21 janeiro, 2009

A MAGIA E OS “TRANSTORNOS” DA HISTÓRIA

A magia do tempo de Natal que nas grandes cidades é mais visível em actos de consumismo exacerbado, nas pequenas localidades da nossa Beira tem outro sabor e se for em Almeida… outra alma.Todos os almeidenses, residentes ou na diáspora pelo país ou pelos quatro cantos no mundo, sabem bem isso, e falar nesse tema é para eles um exercício de nostalgia com mistura de felicidade que fugazmente se dilui na realidade do tempo actual.Pensei em vir exactamente relembrar os tempos já idos da nossa infância ou juventude, mas a revoltante sensação do que fui encontrar em Almeida neste Natal fez-me arredar desse propósito.

O desespero que senti ao ver as Casamatas esventradas, lajeados de original cantaria granítica removidos, dilacerados por martelo pneumático, próteses nas coberturas em granito rectilíneo e aparelhado, contrastando com o tosco e forte antigo; asnas, vigas,estruturas metálicas prontas a ser colocadas sobre um inventado chão na parte das coberturas…não pode deixar de me causar uma grande indignação e repulsa por tamanha adulteração do nosso património histórico original.






Já polémica tinha sido a opção de desaterrar e assim deixar todas as estruturas das coberturas à mostra, como se nunca devessem ser tapadas, tendo havido diversos especialistas que afirmaram não ser essa a melhor opção. Depois, ao climatizar parte das salas subterrâneas (que agora deixaram de o ser) para ali se montar um museu com outras valências, esquecendo que o sítio é histórico e tem uma história de tragédia a contar, retirando todo o ambiente soturno, frio e húmido, que lhe é próprio, estão a alterar toda a ambiência essencial para fazer sentir ao visitante o que no local existiu, relembrando os homens, militares ou civis, mulheres e crianças que ali sofreram atribulações de toda a espécie, adulterando essas mesmas possibilidades de musealização genuína.

Para finalizar, a cereja em cima do bolo: a construção de uma cafetaria em vidro e aço bem destacada no Baluarte de S.João de Deus! Nem dá para acreditar em tanto e tanto disparate junto! E o que mais impressiona é o IGESPAR ter aceitado tudo isso, apesar da oposição, reiterada da Delegação de Castelo Branco e do seu director, pelo que se torna responsável máximo por essa obra parola, de uma atroz ostentação e, mais que tudo, destruidora das características arquitectónicas e da autêntica função militar para que as Casamatas foram construídas. É inqualificável o que se está fazer e o mais que se pretende fazer em Almeida !


Pode ser a minha voz tida apenas como um pregar no deserto, mas penso que transmite também o sentir de muitos dos almeidenses. E, se a opinião dos almeidenses não conta nada junto aos senhores que têm proposto estes desarranjos continuados com a argumentação de que são valorativos, e que há que encravar o moderno no antigo, tudo desfeando e adulterando, a solução terá que ser pôr essa gente fora dos lugares de decisão e apoiar quem efectivamente dê mostras de respeitar a cultura local, as suas tradições, memórias e anseios de uma população que quer o desenvolvimento efectivo, mas não um engodo dele para turista ver.

Rui Brito Fonseca

25 comentários:

  1. Tão longe e tão perto, poderia ser o tema deste meu comentário ao tema do Rui Brito.
    Na realidade, a distância física que me separa do meu concelho não me impede de procurar por onde quer que seja, tentar saber novidades, ainda que por vezes tristes, como esta.
    Felizmente a minha actividade profissional permite-me poder a qualquer momento consultar este blogue (dou os parabéns aos seus autores pelo excelente trabalho que estão a fazer por Almeida e pelo concelho, ainda que polémico. Não desistam.) e assim procurar novidades dos autores e sensibilidades dos comentaristas.
    De facto Almeida tem nos últimos três anos perdido muito da sua identidade.
    Todas aquelas belezas naturais e históricas que nós almeidenses podíamos deleitar-nos a observar, começaram a desaparecer e a ser substituídas por “coisas” sem nexo e que descaracterizam todo o valor histórico de Almeida Vila.
    Uma só palavra me surge no contexto global de toda esta polémica: PORQUÊ?
    O que levou esta gente sem cultura histórica a tomar tais decisões?
    A afirmação de que mais vale uma foto do que mil palavras, está bem patente neste artigo do Rui Brito. Só de olhar para as imagens se pode verificar o verdadeiro atentado ao património histórico-cultural da nossa Vila.
    Gosto muito da minha terra e do meu concelho para permitir a meia dúzia de pessoas que lhe façam o que estão a fazer. Não sou o único. Se calhar o Rui e a Clarinda, serão duas das principais pessoas com esse estatuto. Mas questiono-me sobre o que pensarão pessoas como a São Vilhena, o Alberto, o Telmo (só me refiro a estes porque se encontram no cenário dos acontecimentos), que sempre olharam para Almeida como um marco no Mundo.
    Que interesses estarão por detrás destas decisões?
    O que de certa forma me deixa perplexo, é a atitude de uma pessoa que durante algum tempo demonstrou coerência de interesse colectivo pelo concelho, e neste momento se não concorda, pelo menos pactua com a situação. Trata-se do Dr. José Reis. Pensando e repensando, custa-me a acreditar que ele concorde pacíficamente com tudo isso.
    Carece urgentemente que todos aqueles que não concordem com as alterações programadas, como a oposição ao actual executivo por exemplo, (excluindo naturalmente os bajuladores), se organize e de imediato procure organizar um colóquio para debate destes temas. Certamente que deveria ser muito interessante e até porque o tema das eleições autárquicas estão já em cima da mesa, sendo fundamental e urgente substituir as pessoas com ideias destrutivas.
    Haja alguém que assumindo-se candidato à cadeira principal da Câmara Municipal nos venha dizer que se ganhar, corrigirá de imediato todas estas obras e procurará responsabilizar se necessário, criminalmente, aqueles que agora estão a cometer atentados contra a História de Almeida e de Portugal.
    Rui Brito, não te deixes vencer. Há mais Almeidenses contigo, do que tu imaginas.

    ResponderExcluir
  2. Para além do mais que provavel estragar de um patrimonio com um valor historico incalculavel, o que não deixa de ser curioso é o facto de estes desaranjos nunca mais acabarem. Andam há anos nisto. Homens de Deus, já nem está em causa a destruição das Casasmatas, porque quanto a isso já estamos cientes do que foram destruidas, acabem mas é de vez com essas obras. Parecem as obras da Igreja de Santa Ingrácia. Virão com os argumentos de que o empreiteiro faliu, a verba não estava cabimentada etc....O costume!

    ResponderExcluir
  3. Não vou comentar as autênticas barbaridades que este executivo camarário está a praticar ao património de Almeida uma vez que o meu amigo Dr. Rui Brito já o fez. Permita-me meu amigo, só acrescentar que, esta tentativa de impermeabilização que estão a pôr em prática nas Casamata de Almeida, nunca vão ter sucesso. Que fique registada esta minha afirmação.

    Quero aqui e agora, demonstrar a minha revolta, o meu desgosto e enorme tristeza não só por estarem a praticar a dita barbaridade, mas também o desgosto que a população anónima de Almeida sente ao assistir a tudo isto, mas…não se podendo pronunciar, por motivos óbvios. Noutros tempos, estas atitudes dariam resultado a uma revolta do povo, de forma a demonstrar aos Senhores que ocupam as cadeiras do poder no nosso Concelho, o nosso descontentamento.

    Estou deveras admirado, desgostoso e até desiludido com a atitude passiva de gente com nível de formação literária e cultural acima da média, gente que todos nós Almeidenses conhecemos e de quem somos amigos e vizinhos. Gente que podia ter uma palavra a dizer sobre este tema…mas limita-se a assobiar para o ar.

    Admirado também com a atitude da CDU, que se limita a um silêncio duvidoso e que só me faz chegar a uma conclusão: concordam com todas estas agressões que a Câmara PSD está a praticar em Almeida.
    Habituado a assistir a uma oposição atenta, clara e coerente com a política deste partido, fico admirado com o tabu que hoje demonstra. Daí a conclusão a que cheguei.

    Estou também espantado com a fraca oposição do Partido Socialista nesta matéria, apesar de uma honrosa excepção: a manifestada pelo Dr. Carlos Maia Pereira, Vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Almeida, a ponto de ter sofrido indelicadezas indignas por parte do poder instituído. De qualquer das formas, o Partido Socialista tem por obrigação de se manifestar nesta matéria, de forma institucional. Ou sim, ou sopas. E de uma vez por todas.

    Estão a chegar as eleições autárquicas e será bom que cada um de nós se manifeste desde já, sobre este tema. É que em campanha, o nosso Povo não vai dar a devida importância a estas mesmas manifestações e vai dizer, “É campanha eleitoral”.

    Sejamos coerentes.
    Sejamos francos.
    Sejamos corajosos de uma vez por todas.

    João Neves

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sr. Dr. Rui Brito pela coragem, disponibilidade e iniciativa.
    Parabéns ao João pela coragem que está a demonstrarem. Os verdadeiros Almeidenses são feitos desta fibra. Já vi que o João está disposto a candidatar-se. Pois só pela coragem e pela maneira agir integra e séria que está a demonstrar, pode contar com o meu voto e com mais alguns, como é normal.

    Esta gente tem que sair dali o mais rapidamente possível.

    Nunca tive muita simpatia pelo Senhor José Alberto e não podia esperar outra coisa dele, mas do meu amigo Alcino não esperava. A vida reserva-nos estas surpresas.

    O Senhor Dr. Costa Reis e o Senhor António Baptista têm levado os nossos votos.
    Agora, não levam mais.

    J.B.

    ResponderExcluir
  5. Estão admirados que a CDU e que o PS não dizem nada?

    Ó Senhor João Neves, isso nem parece seu.

    Esta gente só pensa nas eleições.

    Nas próximas eleições lá vamos ter outra vez a aliança CDU-PSD, com a ingenuidade do Sr. Baptista Ribeiro a contar com os votos da CDU, como se alguém acredita que os Senhores Comunistas votassem PSD, santa ingenuidade.

    O PS ainda não disse nada porque não se quer meter nestas guerras, para depois não se entalar na altura da campanha eleitoral.

    O único que tem coragem é o Dr. Carlos Pereira, aí o João Neves tem razão. Digam lá o que quiserem do Dr. Carlos Pereira, mas que é dos poucos com coragem, sério, honesto e que não guarda para amanhã o que pode dizer hoje, sem medo de ninguém e sem interesses pessoais nenhuns, isso ninguém tem dúvidas. Este Sr. tem demonstrado ser um homem de fibra, e desta vez pode contar comigo, Sr. Dr.

    Está na hora de apostarmos nestas pessoas, que nos dão garantias de que vão para o poder sem interesses particulares. Ou é mentira o que estou a dizer?

    Eu voto nas próximas em HOMENS deste calibre.

    ResponderExcluir
  6. De passagem por Almeida, tive oportunidade de observar as novas peças e a febre artistica que invadiu a edilidade. Detive-me particularmente no que, penso eu, será o monumento ao 25 de Abril. Sendo militar de Abril, não consegui visualizar qualquer mensagem no amontoado de pedras ali depositadas. Um monumento, do meu ponto de vista, deve homenagear os protagonistas de acontecimentos marcantes e, acima de tudo, transmitir valores e mensagens aos vindouros. Neste sentido, sugeria que os autores dos ditos monumentos fizessem uma memória descritiva do que pretendem transmitir. Por vezes há leituras e mensagens nos monumentos que, nós leigos, não conseguimos interpretar. Sendo estes monumentos produto dos nossos impostos, devemos exigir explicações. Os que vivem a mensagem de Abril, não podem deixar de tomar uma atitude. Para o efeito sugiro que a Comissão de construção do monumento ao 25 de Abril, onde pontifica o nosso ilustre escritor e analista politico Carlos Esperança, manifeste o seu ponto de vista propondo medidas ajustadas para corrigir o erro. Aos senhores da CMA, proporia a construção de mais um: O monumento ao saloio, podendo localizar-se em frente do contentor. Aceitam-se apostas para quem será o retratado?

    ResponderExcluir
  7. Já todos nós percebemos que anda por aí muita gente com ideias de construção de monumentos em granito.
    Esses monumentos crescem como alfovres de hortaliça nas muralhas de Almeia. Muitos dos turistas que por ali passam,não sabendo que aquilo é para desaparecer,ficam estupefactos com tamanha ideia tão estúpida.
    Agora o anónimo de 22 de Janeiro às 23:54 pede,e bem,mais um monumento em granito em memória ao saloio.
    Quem irá fornecer o granito para mais um mamarracho? Certamente que algum arquitecto já estará a esfregar as mãos de contente.

    Viva a rebaldaria.

    ResponderExcluir
  8. Ao PS e a todos os Deputados Autárquicos, à Oposição em geral ao actual executivo da Câmara Municipal de Almeida.
    Meus Senhores.
    Está à vista de todos que todo este envolvimento dos chamados mamarrachos, o tal caixote junto aos paços do concelho, o que estão a fazer na casamata e todas aberrações que estes senhores têm em ideia implantar na Vila, se trata de um conjunto de obras que merecem investigação das autoridades deste País.
    Está mais que claro que a envolvência que existe nestas obras todas, tem matéria mais que necessária para o IGAT, o Ministério Público ou outra instituição judiciária deste País intervirem.
    De que estão à espera? Cumpram o vosso dever. O Sr. Deputado CDS parece uma pessoa tão séria e corajosa, tem aqui matéria para clarificar, de uma vez por todas esta história toda.
    Cumpram os vossos deveres como representantes do Povo deste Concelho ou então vão-se embora por incompetência.

    Pela verdade e pela justiça

    ResponderExcluir
  9. Com toda a sinceridade que me vai na alma,permitam-me dizer que cada vez mais estou desiludido com tudo aquilo que se vai comentando acerca das pessoas que neste momento têm a responsabilidade em termos autárquicos.

    Gostemos ou não deste blogue,o facto é que se trata do melhor que anda por aí,que é como quem diz,trata os assuntos de importância com a imparcialidade conhecida. Já vi críticas e louvores a todos,por conseguinte devo dizer que liberdade de expressão não falta.

    Dando uma volta pelos pontos "negros" apontados,devo admitir que de facto o actual poder está a cometer um grande atentado ao património histórico de Almeida.
    É preciso parar de imediato certas e determinadas obras que em nada valorizam a história desta bela Vila e o cenário onde viveram e por ele deram a vida os nossos antepassados.

    Não sou politico de primeira linha nem de segunda,mas sinceramente preocupa-me atitudes como a que estas pessoas estão a tomar num desprezo total pelos valores históricos e pelos conselhos deixados por pessoas que sabem o que dizem.

    Quando assim é,parece que só há uma forma de conseguir essa meta. Como alguém já referiu noutro espaço deste blogue,a hora da UNIÃO,chegou.
    Unamo-nos em torno de alguém que lute pela defesa da preservação dos nossos valores ancestrais e de uma vez por todas livremo-nos de gente sem moral,sem educação,sem conhecimentos,sem credibilidade,....resumindo,sem CULTURA.

    UM POR TODOS,E....TODOS POR ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  10. Conheço o Rui Brito desde longos anos atrás e reconheço-lhe o valor que tem como Homem.
    Já reparei que tem vindo neste Blogue a tecer alguns comentários acerca de trabalhos que estão a processar em Almeida,muito particularmente nas suas muralhas.
    Não conheço as pessoas que hoje detêm o poder autárquico nesse concelho,por isso nada me move contra elas.
    Mas se o Rui (tal como a Clarinda já o fez também)vêm criticando esses trabalhos,devo aconselhar a que os ouçam atentamente,porque eles sabem do que falam.
    Quando visitamos Almeida sentimo-nos respirar outros ares.Já há muito tempo que não vou por lá, mas pelo que de momento me é dado observar nas fotos e comentários entretanto publicados,de certeza que algo vai mal por Almeida.´

    É sempre tempo de regredir e não nos devemos envergonhar de o fazer. É verdade que são poucos aqueles que o fazem,mas a esses devemos reconhecer-lhes um duplo valor.

    Um abraço Rui.

    ResponderExcluir
  11. Os monumentos de Almeida são património nacional de que todos nos orgulhamos. De acordo com informações que os meus avós me transmitiram, as muralhas terão sido construídas pela força de trabalho das nossas aldeias que semanalmente, em turnos, rumavam a Almeida trabalhando a custo zero, como dever patriótico. Enfim ... interpretando a história sabemos que o interesse era mais inglês que português. Ficou o monumento!
    Sendo a Junta de Freguesia de Almeida o beneficiário mais directo das actuais realizações artisticas, cabe perguntar: A Junta de Freguesia de Almeida foi ouvida ? E qual a posição do Sr. Aristides. Embora não o conhecendo pessoalmente, acompanho-o no Blogue do Castelo. Escreve bem, sim senhor, honra lhe seja feita. No entanto acho que anda mais preocupado com a luta dos professores, legitima em alguns aspectos, descabida noutros. Acho que seria muito oportuno sabermos qual será o seu posicionamento sobre os ditos monumentos que lhe plantam à porta. Ou também não tem sido ouvido ? Por vezes pergunto-me se não terá hibernado nostálgicamente à sombra do império desmoronado e não se apercebe da realidade que o cerca.

    ResponderExcluir
  12. Resido na Guarda, à largos anos. Como será lógico e por tal motivo não voto em Almeida. Mas conheço razoavelmente bem a vida político-social de Almeida. Sou Militante do CDS desde a sua fundação, sempre foi o meu Partido e continua a ser.
    Conheço o João Neves desde os anos que viveu com intensidade a luta partidária nas trincheiras do CDS. Foi uma das pessoas mais importantes e marcantes nas vitórias do meu querido amigo Tó Sousa e do meu partido no Concelho de Almeida.
    Conheço o João muito bem e as qualidades que tem.
    Infelizmente o CDS enveredou por caminhos tortuosos, cometeu erros e não soube aproveitar o capital humano de valor que tinha em Almeida, nomeadamente na pessoa do João Neves.
    Por outro lado, tenho seguido o trajecto deste blog, com muito interesse. Estou de certa forma informado da realidade interna, estranha e confusa, do PSD-Almeida. Para mim não estranhei que acabasse desta forma, pois aquele partido sempre foi um ninho de interesses privados, particulares e oportunistas.
    Pela admiração e pelo conhecimento que tenho da sua pessoa, deixo um desafio ao João Neves: candidate-se pelo CDS, como já aqui foi lhe foi pedido e, pelo que li, por alguém que tem muita estima por si.
    Faça isso. Será um renascer do tal “Velho CDS”. Poderá ser penoso, poderá levar tempo, mas poderá ser também o renascer do meu CDS, em Almeida. Ou o regresso em pleno do CDS ao Concelho de Almeida.

    Eu apostava como base deste renascimento, que teria resultados positivos, numa equipa composta pelos Autores deste blog:

    João Neves
    José Augusto Rodrigues
    Dra. Clarinda Moreira
    Dr. Rui Brito

    Era um belo e forte renascimento.

