20 outubro, 2007

Almeida em debate...

Entrámos em Almeida pelas Portas de S. Francisco, numa tarde soalheira com temperaturas de verão. Procuramos um local para cavaqueármos, para convivermos, acompanhados pelo habitual café.
Depois de percorrermos os arruamentos da Vila, chegámos à conclusão que não estava nenhum estabelecimento aberto. Não se via vivalma…um deserto... Depois do desapontamento, chegámos à conclusão que a única solução seria deslocarmo-nos a Vilar Formoso…para tomarmos então, o nosso café...

Almeida está assim... Cada vez mais deserta... A desertificação do interior do país pode constatar-se em Almeida... É um exemplo claro dessa desertificação.
Se quisermos ser realistas…Almeida está a transformar-se, dia a dia, numa vila deserta…sem gente…com as suas majestosas muralhas cheias de arbustos enormes, com árvores a crescerem ao longo das suas muralhas…monumento grandioso mas muito mal cuidado, sujo e a degradar-se...com autênticos “atentados” a serem efectuados por um qualquer "iluminado"... um monumento sobre o
qual, no entanto, não nos cansamos de enaltecer, pela sua grandiosidade.



Mas as muralhas de Almeida, o monumento em si, com toda a certeza que não tem culpa de nada do que lhe está a acontecer...do que está a acontecer à sua Vila, às suas gentes e ao seu futuro.
Está a ficar deserta porque a politica em prática neste País para aí a empurra. Porque depois de eleitos democraticamente, a primeira coisa que os nossos políticos fazem no dia seguinte a serem eleitos, é pensar em vencer as eleições dali a 4 anos de mandato.

Porque há um deserto de ideias, uma falência completa em matéria de imaginação, de pragmatismo, de sapiência. Porque os nossos políticos não estão na politica activa com espírito de missão. Porque não procedem “com honestidade politica” …como eles por hábito dizem.

Façam-se duas simples perguntas aos residentes no Concelho de Almeida:

- O que pensa da politica?
- O que pensa dos políticos?

As respostas são óbvias…
Porque será?
Porque há incompetência, deslealdade…falta de muito carácter…de seriedade…de verdade...porque há uma carência enorme de valores humanos, de verdadeiros líderes regionais e nacionais.
Por outro lado, porque sobra muita vaidade, muito aventureirismo, muito materialismo…ganham-se eleições recorrendo a promessas variadas…e… a máxima de “…Fátima, futebol e fado…” está de novo em prática…a máxima do antigo regime voltou para ganhar eleições.

Por tudo isto, penso que a minha militância politica tende a diminuir cada vez mais, mas a minha intervenção politica tende a aumentar… e vai aumentar.


Por tudo isto, este Blog pode ser útil.

Por tudo isto, penso que devemos todos debater Almeida e o seu Concelho.

Espero que seja útil.


João Neves

4 comentários:

  1. almeida esta deserta por causa de alguns opressores da sociadade que teimam em controlar tudo e todas as mentalidades liberais

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde João,
    Parabens pelo blogue e pela ideia !

    E na sequência da mesma, julgo que antes de mais estará na altura de reflectir e assumir a "mea culpa" que cabe a cada um de nós, a sua a minha a de todos...
    Sim porque nem sempre estamos atentos na altura conveniente, porque deixamos passar de ânimo leve assuntos de relevate importância que no imediato afectam a vivencia e o desenvolvimento do concelho.
    E se admito a minha quota parte, perante humilde condição ( a de municipe), não poderei deixar de assinalar em particular a responsabilidade de quem nos representa globalmente, e tão frequentemente parece não ter tempo para analisar a informação que recebe em vésperas de Assembleia Municipal, ou então parece não identificar a importância que tantos assuntos revestem.
    .. E quntas vezes são os próprios que se queixam dos efeitos !

    ResponderExcluir
  3. Olá, Abilio.
    A mensagem que publiquei, mais do que apontar culpados, constata factos. Declara divergências, da minha parte, quanto à politica executiva que o poder autárquico actual está a praticar, até porque eu, em devido tempo denunciei algumas dessas discordâncias, em plena Assembleia Municipal.
    Abilio, eu sempre me pautei por principios de lealdade e considero que ninguem poderá dizer que o não fui ou não sou um homem com principios de lealdade: por isso a minha renúncia ao lugar de deputado da Assembleia Municipal.Senão, vejamos: não podia ser critico em relação à actual gestão da autarquia, fazendo parte da mesma equipe, da mesma bancada se assim se pode dizer. Aliás, no último mandato do Dr. Costa Reis, nem sempre estive de acordo com ele, mas disse-lho pessoalmente (se bem que muito poucas vezes isso tenha acontecido),em reuniões particulares e nunca pondo em causa a minha lealdade. Não houve mais ninguém que o defendesse mais que eu.
    Em relação à actual equipe executiva camarária, as divergências são de tal ordem, que não podia de forma alguma estar naquela bancada, defendendo aquele executivo, quando não concordava com a sua politica (ou com a ausência dela) e com a sua forma de estar.Pelo contrário, se lá continuasse, só para levantar ou baixar o braço...não... não me podiam pedir isso.A qualquer preço...não!
    Quanto à Freguesia, fui e sou oposição à actual equipe no poder. Mas, sempre fui oposição de uma forma franca, critica, mas de uma forma positiva e, pode-se dizer, leal também. Quando critiquei, apresentava alternativas, apresentava sugestões. A comprovar esta afirmação, estão as actas das Assembleias de Freguesia.
    Mas, vamos aguardar por novos artigos e/ou mensagens...

    Bem hajas pelo comentário, Abilio.
    Um abraço.
    João Neves

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua ideia.
    Discutir o Concelho de Almeida é "nossa" obrigação de cidadãos.
    Agora porque ´que o Concelho está ... "assim":
    Base Censos 2001 -8.453 HM
    Estimativas de Pop. 31/12/05 - 7.592 HM
    Estimativas de Pop. 31/12/06 -7.402 HM
    Indice de Dependência - 64,6
    Indice de Envelhecimento - 313,4
    ...para onde se caminha, assim, mas não só por isto?.

    ResponderExcluir