17 julho, 2008

OBVIAMENTE...RENÚNCIO!


Depois de todas as peripécias, um tanto ou quanto sombrias, ocorridas no processo de escolha da equipe candidata às últimas eleições autárquicas, que originaram uma posição da minha parte em defesa de todos os Militantes do PSD.

Depois do vexame a que fui sujeito pelo Senhor Presidente da Comissão Politica Concelhia de Vilar Formoso do Partido Social Democrata, incluindo uma tentativa de agressão da sua parte, quando cumpria o meu dever de militante nas últimas eleições para o Presidente do Partido.

Depois de recorrer do facto para o Presidente da Assembleia da Secção de Vilar Formoso do PSD, não tendo reciprocidade nem tentativa da sua parte para resolver estes factos que são graves, limitando-se a enviar-me uma carta a informar-me que tinha ouvido o dito senhor.

Depois de recorrer ainda para o Conselho de Jurisdição Distrital do PSD da Guarda, sobre os factos ocorridos, não obtendo qualquer resposta.

Depois ainda de ter dado conhecimento à Comissão Politica Distrital do PSD da Guarda sobre todos os factos ocorridos e supracitados, mais uma vez sem receber qualquer resposta.

Obviamente não me resta outra atitude que não seja a minha renúncia de Militante do Partido Social Democrata.

Esta atitude surge depois de ter feito todos os esforços, como acima referi, para que este processo fosse resolvido dentro do PSD, de forma a defender o bom nome do mesmo. Tal atitude não foi assim entendida pelos actuais senhores detentores do poder no Concelho de Almeida e no Distrito da Guarda. Só me resta então, e em defesa da minha dignidade, abandonar,com muita pena e até mágoa, o Partido Social Democrata.

Aos Militantes Sociais Democratas do Concelho de Almeida vai o meu abraço e reconhecimento pela forma como sempre fui acarinhado e respeitado.


João Neves

19 comentários:

  1. Vi logo que o desfecho final só poderia ser este.
    É de lamentar de facto a atitude do PSD.
    Um partido que prefere perder um militante como o João,com conhecimentos e dignidade,não colherá certamente grandes frutos no futuro. Este no-lo dirá.
    Porque será que acredito que vêm aí mais demissões?

    ResponderExcluir
  2. Esta atitude só vem demonstrar que é uma pessoa coerente,ao contrário de outros.
    Parabéns João pela sua atitude.
    Só nos resta gritar bem alto:

    ALMA ATÉ ALMEIDA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oh! João demoraste tanto tempo a decidir dar esse passo?
    Bem vindo ao mundo dos descontentes,que é como quem diz ao dos inimigos(dizem eles).

    Um amigo

    ResponderExcluir
  4. Senhor João Neves:
    Participei ao seu lado durante duas campanhas do PSD para as autárquicas do nosso concelho.
    Quero dizer-lhe que quando tive conhecimento da sua aquisição,fiquei um pouco preocupado pelo facto de ter estado no CDS do senhor Tó Sousa e também por ser de Almeida. Hoje quero aqui redimir-me por esses meus pensamentos. Estava errado e peço-lhe desculpa.Tenho que afirmar publicamente que foi uma das boas aquisições havidas e que em muito contribuiram para as nossas vitórias. Fico triste por se ir embora já que se trata de uma perda significativa, e devo dizer-lhe que esta atitude foi digna de uma pessoa adulta.
    Houve recentemente algumas aquisições mas que juntas não conseguem ter nem metade do peso. Só gostaria de chamar a atenção dos responsáveis do PSD, para que não analisem a sua saída como dois votos e a entrada dos outros como vinte, trinta ou quarenta. Ninguém nos garante que esses votem em nós. O que pode suceder é que a sua saída arraste muitos dos seus amigos e conhecidos neste concelho,do lado de lá e de cá. E esses sim são muitos votos.
    Não tenho qualquer responsabilidade política nem ocupo qualquer cargo,mas como social democrata,fico preocupado.
    Haja alguém que ponha um pouco de ordem nesta rapaziada.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que fizeste mal.
    Primeiro está o Partido depois é que deviam estar os teus interesses.
    Assim não, João.
    Continuo a respeitar-te e até a admirar como antes, mas a partir de agora somos adversários, não é?
    Vamos a isso. Mas eu tenho esperança que as coisas ainda se vão resolver a contento de todos nós.
    Faço aqui um pedido público ao José Augusto que intervenha e resolva esta questão, pois sei que, se quiser, tem capacidade para reunir as partes e pôr as pessoas a conversar outra vez.
    Vamos lá Sr. José Augusto, está na hora deitar tudo para trás das costas e pôr esta gente toda a conversar. Faz uma sopinha e uma feijoada e vamos lá resolver isto.

    Um abraço.

    C.M.S.R.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernando.
    Um beijinho e os meus parabéns pela atitude que tomaste.
    Só tenho pena que tenhas saído por nós, os deste lado do Côa, sabes bem quem tu és e que eras das poucas pessoas que nos podiam valer e apoiar na Câmara de Almeida.
    Fernando – para nós, os deste lado do Côa o João Neves vai ser sempre o Fernando – só te peço uma coisa: não desistas. Tu sabes com quem podes contar, e nas próximas eleições tu sabes com quem podes contar.
    Como sabes eu sempre fui PSD e continuo a ser, mas se continuares na vida politica e onde estiveres eu estarei sempre contigo, porque sei o homem que és, sério, honesto, amigo do seu amigo, sempre pronto a ajudar, capaz, com ideias que seriam importantes para nós, os deste lado, justo e verdadeiro. Por isto tudo, nas próximas eleições, onde tu estiveres eu estarei contigo.

    Um beijinho e força Fernando.

    Tu sabes quem sou.

    ResponderExcluir
  7. O João Neves pensava que por vir do CDS, chegava ao PSD e era tudo dele.
    Mas não é assim.
    Quem está no PSD há longos anos também tem direitos.
    Para além disso não há ninguém insubstituível, por muito valor que o João Neves tenha, não é insubstituível.
    Por mim pode ir embora que não faz falta nenhuma ao PSD.
    Foi um militante importante na Assembleia Municipal no anterior mandato do Dr. Costa Reis? também acho que foi, pois eu não sou burro e mal agradecido.
    Mas, penso que se foi embora do Partido, foi porque quis ir.
    Não se pode fazer nada.

    O Laranjinha

    ResponderExcluir
  8. Lamento que o Senhor João Neves tenha abandonado o PSD.
    Lamento porque era dos valores mais importantes que o partido tinha.
    No entanto penso que ele devia lutar aqui, dentro do Partido. E não abandonar
    Mas, o PSD em Almeida também não morre por ele sair. Outros valores surgem.
    O PSD continua. Lamento que tenhamos perdido um elemento de valor, mas a vida continua.
    Só desejo muita sorte ao Senhor João Neves.
    Quanto ao PSD, espero que o Senhor Hernâni tenha a coragem também de se demitir, pois o acto que praticou é vergonhoso e não é digno de um Presidente de uma Concelhia. Isso não se faz. Não tem estatuto para ocupar o lugar que está a desempenhar. È uma vergonha para o Partido ter uma pessoa sem carisma, sem qualidade e sem crédito na vida politica do Concelho.
    Demita-se de uma vez, homem!

    Um Militante.

    ResponderExcluir
  9. A atitude que o senhor João Neves assumiu foi a mais correcta.
    Muitas das pessoas com quem o senhor lidou não são mais do que um grupo a procurar orientar a sua vida pessoal em vez de tentarem beneficiar as pessoas do concelho.
    A prova do que estou a afirmar, é o facto de quem não pensar como eles,correm-nas.
    O senhor é um exemplo,mas há mais.
    E aqueles que se afastaram e falaram tão mal do partido e agora voltaram de novo? Porquê?
    Para garantirem lugares para as esposas,para os filhos, etc...
    Quando as coisas funcionam assim,mais dia menos dia,há sempre confusão.
    A sua voz estava a ser incómoda.
    Mas parece que as pessoas começam a despertar para a realidade.
    Assim espero eu e mais gente.
    Espero que com esta sua atitude não terminem as intervenções no blogue.
    Um abraço solidário.

    ResponderExcluir
  10. Sr. João Neves veja os casos do
    Dr. Marques Mendes, Dr. Luis Filipe Menezes, Dr. Santana Lopes, Dr. Pedro Passos Coelho entre outros, sofreram derrotas no seio do Partido e não se demitiram, alguns deles não concordam com a linha seguida pela actual direcção mas não se demitiram do Partido.
    Alguns deles bem "mal tratados" no seio do partido mas não se demitiram...Não vejo em que aspecto o Sr. sairá beneficiado com a decisão de se demitir. Para terminar não se iluda com as palavras de apoio de anónimos...valem o que valem....não resisto a deixar registado o seguinte: não existem partidos CELESTIAIS, todos sem excepção, passam por situações menos boas. Digo isto porque em relacção a este assunto já li comentários dos tais...anónimos a fazerem de outros partidos a perfeição na terra quando a realidade é a que todos sabemos... aproveitarem-se politicamente? muito bem são essas as regras do jogo, agora virem com teorias da perfeição do tipo "...no P.S resolvia-se o problema em 48 horas...", não me façam rir, foi em 48 horas que resolveram o problema em Felgueiras que um dirigente socialista foi barbaramente agredido por outros militantes sicialistas?, por isso lhe digo para não se iludir com ...anónimos. Agora apoiam-no mas certamente que já disseram cobras e lagartos de si quando defendia as cores deste partido noutras alturas.
    Os jogadores passam mas o clube fica.

    ResponderExcluir
  11. Amigo e companheiro João Neves

    Tinha que suceder,mais dia menos dia. Logo esta tua decisão não me surpreendeu em nada.

    Venho aqui apenas e só manifestar a minha solidariedade com a tua pessoa,considerando toda a tua disponibilidade enquanto militante a favor do PPD/PSD,muito especificamente durante o período em que que tive que assumir a responsabilidade máxima do partido a nível concelhio. Gostemos ou não,e com respeito pelas mais diversas opiniões,o PPD/PSD fica a perder.

    Um dos pontos dos Direitos Humanos diz o seguinte: "Todo o ser humano tem direito à liberdade de opinião e de expressão,o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e de as poder divulgar e manifestar livremente". Espero continuar a apreciar alguns textos escritos por ti neste blogue sobre os mais variados temas.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  12. A atitude assumida pelo sr. João Neves é pessoal e só temos que a respeitar.
    O fundamento da decisão é mais que suficiente para esta atitude.
    Pena é que perante o conflito havido,só o sr. João tomou uma posição.
    Para que eu possa continuar a acreditar no PSD como um partido democrata,terá que haver alguém que tome outras atitudes perante o fúlcro de toda esta questão.
    Não tenho confiança nem conheço muito bem o sr. João, mas pelo que tenho ouvido falar dele entre amigos,não acredito que a sua saída seja para entrar em novo partido.
    Como cidadãos temos o direito de optar entre várias escolhas,e isso também é extensivo a ele,por isso ninguém lhe pode levar a mal, se optar por apoiar outras pessoas no futuro.
    Se se trata de uma pessoa com boa base de amigos em todo o concelho e por conseguinte foi boa a vinda dele do CDS para o PSD,parece evidente quem mais perde. Até porque o sr. João parece nunca ter reivindicado nenhum lugar de destaque,politicamente falando,contráriamente ao que outros já fizeram.

    Apenas e só uma chamada de atenção para o sr. Presidente da Câmara.
    Cuidado que o mar anda muito revolto e a vantagem das últimas eleições não foi muita. Por isso talvez fosse bom o senhor assumir um pouco o comando e procurar chegar com o barco a bom porto.
    Já o seu avô dizia que só juntos venceremos.
    Como certamente sabe,os actuais Presidentes de Câmara do PSD,serão todos convidados à reeleição,logo...

    Os meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tó Soares.

    Eu pensei que o teu comentário iria incidir numa critica a toda a encenação que aconteceu no dia das eleições no PSD (eu ia a dizer no PPD…) para a fatal investidura de Manuela Ferreira Leite, que teve como actor principal o Presidente (????) da Concelhia de Almeida e com a realização de um qualquer pretendente a Manuel de Oliveira (mas de péssima qualidade!), já que tu assististe a toda aquela “peça teatral”.

    Assim não foi…

    Mas tu mereces que eu responda ao teu comentário, porque sabes que eu tenho muito respeito pelo Tó Soares como homem.

    Assim, primeiro quero dizer-te que os factos ocorridos no PSD, não só este já citado, mas todos os que têm vindo a acontecer desde 2005, nunca aconteceriam se tivessem como protagonistas os nomes e os líderes que tu citaste, Santana Lopes, Luís Filipe Meneses, etc.
    Em segundo lugar, eu nunca estive no PSD a competir seja com quem for mas sim com espírito de servir o meu Partido e a minha terra. Portanto eu não perdi nada.

    Em terceiro lugar, eu perderia, e aqui sim, perderia mesmo, se depois do sucedido e de recorrer a todos os órgãos partidários pedindo uma solução para a agressão a que tinha sido sujeito, e os mesmos não atendessem esta minha solicitação, eu permanecesse no Partido impávido e sereno como se nada se passasse. Sabes o que perdia Tó? A MINHA DIGNIDADE.
    Isso não me peças!

    Quanto ao resto do teu comentário não tenho nada a dizer a não ser que sempre prezei a minha liberdade como homem e cidadão. Sempre respeitei os meus adversários políticos de uma forma frontal, séria e honesta, sem qualquer tipo de preconceito, como provam o respeito que tenho merecido desses mesmos adversários políticos.

    Agradeço de qualquer das formas os teus conselhos mas, os anos que já passei nestas andanças na política também já me deram muita experiência e não conseguiram demover-me de uma forma de estar: a confiança nas pessoas. Continuo a confiar nas pessoas em geral e sem qualquer tipo de problemas ou preconceito. Serei um político romântico, como alguém já aqui me chamou? Pois se assim for…que seja.

    Sabes que tens aqui um amigo.

    Um abraço para ti, Tó.

    João Neves

    ResponderExcluir
  14. Não conheço o sr. António Soares até porque não sou de Almeida nem natural do concelho.
    Casei com uma jovem, essa sim natural do concelho e onde a sua família maioritariamente reside.
    Tenho acompanhado os debates que se vão fazendo nos diversos blogues existentes no concelho, ou se preferirem, na sede do concelho, porque também me interesso por estar ao dia.
    Sinceramente não descortino outro lugar onde semelhante coisa suceda. Mas deixem-me dizer que dos blogues todos que visitei, na sua maioria já foram encaminhados para a reciclagem.
    Mas vim aqui para falar da intervenção do sr. António Soares.
    Digamos que é uma intervenção interessante mas um bocadinho defensora da cor política. Naturalmente que sendo militante do partido aceita-se essa defesa.
    Mas existem certas e determinadas atitudes e posturas sr. Soares, que sejam feitas e tomadas por quem quer que seja, nós não as podemos aceitar sem questionarmos quem tiver que ser.
    Tive conhecimento do que se passou no período antes das eleições e de algumas divergências havidas. Será que elas tiveram razão de existir? Por acaso já alguém explicou devidamente o que se passou? Vocês os militantes já foram informados dessas atitudes? Ora, numa situação destas e num partido democrático onde as bases mandam, deveria haver alguém que desse conhecimento da situação e não deixasse ir as coisas tão longe.
    Sei que houve duas pessoas, do PSD, que abandonaram a Assembleia Municipal quando eram elas que poderiam fazer a diferença em relação à oposição. Alguém os tentou demover ou pelo menos perguntaram-lhes o porquê dessa atitude quando tinham assumido um compromisso com o partido e seus apoiantes? Também sei que agora os defensores do poder executivo são os da CDU. Pergunto-lhe se acha isso correcto? O PSD não deveria aceitar tal postura, até para se demarcar de possíveis acusações colaboracionistas.
    E que me diz o sr. Soares dos dinheiros públicos que andam a ser gastos pela câmara em festas e romarias? Por acaso já algum militante perguntou qual o valor até hoje gasto? E onde são feitas essas festas? Pelo que me é dado conhecer, 60% em Almeida e 40% em Vilar Formoso.
    E as outras freguesias não têm direito a ter festas?
    Sr. Soares, para lhe falar da última questão que agora surgiu (a tal taxa ou o que lhe quiserem chamar dos contadores), não acha que a postura do executivo camarário não está bem?
    Só lhe deixo uma pergunta para o sr. pensar. Não teriam feito melhor figura se não fossem cobrar a tal taxa? Evitavam o comunicado do PS e calavam algumas bocas críticas, quando dizem que bastaria apenas não fazerem uma qualquer festa com artistas caros, e já tinham poupado o dinheiro que não iriam cobrar nos contadores.
    Não o critico pelas suas defesas. Atenção que no PSD é hábito discutirem-se os problemas internos, internamente, e respeitar as decisões das maiorias.
    Um amigo……………social democrata.

    ResponderExcluir
  15. Júlio Pereira Garcês.

    Com aliança PSD-CDU em Almeida ainda se admiram que existam demissões e renuncias?
    Eu estou admirado como só houve esta do Sr. João Neves.
    A conclusão que chego nesta altura dos acontecimentos é que esta parceria PSD-CDU ou CDU-PSD já estava planeada antes das últimas eleições e ninguém percebeu, com excepção do Sr. João Neves, pois se foi o único que estave contra esta candidatura do PSD.
    Almeida é um caso curioso no nosso País, infelizmente.
    PSD-CDU, quem diria ou então, nem ao diabo lembraria.
    Que a santa aliança tenha muita sorte, porque eu já estou farto de tanta fita.
    Saúde para todos.

