23 junho, 2008

Duas “pedras” no sapato do PSD Almeida!

Ainda que maiores do que o próprio sapato, os amigos João Neves e José Augusto continuam a ser duas “pedras no sapato” do PSD Almeida. Por não se reverem nas pessoas que ditam as políticas concelhias do partido, nem nas respectivas políticas e atitudes, os dois resolveram afastarem-se da vida activa do mesmo. A consciência e os valores assim o ditaram!

Até aqui tudo bem! A saída de ambos abriu espaço à entrada de um ou outro amigo do poder instituído e ajudou a que o feudo se estabilizasse. Nada mais vantajoso para quem ficou…

O pior é que, para tristeza do PSD Almeida, o João e o Zé não ficaram calados. Continuaram a expressar as suas opiniões de forma aberta e democrática, causando alguma urticária intelectual ao aparelho que vê as suas decisões serem criticadas. Não são criticadas apenas pelos dois, mas o que mais “magoa” é que também são criticadas por eles os dois. Logo os dois que TANTO ajudaram na vitória das últimas eleições…

Não escrevo este post para criticar a cota parte de responsabilidade que o João Neves e o José Augusto têm na actual situação política concelhia, por terem ajudado o actual executivo a ser eleito (por 90 votos), mas sim para mostrar a minha indignação pelos acontecimentos salazaristas ocorridos no dia da eleição do Presidente do PSD, em Vilar Formoso.

Como já foi escrito e comentado, o João Neves foi insultado pelo presidente da concelhia do PSD, o sr. Hernâni, que chegou ao ponto de tentar agredir o João.

Não conheço o sr. Hernâni, nem tão pouco me importa se o senhor se chama Hernâni ou tem outro nome qualquer. O que importa, de facto, é que o autor destes actos inqualificáveis é o presidente da concelhia do mesmo partido que o João Neves. Importa que por o João ter opiniões diferentes deste senhor, e durante um acto eleitoral democrático, foi duramente insultado e quase agredido.

Não estive presente no local, até mesmo porque não sou militante do PSD nem de partido nenhum. No entanto, depois de conversar com algumas pessoas e de recolher alguma informação percebi que o sr. Hernâni (e não só) tinha pretensamente a lição bem estudada.

Se não vejamos:

Quando o João Neves chegou ao local o presidente da concelhia chamou-o à parte e começou a insultá-lo, insinuando que o João Neves lhe havia telefonando anteriormente insultando-o também. Os insultos do sr. Hernâni chegaram a tal ponto que não fosse a intervenção de alguns dos presentes este teria mesmo agredido o João.

Foi-me dito pelo próprio João, e eu acredito, que não houve telefonema NENHUM para o sr. Hernâni. Mas o sr. Hernâni jurou a pés juntos que sim, que o telefonema existiu. Algumas pessoas presentes no local (inclusivamente algumas que muitas vezes neste espaço criticam o João e os restantes autores do Fórum), indignadas com a cena macabra, não acreditando na existência do tal telefonema pediram ao sr. Hernani para lhes mostrar o número de telefone gravado no seu telemóvel. Este, titubeante, foi dizendo, que não tinha o seu telemóvel consigo. Pouco depois, e face à insistência, apareceu com o número de telefone do João Neves escrito num papel… (Ainda há amigos solícitos! hehe) No atropelo da confusão, chegou ainda a dizer que a chamada fora feita de forma anónima!

Pois bem, sr. Hernâni, se, de facto, o sr. João Neves lhe telefonou para o insultar, e se o senhor prontamente apresentou um papelinho com o número do João (papelinho que talvez ainda exista!) é porque esse telefonema ficou gravado no seu telemóvel e acredito que para salvaguardar a sua honra e reputação, facilmente o justificará com a sua factura telefónica descriminada.

Ficamos pois à espera que nos brinde com a prova (se assim quiser) de que o João lhe telefonou para o insultar ou do seu contraditório. Sim, porque provas de que o senhor insultou e tentou agredir o João ele tem…e muitas!

Teremos muito prazer em publicar o seu comentário!

Enquanto assim não for, MAIS UMA VEZ, ficamos com a demonstração do actual estado de coisas da política concelhia. O presidente do partido insulta e tenta agredir, os vereadores da Câmara Municipal assistem impávidos e serenos (embora o Sr. Eng Machado tenha separado os intervenientes – justiça seja feita) sem virem a público manifestarem a sua reprovação por tão indignas e deploráveis atitudes. A assembleia concelhia do PSD sacudiu a água do capote aquando da apresentação dos factos. Veremos o que fará a distrital!!

Também para os membros executivos camarários fica o convite para que se expressem sobre o assunto que tanto lhes diz respeito.

Se o desejo e o propósito da encenação era afastar o João Neves do PSD talvez o tenham conseguido, mas se o objectivo era intimidá-lo e calá-lo no recanto do seu lar, não acredito que possam sair vitoriosos…

O tempo nos dirá a quem o logro prejudicou!

Deixo apenas mais uma interrogação que há muito me assola e que em tempos já aqui escrevi:

Então e no meio desta confusão toda, com assuntos pertinentes a serem tratados quer de foro político quer de cariz essencialmente prático como são as obras e projectos de obras do nosso concelho, onde anda o maior partido da oposição do concelho? Onde anda o partido socialista? Ainda existe? Não terá uma palavra a dizer? Que alternativa nos propõe? Esperam, como lobo a cordeiro, que o executivo camarário continue a cavar a própria sepultura? E qual é o mérito desses hipotéticos louros?

Nada dizem, nada contam, nada contestam, esperemos que não seja por… nada saberem, nada poderem!

João, se dúvidas tinhas… Ainda incomodas muita gente!

Para ti um abraço solidário! Por aqui nos continuaremos a encontrar.

Mário Martinho (Jr.)

15 comentários:

  1. Sem comentários amigo, as suas fontes andam muito mal informadas...

    ResponderExcluir
  2. Mário, se aos militantes deles lhes fazem o que estamos a ver,incluindo tentativas de agressão e pelos vistos a mando de alguém (isto já parece a época dos coronéis brasileiros),imagina se nós socialistas entramos neste debate. A nós até nos comem. Mas para me comerem a mim, têm que ter umas gengivas de betão, porque sou mais duro que um cor....(cordeirinho).
    Eu gostaria de conversar tanto com o Zé Augusto como com o João, porque sou amigo de ambos, e saber o que lhes vai na alma. Estou quase certo que estarão para rebentar. E então quando isso suceder,aí sim seremos capazes de ficar todos de boca aberta,por sabermos mais algumas coisas. Esperemos,tenhamos alguma paciência.Esperar é uma virtude.

    ResponderExcluir
  3. O anónimo das 15:14 não deve andar por cá de certeza absoluta.

    ResponderExcluir
  4. Realmente este PSD está a dar sinais de pouco espirito democrático.
    Para além das posições anteriormente tomadas, em outras épocas, ultimamente está a demonstrar que afinal existe muito pouco de democracia e liberdade naquele partido.
    Eu sei que não devemos medir todos os militantes ou simpatizantes pela mesma bitola.
    Eu sei que também existe no PSD gente boa.
    Mas também sei que quem está no poder, quer autárquico quer partidário, não serve de exemplo democrático a ninguém.
    Para comprovar o que afirmo, basta o que aqui foi relatado.
    Mas, só existem dois factos que para mim são estranhos:
    Primeiro, no que se refere à tentativa de agressão (ou agressão? é que à agressões fisicas e morais, ou não????) a um militante, neste caso ao João Neves, por parte do presidente da Concelhia do seu próprio partido e logo num local que no pós 25 de Abril devia ser sagrado: junto de uma urna eleitoral. Mas dizia eu que acho muito estranho o silêncio do João Neves. Têm enaltecido aqui a sua coragem, o seu espirito de lutador nato e a sua frontalidade. Neste processo que lhe diz directamente respeito mantem-se em silêncio, não denuncia, não comenta. Cheira-me a acordo entre as partes para bem do PSD, ou em nome do PSD mas...com negociações mais "profundas" ou cedências a troco de "eu sei lá o quê". Que é estranho, é!
    Segundo. O abandono por parte do Vereador Orlindo Vicente da Assembleia Municipal como forma de protesto. Estranho que só alguns camaradas da bancada do PS o tenham acompanhado nesse gesto. Onde está a solidariedade partidária, ou a união por parte dos deputados do PS? É assim que querem ser alternativa? E porquê? Porque razão a bancada do PS não abandonou, em peso, a dita Assembleia?

