17 janeiro, 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALMEIDA


Sempre foi vontade dos Autores do Almeida Fórum publicarem as actas das reuniões da Assembleia Municipal e do Executivo.
Por falta de disponibilidade não o conseguimos fazer, apesar dos nossos pedidos constantes a diversos Deputados da Assembleia Municipal para nos cederem um resumo das mesmas.
Lamentamos também que o site da Câmara só sirva para publicar os eventos que ela própria realiza.
O anterior site,ainda nos mandatos do Dr. Costa Reis, publicava as reuniões do Executivo da Câmara. Infelizmente este executivo, alterou-o para quê? Se foi só para publicar ou publicitar os tais eventos e não informar os munícipes de tudo o que acontece dentro daquelas paredes, respeitando a transparência politica em todas as suas vertentes, então não valeu a pena a alteração do site. Outros desenhos porventura mais engraçados, outra estrutura, outra imagem, para quê? Nós queremos é ser devidamente informados. Temos esse direito também.
Por gentileza do Prof. Vítor Almeida publicamos a seguir um resumo de uma reunião da Assembleia Municipal, deixando aqui um apelo ao mesmo, para que nos elabore os resumos das próximas. Ficaremos gratos, nós e todos os Almeidenses que habitam aqui no nosso Concelho e espalhados por esse Mundo também.



Vitor Almeida a 2 de Janeiro de 2009.

…Na última Assembleia Municipal, entre outras coisas de grande interesse para o Concelho, o membro Dr. Matias lançou uma ideia/proposta que, no meu entendimento, é muito feliz e poderia muito bem dar uma resposta estratégica a este problema bem como a outros! Ideia que o Presidente da Câmara não entendeu, sempre receoso de que as intervenções são ataques, desenvolvendo assim um constante sentimento de perseguição pessoal, enfim… que pena! A ideia é brilhante por ser eficaz e simples. A Câmara Municipal adquiriria alguns dos edifícios que se encontram ou em ruínas ou desabitados e, aproveitando os serviços técnicos e mão-de-obra, construiria casas sociais e casas para turismo rural. Por um lado daria uma resposta social condigna sem necessidade de construir “caixotes” para albergar os mais desfavorecidos, ao mesmo tempo recuperava grande parte das ruínas dos imóveis do interior /muralhas, criando condições para existir mais “Vida” no seu interior. Por último poderia arrecadar algumas receitas que tão escassas andam!

Já agora aproveito para informar, desta forma, outras intervenções na referida Assembleia:

• Sobre o principal ponto da ordem de trabalhos, Orçamento para 2009, ocorre-me dizer que o documento apresentado ao executivo não foi o mesmo apresentado aos membros da Assembleia!
O curioso é que esta situação não mereceu uma explicação do Presidente.
Foi graças aos representantes do PS no executivo e às suas orientações e criticas sobre gralhas graves que o documento final do Orçamento, pôde chegar à Assembleia. Por outro lado, podia referir aqui muitas críticas/observações apresentadas ao Orçamento, brilhantemente apresentadas nas intervenções dos membros: Frias, Escaleira, Ricardo, Patrício, entre outros, mas, no seu conjunto , podem concluir-se na seguinte ideia: muitas rubricas abertas, pouco dinheiro… muito dinheiro canalizado para a “Municipia” (Empresa Municipalista)!
Se não houver apoio do Estado nenhuma obra de vulto!!!!!!!!!!

• Um outro momento que registo, foi aquele em que após uma clara e pertinente intervenção sobre documentos técnicos, por parte do membro Frias, o Presidente novamente fez estalar o verniz exaltou-se e chamou pessoal técnico por não saber dar uma resposta… Concluindo-se que o Sr.Frias tinha razão sobre a situação do empréstimo anterior, não fazer parte do actual orçamento… (mais uma!).

• Sobre a minha intervenção relativamente ao “arame farpado e lixo de toda a espécie” nas muralhas bem como a situação dos arrendatários dos fossos, novamente o Presidente mostrou um comportamento de sentimento de perseguição e passou ao ataque não percebendo que a minha intervenção era construtiva. Apenas estava a lembrar que do total de 10 arrendatários apenas existe um com vida!
Em resposta referiu que o Vice-Presidente estava a contactar as pessoas (espero que não ande a contactar os mortos!!!!!!). E que como não era jurista não podia dar resposta à situação!
No mínimo ridículo, o que vos parece?!
Sobre o bar do Picadeiro, nada… conclusão, ainda não vai abrir!

