17 dezembro, 2008

FELIZ NATAL...e então...BOAS FESTAS!

15 comentários:

  1. Este ano optei por publicar um post polémico…feio…com imagens chocantes...desagradáveis.

    Desta vez não publiquei um bonito pinheirinho…um alegre Pai Natal…um lindo Presépio.

    No Natal 2008 quero desejar as Boas Festas de uma forma critica, que vocês poderão classificar de polémico ou de muito mau gosto.


    Eu só quero que não se esqueçam que apesar de ser Natal…
    …a Festa da Família…
    …festa onde impera a alegria…
    …quando esquecemos o
    colesterol ...
    ...e as guloseimas são o prato
    favorito…
    …festa essa com mesas fartas…


    …NÃO SE ESQUEÇAM QUE…

    ...EM CADA 3,5 SEGUNDOS MORRE UM SER HUMANO À FOME...

    Que a guerra continua…

    A fome impera…

    Que os meninos da guerra existem.

    Que também no meu País existe fome.


    As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes.

    O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo.

    Para a agência da ONU, o dado mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando os países menos desenvolvidos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

    Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónicas ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.

    O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.

    Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome que há muito mata nestes países milhões de africanos, já deixou de ser notícia na imprensa internacional.Entre as principais causas desta mortandade está a seca, as guerras e a permamente instabilidade política e religiosa na região.

    Em Moçambique e Angola (apesar de ter terminado a guerra), a situação é reconhecidamente trágica.

    211 milhões de latino-americanos vivem abaixo da linha de pobreza, com um aumento de 11 milhões desde 1990.
    As perspectivas futuras continuam a ser pouco risonhas para toda a América Latina.

    Os efeitos da globalização far-se-ão sentir por muito tempo, nomeadamente através de continuas crises económicas. As suas frágeis economias estão hoje à mercê das empresas dos países mais ricos.

    O século XX ficará, talvez conhecido como aquele em que uma parte da humanidade atingiu incomparáveis níveis de bem estar, tendo-se também registado extraordinários avanços tecnológicos e científicos em todas as áreas. Apesar de tudo isto, será também recordado como o século em que o extermínio de milhões de seres humanos ultrapassou todos os limites.
    A Organização Mundial de Saúde, em Outubro de 2002, revelou as contas desta barbárie. No século XX, os conflitos armados provocaram, directa ou indirectamente, a morte de 191 milhões de pessoas, mais de metade dos quais eram civis.

    Nas sociedades ditas civilizadas, como a nossa, as formas de estar como a falta de solidariedade, o materialismo, a inveja, o egoísmo, a falta de respeito, a mentira, a falta de tolerância, o respeito pelo próximo…soam como adjectivos vulgares, triviais e até “pirosos”.
    Até quando esta poderá imperar?
    E para onde nos conduzirá a mesma?

    Neste Natal vejam este post pelo menos uma vez…façam ou não um ou mais comentários...

    Da minha parte desejo,
    UM FELIZ NATAL

    Para todos, sem qualquer excepção.

    Um abraço a cada um de vós do,

    João Neves

    ResponderExcluir
  2. "...feio…com imagens chocantes...desagradáveis."
    Porque não!?.
    A verdade acima de tudo nas 52 semanas do ano, e nos seus 365 dias.
    Que choca mais senão, a mistificação da solidariedade e de outros pseudo sentimentos?.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro parabéns ao João pelo post.
    Foi feito mesmo à tua imagem e ao humanismo que transpiras.

    FELIZ NATAL, João.

    Boas Festas e feliz Ano Novo.

    Alma até Almeida

    ResponderExcluir
  4. Não, de facto, não são as imagens idílicas que normalmente associamos ao Natal, antes até aquelas que desejaríamos não ver…ou ignorar!

    Sobretudo nesta época festiva em que mais tentamos enfeitar o cenário da existência com bolinhas e fitinhas brilhantes para ajudar a esquecer as agruras e o lado sombrio da vida. Da nossa, e da outra mais distante, “virtual”.

    Muitas vezes me interrogo o que tem feito a Humanidade (nós) do espírito natalício, que começou com um presépio humilde, procurando espalhar uma ideia de esperança e fraternidade universal (GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!...), no entanto, aos poucos, o vai transformando num Carnaval de animação induzida, um consumismo esvaziador de tradições, uma ou outra lágrima de solidariedade vertida… que não chega para sufragar o desconforto de que não fazemos ou podemos o suficiente para remediar ou erradicar o mal!

