12 setembro, 2008

(DES)ARRANJOS EM ALMEIDA

Lamentavelmente, confirmaram-se os receios que levaram à minha participação no “Praça Alta” de Agosto e no último ‘post’ deste blog, chamando a atenção para o eventual risco que corria o património histórico-cultural da vila de Almeida, a propósito dos workshops promovidos pela CMA no dia 23 de Agosto.
Seria até mais pragmático reconhecer que a organização dos tais workshops não passaria de uma tentativa de branqueamento das intenções para intervir a próprio contento no centro histórico de Almeida, não fosse a presença massiva dos almeidenses que compareceram para tomar conhecimento dos projectos e, ao fazê-lo, os contestarem veememente. Isto porque o que foi apresentado como novas obras ultrapassa o razoável em termos de bom senso, constituindo, caso se concretize, algo que pode inclusivamente ser visto como de lesa-património. Habituados que devem estar à indiferença ou distracção dos almeidenses, esperariam as entidades promotoras uma fraca participação destes, o que misturado com os aplausos de circunstância dos convidados de fora, uma vez mais passaria por uma tácita anuência para o tipo de intervenção. Mas, desta vez foi diferente, e pelo vigor das intervenções, dificilmente nada daqui para a frente será igual…

Tanto in loco na zona do Castelo como no auditório das Portas de Santo António, houve oportunidade de detalhadamente serem explicadas pelo arquitecto João Campos, consultor contratado pela CMA, e pelo Presidente as respectivas perspectivas e justificações de intervenção: no espaço exterior do antigo cemitério, contíguo ao Castelo, foi proposta a construção de um edifício em altura, com funções de arrumos na parte inferior, englobando o depósito de água que se encontra ao nível do solo, e na parte superior um miradouro com pérgula e pala, eventualmente munido de esplanada e até cafetaria, servido de diversas escadarias e rampas de acesso, que, no seu conjunto de tal modo volumoso, de linhas modernas e implantado num lugar altaneiro da vila, logo se imporia para quem chegasse a Almeida, em recorte de horizonte entre o depósito da água antigo e a torre do relógio.
Se até aqui os almeidenses se indignam com o edifício conhecido, entre outros nomes, por “mamarracho” da Praça da Liberdade junto à Câmara, e que maioritariamente, para não dizer na totalidade, os desgosta, desta vez o que se propõe é algo que rivaliza com essa construção, com larga vantagem em termos de desenquadramento e fealdade e, pior ainda, notoriedade… mesmo à distância. Portanto, mais uma vez se está a perspectivar um novo atentado ao valor e espaço histórico de Almeida como um todo, quebrando o respeito que os almeidenses sentem por aquele lugar, chocando com as suas memórias e o luto que ainda hoje sofrem pela tragédia da explosão do castelo em 1810.
Além disso, mesmo removidas todas as ossadas do cemitério velho, essa aberrante construção iria implicar imposição de terraplenos num sítio que carece de mais exaustivas escavações arqueológicas, pois se sabe que no local existiu a igreja matriz, destruída aquando da explosão do castelo. Portanto, qualquer intervenção naquele local, que apesar de aspecto abandonado, está carregado de alma para os almeidenses, faz com que só deixe de ser considerado sagrado, quando o tempo e a memória das pessoas que conheceram o cemitério e porventura ali tiveram sepultados parentes, desaparecerem também. Mesmo nessa eventualidade, as intervenções de construção ali, deverão primeiro aguardar a colocação a descoberto da totalidade das ruínas soterradas da igreja, para então se estudar o que melhor se coaduna ao local. Mas, de certeza, que não uma obra que impositivamente mexa com o todo histórico e paisagístico de Almeida como a que ora se propõe.
Para completar o naipe, está previsto no projecto e logo à entrada do portão ladeado por dois cedros um monumento tipo memorial à efeméride dos 200 anos do “Sacrifício de Almeida”, alusivo à explosão do Castelo. Independente da qualidade ou do gosto plástico do mesmo, é proposto ter na frente também um “espelho de água”, na forma eufemística de lhe chamar um tanque que, mercê da previsível e constante necessidade de manutenção para ter água corrente, ou acabará por ficar seco, ou fatalmente transformado em repositório de lixo e água estagnada. Durante o workshop e integrado no “Simpósio de escultura” foi apresentado esse memorial, alegadamente um “estudo”, até pelo texto que não se consegue decifrar. Bem se pode estranhar que um monumento que pretende comemorar 200 anos da explosão do castelo, ou seja para 2010, já esteja concretizado… a ponto de merecer coroa de flores no seu local provisório!

Foram ainda mostradas uma série de esculturas que deverão ser colocadas em vários pontos do concelho. Uma delas, designado por Monumento ao 25 de Abril, que serve de pretexto ao “arranjo urbanístico” junto às Portas de S. Francisco, o qual, segundo o projecto, será implantado mesmo defronte à Porta exterior, ocupando o largo ali existente, e prolongando-se até ao jardim da pérgola, defronte aos edifícios dos antigos celeiros, com três longos “espelhos de água”… uma mania que querem fazer chegar a Almeida, depois de comprovado erro noutros lugares…
Sem questionar esse monumento, de alguma anterior controvérsia, confirmada pelo remate um tanto indelicado como foi explicado pelo seu autor com um “quero é que os almeidenses sejam felizes!...”, o que se torna descabido é sobretudo pela sua dimensão e extensão o local onde vai ser erigido. O largo ficará com uma espécie de rotunda, desaparecendo quase toda a área de salvaguarda ao monumento da fortaleza, que vai ser preenchido com essa construção. Ora, uma vez mais se está a desrespeitar toda a envolvência histórica do local, não tendo em conta o espaço junto às Portas de S.Francisco sobrepondo-se-lhes visualmente e fazendo desaparecer o amplo campo de visibilidade para quem chega e entra em Almeida. A imponência que as Portas ostentam desaparecerá, envolvidas que vão ser pelo novo monumento. Um local que nas praças de guerra quase sempre existia como parada externa para a formatura de tropas que desfilariam em dias de festa, ou partiriam em missão de patrulha e combate no exterior, deixa irremediavelmente de existir.

Com estas preocupações partilhadas, é fundamental que os Almeidenses se apercebam que, por detrás de um pretenso dinamismo de construção de obras, cada uma delas pode representar uma ou mais machadadas ao monumento histórico de Almeida. Implantadas numa antiga praça de guerra que se pretende em harmonia de ambientes e construções integradas que constituem a sua inegável mais-valia, vêm estes verdadeiros atentados empobrecê-la, em vez de beneficiá-la.
É preciso urgentemente demonstrar a este autismo decisor que basta de tanto disparate arquitectónico que está inegável e irreversivelmente a descaracterizar a nossa histórica terra. Os workshops serviram como primeiro passo, mas os almeidenses não devem descansar!

Rui Brito da Fonseca

49 comentários:

  1. Completamente de acordo. Espero que não desista de continuar a denunciar a pouca vergonha que se vai passando em Almeida no que à destruição do seu património histórico diz respeito. Já agora, quem é esse Arqt.º João Campos? Que trabalhos tem, que eu desconheço? É que ele fala de Almeida e dos seus projectos como se Almeida fosse o quintal lá do burgo dele. Parecia que tinha comprado a Vila e que era dono desta terra. Já agora, workshops para apresentarem ideias e as mesmas serem discutidas é uma coisa. Outra coisa são workshops onde as ideias já são projectos finais e discuta-se o que se discutir já não há volta a dar. Digo isto depois de lêr a crónica do Padre Bernardo no Jornal Praça Alta onde o mesmo afirma categoricamente que este projecto para a zona do Cemitério velho já está em marcha pela Câmara. E aplude por cima, o que é, diga-se, no minimo estranho!

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma tristeza muito grande por todo o ambiente que a Vila de Almeida está a viver, apesar das recriações históricas terem corrido bem, aliás como sempre.
    Mas ainda não consegui perceber as razões destes projectos “saloios” para descaracterizar o património histórico da nossa Almeida. Porquê? Para quê?
    Será que a Câmara de Almeida não terá onde gastar o dinheiro?
    Fico triste porque o autor destas atrocidades é um homem que eu sempre considerei, em quem acreditei e em quem votei: o Sr. Professor António Baptista Ribeiro. Tenho muita pena, mas sou forçado a votar em outro partido porque não quero aquelas atrocidades na Vila de Almeida.
    Só por isso.
    E os outros Senhores Vereadores também concordam com estas obras? O Senhor José Alberto também acha aquelas obras necessárias à Vila de Almeida? E o Senhor Alcino, qual será a opinião dele? Eu não acredito que toda aquela gente esteja de acordo com estes mamarrachos todos. E o Senhor Aristides e José Vaz, também estão de acordo? E o Sr. Tó Sousa também está de acordo?
    Se até o Senhor Padre Bernardo, estranhamente, está de acordo que poderemos fazer?
    Estas as razões da minha tristeza, até os filhos de Almeida apoiam estas agressões. Pobre Almeida que já não tens alma.
    Quanto aos outros Senhores Arquitectos ou não eu só lhes peço que pensem bem o que estão a pretender fazer pois com as suas atitudes estão a desafiar, a insultar, a desrespeitar o Povo de Almeida e o copo pode transbordar e verter. Vão lá tratar da vidinha deles para a terra deles e deixem os Almeidenses em paz. E esse tal de Sr. Arquitecto João Campos que faça essas obras todas lá no quintal dele. Que vá ganhar a vida para outros lados e que deixe de vir a Almeida pois não faz cá falta nenhuma.
    Sempre fui crítico do IPPAR, agora peço aos Senhores do IPPAR que não permitam estas obras estúpidas e sem nexo que certos senhores pretendem fazer com o dinheiro do erário público.
    Para além da revolta que sinto, como afirmei no início, sinto-me muito triste.
    C.P.

    ResponderExcluir
  3. Complemento ao anónimo de 14/09 às 23.22.

    Mas ainda haverá alguém em Almeida que acredita nas escritas do Padre Bernardo?
    Lembro-me como se fosse hoje, quando há 5 ou 6 anos atrás ele falava dos responsáveis da Câmara e do psd nas conversas restritas.
    Recordo-me de o ver a trepar pelas paredes quando recebeu uma carta do então presidente da Câmara.
    Considerou-a uma injúria.
    Afinal hoje parece aplaudir as atitudes das pessoas que estão no poder e que continuam a ser do mesmo psd do antigamente.
    Ainda se do anterior mandato para este a qualidade tivesse aumentado,poderia dar-se-lhe um certo desconto. Agora quando a qualidade diminuiu, a ignorância e a prepotência aumentaram,na realidade que é estranha a atitude do padre Bernardo, lá isso é.
    ....ou será que não?

    ResponderExcluir
  4. Ao ler o post, ia ficando passo a passo um pouco surpreendido com o quenele era dito e que penso a vir a ser uma triste realidade, ou seja a continuação do triste hábito que tem vindo a ser o atentado ao Património histórico-Cultural da Vila de Almeida, e o abandono ao demais espalhado pelo Concelho.
    Voltei ao princípio, e depois de refeito da surprsa, e de alguma ponderação sobre o que se me ofereceu ler, penso que algumas considerações me obrigo a tecer.
    Incontestávelmente cada vez mais cidadãos Almeidenses vão tendo consciência (e ainda bem) do valor histórico e da riqueza do Património colectivo que não será mais (penso eu) do que reflexo e sentido de uma identidade cultural, em que essas mesmas pessoas devem dar movimeno com determinação na sua urgente defesa, contra mamarrachos, e outras "coisas" do género.
    Encargo do Estado a conservação e defesa dos bens culturais, este conceito é cada vez mais considerado como uma forma até de defesa global do ambiente. São pois muitas e "enérgicas" normas internacionais feitas por Organismos criados para a protecção da identidade hist´rico-cultural (ex(s).: Unesco, e o próprio Conselho da Europa ...) todos eles apelando para aprotecção do legado e cultura da comunidade humana, não se esquecendo da vontade local, Têm estas iniciativas e obrigações a intenção de "guardar" para os vindouros marcas de muitos anos de história e de identidade.
    Hoje ao falar-se cada vez mais em "defesa e conservação do Património", não vulgarmente, ou numa forma de melancolia do passado, deve-se sim e não abdicar disso em prol de um falso progresso ou duvidoso modernismo (quase nunca "explicado"!?, pelos seus inventores), mas sim como um acto permanente ecolectivo de civilização, face a um "desenvolvimento"(!!??) sem coerência, o que pode desatrosamente comprometer todo o encanto, e ser aruína de Património de valor incalculável.
    Como todos sabeis a Vila de Almeida tem um centro Histórico e monumentos (a calçada das Ruas, o vasto edificado em si mesmo, Praça daLiberdade, zona do Castelo, Casamatas, Portas de S. Francisco - "com uma rotunda à frente !!??, Portas de S. Pedro, Portas de S. António, e etc.) e espaços limítrofes que urgem conservar convenientemente, mesmo apesar davontade e "novas visões" ... futuristas, algumas até talvez desenquadradas (digo eu leigo na matéria).
    Espero que haja bom senso, e que ao invés do que se vai qurendo edificar, se conserve o que está ainda de pé e que marca uma história que hoje muitos parecem que pretendem esquecer ou ... "misturar" com o Séc. XXI.
    assim sendo esperando que a Câmara Municipal de Almeida, em primeira instância não alinhe por estas "soluções descaracterizantes", e assim pensando que se poderá estar a dar um ou mais, ou até o definitivo rude golpe no Património Almeidense, e em especial no interior e exterior da Fortaleza de Almeida, a quem já chamou e com propriedade a "Estrela do Interior".
    Por fim acredite-se que a Direcção Regional deCultura do Centro, e a Autarquia (ouvidos, porque não, os Executivos das Juntas de Freguesia) não permitam tal agressão e cheguem em tempo útil (certamente nãointeressará a ninguém, derimir-se estes argumentos em 2009, em especial no 2º semestre), a uma conclusão que conserve o Património Histórico-Cultural da Vila de Almeida e se comece a pensar na conservação do demais do Concelho. Acredito que todos os Almeidenses, tenham a raíz ideológica que tiverem, saibam só pensar no Concelho de Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Festas, comes e bebes é com este executivo.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero acreditar sinceramente que tudo isto não passa de uns meros encontros nos quais se tem que incluir um show off, para justificar mais uns faustosos almoços e naturalmente sairem umas fotos nos jornais. É que este tipo de atitude a uns poucos meses das eleições só serve para publicidade e para tentar dizer às pessoas mais distraídas que os responsáveis autárquicos estão a trabalhar(?).
    Tal como foi afirmado no workshop por alguém que sabe muito destas coisas,não é previsivel até por questões de cultura geral, que os responsáveis máximos das últimas decisões, e refiro-me aos directores do IGESPAR,alinhem nestas tontarias.
    O que os Almeidenses neste momento devem exigir ao executivo camarário, é que lhes digam quantos euros até ao momento já foram gastos nesta brincadeira de mau gosto.
    Atenção que gastar dinheiro assim para depois nada ser feito,é uma atitude de incompetência e de má gestão. De acordo com a nova Lei das avaliações dos funcionários, pergunto quem é que vai dar as notas a esta gente e qual será a classificação final.
    Mas existem mais perguntas que temos que colocar no ar.
    O que pensa a Comissão Política tanto Concelhia como Distrital do PSD, relativamente a estas atitudes de atentado ao património?
    Estarão de acordo ou condenarão tais actos?
    Se estão de acordo,que sejam os munícipes nos próximos actos eleitorais a julgá-los. Se não concordam, então devem exigir de imediato a alteração da política adoptada ou sendo mais radicais,e de forma a tentar ganhar de novo as próximas eleições autárquicas,comecem já a pensar em alguém com qualidade para o desempenho do papel principal.
    Será que todos os PSDs concordam com isto? Não acredito sinceramente.
    Força Rui Brito, estou contigo.