O Sr. Eng. Patrício esteve brilhante também quando saiu em defesa do Ministro da Agricultura. Lembrou a todos os presentes que o último grupo de Sapadores se ficou a dever à colaboração de quase todos e em particular dele e do Ministro.
Colocou assim a ridículo a presunção do feito ser só deles…Câmara Municipal.


• Da parte da bancada da CDU.
O Presidente de Freguesia, muito morno, foi colocando algumas questões de interesse mas sem se chatear muito, num ponto importante nem obteve resposta! Mas tudo bem!
O colega Zé Vaz, esse sim, foi altivo mas para quê? Para criticar o Governo da nação!
No mínimo ridículo, mas é mais do mesmo!

• Já a finalizar a sessão o amigo de Castelo Bom, membro da bancada PSD fez uma intervenção que de tão bizarra não a consigo adjectivar. Referiu que os membros do PS manipulam todas as intervenções gastando por isso muito tempo????


O bizarro disto é que os membros da bancada PSD entram mudos e saem calados… também mais do mesmo!

Vítor Almeida

9 comentários:

  1. O Dr. Matias quando fez a proposta certamente já saberia que ela não iria passar disso mesmo. Se não há dinheiro para papel, para aquecimento e outras coisas,estava à espera que fosse gasto na aquisição e arranjo de casas? Francamente.....

    Essa do Orçamento para 2009 ser apresentado em duas versões (uma para o Executivo e outra para a Assembleia) é digna de registo. O que o PS deveria ter feito, era não discutir o mesmo,deixá-lo ir a votação e ao abster-se colectivamente,fazer uma declaração de voto.
    Já imaginaram no que tudo isso daria?

    A atitude/intervenção dos membros da CDU na Assembleia Municipal,já não serão surpresa para ninguém. Já toda a gente se apercebeu que alguém está à espera de um lugarzito para um familiar.
    Mas atenção senhores Socialistas, que se vocês ocuparem os lugares brevemente,vão poder ver os mesmos intervenientes a apezinhar o anterior Executivo e a dar-vos alguns elogios.
    Espero bem poder ver certas coisas corrigidas, OK?

    Quanto a intervenções dos membros do PSD,creio que estão a tomar a atitude mais sábia. É melhor ficar calado do que fazer figura como a que fez no dia de ontem a Presidente do Partido em Santa Maria da Feira num jantar comício. Quando a líder anda em tão baixa de forma,queriamos que cá por baixo os apoiantes dela fossem melhores?
    Ou eu me engano muito,ou no próximo mandato ainda havemos de ver a bancada do PSD mais pobre.

    Sr. João,fico à espera do resumo da acta da próxima Assembleia Municipal.

    ResponderExcluir
  2. Não me estranha nada a prestação deficiente que a actual equipa do PSD está a fazer neste mandato. Era previsível uma vez que as pessoas não tinham nenhuma experiência autárquica nem de gestão apesar de nos terem dito que era a melhor equipa.
    Nem quero imaginar se fosse uma equipa mediana.
    Mas no meio de tudo isto,levo-me a questionar o que está um homem a fazer como o Dr. Costa Reis. Sendo da sua responsabilidade esta equipa,e fazendo também parte dela como Presidente da Assembleia Municipal,terá que ser responsabilizado e questionado nas próximas eleições por tamanho malogro dos seus pupilos.
    Correu com alguns,mas parece que fez má escolha.

    ResponderExcluir
  3. Oxalá João Neves,que a tua nova vontade de relançar o interesse colectivo em defesa do concelho de Almeida,seja corroborado por mais gente que de uma ou outra forma se foi afastando da política por causa de certos tecnocratas.

    Sou também de opinião que mais do que nunca a união é imprescindível neste momento tão crítico pelo qual está de novo a passar a Câmara Municipaldo nosso concelho.
    Analisando ainda que superficialmente a situação sócio-económica que neste momento vivemos em Portugal,e perante a nova forma de classificação dos funcionários públicos,a Câmara a continuar a gastar os dinheiros conforme o fez nestes últimos três anos,parece-me que pode começar a colocar em causa o emprego de alguns dos seus funcionários.
    Oxalá eu esteja enganado,mas a experiência vai-nos dando algumas dicas.
    Cabe a todos nós neste momento mudar o curso dos acontecimentos,deixando-nos inclusivamente de cores partidárias e apostar em alternativas e em pessoas com qualidade técnica.
    É que estes amigos quando sairem voltam aos seus lugares do antigamente e quem cá fica que resolva os seus problemas.
    Não podemos ficar indiferentes.

    Estou contigo.