    Para terminar uma ultima questão:
    que se passa com o jornal de Almeida? mudou o Corpo Redactorial?
    No mandato laranja anterior não havia Assembleia Municipal que não fosse noticiada. Agora, até os artigos assinados pelo Padre Bernardo deixam de ter interesse...talvez seja interessante lembrar que à pecados que nos podem levar para o inferno, Senhor Padre Bernardo...

    E fico por aqui.

    25 de Abril SEMPRE!

    ResponderExcluir
  5. No que respeita ao silêncio do Partido Socialista, quero lembrar aqui uma frase que se não me engano foi proferida por Napoleão que dizia mais ou menos isto:"Quando o inimigo estiver a cometer um erro não o enterrompas".

    ResponderExcluir
  6. Relativamente ao anónimo (ah coragem!!!!!!) que questiona se o Corpo Redactorial do jornal de Almeida (Praça Alta, se não sabe) mudou, esclareço que não. Só que continua "mais do mesmo". O Corpo Redactorial, tem que "ganhar a vida" e nem sempre está disponível nos dias e horas das Assembleias Municipais. É que o Corpo Redactorial não só não se "governa" com o Praça Alta como ainda tem que ajudar a "governar" aqueles (muitos) que querem ler as notícias em casa sem sequer se preocuparem com pagar a respectiva assinatura. Por isso o Corpo Redactorial, como disse, tem que "ganhar a vida" para poder "pôr" no Praça Alta "algum do seu", para que o jornal continue a chegar também à casa daqueles que só se lembram que o jornal existe quando lhes interessa.
    Mas deixo uma sugestão: entre os colaboradores (os que lá estão na ficha técnica do jornal) e que pertencem à Assembleia Municipal, façam o favor de "colaborar" fazendo a cobertura das Assembleias. Os leitorers agradecem... e entre todos não custa nada.