    Seguindo a recomendação do João Neves de vermos as imagens desagradáveis, feias, chocantes ao menos uma vez, não há como escaparmos à tentação de as evitar. Porque além de desagradáveis, feias e chocantes… são intoleravelmente verídicas! Sinto dó daquelas vítimas, sobretudo porque nada podem contra o ciclo infernal que as atormenta… mas polémicas são as orientações e cobardias humanas que as continuam a causar! As mesmas que inquinam e alastram por todo o planeta, sem continuarmos capazes de defender os valores tão a custo esforçados por séculos de evolução a tentar sair da barbárie…

    Para rompermos com essa ameaça negativa, saliento a força do canto solidário, contrabalançado pelo autor do blog - e a que como sonho, estímulo ou chama alentadora ainda podemos dar voz:

    CANTARE, CANTARAS
    Y ESA LUZ AL FINAL DEL SENDERO
    BRILLARA COMO UN SOL
    QUE ILUMINA AL MUNDO ENTERO
    CADA VEZ SOMOS MAS
    Y SI AL FIN NOS DAMOS LA MANO
    SIEMPRE HABRA UN LUGAR
    PARA TODO SER HUMANO.


    - Feliz Natal e Bom Ano de 2009!

    ResponderExcluir
  5. Fernando, não te deixes abater.
    Torno a insistir contigo porque que tu tens valor, qualidades e princípios suficientes para te candidatares às próximas eleições autárquicas. Eu não posso acreditar que te limites a escrever de vez em quando nos blogues e não vás para a luta. O Concelho de Almeida não se pode dar ao luxo desprezar valores como tu e outros.
    Sabes que há gente que acredita em ti e admira as tuas qualidades e forma de ser.
    Sei que estás desiludido com a política e que não estás com muita vontade, mas NÓS exigimos a tua presença.

    Um beijinho de Feliz Natal para ti e extensivo à tua esposa e aos garotões.

    Do lado de cá do Côa.

    ResponderExcluir
  6. As imagens que passam não são chocantes nem desagradáveis de agora,são-no de sempre, mas às quais já nos habituámos desde muito tempo, uma vez que passam periódicamente nos canais de televisão de todo o Mundo.
    Tambám não considero opost polémico, antes pelo contrário.
    Para os mais conscientes talvez nos faça lembrar que o Natal deve ser todos os dias do ano, ou então quando os Homens deste Mundo quiserem, e deveriam querer todos os dias.

    A fome que hoje impera por todo o lado não nos passa desperciba e é certamente uma preocupação social.
    O que me preocupa a mim neste momento, é que essa fome de que tanto se fala, já começa a aparecer ao lado da nossa porta, que é como quem diz no nosso Portugal.
    Fazendo jus ao que os responsáveis máximos deste país últimamente têm dito,o próximo ano será ainda mais crítico,mais preocupante.
    Creio que caberá a todos nós fazermos algo para mudar este ciclo.

    Para todos quero desejar um Santo NATAL.

    ResponderExcluir
  7. Amigão,só duas palavras,Simplesmente Maravilhoso....admiro-te como sempre o fiz desde a nossa tenra idade, sempre foste um lutador irreverente e como considero que a mesma dita irreverência, é e será sempre saudável, não desistas, até porque, não é do feitio..., ALMEIDA e o seu POVO são merecedores da tua continuidade. Pessoal de Almeida, não permitam que o João desista, para bem de todos. Um abraço grande deste humilde visitante de Almeida. Boas Festas para TODOS VÓS. Para Ti João e maravilhosa família um Santo Natal.teu amigo sincero, Carlos Oliveira
    PS: Uma Fofoca, o NOSSO AMIGO, nasceu a 26/12/53, façam um exercício da cabeça......Eh!Eh....

    ResponderExcluir
  8. Cá estamos mais uma vez na altura do ano em que o Mundo de cultura Cristã celebra não só nascimento do seu Salvador, mas também que a sociedade dos homens no Ocidente estabelece como ocasião de dar tréguas aos conflitos sociais, aproveitando para se celebrar também a família e, por extensão, os amigos e todo o semelhante.