    Aceitem o desafio.

    Até muito breve amigo João Neves.

    A. P.

    ResponderExcluir
  13. O que é incrível é que se um particular quer mexer numas telhas da sua casa, fazer um quarto de banho, alterar uma janela, pôr uma grade… se mete numa carga de trabalhos que vai desde a simples não aprovação, à multa e ao embargo… até que a maior parte das vezes desista das obras e acabe por abandonar o centro histórico!

    - Enquanto isso, as outras obras dos “iluminados” avançam a toda a velocidade!

    O museu militar de Almeida podia perfeitamente ser em qualquer outro espaço, com menos custos de intervenção e de manutenção permanente, as Casamatas são por si mesmas um extraordinário museu, que podia ser valorizado, respeitando as suas características únicas e a sua História. E para haver uma cafeteria nas Casamatas não era preciso criar uma esplanadex em cima delas, com um elevador, um monta-pratos, ou o que for, como qualquer vulgar centro comercial de uma cidade.

    O Picadeiro ainda hoje tem uma esplanada às moscas. E toda a gente sabe porquê! Mais outra esplanada? Ainda por cima, fechada. E a tal no miradouro betonado do castelo? Também se vai construir? Quantas esplanadas para quantas moscas e turistas de passagem? Para quê insistir neste tipo de obras ostentatórias, que além de empobrecedoras do património histórico, são um elefante branco para Almeida mirar e sustentar?

    Quem vai pagar a manutenção de 24 sobre 24 h de energia para manter a climatização e desumidificação das Casamatas… para não falar nas avarias?

    Almeida inteira pode ser uma vila-museu, sem este tipo de flagelo para os seus habitantes. Mas podem estar certos que não falta muito para uma inauguração, com todas as bacoquices do costume e recados proferidos “do alto”para os contestatários… e com os mirones da praxe a aplaudir!...

    Os efeitos desta devastação sobre Almeida… só chegarão depois! Quando os seus efeitos estiverem bem à vista, a responsabilidade vai morrer de braço dado com todos os que promovem, consentem ou apoiam este tipo de intervenções. Tarde demais!

    É ASSIM QUE SE VÃO PERDENDO TODOS OS COMBOIOS POSSÍVEIS DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO: com obras que dão lucro e vantagem circunstancial a uma minoria com poder temporário, enquanto prejudicam profunda e irremediavelmente o bem comum!

    ResponderExcluir
  14. Como disse o sr. Jorge Raimundo,está na hora da UNIÃO.
    Creio,pelo que me é dado constactar mais ou menos por todo o concelho,que a desilução com as pessoas do PSD na Câmara,é bastante forte.
    Para bem do nosso concelho,dos nossos antepassados,de nós próprios e dos nossos filhos e netos,temos que mudar o rumo dos acontecimentos.
    O respeito pelo valor histórico é o que está à vista. A situação económica da Câmara é um autêntico desastre uma vez que já tiveram que recorrer a empréstimo bancário. O relacionamento entre funcionários,está um caos em função das injustiças cometidas com as classificações. A valorização concelhia não existe (o que está em curso ainda é do passado).
    Enfim,mais palavras para quê?
    De facto está na altura de mudar.
    Para repor a verdade dos acontecimentos,todos somos poucos.
    Resta-nos a consolação de que cada vez parece que somos mais a pretender mudar os acontecimentos.
    Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  15. Sobre elefantes brancos vamos acrescentar mais alguns:
    1 - Bar na Fonte Santa, novinho em folha, nunca foi inaugurado, com balcão frigorifico, arca vertical, enfim, completamente equipado. Nunca foi usado.
    2 - Um campo polidesportivo com piso em betão poroso, completamente vedado e pronto a usar. Este tipo de piso em betão poroso é do melhor que existe para recintos desportivos a céu aberto, só existe mais um igual em Aldeia de S.Sebastião.No Concelho não existe mais nenhum! Como está? DESTRUÍDO. Completamente destruído, o piso já não existe pois a erva já tem 0,5 m de altura. Este campo custava, 13.000.000$00 preços do ano de 1997 e, notem bem, em moeda antiga.
    3 - Outro campo polidesportivo,situado no Arrabalde de S. Francisco, propriedade do Clube Estrelas de Almeida, completamente inactivo pois nem balizas tem.

    Mas existem mais "elefantes brancos" espalhados por este concelho.

    Todo este imobilizado corpóreo foram pagos pelos nossos impostos. Tenho e temos todos, o direito de reclamar e pedir contas a quem de direito.

    Termino referindo-me ao novíssimo edificio situado na Fonte Santa, penso que completamente equipado, obra do anterior executivo camarário. É uma bela obra. Para que não tenha o mesmo triste fim que os edificios vizinhos e os referidos nos pontos 1,2 ou 3, à que fazer algo que transforme esta politica de desgovernação perfeita e completa.

    João Neves

    ResponderExcluir
  16. Mais um bar aqui,mais outro acolá,quem os vai explorar? A Câmara? Algum familiar?
    E nós os comerciantes,o que fazemos aos nossos? Fechamo-los? Que fazemos com a família? Vamos para outras paragens? Como diz a Câmara na sua publicidade vergonhosa,são milhares e milhares de turistas que vêm visitar Almeida. E que gastos cá fazem? Até parece que estamos todos ricos de podre. Por acaso o senhor Presidente da Câmara já se dignopu fazer uma ronda pelos bares de Almeida,pelos restaurantes e ouvir as nossas queixas?
    Que mal teremos feito nós a Deus, para que uma desgraça tão grande nos caísse em cima?
    O que é que esta Câmara tem feito pelo comércio de Almeida?
    Quando arranja uns jantares para convidados de fora e gente do partido apoiante,até encomenda o serviço a restaurantes de fora. Quem serviu o jantar de Natal dos funcionários da Câmara e de alguns familiares? Alguém nos pode informar quanto custou esse banquete?
    Vou para por aqui,senão nunca mais acabo.
    Espero João que publiques este meu comentário.

    Um comerciante.

    ResponderExcluir
  17. Estou de acordo com o que o Dr. Rui Brito afirma no seu artigo.
    Não quero deixar esta oportunidade sem dizer também alguma coisa sobre o assunto em debate.
    Primeiro, dizer que todas essas pedras em exposição na Vila de Almeida não passam de projectos de obras a fazer no futuro (a fazer fé no que foi afirmado por um dos prelectores dos debates Do último Verão).
    Portanto tudo o que está em exposição é mero projecto.
    Agora eu pergunto: então estes “projectos” não custaram dinheiro? Então esses Senhores não têm vergonha, não têm preconceito nenhum em gastar dinheiro do erário público, dinheiro que é nosso, dos nossos impostos, assim desta forma?
    Então, e de acordo com o que foi afirmado no blog do PS, porque razão mandaram retirar aquele placar que informava que se vendiam as pedras do novíssimo mamarracho, situado junto à Pousada? Pelo menos sempre recuperavam algum dinheiro que aquela equipa de acessores se deu ao luxo de gastar.
    Acabo com um pedido ao novo executivo que vai nascer das próximas eleições: a primeira medida que terá que tomar será terminar com os contratos destes senhores acessores que, o que valem está à mostra de todos.
    Aos Senhores Arquitectos que andam a fazer estes implantes todos, estes mamarrachos todos, tenham um pouco de vergonha na cara e vão-se embora. Levem estes pedregulhos todos para a casa deles, para a terra onde residem e deixem-nos em paz de uma vez.
    Façam estes mamarrachos na terra deles. Chega de usarem a fértil imaginação de autenticas aberrações na Vila de Almeida.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Conhecendo e compreendendo a desilusão que paira neste momento entre os funcionários camarários,só lhes quero transmitir que tenham esperança no futuro.
    Não se esqueçam que os homens passam,mas vocês continuam. Se hoje se vive debaixo de uma pressão doentia e quase a roçar a falta de respeito para com o ser humano,acredito que melhores dias virão e dentro de muito curto prazo.
    Haverá de novo sorrisos e boa disposição, além da confiança e da atribuição de valor a quem de facto o merece.
    Só precisam de ter calma,nada mais.

    ResponderExcluir
  19. Aqui neste artigo, fiz um comentário no dia 22/01/2009 e no qual referia e questionava os Vereadores do PS afirmando “…estou também espantado com a fraca oposição do Partido Socialista nesta matéria…”.

    A bem da verdade ou para a repor, hoje, estou em condições de afirmar que os Vereadores do PS sempre estiveram contra este projecto da “cobertura das casamatas”.

    Houve no último Verão, um forum organizado pela Câmara actual, cujo tema proposto era esta obra, e particularmente, a cobertura ou não com terra vegetal das casamatas, mas...
    os vereadores socialistas nem sequer foram convidados.

    Desse facto, consta em acta o veemente protesto dos Vereadores do PS!

    Esta obra, nessa altura, já estava adjudicada e em execução, estando prevista a cobertura com terra vegetal e, após esse evento, foi alterado, talvez sob influência de um dos assessores da Presidência, prevendo-se agora, apenas a reposição da terra numa pequena parte.
    Acrescentaram então a famigerada esplanada, tendo, e face às objecções levantadas pelos vereadores da oposição do Partido Socialista, sido dito que esta era amovível.
    Amovível? Com vigas de aço com aquelas dimensões? Mas querem enganar quem?

    Saúdo os Senhores Vereadores do PS pela posição que tomaram, contra esta autentica aberração.

    Quando reclamo a publicação das actas das reuniões da Câmara é para evitar também situações destas…por vezes concluímos de forma errada.

    Mas continuo desiludido com este clima de…silêncio ruidoso, de criticas em surdina pelos cafés e outros locais deste Concelho…uns porque têm receio do poder instituído e sofrerem represálias, outros porque têm toda a conveniência em “jogar com um pau de dois bicos” não vá o diabo tece-las e outros por, enfim…por indolência…pobre Almeida…

    Resta-nos o que foi aqui afirmado pelo Dr. Rui…a lembrar-nos o que estão a fazer às Casamatas…

    ”…Casamatas esventradas, lajeados de original cantaria granítica removidos, dilacerados por martelo pneumático, próteses nas coberturas em granito rectilíneo e aparelhado, contrastando com o tosco e forte antigo; asnas, vigas,estruturas metálicas prontas a ser colocadas sobre um inventado chão na parte das coberturas…”

    João Neves

    ResponderExcluir
  20. Pois é quando foi feita a abertura em Almeida, chamaram de doidos e outros nomes aqueles que criticaram esse "atentado" contra o património de Almeida, e agora estou a ver muitas dessas pessoas muitos desses a criticarem os actuais atentados!!!!

    ResponderExcluir
  21. Pois é quando foi feita a abertura em Almeida, chamaram de doidos e outros nomes aqueles que criticaram esse "atentado" contra o património de Almeida, e agora estou a ver muita dessa gente a criticarem os actuais atentados!!!!

    ResponderExcluir
  22. Polidesportivo do Arrabalde de S. Francisco.
    Foi classificado por mim, de “elefante branco” a infra-estrutura acima referida, por não estar em condições de ser utilizado para a prática do desporto.
    É verdade que esteve nessas condições durante dois mandatos de Direcções do Clube Estrelas de Almeida. Inclusivamente foi oferecido a quem de direito, o produto necessário para a fixação das balizas ao solo de forma a permitir a sua utilização pelas nossas crianças. Nada foi feito.
    Depois de ter sido alertado e de me ter deslocado ao local do dito polidesportivo, verifiquei que tinha cometido um erro. Afinal o dito campo já está pronto a ser utilizado.
    A verdade neste data é que o mesmo polidesportivo já está pronto a ser utilizado pelos nossos desportistas, já foram rectificadas as anomalias que impediam a sua utilização e mais…verifiquei que esta infra-estrutura tinha sofrido beneficiações, nomeadamente grades de segurança. Lamento o erro e a injustiça que cometi em relação ao Clube Estrelas de Almeida e à sua Direcção.
    Quero aqui apresentar as minhas desculpas pelo facto.
    Este também é o exemplo que não são só os resultados dos jogos de futebol que devem classificar as Direcções gestões boas ou más. Uma Direcção faz uma gestão boa quando tem em linha de conta muitos e diversos aspectos e a conservação ou beneficiação do seu património é um deles.
    Continuem com esta forma de gestão.
    No entanto, este episódio, serve também para demonstrar publicamente que, quando as instituições estão entregues a gente de bem, com vontade de servir e de forma eficaz,as obras aparecem e a Vila é beneficiada. É este o caso.
    Os meus parabéns ao Clube Estrelas de Almeida e à sua Direcção pelo trabalho que estão a realizar, como demonstra este acto de cuidar também do seu património.
    Significa também que tenho, e temos todos, que seguir o trabalho que está a ser realizado na Instituição em causa, pois os factos demonstram qualidade e eficácia.

    João Neves

    ResponderExcluir
  23. Apresento os meus cumprimentos aos autores deste espaço.

    Avisado por um amigo para visitar este blogue e ler tudo o que por cá se tem dito acerca de Almeida,fiquei surpreendido,sinceramente,pela negativa.
    Quero dizer que não sou nem de Almeida nem do concelho,mas sou um apreciador de tudo o que se relaciona com História,logo por Almeida,é obrigatório.
    Os meus afazeres profissionais têm-me levado a muitos lados e já não vou ía aí,há pelo menos dois anos e meio.
    Forcei um fim de semana com a família e toca de rodar até esse lugar maravilhoso de acolhimento e onde o reviver dos nossos antepassados lusos,faz de nós autênticas crianças.
    Tudo aquilo para o qual tinha sido alertado pelo meu amigo Almeidense(por uma questão de respeito não evoco o seu nome),ficou um pouco aquém da realidade.
    Permitam-me que não concorde com alguns dos comentaristas,quando dizem que não foi feito nada. Foi feito algo ou melhor ainda,foi feita muita coisa. Estão à vista de todos as alterações efectuadas pelo poder autárquico.
    A questão principal está na sua qualificação. Boa ou má?
    Na minha opinião pessoal,nem uma coisa nem outra.
    Para mim são péssimas.
    Não compreendo como é possível colocar blocos graniticos espalhados pelas muralhas,sem qualquer nexo depravando assim todo o contexto da praça amuralhada.
    Como é possível num sábado cheio de Sol e bom tempo,o Picadeiro d'El Rey estar fechado,sem qualquer indicação? Questionado o posto de turismo,foi-me dito que também não tinham conhecimento. Incrível.
    Mas para mim o mais grave atentado que está a ser feito em Almeida,prende-se com a "jóia da coroa", as Casasmata.
    É imperdoável tal obra. O autor,ou autores desta decisão,terão que um dia prestar contas dos seus actos. Não fazem a mínima ideia do mal que estão a fazer ao local. A degradação daquela área vai começar a partir de agora.
    E o que fizeram ao chão?
    Não conheço nenhuma pessoa responsável da autarquia,pelo que estou à vontade para falar sem qualquer intenção. Agora que gente como esta não pode nem deve continuar a gerir este concelho com tanta responsabilidade histórico-cultural como a que tem,lá isso não pode.
    Almeida merece que atratem muito melhor.
    Deixo um conselho aos responsáveis autárquicos.
    Visitem durante um fim de semana Óbidos.
    Talvez aprendam algo por ali. Basta só observar.
    É que ALMEIDA merece muito melhor.

    João Cardoso.

    ResponderExcluir
  24. Castelo de Csatelo Bom (MN - Monumento Nacional); Castelo de Castelo Mendo (MN - Monumento Nacional); Muralhas da Praça de Almeida (MN - Monumento Nacional); Anta de Pedra de Anta (VC - Vias de Classificação - Malhada da Sorda); Aldeia de Castelo Mendo (IIP - Imóvel de Interesse Público); Pelourinho de Castelo Mendo (IIP - Imóvel de Interesse Público); Pelourinho de Vale de Coelha (IIP - Imóvel de Interesse Público); Igreja Matriz de São Miguel de Malhada Sorda (IIP - Imóvel de Interesse Público); Necrópole de Sepulturas Escavadas na Rocha de Malpartida (IIP - Imóvel de Interesse Público); Igreja de Leomil (VC - em Vias de Classificação).
    FONTE: Património Edificado do Concelho de Almeida (IGESPAR/2005).
    Com tanto e variado Património, porque é que a Câmara Municipal de Almeida não informa,e despoleta os respectivos processos de conservação, ou estabelece parcerias tendentesa que num "futuro próximo", não se aproveitem só os "cacos"?.
    Tanta esterilidade em estabelecimento comunidades"(!?); e os Almeidenses, já foram chamados a efectivamente darem uma opinião sobre o que lhes aprouver sobre tal matéria, ou "isso" é puro ... devaneio pessoal que só se traz à realidade, em dez dias de campanha eleitoral autárquica, em especial?.
    A continuar-se assim, penso efectivamente é que será um "...atentado..." à memória colectiva, um um grande e incalculável "...transtorno...", e ser´´a se os eleitores Almeidenses o consentirem, passe de "...magia..." dada por quem se quererá perpetuar no poder, sem avivar a memória de quem muitas coisas teria para ajudar, quem governa(!?) para que as coisas culturalmente estivessem diferentes para melhor Beira Interior Norte, no Distrito da Guarda, e em especificamente no Concelho de Almeida. tanta história, que o POVO devia saber e contar até, e está "entregue" a esta estrnha forma de exercer o poder local.
    Com toda a razão, efectivamente: "...ALMEIDA merece muito melhor.".

    ResponderExcluir
  25. "Com tanto e variado Património, porque é que a Câmara Municipal de Almeida não informa,e despoleta os respectivos processos de conservação, ou estabelece parcerias tendentesa que num "futuro próximo", não se aproveitem só os "cacos"?."
    Parece eu que "adivinhava". Jornal "Público", 5/2/2009, pág. 4, e cito: "Vamos ter recursos como nunca para o Património", e "...fizemos (em Janeiro) com as grandes empresas de construção civil e obras públicas(...)para que elas entreguem, em obra, um por cento do resultado das empreitadas..."(José António Pinto Ribeiro - Ministro da Cultura, de Portugal).
    Ora bem, estamos em 2009, ano que certamente será uma vez mais (porque é ano de eleições) muito pródigo em promessas da mais variada espécie; só uma coisa, e é esta, se havia efectivamente possibilidades de estabelecimento de parcerias tendentes á conservação do património, porque é que elas não foram divulgadas e/ou, não avançaram antes? Saberia o Poder local das reuniões e tentativas do Ministèrio da Cultura, que agora apresenta esta hipótese? Será que "isto" é mesmo real e para efectivar a curto prazo?.
    Assim sendo, penso que (nomeadamente) os Executivos Municipais e respectivos gabinetes de Arquitectura, deste País que sendo fieis e acérrimas defensoras do seu Património, poderão agora ... fazer alguma coisa por esse mesmo património, com menores custos. Certamente que o património está já inventariado, e as "prioridades" estarão pensadas ...

    ResponderExcluir