30 novembro, 2007

Uma questão de principios...

José Augusto.
Li atentamente o teu artigo e, a minha desilusão acerca de determinadas pessoas, por quem tinha consideração e até estima, é um facto...é o que sinto...enfim...
Eu estive realmente num almoço que serviu para me informarem da renúncia do Dr. Costa Reis, e da candidatura de Baptista Ribeiro e José Alberto Morgado às eleições autárquicas de 2005, sendo até informado que era um facto irreversível (um aviso feito por pura precaução?...só?..então porquê???).
Mas, também sabes que, de imediato te telefonei para saber qual seria a tua posição como Presidente da Comissão Concelhia. Aí então fui informado por ti, que o Presidente da Comissão Concelhia não sabia de nada do que se estava a passar.
Também sabes da minha revolta e da minha posição na altura perante os factos: elementos estranhos à estrutura do PPD/PSD estarem a elaborar uma candidatura, à revelia da mesma estrutura partidária, nomeadamente, dos seus próprios militantes, era inadmissível!
E a minha revolta, pelo desprezo e falta de respeito que os militantes "mereceram" de quem só podiam receber gratidão, foi clara. Será que quem andou anos a defender uma equipe, sem pedir nada em troca, não merecia outro tratamento?...Ou não, José Augusto?
Mas, eu continuo a afirmar que a tua posição, como Presidente da estrutura partidária concelhia, devia ser firme, imediata e coerente.
Será que quem defende posições justas e sérias não pode andar na politica?
Em defesa dos militantes e da postura de seriedade do partido, tu devias ter feito tudo para que os estatutos do PPD/PSD fossem cumpridos.
Mas também sabes que esse meu sentimento de revolta, não impediu que cumprisse com os meus deveres, como militante do PPD/PSD, durante a campanha eleitoral e mesmo enquanto deputado na Assembleia Municipal.
Mas sabes porquê?
Porque para mim, para além das questões politico partidárias, para além dos partidos, estão principios de vida. Principios que vou defender enquanto por cá andar: a ética,a lealdade, a justiça, a seriedade e a honestidade, o respeito pelo próximo, principalmente pelos mais humildes.
Eu quero ter o orgulho de dizer que a minha honra merece confiança.
Eu quero que os meus filhos saibam e conheçam os principios que o pai defende e respeita. Eu quero que os meus filhos nunca se envergonhem da postura do pai, como homem.
Estão aqui algumas das razões porque não me sinto bem como militante, não me sinto bem neste ambiente politico partidário. Ambiente de constante subserviência e de seguidismo, só por interesses particulares e materiais.
Até onde iremos chegar com esta espécie de politica?
Agora até se utiliza outra táctica ou ainda não te apercebeste...? Que é colocar nas estruturas partidárias pessoas de confiança, que só saberão dizer que sim, que sejam uma correia de transmissão das vontades...ou ainda não te apercebeste?
Perante este panorama politico...que vontade terei, ou poderei ter em ser militante?
Ou estarei a dizer algo de novo?
Eu cá por mim...continuo a lutar por querer os mais competentes e sérios, imaginativos e com ideias novas, na liderança dos destinos do nosso Concelho...
Mas sempre com muita seriedade, lealdade, ética e respeito pelo próximo.
E tu sabes que é verdade...sabes que a minha postura sempre foi esta, ou não?
Um abraço, Companheiro.
João Neves

8 comentários:

  1. Façam o seguinte: ofereçam uma ficha de inscrição do psd ao Aristides e outra ao Zé Vaz. Fica tudo certo.
    E nas proximas eleições, a lista para a Junta de Almeida, uma especie de bloco central: Aristides,Zé Vaz, Zé Alberto,Alcino, e mais alguns que dizem que são do PC mas não parece.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar de uns lanches e jantares lá para o arrabalde onde além de elementos do ps - eng. Patricio,Tó Fernando etc - também está o Zé Alberto. Será já a cozesura do bloco para as próximas eleições? O presidente da camara sabe desta situação?
    Cuidado sr professor.

    ResponderExcluir
  3. Eu só quero esperar pelas próximas eleições autarquicas.
    Vou esperar sentada para saber quem vai fazer parte das listas.

    Mig...