    Apesar do gesto ser bonito e a sua génese estar imbuída da melhor das intenções de solidariedade social, cada um de nós nesta época vive uma felicidade que não pode ser plena, pois se a família chegada está connosco, a nossa consciência não pode ficar completamente tranquila ao saber dos deserdados do essencial, de um tecto, de um modo digno de vida. Mas mais do que isso, a consciência daquilo que leva à guerra à miséria e ao sofrimento…

    Penso que melhor do que sentirmos prazer na aquisição supérflua de bens de consumo a que somos tentados, adoçando um comum e transitório conforto, se deverá reflectir e tentar mudar a nossa maneira de estar, estendendo não só a solidariedade, mas o respeito pelo próximo, em cada um dos 365 dias que um ano tem.

    SÃO ESTES OS MEUS VOTOS PARA CADA UM DE NÓS, nesta tão conturbada idade do Homem

    ResponderExcluir
  9. FELIZ NATAL para todos muito em especial para a Dra. Clarinda, o Dr. Rui, ao Mário Martinho, ao José Augusto e ao João Neves.
    A estes Senhores quero dar os meus parabéns pela coragem que estão a demonstrar no dia a dia deste blog.
    Sinto-me envergonhado por não ter a mesma coragem que eles.
    Podem acreditar que os Senhores são dignos da admiração dos Alemidenses de bem do nosso Concelho.

    O meu agradecimento por tudo.

    Feliz e um Santo Natal para vós.

    Almeidense da Miuzela

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber quanto custou a festa cultural (?????) realizada pela Câmara e com a intenção de reunir fraternalmente todos os seus funcionários e seus familiares nesta data festiva.
    Pelo que me informaram estariam cerca de 300 presenças, serviço realizado e servido por uma Empresa estranha ao Concelho de Almeida (infelizmente não temos cá empresas de restauração!) e, pelos vistos mal servido, adicionando os presentes natalícios para todos e o inseparável champanhe, eu pergunto se terá sido por falta de verbas que este ano as luzinhas de Natal em Almeida foram tão fraquinhas?

    Se estamos em crise económica e financeira parece-me que a gestão dos nossos recursos não está a ser a mais indicada.

    Termino com outra questão: foi para isto que fizeram o ultimo pedido de empréstimo bancário.

    Jorge Raimundo

    ResponderExcluir
  11. Homenagens e mais homenagens. Pena que seja sempre aos mesmos e que sejam sempre os mesmo a pagarem. Não entendo, homenagens e mais homenagens.....enfim, em Almeida tal como no resto do nosso Portugal. O mundo do faz de conta que está tudo bem.....

    ResponderExcluir
  12. Um Natal Feliz e um ano novo cheio de prosperidade.

    Que os Almeidenses tenham a inteligência, a perspicácia e o realismo necessários ao utilizarem o poder que está nas suas mãos – o voto - e procedam as mudanças que têm que ser preconizadas de forma que o ano de 2009, marque a viragem, para novas formas de fazer politica, novas visões, novas iniciativas e novos investimentos, para que seja mais agradável viver neste nosso interior. Para que esta Estrela do Interior se transforme realmente numa Estrela de Pedra, granítica, forte e empreendedora, capaz de oferecer aos seus habitantes melhores dias no presente e aliciante futuro aos seus jovens.

    A par de muita saúde para todos, estes são os votos para todos os meus conterrâneos do Concelho de Almeida.

    Os meus cumprimentos também aos criadores e autores deste blog, pela iniciativa, pela qualidade e pela coragem que sempre é necessário nestas “coisas”.

    Feliz Natal e Boas Festas a todos.

    Da Estrela de Pedra.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns aos autores deste blog e um abraço especial ao meu amigo Sr. José Augusto (quando volta para cá? Acredite que faz cá falta.).

    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  14. Sou leitora diária do Almeida Forum e quero desejar à Dra. Clarinda, Dr. Rui, ao Sr. José Augusto e ao meu primeiro Mestre João Neves (Sempre Alerta Chefe João) e ao Sr. Mário Martinho, os meus parabéns pelo trabalho e os meus votos de Felis Natal e que 2009 seja um ano de referência, para vós e para todos nós também.

    Um beijinho a todos.

    ResponderExcluir
  15. Lema neste final de ano instituída pelo executivo da Câmara Municipal de Almeida aos seus Funcionários:

    “A INCOMPETÊNCIA TAMBÉM SE PREMEIA”


    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir