28 outubro, 2010

Impasse? Não....

Quando há uns tempos escrevi neste espaço que a situação sócio económica para a maioria dos portugueses seria muito difícil em 2010, estava longe de imaginar que o fosse da forma que está a ser.
Mas pelos vistos ainda não existe uma avaliação exacta do défice que vamos ter no final do ano, apesar do Governo através do Sr. Ministro das Finanças afirmar que o mesmo está controlado, sem especificar o valor concreto.

Toda a encenação que vimos nos últimos dias, relativamente às reuniões havidas entre o Governo do Partido Socialista e o Partido Social Democrata, seria de evitar não dando assim aos mercados internacionais um sinal de caos em que estamos a viver no sector económico.

O Governo sabia que tinha que preparar o Orçamento de Estado para apresentar na Assembleia da República.
O Governo sabe que neste mandato não possui uma maioria absoluta de forma a permitir-lhe a aprovação do OE na Assembleia, só com os seus deputados.
O Governo sempre soube que para aprovar o OE este ano, teria que negociar com alguma força política a votação.

Quando alguém quer algo com muito interesse, deve ter a preocupação em fazer o trabalho de casa nas melhores condições.
Não pretendo com esta minha ideia dar lições a ninguém. Mas acredito que se o Governo antes de elaborar o seu próprio OE, tivesse procurado ouvir com a antecedência necessária dos partidos políticos com representação parlamentar, as sugestões e/ou propostas próprias deles, teria sido muito melhor.
Esta forma de actuação poderia contribuir para evitar as acusações que lhe são feitas. Talvez uma ou outra sugestão deste ou daquele partido a serem inseridas na proposta final, poderia evitar que todos, à excepção do PSD, já afirmassem a sua não aprovação.
Elaborar o OE e depois ir discuti-lo com os partidos é mais difícil. Aliás experiências vividas noutras áreas só demonstram que esta forma é mais fácil de negociar.

Por outro lado a troca de certas afirmações feitas por parte de alguns membros do Governo e do PS para com pessoas do PSD, em nada vieram ajudar à criação de um clima de abertura para o diálogo. Veja-se o que se passou no último debate quinzenal efectuado na AR entre José Sócrates e o líder da bancada do PSD.

Os mercados internacionais estão atentos e nervosos sobre o que se irá passar em Portugal. O Fundo Monetário Internacional também está atento uma vez que o mais provável é que mais cedo ou mais tarde vai ter que intervir.

Afinal todas as medidas que nos foram de uma ou outra maneira “vendidas” pelo Governo do PS, nos chamados PEC, foram insuficientes. Afinal as fortes críticas feitas pelos partidos da oposição, tinham mais que razão de existir. E as críticas feitas pelos mais diversos comentadores políticos e economistas? Tinham razão ou não de existir?
Estas últimas medidas que o Governo acabou por assumir, se tivessem sido feitas há mais de um ou dois anos, hoje certamente estaríamos melhor e evitar-se-ia todo este cenário vergonhoso por que estamos a passar e a levar para o palco internacional.
Nem quero imaginar se o PS tivesse obtido uma nova maioria absoluta, em que situação hoje estaríamos.
Hoje como ontem e mesmo nos próximos dias, o debate as conversas vão versar sobre a aprovação ou não do OE.
Acredito que vai passar. Tenho essa convicção. O PSD pode e deve abster-se na votação da generalidade. Por sua vez o Governo vai ter que ceder em alguns pontos na discussão da especialidade.
Será talvez o ponto mais crítico, uma vez que as alterações propostas podem ser aprovadas pela maioria da oposição. Será que depois o Governo aceita ou não. Se não aceitar só tem um caminho, pedir a demissão ao Sr. Presidente da República, e lá estamos então com o mesmo problema de hoje, mas muito mais grave.

Acredito que à reunião a que o Sr. Primeiro Ministro vai hoje e amanhã, e onde vão estar presentes por exemplo, Angela Dorothea Merkel e Nicolas Sarkozy, estes acabarão por sensibilizá-lo a ouvir de novo a oposição e encontrar a qualquer custo uma solução para o impasse. A ver vamos.

Não podemos sobre qualquer pretexto ficar reféns de políticos. A democracia é algo muito valioso, para que meia dúzia de pessoas a coloque em causa e a transforme em algo vergonhoso. Mais do que nunca me parece que a nossa classe política, a actual, está fora de prazo e rica de mais para que olhem para nós, os pobres.

Que a situação actual que estamos a viver nos servia para reflectir em termos futuros.

21 comentários:

  1. Manuel Norberto Baptista Forte29 de outubro de 2010 às 08:49

    "Não podemos sobre qualquer pretexto ficar reféns de políticos."; plenamente de acordo porque mal de um Povo que não saiba responder aos políticos que ele próprio no poder colocou.
    "Que a situação actual que estamos a viver nos servia para reflectir em termos futuros.". Eu penso que o Povo Português hoje está muito mais alerta e consciente, da (des)Governação das últimas décadas, com especial relevo para a ultima meia dúzia de anos. Assim sendo, porque existem alternativas credíveis, acredito na sensatez do Povo. Se preferir mais do mesmo, paciência, só compete respeitar a opção expressa democráticamente.

    ResponderExcluir
  2. "...existem alternativas credíveis..."
    Onde é que estão essas alternativas??? Eu procuro e não as vejo. Talvez! talvez o Dr. Pedro P. Coelho, mas só talvez.
    O resto dos partidos dizem o que o povo quer ouvir. Só mais nada.
    Zé Pedro

    ResponderExcluir
  3. E o acordo do PS com o PSD? 4ª há mais ...

    ResponderExcluir
  4. Afinal todas as declarações do Governo e do Partido Socialista relativamente a que tudo neste país estava bem, nãopassavam de puras mentiras. Não era José Sócrates que dizia que estava farto de todos aqueles que só vinham para a comunicação social falar pela negativa do país? Então como justifica estas últimas medidas? Para quem estava tão bem.
    Espero um dia que a democracia obrigue todos aqueles que são culpados por tamanha desgraça, sejam obrigados a pagá-la, de uma forma ou ou tra.
    O sr. Norberto no seu comentário afirma que existem alternativas credíveis. Não nos venha dizer que é o PCP. É que este partido sente alguma dificuldade em lidar com a liberdade de expressão e os direitos humanos. Veja o que se passou recentemente sobre os ex-presos de Cuba.
    E que dizer da postura do PCP na assembleia de almeida, ao lado do PSD?

    ResponderExcluir
  5. Noruega... para pensar

    'Na Noruega, o horário de trabalho começa cedo (às 8 horas) e acaba cedo (às 15.30). As mães e so pays noruegueses têm uma parte significativa dos seus dias para serem pais, para proporcionar aos filhos algo mais do que um serão de televisão ou videojogos. Têm um ano de licença de maternidade e nunca ouviram falar de despedimentos por gravidez.'
    'A riqueza que produzem nos seus trabalhos garante-lhes o maior nível salarial da Europa. Que é também, desculpem-me os menos sensíveis ao argumento, o mais igualitário. Todos descontam UM IRS LIMPO E TRANSPARENTE QUE NÃO É DEPOIS DESBARATADO EM ROTUNDAS E ESTATUAÁRIA KITSH, NEM EM AUTO-ESTRADAS – SÓ TÊM 200 QUILÓMETROS DESSAS TAIS “ALAVANCAS DE PROGRESSO” (ESTÁ A NOTAR-SE!!!) – NEM EM EXPOS E EUROS…ou pensam em mundiais.

    'É tempo de os empresários portugueses constatarem que, na Noruega, a fuga ao fisco não é uma «vantagem competitiva». Ali, o cruzamento de dados «devassa» as contas bancárias, as apólices de seguros, as propriedades móveis e imóveis e as «ofertas» de património a familiares que, em Portugal, país de gentes inventivas, garantem anonimato aos crimes e «confundem» os poucos olhos que se dedicam ao combate à fraude económica.'
    'Mais do que os costumeiros «bons negócios», deviam os empresários portugueses pôr os olhos naquilo que a Noruega tem para nos ensinar.
    E, já agora, os políticos.
    Numa crónica inspirada, o correspondente da TSF naquele país, afiança que os ministros não se medem pelas gravatas, nem pela alta cilindrada das suas frotas. Pelo contrário, andam de metro, e não se ofendem quando os tratam por tu. Aqui, cada ministério faz uso de dezenas de carros topo de gama, com vidros fumados para não dar lastro às ideias de transparência dos cidadãos. Os ministros portugueses fazem-se preceder de batedores motorizados, poluem o ambiente, dão maus exemplos e gastam a rodos o dinheiro que escasseia para assuntos verdadeiramente importantes.'


    'Mais: os noruegueses sabem que não se «projecta o nome do país» com despesismos faraónicos, basta ser-se sensato e fazer da gestão das contas públicas um exercício de ética e responsabilidade. Arafat e Rabin assinaram um tratado de paz em Oslo. E, que se saiba, não foi preciso desbaratarem milhões de contos para que o nome da capital norueguesa corresse mundo por uma boa causa.'

    'Até os clubes de futebol noruegueses, que pedem meças aos seus congéneres lusos em competições internacionais, nunca precisaram de pagar aos seus jogadores 400 salários mínimos por mês para que estes joguem à bola.
    Ao tempo para viver e à segurança social.'
    'Ali, naquele país, também há patos-bravos. Mas para os vermos precisamos de apontar binóculos para o céu. Não andam de jipe e óculos escuros. Não clamam por messias nem por prebendas. Não se queixam do «excessivo peso do Estado», para depois exigirem isenções e subsídios.'

    É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós.
    Seria meio caminho…

    …e já agora...e nós por cá como vamos?...será que a nossa autarquia já parou para pensar nos tempos cinzentos que estamos a atravessar?...será que já se sentou a uma mesa com os seus munícipes e esporem/discutirem politicas económicas e financeiras que terão forçosamente que adoptar perante o panorama nacional e europeu?...ou continua a pensar que os males só acontecem no quintal do vizinho ou que continuamos a ser a tal ilha paradisíaca?...sim porque felizmente ainda temos gente com capacidade e saber suficientes para sermos prudentes e tentarmos salvaguardarmos as nossas gentes das enormes dificuldades que se adivinham...sem necessitarmos de falsos-messias que de amor ao Concelho se resume a euros... ...deixo o meu apelo aos nossos autarcas e aos munícipes, para que ambos, dispam as camisolas, encham-se de humildade e esforços e discutam com boa vontade o futuro de todos nós...estamos a viver dificuldades que muitos de não têm memória...para bem de todos nós...para bem dos nossos filhos...

    João Neves

    ResponderExcluir
  6. Manuel Norberto Baptista Forte31 de outubro de 2010 às 16:54

    Gosto de desafios, acredite caro " João d'Avó disse..."(30 de outubro de 2010 18:38), porque a opinião livre, responsável, e em nome próprio (melhor assim), só robustece a Democracia.
    Começo pelo fim do seu contributo opinativo:
    "...PCP na assembleia de almeida, ao lado do PSD?"; que eu saiba na Assembleia Municipal de Almeida, a C. D. U. (Coligação Democrática Unitària), da qual faz parte o P. C. P. (Partido Comunista Português, é que tem representação Municipal com dois Deputados Municipais; um eleito directamente, e outro por inerência. No respeitante à "...postura..." é você que o diz; que sou eu para o contrariar?.
    Sem dogmas, acredite que eu acredito que o P. C. P. (Partido Comunista Português) é à esquerda dos "renovados votos" dos Partidos que subscreveram o acordo para viabilizarem o O. G. E./2011, a única alternativa credível. Não lhe respondendo "à letra", no respeitante aos "Direitos Humanos",remeto-o e só para a "DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS"; Guantanamo (de entre vários exemplo mais) também obrigaria ao respeito pelos mesmos.
    Tenha, sinceramente, um resto de bom Domingo e um bom feriado.

    ResponderExcluir
  7. PIROTECNIA OLEIRENSE FOGOS DE ARTIFÍCIO, LDª.
    * ESPECTÁCULO PIROMUSICAL PARA AS COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL

    CUSTO : 11.000,00 €

    ...gestão ambiciosa ou irresponsável?

    ResponderExcluir
  8. O governo do partido socialista já levou tanta porrada nos últimos tempos que nem já sabe o que há-de dizer. Dantes vinham uns muitos defender uns poucos. Agora ninguém já defende ninguém porque sabe que fica mal na fotografia uma vez que não há nada para defender.
    Porque razão o partido socialista não se cola aos comunistas na defesa da esquerda? Será que eles(ps) não são de esquerda? Ou será de facto pela diferença na defesa dos direitos humanos? Este país está na miséria que sabemos por culpa de todos estes senhores. Tenham vergonha e abandonem a política porque já fizeram muito mal a muita gente e acima de tudo a crianças.

    ResponderExcluir
  9. 11.000 euros gastos no feriado municipal só m fogo de artifício? E nos comes e bebes quanto se gastou? Já imaginaram todo este dinheiro a ser dividido pelas juntas de freguesia do concelho? Caberiam por aí uns 1,000 euros a cada. Vejam o que não dava para fazer na melhoria da freguesia.
    Grandes gestores que nós temos.

    ResponderExcluir
  10. A factura da água
    Comparando as minhas últimas duas facturas da água, saneamento e RSU verifiquei que duplicou.
    Coloquei a mim própria a pergunta será que os serviços melhoram para justificar o acréscimo não vi nada de novo, até os monstros tem que ser os consumidores levar para o local de recolha, porque não existe o sistema telefónico como no concelho vizinho do Sabugal.
    Confrontei alguns preços por Portugal por exemplo em Sintra em que à poucos anos era a mais cara de Portugal e cheguei à conclusão que esses serviços são mais baixos em 20% para o consumo até 15 metros cúbicos.
    Em Pinhel sendo o preço da água mais caro a factura é menor em 35%.
    O Sr. Presidente Câmara de Almeida enganou o Governo mudando o nome ao descritivo da factura anteriormente chamava-lhe “ tarifa Disponível” , taxa 20% e agora “Consumo de Água”, taxa 6%. Então quem estava a mentir ao povo.

    ResponderExcluir
  11. Manuel Norberto Baptista Forte7 de novembro de 2010 às 12:54

    Ao ler a capa do Jornal "O Interior", Edição 567, de 4 de Novembro de 2010, reparei óbviamente até pelo destaque do mesmo, no título: "Municípios contra Águas do Zêzere e Côa". Seguidamente, fui directo à pág 3, e aí a encabeçar a notícia temos: "Municípios declaram guerra à Àguas do Zêzere e Côa".
    É sabido, que manifestamente pela realidade quotidiana, com maior acentuação no época de verão que a água no Municipio de Almeida ... nem nem sempre com o volume necessário, chega a todos. Entretanto em sub - título na pág. 3 lê-se: "Por causa dos aumentos de 10 e 15 por cento nas tarifas de abastecimento de água e sanemamento, respectivamente"; ora chegados e não tendo um serviço compatível com o devido, mais o aumento previsto, aqui há bastas razões para qualquer Almeidense fixar furioso, e reclamar junto do Executivo Camarário, da Câmara Municipal de Almeida que é uma das "accionistas" da Águas do Zêzere e Côa; quando? Por exemplo numa sessão pública de Câmara, onde o público tem voz, ou então de outras formas que vinculem o Executivo, a porfiar junto da respectiva empresa para que haja quantidade e qualidade na água distribuída aos Almeidenses. Que as pessoas perante mais este "assalto financeiro" às suas já depauperadas receitas seja combatido em conjunto com quem de direito, exigindo mais qualidade de serviço, e com certeza porque certamente conduzirá a alguma menos saúde financeira dos municipios, que já de si não estão bem finaceiramente, e pior ficarão a partir de Janeiro de 2011.
    Recolha do lixo. Porque é que em muitas (quase todas) Freguesias do "nosso Municipio", ainda não existem ecopontos completos, e ainda existem ... contentores de tampas empenadas, de material base que já não se usa, e que muitas vezes são deficientemente ou não são despejados e higienizados? Para quando a substituição, e a sua devida higienização?.
    Penso que com isto tudo haveria razão para que um Presidente de um Conselho de Administracção tivesse razão quando diz:"Os nossos clientes têm condições de pagamento". Quais são, face ao correr evolutivo dos tempos?.

    ResponderExcluir
  12. O preço da água e o saneamento são caros porque não possuem qualidade.
    1º A pressão da água nas redes é pouca;
    2º No verão nalgumas localidades falta quase todos os anos a água;
    3º As presumiveis Etares não funcionam a nível de deixar sair cheiros insuportaveis;
    4º Os contentores raramente são lavados e desinfectados;
    5º Os mesmos não possuem elementos mecanicos para ser manusiados pelos utentes excepto com as mãos;
    6ª etc.
    O Municipio abusa dos seus clientes.

    ResponderExcluir
  13. Tem-se verificado o corte de matos junto às vias de comunicação, o que é optimo. Mas optimo tem o oposto, dado que o serviço é efectuado de uma forma deficiente dado que os residuos não são retirados das valetas, o que implica a obstrução destas com as chuvas.
    Será que não existem enchadas tambem para cortar as ervas junto das manilhas de acesso às propriedades. Dona Clarinda desculpe utilizar este meio para chegar a quem de direito no nosso Municipio.

    ResponderExcluir
  14. ...Nada disso, nada disso!
    Em Almeida está tudo bem. A culpa é do Governo e dos outros. Os da casa (CMA) têm sempre razão, mas mesmo sempre. E isso de andar sempre a dizer mal deles (CMA) tem de acabar. Os almeidenses que criticam a sua gestão são uns ingratos, safardanas que não sabem o que é o espírito de missão pública, da entrega desinteressada ao bem público.Sempre a dizer mal, sempre a dizer mal, chega de atacar os senhores da Câmara.

    ResponderExcluir
  15. Sobre a água será que (CMA) tem controlo. Quanto é gasto anualmente nas Piscinas nos jardins na própria (CMA), Nos repuchos.
    Presumo que é muito mais do que os pagadores. Talvez não tenham contadores.
    Estará a ser gasta àgua tratada nos jardins?

    ResponderExcluir
  16. As obras desnecessárias ( obras de arte); festas e foguetes são a bem da nação.
    O povo agradece que daqui a duas décadas só existam mil eleitores; Os terrenos seram comprados pelos meninos vizinhos que o sr. presidente protege com o bacalhau

    ResponderExcluir
  17. Eles ficaram a saber que nós sabemos como eles gastam....
    Ganharam um pouquito de vergonha e reduziram para 2011 dos 191 para 145 Milhões de euros.
    Não foi mau. Mas poupar seria reduzir para 30 milhões !!! Era mais que suficiente.

    Esta é a mentalidade despesista dos nossos governantes.
    Dela não abdicam.
    Só é pena que seja o povo a pagar.


    Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 - RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.

    Poderão aceder através do site http://WWW.dre.pt

    Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica
    1 - Vencimento de Deputados .................................................12 milhões 349 mil Euros
    2 - Ajudas de Custo de Deputados.............................................2 milhões 724 mil Euros
    3 - Transportes de Deputados ...................................................3 milhões 869 mil Euros
    4 - Deslocações e Estadas .........................................................2 milhões 363 mil Euros
    5 - Assistência Técnica (??) .......................................................2 milhões 948 mil Euros
    6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ...................................3 milhões 593 mil Euros
    7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA...............................................961 mil Euros
    8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares................................................970 mil Euros
    9 - Equipamento de Informática ................................................2 milhões 110 mil Euros
    10- Outros Investimentos (??) ....................................................2 milhões 420 mil Euros
    11- Edificios ...............................................................................2 milhões 686 mil Euros
    12- Transfer's (??) Diversos (??)................................................13 milhões 506 mil Euros
    13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. .................................16 milhões 977 mil Euros
    14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ...........................73 milhões 798 mil Euros
    NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :? 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.


    Seria útil para nós que vivemos neste interior esquecido que fossemos cautelosos também.
    Sugestão para o Presidente Baptista: dispenso perfeitamente as luzinhas de Natal, as suas festas e festinhas tipo bacalhau, etc. Passamos muito bem sem esses gastos que só servem para uma certa camada de "acompanhantes" se divertirem. Assim como a frota automóvel. Acho que tem também que olhar para a grande quantidade de viaturas que a Câmara de Almeida tem. Parafraseando o Senhor Presidente em entrevista à imprensa regional, tudo isto para evitar que "feche a porta". Lá chegará o tempo que os problemas não se resolvem com o aumento da água aos municipes.

    ResponderExcluir
  18. A Câmara, tal como o País tem gastos de rico e bolsa de pobre, o que dá no resultado que todos sabemos: crise, recessão e eventual falência das instituições. Isto de andar a gastar dinheiro emprestado sem o poder pagar é algo que devia ser objecto de responsabilidade criminal para governantes e edis.
    Fácil é gastar o que não é seu. Difícil e honesto é gastar cada cêntimo dos dinheiros públicos como sendo do seu bolso. Depois venham com as desculpas que já não convencem ninguém, que a responsabilidade é da conjuntura internacioal ou, da falta de verbas por parte do Governo ( no caso das autarquias). Ó senhores, vocês continuam a achar que o povo é imbecil e come qualquer coisa. Continuem a seduzi-lo com algo que não é concretizável e verão o grande pontapé nos traseiros levam.

    ResponderExcluir
  19. PIOR QUE ALGUNS MAUS POLITICOS,SÃO TAMBEM ALGUNS MAUS VOTANTES QUE OS ELEGEM...

    ResponderExcluir
  20. Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?

    SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

    Nenhum politico fala nisto... porquê?
    ...
    Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

    Imaginem só a bronca!

    A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

    Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

    VOTEM EM BRANCO.

    A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!

    EU VOU VOTAR EM BRANCO!

    E TU?????

    ResponderExcluir
  21. De facto já quase ninguém acredita nas palavras do Governo e muito menos do primeiro ministro e do ministro das finanças. Hoje dizem uma coisa, amanhã não cumprem o que disseram e depois de amanhã já dizem que não disseram isso e dizem outras coisas. Depois continuam no mesmo ciclo.
    No fim de contas quem tem que pagar esta situação de crise são neste caso os funcionários públicos.
    Será que os funcionários das câmaras municipais são os culpados da crise? Ganham assim tanto?
    Será que os funcionários das finanças são os culpados? Ganham assim tanto?
    Será que os professores são os culpados? Ganham assim tanto?
    Será que os culpados são os funcionários dos tribunais? Ganham assim tanto?
    Serão os culpados os polícias? Os guardas prisionais?
    Não foram todos estes funcionários públicos que se auto-empregaram. Foram os dirigentes políticos vulgos governantes que criaram os postos de trabalho. Agora querem correr com eles? Porquê? Estão a dar despesa ao estado?
    Claro que sim que dão despesas, mas e quanto ganham os políticos? E os governantes? E os gestores das empresas públicas? E não satisfeitos com isso, ainda acabam por repartir entre eles, dirigentes e gestores, parte dos lucros das empresas em milhões de euros, quando esses valores deviam ser entregues ao estado.
    Não queiram fazer dos funcionários públicos os bodes de todo um fracasso da incompetência da classe política.
    Pergunto para quando a responsabilização criminal da má gestão dos nossos governantes? Enquanto isso não suceder, jamais haverá democracia em Portugal, e muito menos justiça.

    ResponderExcluir