05 janeiro, 2008

ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO - 2008 MUNICIPIO DE ALMEIDA

Um Orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa ou instituição para determinado exercício.

Um orçamento em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo ou organização, dentro de um período limitado (geralmente, mensal ou anual).
O orçamento, na verdade, deriva do processo de planeamento organizacional, ou seja, a organização (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos) deve estabelecer objectivos e metas, materializados em um Plano.

Este deverá conter valores em moeda para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920.
Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX.

Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional.

Apesar de ser planeado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode e deve ser cumprido à risca, sob pena de pôr em risco toda a estratégia planeada em devido tempo.

Por isso, penso que o Orçamento e o Plano de Actividades tem que ser um instrumento que deve ser posto à discussão e ao debate público, de uma forma aberta, livre, sem qualquer tipo de preconceito.

É esta a nossa intenção ao colocarmos ao debate neste blog, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2008, elaborado pela Câmara Municipal de Almeida, apesar de o mesmo já ter sido aprovado em sede da Assembleia Municipal.

De qualquer das formas, incentivamos e desafiamos à sua leitura e cá ficamos à espera dos vossos comentários, que desde já agradecemos.


Para consulta dos ditos documentos, basta ir à barra lateral em

ORÇAMENTO - 2008 e GRANDES OPÇÕES DO PLANO
e clicar.



Fico à espera dos v/comentários.



João Neves

4 comentários:

  1. Valeu a pena a criação deste espaço de discussão pública.

    ResponderExcluir
  2. Como vê, Sr. João Neves, não há contestação à actual linha politica do executivo da Câmara de Almeida, como o pretendias.
    Afinal, não há assim tanta gente a discordar do Orçamento e dos planos da nossa Câmara. Está ver?

    Pelos vistos só o seu grande amigo José Augusto e tu é que não concordam com a politica da Câmara.

    Ao contrário do que tu pretendias, não há comentários nem contestação ao Orçamento.

    Para pena vossa, não é?

    F.L.

    ResponderExcluir
  3. Anónimo, como entenderá não o posso tratar por senhor porque não sei de quem se trata e não gostaria de estar a ser impreciso...
    Não venho aqui em defesa do João Neves nem do José Augusto, porque nem eles precisam, nem essa minha atitude teria qualquer sentido. Comento apenas o seu comentário para lhe dizer o seguinte:

    No Post "orçamento e grandes opções do plano - 2008 município de Almeida" não me recordo de ter lido nenhuma opinião pessoal do autor a favor ou contra o dito orçamento. O que, de facto, li foi uma proposta a todos os visitantes do fórum para que o comentassem!
    Aliás, até estava à espera quando comecei a ler o seu comentário, e ao vê-lo tão acérrimo defensor da "nossa Câmara" (como escreveu!), que fosse comentar o orçamento apresentado.
    Sim, porque comentar pela positiva também é comentar, ao contrário do que muito boa gente pensa.

    Mal seria deste executivo ou de outro qualquer que com o dinheiro disponível não fizesse meia dúzia de coisas boas!!

    Deixe-me dizer-lhe mais uma coisa. De uma forma geral, os comentários e posts editados no FÓRUM ALMEIDA têm dado mostras de qualidade e de pensamentos arrumados e sustentados. Não seria lógico que os referentes a um orçamento anual de uma Câmara Municipal fossem feitos de ânimo leve e com ligeireza.

    Quanto a não haver contestação à actual linha política da Câmara Municipal de Almeida, isso só pode ser uma piada sua.
    Repare, TODAS as Câmaras Municipais sofrem contestações. Quanto mais naquelas onde, independentemente dos eventuais esforços dos políticos, os resultados palpáveis ou a eficácia, como lhe queira chamar, face aos assuntos prioritários do concelho, são practicamente nulos!

    Ficamos, os visitantes do fórum, à espera do seu comentário sobre o post em questão.
    Talvez nos consiga explicar (entre outras coisas), com o conhecimento pormenorizado que parece ter dos assuntos camarários, quais são as mais valias que os cerca de 80.000 turistas anuais que visitam o concelho de Almeida deixam por cá, à luz do investimento e da linha política preconizados no orçamento para 2008.
    Fica APENAS esta pergunta, muitas há para fazer!

    Espero ter oportunidade de o tratar por senhor da próxima vez...

    João Neves,
    Reitero a minha intenção de comentar este post, assim que surja a oportunidade.

    Abraço
    Mário Martinho (Jr.)

    ResponderExcluir
  4. Num país onde a liberdade chegou há mais de 30 anos, ainda há municípios, como o de Almeida, onde impera o medo. Basta lermos a opinião do anónimo "F.L." para não restar qualquer dúvida. Obviamente não desconheço esta realidade. A novidade está no facto de, o medroso, ser um ferveroso apoiante do poder instalado na nossa Câmara, o que só pode denotar que a oposição é tão forte que obriga, o dito F.L. e quejandos, a refugiar-se no anonimato,provavelmente porque querem agradar a "Deus e ao Diabo" e..., nunca se sabe quem estará no poder amanhã.
    Já é tempo de discutirmos os problemas do concelho de cara destapada e, quem não conseguir fazê-lo de forma responsável e séria, melhor faria ficar calado.

    Carlos Pereira

    ResponderExcluir