05 agosto, 2010

BICENTENÁRIO DO CERCO DE ALMEIDA







 

11 comentários:

  1. Vão fazer um depósito de água junto à nova ponte do Côa? Um depósito de água ali a dois passos de um rio com caudal? Ou será um observatório astronómico? É verdade que em Almeida está cheio de estrelas,umas cadentes e outras "inchadas" antes de rebentarem, mas não creio que em tempo de crise financeira haja uma tão grande necessidade de construir uma espécie de espelho narcisista...Vamos lá saber tais mistérios!

    ResponderExcluir
  2. Manuel Norberto Baptista Forte6 de agosto de 2010 às 11:07

    Recriar no local (Rio Côa) onde 24 de Julho de 1810, ocorreu mais uma Batalha da Guerra Peninsular, e onde as forças anglo-lusas eram muito menos que os cerca de 65.000 soldados comandados pelo Marechal Massena, a fim de evitarem o cerco a Almeida, penso que é relembrar um período alto da história Portuguesa como em especial a de Almeida, e é sobretudo mais um acto de Cultura.
    Penso que estes actos evocatórios valorizam todo um Povo e até o próprio Municipio, que tem muita História, e até Património Arquitectónico, que certamente estará a trabalhar-se no sentido, da sua objectiva e mais divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Este Senhor Manuel Forte está em todas. Ora dá uma no ferro outra na ferradura.E cá vai andando feliz e contente.Mas longe cá do sitio.E corre tudo que é canto da internet.
    Ouça cá, ó Senhor Forte: o Senhor gosta mesmo deste pórtico ou lá o que é aquilo ali no meio das rochas?bom há gostos para tudo.Principalmente deste que a gente esteja longe não é?
    É que chega a ser ridiculo, já viu?

    ResponderExcluir
  4. Manuel Norberto Baptista Forte7 de agosto de 2010 às 18:52

    Estimado(a) "Sem nome; que não está assinado." 6/8/2010. EU gosto de comunicar e se possível contribuir assim (modestamente)para uma mais alargada opinião; dizer por dizer, ou tentar chatear o parceiro do lado, acabando por não dizer nada, prefiro ficar quieto e calado; ao invés, alguns preferem revelar-se na sua "plenitude" e apesar de "...mais perto", expõem-se no seu menor valor não comentando o essencial do post, e mandam uns bitatezinhos pensando que assim se ... realizam. Feitiozinhos ...

    ResponderExcluir
  5. João explica lá a esse tal Sr. Forte que este teu post é de índole crítico.
    Diz-lhe lá que o cartaz não é português. É espanhol. Está a publicitar o Bicentenário, mas em Espanha. É que por Portugal ainda não existe nenhum cartaz, grande ou pequeno, a publicitar o dito bicentenário. Nem um para amostra. E é só para mostrar como se trabalha.
    E também que a foto do novo mamarracho do Côa, dispensa adjectivos. Está à mostra de todos nós, parece que com excepção de um Senhor que até se chama António (?????), a crise de imaginação que grassa pelas mentes arquitectónicas da nossa autarquia e os danos colaterais que está a causar.
    Já percebeu agora Sr. Forte? Foi preciso fazer o desenho.
    Um pouco de humildade não lhe ficava nada mal. É que por aqui, pelo interior pobre e abandonado, ainda existe inteligência, saber e até “bem falantes”.
    Se fosse monárquico só me apetecia perguntar “porque no te calhas”??????

    ResponderExcluir
  6. Manuel Norberto Baptista Forte8 de agosto de 2010 às 18:06

    "...teu post é de índole crítico." = a quê?. Obrigado no entanto pela atenção que mereci da sua parte.
    "Um pouco de humildade não lhe ficava nada mal.", onde descortina tal falta de sentimento desrespeituoso nas minhas sentidas e não ofensivas intervenções, nos vários locais por onde passo?.
    "... pelo interior pobre e abandonado, ainda existe inteligência, saber e até “bem falantes”.
    "; dou-lhe inteira razão.
    "...“porque no te calhas”??????" porque até que a voz me doa (onde é que eu já ouvi isto?), e onde vir procedimentos menos correctos ou algo em que eu possa contrbuir com alguma coisa que fôr uma mais valia, jamais me calarei, mas sempre subscrevendo tudo o que disser com o meu nome.
    Por fim, como ser imperfeito e assim não isento de erros, "folgo muito" (!!!) em saber que há pessoas que brincam, confundem, e do essencial não fazem uso na net.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  7. Com mais este mamarracho e porque agora é moda haver capitais de tudo, desde o móvel ao chocolate, que tal atribuir a Almeida a capital dos mamarrachos.

