19 setembro, 2013

Despedida de Assembleia Municipal - parte 3



Contudo, os poetas autores daquelas palavras ficariam destroçados se soubessem que as suas palavras de liberdade se tornaram ocas e usadas de forma muito hipócrita numa terra que chega a negar o uso da palavra a um membro, eleito pelo povo como seu representante, e por sinal bem tarimbado no serviço à causa pública, precisamente numa cerimónia de evocação do Dia da Liberdade – e isto sem qualquer motivo de força maior, ou até menor. Pura e simplesmente, nega-se e pronto, “sou eu que decido, e eu é que mando” – sendo esta a noção de liberdade que os dirigentes democráticos têm neste município e, suprimindo, se possível, da acta a afronta.

Ou então, como daquela vez em foi mandado evacuar a sala para abafar o escândalo de um livro pago com dinheiros públicos estar a apodrecer numa garagem, quando poderia estar a ser convertido em saldo positivo de contas, só porque tem um agradecimento considerado errado por quem manda, quando lá bastaria colocar uma errata se quisessem corrigir um erro, que não o é, porque o autor designa em espanhol aquilo que vulgarmente no seu idioma considera “coordenadora”, como a pessoa que sempre tratou directamente com ele, com autorização e até indicação expressa do executivo, para que doasse o seu trabalho a Almeida. No entender do executivo, o que antes era digno dos mais rasgados elogios, agora é um erro –  chegando ao desplante de ser afirmado publicamente “enquanto eu for Presidente de Câmara, o livro não será posto à venda, quem vier atrás de mim, faça dele o que quiser” – e assim uma simples página de agradecimento, sincero e honesto, serve de reles argumento para que uma edição explicitamente preparada com todo o carinho para comemorar o Bicentenário das Invasões francesas, e um custo de quase 5.000 €, valor que daria tanto jeito ao menos para reparar uns buracos numa estrada, permaneça inexplicavelmente censurada em pleno século XXI, dito de democracia livre.


Não, meus senhores, não é ódio o que me levou a levantar a voz de protesto. É antes amor por Almeida, que não aceita injustiças deste calibre e sobretudo tão mesquinhas. Em tempos, uma pessoa mais velha, bem traquejada nestas lides políticas que fazem o dia-a-dia do concelho de Almeida disse-me: “O actual Presidente é como um eucalipto. Grande, possante, mas que suga com as suas raízes a água toda das outras árvores - e seca tudo à sua volta”. Essa frase ficou-me gravada e deu-me muito que pensar. De facto! Quase me obriga a pedir desculpa aos almeidenses pela boleia de imagem com que contribuí, dentro e fora, pedindo a todas as portas a que batia que colaborassem com alma por Almeida, porque o presidente em nome do qual falava, tinha condições de fazer um trabalho diferente, sendo ele experiente na gestão autárquica e determinado a imprimir um novo fôlego na dinâmica do concelho. 

Sim, até dá ar disso. Mas quando cai o verniz, cai como se diz, o Carmo e a Trindade em ameaças e vociferações, ai de quem o contrarie, porque logo o cortante “eu não lhe admito” se virá a transformar num extenso relambório justificativo de quem tem o uso e privilégio de antena! Bem sintomática é a sua expressão de marca: a palavra “desafio”, que lança a torto e direito, como quem está sempre em posição defensiva ou de ataque e nunca confiante. A História está carregada de padrões desses, que degeneraram em ditaduras. Não é preciso procurar muito para saber que o poder transforma aqueles a quem sobe à cabeça, procurando espezinhar quem se atreva a contestá-las, dando abrigo a descaradas assumpções de que “nos milheirais comem os pardais” – quem quiser, é assim, senão que se lixe!
 
(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário