22 junho, 2008

XXXI Congresso do PSD

Na minha última intervenção neste blogue, ao qual atribui o título de “Esclarecimento”, deixei no último parágrafo a intenção de tomar uma posição em relação ao que se passou aquando da eleição do Presidente do Partido, após ter falado com ambos os intervenientes.
Não assumi uma posição de imediato, porque aguardava o desenrolar do que se iria passar a nível do Congresso do PSD que de correu este fim-de-semana em Guimarães. Além do conteúdo, aguardava com algum interesse o conhecimento daqueles que agora se iriam perfilar junto da líder, procurando assim um conseguir talvez lugar ao Sol.
Só foi possível fazer um acompanhamento através da comunicação social, muito particularmente pelas televisões, dando-nos algumas imagens com a síntese do que mais importante se passou.
Espero que os militantes do partido que não foram por motivos vários, tenham tido a curiosidade de ver e ouvir as principais intervenções dos militantes mais mediáticos de forma a poderem livremente opinar sobre as questões mais importantes para o partido.
Para mim houve cinco que me mereceram especial relevo.
A intervenção da Presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, foi a mais fraca de todas, talvez pelo facto de os temas referidos terem sido praticamente os mesmos da campanha eleitoral. No fim a abordagem dos temas banais e da critica ao PS, não trouxe nada de novo e as normais que outros políticos fazem. Fiquei com a ideia de que a sua preocupação principal foi a de falar para o povo português. Mas estando num congresso partidário talvez lhe tivesse ficado bem falar do partido, das novas decisões e das mudanças internas a fazer. A não ser que tivesse algum receio das reacções dos congressistas. O futuro nos dirá o que vale.
A intervenção de Passos Coelho foi também das mais fracas, merecendo destaque o facto de vir dizer que está ao lado de quem dirige o partido, embora não abdique e considere as suas ideias fundamentais. Ficou a sensação de querer qualquer coisa, caso um dia o PSD regresse ao poder.
Rui Rio foi igual a si próprio. Uma intervenção ao seu estilo. Falar contra o opositor, entenda-se PS e a sua política. Abordou dois ou três temas polémicos de âmbito nacional com a facilidade do discurso que o caracteriza, e contou naturalmente com o apoio da gente do Norte, que apesar de algumas circunstâncias, ainda o apoiam.
Outra intervenção digna de realce e que merece ser bem analisada, foi a do anterior Presidente da Mesa do Congresso, Ângelo Correia.
Não sei porquê, mas fez-me lembrar cenas que se passam em muitos lados (e por isso ele fez a afirmação que fez), mas muito especialmente no nosso concelho.
Só espero que tenha sido ouvido e que procurem seguir o conselho.
Deixei para último a referência da intervenção do Pedro Santana Lopes pelo facto de ter sido para mim, a que mais destaque mereceu. Como lhe é peculiar e hábito nele, foi objectivo, sincero, e criticou olhos nos olhos.
Perguntou e bem, se os que não partilham desta direcção do partido, não estarão no mesmo direito de vir para a comunicação social e darem a sua opinião em desacordo com a linha política que pretendam seguir.
Goste-se ou não dele, foi o único que conseguiu arrancar aos congressistas o maior aplauso, e isto além de ter um significado interessante, deve ter deixado alguma preocupação e a pele em galinha a muita boa gente.
Com 65,8 % dos votos dos congressistas a favor da eleição da lista de Manuela Ferreira Leite para a Comissão Política Nacional, não se pode dizer que é uma vitória rotunda.
Filipe Menezes, foi eleito por todos os militantes com 54 % , e apenas durou oito meses no cargo.
As eleições legislativas são já no próximo ano.
Conseguirá Manuela Ferreira Leite chegar às autárquicas ainda como líder?
Para bem do PSD e deste País, esperemos bem que sim.
Voltando ao primeiro parágrafo deste texto, aguardo informação de um órgão partidário para depois assumir a minha posição.

