16 fevereiro, 2008

NOVA ALTERNATIVA PARA ALMEIDA

Um tema recentemente abordado neste espaço de discussão pública, que despertou a consciência de algumas pessoas relativas a uma possível candidatura a Órgãos Autárquicos de independentes, foi aceite por alguns com grande optimismo e esperança.
Outros, não aceitaram a ideia tão bem, e já foram dizendo que a divisão só é prejudicial.
Concordo perfeitamente.
Creio não ser novidade para ninguém de que existe muita gente, o que significa muitos eleitores, de direita (?) que não se revêm no actual PSD e muita gente de esquerda que também se não revê no PS.
Aqueles que há mais tempo partilhamos o gosto pela política, recordamo-nos dos tempos em que os eleitores aguardavam efusivamente pelo dia em que tinham que ir às urnas depositar o seu voto.
Hoje a crise da participação eleitoral nas democracias é bastante generalizada.
Basta para isso analisarmos os últimos actos e verificar a forte percentagem de abstenção.
Poderemos encontrar uma justificação para esta causa/efeito no facto de considerarmos que a democracia está consolidada, não havendo necessidade de intervenção cívica.
Se pelo contrário o índice de participação for muito alto, pode ser interpretado como estando em causa os valores fundamentais do próprio regime democrático.
Aquilo a que temos assistido a nível nacional, é à alternância no poder entre dois partidos políticos, o PSD e o PS.
Os outros, CDS/PP e PC, cada vez perdem mais votos, e depois dizem que foram os que mais ganharam. Enfim...

Voltando à recordação do antigamente, lembramo-nos certamente da mobilização que cada um dos partidos tinha para cada acto eleitoral, mobilização que com o decorrer dos tempos foram ambos perdendo.
Se nos questionarmos do porquê, talvez cheguemos à conclusão de que tem a ver como facto de ambos serem incapazes de renovar as pessoas com cariz de responsabilidades partidárias.
Se os analisarmos, verificamos que as pessoas que hoje se encontram em primeira linha e que têm responsabilidades acrescidas, no antigamente apenas aguardavam a vez de liderança.

Onde está a renovação?
Que é feito dos jovens com capacidade de liderança política?
Porque será que eles não aparecem?
È que os eleitores já sentem necessidade de mudança. Pelo menos de mudança de gente que ao longo do tempo mais não adquiriu de que vícios.
Quando assistimos à derrota de um deles, verificamos que os responsáveis são colocados em lugares de prestígio e privilégio de empresas e chorudos vencimentos.
Por isso se calhar não convém deixar entrar muita gente de qualidade e ambiciosa em fazer mais e melhor.
Porque será que o Movimento de Cidadania criado por um político de renome quando concorrente à última eleição para a Presidência da República obteve uma votação considerável?
Será que o Povo não pretendeu dar um sinal de vontade de mudança?

E para as eleições autárquicas?
É um facto de que não podemos colocar o problema da mesma forma.
Mas não deixam de estar em causa pessoas apoiadas pelos partidos, os quais muitas das vezes nem sequer auscultam as bases/militantes.
No nosso concelho já temos a experiência de listas de independentes que a sufrágio eleitoral, conseguiram em alguns casos um apoio mais relevante do que alguns partidos.
Uma lista de independentes pode albergar várias tendências políticas, mas o objectivo é um só, a defesa unânime da freguesia e/ou do concelho.
Não estou a defender com esta minha ideia a criação do que quer que seja, pretendo e tão só levar a debate ideias já manifestamente conversadas entre residentes e não residentes no nosso concelho.
Sei que alguns deles, com valor qualitativo, manifestaram o desejo de colaborar só nesta situação.
Assim, parece-me que aqueles que tiverem o arrojo de se tornarem eficazes numa prática de base ideológica sólida e transparente, de um projecto claro e amplamente divulgado com situações bem definidas, estará certamente numa das melhores condições para poder ganhar um próximo acto eleitoral.