    ResponderExcluir
  7. Mário Martinho,o Partido Socialista tem estado atento a tudo o que se está a passar à nossa volta. Além do que se passa na Câmara,e acredita que se estão a passar coisas muito complicadas,nomeadamente incapacidade de gestão económica.
    Estamos também atentos ao que se passa por aí.
    Soubemos do problema que houve entre o senhor Hernâni e o João Neves. Mas isso é um assunto que só diz respeito em primeiro lugar aos dois e posteriormente ao próprio partido.
    Como talvez saibas ou possas concluir,situações destas no Partido Socialista nunca existiriam porque respeitamos a opinião de todos,depois a existirem,e não garantimos que não possam vir a suceder,no dia seguinte ou então passadas quarenta e oito horas estava tudo solucionado.
    Alguém tinha que deixar o lugar.
    Poderiamos ter feito mais aquando do problema na última Assembleia Municipal,mas vamos dar tempo ao tempo. Repara a incompetência do senhor Presidente da Assembleia Municipal,quando referiu que concederia a palavra ao senhor Vereador Orlindo Vicente no final da mesma e no espaço destinado ao público.
    Sinceramente....
    Deve ter querido imitar o José Augusto aqui há uns anos quando não deixou falar o mesmo Vereador no período antes da Ordem do Dia.
    No final dessa Assembleia quando fui ter com ele e o questionei sobre a atitude,afirmou-me que de acordo com o Regulamento Interno,o Vereador Orlindo Vicente poderia pedir a palavra para defesa da honra após todos os pontos agendados debatidos.
    Acabámos por lhe dar a razão.
    Mas agora ao Dr. Costa Reis,não. Falhou. Há-de ficar registado em acta.
    Mas estas falhas são sistemáticas. Quem deve prestar esclarecimentos aos membros da Assembleia pelas questões camarárias,é o Presidente da Câmara. Se este entender que o esclarecimento pode ser mais aprofundado sendo dado pelo Vereador com o pelouro do assunto,pode então ceder a palavra ao Vereador com a anuência do Presidente da Assembleia.
    A este senhor Presidente,ter-lhe-ia ficado bem ter concedido a palavra ao Vereador da oposição para esclarecimento de todos os membros. Será que tinham medo de uma possível votação do problema se o mesmo passasse para o período normal dos trabalhos? Podem dizer que não,mas que parece,parece.
    Enfim, Mário,é o que temos,mas olha que há gente neste concelho com qualidade para ocupar determinados lugares onde desempenhariam um papel muito mais democrático do que certas pessoas.
    E estou-me a referir concretamente a ti. Fazes falta na colaboração da implantação da democracia no concelho de Almeida.
    Atenção que como Socialista assumido que sou,sei que no PSD ainda há gente democrata e respeitadora.
    Para que não fiquem dúvidas do que afirmo, deixo aqui dois ou três nomes:
    Engº António José Machado;
    António Moreira Guardão;
    César Pinto;
    Conceição Vilhena;
    Luís Nabais;

    Além de outros naturalmente,não esquecendo neste momento os senhores João Neves e Zé Augusto.

    Viva a democracia
    Viva o concelho de Almeida
    Viva a Liberdade

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de dizer ao Armindo que para aqueles que lemos o Praça Alta desde sempre,verificamos que desde 2006 mudou muita coisa.
    Não nos esqueçamos do que se escrevia no jornal acerca da Câmara. E as fotos e comentários do Vitó? Hoje o jornal mais parece a revista mensal da edilidade do que outra coisa.
    Mas não foi só o jornal que mudou. Mudou muita gente. O que sucede hoje,deveria ter sucedido sempre,boa harmonia e colaboração de forma a que os almeidenses espalhados pelo mundo tivessem a possibilidade de saber mais coisas da nossa terra.
    Mas esta mudança verificada repentinamente deixa-nos apreensivos e preocupados uma vez que conhecemos as pessoas tanto de um lado como do outro,para acreditarmos que viraram democratas.
    Creio que vocês têm muita coisa a explicar aos almeidenses. Falta saber é se nós ainda temos paciência para vos ouvir.

    ResponderExcluir
  9. Sou um homem humilde, nunca andei na politica, não sou pessoa muito conhecida, não sou militante de nenhum partido, o único acto politico que tenho é votar. Sou um homem simples mas que gosto de pensar.
    Depois de ler este blog algumas vezes e perante o que aqui se relata ultimamente, quero colocar uma questão.

    Sou simpatizante do PSD e voto PSD. Sempre, até quando o maior partido no Concelho era o CDS.

    Vocês já imaginaram o que seria uma Concelhia do PSD composta pelos seguintes nomes:

    José Augusto
    Hernâni
    João Neves
    Luís Nabais
    Moreira
    Nazaré
    Engº Machado
    Tó Soares
    Alcino
    Joaquim Fonseca
    Ferraz

    Pensem bem nisto. Imaginem o que poderia acontecer.
    Será que o PS teria alguma hipótese em pensar em vitórias eleitorais?

