08 março, 2008

HOMENAGEM

Vamos dedicar uma página todos os meses, a uma Associação e/ou Instituição do Concelho de Almeida, com artigos, imagens, histórias e demais comentários, em jeito de homenagem, contribuindo assim para que o esforço que tem sido prestado pelo Voluntariado da nossa região fique registado. Vamos correr o Concelho e fazer todo o possível para não nos esquecermos de nenhuma instituição, associação ou iniciativa da chamada sociedade civil.


Iniciamos esta página com uma associação que já não está no activo, mas que nunca foi “abatido ao efectivo”, ou seja, em qualquer altura se pode dar-lhe vida.
Começo por esta Associação, porque é uma associação que me deixou imensas saudades, porque faz parte da minha história de vida e da história de vida de muitos e muitos de vós, porque ainda hoje, quando se fala dela, muitos olhos se humedecem, com saudade... muita saudade.

Refiro-me à

SECCÇÃO DESPORTIVA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALMEIDA.



Quem não se lembra da sigla S.D.B.V.A.?

Quem não se recorda do MELHOR CLUBE DO DISTRITO DA GUARDA?

Sim, o melhor Clube do Distrito da Guarda, eleito por vontade da Associação de Futebol da Guarda.
Não fomos nós que o afirmámos. Foi o Distrito que por quase unanimidade o afirmou na altura. Para que conste.

Muitos de nós, recordam-se concerteza da movimentação, no Estádio de Almeida,nos dias de treinos, de mais de 100 atletas, a sua esmagadora maioria jovens de tenra idade. Meninos que faziam as nossas delicias ao evoluírem no campo, com as suas habilidades natas, que “obrigavam” a encher de gente o estádio de Almeida e a lotarem os autocarros para irem ver os seus meninos a Coimbra, a Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto ou Guimarães e outros locais do País.
Quando digo aqui, que este Clube esteve representado no Campeonato Nacional Português, nos 3 escalões, ou seja em Iniciados, Juvenis e Juniores numa mesma época,e por diversas vezes, claro que não digo nada de novo para muitos de nós. Que orgulho ver o nome do nosso Clube e reportagens dos seus jogos, nos Jornais de maior tiragem nacional

Todos nós nos lembramos de ver em Almeida, a jogar contra os nossos rapazes, o Porto, o Guimarães, o Boavista, a Académica e outros emblemas de referência no desporto nacional. Quem não se recorda de ver evoluir em Almeida os Campeões do Mundo de Riad, Fernando Couto, Victor Baía, Morgado, João Pinto,etc,etc.
Eu recordo-me de ver , por exemplo, alguns destes Campeões do Mundo de Riad a darem os parabéns a alguns dos nossos jovens atletas, pelas suas qualidades, pois tinham acabado de realizar um jogo enorme contra o Porto.
Recordo-me com muita saudade de todos os nossos meninos, das suas partidas, das muitas alegrias que as suas vitórias como Campeões do Distrito da Guarda nos proporcionavam.
Como era agradável ver a evolução que os nossos meninos demonstravam de dia para dia.
Claro que cada um de nós tem imensas imagens, gravadas no cérebro, de passagens que hoje nos fazem emocionar.
Quem não se recorda dos nossos Dirigentes, que se dedicavam quase diariamente ao clube.

Da marcação das linhas do nosso “relvado” com cal viva,o terreno completamente congelado pela geada, logo pela manhã, aos Sábados e depois do jogo se realizar à tarde, lá vinham os Dirigentes acompanhados do dedicado e enorme Zé Monaito, para tornar a marcar o Campo, pois no Domingo às 11 horas havia outra vez jogo de outra equipe, e depois deste jogo…torna outra vez a marcar o campo porque no Domingo à tarde havia jogo dos Seniores.
Quem não se recorda dos jogos do bingo, com a sala da antiga velhinha Sede dos B.V.A. cheia de gente, a comer o seu caldo verde e as espetadas preparadas por homens que (alguns deles…) nunca tinham cozinhado na vida, temperadas pelo Telmo Fragoso, auxiliado por muitos outros. Eu recordo-me com muita saudade do convívio que se gerava nestas noitadas que por vezes duravam até às 3 ou 4 da manhã. Eu recordo-me com um sorriso do Manuel Vaz, do nosso Toninho, do Barata e de tantos outros a servirem à mesa os nossos atletas, o jantar confecionado por eles próprios.
Claro que é importante lembrar as esposas dos nossos Dirigentes, pois elas também estavam na Sede do Clube aos Domingos, para ajudar no que fosse preciso, principalmente no que respeita à cozinha e à limpeza das instalações.
Ainda hoje eu faço as minhas espetadas de carne de acordo com o tempero que o Telmo Fragoso e o Manel Vaz me ensinaram.

Deixo aqui um desafio.

Todos nós temos uma história, uma brincadeira, uma passagem cheia de emoção para contar.
Vamos compartilhar com todos tudo o que temos para recordar.

Mandem-me tudo isso que têm para contar para registar aqui e passe a ser património comum.
Mandem-me as fotos que gostariam de ver publicadas. Contem aqui as "partidas" que pregavam uns aos outros.Mandem-me os nomes para ficarem aqui referenciados.

Aqui ficam os primeiros nomes que, eu tomo a liberdade de começar a publicar, gente que fez parte dessa grande obra que foi a Secção Desportiva dos B.V. de Almeida.

Mandem-me por e-mail o nome de:

Um Dirigente
Um Treinador
Um Atleta

Será emocionante e agradável ver esta lista a crescer com os nomes que me forem enviando.

E não se esqueçam das histórias. Começo por uma pequena mas hilariante história:

“…de regresso a casa depois de um jogo de Seniores, salvo erro, em Fornos de Algodres.
A noite já tinha caído, e estava um nevoeiro cerrado.
O Ti Emídio estava concentrado na condução do velhinho autocarro.
Os restantes atletas passavam o tempo de diversas formas, uns a dormir, outros na conversa, na brincadeira uns com os outros.
Estávamos perto do cruzamento de Leomil…
De repente só se ouve uma voz, um berro enorme: “OLHÁ VACA!”…
E o Tí Emídio não está para modas…travões a fundo…um sarrabulho enorme…autocarro parado e o Tí Emídio a perguntar: “Aonde???”… e o Victor Almeida…com uma voz “inocente”...de mansinho... a dizer: “Ali…”, e apontava para um sinal de trânsito triangular com uma vaca desenhada… Claro que o autor da exclamação e da indicação da dita vaca, foi o próprio Victor Almeida.
Eram assim os nossos rapazes, brincalhões, sempre prontos para uma partida - e que partidas…não é Jorge Tiago?…não é Tibério?

Aqui vão os primeiros nomes postados por mim:



DIRIGENTES

António Augusto Ferreira (Toninho)
Américo Gaspar
Prof. Alberto Vilhena de Carvalho
Dr. Carlos Pereira


TREINADORES

Prof. Zé Vaz
Carlos "Palanca"
João Neves
Victor do Pereiro (Vitó)
Fausto

ATLETAS

Victor Correia (Vitó)
Zé Fernando (Albano)
Sino (Alcino Morgado)
Nuno Matias


Era assim a SECÇÃO DESPORTIVA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALMEIDA
Era este o MELHOR CLUBE DO DISTRITO DA GUARDA.


João Neves

3 comentários:

  1. João,

    Cá vai o meu contributo para o post colocado no "Almeida Forum" sobre a Homenagem à S.D.B.V.A. :

    Dirigente: Américo Gaspar
    Treinadores: Carlos (Palanca) e João Neves
    Atleta: José Fernando Albano

    História: No regresso de uma das muitas viagens ao Norte, para realizar mais um jogo a contar para o Nacional de Juvenis, estávamos a percorrer os primeiros km´s da A1 no autocarro velho (Toyota), o condutor era o Sr. Emidio, o dirigente era o falecido Sr. Correia e o treinador era o Zé Vaz.
    O cansaço era generalizado, face á hora que todos nós tinhamos que acordar, por volta das 4 da manhã (podem chamar-lhe amor á camisola) , e nós jogadores optámos por dar descanso ás pálpebras, o mesmo fazendo o Sr. Correia exeptuando-se o Zé Vaz com medo que o Sr. Emidio se equivocasse no caminho, pois na altura não havia IP5 completa e muito menos A25. Face á insistência do Sr. Emidio em descansar o Zé Vaz relativamente aos seus conhecimentos rodoviários este último lá optou por fechar os olhos por alguns momentos.
    Momentos estes que foram suficientes para que quando os abriu deparasse com uma placa a dizer "Coimbra - 10 Km". Escusado será dizer que teriamos que ter saído em Albergaria, já haviamos passado Mealhada e por pouco não passávamos Coimbra e lá chegaríamos nós a Lisboa enquanto repousávamos do nosso cansaço.
    -"Alto"! - berrou o Zé Vaz.
    - "Que se passa?" - diz o Sr. Emidio.
    - "Então você disse-me que conhecia perfeitamente a saída em Albergaria!"
    - " Ó Zé Vaz, eu tinha quase a certeza que ainda não tinhamos lá chegado!... - disse convicto o Sr. Emidio.