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo a.j. (permita que o trate assim, e que tome a mal a citação que faço do seu comentário), "...O que os Almeidenses neste momento devem exigir ao executivo camarário, é que lhes digam quantos euros até ao momento já foram gastos nesta brincadeira de mau gosto." Estou 100% de acordo consigo. Penso que no Poder Local Democrático seja quem estiver no Poder, é obrigação em nome da Democracia e da transparência que se diga quanto custa um Estudo, ou um ante-Projecto. É Democrático menorizar-se (quando não se diz nada) os Almeidenses? Ou, haverá algum receio de que as pessoas que começam a ter opiniões, não pactuem quando devidamente explicadas as megalomanias feitas e "pensadas"(!?), disserem pura e simplesmente que NÃO ESTÃO DE ACORDO?.
    Ouvi sempre dizer até de Amigos que não perfilham o meu percurso político mas que muito respeito, que quanta mais alargada
    for a discussão (ideia que subscrevo integralmente) mais enriquecida sai a Democracia e mais legitimidade terá aquilo que vier eventualmente a ser aprovado.
    Que "mal"(!!??) ficaria ao Executivo da Câmara Municipal de Almeida, com o seu "consultor, técnico" fazer uma Reuniões Descentralizadas, por núcleos Populacionais abrangentes face à decrescente População Residente do nosso Concelho proporcionado-lhes meios de deslocação para tal (para quem não os tenha), de molde a ouvir os seus eleitores ou os seus opositores?.
    Agora, sinceramente uma rotunda frente às Portas de São Francisco ou perto delas, bem ... ...

    ResponderExcluir
  8. Como todos os leitores deste e de outros blogues já repararam, a maioria dos comentários que são publicados são de pessoas não identificadas, os chamados anónimos. Eu sou uma delas. Mas esta atitude tem uma razão de ser. No meu caso pessoal, eu tenho uma familiar a trabalhar nos serviços camarários e, de forma alguma vou tecer criticas a este executivo. Só se eu fosse louca é que faria uma coisa dessas, sabendo de antemão que essa minha familiar iria sofrer represálias como é óbvio, e como toda a gente sabe que esta situação é verdadeira.
    Também todos nós sabemos que o maior empregador do Concelho de Almeida é a Câmara Municipal de Almeida, daí a grande maioria dos comentários serem anónimos. Não assinamos os comentários porque ou trabalhamos na Câmara Municipal e Empresa Municipalista ou temos lá a trabalhar familiares directos ou até indirectos a trabalhar, e de forma alguma iríamos cometer uma ingenuidade dessas.
    Assim vai a democracia e a liberdade em Almeida.
    Assim, só nos resta esperar pelo dia de colocar o nosso voto secreto na urna. Aí será o dia da verdade e eu desde já lanço um apelo a todos os eleitores do meu Concelho para participarem massivamente de forma que estes Senhores não tenham dúvidas qual o sentido de voto do Povo.
    Mas, até lá receio que estas barbaridades, estas obras estúpidas, sejam efectuadas e assim não haverá nada a fazer. Estará feito e pronto.Quem manda e quem faz e desfaz é o Presidente Baptista e nós baixamos todos as orelhas.
    Apelo a todos os meus conterrâneos, habitantes da Vila de Almeida ou não, que não dependam de qualquer forma da Câmara para viver, às pessoas que gozam de independência material, que se pronunciem, que façam ouvir a sua voz, que lutem para que estes Senhores não cometam tais barbaridades.
    Deixo um apelo a um amigo que é Vereador neste executivo: ao José Alberto de quem sou amiga e da sua família também, pois sei como ele gosta da sua terra, para que tome uma atitude, que faça a pressão necessária, ou então que se demarque destas obras horríveis e saloias que o Sr. Baptista Ribeiro e os tais Arquitectos pretendem levar a efeito em Almeida.
    Termino dando os meus parabéns aos proprietários deste blog pela coragem que estão a demonstrar. Que tenham sorte pois represálias de quem não tem sentimentos democráticos são sempre de esperar. Eles merecem que o Povo os apoie e os proteja até.

    Uma Almeidense.

    ResponderExcluir
  9. O que parece estranho em todo este contexto é que existe uma grande necessidade de "inventar" intervenções e projectos. Talvez existam algumas razões não totalmente esclarecidas. No que diz respeito a património, na maior parte dos casos, o mais sensato é conversar e dinamizar, e não procurar diversas formas de criar empreitadas.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a necessidade de não virar as costas a um espaço com uma vista privilegiada sobre toda a vila e horizonte... Concordo que isso tem que ser feito respeitando as susceptibilidades de quem já teve familiares sepultados naquele local...Congratula-me o facto de se reconhecer a necessidade de por a descoberto os vestígios da igreja matriz e todos e quaisquer vestígios de habitações circundantes ... E compreendo também a necessidade da permanência das infra-estruturas que lá existem.

    Pelo que me pude aperceber no Workshop, toda e qualquer obra a ser realizada no espesso do antigo cemitério vai ter em conta escavações arqueológicas prévias e espero que essa componente seja devidamente salvaguardada.

    acredito que se um dia os vestígios da igreja matriz estiverem á será um grande motivo de orgulho para todos os Almeidenses.

    quanto á intervenção sobre a estrutura cilíndrica que presumo ser um reservatório de agua.. que se faça sim.. mas o mais discreta possível , ou seja... que a estrutura já existente não sirva de pretexto para fazer uma construção que no seu tudo aparenta ocupar uma área que faz parecer o "depósito" pequeno.

    Quanto à requalificação do largo 25 de Abril, confesso que gostei do projecto, mas se não forem tomadas medidas preventivas em pouco tempo não vai passar de mais um espelho de agua esverdeada e um depósito de lixo. Seria uma obra de belo efeito mas com grandes necessidades de manutenção.

    Um apelo que deixaria a todos é que não fossem tão conservadores nas ideias.. mas que no outro estremo houvesse bom senso na procura demreajustar a vila aos tempos que correm.

    ResponderExcluir
  11. Então e os Torreões???
    Ninguém fala da ideia mais original do workshop???
    Estranho...muito estranho...
    Ou será por estes mesmos serem ilegais e violarem a Lei em Portugal???