José Augusto Marques

9 comentários:

  1. José Augusto.
    Esotu admirado com a tua atitude. Que estejas melindrado com alguma atitude que alguém do partido (PSD) tenha tomado contra ti, resolve o problema com esse alguem.Se o Partido te tratou mal, resolve o problema com ele.
    Se tens algum problema com o executivo camarário, sentem-se a uma mesa e resolvam tudo de uma vez por todas. Da discução nasce a luz.
    O que eu quero dizer é que o nosso partido não tem culpa dos disparates que algum ou alguns dos seus militantes fazem.
    Eu já reparei que há militantes que estão a mais o PSD. Pelos posts que têm colocado em alguns blogs, já deviam ter sido chamados à atenção ou então obrigá-los a demitirem-se. Era necessário uma vassourada, então vamos todos dar essa vassourada.
    Volto a afirmar que o PSD não tem culpa. Vamos conversar e vamos pôr ordem no partido. Vamos dar conhecimento à Distrital.
    Acho que, acho não, TENHO A CERTEZA que não é desta forma que resolvemos o problema do NOSSO Partido.
    Não acredito que tenhas em mente a formação de uma lista candidata às próximas eleições, com a mesma ideologia do teu partido. Já viste que só vais dividir o TEU próprio partido? já viste que dividindo o teu PSD só vais conseguir a vitória do PS? é isso que queres?
    Eu não acredito!
    Não tenho dúvidas que vocês têm capacidade para levarem essa tal alternativa para frente, pois experiência em campanhas eleitorais têm vocês.
    Infelizmente o Presidente Baptista está rodeado de pessoas que não têm nem capacidade, nem experiência e nem feeling em matéria de eleições como vocês têm.
    Viu-se nas últimas eleições o que aconteceu:por pouco não perdiamos as eleições.
    Deixo aqui o meu apelo a ti pessoalmente José Augusto, ao Sr. João Neves, o Presidente Baptista Ribeiro, o Quim Fonseca, ao Ferraz (onde anda ele também), ao Sr. Nabais, a todos aqueles que rodearam o Dr.Costa Reis (já está a deixar saudades) para se sentarem a uma mesa, discutam tudo o que há a discutir, mas que dessa discução venha a luz. Para mais uma vitória em Almeida do PSD.
    O partido merece-o, José Augusto.
    Sabes o que gostaria? Tu, e João Neves a pensarem a estratégia do PSD para ganharmos as próximas eleições. Ficaria imensamente feliz.
    Pensa nisto.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não percebi o que é que tanta gente vê no Zé Augusto e no João Neves. Como pessoas são respeitáveis mas como políticos, valha-nos Deus! O João Neves ainda não conseguiu acabar nenhum projecto dos imensos em que se tem metido. O Zé Augusto o que é que fez quando estava na Câmara?
    Tenham juízo!

    ResponderExcluir
  3. Para Almeida ter futuro o que é preiso é dar uma vassourada quer no PS quer no PSD e entregarem os respectivos partidos a gente mais capaz e com vontade de fazer alguma coisa em prol do Concelho e pôr um fim a politicos que só têm em mente a sua promoção pessoal e enriquecer? o currulum.

    Almeida merece melhor

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com este ultimo comentário!!!! Aqui à um tempo atrás li neste blog um comentário do sr. José Augusto, a um artigo publicado, no qual frisava muito convicto quais eram as suas ideias/soluções para o nosso concelho: (Ex. Suporte Avançado de Apoio à população dos Bombeiros no Alto Leomil, construção de um pavilhão no Alto Leomil para festas e ajuntamentos, entre outros....) Confesso que me deu vontade de rir, ao ouvir tamanhas barbaridades!!! Agora sr. José Augusto é que tem tantas ideias? E quando estava no "puleiro", o que é que fez? Alguma vez teve "punho" como presidente da assembleia municipal? Ou será que com tantos discursos em blogs, o seu objectivo é também a cadeira maior? Fique sabendo que fazendo politica em blogs não o leva a lado nenhum, é necessário faze-lo em frente aos munícipes, mostrando a cara e transmitindo seriedade e responsabilidade! Mas isso o sr. não o faz e porque será? Sou militante com quotas em dia do PSD (meu partido), sim porque não basta dizer que se é militante! Têem-se custos e responsabilidades em o ser! Pense bem sr. José Augusto, antes de criticar quem quer que seja no actual executivo, tenha em atenção ao seu passado/presente!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas como o sr. João Neves, Mário Martinho (Jr) e o sr. José Augusto, não fazem falta ao nosso partido!!! Nem ao nosso concelho!!! Candidatem-se, proponham-se a ser julgados pela população!!!! Se se julgam melhores que o actual executivo, força!!! É mudança que querem? Pois bem, que as vossas ideias sejam transmitidas ao povo e não...