    João, espero ter contribuido para reavivar os bons momentos da S.D. B.V.Almeida

    Alcino

    ResponderExcluir
  2. Sempre pensei que esta tentativa de “reunir” de novo toda aquela família, toda aquela gente que passou e viveu a S.D.B.V. de Almeida, tivesse mais entusiasmo, fosse uma iniciativa bonita.
    Lamento que tanto menino que cresceu naquele Clube não guarde nenhuma recordação…
    Lamento que tanta gente que se sacrificou, que sacrificou a sua vida privada para servir aquele Clube, não se recorde de nada…
    Lamento que haja tão pouca memória…

    Para mim, a S.D.B.V de Almeida faz parte da minha história de vida e tenho saudades enormes da camaradagem, das lições de solidariedade, das alegrias que vivi com aquela gente, com aqueles meninos e estou orgulhoso de ter feito parte daquela Associação.

    Se para que esta iniciativa, que eu acho que é bonita, tenha sucesso, for necessário que seja feita num outro blog qualquer, pois façam o favor e disponham à vontade e eu comprometo-me a apagar ou retirar o que aqui foi publicado.

    De qualquer forma, ai vão mais alguns nomes para homenagear:

    Dirigente:

    Prof. Alberto Vilhena de Carvalho

    Treinador:

    Victor do Pereiro (Vitó)

    Jogador:

    Sino (Alcino Morgado)


    Para terminar, duas mensagens:

    Trigueiro, continuo à espera das fotos que me prometeste.

    Sino, aquele abraço…menino.

    João Neves

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr. João Neves.

    Em 1º lugar, desde já lhe dou os meus parabéns pela criação deste espaço, que acabo agora de descobrir e que espero sinceramente que seja como a Toyota: veio para ficar. :)

    Em relação ao artigo de Homenagem à saudosa Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Almeida, posso dizer que fiquei emocionado com as lembranças que me proporcionou. Não são raras as vezes que vou falando desses tempos aos meus amigos, aqui por terras de Castelo Branco com entusiasmo, nostalgia e muito orgulho.
    Tantas histórias, tanta gargalhada, tantos nervos à flor da pele, tanta camaradagem e tão pouco "interesseirismo" barato se vivia naqueles balneários. Era o verdadeiro, como disse o Sino, amor à camisola!

    Levantar às tantas da matina, fazer centenas de Km em autocarros que nada deviam ao conforto, comer umas sandes pelo caminho, regressar a casa estoirados e pelo meio ainda se conseguia jogar futebol de cabeça erguida!!! Julgo que é de louvar!!!
    Muitas vezes me pergunto: como é que conseguíamos?!?!?!

    E que dizer dos nossos familiares em especial e Almeidenses em geral que nos acompanhavam, fosse em "casa" fosse "fora"? Sempre com uma palavra de incentivo, de apoio.
    Em casa então era demais...Era casa cheia atrás de casa cheia... Era brutal!

    Enfim, tempos que não voltam...E é em grande medida por ter feito parte desta família que hoje em dia não ligo nenhuma ao futebol. Confuso? Eu explico: para mim o futebol era um desporto, uma forma de estar na vida, de cultivar amizades e de ( hoje sei-o) moldar o caracter de um individuo. Por isso não concebo um futebol em que se ganha dinheiro (muito ou pouco) e onde se muda de camisola porque o clube "X" dá mais "Y" que o clube "Z". É polémico, eu sei, mas é assim que penso. Respeito quem o faça de outra forma.
    Bom, mas isso são outras conversas...

    Para já aqui fica o nome de um treinador, um dirigente e um atleta para esta merecida homenagem à grande instituição que era a SDBVA.

    Treinador - Sr. Fausto, o meu 1º treinador e com quem comecei a aprender qualquer coisa... :)
    Dirigente - Carlos Pereira, o presidente de uma direcção que deu os primeiros passos (do que me recordo) para a criação e consolidação das camadas jovens do Almeida.
    Atleta - Nuno Matias. Que máquina de jogar à bola, ali, mesmo no centro do terreno... Dava gosto!


    Muitos mais nomes ficam por dizer como é óbvio, pelo que espero que mais pessoal daquela altura venha completar a lista...

    Um grande abraço para todos eles.
    Carlos Filipe Valente Pereira

    ResponderExcluir