13 março, 2015

Ainda tomaremos café juntos!




Um dia, um professor, diante da sua turma, sem dizer uma só palavra, pegou num frasco de vidro grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golf.
 Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
O professor, então, pegou num saco de berlindes e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas.
Quando não cabiam mais, ele perguntou aos estudantes se achavam que o frasco estava cheio e voltou a ouvir a mesma resposta.
Neste ponto, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.
Quando não cabia mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro. Agora sim, não havia mais espaço. Os alunos desataram a rir!!!
“Agora”, disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, “eu quero que vocês entendam que o frasco de vidro representa as nossas vidas.

As bolas de golf são as coisas mais importantes: a família, os amigos e a saúde e tudo o que vos é mais querido, de modo que se tudo o resto desaparecesse na vossa vida e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!
Os berlindes são as outras coisas que preenchem a nossa vida e que também importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo,...
A areia representa todas as pequenas coisas que ajudam a ocupar a nossa vida.
 Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, já não haveria espaço para as bolas de golf e para os berlindes.
O mesmo se passa com a nossa vida.
Se gastarmos todo o tempo e energia com as pequenas coisas, nunca vamos ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para nós.
Prestem atenção às coisas que são essenciais à vossa felicidade: brinquem com os filhos, arranjem tempo para ir ao médico, talvez  fazer um check-up, saiam para se divertir com a família e os amigos, dediquem algum tempo a vocês mesmos, procurem o conhecimento, pratiquem o vosso desporto favorito....
Tenham prioridades!
Vai haver sempre tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar e, de seguida, dos berlindes. Para o resto – a areia - vai sempre haver espaço.”
Aqui, um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café e o professor respondeu:
“Ainda bem que perguntaste, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida...sempre haverá lugar para tomar café com um amigo...”...
  

(autor desconhecido)
…vamos a uma bica????

João Neves



Nenhum comentário:

Postar um comentário