04 julho, 2011

Almeida e...o futuro...

O Concelho de Almeida perdeu 3.314 pessoas residentes entre 1981 e 2011 de acordo com dados do INE – Instituto Nacional de Estatística.


Entre 2001 e 2011 o Concelho perdeu 1213 pessoas residentes o que equivale a 14,40 % .


Censos 1981 – 10.524 residentes no Concelho de Almeida
Censos 1991 – 10.040 – perdeu-se 484 pessoas
Censos 2001 - 8.423 – perdeu-se 1.617 pessoas
Censos 2011 - 7.210 – perdeu-se 1.213 pessoas

Perder-se 14,40 % da população em 10 anos é dramático.
Em relação ao ano de 1981 perder-se cerca de 31 % (trinta e um) da população residente é dramático.


A acrescentar a estes dados, é oportuno referenciar que no ano de 2009 registaram-se – em todo o Concelho – 25 (vinte e cinco) nascimentos. É caso para se questionar quantas salas de aula estas crianças vão abrir em 2015? Quantos professores serão mobilizados para ensinar as primeiras letras a estas crianças? …isto é se ainda residirem no Concelho de Almeida…


“O declínio populacional atingiu um ponto em que algo tem que ser feito, porque o despovoamento do país é uma realidade avassaladora, à beira de atingir um ponto de não retorno”. Os resultados “são um drama para o interior, mas não há soluções, não podemos desanimar e os poderes públicos não podem ignorar mais esta situação”, resumiu Manuel Frexes, presidente dos Autarcas Sociais-democratas (ASD) classificando os resultados dos Censos 2011. Manuel Frexes preside à Câmara do Fundão, que perdeu 7,34 por cento da população - Almeida perdeu o dobro da população.


Entretanto continuamos a sacudir a água do capote para o vizinho mais a jeito ou a enterrar a cabeça na areia.
Continuamos a não discutir o tema da desertificação do interior, a assobiar para o lado como se não fosse nada connosco.
Continuamos…não a discutir o sexo dos anjos, mas simplesmente a…não debater…só!


E entretanto…lamento estragar alguma festa com este “comentário” efémero… que alguns poderão adjectivar de malicioso…mas nunca de mentiroso...




João Neves

7 comentários:

  1. Senhor João Neves então para que é que Almeida precisa de habitantes se tem tantos milhares de turistas. Como os turistas compram tantas recordações, bebem tantas bebidas e comem nos restaurantes, Almeida só pode melhorar.Com o hotela construir na fonte santa e a candidatura a património mundial estamos todos certos que o progresso vem ai. Viva Almeida

    ResponderExcluir
  2. Caro João Neves
    Os meus cumprimentos.
    O assunto é oportuno e, infelizmente, muito preocupante, porque a este ritmo caminhamos alegremente para a extinção, pese embora os responsáveis do nosso município não se cansem de apregoar o "enorme" progresso que têm conseguido. Não deixa de ser curioso que, agora que o PSD tem o poder na nossa Câmara, no Governo e na Presidência da República, o Sr. Primeiro Ministro pretenda ( e seja pressionado)extinguir freguesias e concelhos. Ora, Almeida fica duplamente ameaçada, porque perde população de forma importante e continuada; e, porque sendo muito despovoado, corre o risco de ser extinto administrativamente, em nome de uma gestão territorial mais eficiente.
    Caricaturando, dir-se-á: um concelho que tem na última década sido governado com "tanta competência", dotando-o de piscinas, pavilhões e escolas secundárias a dobrar, museus, termas, etc.. Tanta coisa que decidiu criar uma empresa municipal para gerir tão vasto património! Afinal, os Almeidenses não reconhecem tanto esforço e abandonam o concelho, ou, simplesmente, são ingratos? Talvez seja normal, sem contradição alguma, apenas fatalismo?
    Carlos Pereira

    ResponderExcluir
  3. O que mais me entristece é a ligeireza com que os nossos líderes autárquicos reagem a toda esta situação.
    Verifica-se um silêncio confrangedor da grande maioria da população.
    Uma passividade que eu diria alarmante.
    Uma tristeza notória na grande maioria dos rostos e uma angustia nas conversas de café. Ninguém sabe o que nos espera.
    Estamos todos apreensivos e preocupados. Ninguém “arregaça as mangas” em sinal de entusiasmo pela luta que se avizinha.
    Perante as noticias “trágicas” que surgem na comunicação social todos os dias, ninguém se resolve a elucidar, ou tranquilizar, ou até entusiasmar e ainda ou sobretudo alertar para os dias difíceis que se aproximam.
    Esta também é uma das funções dos líderes políticos…ou não?
    As questões estão aí, na dita comunicação social, todos os dias:

    - Algumas Juntas de Freguesia vão ser extintas.
    - Algumas Câmaras Municipais vão ser extintas.
    - Vão encerrar Empresas Municipais.
    - O fecho de escolas vai continuar a ser uma realidade.
    - Várias outras instituições estatais ou públicas estão em estudo para encerrarem...ou não.

    Em contrapartida o desenvolvimento/crescimento económico no Concelho é…zero.
    As poucas micro, pequenas e médias empresas estão completamente descapitalizadas, sem qualquer prespectivas de futuro e "apertadas" ou asfixiadas pelo próprio estado, que actua sem qualquer tipo de cuidado ou benevolência ou simples sentido de entreajuda. Aliás é o próprio estado que "não quer" que elas existam...estava a pensar por exemplo na "tal" ASAE...

    Entretanto…e no meio de toda esta angustia…quem fala connosco?
    Quem do poder autárquico nos informa?
    Quem?

    João Neves

    ResponderExcluir
  4. FECHARAM AS URGÊNCIAS DE ALMEIDA.
    POUCA VERGONHA.
    QUANDO FOI O SÓCRATES VI MUITOS PALHAÇOS REUNIDOS NO CENTRO DE SAÚDE DE ALMEIDA.
    E AGORA? ONDE ESTÃO OS PALHAÇOS?
    JÁ NÃO HÁ?
    PORQUÊ?
    PORQUE O SÓCRATES JÁ NÃO ESTÁ LÁ?
    PARABÉNS AO POVO DE ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  5. Recordo que li neste espaço um texsto do sr. José Augusto sobre as agência de reiting já à muito tempo. Afinal agora não se fala de outra coisa mas que ele já escreveu. Parabéns sr José Augusto.

    ResponderExcluir
  6. Criticar é facil mas resolver as questões não se preve quem mas uma coisa é certa tachos todos os querem, para ganhar uns cobres ou então umas posições sociais, mas fazer alguma coisa pela nossa Vila de Almeida, não há quem. Pois se uns tentam fazer alguma coisa outros deitam logo abaixo e isto sejam de que quadrante politico forem, as supostas pessoas que se dizem defensoras da nossa Vila são as piores, pela frente fazem venias até se derrentem em elogios e por tras é só falar mal , caros senhores ainda não repararam que os humildes Moradores e Almeidenses puros estão fartos de tanta politica de escarnio e mal dizer, e os jovens começam a questionar-se se ainda vale a pena residir em Almeida, no meu ponto de vista vale, pois apesar de não haver oportunidades de realização profissional há sempre a relação humana entre as pessoas o que esta em vias de instinção na nossa Vila. Uma coisa é certa "ALMA ATÉ ALMEIDA".

    ResponderExcluir
  7. Comentário ao Almeidense de 25 de Julho de 2011 às 13.34

    Diz que apesar de não haver oportunidades de realização profissional há sempre a relação humana entre as pessoas...
    Mas já pensou que essas pessoas sem oportunidades de realização profissional não conseguem colocar em cima da mesa um naco de pão para comer e dar de comer aos filhos?
    Fala em relação humana(?). Qual? A dos responsáveis autárquicos por sua vez responsáveis de oportunidades?
    Cada vez mais Almeida vai ter almas, mas talvez penadas, do que gente. Então passará a uma Vila fantasma, ou melhor a um Concelho.
    Ainda estarei por cá para ver um dia isto suceder.

    ResponderExcluir