30 junho, 2012

Elvas...UNESCO classifica Património Mundial

A maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, foi hoje classificada como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), revelou à Agência Lusa fonte do município.
As fortificações de Elvas foram classificadas, na categoria de bens culturais, ao início da tarde de hoje na 36.ª sessão do Comité do Património Mundial, que está reunido até 06 de julho, em São Petersburgo, na Rússia.
O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.
As fortificações de Elvas constituíam o único monumento português entre os 33 candidatos que fazem parte da lista de Património Mundial, elaborada pela Unesco.

A fonte do município explicou à Lusa que foram classificadas todas as fortificações da cidade, os dois fortes, o de Santa Luzia, do século XVII, e o da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a mudalha do século XVII, além do Aqueduto da Amoreira.
Classificado como Património Nacional em 1910, o Forte da Graça, monumento militar do século XVIII situado a dois quilómetros a norte da cidade de Elvas, constitui um dos símbolos máximos das fortalezas abaluartadas em zonas fronteiriças.
O Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) já tinha dado parecer “decisivo e favorável”, tendo sido provado que as fortificações da cidade alentejana “reúnem o valor universal excecional, que é o principal para que uma candidatura seja aprovada”, segundo a vereadora da Cultura do município de Elvas, Elsa Grilo.



Por Agência Lusa - 30/06/2012




...deixo a minha pergunta...então e...Almeida?...não era presumível ser Património da humanidade também?...então não fomos parceiros de candidatura?...





4 comentários:

  1. Questionar sempre no sitio certo, com dados de facto, quem prometeu e não tem cumprido.

    ResponderExcluir
  2. kakakaka achei piada ao discurso do presidente da camara de Almeida na inauguração das pedras. O tal que é o único que sabe cuidar de nós. E ainda falta o tal hotel no meio dos barrocos. ó povo da cidade de Almeida, parabéns pelo homem que vos cuida.

    ResponderExcluir
  3. «Quanto à Candidatura a Património da UNESCO, afirmou (o Presidente da Câmara Municipal de Almeida) que não desistiu nem vai desistir dela. Falou sobre os passos que têm sido dados e das várias reuniões que houve com todos os candidatos. Explicou que Elvas apresentou o projecto individualmente e que, como era de esperar, não teve sucesso. Tem feito diligências junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a quem manifesta a sua gratidão pela forma como foi atendido, e que, em Dublin, apresentou o projecto aos vários membros, inclusive ao Presidente da UNESCO. Tomará outra atitude e porventura a liderança deste processo, caso a câmara de Elvas não tenha uma posição e comportamento bem diferente. Neste momento está a desenvolver esforços para que também possa contemplar as fortalezas abaluartadas da época dos Descobrimentos, alargando esta candidatura ao Brasil e Uruguai.»
    Ata da Assembleia Municipal de 17 de dezembro de 2010
    Este extrato impõe algumas questões:
    - «Elvas apresentou o projecto individualmente e que, como era de esperar, não teve sucesso» dizia o senhor Presidente da CMA. Mas, afinal, teve sucesso!!
    - Afinal as diligências do autarca de Elvas resultaram, e as do senhor Presidente da CMA em que ponto estão??
    - Misturar Descobrimentos com século XIX, a nível de fortalezas abaluartadas, será mesmo o caminho para ganhar mais valias para uma candidatura?
    - Neste momento, como «a câmara de Elvas não tenha uma posição e comportamento bem diferente» é mesmo o senhor Presidente da CMA que comanda o processo? Quem está, afinal, ainda na candidatura conjunta de Almeida?
    Fazemos votos para que possamos vir a ter uma alegria como teve o povo de Elvas!

    ResponderExcluir
  4. Caro Anónimo anterior,
    gosto da sua ironia quanto a Almeida poder ser Património Mundial.
    A arrogância e a cegueira do Sr.Presidente e restantes mordomos municipais não conseguem ou não querem perceber que o grande contador da histórias Prof. Doutor Arquitecto lhe vai enfiando umas atrás de outras...e eles parecem gostar.

    ResponderExcluir