    ResponderExcluir
  6. Isto deixa-me triste!!! Mas será que os senhores não têm olhos na cara? Evolução? Mudança? Mas o que é que querem afinal? O nosso concelho nos ultimos 16 anos deu um salto gigantesco! Mas algum dia tivemos tantas estradas alcatroadas como temos, infraestruturas de qualidade, redes de esgotos e água potável em todo o concelho? Por favor!!! Falam em ditatura, que há falta liberdade de expressão no nosso concelho? O prof. Batista e a sua equipa não são nenhuns bichos papões!!! Eu até sei o porquê de falarem assim, faltou-vos o "tachinho" não foi, ficaram oprimidos porque ninguem os convidou para substituirem o sr. José Alberto, acham-se mais competentes que ele!!! Quanto ao sr. José Augusto a razão de estar "chateado" com o PSD ou com quem o representa foi mesmo essa, tudo apontava que ele seria o segundo da lista, mas depois acabou por não ser e ficou oprimido... Sr. José Augusto não cuspa no prato que comeu!!!!

    ResponderExcluir
  7. Comentando o anónimo das 22:32 é de facto lamentável que em pleno Sec. XXI se olhe o desenvolvimento de um concelho pelos km de estradas asfaltada, rede de esgotos e água potável. Estando este partido há tanto tempo na governação da autarquia todas estas infra estruturas já deviam estar feitas e há muito tempo.Enaltecer agora estas realizações, é passar um atestado e incompetência a todos que lá estiveram anteriormente.
    Onde está o desenvolvimento económico, a criação de emprego e riqueza, quando deixará de ser Almeida um concelho deprimido económica e socialmente? onde estão os equipamentos culturais.
    Felizmente Almeida pela sua beleza natural e arquitectónica reune condições únicas para desenvolver actividades ligadas a turismo cultural e de qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que se pode observar nalguns destes comentários anónimos, com facilidade se pode concluir que afinal algumas pessoas do PSD não valem rigorosamente nada.
    Atiram-se como gato a bofe ao José Augusto.
    Pelo que conheço dele, certamente estará a rir-se de tanta babuseira. Quem é que o chamou para a Câmara quando ele estava na Caixa. As eleições foram em Novembro e ele só veio para a Câmara em Outubro.Porque razão não veio logo? Então será que ele era um tipo simpático e agora passou a ser inconveniente?
    Se fez um bom ou mau trabalho, perguntem aos senhores presidentes das juntas se gostaram de trabalhar com ele. Perguntam porque não fez nada enquanto lá esteve e agora tem tantas ideias. Perguntem então também ao Presidente da Câmara porque razão enquanto vereador não manifestou tanta abertura com a Junta de Almeida? Porque razão não ofereciam a pessoas prendas como as que oferecem hoje? Porque não havia tantas festas como há hoje? Talvez porque nessa altura só havia uma pessoa que decidia o que quer que fosse. Pena é que a Té já não esteja entre nós, pois certamente poderia acrescentar mais alguma coisa a este conteúdo.
    Recordo aqui um homem importante que foi na Câmara há muito muito tempo e que deixou marca positiva. Um homem fortemente identificado com o PSD, mas que este também já o esqueceu e se não o abandonou, foi talvez porque ele(homem) o preferiu deixá-lo primeiro. Estou a referir-me ao Engº Jorge Gomes. O que pensará ele deste PSD?
    Parece que o PSD enquanto precisa das pessoas, trata-as de uma forma, mas se essas mesmas pessoas forem criticas, então passam de bestiais a outra coisa.
    Afinal acabo por admirar ainda mais o José Augusto.
    Demorou mas acabou por entender que afinal algumas pessoas do PSD não prestam mesmo nada, são ingratas e mal agradecidas.
    Recordo-me de uma votação na Assembleia Municipal numa proposta apresentada pelo José Augusto que houve pessoas do PSD que votaram contra. Se for preciso digo quem foram porque ainda hoje guardo a imagem dessas pessoas que acabaram por traí-lo e trair o PSD já que ele na altura era o presidente da concelhia. Pessoas como ele e o João Neves fazem falta na política autárquica.
    Muito mais poderia dizer mas fico-me por aqui.
    Quando vires as barbas do vizinho a arder, põe as tuas de molho. Pois é isso que eu estou a fazer, já que um qualquer dia destes, quando eu me identificar e mostrar o meu desagrado vou também ser achincalhado na praça pública.
    Mas serei mais um .....

    GJ

    ResponderExcluir
  9. Rei morto, Rei posto... ingrato daquele que não reconheceu o trabalho feito pelo Dr. Costa Reis e pela Dra. Natércia Ruivo ... é triste terem-se esquecido tão rapidamente da BOA pessoa que era...

    ResponderExcluir