    ResponderExcluir
  12. Aqueles que como eu visitamos tanto dentro como fora de Portugal aldeias históricas,verificamos que ideias como as apresentadas recentemente pela Câmara de Almeida não têm cabimento. O que na realidade se procura por aí é preservar o existente de modo a conseguir transportar-nos nos tempos de hoje, aos de ontem muito longínquo.
    Caberá certamente aos responsáveis autárquicos ponderar as atitudes que pretendem por em prática,mas certamente também há que ouvir aqueles que como eu preferimos ver as coisas como sempre foram e preservá-las.
    Atitudes como as que foram presenciadas no workshop realizado em Almeida,tanto por um tal João Campos como pelo Presidente da Câmara,no mundo político de hoje não têm qualquer cabimento, estão fora de contexto.
    Faço votos para que ainda seja possível fazer-se luz sobre algumas mentes.

    ResponderExcluir
  13. Em relação ao comentário do Sr. António Soares só tenho a dizer o seguinte: ilegais são, ou deveriam ser, as intervenções disparatadas que andam a fazer por Almeida.

    ResponderExcluir
  14. Ao ler tudo isto e depois de ter estado em Almeida em Junho pergunto:
    Não existe em Portugal um organismo que fiscalize as intervenções arquitectonicas nos Centros Históricos? Será que Almeida está condenada a mais uma explosão? Mas agora, de mau gosto!

    ResponderExcluir
  15. Ao ler tudo isto e depois de ter estado em Almeida em Junho pergunto:
    Não existe em Portugal um organismo que fiscalize as intervenções arquitectonicas nos Centros Históricos? Será que Almeida está condenada a mais uma explosão? Mas agora, de mau gosto!

    ResponderExcluir
  16. Reporto-me ao comentário de 17 de Setembro de 2008 14:24 de uma Almeidense. Concordo com o comentário. Mas a minha questão, aquela que me preocupa ao lêr este comentário é apenas o seguinte: então o 25 de Abril serviu para quê concretamente? Parece que as pessoas hoje, como antes, têm medo de falar, de dar a cara, falam em surdina, de forma anónima, como eu, pois comungo das mesmas preocupações que aquela senhora. Esta história da liberdade de expressão é complicada nos dias que correm. Para quem como eu já nasceu no pós 25 de Abril, começo a duvidar que isto seja mesmo uma democracia onde a liberdade exista. É triste sabermos que existe caça às bruxas.

    ResponderExcluir
  17. Li um artigo no Jornal Praça Alta e neste mesmo blog Almeida Forum do Dr. Rui Brito e ainda um do Sr. Luis Queiróz no Praça Alta.

    Penso que ambos criticaram as intenções do Executivo Camarário de uma forma que eu considero moderada.

    O meu comentário sobre as intenções faraónicas para Almeida do Senhor Presidente da Câmara não tem pés nem cabeça e significa que ele não tem a minima noção do que é cultura e património. Olhe que não é assim que se ganham eleições Senhor Presidente, aliás eu penso que nunca houve um Prsidente da Câmara de Almeida que aparecesse tantas vezes na Rádio, nos Jornais e até na Televisão. E agora aparece com estes mamarrachos monstruosos, isto não serão vaidades a mais?

    Mas o executivo actual e o seu partido têm um novo apoiante e defensor, refiro-me ao Padre Bernardo. Ó Senhor Padre, o Senhor foi mesmo ao workshop???? Pelo menos assim disse o Senhor no Praça Alta.
    Se foi ao workshop, então está a mentir e mentir é pecado e pode ser castigado com o inferno, pois foi assim que o Senhor me ensinou na catequese: se mentir, vais para o inferno, não é?
    Aliás,estranho a atitude passiva do povo de Almeida. Um povo que me habituei a ver unido, sempre pronto a defender a sua terra, aguerrida. Nada destes predicados existem agora. Que se passará? É a actual geração que já não segue os mesmos principios?
    Se assim é o meu lamento.
    Deixo um respeitoso pedido feito sem qualquer tipo de ironia ao Senhor Arquitecto João Campos e demais arquitectos responsáveis por estes mamarrachos todos: por favor, vão-se embora e sejam muito felizes, mas deixem-nos em paz.

    A.M.C.

    ResponderExcluir
  18. Este trabalho apresentado pelo Sr. Rui Brito,deve ser considerada preocupante para todos quanto gostamos de preservar a história dos nossos antepassados.
    Gostaria de recordar que na altura em que as muralhas foram desventradas junto às casamatas, muitos foram os críticos por parte do PSD, considerando um atentado ao dote dos ordinandos.
    Nos temos que correm temos assistido na realidade a algumas alterações e construções no mínimo duvidosas. Mas perante esta apresentação, e depois de um encontro realizado em Almeida recentemente o qual foi demasiado confuso entre os apresentadores e o público em geral,temos que equacionar que algo está mal.
    Perante a incapacidade dos responsáveis autárquicos tanto na realização das tarefas como na dificuldade de diálogo com a população,parece que o melhor era que o PSD chamasse a si a responsabilidade de uma reunião com os autarcas a fim de colocar um pouco de ordem em toda a casa.
    As eleições estão ao virar da esquina,mas por este andar o melhor é pensar em pintar a casa de outras cores porque a actual está muito chamuscada.
    Como apoiante deles,estou um pouco desiludido com tudo o que se está a passar.

    ResponderExcluir
  19. Cá recebemos o teu "mail" e enquanto a avó está para a padaria a comprar um pão espanhol e um centeio, fiquei aqui à sombra de uma árvore, na esplanada do Terreiro Novo, aproveitando para te mandar estas linhas; Não quero perder a capacidade de escrever em papel!...
    Vou-te dar algumas notícias cá da Vila pois já não vens cá há uns bons anos, desde quando andavam a estragar mais do que a melhorar, mostrando a sua incultura e desrespeito pela História e pelo Património.
    Anteontem foi a Feira Nova de que te deves ainda lembrar. Muita gente de fora, bastantes estrangeiros, a maior parte jovens. Muito artesanato, frutas, animais domésticos, ferramentas, além das roupas e calçado do costume.
    Logo no dia seguinte houve recriações históricas de várias épocas, algumas com elementos de outros países e muitos visitantes. Apresentações estáticas e desfiles, tanto militares como de actividades civis (agrícolas e outras), foram feitas fora das portas principais e aqui no terreiro onde havia cavalos e veículos por eles puxados.
    É bonito ver outra vez os animais a beber no tanque da fonte que repuseram onde existira.
    Neste terreiro agora simplificado, além do já existente monumento aos combatentes da 1ª Guerra Mundial, fizeram outro em memória da Guerra do Ultramar e ao 25 de Abril que com ela acabou... Uma junção muito bem conseguida, de aspecto não ostensivo, não pretensioso e não esbanjador de dinheiro!...
    Bom, já cá temos o pão que de quente ainda, cheira que é uma delícia!...
    Depois deste "curto relatório" que esperamos te façam vir cá passar uns dias connosco e com os teus primos, vamos agora almoçar e logo mais à tardinha, se calhar bem, iremos dar um passeio aí pelo campo.
    Com saudades, para ti e teus pais.
    Dos teus avós,
    Almeida, 3 de Setembro de 2025.

    ResponderExcluir
  20. Desculpem mas não consigo guardar esta desilusão e esta tristeza dentro de mim agora que se falou no terreiro. Mas não haverá ninguém com responsabilidades na governação Municipal nesta Grandiosa e Histórica Vila de Almeida que acabe com a concessão/comodato/aluguer/cedência, seja lá o que quer que seja, do Terreiro Velho, em pleno centro histórico da Vila de Alemida? Não interessa quem lá está a explorar, se é fulano a, b ou c ou fulana x, y ou z. As pessoas trabalham ali porque as deixam. Ora um local emblemático como aquele mereçe estar confinado aquilo a que todos assistimos neste verão? Mereçe ter aquelas casas de banho amoviveis vergonhosas, verdes, com um cheiro nauseabundo a urina? Merece aquele local ser destinado aquele tipo de concessões? Claro que não! O que fazer daquele ou naquele local nos meses de verão, também conhecido como o enchido? Fica a questão em jeito de desafio aos cibernautas! Uma coisa é certa: que aquele local tem um aspecto terrivel no verão e que apaga completamente a sua grandeza lá isso não tenhamos duvidas. O meu contributo: porque não um local para venda de produtos regionais, com stands capazes montados no seu interior? Fica a ideia.

    ResponderExcluir
  21. Parece que a Gangrena deste tipo de Arte se está a espalhar pelo Concelho!...

    Águia Bonelli

    ResponderExcluir
  22. Há já a algum tempo que não lia os comentários ás intervenções estruturadas deste blog e, confesso que fiquei perplexo, quando constatei que entre 20 comentários existentes hoje, dia 23/09/08, ao artigo "(des)arranjos em Almeida", apenas 03 não são anónimos! Podem os cidadãos anónimos argumentar o que quiserem, mas a sua postura não será branqueada. A conduta que ostentam é altamente reprovável, oportunista, sacrificando os interesses colectivos em favor dos pessoais, certos de que essa é a forma de compensar a mediocridade.
    Convem recordar que estamos em democracia e em democracia quem tem medo dos "tiranos",ou discorda de quem tem o poder e emprega os amigos e/ou correligionários, vota noutro candidato e, a avaliar pelo nº dos anónimos, vence quem eles quiserem! Tantos anónimos que não podem dar a cara, "para não perderem o emprego os seus familiares" e, digam também, porque eles próprios esperam pelos mesmos favores em vez de lutarem por concursos justos.É tão bom ter emprego sem fazer prova que demonstre que é merecido! Estes cidadãos não lutam por ninguém, apenas por eles mesmos. Esperam que os outros façam o que lhes convem e no momento oportuno, colam-se aos vencedores.
    Consideremos quem tem opinião e se identifica, pois com o devido respeito, os anónimos não têm face e quem não tem face, não tem tem identidade, logo não existe democraticamente. Publicar tais opiniões é pactuar com este submundo pantanoso.
    Relativamente ao artigo do Dr. Rui Brito, a minha opinião é sobreponível e subscrevê-lo-ia com todo o agrado. Tem ideias muito claras, apresentadas de forma eloquente e com toda a frontalidade. Haja quem manifeste a concordância e dê a cara, só assim se conseguem travar os projectos que repudiamos, dando as mãos e mostrando a força de quem quer uma Almeida singular,cada vez mais preservada e valorizada. A vontade de um povo exige coragem, determinação e convergência na acção.
    Carlos Pereira

    ResponderExcluir
  23. Relativamente ao post do Dr. Carlos Pereira, publicado no dia 23 Setembro, 22:11:

    Vou assinar como anónima, não porque não tenha outra alternativa (não estou, felizmente, em condições de ver o meu posto de trabalho em risco por causa disso…), mas por solidariedade também com os anónimos que participam no blog e porque tenho uma perspectiva diferente da que argumenta.

    Sem criar antagonismos, quero apenas salientar que exprimir anonimamente uma opinião sobre um estado de coisas é também um direito de cidadania: os votos são anónimos, e só assim se consegue legitimar a decisão de cada um! No fundo, votar, significa “exprimir a sua opinião” sobre as condições em que se vive e como se acredita melhorá-las no futuro. Já viu se os votos fossem assinados? Quantos verdadeiramente se atreveriam a tal?

    Portanto, não entendo, como diz, que são “altamente reprováveis e oportunistas”, nem que “sacrificam os interesses colectivos em favor dos pessoais”. São simplesmente opiniões, baseadas na sua convicção de momento.

    Terá razão, no entanto, o Dr. Carlos Pereira quando afirma que muitos anónimos são os primeiros a “colarem-se aos vencedores”, esperando que “os outros façam o que lhes convém”. Mas não deve generalizar! Há mesmo pessoas em Almeida que não podem “dar-se ao luxo” de exprimirem livremente as suas opiniões. Não porque seja um luxo, no sentido de dispensável, mas porque com o ambiente caciquista que se vive, não há alternativa! Instalado o terror de “quem não é por mim é contra mim”… o que é que se pode esperar?

    Por isso também não concordo que “publicar tais opiniões é pactuar com esse submundo pantanoso”. Pantanoso e cobarde seria publicar opiniões anónimas com conteúdos caluniosos ou injuriosos. Mas creio que isso já está devidamente acautelado pelo proprietário do blog.

    Tudo isto não significa, naturalmente, que seja desejável um aumento de participações assinadas. Quem puder fazê-lo, como o Dr. Carlos Pereira, é sempre uma mais valia, porque de facto para vencer a profunda crise que Almeida atravessa, é preciso a “coragem, determinação e convergência” do maior número possível. Bem-vindo, por isso, ao blog, mas não para desancar nos participantes. Junte-se a eles! Anónimos e assinantes é bom sabermos que os almeidenses têm capacidade de observação e sentido crítico. Talvez isso ajude a esclarecer melhor as dúvidas quando surgir a oportunidade de decidir a mudança que todos desejamos para Almeida!

    ResponderExcluir
  24. Dr. Carlos Pereira.
    Diz o Senhor no seu comentário a este post:

    "...Consideremos quem tem opinião e se identifica, pois com o devido respeito, os anónimos não têm face e quem não tem face, não tem tem identidade, logo não existe democraticamente..."

    Eu não quero acreditar no que estive a ler.

    O Senhor é da chamada oposição?
    O Senhor já reparou que o silêncio e a inactividade é a postura do seu Partido Socialista?
    Afinal o Senhor também concorda com os mamarrachos que vão colocando por aí? Não sabia, mas pronto, desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

    Agora fico à espera para ver quantos comentários identificados vão aparecer no blog do Partido Socialista de Almeida, cá estaremos para ver.

    Eu gostava de ver a sua coragem, se porventura fosse um simples funcionário da Câmara Municipal de Almeida, palavra que gostava de o ver.

    Eu sou anónimo porque não posso assinar e vou continuar a comentar o que quiser como anónimo, quer o Senhor goste quer não. Pelo menos estou a ser útil. E o Senhor?

    ANÓNIMO

    ResponderExcluir
  25. Comentário ao senhor Carlos Pereira

    Há dias e momentos em que mais vale estarmos calados e quietos do que abrir a boca (neste caso teclar)e dizer barbaridades como as ditas pelo sr. Carlos Pereira.
    Estou em crer que ponderou a sua escrita para a mandar publicar.
    Se assim foi então a atitude é ainda mais desprezível do que se possa imaginar.
    Parece que o senhor não (con)vive em Almeida lado a lado com gente tão medíocre e com poder nas mãos.
    Sendo o senhor vereador da actual Câmara já se preocupou em analisar as últimas admissões de pessoal tanto para Câmara como para a empresa municipal, neste mandato?
    Peça por exemplo a lista de candidatos aquando do concurso para informática.Analise pausadamente os candidatos e diga-nos depois o que achou disso tudo.
    Mas esteja atento porque vem aí mais. Vou-lhe dar uma dica.
    Esteja atento à selecção do pessoal para a biblioteca.
    Ainda bem que os autores deste blogue publicam as opiniões dos anónimos, porque mesmo assim dá para ver que anda muita gente descontente e não recorrem a comentários de baixo nível.
    Se reconhecer que errou, e isso é uma atitude digna só de alguns,não tenha problema e venha de novo a este espaço pedir desculpa aos anónimos todos que têm colaborado, até porque alguns deles certamente nas últimas autárquicas votaram em si. Mas atenção,com posturas destas nos tempos que se avizinham, o senhor está a entregar o ouro aos "bandidos".
    Por solidariedade: ANÓNIMO.

    ResponderExcluir
  26. (Resposta ao comentário das 23:11 do dia 23 de Setembro de 2008 - Dr. Carlos Pereira)

    Dr. Carlos Pereira,relativamente ao conteúdo geral do seu artigo,não me vou pronunciar porque não devo. É uma opinião sua que respeito, embora possa concordar ou não.
    Estou totalmente em desacordo consigo perante a afirmação:"Publicar tais opiniões é pactuar com este submundo pantanoso."
    Quando fui convidado para autor deste blogue,afirmei que não consentiria que fossem publicadas opiniões "de baixo nível".
    Penso que até aos dias de hoje isso tem sido cumprido.Em relação a anónimos,serão bem vindos desde que contribuam para o debate positivo deste Forum.
    Para terminar, dizer que subscrevo na íntegra o post colocado pela anónima no dia 24 de Setembro de 2008 às 01:32.

    ResponderExcluir
  27. O objectivo do meu comentário do dia 23 do corrente mês, era apenas manifestar a minha opinião, que naturalmente vale o que vale. Por norma não respondo a interlocutores que não se identificam, mas nem sempre nem nunca. Vou comentar porque dos dois posts, a Sra. anónima rebate ideias com correcção, contudo o argumento de que o voto é secreto, extrapolando daí para a legitimidade do anonimato na discussão dos problemas do concelho, não me parece que faça sentido, embora concorde que muita gente se sente inibida e intimidada. Precisamente por isso é que é muito importante mudar os protagonistas do poder, mas só acontecerá com alguém que dê a cara e tenha atrás de si todos aqueles que querem de facto uma mudança, também de cara descoberta! Quem não assume as suas ideias, assinando-as, muito menos assumirá integrar uma força que precipite a mudança! Prezada cidadã, terei muito gosto em discutir pontos de vista consigo, desde que assuma a sua identidade. Creia que lhe reconheço boa capacidade de argumentação e estou certo que valeria a pena a confrontação. Tudo depende de si.
    Quanto ao Sr. anónimo, direi apenas, que não tem vontade de discutir coisa nenhuma. Quer simplesmente denegrir. Bastaria reler o comentário por mim assinado, para constatar que, nele refiro que, comungo das críticas enunciadas pelo Dr. Rui Brito. Também são públicas as posturas que assumi, enquanto cidadão e vereador, relativamente a todas as obras polémicas, executadas ou anunciadas pela Câmara. É notório que não esteve no workshop de apresentação do projecto de requalificação do cemitério e que está muito mal informado, a menos que esteja de má fé, o que não quero acreditar!
    Ouso sugerir-lhe que se informe melhor, assim não distorcerá os factos.
    Críticas aceito-as quando pertinentes e identificadas. Identifique-se e faça-as.
    Carlos Pereira

    ResponderExcluir
  28. Voltando àquilo que realmente nos traz a este Blogue, e que realmente nos preocupa, Almeida, venho introduzir um novo assunto para debate aqui na blogosfera. Então para quando a conclusão do arranjo das casasmatas. É que, se estiver errado corrijam-me, já lá vão dois anos ou mais. Tive oportunidade recentemente de visitar o local. Apenas uma palavra: degradante. Uma passadeira central em madeira, dezenas de balas de canhão ao molho em cima uma das outras e um vazio profundo no interior de um dos ex.libris de Almeida. Fiquei sem perceber, e estando o local aberto ao publico, se "aquilo" era para visitar ou não pois no interior não existe nada para além de nada a não ser escombros, entulhos etc....e um pobre funcionário ali metido o dia todo sem saber o que dizer às pessoas. Então mas estas obras acabam quando? O que é que se passa com aquele local? Se juntarmos ás casasmatas o terreiro velho, veja-se o caminho que o património histórico de Almeida está a tomar. Não é por certo o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  29. Peço desculpa pela minha ignorância ou desconhecimento mas só agora soube que o Estrela de Almeida desistiu de participar na 1ª Divisão Distrital da A.F. da Guarda. Alguém me sabe explicar o porquê desta situação? Até ter mais informações não me pronuncio pois podia estar a cometer erros desnecessários. Vou aguardar que alguém me explique ou tentar saber pelos meus meios.

    ResponderExcluir
  30. ..."Precisamente por isso é que é muito importante mudar os protagonistas do poder, mas só acontecerá com alguém que dê a cara e tenha atrás de si todos aqueles que querem de facto uma mudança, também de cara descoberta! "...

    É, de facto verdade o que diz neste excerto o Dr. Carlos Pereira, contudo é preciso dar tempo ao tempo. Oportunamente- não duvide- aparecerão personalidades com alternativas credíveis e que darão a cara para que as mudanças necessárias se efectuem. Tudo a seu tempo!

    ResponderExcluir
  31. Informo o Senhor Anónimo que colocou uma questão sobre o futebol em Almeida que esta questão está fora do tema.
    Sugiro que coloque essa questão no link "Futebol - Estrela de Almeida", na coluna da esquerda neste mesmo blog, em "Links Diversos".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Dr. Carlos Pereira. O Senhor tem razão quando diz que preferia que não existissem anónimos. Era bom que as pessoas discutissem cara a cara os problemas do País e do Concelho. Era sim Senhor. Tem toda a razão. Mas tem que compreender também que eu não posso fazer isso porque o meu posto de trabalho é mesmo nos serviços da Câmara Municipal. Então como faço? Calo-me? Tenho uma casa a sustentar e vou assinar os meus comentários contra a actual Câmara? Então fico calado como faz a grande maioria dos Almeidenses?
    Diz o Senhor que os anónimos depois encostam-se ao novo poder. Poderá ser verdade. Também acho que há muito oportunismo nisto. Mas também é verdade que a grande maioria dos habitantes deste Concelho dependem dos serviços Camarários ou à Câmara ligados.
    Então o que fazem? Calam-se. Não vê que não há outra solução. Só muito pouca gente goza de liberdade suficiente para criticar o poder instituído.

    Eu estive no tal workshop (que raio de nome este!) e gostei de ver aqueles Senhores serem incomodados com as perguntas e as contestações que apareciam. E quero aqui esclarecer, por ser verdade que o Senhor Dr. Carlos Pereira foi das pessoas que mais protestaram contra os mamarrachos que estes senhores querem colocar na nossa Vila. Eu sei e todos os Almeidenses sabem que o Senhor Dr. Carlos Pereira é um lutador e quero dizer-lhe que não gostei nada da forma como o tal Arquitecto foi incorrecto consigo. Eu vi a revolta que os pessoas que estavam ao meu lado demonstraram quando viram um arquitecto, que aterrou em Almeida vindo não sei de onde a faltar ao respeito a um conterrâneo nosso. Os meus parabéns à Dra. Clarinda, ao Dr. Rui Brito, ao Dr. Carlos Pereira, ao Senhor Tó Sousa e a outras pessoas que contestaram as intenções destes Senhores Construtores de Mamarrachos.
    Senhor Dr. Carlos Pereira, não cale a sua voz e não pare de lutar pois nós, anónimos ou não, os humildes, estamos convosco e havemos de conseguir colocar no poder gente boa e capaz.

    Um abraço para si.

    ResponderExcluir
  33. Sinto-me profundamente triste com tudo isto que está a suceder a Almeida e em Almeida,ainda por cima com gente de Almeida.
    Aqui como em qualquer lugar do Mundo existe gente que gosta da sua terra e gente que tanto lhe dá como lhe deu.
    Também aqui como em qualquer lugar do Mundo anda gente a lutar pela dignificação da sua terra,enquanto outros lutam pela su vidinha.
    Parece-me que é o que está a suceder por aqui e agora no que diz respeito a alguns responsáveis autarcas.
    Sinceramente não acredito que o José Alberto Morgado esteja a cem por cento de acordo com o que se está a passar com toda esta questão das edificações fantasmas. Recordo-me de o ouvir criticar o psd e os responsáveis ao tempo camarários pelas questões do Quartel dos Bombeiros,pela questão do novo autotanque da câmara,pela má colaboração económica daquela entidade para com os Bombeiros,e muitas outras mais.
    Será que agora concorda com tudo isto? Não estará na hora de se demarcar dessa gente e honrar a sua postura de Almeidense? Pode ser muito bem a alternativa ao actual líder autarca,mas a continuar a pactuar com todas estas coisas,também não vai longe. O melhor é começar a preparar o regresso ao Banco e falta saber para onde.
    O Cino,este meu amigo,foi levado.
    Só te vou dar um conselho. Pensa sériamente o que queres fazer em relação às próximas autárquicas. És sem dúvida uma mais valia não só em Almeida,mas nessa equipa,esquece. Também te pergunto para onde irás após as eleições. Isto num contexto de derrota. Acredita que as coisas não andam famosas e tu sabes tão bem quanto eu.
    A continuar a mesma equipa,a melhor do concelho como foi dito em campanha eleitoral,não contes com os meus votos. Prefiro dá-los ao Partido Socialista. Creio estar na hora de dar também a oportunidade a outros,pois o senhor Presidente da Câmara já por lá está à muito tempo e começa a criar raízes,ainda por cima das más. Não foi ele que disse que como ganhou as eleições ele é que manda? Pareceu-me um desabafo à Chávez, e eu até nem gosto desse tipo.
    Até breve.

    (como vou assinar como anónimo,já sei o que o Dr. Carlos me vai chamar).

    ResponderExcluir
  34. CALMA AÍ GENTE.
    Já chega de bater nos ceguinhos.
    Já repararam que são todos a bater nesse pessoal e ninguém os vem defender. Mas também quando alguém os defende como o Tó Soares,este amigo leva logo metralha e da grossa. Assim também eu me calava.
    Mas já agora vou-vos adiantar algumas coisas.
    Como estamos práticamente a um ano das eleições,vão começar a sair ordens dos patrões para que os catrapilas e buldozeres avancem para as obras. Os cordões da bolsa vão começar a abrir e jurar por aí euros e mais euros para tudo o que é obra.
    Como já foi feito um parque infantil em Monteperobolso para as crianças de lá,nem que seja só para uma,vamos qualquer dia ver o de Vilar Formoso junto ao campo de futebol começar também a mexer.
    E ainda havemos de ver nascer outro na Amoreira e outro em Vale da Mula,enfim como tartulhos.
    As Juntas de Freguesia que se preparem para os números de euros que vos vão atribuir este ano. E que dizer às Associações? Preparem os vossos Planos de Actividade em grande porque este ano a farturinha é muita. Bom mais poderia aqui dizer mas não posso gastar o que sei tudo hoje. Tenho que deixar para outro dia.
    Por isso pessoal,calma aí que a coisa não vai ser tão preta como a estão a pintar.

    Só vou assinar CARLOS.

    ResponderExcluir
  35. Certamente que os compinchas da junta de freguesia (cdu) ou (PC) ou (verdes) assinam por baixo o projecto do miradouro.
    Tantos anos no poder quer a junta quer a câmara e nada fazem pela terra e concelho, que obras fez a câmara nestes 3 anos? 00000000000
    E a junta alguém consegue ver algo, obra 00000000, feira do fumeiro (organizada pela (CMA) jardins de infancia000000000; parque de caravanismo00000000000; caminhos rurais, cada vez pior, mais uma vez 0000000; fontes e jardim 00000000; viaturas uma lastima; caça nem vela; feira nova, todos os anos a mesma tanga; as placas toponímicas extra muros estão ao olhos de quem não quer ver, (ex:) placa em frente ao quartel da GNR está partida pelo menos à dois anos, e vai esta gente perguntar se quando é que as casamatas estão concluídas.
    Caros amigos, a câmara está mal! que dizer da junta de freguesia.

    ResponderExcluir
  36. Numa guerra de entendidos quem ganha “sempre ou quase sempre” é o mais calado.
    Instrução dura combate fácil… NUNCA caias no erro de contar aos teus inimigos quais as tuas armas……
    As eleições não se ganham em “blogs”, ganham-se sim, junto das pessoas, da população, sabendo sempre ouvi-las e tentando descobrir as suas necessidades, para assim tentar ajuda-las…

    ResponderExcluir
  37. Sei que esta questão foge um pouco ao tema, mas de qualquer das formas gostaria de fazer uma pergunta ao Sr. Dr. Carlos Pereira, não que seja ou esteja interessada em ser funcionária da câmara, mas apenas porque tenho pessoas da minha família a trabalhar lá.

    É do conhecimento de toda a gente que a maior entidade empregadora do nosso concelho é a câmara, nela trabalham pessoas que necessitam dos seus salários para sobreviver, habitem ou não no nosso concelho, apoiem ou não a sua lista candidata.

    A minha pergunta é simples, como membro de uma lista candidata à câmara nas próximas eleições, o que tenciona fazer com esta gente caso ganhe as eleições?
    Porque certamente, vai querer meter pessoas da sua cor e confiança nos mais diversos postos de trabalho, ou estarei enganada? Será que na sua/vossa decisão, irá ter em conta o lema “quem não está por mim, está contra mim?”
    Irá ter em conta o profissionalismo demonstrado pelos funcionários?

    ResponderExcluir
  38. ...Claro está, Caro anónimo das 10h05, que as eleições não se ganham nos blogs, nem este blog parece ser eleitoralista. Apenas, ao que parece, chama a atenção para algo que vai mal em Almeida,propondo a discussão cívica a quem puder e quiser fazê-lo.
    Não parece ser este blog qualquer exército disfarçado e com armas (!!!) escondidas. A luta eleitoral há-de ser feita junto dos eleitores na altura própria e por quem for capaz.

    ResponderExcluir
  39. Por este andar ( ainda falta um ano para as eleições )é provável que este blogue, não por culpa dos seus criadores, se irá tornar num autêntico devaneio intelectual.
    Os anónimos mostram os dentes e "afiam as unhas", outros não anónimos apoiam o anónimato, outros não...engraçado é que são todos claros opositores do actual executivo.
    NÃO SE CHATEIEM UNS COM OS OUTROS ou correm o risco daqui a um ano andarem todos de costas voltadas... (eh eh...)

    ResponderExcluir
  40. Mais uma festa, mais um passeio.
    Desta vez é um passeio pelo património histórico do Concelho.
    Mas, ó Senhor Professor, não acha que já chega? Festas para nós, que habitamos neste mesmo concelho ou para os nossos amigos, já é descaramento a mais. Se os seus amigos querem dar um passeio, pois que vão mas não à custa de todos nós, não à custa dos nossos impostos. Acho que já chega de tanto descaramento.
    Para quem não sabe, o passeio deste grupo de amigos é à borla, e com direito a almoço e jantar gratuitos ou seja eles vão dar um passeio e NÓS PAGAMOS tudo.
    Tenham vergonha!!!

