01 abril, 2013

ALMEIDA-Património da Humanidade pela UNESCO



Um autêntico ovo de Páscoa foi o que Almeida recebeu neste tempo de permanente crise que vai infernizando a nossa vivência. Nem tudo, vá lá, são notícias negativas. Uma agradável surpresa o que a Unesco veio agora confirmar: ALMEIDA vai mesmo ser classificada como PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE! 

Eu nem sei como expressar a minha satisfação por tão inesperada novidade. Confesso que, nos primeiros momentos, fiquei sem palavras. A justificação para tão meritória distinção baseia-se (e passo a citar do longo texto justificativo)    “…não só no património histórico de que a Vila de Almeida é detentora por herança, mas particularmente pela qualidade integrativa  das novas construções dentro e fora do Centro Histórico, constituindo uma harmónica linguagem de formas e soluções entre o antigo e o moderno…”  
Mais à frente, enumeram-se mesmo os exemplos que causaram  boa impressão e que terão contribuído para tal distinção: “… a feliz incorporação  das soluções  construtivas  modernas, como os arranjos junto às majestosas Portas da Praça, a inclusão de novos materiais e formas (vidro e aço) no todo abaluartado; a geometria  de  recentes construções  dentro do perímetro urbano numa simbiose construtiva de grande sensibilidade…” 

 Enfim, os encómios são diversos, e até alguns por que, pessoalmente em tempos, não demonstrei total agrado, foram tidos como mais valia, lendo-se que “… constitui um circuito turístico e ecológico, acessibilizando  uma  visão da vila exterior em 360º consubstanciada  numa funcional  e utilíssima ciclovia…” Quem diria!


Bem, meus leitores , eu sempre  advoguei que as obras que a CMA tem andado a fazer ao longo destes últimos anos são de grande alcance, apesar de, poucas vezes, concordar com as soluções propostas. Agora, só me resta dar os parabéns, juntando a minha voz de aplauso aos preclaros decisores e notáveis  académicos  que  secundam a CMA e dizer-lhes publicamente: BEM-HAJAM!

Rui Brito Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário