSD, e não é só no que diz respeito a este caso do Quartel. Mas, para tomar uma atitude destas é preciso coragem, não é?
    Diz o Sr. que o quartel vai fazer-se mais depressa do que se pensa.Já vi que está bem por dentro destes "assuntos". E depois os Comunistas é que têm a "santa aliança" com o PSD.Mas faço votos sinceros que sim, que se faça o quartel o mais depressa possivel. Mas isso não tem nada a ver com a atitude que o PS e o PSD tomaram ao desprezarem, mais uma vez os pobres coitados do interior, percebe? Não acha que devia, pelo menos uma vez, pôr o partidarismo de lado e defender os interesses da sua terra?
    Vivemos num Carnaval, mas afinal quem anda mascarado?
    Já percebeu agora porque razão o PS perde eleições após eleições no Concelho de Almeida?
    Pense um pouco.
    Resumindo e para concluir:
    - O Sr. Victor desmente o que aqui vem publicado ou não?
    - O Sr. concorda com o sentido de voto do PS e do PSD, ou não?
    A estas questões é que é preciso responder.
    Tenha coragem e responda com clareza.

    ResponderExcluir
  5. vitor Almeida
    Muito havia para dizer mas fico-me por aquilo que me pede. Não concordo com nenhum voto, seja ele de que facção partidária for, que não aprove a construção do Quartel dos Bombeiros de Almeida. Esta construção é totalmente necessária. Ou seja: não fiquei contente com o voto dos meus camaradas, como não fico contente com outras coisas, somos um partido plural, que permite a diferença e faz disso a sua riqueza, o que outros partidos não são capazes!
    Agora Sr. anónimo é capaz, no mesmo sentido corajoso e de dignidade, como o Sr. lhe chama, desfazer o seu anonimato?! Afinal quem é que tem máscara?! No fundo não me preocupa saber quem é, a atitude, o tipo de intervenção valem por si… de certeza que o anonimato lhe assenta com uma luva…
    “Carnaval do protocolo, conterrâneos burros, ignorantes, partidarismos de lado” Não leve a mal mas esse tipo de discurso e forma de fazer politica em nada se coaduna com a minha atitude e como tal não lhe darei importância. Só uma coisa, se me demitir o Sr. assume e substitui-me? Ou como no resto, prefere esconder-se e surgir de quando em vez e, em vez de servir, prefere servir-se… muito bem, essa não é a forma de um verdadeiro Almeidense…!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Sr. Victor Almeida.
    Ainda bem que não ficou contente com o voto dos seus camaradas de partido.
    Eu também não. E o povo de Almeida pode acreditar que também não. Só que você fica por aí. Palavras e mais palavras e fica satisfeito. Palavras leva-as o vento Sr. Victor. Deixe-me dizer-lhe que falta-lhe dinamismo, tomar atitudes drásticas quando é necessário, agir já não é consigo. E pelos vistos fica satisfeito. Mais grave Sr. Victor, é o Senhor criticar quem quer agir, quem não se conforma com a situação, quem quer lutar. Quem não é egoísta.
    Quanto ao meu anonimato, aqui tem razão. Neste aspecto o Sr. tem razão, não posso identificar-me. Dou a mão à palmatória. Mas, também se as coisas fossem assim tão lineares, os votos secretos não eram necessários e viveríamos numa sociedade mais justa, não acha? Mas, infelizmente, não é assim. Eu não posso identificar-me. Mas esse facto não me impede de dizer o que penso.Ainda bem que existe liberdade e existem espaços como este que permitem aos “anónimos” de dizerem o que quiserem, percebeu?
    Agora posso adiantar-lhe, quer acredite ou não, que sempre fui simpatizante do seu partido. Neste momento não.Sabe porquê? Porque não suporto a mentira. E o Sr. defende o quê? Valores ou um mero partido politico ou uma sigla? Quanto ao Sr. demitir-se. A sugestão, pelo que percebi da afirmação do Sr. João Neves no seu post, era para ser entendida como forma de protesto. Pelo menos foi assim que eu entendi. Mas para além de eu achar que o Sr. não é de assumir posições difíceis de tomar, de atitudes drásticas, já vi que se sente bem acompanhado, pois deixe-se estar, pois está muito bem. Mas olhe que não há ninguém insubstituível, e você acha que é muito difícil substituir a equipe na qual o Sr. está integrado? Francamente, Sr. Victor. Olhe candidate-se, o Sr. e os seus amigos, à Direcção do Futebol de Almeida. Têm todos aqui uma oportunidade de mostrar quem serve quem, ou quem é servido. Mas, não, para aí não vai o Sr., não é Sr. Victor?
    Ó Sr. Victor, quanto ao servir ou não servir, não vá por aí. Acho que não deve ir por aí.
    Eu fico por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Será que os Senhores do PS e do PSD, os que andam sempre a dizer que são os nossos defensores, os donos do "progresso" deste Concelho e da verdade absoluta não têm nada a dizer?
    Quem cala concente.
    Aos Homens do PCP deixo uma mensagem: está na hora de pensarem mais alto, está na hora de pensarem na Câmara Municipal de Almeida.

    ResponderExcluir
  8. PCP na câmara municipal de almeida? E que tal uma lista pelo Bloco de Esquerda? Mas as pessoas que comentam neste espaço, andam a dormir. Isso era o fim! Eu pergunto o que é que os senhores que estão na nossa Junta de Freguesia já fizeram pela população? Ai meus amigos se não fosse as injecções de dinheiro que a Câmara dá. E o mesmo acontece no futebol, mas nesse campo falo na altura própria. Agora o assunto é outro. Meus senhores, está na altura de se deixarem de simples comentários na internet, de tirarem as mascaras que os protegem (ANONIMOS), e se de facto têm essas exelentes ideias como dizem, está na hora de as provarem e porem em prática...Por ALMEIDA, pelo nosso concelho...

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer um comentário ao meu próprio post, em jeito de esclarecimento.
    Assim, quando digo que estaria à espera da demissão do Sr. Presidente da A.H. dos Bombeiros Voluntários de Almeida, e como diz um comentarista deste post, significa que estaria à espera de uma atitude de força, de pressão, sobre os nossos representantes políticos que se encontram, lá longe em Lisboa, rodeados de ar condicionado e de acessores por todos os lados, com carro e respectivo motorista à porta.
    Isto porquê? Porque, como já o afirmei logo nos primeiros artigos que publiquei, eu estou FARTO de ser “gozado”, estou farto de ser desrespeitado por esses senhores, profissionais da política, que se acham no direito de desprezarem os seus compatriotas que residem aqui por trás da Serra da Estrela, mas que se dão ao luxo de construírem um estádio de futebol na Palestina,lá do outro lado do mundo.

    Senão vejamos:
    1 – Este quartel dos Bombeiros de Almeida, já viu recusado a sua inclusão em PIDDAC, por
    duas vezes: uma vez foi a Dra. Manuel Ferreira Leite que passou o lápis azul por cima, na
    altura que o Concelho de Almeida era gerido pelo executivo camarário do Dr. Costa Reis.
    2 – Quando da gestão do Dr. Santana Lopes, se bem se lembram (felizmente o povo de
    Almeida não esquece, como o comprovou um comentador deste blog), houve festa de
    arromba em Almeida, com discursos, comeretes e afins (só faltaram os foguetes), quando se
    efectuou a assinatura do protocolo com o Governo da Nação, no salão nobre do Município
    de Almeida.Eu também participei nestes festejos. Ficámos todos felizes e contentes: temos
    Quartel.
    3 – Agora, no ano 2007, gestão governativa PS, mais uma vez o quartel dos Bombeiros não
    viu a sua inclusão em PIDDAC.
    4 – Mas o mais grave deste processo todo, em 2007, quando se propõe o mesmo quartel em
    PIDDAC, os nossos representantes, sempre regaladamente refastelados em Lisboa, dizem NÃO, a uma proposta do PCP nesse sentido.
    A mim, não me interessa se a proposta foi feita pelo PCP. O que me interessa é que era
    uma proposta para inscrição em PIDDAC do quartel dos Bombeiros da minha terra. A mim o que me interessa é que estava em causa o quartel dos meus Bombeiros. NÃO POSSO ACEITAR, NÃO POSSO ADMITIR SEQUER, QUE O MEU PARTIDO VOTE CONTRA ESTE MESMO QUARTEL, QUANDO O SEU GOVERNO ASSINOU UM PROTOCOLO FAVORÁVEL À SUA CONSTRUÇÃO, em nossa casa, comendo e bebendo à nossa custa.