    Então, continuando o meu raciocínio, não haverá alguém, uma figura cheia de boa vontade, que junte esta gente, os faça sentarem-se a uma mesa, a conversarem? Não haverá ninguém neste partido que antes das próximas eleições consiga raciocinar? Então Sr. Dr. Costa Reis, não acha que tem ainda uma missão importante a cumprir no PSD? ou então o Sr. Prof. Baptista não acha que é nestes momentos que se vêm os grandes líderes? Eu não acredito que não tenha capacidade para isso, poderá não ter vontade mas isso é grave para o partido e para si também.
    Será que não existe ninguém com humildade, capacidade de liderança e carisma para ganhar de novo o PSD em Almeida e ganhar de novo as próximas eleições no Concelho de Almeida? Parou toda a gente de pensar?
    Chega de darem tiros nos pés. Haja alguém que pense e que ponha mãos à obra.
    Eu cá no meu sossego, assistirei e acreditem que ficarei feliz.

    Um humilde ignorante

    ResponderExcluir
  10. Deixem-se de conversa fiada e falem de coisas de interesse para o Concelho.
    Que me interessa a mim e aos outros munícipes se o Sr. João Neves levou que contar do Sr. Hernâni? O partido desses Senhores, com todo o respeito por eles, que tratem do assunto e passemos adiante. Eles os dois que se arranjem se quiserem, mais uma vez com todo o respeito.

    Pelo que eu já li aqui neste sítio, a Câmara Municipal vai substituir as taxas de aluguer dos contadores por um imposto qualquer.
    Eu peço aos autores deste Blog que esclareçam este assunto, se conseguirem ou tiverem possibilidades para isso, porque a mim parece-me que querem enganar o Zé Povinho outra vez ou mais uma vez.
    Se for verdade eu cá voltarei a este sitio para comentar outra vez.
    Muito obrigado.

    Um munícipe.

    ResponderExcluir
  11. Então só agora é que viram que o PSD e a CDU estão de “mãos dadas” em Almeida?
    Casos estranhos e sobrenaturais aconteciam antigamente no Entroncamento, mas pelos vistos agora é em Almeida.
    Mas já não é de agora, ou alguém duvida que muitas das figuras de proa do PSD votou CDU nas anteriores autárquicas para a Junta de Freguesia de Almeida?
    Quando se fala em podridão na política não é só a nível nacional ou serão os políticos almeidenses uns ingénuos.

    É caso para parafrasear um outro senhor: “E O BURRO SOU EU????”

    Deixem-se de cinismos e hipocrisias e nas próximas eleições para a Junta de Almeida façam uma lista conjunta e eu posso adiantar alguns nomes a juntar aos habituais da CDU: o Senhor Zé Beto ficava lá bem, o Senhor Alcino ficava muito bem, o próprio Senhor João Neves sempre foi um amigo muito próximo tanto do Aristides e do Zé Vaz nem se fala, a D. Conceição Vilhena era uma boa aposta para a mesma lista, e outros. Ficava uma lista perfeita.
    Eu apostava nisso.
    Pelo menos falava-se verdade e com transparência ao povo.

    Vilar Formoso

    ResponderExcluir
  12. Vou-me dirigir ao anónimo do dia 26 às 13:53.

    Li com muita atenção o seu depoimento.
    Para quem escreve dessa forma e com o sentido que lhe dá,gostaria de ver mais intervenções suas,uma vez que são depoimentos destes com sentido de pacificação e entendimento, que fazem por vezes a diferença pela positiva.
    Parece-me ser pessoa atenta à política concelhia e conhecedora dos meandros.
    Em relação à lista que propõe, digo-lhe que que só não a apoio incondicionalmente porque figura lá o meu nome.
    Eu já passei por lá. Definitivamente não voltarei,está assumido. Até por outros motivos. Penso que é a vez de outros também darem o seu contributo.
    Com todo o respeito pelos militantes do PPD/PSD, permita-me substituir o meu nome dando uma sugestão. Abílio Félix ou então o Dr. Victor Faria.
    Creio que seria uma concelhia muito abrangente e fortaleceria certamente a união entre todos os sociais-democratas.