    ResponderExcluir
  4. “… O Sr. Eng. Patrício esteve brilhante também quando saiu em defesa do Ministro da Agricultura. Lembrou a todos os presentes que o último grupo de Sapadores se ficou a dever à colaboração de quase todos e em particular dele e do Ministro…”, foi o que se passou na última Assembleia Municipal, de acordo com o relato do Sr. Vitor Almeida.

    Esta forma de estar na política tem que acabar.
    Primeiro foi a questão do IMI, depois a taxa dos contadores de água, agora os sapadores, acho que chegamos a um ponto de dizer muito claramente: já basta!
    Basta de mentir, basta de querer enganar o povo para tentar obter dividendos eleitorais.
    Estes senhores perderam a vergonha toda.
    Fica-lhe tão mal Senhor Professor Baptista Ribeiro.

    Estes Senhores pensam que nós, os que os elegemos, somos todos uma cambada de ignorantes?
    Estão muito enganados.
    Mesmo que fossemos todos uns ignorantes, mentir é muito feio.

    ResponderExcluir
  5. Será que é necessário mais asneiras para todos vermos a falta de capacidade das pessoas que estão à frente dos destinos do Concelho?
    Será que é necessário mais enganos, mais erros, mais mentiras para todos nós chegarmos à conclusão que estes Senhores têm que sair?

    Eu sinceramente não sei que mais provas querem.

    Eu não acredito que estes Senhores se candidatem outra vez. Eu não acredito que o PSD, depois do que a Dra. Manuela Ferreira Leite tem dito sobre candidaturas e candidatos, aposte de novo na mesma equipe nas próximas autárquicas. Se assim for, será que me obrigam a votar à esquerda?

    Não acredito que os Senhores do PSD cometam o mesmo erro segunda vez.
    À primeira cai toda a gente, mas à segunda!!!!!!

    C.Q.Q.

    ResponderExcluir
  6. Quem visitar o endereço http://transparencia-pt.org poderá descobrir onde os milhares de eleitos portugueses gastam o nosso dinheiro. Uns melhor outros pior mas isso cabe aos eleitores decidir no tempo certo. Depois de se entrar no site basca escrever o nome que se deseja saber que ajustes directos efectuou. Um site ao serviço da transparência.

    ResponderExcluir
  7. Desculpem lá mas o DR Matias devia estar caladinho e seguir o exemplo da lider do PSD.

    Não fazer propostas exequíveis porque podem vir a ser aproveitadas e apresentadas como sendo da iniciativa deste executivo

    ResponderExcluir
  8. "O bizarro disto..." é que muitos eleitos não sabem ou não querem saber quais as suas responsabilidades, quando aceitaram pertencer a uma lista candidadata a desterminadas Eleições; muitos pensam que é só lá estar mudos e calados e deixar aos "iluminados" dos respectivos Partidos, as intervenções,a apresentação de moções e outros vários documentos levantar o braço aquando das votações, e ... passearem-se tentando dar a entender o cargo que ... (não) exercem. veja-se o caso da Assembleia da República, em que há Deputados que numa Legislatura ou da sua bancada ou do palanque de intervenção, não abrem a boca a não ser para fazer uns barulhos quando o líder fala, nada mais.
    Nas Assembleias Municipais, qual pequeno Parlamento do Municipio, deviam haver mais e mais incisivas e qualificadas intervenções, e variarem mais os intervenientes; "discutir-se" (como já presenciei) quase o que já foi, ou até documentação que sendo enviada préviamente para análise, percebe-se que o deputado Municipal, nem para ela olhou, alguns até se apresentam com os envelopes, ainda fechados.
    Depois temos algumas Presid~encias de mesa que em lugar de fazerem na plenitude o seu papel que seria de moderar debates co fiermeza e equidistância, sintetizar ideias expostas, e chamar a atenção para outros pormenores não menores, muitas vezes, "alimentam" um pouco a confusão.
    Por tudo isto há que dar dignidade a uma Assembleia Municipal, senso os eleitos directos e os por inerência (Presidentes de Junta), mais assertivos, nas suas intervenções que espelham se se detiveram na consulta da documentação, e também pensarem em "intervir" para melhor, de maneira que vá diminuindo o marasmo em que está mergulhado O Concelho de Almeida há muitos anos. Têm a palavra so Deputados Municipais no seu Orgão deliberativo, os membros do Executivo Camarário na sua esfera de acção, e os membros das Assembleias e Juntas de Freguesia. Que ninguém se menospreze, mas seja substancial nas suas intervenções.
    A propósito as reuniões da Assembleia Municipal de Almeida, já são gravadas ... de novo!?.

    ResponderExcluir
  9. Informo que já foi pedido a gravação mas o PSD opoe-se

    ResponderExcluir