    Porque eu vi, e assisti à revolta do Sr. Presidente da Direcção dos BVA, democraticamente eleito em Assembleia Geral dos Bombeiros de Almeida, quando decorria o ano (salvo erro) de 2003, em face da recusa da inclusão do mesmo quartel dos Bombeiros em PIDDAC, ao ponto de até pôr em causa um convite ao Dr. Costa Reis (então presidente do executivo camarário de Almeida) para participar na festa de aniversário dos Bombeiros de Almeida, tal era a revolta do Sr. Presidente dos Bombeiros.

    Porque eu vi e muitos de nós assistimos e eu participei à alegria manifestada quando da assinatura do protocolo citado no ponto 2.

    Por todo este “Carnaval” que temos vindo a assistir impávidos e serenos, é que eu afirmo, e repito , que esperava uma atitude de revolta do Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Almeida e Vereador do actual executivo camarário, demitindo-se de forma que essa revolta chegasse aos gabinetes dos políticos atrás referidos, aos mesmos que viabilizam a construção do dito estádio de futebol. Nem que depois se disponibiliza-se a candidatar-se outra vez, à presidência da mesma Direcção. Aí, podem crer, eu estaria na primeira fila a aplaudi-lo pela coragem que estaria a demonstrar em defesa dos interesses dos nossos Bombeiros e dos seus conterrâneos.

    Esta a minha forma de fazer politica.
    Esta é a postura politica que a minha consciência dita.
    E ninguém me vai calar.
    Por tudo isto, por todo este Carnaval (isto sim é que é um Carnaval) por esta forma de fazer politica, é que eu já afirmei e agora torno a repetir: estou farto dos nossos políticos actuais, dos nossos partidos.
    E digo isto com uma revolta enorme dentro de mim, pois como todos sabem, as “coisas” acontecem umas atrás das outras, e quem se “trama” é sempre o mexilhão, ou seja, nós! Aqui junto à raia!

    Por fim e para terminar, permitam-me deixar um apelo: penso que devemos todos levantarmo-nos do aconchego dos nossos sofás e de lutarmos contra esta situação de desprezo que o interior do País está a sofrer. E não me estou a referir só a este governo. O desprezo pela nossa terra, pelo futuro dos nossos filhos, pelo nosso interior, já se verifica há largas décadas.Nem tão pouco é obra de um só partido. Todos os que já tiveram responsabilidades governativas tiveram a mesma atitude perante o interior.

    Como dizia um comentador deste blog e eu repito, é tempo de dizer: JÁ BASTA!

    Assim tenhamos todos coragem para isso…

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,

    Toda a gente mete a colher, mas só me deixo rir com os comentários...

    Ora, então querem a Construção do Quartel em PIDDAC? todos nós sabemos que há obras inscritas nesse programa á mais de 20 anos à espera de vontade de engravatados aceitarem o arranque dessas obras.
    Agora uma coisa vos digo, através do QREN, a construção do quartel, passa de miragem a realidade. E temos todos independentemente da cor, vergar o orgulho e ver o trabalho importante que a Câmara teve, tem e vai ter, não só com a realização do projecto, as alterações que sucessivas leis foram impingindo, mas também a disponibilidade monetária.
    Agora sei, porque só hoje a discussão da construção do quartel é tão acesa, porque os engravatados já sabem que a construção do quartel vai arrancar ainda este ano, e estão a aproveitar-se disso. Façam oposição e não cordelinhos.
    Quanto á demissão ou não do Presidente da AHBVAlmeida, acham mesmo??? o Sr. até está a trabalham muito bem, e viu-se nas últimas eleições que não houve oposição, o Sr. até concorreu sozinho, nem deu "pica".... Agora que dignidade têm para vir para aqui mandar "bitaites"??? calem-se, deixem trabalhar quem trabalha, se não gostam, apresentem-se....
    Mais não digo...

    ResponderExcluir