09 outubro, 2013

...e a saga continua...


No âmbito do PREMAC – PLANO DE REDUÇÃO E MELHORIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, os Serviços de Finanças que se preveem encerrar para o Distrito da Guarda, são os seguintes:
Aguiar da Beira
ALMEIDA
Celorico da Beira
Figueira de Castelo Rodrigo
Fornos de Algodres
Manteigas
Meda
Pinhel
Trancoso
Vila Nova de Foz Côa

De 14 Serviços de Finanças existentes no Distrito ficamos com 4 – Guarda, Sabugal, Gouveia e Seia.

É assim que se estanca a desertificação e se desenvolve este interior…????

 
Acabámos de assistir a uma campanha eleitoral e assistimos às promessas habituais de desenvolvimento económico, social, de eventos e demais propostas (habituais).
Assisti a algumas “sessões de esclarecimento” (????) para divulgação de programas eleitorais muito bem encadernados.
Não vi em nenhum desses tais “programas” nem ouvi nenhuma voz que esclarecesse o povo do nosso Concelho do que realmente nos está a acontecer.

Ontem foram os Serviços de Urgência, a serviços da EDP…em breve serão os Serviços de Finanças, os Correios (CTT) de Almeida e/ou Vilar Formoso, entretanto uma das Escolas Secundárias do Agrupamento de Almeida que se vá preparando pois o destino estará também marcado e tudo mais que o processo de centralização dos serviços nos reserva.
Não ouvi ninguém dos nossos entendidos na matéria alertar e informar quais as diligências que seriam feitas para travar o destino que estão a planear para as Terras de Riba-Côa.
Ninguém disse a este povo assustado com o seu futuro, qual será a luta a encetar contra este verdadeiro inimigo.
Ninguém escreveu nada em lado algum informando quais as atitudes a tomar contra quem está a destruir paulatinamente o interior beirão.

Eu vi bandeiras no ar, vivas a torto e a direito, criticas a roçar o insulto, gente entusiasmada com o desenrolar da empreitada ou do jogo, comeretes e beberetes, sorrisos e beijos ao desbarato…mas vi também um vazio de ideias no sentido de  contrariar o que realmente nos deve preocupar a todos:

 a consumação do processo de desertificação das terras de Riba-Côa.

Ninguém teve uma palavra de conforto para um povo alarmado com o seu futuro e o dos seus filhos.


 
Entretanto enquanto os Almeidenses vão…dando milho aos pombos…ou distraídos em defender a honra da Sede deste Concelho (até quando?) contra os maldizentes da nossa terra…a cruzada dos senhores de gravata vai avançando demolidoramente…a saga planeada pelos senhores da cidade grande vai continuando a sua marcha.

Até que o povo acorde…ou será que acordará?...mas…mesmo que acorde, já será tarde…

…entretanto, meus Senhores…vamos continuando a dar milho aos pombos…


 
João Neves


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário