08 março, 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Podia muito bem escolher uma das mulheres da minha vida para homenagear as mulheres todas neste dia...podia relembrar a minha Mãe guerreira, o meu ser humano divinal que partiu há sensivelmente 2 meses, podia escolher a personagem doce que é a minha irmã, um exemplo da doçura que as mulheres transportam em si, podia eleger a companheira da minha vida, que tem andado a percorrer esta estrada da vida constantemente ao meu lado...por vezes empurrando-me para não desistir...outras amparando-me para não cair...enfim, amando os homens da casa...mas, não. Não vou escolher nenhuma das mulheres da minha vida.

…podia muito bem escolher uma Macua, entre tantas mulheres exemplares da minha Tribo…

A minha homenagem às mulheres está representada na pessoa de uma mulher guerreira, lutadora, mas também doce, cheia de amor, de ternura...
…a minha singela homenagem vai com um beijinho fraterno a uma Xamuar…

À Lizete vai o meu beijinho cheio de carinho, porque tu para além de seres uma excelente MULHER, és um ser humano exemplar.


Vejam este video comigo, por favor:





João Neves

12 comentários:

  1. Manuel Norberto Baptista Forte8 de março de 2010 às 15:01

    DIA INTERNACIONAL DA MULHER

    Elas sorriem quando querem gritar.
    Elas cantam quando querem chorar.
    Elas choram quando estão felizes.
    E riem quando estão nervosas.

    Elas brigam por aquilo que acreditam.
    Elas levantam-se para injustiça.
    Elas não levam "não" como resposta quando
    acreditam que existe melhor solução.

    Elas andam sem novos sapatos para
    suas crianças poder tê-los.
    Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
    Elas amam incondicionalmente.

    Elas choram quando suas crianças adoecem
    e se alegram quando suas crianças ganham prémios.
    Elas ficam contentes quando ouvem sobre
    um aniversario ou um novo casamento.

    Pablo Neruda


    A TODAS AS MULHERES e às ALMEIDENSES EM ESPECIAL, o meu reconhecimento e profundo respeito e admiração, convicto da sua fundamental acção na sociedade que se deseja de verdadeira mudança.

    BEM HAJAM TODAS VÓS.

    ResponderExcluir
  2. José Augusto Marques8 de março de 2010 às 22:45

    Hoje é o dia internacional da Mulher.
    Lembremos-nos de todas, mas muito especialmente daquelas que ainda hoje em pleno século XXI, sofrem vexames.
    Inacriditável, não é?

    ResponderExcluir
  3. Maria Clarinda Moreira9 de março de 2010 às 02:09

    Dia da Mulher… uma convenção que alguns genuinamente respeitam como incentivo e reconhecimento, outros nem por isso.

    Não seria preciso lembrar um Dia da Mulher se não houvesse a consciência da necessidade de compensação pela débil apreciação do seu trabalho, mérito, determinação, capacidade, dedicação… que persiste, apesar da aparência de progresso e evolução de mentalidades.
    Neste dia, o meu pensamento de solidariedade vai para aquelas que são privadas de voz, de vontade, de alegria e até de um mínimo de condições de existência digna, que nem sequer têm acesso a uma palavra amiga e muito menos sabem que existem blogues...

    Porque a resolução dos problemas se faz pelo estabelecimento de laços, no Dia da Mulher, reconheça-se também grandeza aos Homens que estimam as mulheres como companheiras, as incentivam como parceiras e lhes dão razões de afectos sinceros. Um sorriso para esses!

    ResponderExcluir
  4. Rui Brito da Fonseca9 de março de 2010 às 23:55

    IGUALDADE DE GÉNERO - LUTA DE SÉCULOS

    O peso de uma cultura milenar em que a mulher foi discriminada, vai dificultar, ainda por muito tempo, o reconhecimento efectivo de plena igualdade entre homens e mulheres.
    Foi no início do século vinte que tiveram origem as primeiras manifestações femininas organizadas e com objectivos bem definidos, em prol do direito de voto e da igualdade dos direitos cívicos. A primeira celebração do dia da mulher teve lugar nos Estados Unidos a 28 de Fevereiro de 1909 e só em 1975 foi proclamado pelas Nações Unidas o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.
    Esta evocação, realizada um pouco por todo mundo pretende chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher levando a uma tomada de consciência do seu valor como pessoa, contestando e revendo preconceitos e limitações que ainda persistem em muitas sociedades.
    A mulher nas últimas décadas tem vindo a assumir uma atitude cada vez mais activa na sua promoção e inserção na sociedade em pé de igualdade com o homem, na vida cívica, política, social, económica, cultural e até religiosa.
    O Dia Internacional da Mulher há-de contribuir para o reconhecimento da igualdade radical de género, embora reconhecendo as diferenças e a complementaridade entre homens e mulheres.
    Será ocasião oportuna para fazer um balanço do caminho percorrido, dos êxitos alcançados, mas também das fragilidades e atropelos aos direitos da mulher, resultantes de culturas marcadas pelos padrões masculinos, por vezes ocultos e insidiosos.
    Em Portugal e por estas razões ainda tem lugar a existência de uma Secretária de Estado da Igualdade, com um orçamento de 83 milhões de euros para promover essa igualdade entre homens e mulheres, até 2013.
    É um assunto, que pela sua importância e actualidade continua na agenda politica, até pelo facto de estarem a aumentar os crimes de violação doméstica e terem ganho mais visibilidade, fenómeno que tem vindo a alargar-se às camadas jovens em tempo de namoro.
    Em entrevista recente ao Jornal i, dizia Elza Pais, ter ficado preocupada quando percebeu através de um estudo publicado, “que a violência no namoro atinge 25% dos jovens (incidindo sobretudo nas raparigas) e que muitos destes jovens, tinham a percepção de que a violência era uma forma de amor e não uma violência dos direitos Humanos”.
    È caso para nos interrogarmos onde estão os verdadeiros conceitos de afecto, de amor, de respeito, de diálogo e da construção de uma vida a dois, em harmonia.
    Têm razão de ser os Núcleos de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica implementados pelo Governo a nível Distrital, com a intervenção e colaboração de várias entidades públicas e privadas.
    A mulher, hoje, mais ciente dos seus direitos, sentindo-se mais protegida pela lei e pela sociedade reage à violência com violência, numa escalada que em muitos casos termina com a morte violenta.

    Terras da Beira, Editorial, 04.03.2010

    ResponderExcluir
  5. Boas tardes a todos
    Começo este pequeno artigo por agradecer a todas as mulheres e copiando um pouco do Sr. Norberto
    “Elas brigam por aquilo que acreditam.
    Elas levantam-se para injustiça.
    Elas não levam "não" como resposta quando
    acreditam que existe melhor solução.”
    Cumpre-me agora agradecer à Drª. Clarinda que como Deputada Municipal de Almeida tenha ingressar nesse lugar bem como a todas as outras Deputadas.
    Gostei que tivessem conseguido que as actas da Assembleia municipal fossem publicadas na local próprio “site” da CMA. Falo na Drª. pela sua postura na Assembleia e também o seu fórum fez pressão sobre o lóbi do PSD cede-se a uma ambição legitima de um grande número de eleitores.
    A inquirição sobre os balneários da Fonte Santa teve um valor primordial, não gostei da resposta de quem de direito responder tinha sido adjudicado para 1000 m verificou que já chegava aos 64o metros, então encerrar as obras. A pergunta que fica não existia um estudo geológico correcto, ou tiveram medo dos bancos de areia?
    Sobre as GOP estou sintonizado com a sua questão de levar grandes valores para as rubricas contabilísticas “outras”. A resposta de que não existe no POCAL rubricas especifica que contemplam determinados serviços é uma meia verdade, dado que a verdade toda de qualquer plano contabilístico dá e aconselha a abertura de subcontas na conta mãe, é melhor jogar a bola para canto, Talvez o novo Director Administrativo tenha esse espírito e rasgo de conhecer a contabilidade se o deixarem.
    Dona Olga dos Santos , Drª Joana e Drª Clarinda grandes mulheres com alma tem toda a razão sobre as obras de Vilar Formoso e da “Estrada do 25 de Abril” o PSD não gosta de debater estas coisas em público. Dr. Aristides meta na sua cabeça de que ninguém está contra o monumento 25 de Abril que efectivamente já é tarde mas façam-no noutro local e que prestigie Almeida como uma grande vila Democrática que o é. (Quanto ao CCB na altura foi grandemente contestado pelo Partido Comunista Português, a memória é curta).
    Dona Olga gostei imenso de solicitar a alteração a introduzir no regulamento sobre os relatórios das comissões, que exista avaliação dos dinheiros públicos.
    Sobre dinheiros públicos mais uma vez a Drª. Clarinda esteve muito bem com a sua declaração de voto sobre os empréstimos.
    O sr. José Guilherme Abranches refere o caso da DELFI ( que todos nós gostaríamos que não acontece-se o que aconteceu), meu senhor das cinzas pode-se fazer renascer novas oportunidades, mas quando um Presidente da Edilidade de Almeida não arranja um parque TIR , que tem retorno absoluto, fazer uma zona Industrial condigna será uma perca de tempo.
    Remeto para novas oportunidades que vi a desfolhar a Nova Guarda de 10/3/2010, pag. 3 “ Câmara da Guarda apoia Aeroporto da Covilhã” lá se vai o aeródromo do Alto do Freixo”, O Sr. Presidente da CMA não consegui sinergias junto das Câmaras: Pinhel, Guarda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e com as Entidades de Cidade Rodrigo. Pag 10 “ Aguiar da Beira realizou 27ª Festa do Pastor e do Queijo” , Pag 26 “ Promoção e muitos visitantes na Feira do Fumeiro de Trancoso. Almeida uma pequena amostra de fumeiro (junta de freguesia) e festa da bacalhau; Nesta pagina um anuncio para a festa do bucho na Freineda ( junta de freguesia) , que desde já desejo um grande sucesso.
    Para terminar e dar que pensar a quem de direito, visto que o mal de Almeida são os Combustíveis um anúncio na pag 24 para Instalação de Armazém de produtos derivados do Petróleo para venda ao público na pequena aldeia da Mesquitela de Celorico da Beira, o empresário não sabe o que faz.
    Para Almeida mudar é necessário deixar de ser subsídio dependente.

