26 novembro, 2007

José Augusto Marques disse...

Referenciando o artigo "Eça de Queiróz - Ano de 1867" o ex-Presidente da Comissão Politica Concelhia do PPD/PSD disse:



João Neves e demais...

Ao ser alertado por alguns amigos, que me informaram do artigo publicado neste Forum, e no qual de alguma forma era visado, venho voluntáriamente esclarecer algumas dúvidas.

Na altura, e vou reportar-me só à questão das Autárquicas de 2005, eu era o Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD.

Ano e meio antes das eleições, numa reunião da Comissão Política Distrital na qual tinha assento por direito,abordei a questão dos candidatos às eleições Autárquicas de 2005, uma vez que alguns meios de comunicação social locais já começavam a falar do tema e dos possíveis candidatos.Não foi dado grande enfase à minha questão.Nessa mesma altura, e numa conversa de rotina que tive com o Prof. Baptista Ribeiro, afirmei-lhe que era minha convicção que o Presidente da Câmara na altura, Dr. Costa Reis, não se iria recandidatar. Assim sendo, ele Prof. Baptista, seria o melhor candidato que o PSD poderia apresentar a essas mesmas eleições.

Debatida esta questão muito mais tarde no seio da Distrital, a Presidente da altura afirmou que só tinha dois ou três concelhos onde a questão ainda não estava devidamente definida. Questionada por mim sobre Almeida, nada me foi dito, mantendo-se assim a incógnita.

Muito mais tarde vim a saber, por terceiros, que as coisas já tinham sido faladas, mas em ambiente restrito e do qual eu, óbviamente, não fiz parte.
Numa reunião no gabinete do Presidente da Câmara, já muito em cima do calendário eleitoral, na qual estava eu, o Prof. Batista e o Dr. Costa Reis, por este, foi-me dito que não se iria recandidatar e que seria o Prof. Baptista o candidato à Câmara. Disse-lhe que essa já era a minha ideia à muito tempo e que eu já tinha demonstrado isso ao Prof. Batista.

A nível local, penso que tu foste uma das poucas pessoas mais bem informada sobre o assunto, uma vez que foste convidado para um almoço a quatro, em Espanha, no qual te foi dado conhecimento de outros nomes a englobar a lista e do qual eu só posteriormente tive conhecimento.
Como afirmas no texto original, é verdade que enquanto responsável pela estrutra do PSD concelhia, deveria ter sido no mínimo informado da decisão da elaboração da lista, mas não fui. Porquê? Não sei. Seria no mínimo o dever, não para commigo, mas para com o partido.

Aquando da apresentação pública da candidata do PSD à Câmara da Guarda, o Presidente do partido Dr. Marques Mendes esteve na Guarda. Sei que antes do objectivo principal da visita, organizou numa das salas uma reunião, e na qual endereçou o convite ao Prof. Baptista Ribeiro para ser o candidato oficial do Partido à Câmara de Almeida.
Sei quem esteve presente, mas a concelhia não foi convidada. Porquê?
Ficaram sem efeito as palavras da Presidente da Distrital, quando dizia que os candidatos nunca serão convidados sem a presença da concelhia.

Se aquela era a forma de actuar dos quadros do partido, então podemos agora, melhor compreender o motivo pelo qual o PSD na oposição, não conseguia melhorar nas sondagens à opinião favorável dos portugueses.
Felizmente o Dr. Marques Mendes já lá vai.
Mas outros lhe hão-de seguir os passos, se continuarem a actuar da mesma forma, políticamente falando,claro.

Amigo João.
Muito mais haveria para deixar neste espaço, mas...

Só espero de não ter que voltar, para este tema.
Virei por e/ou para outros.
Para finalizar quero deixar expresso o meu apreço pelo espaço.
E faço votos para que o mesmo sirva para debate dos temas interessantes para o desenvolvimento do nosso concelho ALMEIDA.

José Augusto Marques

26 de Novembro de 2007

4 comentários:

  1. Não questiono a informação dada.
    José Augusto pergunto porque razão aceitou esta situação e não tomou outra atitude?
    Fico à espera...

    AF

    ResponderExcluir
  2. José Augusto.
    Tu eras o Presidente do PSD em Almeida, portanto eras o responsável máximo do mesmo.
    Não podes dizer que não sabes de nada e dormires descançado.
    Tu também tens culpas no cartório

    ResponderExcluir
  3. Naturalmente que não fujo às minhas responsabilidades em toda a situação descrita.
    Sempre entendi que quem é convidado a encabeçar uma lista, deve escolher a equipa com a qual deseja trabalhar. No entanto, também penso que pelo menos deve haver alguém identificado com o Partido, entenda-se militante.
    Mas perante a situação apresentada só tinha duas posições a ssumir.
    Ou tomava a que acabei por tomar, ou então abandonava politicamente toda a questão, nomeadamente a minha posição que ocupava no Executivo da Câmara Municipal, como forma de protesto.
    Como alguns sabem, fui bastante pressionado para tomar esta posição e exigir determinadas decisões.
    O objectivo principal e que sempre assumi, era o de o PSD continuar um trabalho de desenvolvimento do nosso Concelho, necessitando para isso ganhar as eleições. Convenci-me, e ainda hoje creio que se tivesse tomado a posição de "bater com a porta", certamente não teriamos saído vitoriosos, uma vez que os adversários políticos na altura aproveitariam e bem, a desunião.
    A partir daqui, cabe aos que ganharam gerir de uma forma democrática e imparcial toda a situação.
    Considerando os factos expostos,e por não me rever nesta forma de fazer politica, tomei a decisão de abandonar definitivamente toda a actividade partidária.
    Espero que estas atitudes não se voltem a repetir, caso contrário só vem dar razão a todos aqueles que aproveitando as peauenas coisas, acabam por fazer grandes ondas.

    José Augusto Marques

    ResponderExcluir
  4. Não posso acreditar que hoje, em pleno sec. XXI, e depois de uns aninhos já vividos em democracia, situações possam ainda suceder.Que mais nos poderá dizer o José Augusto? Daqui desafio-o para nos contar mais, já que também a população do nosso concelho tem que ter conhecimento de atitudes daqueles que se intitulam como os defensores da verdade.
    Afinal no PSD as coisas não são como no-las têm vindo a pintar.
    Estou esperançado que ainda mais alguém nos irá contar outras coisas.Aguardemos

    Alma até ALMEIDA

    ResponderExcluir