31 dezembro, 2007

A REENCARNAÇÃO DE JESUS



No passado sabado decorreu no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, o lançamento público do livro do autor Mário Martinho, cujo título é precisamente o mesmo deste espaço.

Foi com agrado que se pode observar a quantidade de gente que encheu quase por completo aquele espaço físico.

Mais agrado ainda, quando uma maioria significativa dos presentes, pertencia ao concelho donde o autor é natural, de Almeida.

Agrado também pelo facto de haver muita gente jovem a assistir ao evento.


Programado o início para as 17 horas, o começo teve lugar 35 minutos depois.


Após uma intervenção curta mas concisa do representante da editora, a apresentação detalhada do livro,esteve a cargo de um grande homem deste distrito, cujo grau de cultura,de humanismo,de simplicidade e de honestidade são inquestionáveis, Prof. Dr. António José Dias de Almeida.

Muito me honra ainda hoje, ter sido seu aluno.


A audição foi seguida pelos presentes com uma atenção exemplar e a prova do suspense criado pelo prelector foi o facto de no final, a maioria das pessoas ter adquirido um exemplar com direito a dedicatória pelo autor.

Em todo este envolvimento, apenas três pontos negativos, que em nada têm a ver com a organização do evento, que também merece nota positiva.

A representação da Câmara Municipal de Almeida,concelho do autor,apenas vi os dois Vereadores da oposição.Não foi politicamente correcto o Sr. Presidente da Câmara não estar presente, ou pelo menos fazer-se representar por alguém de direito.Admito que houvesse outros compromissos, e quero acreditar que sim, já que não me passa pela ideia que a ausência fosse motivada por outras vertentes.

Um segundo motivo desagradabílissimo em toda esta questão,e que pessoalmente considero muito grave,prende-se com o facto de quase para a mesma hora estar marcada uma reunião da Assembleia de Freguesia da Freineda, terra natal do autor.Houve o bom senso de alguém deste órgão, ter dado um esclarecimento ao autor, mas não deixa de ser uma atitude a analisar por quem de direito.

Uma terceira questão menos agradável foi o facto de a Câmara Municipal da Guarda ter disponibilizado o espaço,mas também não se ter feito representar na cerimónia.

Enfim,parece que a cultura,uma vez tratar-se de um acto desta índole,ainda é algo que é fundamental enraizar em certas e determinadas pessoas.

Errar é humano.

O que é fundamental, é aprender com esses erros, e no futuro não voltar a suceder o que sucedeu sabado dia 29.


José Augusto Marques.


31 de Dezembro de 2007 16:38

5 comentários:

  1. Um abraço ao Mário pelo novo "filho", parabéns, Companheiro.

    Mário, ficamos à espera do segundo "filho".

    Tu mereces, porque és um lutador.

    Um abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Mário Martinho pela coragem de escrever um livro.
    Ainda não o tenho, mas logo que seja possível vou adquiri-lo.
    Certamente quando há um é muito provável que apareçam mais.
    Já ouvi alguém comentar que se trata de uma obra digna de ler, mas ao mesmo tempo polémica.Estou ansioso por ter um primeiro contacto com ele.
    Se é verdade que o Presidente da Câmara de Almeida não esteve presente,nem mesmo o Vereador da Cultura,quero acreditar que um deles ou até ambos tenham pegado no telefone e desculpando-se pela impossibilidade de estarem presentes, tenham pelo menos felicitado o autor.Se assim não foi,então penso que pelo menos devem uma explicação aos Almeidenses por lapso tão grave.
    Alguém comentava na cerimónia que não era de admirar tal posição,pois uma idêntica tinha sido feita a mais um filho da terra Almeidense,com sucesso na vida não só nacional como internacional,o Jaime Silva actual Ministro da Agricultura do Governo deste País.Afinal parecem erros e coincidências a mais.....
    Quanto à questão da Assembleia de Freguesia da Freineda marcada para o mesmo dia,só demonstra que ainda há pessoas com um grau de cultura política tão negativo, que não podem merecer mais do que a nossa indiferença social.
    Há-de vir o dia em que algo neste concelho mudará,e então far-se-à história,mas recordando sempre as atitudes negativas de modo a não voltarmos a cair nelas.