    ResponderExcluir
  16. Agora se compreende o porquê das festas e festinhas da câmara.
    Deve ser pelo aconselhamento do pessoal da CDU ou pela ajuda no cumprimento do programa deles.
    De facto esta união é deveras caricata. Não me parece que exista em qualquer outro lugar deste país.
    Agora convém perguntar é se com todas as festas que temos assistido e mais a que estão programadas,não ficaremos com as finanças da nossa autarquia abaladas,que é como quem diz,em baixo.
    Na realidade não dá para acreditar.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de deixar ficar a minha opinião sobre a saída do sr. João Neves do partido social democrata.
    Um partido só existe porque tem militantes. As pessoas só se filiam nos partidos porque acreditam neles e sentem-se próximos dos conceitos deles.
    Quando as pessoas mudam os seus é normal que os partidos também mudem,logo os militantes também podem sentir que já não se revêm nos partidos. Então a forma mais correcta é abandonar a militância.
    Parece-me que até aqui tudo normal.
    O que já não será tão normal é quando uma pessoa manifesta o seu desagrado pela linha seguida pelo partido de que é militante, e questiona ou como quem diz,põe em causa,a decisão dos responsáveis e passa a ser um indesejado.
    Aí o partido,qualquer que ele seja,deixa de ser democrático.
    Da mesma forma e pela mesma questão também os seus dirigentes deixam de ser pessoas idóneas e respeitadoras. A perda de confiança está instalada.
    Se como o autor deste texto diz,depois de recorridos os caminhos que apontou para encontro de uma solução,e a forma conjugada foi a que foi,aí parece-me,que a única forma possível de solucionar o caso é de facto a renúncia como militante.
    Em todo este processo parece ter falhado muita coisa. Mas o pior de tudo foi a falha humana. E pelos vistos foi propositada já que perante tantos apelos,ninguém o quis ouvir. Quando assim é,então o problema, o caso, a situação como lhe queiram chamar torna-se ainda mais grave do ponto de vista democrático. Passados 34 anos da implantação da democracia em Portugal é de lamentar que ainda hoje possam surgir factos como este.
    Daqui se pode tirar a conclusão de afinal sempre há pessoas que vivem da política,enquanto outros vivem para a política. Caberá aos militantes,aos eleitores,tirar as devidas conclusões.
    Aos verdadeiros democratas,caberá a tarefa de procurar limpar o mais rápido possível as "ervas daninhas".
    Aqui pode estar a causa porque muita gente vem até aos blogues emitir a sua opinião sobre os mais variados temas e preferem fazê-lo,na base do anonimato. Não os chamemos de cobardes porque se se identificassem certamente seriam "corridos" no dia seguinte. Teremos é que chamar de prepotentes,despóticos,opressores,etc...aqueles que valendo-se do poder o usam abusivamente.
    Que não faltem os valentes sem medo para bem da democracia e da construção de um país democrático e cada vez mais livre.

    ResponderExcluir
  18. Sai o João? Não faz mal.
    O PSD em Almeida tem uma equipa de militantes que nem se vai notar.
    A começar pelo presidente da Concelhia, passando pelo António Soares,tomaram os outros partidos terem um grupo daqueles.

    Fizeste muito bem João, aliás eu não percebia muito bem como tu aguentaste tanto tempo.

    Mais uma vez demonstraste o teu carácter e a tua personalidade. Que fiquem lá com o tal de Sr. Hernâni que ficam muito bem servidos, e que o mantenham por muitos e muitos anos.

    No meio disto tudo só admiro a atitude passiva do teu amigo José Augusto, pois parece-me que está a assobiar para o ar. Cuidado João, tu tens o hábito de confiares demais nas pessoas.

    Vamos ver o que o futuro nos reserva, mas eu não acredito que as demissões fiquem por aqui.

    ResponderExcluir
  19. Por opção fundamentada, não sou comentador assiduo dos blogs, sobretudo ao que respeitem matérias politicas. Todavia, perante casos como este e em face da elevada consideração que detenho não sómente do João, como também de outros comentadores e em particular do meu amigo José Augusto, resumirei o que me vai na alma, no decurso do que aqui já foi dito, com recurso ás sábias reflexões de um homem com elevado sentido social:
    "Sem que discurso eu pedisse, ele falou e eu escutei. Gostei do que ele não disse, do que disse não gostei" - António Aleixo -
    Vamos valorizar o que dizemos, rentabilizar as palavras, traduzir pavras em actos.Arriscar por consciência jamais perturbará o sono dos justos.

    ResponderExcluir