17 junho, 2008

Esclarecimento.

Têm sido muitos os telefonemas que venho recebendo de várias pessoas, questionando-me sobre a atitude tomada para com o João Neves, junto à sede do PPD/PSD em Vilar Formoso aquando da eleição para o Presidente do partido.
Quero aqui deixar bem claro que não tenho rigorosamente nada a ver com tudo isto, uma vez que deixei de ser presidente da concelhia do PPD/PSD logo após as últimas eleições autárquicas.
Tal como a muitos militantes e simpatizantes, o sucedido preocupou-me.
Fiz questão de ouvir a versão de ambos os intervenientes, de forma a ter a minha própria opinião e tomar uma decisão quanto ao futuro.

15 comentários:

  1. Neste PSD já nada me espanta. é um partido em que cada vez mais impera o caciquismo, onde os interesses individuais se sobrepõe ao interesse colectivo, onde discordar é crime.
    Os que agora defedem de forma agressiva os actuais lideres concelhios, serão os mesmos que quando cheirar a mudança no poder virão defender os próximos com a mesma convicção, se a mudança de situação implicar perda de tachos ou previlégios.
    Com este tipo de gente, em Almeida homens bons e honestos não se devem meter na politica, pois quem se mete com a máfia leva.

    Democrata

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário anterior, do Senhor "Democrata".
    Eu também não vou assinar o meu porque trabalho na Câmara de Almeida.
    Eu só quero dizer que estava lá no dia das eleições no PSD e assisti a tudo. Assisti ao que se passou antes do João Neves chegar,o que também é importante, assisti ao que o Senhor Hernâni fez ao João Neves e assisti às reacções depois do João Neves ter ido embora.
    O que tenho a dizer é que é uma nojice, há certas pessoas que me metem nôjo, tanto foi vergonhoso o que o Hernâni fêz, como foi vergonhoso a atitude de algumas pessoas presentes antes do João Neves chegar e pessoas com muitas responsabilidades na politica.
    O PSD está muito mal com esta gente.
    Comigo não contem mais.
    Parecem uns senhores e não valem nada.
    Sempre votei PSD, mas com esta gente não voto mais.

    ResponderExcluir
  3. O PSD está bem servido.
    E os culpados não existem.
    Isto acontece logo que deixaram passar o forte do PSD para Almeida porque enquanto a maioria dos militantes estavam em Vilar Formoso nunca isto aconteceu, porquê?
    Responda quem souber.

    Contra os oportunistas é o meu nome.

    ResponderExcluir
  4. Com tanto desencanto e tanta contestação à anterior lista do psd,e com uma vitória com tão poucos votos de diferença,será que vamos ter as mesmas pessoas na lista para as autárquicas?
    Se for assim como já se anda para aí a dizer,então o melhor é darmos a oportunidade a outros para demonstrarem o que valem.

    ResponderExcluir
  5. A tentativa de agressão ao senhor João Neves não tem qualquer explicação.
    Pelo que consegui saber o senhor Hernani já lhe pediu desculpa.
    Penso que entre pessoas de bem as desculpas devem ser aceites.
    O que não consigo entender é porque ainda ninguém do psd os tentou juntar. Será que interessa a alguém esta confusão? Será que pretendem que o senhor Neves saia do psd?
    Alguém deveria procurar esclarecer este assunto até para que se não discuta na praça pública.
    Pelos comentários que vamos ouvindo por aí a coisa não está famosa para o nosso lado. Se ainda por cima se criam situações deste tipo então só estamos a piorar.
    Cada vez mais estou desiludido com esta gente.
    Será que valerá a pena dar a cara na próxima?

    ResponderExcluir
  6. Os problemas que actualmente existem no psd é porque as pessoas não olham a meios para conseguirem certos fins.
    Quando vamos para determinados lugares para nos servimos a nós em vez de servir os outros dá nisto.
    Excluindo o senhor engenheiro Machado e o Cino que quando sairem regressam aos seus lugares sem problema,em relação a outras pessoas é mais complicado.
    Atropelamos quem quer que seja mas temos que estar na frente para os lugares.
    Em Almeida sempre vivemos bem sem gente com este espírito de solidariedade. Agora se nos depararmos um pouco no largo principal junto à Câmara podemos ver quem entra lá diáriamente. Todos aqueles que no anterior mandato só falavam mal deles. Com estas atitudes já não sei quem terá menos vergonha.
    Cada vez vemos mais gente a tomar atitudes como o funcionário da câmara que escreveu em segundo lugar neste espaço.
    De facto assim não dá mesmo.
    Subscrevo totalmente a opinião da pessoa que tem por nome contra os oportunistas.
    Temos que dizer basta.

    ResponderExcluir
  7. SÓ QUERO DIZER UMA COISA.
    A VILA DE ALMEIDA ESTÁ MUITO MAL REPRESENTADA NA CÂMARA.
    FAÇAM O QUE QUISEREM,MAS NÃO SE QUEIXEM DEPOIS.

    ResponderExcluir
  8. Sem querer, óbviamente, "meter-me" em assuntos que não são das convicções políticas que perfilho mas, como sou daqueles que gosta de ler e fazer da política um acto de Cultura, tenhamos as opções que tivermos, é preciso é respeito, e esperando que me não levem a mal, não poderia deixar de citar o amigo t.g. "A VILA DE ALMEIDA ESTÁ MUITO MAL REPRESENTADA NA CÂMARA.".
    Uma opinião pessoal que venho expressando em trocas de comentários, opiniões, nesta "estrada da comunicação", penso eu, que o Concelho de Almeida deveria estar mais governado e mais reivindicativo no sentido de o tirar de um marasmo que não é só a Interioridade que explica, por ex. a não atracção de pessoas a fixarem-se, e á criação de novos postos de trabalho, sempre numa base sustentada, eem que o "nosso" rico património e as pessoas residentes, saíssem molestados.
    um sincero abraço.

    ResponderExcluir
  9. Depois de ouvir militantes que assistiram às fitas, permite-me dizer o seguinte:

    - Tudo indica que foi tudo uma farsa, foi tudo preparado previamente e por mentes maquiavélicas. Pelo conhecimento que tenho das pessoas e pelos factos relatados não acredito até que tenha havido sequer qualquer telefonema. Foi uma farsa para tentar afastar de uma vez por todas um indivíduo, aliás o único individuo, que está a fazer frente ao poder instituído mas de uma forma clara, frontal e transparente.
    - O Senhor Hernâni se estivesse com boas intenções, se a sua dedicação ao PSD é assim tão grande como ele próprio apregoa, e depois de INSULTAR, E PELOS VISTOS, TENTAR AGREDIR um militante de base, como Presidente da Concelhia, a única atitude digna que devia tomar de IMEDIATO seria demitir-se. Só assim é que podia dignificar o cargo que ocupa e manter o bom nome do seu partido. Mas não acredito que ele tenha essa atitude digna que só as pessoas de bem devem ter.
    - Os restantes militantes que compõem a dita Comissão Concelhia, se tivessem personalidade, também deviam ter uma palavra a dizer. Como se pode aceitar um acto destes sem reagir? A conclusão que se pode tirar será que estão coniventes com esta tramóia toda.

    O PSD do Concelho de Almeida está bem servido nos órgãos directivos do partido e no executivo camarário também, para bem do Partido Socialista. Não tenham qualquer tipo de dúvidas.
    Pelo que eu conheço do João Neves, e o seu silêncio é para mim sintomático, não ficou e não vai ficar de braços cruzados. Só aqui lhe deixo um pedido: não abandone o PSD. Que essa atitude não seja posta em prática por si. O Partido não tem culpa de estar a ser servido em Almeida por gente de menor qualidade e sem pingo de dignidade.

    Infelizmente sou Anónimo, como só pode ser, óbvio ou não? Burro é que não sou.

    ResponderExcluir
  10. João.

    Tenho lido o teu blog com alguma assiduidade.

    Eu sei que tu ouves sempre o que te digo e vais ponderar o que te vou dizer, de forma simples:

    Deixa esses indivíduos. A vida não se esgota nos partidos. Tu sempre foste um lutador, mas para lutares não precisas de nenhum partido.

    Deixa-os viverem no meio que eles querem viver e se sentem bem. Não te mistures.

    Pelo que tenho lido tu até ficas mal na fotografia com essa gente.

    Beijo.

    F.N.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de começar esta minha crónica (permitam-me a ousadia de lhe chamar assim), por felicitar os autores deste blogue.
    No mundo de hoje a informática e a informação estão mais do que interligadas. Atrever-me-ia a dizer que são quase gémeas siamesas.
    Quando um amigo me enviou um correio electrónico para me dar conhecimento deste espaço crítico relacionado com a nossa terra (entenda-se concelho), estava longe de imaginar aquilo que iria encontrar.
    Acabei por ficar um frequentador quase diário, mas mais no final do dia.
    Nunca me imaginei a entrar e escrever o que quer que fosse.
    Mas hoje decidi-me. Talvez até “empurrado” um pouco pelo Congresso do PSD que está a decorrer em Guimarães e que tenho acompanhado pela imprensa.
    Nas últimas eleições autárquicas fui um apoiante e votante na equipa do PSD. Já o tinha sido nas anteriores e nas outras anteriores também.
    Hoje, estou profundamente arrependido dessa decisão. Justifico.
    O meu concelho em tempos foi governado por pessoas simpáticas e amigas das festas, das jantaradas e tudo o que se relacionasse com esse tipo de atitudes. Atrás dessa gente, seguiam mais uns poucos que em nada positivo acrescentavam ao desenvolvimento do concelho.
    Apareceu então um homem que conseguiu revirar o sistema vigente, e com ajuda de muitos outros, obter capacidade económica para transformar positivamente toda a região, dando mais e melhor qualidade de vida às pessoas, tal como hoje a conhecemos.
    Nas últimas autárquicas, por proposta do PSD, aparece a chefiar a equipa, alguém que já tinha sido presidente de junta de freguesia, lá da sua terra, e que tinha tido uma experiência de doze anos no executivo camarário com um mestre exemplar.
    À partida, garantia assegurada da continuidade da política de contenção e progresso.
    Engano puro e simples.
    É a minha opinião.
    Pelo que soubemos das conversas então feitas, a forma de gerar a lista foi muito problemática. O responsável máximo do PSD concelhio pelos vistos nem foi tido nem achado. Está mal.
    Segundo ouvi dizer nem sequer militantes do partido eram. Posteriormente é que se inscreveram no partido, e pelos vistos à pressa e de forma irregular.
    Mas o problema principal em toda esta questão, é que eu e mais pessoas com as quais vou conversando, estamos a ver o regresso das festas, das festinhas, das jantaradas.E pelos vistos aqueles que antes eram os fortes opositores, agora colaram-se para disfrutar dos banquetes. Simplesmente falta de carácter de ambas as partes.
    A continuidade do desenvolvimento do concelho e respectivo apoio às juntas de freguesia, que é como quem diz às populações, está a falhar.
    Sei que a algumas lhes é referida a dificuldade de verbas, mas entretanto as comemorações e os gastos abusivos, não faltam. Pergunto quem terá pago e quanto custou a inauguração do pavilhão multiusos de Vilar Formoso?
    Quem pagou e quanto terá custado a vinda do Gonzo a Almeida?
    Quem pagou e quanto terá custado a festa do bacalhau e a presença do Quim Barreiros em Almeida?
    Devo dizer que estive em todas. E já agora permitam-me referir que esta última, perante a expectativa inicial, foi um fracasso.
    Para confirmar estas minhas palavras, leiam os jornais regionais dessa altura, onde divulgam algumas opiniões de proprietários de restaurantes do concelho. O único a ter opinião diferente foi a Guarda, que afirmou ter havido “…grande afluência de visitantes…”. Autor do texto, B.T. (deduzo Bernardo Terreiro).
    Enfim………
    Já vai longo demais este meu pensamento escrito, mas espero que sirva para despertar algumas consciências.
    Mesmo do próprio PSD.
    A continuar assim a atitude, e não me parece que vá modificar, o melhor é pensar dar uma vista de olhos..... nos papéis mais problemáticos......

    ResponderExcluir
  12. Se como diz JPSM aqueles que foram a correr inscrever-se no psd estão mal inscritos gostaria de lhe perguntar porquê?
    Por acaso sabe do que está a falar?
    Se nunca foi militante.

    ResponderExcluir
  13. À distância de tantos Kms não deixo de acompanhar o que se passa por aí, naquele que também é o meu concelho.
    Já por aqui se tinha escrito que a insatisfação das populações é mais que muita perante o que se está a passar na forma como os responsáveis autárquicos actuam.
    Já o tinha também manifestado neste espaço em tempos.
    Mas será que o PS está preparado para assumir responsabilidades?
    Sabemos que na oposição não têm grande margem de manobra,mas é importante que nós saibamos o que têm feito para podermos assumir com eles uma alternativa.
    Sem dúvida que a hora de mudança chegou mas temos que ter alternativa. O PS ou então alguém com cariz de independente e que consiga reunir à sua volta gente com várias sensibilidades. Isso já foi falado,agora só importa passar à prática.
    Vamos em frente almeidenses.

    ResponderExcluir
  14. Tive conhecimento do problema que houve no dia da eleição para presidente do PSD, junto à sede da concelhia de Almeida, entre o João Neves e o sr. Hernâni.
    Pelo que conheço do João, e já lido com ele desde longa data, não o vejo através do telemóvel a tomar a atitude que se falou.
    Pode ter muitos defeitos como qualquer um de nós, mas é ponto de honra dele dizer olhos nos olhos, o que tiver que ser à pessoa.
    Talvez por isso seja uma pessoa com alguns anti-corpos e um pouco incómodo em muitos sectores.
    Quando recentemente o questionei sobre este assunto, a sua ideia é de que não houve qualquer telefonema. Alguém sabendo que a critica que o João faz, não ao PSD mas a algumas pessoas que estão a aproveitar-se do partido para conseguir objectivos pessoais e lhes poder barrar o caminho para uma próxima vitória, utilizou o sr. Hernâni infantilmente. Passados estes dias, parece que algumas das pessoas que por lá estavam já reconheceram que a atitude foi no mínimo lamentável.
    Será que no PSD não há ninguém que consiga ver que certas atitudes tomadas por algumas pessoas são só para benefício próprio e não do partido e das populações?
    Será que não viram pessoas assumir cargos de responsabilidade sem nunca terem tido qualquer experiência autárquica? E porque motivo aparecem na política de um momento para o outro? Quem os trouxe? A que área política pertencem as pessoas com quem lidavam antes? Qual é a imagem de alguns socialmente falando?
    Francamente.
    Por acaso o João enquanto apoiante algum dia pediu um lugar? Algum dia pediu um emprego? Pensem nisso.
    Não confundam divergência de opinião política com divergência pessoal.
    Segundo me contou na altura, foi convidado para estar lado a lado com muita gente que ainda hoje está no PSD. A pergunta que faço para que cada um possa reflectir, é se enquanto esteve no partido a dar apoio, foi válido ou não? Será que o João não conseguiu mudar o pensamento político de algumas pessoas a favor do PSD? Para os interessados em captar votos, não se esqueçam que ele do lado de cá do Côa tem muitos conhecimentos. Não tenho qualquer dúvida que consegue mudar muita gente.
    Não me causa nenhuma surpresa que um qualquer dia entregue o cartão de militante. Então aí sim, poderá e deverá falar e contar mais coisas a todos nós que o apoiamos, uma vez já não ter qualquer pacto de silêncio com o partido.
    Ficamos à espera João.

    ResponderExcluir
  15. Alguém um dia disse:

    O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS!

    João Neves

    ResponderExcluir