    ResponderExcluir
  41. Estes passeios tem como intuito dar a conhecer o Concelho de Almeida numa visita guiada, coordenada por um historiador, é uma visita cultural.
    É a segunda, a primeira foi no inicio do Verão e não irá ficar por aqui.
    Já tive ocasião de dizer que em relação aos almoços e lanches são oferecidos pelas juntas de freguesia que recebem as visitas guiadas independentemente de serem da mesma força politica do executivo ou não.
    Aconselho vivamente a todas as pessoas a participarem nesta iniciativa muito saudável e deixarem a politiquice de lado.

    ResponderExcluir
  42. Eu até compreendo,porque também não concordo,que haja muita gente descontente como actual executivo camarário por causa das prováveis obras que pretendam fazer dentro e fora das muralhas.
    Na realidade alguém com um pouco de senso comum sabe que isso é vergonhoso e um lesa pátria para Almeida,para os Almeidenses e muito particularmente para todos os seus antepassados.
    Mas mais grave ainda é que haja Almeidenses,assim se denominam,a corroborar com tudo isso. Caberá a nós todos mais tarde ajustar contas com eles.
    Para mim pessoalmente existe um problema muito mais grave que todos estes. Esse sim, parece-me de importância vital para todos nós a muito curto prazo.
    Trata-se da situação económica da Câmara actual. Não vão longe os anos em que as dívidas eram mais que muitas. E agora? E hoje? Quem é capaz de nos dizer quanto dinheiro havia em Dezembro de 2005 e quanto há actualmente? Onde tem sido gasto? Que grandes obras justificam os gastos?
    A oposição também tem que ser responsabilizada. Doutra forma naturalmente. Ao Partido Socialista cabe-lhe informar os munícipes através dos seus Vereadores como andam as contas da autarquia. Dizer se se anda a gastar dinheiro a jorros e onde. Supostamente terá acesso à contabilidade,ainda que de uma forma sinuosa.
    Mas o que me espanta extraordináriamente neste processo e durante este mandato é o silêncio duvidoso da CDU. No mandato anterior era demais a forma como criticavam o poder. Neste mandato,não só decidiram apoiar o actual poder como passaram a considerar o Partido Socialista o seu verdadeiro opositor. Como o Partido Socialista também tem gente sua na Assembleia de Freguesia de Almeida,convinha se calhar fazer uma comparação às contas do anterior mandato naquela Junta com as contas da actual. Eu tenho a sensação que todas estas situações estão interligadas. Só falta alguém puxar o fio à meada. Mas que seja rápido para se esclarecerem as coisas para bem de todos nós Almeidenses.

    ALMA ATÉ ALMEIDA

    ResponderExcluir
  43. De regresso a este blog com mais um comentário, mas só para responder ao Senhor Tó Soares.
    O Senhor deixou-me deveras aborrecido com a sua intervenção. O Senhor ou pensa que todos os leitores ou habitantes do seu concelho são burros ou então o Senhor está a ser um ingénuo.
    Então ó Sr. Soares, mesmo que as refeições sejam pagas pelas Juntas de Freguesia, de quem onde são originárias as receitas das mesmas? Dos nossos impostos Sr. Soares! As despesas destes passeios desse grupo de amigos, quer sejam suportados pela Câmara Municipal quer sejam suportadas pelas Juntas de Freguesia, são pagas por todos nós contribuintes.
    Senhor Soares. Resumindo e concluindo, se querem fazer festas e passeios para se divertirem, façam-no, têm todo o direito a isso, mas paguem do vosso bolso. É só isso que se pede. Ou será pedir muito?

    Cordiais saudações.

    Jorge Raimundo

    ResponderExcluir
  44. Passo por aqui só para deixar um desafio aos Admnistradores deste Blog ou ao Jornal Praça Alta ou a outra entidade qualquer, que façam um debate – ou como está na moda agora um Workshop, se calhar por ser mais fino – sobre estes novos investimentos patrimoniais da Câmara Municipal de Almeida, mas com moderadores isentos e demacratas.

    Só isso.

    ResponderExcluir
  45. Não resido em Almeida, apesar de ter nascido e crescido nessa linda Vila.
    Nela vivi momentos extraordinários da minha infância e juventude e conheço a grande maioria dos seus habitantes e só quero deixar aqui um apelo a todos eles:
    POR FAVOR NÃO DEIXEM FAZER ESSAS OBRAS RIDÍCULAS NA NOSSA ALMEIDA. UNAM-SE TODOS, INDEPENDENTEMENTE DAS CÔRES POLITICAS E REVOLTEM-SE E MOSTREM A VOSSA/NOSSA INDIGNAÇÃO CONTRA ESSAS ABERRAÇÕES QUE PRETENDEM IMPÔR-NOS E DE UMA FORMA DITATORIAL QUE NUNCA PENSEI PODER ASSISTIR EM 2008!

    Alma até Almeida, e mostrem que os Almeidenses ainda são da mesma estirpe, unidos e fortes quando toca a defender a sua Terra.

    Força.

    ResponderExcluir
  46. Já se fala em passeios, futebol do Estrela de Almeida, em campanha eleitoral antecipada, em perseguições politicas, saneamentos ao estilo PREC, em favores, em tachos na Câmara etc..., esta-se a perder o essencial deste post: a discussão sobre a intervenção que a Câmara pretende levar a efeito na zona do cemitério velho. Discuta-se Almeida. Querem exemplos: as esquadras a cair de podres, as casasmatas que parecem as obras da Igreja de Santa Ingrácia, as muralhas por limpar, o picadeiro sem zona de restauração, o mamarracho junto à Câmara, a continuidade das antenas nos telhados, o uso dado ao terreiro velho, a economia e os agentes económicos de Almeida bem como as suas dificuldades e a eminência das suas falências. Tudo isto são assuntos que a todos nos preocupam e que precisam de serem discutidos para que melhores intervenções e soluções aconteçam.

    ResponderExcluir
  47. Qual a verba que a junta de freguesia, já investiu na zona de caça municipal ????

    ResponderExcluir
  48. Apesar de não concordar com posturas mesquinhas tenho que perguntar se o Sr. Jorge Raimundo pensa que o Municipio de Almeida é a fonte de todos os males ou se também é um cavaleiro do apocalipse?
    Uma coisa lhe garanto, não foi minha intenção fazer de ninguem burro e tambem não me parece que tenha sido ingenuo neste tema.

    Continuo a afirmar que é uma iniciativa que se deve manter para que os Almeidenses conheçam melhor o seu Concelho. É a minha opinião...

    ResponderExcluir
  49. É UMA VERGONHA o que estão a fazer á nossa terra!!! um dos exemplos é a marcação de todas as portas existentes em Almeida!!!! será que havia necessidade de uma casa ter 10 numeros?? exemplo: se quizerem mandar uma carta para a dona Irmelinda, fazem:rua do convento, porta 13,15,17,19,21 ou 23, Almeida. èpa acordem!!! alem de estupido é feio! E já para nao falar que ate marcam janelas como portas!como é o caso da rua da amelinha. Isto é apenas um exemplo das pequeninas tretas que fazem em Almeida, deixando o que realmente interessa por fazer!!
    Apostem na divulgação, eventos e festas! pra que saibam que esta terrinha linda aparece no mapa e deixem-se de obras pra encher o olho!
    De um triste Almeidense.

    ResponderExcluir