3 comentários:

  1. Olá, Companheiro.
    Vamos lá então comentar o teu artigo no Almeida Fórum.
    A minha opinião, em termos gerais, é a seguinte: baralharam-se as cartas o tornou-se a dar, mas como o baralho era o mesmo, os trunfos TAMBÉM, olha, Zé Augusto “o jogo” correu de forma idêntica a todos os outros.
    Eu penso que vai continuar tudo na mesma em termos de PPD/PSD.
    Posso dizer que gostei muito do discurso do Ângelo Correia, resumiu o “estado da nação laranja”, de uma forma bastante clara, deu-me a impressão que estará também farto destes jogos políticos, mais ou menos obscuros e estaria a querer transmitir o seu adeus à politica activa, o que eu lamento. Portanto eu revejo-me completamente no discurso de Ângelo Correira.
    O PPD/PSD continua dividido em 3 ou 4 grupos de barões e eles continuam a ditar leis.
    Infelizmente nas eleições para o líder não apareceu ninguém com um carisma, personalidade e de tal forma independente destes grupos de barões já citados que permitisse pôr o Partido em ordem.
    Continua-se a privilegiar mais os interesses particulares de cada um ou da cada grupo de amigos em detrimento dos interesses da Nação e do Partido. Repara que coloquei primeiro a Nação e só depois o Partido.
    Resumindo, não vi nem ouvi nada de interesse neste congresso que permitisse afirmar que o PPD/PSD iria mudar para melhor ou que, finalmente, iríamos ter realmente um partido com credibilidade, a tal credibilidade que Manuela Ferreira Leite apregoa.
    Claro que todo este ambiente mais ou menos lúgubre e viciado, e esta forma de estar da cúpula do poder do partido, vai servir de exemplo por este País fora e vai repercutir-se na maioria das regiões, incluindo o Concelho de Almeida, aliás como já se torna nítido em determinados momentos do dia a dia politico.

    Concluindo, temo pelo futuro do PPD/PSD como partido de referência que tem vindo a ser desde Francisco Sá Carneiro.

    Um abraço.

    João Neves

    ResponderExcluir
  2. O Zé Augusto diz que houve cinco intervenções de relevo no Congresso do PSD. Com todo o respeito deixe-me dizer-lhe que para mim houve apenas duas. A de Ângelo Correia e de Pedro Santana Lopes. Foram os únicos que afirmando continuarem sociais democratas, criticaram todos aqueles que nestes últimos oito meses de mandato de Filipe Menezes mais não fizeram do que falar mal dele e do próprio partido.
    Não me venham defender Manuela Ferreira Leite,por favor.
    Por acaso esquecem-se de que ela disse que era imperioso falar verdade ao povo para que este compreendesse os políticos e acreditasse neles? Então só agora que assume a liderança de um partido é que vai falar verdade? Isto significa que andou a enganar-nos durante todo este tempo. E eu feito parvo e estúpido andei armado em bandeirinha a fazer propaganda pelo partido aí pelas ruas e aldeias. Não achará a doutora que as pessoas agora então é que não vão acreditar em nós,quer dizer em si.
    Não contem mais com a minha colaboração. As coisas já neste concelho não correram nada bem. Marginalizaram pessoas válidas e foram colar-se a paraquedistas ainda por cima com tantas coisas para apontar-lhes e sem qualquer ligação ao partido e sem qualquer experiência política. Não foi o senhor professor Batista que disse na campanha que a equipa que tinha era a melhor? Oxalá que tenha muita saúde para o resto da vida,mas já imaginou se por qualquer circunstância o senhor deixasse de ser presidente da câmara? Qual era a experiência dos outros? Voltavamos à época do tal Cruz bancário,por sinal do mesmo banco do seu amigo número dois.O senhor também nos enganou. Se não acredista nisto, olhe para o seu lado e verá. Pior do que um cego é aquele tendo duas vistas boas não quer ver.
    Sinceramente não sei como será o futuro, mas pelo menos pode ser que os outros não sejam tão maus como os pintam.

    ResponderExcluir
  3. José Augusto o senhor fez muita falta na assembleia municipal.
    Nunca devia ter saído.
    O que lá se passa é uma vergonha ninguém no psd sabe dizer duas pra caixa. Olhamos uns para os outros a ver se alguém fala mas cada um se esconde mais na cadeira. Hoje até o doutor Reis meteu agua. O Orlindo queria falar e ele não o deixou por causa dos contadores da agua.
    Acho que está mal. O psd está a ficar muito mal visto e quem ainda vai ficar a rir-se são os comunistas. Até estiveram de acordo com o que camara fez,pelo menos foi o que disse o Aristides.
    Olhe isto assim não dá ou nas próximas melhoram ou então a gente muda-se.
    Um abraço

    ResponderExcluir