    José Augusto Marques

    ResponderExcluir
  13. Só para responder ao comentário do Senhor “Humilde ignorante”.
    Ouça, não interessa neste momento nomes, isso não interessa nada.
    O que é importante é uma Secção Concelhia composta por gente séria, competente, com experiência e, tal qual diz a Presidente do Partido, com credibilidade e postura.
    A actual não tem quase nenhum destes predicados. O Senhor Hernâni tem que compreender que acima dos nossos interesses estão os do Partido e os interesses do partido, neste momento, passam pela demissão dos actuais órgãos da Secção de Almeida, e depois na capacidade que todos têm que ter para ultrapassar situações mais ou menos graves que tenham sucedido.
    Meus Senhores, só com gente capaz, com nomes credíveis conseguiremos ganhar as próximas eleições. Caso contrário, não tenham a mínima dúvida que perdemos, pois o PS desta vez não vai facilitar quase de certeza, tendo em conta as movimentações que andam a ter.
    E nós perdemos tempo a andarmos à bofetada uns aos outros.
    Termino apelando ao bom senso e ao espírito de servir o partido que todos devemos ter.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Senhor José Augusto.
    Só lhe digo que a maneira como está a reagir a este momento difícil que o PSD está a atravessar não está certo.
    Você sabe que é importante a sua presença no PSD e até na Câmara de Almeida.
    Eu não quero comparar a actual vereação e a anterior vereação do Dr. Costa Reis, mas temos que comparar. Eu sei a quem é que os Presidentes de Junta se dirigiam quando queriam algo.
    Deixe-se de ideias, juntemo-nos todos e vamos à luta.
    Claro que o Mário Martinho tem razão no que diz no seu post, também acho que o que fizeram ao João Neves é muito grave e o Senhor Hernâni devia demitir-se. Um Presidente que ameaça agredir o seu militante só pode demitir-se ou demitirem-no. Eu até penso que já devia ter sido.
    Mas agora também penso que todas as pessoas com capacidade deviam juntar-se e entenderem-se de uma vez por todas.
    Mas a politica é uma grande chachada!
    Mas que tenho pena que aconteça algo de mal ao PSD, isso tenho.

    ResponderExcluir
  15. A politica nunca me interessou.
    Os partidos só servem para arranjar tachos a quem vota neles.
    Nos concelhos e nas eleições autárquicas então os escândalos ainda são piores. Vejam o que se passou no nosso concelho nestes três últimos anos,com os tachos claro.
    Está mais que visto que o psd neste momento é um partido em convulsões que mais se parece uma salada russa. Desde os comunas a apoiá-lo,como dizem por aí,até a alguns socialistas que agora ficaram mais descolorados,até talvez a uns poucos do cds que vendo não terem mais futuro se decidiram arrastar por palavrinhas mansas.
    Perante tudo o que se está a passar só gostaria de fazer uma pergunta.
    Não será que deveriamos dar uma vassourada nesta gente de oportunidades (não estou a chamar-lhes oportunistas)?
    Não deveriamos obrigá-los a voltar de novo aos seus antigos empregos para amaciarem um pouco mais os seus ímpetos de politicos ou aprendizes de politica?
    Não será verdade que quando as pessoas ficam muito tempo em determinados lugares,ficam a pensar que a quinta é deles?
    Creio amigos almeidenses que a hora chegou.
    Pensemos no tempo de mudança.
    Nunca faz mal uma mudança,antes pelo contrário.
    Quando o cds mandava neste concelho chegou uma altura que era um regabofe.
    Depois o psd ganhou e só melhorámos. Agora estamos a copiar o antigamente. Então vamos a outra mudança. Pensem nisso por favor.
    Os que não somos militantes de nenhum partido somos mais do que eles,logo somos a maioria o que significa que podemos mudar quando quisermos.
    A mudança ainda pode ser boa para nós, para os nossos filhos, nossos netos e aqueles que ainda hão-de vir por aí.

    Vamos à mudança.

    ResponderExcluir