    ResponderExcluir
  3. Como convidado que fui, marquei presença na apresentação do livro do Mário Martinho.
    Gostei de ver por lá gente do concelho de Almeida.Notei também a ausência de outros que deveriam obrigatóriamente de estar presentes,e muito particularmente o Vereador da Cultura da Câmara de Almeida.Lanço daqui um desafio aos responsaveis autarcas, para que estejam atentos a situações deste género evitando criticas como esta,mas temos que admitir que é justa.Fico mais admirado pela negativa com a atitude das pessoas da Freineda com a reunião marcada para o mesmo dia.Sinceramente não dá para entender.
    Para o autor, um voto de confiança pela atitude e um incentivo para continuar a escrever.

    Natural do concelho

    ResponderExcluir
  4. João Neves,
    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que foi um prazer tê-lo conhecido pessoalmente na apresentação pública do livro do meu pai. Como lhe disse, conhecia-o de vista, mas nunca antes o havia cumprimentado e consigo trocado algumas palavras.
    Obrigado pela sua presença!

    Relativamente ao post do amigo José Augusto Marques eu tenho a dizer o seguinte:

    Como escrevi no meu blogue, foi, também para mim, um enorme prazer ver uma sala grande practicamente cheia de amigos, maioritariamente, do concelho de Almeida e com uma elevadíssima percentagem de "malta" jovem!

    Eu não tive a sorte de ser aluno do Exmo. Dr. António José Dias de Almeida. Aliás, talvez fruto da minha juventude e por não ter estudado na Guarda, eu não conhecia esse grande senhor.
    As referências de amigos comuns, eram, de facto, as melhores, contudo, a apresentação fantástica que fez da obra permitiu verificar a craveira intelectual que lhe é reconhecida.
    Eu, como não conhecia, mas adorei conhecer, fui pesquisar um pouco mais.
    Fiquei a saber junto da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, da Presidência da República, que o Sr. Dr. António José Gouveia Dias de Almeida foi, em 22 de Novembro de 2005, agraciado pelo então PR, Dr. Jorge Sampaio, com o título de Comendador da Instrução Pública.
    "Ao que parece", o seu trabalho e a sua forma de estar e de pensar não são apreciados e respeitados apenas no distrito da Guarda...
    Para sorte dos presentes na apresentação do livro, o Dr. Dias de Almeida, brindou-nos com uma fantástica apresentação, quiçá num aspecto ou outro demasiado exaustiva, mas pela minúcia, pela estrutura, pela simplicidade da linguagem e pelo domínio do assunto, revelou-se, simplesmente, sublime.

    Quanto aos aspectos negativos que enumerou:

    A falta de representação por parte da Câmara Municipal de Almeida, embora se traduza numa imensa falta de cortesia, de falta de apoio institucional a um habitante do concelho e de ser politicamente incorrecta, não constitui nem uma surpresa nem uma novidade.

    Amigo José Augusto, sabe tão bem como eu, embora tenha dado outro timbre à sua frase, que não foram outros compromissos que afastaram o Sr Presidente da Câmara Municipal de Almeida deste evento, bem como os possíveis representantes. Obviamente que no dia 29 de Dezembro (Sábado) a Câmara Municipal de Almeida não teria tantos eventos em simultâneo que a isso obrigasse.
    Aproveito o ensejo para responder ao senhor Jorge Raimundo que não conheço (ou não estou "a ver" quem é) mas saúdo.
    Caríssimo, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida foi, tal como todos os presidentes das câmaras municipais do distrito, convidado institucionalmente, em tempo, para estar presente.
    Assim o não entendeu fazer por motivos estritamente pessoais. Quanto ao telefonema informando da indisponibilidade, OBVIAMENTE, que conhecendo nós os representantes municipais que temos, que essa afirmação só pode ser uma brincadeira sua!!
    Ter ou não enviado o seu vereador da cultura para se fazer representar seria, também, uma escolha sua e uma mostra de saber interpretar a sua função institucional, no entanto, deixe-me dizer-lhe que, também desde há muito, que a única cultura séria promovida pela Câmara Municipal de Almeida que conheço é a "cultura da batata"!
    Quanto ao "lapso" estamos conversados.