    ResponderExcluir
  4. É pena que os comunistas de Almeida não vão até às Assembleias Municipais ver a atitude e postura dos seus eleitos para com o Executiva Camarário. Com a saída dos dois melhores elementos de defesa do PSD (Zé Augusto e João Neves), de vez em quando o Presidente da Concelhia, sr. Hernani lá usa da palavra, mas sinceramente...
    A defesa do PSD é feita principalmente pelo Zé Vaz da CDU Será que anda à procura de algum emprego para alguém? É que os adversários da CDU na Assembleia Municipal são os elementos do Partido Socialista, pelo menos é o que se depreende.

    CM

    ResponderExcluir
  5. Perante tudo aquilo que aqui se tem escrito, e certamente que elementos do Partido Socialista deste concelho já tiveram ocasião de ler, pergunto se não terão algo a dizer.
    Sou de opinião que tudo isto merece um pouco mais de reflexão e discussão. Amigos, haja coragem e vamos para o debate.
    Em prol do nosso concelho.

    ResponderExcluir
  6. Como Socialista assumido que sou, não posso nem devo deixar passar todo o debate que aqui se tem feito, sem manifestar em primeiro lugar o meu apreço pelo senhor Zé Augusto e pelo trabalho que teve na Câmara com todas as juntas de freguesia.Só depois dele ter ido para lá é que se fizeram as festas de Natal com as crianças das escolas, é que foi lançada a revista da Câmara, apesar de a oposição não ter um pequeno espaço, nem tão pouco as juntas e sei que o senhor Zé Augusto pretendia que assim fosse, para já não falar das iluminações de Natal. Agora com o afastamento dele da política, como o afirmou neste blog, uns saímos a ganhar, outros a perder muito particularmente o concelho e as juntas de freguesia que com ele mantinham um relacionamento excelente. Daqui lhe lanço um desafio, senhor Zé Augusto, não desista, volte para bem das juntas de freguesia e de toda a população do concelho. Se uns não o querem, os outros e em maioria gostariam de o voltar a ver a defender os nossos interesses.O senhor João Neves também sabe que muita gente no psd não está de acordo com o que esta câmara está a fazer. Esperemos que quando voltarem as eleições autárquicas se lembrem destas coisas.
    Esta é apenas uma opinião em defesa do concelho, das juntas de freguesia e daqueles que estão com o espirito de colaboração como o senhor Zé Augusto.

    ResponderExcluir
  7. João Neves, quando alguém convida alguém para um qualquer lugar, e ainda por cima para ocupar um cargo politico, deve ter conhecimento do histórico dessa pessoa.Pelo menos é o minimo que se pode exigir. Por acaso já imaginou se por qualquer motivo o senhor professor Batista deixasse de ser presidente? Qual a experiência dos restantes elementos da equipa? Não sucedeu já isso quando o Dr. José Andrade faleceu? Não foi um descalabro total e o PSD a perder de imediato a Câmara? Então o PSD não aprendeu com os erros do passado? Sinceramente penso que está na hora de os Almeidenses pensarem muito sériamente em alterar o sentido de voto e pelo menos dar a possibilidade alguém poder demonstrar das capacidades de gestão. Às vezes as mudanças além de necessárias são benéficas, mais ainda quando a falta de ética politica é tão visual como a demonstrada pelo PSD.
    Para bem deste concelho e das populações faço votos para que a alternância politica se faça sentir a curto prazo. Não gostaria de ver este concelho como uma miniatura de Cuba ou Venezuela.

    Ambrósio.

    ResponderExcluir
  8. Baseando-me no tema "Questão de princípios...", gostaria de perguntar se o João Neves e visitantes deste Forum, já têm conhecimento do mal estar que alguns funcionários autárquicos sentem pela nova classificação profissional?
    Parece que houve reclassificações a pessoas e respectivos aumentos de vencimento de valor astronómico. Parece que até temos alguém sem qualificação a ganhar mais do que alguns técnicos superiores.
    E que dirão acerca das festas e festinhas agora centradas todas no multiusos de VF? Para quando ode Almeida?
    Que se passa no posto de turismo? Houve mudanças porquê? A pedido das pessoas ou por imposição superior?
    Poderia fazer mais perguntas, mas não convém tudo de uma vez.
    Até à próxima.....

    ResponderExcluir