    ResponderExcluir
  6. Boas tardes a todos
    Começo este pequeno artigo por agradecer a todas as mulheres e copiando um pouco do Sr. Norberto
    “Elas brigam por aquilo que acreditam.
    Elas levantam-se para injustiça.
    Elas não levam "não" como resposta quando
    acreditam que existe melhor solução.”
    Cumpre-me agora agradecer à Drª. Clarinda que como Deputada Municipal de Almeida tenha ingressar nesse lugar bem como a todas as outras Deputadas.
    Gostei que tivessem conseguido que as actas da Assembleia municipal fossem publicadas na local próprio “site” da CMA. Falo na Drª. pela sua postura na Assembleia e também o seu fórum fez pressão sobre o lóbi do PSD cede-se a uma ambição legitima de um grande número de eleitores.
    A inquirição sobre os balneários da Fonte Santa teve um valor primordial, não gostei da resposta de quem de direito responder tinha sido adjudicado para 1000 m verificou que já chegava aos 64o metros, então encerrar as obras. A pergunta que fica não existia um estudo geológico correcto, ou tiveram medo dos bancos de areia?
    Sobre as GOP estou sintonizado com a sua questão de levar grandes valores para as rubricas contabilísticas “outras”. A resposta de que não existe no POCAL rubricas especifica que contemplam determinados serviços é uma meia verdade, dado que a verdade toda de qualquer plano contabilístico dá e aconselha a abertura de subcontas na conta mãe, é melhor jogar a bola para canto, Talvez o novo Director Administrativo tenha esse espírito e rasgo de conhecer a contabilidade se o deixarem.
    Dona Olga dos Santos , Drª Joana e Drª Clarinda grandes mulheres com alma tem toda a razão sobre as obras de Vilar Formoso e da “Estrada do 25 de Abril” o PSD não gosta de debater estas coisas em público. Dr. Aristides meta na sua cabeça de que ninguém está contra o monumento 25 de Abril que efectivamente já é tarde mas façam-no noutro local e que prestigie Almeida como uma grande vila Democrática que o é. (Quanto ao CCB na altura foi grandemente contestado pelo Partido Comunista Português, a memória é curta).
    Dona Olga gostei imenso de solicitar a alteração a introduzir no regulamento sobre os relatórios das comissões, que exista avaliação dos dinheiros públicos.
    Sobre dinheiros públicos mais uma vez a Drª. Clarinda esteve muito bem com a sua declaração de voto sobre os empréstimos.
    O sr. José Guilherme Abranches refere o caso da DELFI ( que todos nós gostaríamos que não acontece-se o que aconteceu), meu senhor das cinzas pode-se fazer renascer novas oportunidades, mas quando um Presidente da Edilidade de Almeida não arranja um parque TIR , que tem retorno absoluto, fazer uma zona Industrial condigna será uma perca de tempo.
    Remeto para novas oportunidades que vi a desfolhar a Nova Guarda de 10/3/2010, pag. 3 “ Câmara da Guarda apoia Aeroporto da Covilhã” lá se vai o aeródromo do Alto do Freixo”, O Sr. Presidente da CMA não consegui sinergias junto das Câmaras: Pinhel, Guarda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e com as Entidades de Cidade Rodrigo. Pag 10 “ Aguiar da Beira realizou 27ª Festa do Pastor e do Queijo” , Pag 26 “ Promoção e muitos visitantes na Feira do Fumeiro de Trancoso. Almeida uma pequena amostra de fumeiro (junta de freguesia) e festa da bacalhau; Nesta pagina um anuncio para a festa do bucho na Freineda ( junta de freguesia) , que desde já desejo um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Comente os dados do Turismo em Almeida
    Anos Total PortugalEspanha Outros
    2005 70932 45790 16720 8422
    2006 79902 50122 22910 6870
    2007 81402 44953 23280 13169
    2008 74338 41075 21751 11512
    2009 69918 44503 18599 6816
    Fonte site CMA

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Almeida tem as portas semi-fechadas, Força mantenham-nas abertas
    Pequeno estudo sobre o turismo na vila de Almeida
    No decorrer de 5 anos verifica-se um decréscimo de 1%.
    Parece não ser preocupante mas efectivamente existiu crescimento negativo a valores a baixo do ano de 2005 menos 1014 visitantes menos. Foram criados vários inventos, o poder politico fez do turismo bandeira.
    Analisando de ano a ano Almeida este na moda no ano de 2006 com crescimento significativo 12,6% em relação ao ano 2005.
    O ano de 2007 o crescimento em relação a 2006 já foi moderado de 2%.
    Em 2008 foi o ano do declínio 10% em relação a 2007
    Em 2009 continua a tendência forte de menos visitantes – 6,2% do que ano anterior.
    No Turismo para além de não crescer aparecem dois anos consecutivos de decréscimo, o que se poderá concluir que está em recessão.
    Julgo que tudo isto justifica a despromoção da Pousada para Hotel de 4 estrelas.
    Sr(a) Deputados Municipais de qualquer bancada pensem bem nos avales dos empréstimos que estão a fazer ao executivo a galinha de ouro está doente, Perguntem ao sr. Presidente da Câmara o que anda a fazer? Os canais de promoção estão correctos? Que resultados tem das campanhas publicitarias e de promoção? .
    A justificação dos combustíveis é um falso argumento, até seria um chamariz para abastecer em Espanha, O IVA na restauração está a valores idênticos internacionalmente.
    Bem Haja

    ResponderExcluir
  9. Maria Clarinda Moreira15 de março de 2010 às 00:26

    Ao anónimo que veio exprimir satisfação pela publicação das actas da AM no sítio da CMA, o nosso bem-haja pela atenção. É, de facto, uma aspiração antiga, incompreensível que não se verificasse, já que os munícipes têm todo o direito de saber o que se passa nessas assembleias, o papel dos seus representantes eleitos, bem como as mais diversas questões debatidas, por mais difícil que seja reproduzir na íntegra por escrito… enquanto não existirem condições, ou vontade, de reprodução multimédia.

    Agradeço que continue a fazer sugestões, achegas e reparos para que todos possamos melhorar a comunicação da realidade e contagiar o interesse e empenho de mais munícipes na vida político-social do concelho. Há cidadãos que não percebem que as críticas não são forçosamente destrutivas e preferem viver a ilusão de uma paz podre. No entanto, os sinais de dificuldade que se têm alastrado vão mais no sentido de nos provar que devemos acompanhar atentamente as decisões dos líderes que, por um determinado período, têm nas mãos os destinos dos outros e o seu património comum.

    Voltarei, assim que tenha oportunidade, com uma síntese da última sessão da AM, mantendo-me atenta e disponível, como sempre. Cumprimentos a todos!

    ResponderExcluir
  10. Manuel Norberto Baptista Forte15 de março de 2010 às 09:21

    Efectivamente e olhando para os números com a atenção que os mesmos merecem e a triste realidade que os mesmos espelham, uma pergunta também será licita: qual o fluxo económico que o comércio Almeidense teve com estes números?.
    Também penso (até por imperativo de consciência pessoal, penso eu) que certamente estes números e o que lhe está subjacente, serão postos a reflexão, em próxima Assembleia Municipal, porque HÁ muita coisa que necessita de ser questionada, no Órgão Deliberativo. Se a Mesa não considerar merecer ser um ponto da ordem de trabalhos, que se levante o assunto no Período de Antes da ordem do Dia, e por exemplo: as opções de política Municipal, nos sectores básicos.
    Acredito que os Senhores Deputados Municipais em exercício (seja de que Partido, forem) estarão atentos a esta realidade, e não deixarão que os mesmos sem uma reflexão adequada, para que se encontre medidas (reais) de dar a volta (no sentido positivo)a esta situação ... estranha.

    ResponderExcluir
  11. Manuel Norberto Baptista Forte15 de março de 2010 às 14:58

    Caro "Anônimo disse...13 de março de 2010 20:30 "
    Comente os dados do Turismo em Almeida
    Anos Total PortugalEspanha Outros
    2005 70932 45790 16720 8422
    2006 79902 50122 22910 6870
    2007 81402 44953 23280 13169
    2008 74338 41075 21751 11512
    2009 69918 44503 18599 6816
    Fonte site CMA

    Se a isto acrescentarmos:
    Estada média de hóspedes estrangeiros (nº noites) - 1,1
    Capacidade de alojamento por 1.000 hab. (Nº) - 28,8
    Hóspedes por Habitante - 2,2
    Proporção de Hóspedes Estrangeiros (%) - 33,1
    Proporção de dormidas entre Julho e Setembro (%) - 33,7
    (Fonte: I.N.E. - Estatísticas de Turismo, Anuário Estatístico Região Centro/2008)

    Certamente que há que pensar o turismo no Municipio de Almeida, até como fonte de Receita.

    ResponderExcluir
  12. Maria Clarinda Moreira15 de março de 2010 às 22:19

    AUTARCA NO FEMININO

    Foi o tema do debate promovido pelo Governador Civil da Guarda, no passado dia 12, a culminar uma série de iniciativas ligadas à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

    “O poder local no feminino ou o contributo da mulher para uma maior eficácia na gestão autárquica” constituiu o mote lançado numa assembleia muito concorrida, tendo como painel de convidadas, uma vereadora, a presidente mais antiga de uma Junta de Freguesia do distrito, a Profª Antonieta Garcia e a Secretária de Estado para a Igualdade, Dra. Elza Pais, numa mesa que contou com a moderação do próprio Governador-Civil, Dr. António José Santinho Pacheco.

    Nesse debate, foi discutida a participação da mulher na vida autárquica, ouvindo diferentes experiências e visões, salientando a importância do contributo e da necessidade de uma maior participação feminina na gestão dos destinos das diversas freguesias e concelhos do distrito, onde a percentagem da população feminina é cerca de 10% superior à masculina (segundo os dados apresentados, 55% da população do distrito são mulheres e menos de 46%, homens). Apesar da predominância masculina que continua a verificar-se na vida política activa, foi unânime o reconhecimento da capacidade, da diferença de postura e também a observação da tendência de crescimento dos elementos femininos nos diversos órgãos autárquicos, numa perspectiva de efectiva parceria.

    Amplamente debatidas foram também as questões do flagelo da violência doméstica, da paridade democrática, da igualdade de oportunidades, incluindo da população jovem, a motivação e empenho na participação cívica e política visando a melhoria de condições de vida numa zona particularmente deprimida e despovoada, com mais justiça social, maior atenção e exigência de rigor nos gastos de dinheiros públicos, a que as mulheres são muito sensíveis, habituadas que estão a gerir orçamentos domésticos quase sempre limitados, obrigadas a precaver-se contra os imprevistos e preocupadas, acima de tudo, com o bem-estar e futuro das respectivas famílias.

    A sessão terminou com o reconhecimento explícito por parte da assembleia do grande interesse da iniciativa, felicitando o Governador Civil, que permitiu não apenas a troca de experiências mas também o reforço de perspectivas futuras comuns, fazendo acreditar, pela qualidade das diversas intervenções, que as mulheres estão cada vez mais atentas e decididas a participar activamente na vida democrática das respectivas terras, lado a lado com os homens que, como elas, anseiam lutar de forma séria pela resolução dos problemas que a muitos afligem.

    ResponderExcluir