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que já vi o nome deste Senhor Antonio Forte nas listas da CDU para as últimas eleições autárquicas. Se assim fôr já não me admiram os seus coemntários sempre pontuais a aplaudir tudo o que é festa, festinha ou mamarracho...mesmo longe da nossa terra, a CDU tem tudo mbem controlado. As alianças e os compromissos politicos são para se cumprirem.Só me resta endereçar os parabéns a este partido pela eficiência.
    Mas também acho que tudo que seja exagero, "cheira um pouco mal" não acha Sr. Forte? O Senhor está longe, não sabe o que se passa por estes lados, não está a par do dia a dia, não acha que devia ser mais moderado nessa sua militância alaranjada? Veja lá, é que nós vivemos aqui, neste pobre concelho e custa-nos ler alguns comentários seus que se tornam ridiculos precisamente pela ignorância que patenteia uma vez que está longe do Concelho de Almeida. É que assim até dá a impressão que se trata de um Militante do PSD.Ou será que é mesmo?
    Cordias cumprimentos, Sr. A.Forte.

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente em Almeida tudo é feito com um gosto requintado.
    A começar pelo mamarracho propriamente dito, as pinturas dos nichos, a estátua dos bombeiros agora esta reliquia é tudo feito com um gosto espantoso e duvidoso.

    Parabens Almeida.

    Está no bom caminho para ser a Capital do mau gosto.

    Tudo isto não é uma questão de má gestão o problema é mesmo a saloice de quem toma decisões.

    ResponderExcluir
  10. Manuel Norberto Baptista Forte9 de agosto de 2010 às 16:26

    "...deste Senhor Antonio Forte nas listas da CDU para as últimas eleições autárquicas."Corrijo só o nome: Manuel Norberto Baptista Forte. No respeitante à opção político/unitária da Coligação a que acedi que o meu nome da mesma constasse pelo Muicipio de Almeida e pelos Almeidenses, honrou-me o convite, e o meu sim proporciou-me uma oportunidade que jamais poderia dispensar de participar numa campanha por um Municipio onde tenho ligações familiares, de que muito gosto, onde tenho Amigos, onde se está bem e se é bem recebido, e que penso que tem muitas potencialidades para sair da letargia em que se encontra sem promessas insustentáveis e muitas vezes só de ocasião, rumo a um desenvolvimento sustentado como os Almeidenses muito merecem, e o Municipio no seu todo.
    "... tudo que seja exagero..."; se exagero é representar coisas com exageração, ou entre a realidade e a narrativa, diga com VERDADE FACTUAL, onde houve da minha parte excesso pessoal!?. Para os maus odores recomendo-lhe um desodorizante ambiental, comprado no comércio local Almeidense que vai estóicamente resistindo.
    "...ignorância..." mostre com dados concretos e cite as fontes (também) se "outra verdade" existe no Municipio de Almeida, face ao se vem demonstrando e que o(a) Senhor(a), amontoa só em palavras. Acredite definitivamente que, não estou "longe" do Municipio de Almeida.
    Senhor(a) oiça: honro-me MUITO de ser militante do P. C. P. (Partido Comunista Português), e de defender a causa da existência da C. D. U.(Coligação Democrática Unitária), como aliás muito saberá, embora esteja a "atirar" em quase tudo o que mexe; metodologias ... .
    Sinceramente, acredite, desejo-lhe uma boa semana e respeitosas saudações.

    ResponderExcluir
  11. Isto do bom gosto é sempre contestável. Claro que é legítimo haver vozes discordantes. Só não percebo é como é que a cada comentário publicado sirva quase de rastilho para o comentário seguinte.

    Há alguém que não gosta da construção... a outra pessoa que acha que se deve evocar o momento sem considerações à estética do monumento alusivo... Há o próprio post que obviamente procura fazer um contraste entre Nós e nuestros hermanos...

    Enfim, de certeza que nos últimos dias de Agosto este monumento vai estar bem mais adornado... de certeza que vai haver quem aproveite para continuar a contestar as opiniões dos outros...
    E por fim... passam cem anos e ao olhar para trás, todos estes mamarrachos vão parecer menos estranhos porque se vai fazer uma avaliação mais distante e imparcial dos mesmos. Crítica ou não, a opinião dessa época de certeza que não será tão contundente.

    Pessoalmente faria diferente.. mas o que importa, sinceramente, é assinalar o momento...

    Opiniões leva-as o vento... a minha inclusive.
    Mas por favor respeitem-se e fundamentem mais as opiniões e baseiem-se menos em pré-conceitos, querenças partidárias ou outras.
    Leio este blog porque tem artigos de opinião relevantes.. o mesmo não posso dizer dos comentários. Pondero seriamente retira-lo dos favoritos.

    Saudações Almeidenses.

    ResponderExcluir