15 janeiro, 2008

As "distracções" dos nossos politicos locais!

Vários comentários enviados a este Fórum têm abordado as distracções, e as “distracções” dos nossos políticos autárquicos.
A apresentação pública do livro do Mário Martinho, veio trazer a lume a troca de opiniões acerca do que é uma distracção ou um esquecimento, em contraponto do que é um gesto deliberado de má fé ou de falta de cultura cívica e política.
Relativamente à apresentação pública do livro a REENCARNAÇÃO DE JESUS, o assunto, pela minha parte, está encerrado, até mesmo porque este caso é demais simples de analisar e os múltiplos comentários foram esclarecedores. Não vou, portanto, “bater mais no ceguinho”…

Considero que todas as pessoas têm direito de errar, de terem esquecimentos e distracções. É legítimo, é humano e portanto normal, a não ser que hajam outros comportamentos que corroborem a versão inversa.
O que quero com isto dizer é que não podemos analisar de uma forma isolada e pontual uma distracção de um político.
É necessário conhecer um pouco da história política dos “nossos políticos” e das relações que mantêm (ou deixam de manter) com as pessoas em relação às quais cometem as tais “distracções”.

Com um pouco de atenção e sagacidade facilmente se constata, que, por aqui, as “distracções” acontecem sempre em relação aos mesmos. Ou seja, aos que não fazem, com toda a certeza, parte dos votantes dos ditos.

Gostaria de ilustrar mais um comportamento caricato.
Apresentar-vos mais uma “distracção” clamorosa, de falta de senso político, de verdade institucional, revestindo-se, portanto, de uma enorme falta de consideração pelas pessoas que, de facto, fazem coisas boas na nossa terra.
O executivo da Junta de Freguesia da Freineda criou recentemente uma nova página de Internet que aproveito para publicitar:


Nessa nova página, entre outras coisas descritas, existe o seguinte campo no menu:
Freguesia > Associações e Colectividades.
As associações e colectividades apresentadas pela Junta de Freguesia da Freineda são as seguintes:

Clã o Barroco
A ‘Panha o Pipo
A ‘Panha a Onda
Clube de Caça e Pesca
Associação D.C.S. Freinedense

Até aqui tudo bem!

Todas elas são legítimas de aí estarem descritas pela intervenção que têm na Freguesia, cada uma com a sua especificidade.

Aproveito para as cumprimentar a todas…

Agora vem a parte da “distracção”.
O webmaster da Junta de Freguesia ESQUECEU-SE de aí colocar a Comissão de Melhoramentos de Freineda!!!

A Comissão de Melhoramentos de Freineda é uma IPSS que funciona como Centro de Dia e Lar de Idosos e que presta, ainda, Apoio Domiciliário.

Têm emprego nesta IPSS nove pessoas, sabendo nós o quanto representa UM emprego na nossa zona, tão carenciada também neste campo.
É nesta IPSS que vivem diariamente mais de uma dúzia de idosos e onde mais alguns tomam as suas refeições e fazem o seu convívio.
Poderia enumerar uma série de outras razões que fazem da Comissão de Melhoramentos de Freineda a principal associação da freguesia (envergadura, âmbito, etc…) sem desprimor para as restantes que, como referi, cumprem os respectivos papéis.

No entanto, e apesar de tudo o que descrevi, o executivo da Junta de Freguesia da Freineda “DISTRAIU-SE”, “esquecendo-se” de referir esta IPSS no seu site.

Francamente…

Não querendo voltar ao tema da marcação da “tal” reunião da Assembleia de Freguesia para o dia e hora (uma hora antes) da apresentação do livro do Mário Martinho, adivinhem quem é o Presidente da Comissão de Melhoramentos da Freineda…!

Pois é… ele mesmo… o Mário Martinho!

Eu não acredito em bruxas… mas que as há… HÁ!

Deixo, para finalizar, uma pergunta retirada de um comentário de um anónimo, daqui neste Fórum:

“Afinal esses senhores pretendem a união dos Freinedenses ou a divisão?”

Abraço


Mário Martinho (Jr.)

3 comentários:

  1. Mário Martinho:

    Felicito-o vivamente pela coragem com que enfrenta um habitat hostil e pela honrada postura cívica.

    Um abraço solidário.

    Carlos Esperança

    ResponderExcluir
  2. Como militante do Partido Social Democrata não posso de forma alguma deixar passar este tema sem aqui deixar a minha opinião.
    Lamento o que se passou com a coincidência da reunião da Assembleia de Freguesia da Freineda para o mesmo dia da apresentação do livro de Mário Martinho.
    Conforme já foi dito neste espaço, o Mário Rocha já falou com quem devia, justificando-se.
    Outra coisa não era de esperar de um homem como ele. A continuação da minha admiração pela pessoa.
    A questão do esquecimento da Comissão de Melhoramentos da Freineda no site da Junta de Freguesia, quero acreditar que não passa de um esquecimento.
    Agora se começarmos a juntar 1+1, é que me parece que os esquecimentos já serão demais.
    O PSD não tem por hábito cometer erros destes, e certamente não partilha com quem os comete, se forem propositadamente.
    A Comissão Politica Concelhia deve analisar esta situação conjuntamente com os elementos da Junta e posteriormente, se assim o entenderem, pedir desculpas pelo lapso à Comissão de Melhoramentos, até porque me parece que da mesma farão parte pessoas ligadas directa ou indirectamente ao PSD.
    Aproveito da minha parte fazê-lo já aqui públicamente.

    ResponderExcluir
  3. João Neves,
    Também eu partilho da ideia que este fórum é um espaço muito válido e que já valeu a pena ter sido criado pela frontalidade com que assuntos delicados aqui são comentados.
    Mais um exemplo disso é que o post que eu escrevi e que agora estou a comentar teve repercussões válidas, como poderão constatar!

    Tenho, no entanto, pena que muitas das pessoas que o visitam optem por não tecer comentários pelas mais variadas razões.
    É obvio que ninguém é obrigado a intervir, mas, em alguns casos, o silêncio é "ensurdecedor"...

    Como vocês escreveram, e bem, este espaço quer-se pluralista e democrático. Fica o repto para aqueles que têm algo de válido a acrescentar ou a argumentar, aparecerem por cá!

    Nota: João, o post do orçamento não está esquecido... Com tempo lá iremos!

    Abraço

    Mário Martinho (Jr.)

    ResponderExcluir