    José Augusto, quanto ao segundo ponto negativo do seu Post, deixe-me dizer-lhe o seguinte:
    Habitualmente as reuniões da Assembleia de Freguesia da Freineda, e de há muito tempo a esta parte, têm lugar por volta da hora de jantar.
    Desta vez, e por proposta do executivo da Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia acedeu à marcação da dita reunião para as 16h. Sei que o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, ainda não tinha na sua posse o convite nem o conhecimento da apresentação do livro do seu conterrâneo aquando da sua marcação.
    Ressalvo que o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia da Freineda teve a hombridade de reconhecer o erro para o qual fora induzido e de dar uma palavra de satisfação por tal acto ao Mário Martinho.
    O mesmo não posso dizer do executivo, que por motivos mesquinhos e de baixo valor humano e intelectual, têm tentado descredibilizar o livro do Mário Martinho, tentando daí tirar algum, eventual, aproveitamento político!
    Pensam, no entanto, que as pessoas "deste lado" são parvas ou que andam a dormir... Obviamente que não!
    A esses não deixo nenhuma mensagem nem recomendação, até mesmo porque o comentário do Sr. Jorge Raimundo é oportuno e esclarecedor...
    Regozijo-me, no entanto, com o facto de muitas pessoas bem mais inteligentes e com cabeça própria, contrastando com meia-dúzia de "matumbos" que perdem tempo a prestar-lhes atenção, se sintam tão indignadas como o meu amigo José Augusto e/ou Jorge Raimundo.
    Daí, mais uma vez, nem surpresa nem novidade.

    É caso para dizer: "De um lado chove, do outro faz vento..." Tal Câmara, tal Executivo da Junta de Freguesia...

    Quanto à falta de representação por parte da Câmara Municipal da Guarda a questão é completamente diferente.
    Para além desta Câmara Municipal ter, desde o primeiro instante, apoiado em tudo quanto lhe foi solicitado, a representação no evento só não se verificou por um problema pessoal de última hora.
    O Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Virgílio Bento, confirmou a sua presença ao escritor Mário Martinho. E, sabendo, em cima da hora, que não poderia estar presente, de tal facto, deu conta ao autor da obra.
    São atitudes diferentes, de autarcas diferentes, de PESSOAS diferentes!

    Quanto à apresentação do livro, o que importa, é a opinião geral; e essa, felizmente, é óptima!

    Sr. Jorge Raimundo, leia... vai gostar!
    Abraço

    Um abraço para si José Augusto e obrigado pela sua presença!

    P.S.- Se quiserem ver algumas das fotografias do evento, poderão fazê-lo em: http://www.freewebs.com/mariomartinho

    ResponderExcluir
  5. Ao ler os diversos relatos sobre a apresentação pública do livro do sr. Mário Martinho, não posso deixar de reprovar em primeiro a ausência do sr. Presidente da Câmara de Almeida e pelo facto de não se ter feito representar.Lamentável sem dúvida.
    Em segundo, a atitude dos elementos da Junta de Freguesia da Freineda, pelo facto de marcarem uma reunião para o mesmo dia e mesma hora.Afinal esses senhores pretendem a união dos Freinedenses ou a divisão?
    Se eu tivesse assento na Assembleia de Freguesia,mesmo do partido do presidente,só pela atitude assumida de divisão,pedia de imediato a demissão e propunha um renunciar imediato das funções,para que fosse possível promover novas eleições para a Freguesia.
    Pessoas assim não podem nem devem ser mandatadas para representar,muito menos os Freinedenses.
    Quando alguém leva bem longe o nome da nossa terra,só pode ser admirado e apoiado.
    Os eleitos Freinedenses ou concordam com a situação e assumem responsabilidades no futuro, ou então demitem-se e demarcam-se de alguém que só nos pretende dividir, naõ merecendo jamais o nosso apoio.
    Viva a UNIÂO e abaixo a divisão.
    Viva a FREINEDA.

    C.M.

    ResponderExcluir